Anda di halaman 1dari 10

Alteridade em Nga Muturi de Alfredo Troni: a outridade na prosa moderna em Angola

Sandra Maria Pereira do Sacramento* Luciano Santos Neiva** RESUMO:


Este artigo visa demonstrar de que forma a alteridade possibilitou o desenvolvimento da prosa moderna angolana, a partir da anlise da novela Nga Muturi de Alfredo Troni. Palavras-chave: Colonialismo. Ps-colonialismo. Literatura. Alteridade. Nga Muturi.

Colonialismo, ps-colonialismo e literatura


A ps-modernidade, com os Estudos Culturais, procurou enfatizar a descentralizao dos processos de subjetivao, at ento determinados por uma lgica euroandrocntrica, que relegava aos demais povos, mulher e aos escritos literrios o papel de extrema submisso, resultado de complexas elaboraes culturais do iderio europeu, masculino, branco, colonizador. Hutcheon observa que essa nova descentralizao do sujeito e de sua busca no sentido da individualidade e da autenticidade teve importantes repercusses sobre tudo (HUTCHEON, 1995, p. 85). Com isso, a prpria natureza da subjetividade indagada, pois j no se presume que o indivduo perceptor seja uma entidade coerente, geradora de significados (HUTCHEON, 1995). Observe-se que a no-confiana ps-moderna em uma matriz homognea de subjetividade aponta para essas relaes sociais diferenciadas, porque estas fragmentaes multiplicam as margens e as localidades discursivas, alm de estimular os deslocamentos de posies de enunciao, exigidos pela nova multiplicidade heterognea do eu (RICHARD, 2002, p. 157). Tal heterogeneidade produz fissuras de representao, as quais promovem a mobilidade operatria nos processos de definio e constituio da identidade e da diferena (RICHARD, 2002). Em contraponto a essas fissuras, Edward Said (1995) demonstra com clareza o vnculo entre as literaturas europeias e o colonialismo: ao tentar compreender e interpretar o Oriente, o europeu criou uma imagem especular, desenhando a imagem narcsica do prprio rosto. Tal imagem de si mesmo, sobre a qual se inclina o colonizador, no lhe traz, em sua semelhana, suciente segurana, pois em si mesmo o reexo um duplo, quer dizer, ao mesmo tempo apresenta-se como um outro e um mesmo. Sob essa tica, a representao dos povos orientais foi feita segundo o olhar hegemnico do Ocidente e serviu para consolidar o domnio das naes imperialistas. No foi por acaso que a teoria ps-colonial surgiu justamente nos meios acadmicos dos pases que, no passado, ocuparam a posio do colonizador, para discutir os efeitos culturais da colonizao. Em estudo sobre a literatura oral do povo angolano, Hli Chatelain1, missionrio suo que chegou Angola em 1885, definiu seis categorias nas quais essa literatura oral se apresentava, a saber: as mi-soso, histrias de fico onde se manifestava o maravilhoso, o fantstico, o excepcional; as maka, histrias verdadeiras ou tidas como tal, as quais apresentavam tanto uma finalidade til quanto ldica; as ma-lunda ou mi-sendu, nas quais os feitos da nao ou tribo eram passados de uma gerao outra, na forma de segredo de Estado; os ji-sabu, provrbios que representavam a filosofia
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

