Anda di halaman 1dari 5

DETERMINAO DA CONCENTRAO TIMA DE COAGULANTE EM ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA UTILIZANDO JAR TEST

Aline Souza Carvalho1, Cludia de Sousa Guedes, Rnega Boa Sorte Vargas
1

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental; Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental; Graduada em Engenharia

Agrcola;

RESUMO Durante o processo de tratamento de gua so realizados testes na ETA a fim de verificar se a mesma est operando de maneira adequada, de forma a deixar a gua com a qualidade necessria para a sade da populao em geral. Um desses testes denominado Jar Test, e tem o objetivo de avaliar as dosagens de coagulantes a serem utilizados no tratamento e tambm o pH timo de coagulao, durante todo o processo. Este trabalho verificou em laboratrio as dosagens adequadas do coagulante cloreto frrico necessrias para tratabilidade da gua de uma Estao de Tratamento de gua em Goinia. A anlise utilizou 5 dosagens diferentes de coagulantes e chegou-se concluso de que a concentrao tima de coagulante cloreto frrico 2% a que melhor se adqua ao tratamento de gua em estudo, cujo o volume o de 1,5 mL, uma vez que, esta dosagem apresentou maior remoo dos parmetros cor (42%) e turbidez (55%).

Palavras Chave: Jar test; Estao de Tratamento de gua; dosagem de coagulante.

INTRODUO: Em uma Estao de Tratamento de gua ETA so realizadas diversos tipos de anlises, a fim de avaliar se a gua est dentro dos padres de potabilidade exigidos pela Portaria 518 do CONAMA. Alm disso, h tambm anlises que permitem que a estao verifique como a mesma est trabalhando e o que deve melhorar para atingir melhores resultados. Os ensaios realizados em Jar-Test (ou teste de jarros) o procedimento mais simples que se dispe para estabelecer alguns parmetros de operao de estaes de tratamento de gua. Utilizado principalmente para determinar a dosagem de coagulante e o pH de coagulao no tratamento de gua, os ensaios em Jar-Test tm sido empregados com sucesso na otimizao da dosagem de diversos outros produtos qumicos utilizados no tratamento de gua.

Segundo Santos (1985), a coagulao consiste no conjunto de aes fsicas e reaes qumicas, com durao de poucos segundos, entre o coagulante, usualmente um sal de alumnio ou de ferro, a gua e as impurezas presentes. Apresenta-se em trs fases: (i) formao das espcies hidrolisadas do sal quando disperso na gua, (ii) desestabilizao das partculas coloidais e suspensas dispersas na massa lquida e (iii) agregao dessas partculas para formao dos flocos. Os coagulantes mais conhecidos e utilizados so no processo de tratamento de gua so: sais de alumnio, tal como sulfato de alumnio, aluminato de sdio, cloreto de alumnio; sais de ferro como sulfato frrico, cloreto frrico, sulfato ferroso e polmero. (OENNING JUNIOR, 2006) Com a realizao desta pesquisa, teve-se como objetivo verificar em laboratrio as dosagens adequadas do coagulante cloreto frrico necessrias para tratabilidade de efluentes em estao de tratamento de gua.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi realizado no Laboratrio de Saneamento da Escola de Engenharia Civil (EEC) da Universidade Federal de Gois (UFG). Os efluentes analisados provm da Estao de Tratamento de gua do Rio Meio Ponte, situada na cidade de Goinia. Com a finalidade de determinar a melhor dosagem de coagulante para remoo dos parmetros cor e turbidez, foram realizados testes segundo a metodologia para tratamento de gua de abastecimento proposta por DI BERNARDO, PDUA e LIBNIO (1998). Os ensaios foram realizados no equipamento de Reatores Estticos, modelo Jar-Test, composto de seis (6) reatores (jarros) tronco-prismticos de seo transversal quadrada de capacidade de 3.000 ml cada (Figura1) que fornece gradiente de velocidade entre 10 e 2000 s-1.

