Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CONSELHO UNIVERSITRIO - CONSU

RESOLUO N. 228/2003 Estabelece critrios e procedimentos para a concesso do incentivo produo cientfica, tcnica ou artstica. O CONSELHO UNIVERSITRIO - CONSU da Universidade do Estado da Bahia, no uso de suas atribuies, de acordo com a Artigo 10, Inciso X do Regimento Geral da UNEB, com observncia do Artigo 30 da Lei Estadual n. 8.352, publicada no Dirio Oficial em 02 de setembro de 2002 e o que consta do processo n. 0603020144307, RESOLVE: Art. 1 - O incentivo produo cientfica, tcnica ou artstica ser concedido ao docente, a partir de requerimento ao Departamento respectivo, anexando a comprovao da produo correspondente na ntegra, quer sejam publicaes na forma de livros, peridicos, impressos ou multimdia, bem como anais, livros-resumos e outras produes equivalentes. 1 O incentivo que trata este artigo ser no valor correspondente a 10% (dez por cento), sobre o vencimento bsico, por um perodo de 2 (dois) anos a partir da data de publicao do ato administrativo em Dirio Oficial. 2 - O incentivo de que trata a presente Resoluo dever ser renovado a cada 02 (dois) anos, mediante requerimento com novas produes, devendo as mesmas serem submetidas avaliao. 3 - O incentivo ser concedido quando a data de solicitao no ultrapassar 02 (dois) anos da publicao do trabalho. 4 - O docente que recebe incentivo de produo cientfica, tcnica ou artstica concedido antes do advento da Lei Estadual n. 8352/02, ter um prazo de 02 (dois) anos para apresentar novo trabalho de produo, a partir da data da publicao da referida lei. Art. 2. O Departamento deliberar sobre o pedido, em casos previstos nesta resoluo, com base em relatrio circunstanciado e pareceres individuais dos especialistas sobre a concesso do incentivo. 1 O relatrio e a deliberao referidos neste artigo, juntamente com a certido da ata da reunio departamental anexados ao processo, sero encaminhados ao CONSEPE, para efeito de homologao. 2 Homologada pelo CONSEPE a deciso departamental, o processo ser encaminhado ao Reitor da Universidade para emisso do ato concessivo do incentivo a que faz jus o docente, a partir da data de publicao em Dirio Oficial.

Art. 3 - Considerar-se- produo cientifica, tcnica ou artstica aquela individual e/ou coletiva correlacionada com a rea de conhecimento e/ou interdisciplinar do docente, que apresente originalidade e relevncia social, contribua para o desenvolvimento cientfico, artstico ou tecnolgico regional, nacional ou internacional. Art. 4 - No sero considerados para fins deste incentivo os trabalhos desenvolvidos como exigncia acadmica dos cursos de ps-graduao e aqueles apresentados para efeito de progresso na carreira ou concurso de livre docncia. Art. 5 - O Departamento constituir, para cada pleito formulado, de acordo com o artigo 1 desta Resoluo, comisses que apresentaro ao Departamento relatrio circunstanciado e parecer conclusivo, caso no se trate de produo publicada em revista indexada e/ou livro submetido a Conselho Editorial, com base no 5. do Art. 30 da Lei n. 8.352/02. 1 - A comisso de especialistas de que trata este artigo dever atender s seguintes condies: a) Ser composta por 03 (trs) docentes indicados pelo Departamento, sendo 01 (um) do quadro da UNEB e 02 (dois) de outras Instituies; b) serem os seus membros da mesma rea correlacionada com o pleito; c) seja, pelo menos um dos membros, possuidor de titulao equivalente ou superior do interessado. 2 - O Departamento de origem do pleiteante emitir certificado para os membros da comisso. Art. 6 - O relatrio circunstanciado e parecer conclusivo, de que trata o artigo ser individual, observadas as peculiaridades das reas cientfica, tcnica ou

anterior, artstica.

Pargrafo nico Dentre outras peculiaridades, a juzo dos membros da comisso observar-se-o as seguintes: a) A produo contribua para a ampliao, inovao e aprimoramento da cincia, da tcnica e das artes; b) a produo revele tratamento original de um tema especfico; c) a produo revele originalidade na sistematizao ou anlise de informaes cientificas j conhecidas; d) a produo seja objeto de patente, registro ou licenciamento de invento ou livre publicao que, comprovadamente, contribuam para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extenso ou para o desenvolvimento do pas. Art. 7 - O Departamento dever instruir convenientemente o processo para ser julgado no prazo trimestral de funcionamento ordinrio do CONSEPE.

1 - Das decises ou omisses do Departamento cabe recurso para o Conselho de Departamento em primeira instncia, e deste para o CONSEPE. 2 - O recurso de que trata o pargrafo anterior ser interposto no prazo regimental, contado da data do recebimento da informao. Art. 8 As matrias deliberativas pertinentes ao Conselho de Departamento sero apreciadas e decididas pela plenria departamental at posterior adequao da estrutura organizacional de cada Departamento. Art. 9 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogada a Resoluo n. 008/88-CONSEPE e as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 30 de maio de 2003.

Ivete Alves do Sacramento


Presidente do CONSU PUBLICADA EM 05/06/03 D.O. PG. 25

Anda mungkin juga menyukai