da nao ou tribo, no que concerne aos seus costumes e tradies; as mi-embu, canes com vrios estilos desde o pico at o dramtico; e, por fim, as ji-nongongo, adivinhas que se destinavam tanto a entreter quanto a incitar a inteligncia e a memria. Esse rico patrimnio cultural angolano, cunhado por um olhar ocidental eurocntrico, reflete a ausncia de um cdigo grafado de sua principal lngua, o quimbundo. Realce-se, neste nterim, que a prpria histria da colonizao portuguesa revela que, do sculo XVI ao XIX, uma nfima parcela da populao negra chegara a ler e a escrever. Registre-se ainda que, ao tempo da guerra da libertao, que h poucos anos lhe deu autonomia poltica, Angola mostrava 95% de analfabetos entre sua populao. Diante disso, a produo literria restringiu-se literatura de viagens, onde os prprios portugueses, em sua expanso ultramarina, davam suas impresses sobre a frica brbara e extica, tanto na historiografia, quanto nas crnicas, como na poesia, nos depoimentos cientficos e religiosos. S a partir do sculo XIX, o desenvolvimento cultural no interior das colnias africanas se fez perceber ponderavelmente. Com o desenvolvimento da imprensa angolana, muitos jornais surgem e, com eles, a prosa de fico. Evidencia-se, com isso, o aparecimento da escrita daqueles considerados como o Outro. No dizer de Bhabha, o Outro texto continua sempre sendo o horizonte exegtico da diferena, nunca o agente ativo da articulao. O Outro citado, mencionado, emoldurado, iluminado, encaixado na estratgia de imagem/contra-imagem de um esclarecimento serial (BHABHA, 2003, p. 59). Tal aspecto aponta para o que diz Eagleton sobre os efeitos das prticas discursivas:
Todos os tipos de discursos, sistemas de signos e prticas de significao (...) produzem efeitos, moldam formas de conscincia e inconscincia, que se relacionam intimamente com a manuteno ou com a transformao de nossos sistemas de poder existentes (EAGLETON, 1983, p. 210).

Interessa-nos aqui voltar o nosso olhar para a realidade de transformao angolana ante imposio da Metrpole. No longo e desassossegado sculo XX, a no-univocidade entre artista e consumidor, entre universo e cincia, expressava a dissoluo das certezas e a evidente ruptura de uma ordem tradicional e considerada imutvel. Neste sentido, a cultura moderna, aliada aos princpios de subjetividade, provisoriedade e variabilidade, instaurou um caos fecundo e exortou a arte a dar-lhe forma. No incio do referido sculo, os foros internacionais passam a dar ateno aos movimentos da negritude e s questes africanas: reivindicava-se a deciso do destino da frica para os africanos. Na literatura, isto se ref letiu na busca por determinar uma identidade coletiva do africano (African personality), vtima da disperso pelo mundo. Alm disso, divulga-se a msica negra o blues, o jazz , o spiritual e os escritores negros norteamericanos divulgam a causa que defendem. Entre os angolanos, Antnio Assis Jnior lana o romance de costumes angolanos O segredo da morta, em 1929, nos folhetins do jornal A Vanguarda, de Luanda. Tal obra foi reeditada em livro em 1935 e tornou-se um marco notvel de encaminhamento da literatura angolana para sua identidade nacional. Segundo as palavras do prprio Assis Jnior, a obra seria oferecida leitura de todos aqueles pretos e brancos que se
interessam pelo conhecimento das coisas da terra (...). A vida do angolense que a civilizao totalmente no obliterou aquela civilizao que se lhe imps mais por sugesto e medo do que por persuaso e raciocnio , vivendo ao seu modo e educando-se consoante os recursos ao seu alcance (...) (ASSIS JUNIOR, 1979, p. xix apud SANTILLI, 1985, p. 13). IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

124

Esta fala evidencia o que Hutcheon percebe em relao ao discurso, poder e ideologia: Quando essas normas prticas deixam de afirmar como as coisas so e passam a reivindicar as coisas conforme deveriam ser, podemos comear a perceber os vnculos entre a ideologia e as relaes de poder existentes (HUTCHEON, 1995, p. 227). Sendo assim, a representao do outro, em tempos de ps-colonialismo, concebido e interpretado, sob a tica do colonizador, como uma perpetuao de uma viso segregacionista, que cria, com o rtulo, uma espcie de gueto cultural, onde ficaria alocada a produo crtica e literria oriunda das culturas colonizadas promover um processo de negociao, uma vez que o eu, ao qual todos os outros se opem, exatamente o ex-colonizador, cuja negao e excluso tornam-se impossveis ante as relaes histricas estabelecidas. Assim sendo, o ps-colonialismo, na esteira dos estudos culturais, assinala uma anlise das prticas culturais do ponto de vista de sua imbricao com as relaes de poder, em que os antigos colonizados e seus descendentes, mesmo com o fim do colonialismo oficial, avanam para o futuro de costas, por assim dizer (HAMILTON, 1999, p. 16). Portanto, afastando-se da narrativa colonial, superando-a, a literatura africana contempornea vai definir a estrutura do entre-lugar do pscolonial: a escrita da margem, da periferia, enfim, do outro.