Figura 1 Equipamento de Reatores Estticos, modelo Jar-Test Fonte Adaptado de Cetesb, 1973

O agente coagulante utilizado nos ensaios foi cloreto de frrico a 2% (FeCl). As doses adicionadas em cada reator (jarro) foram de: 0,5 mL, 1 mL, 1,5 mL, 2,0 mL, 2,5 mL e 0,0 mL. Inicialmente foi feito anlise dos parmetros cor, turbidez e pH das amostras da gua bruta, sem adio do coagulante. Em seguida colocaram-se seis jarros na plataforma do Jar-Test, onde os mesmos foram preenchidos com a gua bruta a ser analisado at atingir a marca de 2.000 ml, a temperatura de 26 C. A gua bruta dos jarros foram submetidos agitao de 300 rpm por um (1) minuto. Nesse momento foram adicionadas simultaneamente as dosagens de coagulantes (cloreto de frrico) determinados para cada jarro. Posteriormente, diminuiu-se a agitao para 70 rpm com durao de 15 minutos. Os jarros ficaram por um perodo de dez (10) minutos em decantao. Ao trmino desse tempo retirou-se 100 ml das amostras de cada um dos jarros para a realizao de anlise de cor, turbidez e pH. As anlise de cor, turbidez e pH foram realizados com auxlio de colormetro, turbidmetro e pHmetro respectivamente.

RESULTADOS E DISCUSSES Os resultados para os parmetros cor, turbidez e pH so mostrados na tabela 1.

Tabela1 Resultados dos valores dos parmetros Cor, Turbidez e correspondente percentagem (entre parntese) de remoo comparada com a gua bruta.
Parmetros Cor (Pt Co) Turbidez (NTU) pH gua Bruta 175 9,48 7,35 Dosagem do Coagulante 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 0

113 (35) 100 (43) 102 (42) 146 (16) 153 (12) 112 (36) 7,43 (22) 6,37 (33) 5,25 (55) 6,13 (36) 4,77 (50) 9,29 (2) 7,68 7,61 7,55 7,45 7,28 7,22

Segundo Oenning Junior (2006), para se ter bons resultados em experimentos realizados com Jar test necessrio que o pH das amostras estejam com valores adequados (prximos a neutralidade), o que ocorreu em todas as amostras. Para o parmetro cor observou-se um aumento linear em relao remoo para as dosagens de 0,5; 1,0; 1,5. Pois quanto maior a dosagem do coagulante cloreto de frrico maior tambm foi a sua remoo. Sendo as melhores remoes observadas nas dosagens de 1,0 e 1,5 respectivamente. J para o parmetro turbidez os melhores resultados foram para as dosagens de 1,5 e 2,5 que tiveram valores respectivamente de 5,25 (55%) e 4,77 (50%).

CONCLUSO A partir dos resultados das anlises pode-se concluir que a concentrao tima de coagulante cloreto frrico 2% que melhor se adqua ao tratamento de gua em estudo o de 1,5 mL. Visto que esta dosagem apresentou maior remoo dos parmetros cor (42%) e turbidez (55%).

REFERNCIAS

DI BERNARDO, L. D. B. et al.; Ensaios de tratabilidade de gua e resduos gerados em estaes de tratamento de gua. So Carlos: RiMA, 2002

OENNING JUNIOR, A.O.J. Avaliao de tecnologias avanadas para o reso de gua em indstria metal-mecnica. Dissertao (Mestrado em Engenharia) Universidade Federal do Paran, Setor de Tecnologia, Curitiba, 2006.

Operao e manuteno de E.T.A. So Paulo: Cetesb, 1973. V.2.

SANTOS FILHO, F. S. J. Tecnologia de Tratamento de gua. So Paulo: Livraria Nobel S.A., 251p., 1985.

Anda mungkin juga menyukai