Alteridade na prosa angolana


Nesse encaminhamento, a prosa angolana se constitui a expresso por excelncia da alteridade, o que torna sua teorizao um desafio, considerando-se que a nao de Angola era originariamente grafa, embora houvesse cultivado uma literatura oral. Alm disso, a experincia de colonizao e, consequentemente, a imposio de uma lngua oficial do outro como legitimadora das relaes polticas estabelecidas pareciam intimidar a formao de uma escrita com identidade prpria. Reforcese, neste sentido, que, ante ausncia de uma escrita entre esses africanos, o colonizador portugus tambm no fez por dar-lhes o cdigo grafado da lngua que lhes levava de emprstimo. Nesta perspectiva, o operador alteridade, marcado aqui pelos movimentos da Negritude, torna esta escrita num marco identitrio em direo de uma literatura nacional. Dessa forma, eu apenas existo a partir do outro, da viso do outro, o que me permite tambm compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experincia do contato. No que diz respeito teorizao da alteridade em si mesma, h que se considerar, nesta teorizao, que:
O pensamento ps-moderno tem nos tornado mais sensveis s diferenas, s representaes das vozes marginais e importncia da heterogeneidade. Houve uma enorme mudana sobre o que comumente considerado o centro e as margens. As narrativas mestras, conforme designao de Lyotard esto desacreditadas (PATERSON, 2008, p. 14-15).

O descrdito em tais narrativas totalizantes no fez seno possibilitar novas escrituras. Neste percurso crtico, percebe-se que a escrita de outros sujeitos, no-alinhados lgica dominante, traz consigo centelhas da experincia anterior de colonizao. Assim sendo, a alteridade consiste na prpria relao fundadora do humano e do prprio discurso: a relao com o outro. Gmez et al., em apresentao da revista Aletria, com a temtica Alteridades hoje, assim refletem sobre o termo:
Este conceito um dos marcos da crise do lugar terico em construo nas teorias da cultura sempre em conflito desde seu surgimento e desenvolvimento ao longo do sculo XX, com seus momentos de ruptura e quebras, de idas e vindas e de emergncia de categorias (GMEZ et al., 2008, p. 7). IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

125

Tal conceito evoca um modo de pensar que incorpora a alteridade nossa conscincia de forma fundamental. Este estabelecimento de um pensamento da alteridade pe em xeque as formas diferentes de discutir o outro, dissociadas de nossa conscincia e identidade, pautadas na diferena. No dizer de Paterson, o importante compreender que o que est em jogo no a diferena. (...) A questo a forma pela qual interpretamos e lidamos com todas essas diferenas (PATERSON, 2008, p. 16). Debruar-se sobre o outro adentrar um terreno reversvel, onde tudo passvel de transformar no seu oposto. confrontar-se com outras identidades, que se agitam em constelaes especulares, como as figuras de um caleidoscpio que se compem, decompem e recompem. Esta representao da relao de alteridade aponta para a discusso entre o eu e o outro, configurando uma tentativa intensa de superao dessa zona de indiferenciao, dos limites borrados entre aquele eu e esse outro. Neste contexto, tal relao endossa a constatao ps-metafsica da crise do sujeito, porm no cede ao ceticismo ps-moderno da crise de valor e de fundamento. Landowski (2002), neste sentido, advoga que a sociedade majoritria, ancorada em um Ns hipostasiado, pode exercer com seus Outros a excluso ou a assimilao. Isto evidencia o no reconhecimento da alteridade, pois ou se exclui (excluso) ou transforma-se o outro no mesmo (assimilao). Assim sendo, o reconhecimento deste outro s se daria na aceitao pura e simples deste Ns hipostasiado, surgindo os esteretipos. Sobre este mecanismo, Bhabha explica:
O esteretipo no uma simplificao porque uma falsa representao de uma dada realidade. uma simplificao porque uma forma presa, fixa, de representao que, ao negar o jogo da diferena (que a negao atravs do Outro permite), constitui um problema para a representao do sujeito em significaes de relaes psquicas e sociais (BHABHA, 2003, p. 117).

Percebe-se, com isso, que a diferena como elemento desencadeador no estabelecimento da alteridade de uma pessoa ou de um grupo social banaliza-se de tal modo no discurso do colonizador (o nico Eu possvel) que o ethos projetado pelo enunciador reflete a anulao das diferenas tnicoraciais e o silenciamento de outras vozes, em nome de uma pretensa unidade tnica. Em ambos os movimentos, percebe-se o no reconhecimento da alteridade, a qual adquire contornos prprios, tendo a africanidade como conceito ps-colonial. O operador alteridade, dessa forma, acaba por flagrar a interveno de um terceiro espao de enunciao, que nas palavras de Bhabha:
A interveno do Terceiro Espao da enunciao, que torna a estrutura de significao e referncia um processo ambivalente, destri esse espelho de representao em que o conhecimento cultural em geral revelado como um cdigo integrado, aberto, em expanso. Tal interveno vai desafiar de forma bem adequada nossa noo de identidade histrica da cultura como fora homogeneizante, unificadora, autenticada pelo Passado originrio mantido vivo na tradio nacional do Povo (BHABHA, 2003, p. 67).

Esse Terceiro Espao da enunciao, ao redefinir fronteiras com um olhar descentrado, procura estabelecer aquilo que Dasenbrock chamou de hermenutica da diferena, que permite entender textos diferentes de ns e entend-los por serem diferentes de ns (DASENBROCK, 1993, p. 18 apud EIGENBROD, 2005, p. 37). O discurso ideolgico do colonizador em benefcio do embranquecimento e da homogeneizao, em seu carter reducionista, no conseguiu impedir o que Richard chama de novas articulaes de identidade que no deixem de lutar contra o peso das
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

126

configuraes hegemnicas (RICHARD, 2002, p. 157). Assim sendo, esse espao apresenta uma operacionalidade estratgica, que permite:
deslizar das coreografias ps-modernas da indeterminao, para o desenho de novas polticas e poticas da subjetividade: da toro desconstrutiva (problematizao da identidade e crtica da representao) para o desejo emancipatrio (as lutas pela significao, atravs das quais as pulses de outridade abrem caminho) (RICHARD, 2002, p. 158).

A literatura africana , nessa perspectiva, uma expresso da alteridade, cujo desejo emancipatrio perpassa tanto por estratgias de resistncia e mudana quanto por estratgias de negociao, uma espcie de ambivalncia identitria, que contraria a doxa do Eu colonizador, em sua pretenso de aplainar as percepes do outro. Ainda sobre o Terceiro Espao, Bhabha afirma:
o Terceiro Espao, que embora em si irrepresentvel, constitui as condies discursivas da enunciao que garantem que o significado e os smbolos da cultura no tenham unidade ou fixidez primordial e que at os mesmos signos possam ser apropriados, traduzidos, re-historicizados e lidos de outro modo (BHABHA, 2002, pp. 67-68).

provvel que, no discurso do dominador, o seu ethos e a imagem que ele faz dos povos dominados se identifiquem com os esteretipos que justificam a sua dominao, como o mito da superioridade ariana, por exemplo. O Terceiro Espao, proposto por Bhabha, se constitui, a partir de representaes do irrepresentvel, no espao por excelncia para o surgimento da escrita de sujeitos perifricos e marginalizados.

Nga Muturi: a outridade encarnada


A noveleta Nga Muturi (Senhora Viva) de Alfredo Troni, precursora das teorias ps-coloniais e obras literrias angolanas, publicada em folhetins de Lisboa no final do sculo XIX, republicada quase um sculo depois, narra a histria de uma menina, negra fula, que, da condio de buxila (escrava) Nga Ndreza e concubina de comerciante branco Nga Muhatu , passa condio de Nga Muturi com a morte deste. Aps os primeiros acontecimentos numas terras muito longe, onde vive seu povo, os demais acontecimentos ocorrem na cidade de Luanda, para a qual ela trazida. Tal qual um rito de passagem, ela se despede de seus hbitos clnicos, desfazendo-se do penteado e das vestes de sua longa viagem de entrega. Comea, ento, seu processo de envolvimento com o homem de civilizao branca que se atravessa no seu caminho. Neste sentido, Nga Muturi passa por um processo de assimilao que a leva a rezar em mbundu, a achar que a terra do Muene Putu (rei de Portugal) muito melhor que a vida no mato, a pagar impostos e viver de juros. Nga Ndreza, assim chamada antes de envolver-se com o homem branco, transforma-se em Nga Muhatu neste processo de desadaptao. Diante disso, podemos dizer que, na noveleta Nga Muturi, a narrativa perfaz o percurso da alteridade, a partir do momento em que percebemos o hibridismo cultural na estratgia de transplantar a personagem. Tal hibridismo respaldado na narrativa por comportamentos coletivos em que a coliso das culturas deixa espaos de desgaste ou instaura espaos do sincretismo. Neste sentido, o rito das missas de rquiem mestiado pelo toque local e festivo das cerimnias, bem como h uma imbricao das sembas (umbigadas) nas comemoraes pelo aniversrio do bito.
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

127

Esta construo se d a partir do processo de negociao, como diria Bhabha, que chama a ateno para a estrutura de iterao que embasa os movimentos polticos que tentam articular elementos antagnicos e oposicionais sem a racionalidade redentora da superao dialtica ou da transcendncia (BHABHA, 2003, p. 52). Neste sentido, Bhabha ainda advoga:
A linguagem da crtica eficiente no porque mantm eternamente separados os termos do senhor e do escravo, do mercantilista e do marxista, mas na medida em que ultrapassa as bases de oposio dadas e abre um espao de traduo: um lugar de hibridismo, para se falar de forma figurada, onde a construo de um objeto poltico que novo, nem um e nem outro, aliena de modo adequado nossas expectativas polticas, necessariamente mudando as prprias formas de nosso reconhecimento do momento da poltica (BHABHA, 2003, p. 51).

Reafirma-se, com isso, o que Bhabha vai chamar de processo de negociao em lugar de negao da cultura:
Quando falo de negociao em lugar de negao, quero transmitir uma temporalidade que torna possvel conceber a articulao de elementos antagnicos ou contraditrios: uma dialtica sem a emergncia de uma Histria teleolgica ou transcendente, situada alm da forma prescritiva da leitura sintomtica, em que os tiques nervosos superfcie da ideologia revelam a contradio materialista real que a Histria encarna (BHABHA, 2003, p. 51).

Retomando a narrativa Nga Muturi, o autor retrata a condio de Nga Ndreza, a partir deste entre-lugar colonizador-colonizado:
Nga Ndreza (nome que tem na sociedade de Luanda, uma sociedade onde s avultam os panos, sim, mas que guarda um certo nmero de convenincias) afirma que livre, que foi criada em Novo Redondo, e pertenceu famlia de F...; e, quando muito, cala-se quando lhe perguntam se buxila. Tambm ningum faz questo disso j. E que a fizesse! Ela, fora de afirmar que no foi escrava, esqueceu-se de [no] ter sido sempre livre (TRONI, 1973, p. 1).

Enfatiza-se aqui a sua invisibilidade perante o olhar narcisista do mesmo, numa tentativa de ilustrar o fracasso da alteridade como forma de fuga do mesmo. Este enquadramento do olhar que se transforma em outro reala a tentativa desesperada de escapar da prpria essncia. O contraponto buxila/livre Nga Ndreza/ Nga Muhatu retrata a busca incessante da personagem, que no se cansa de perseguir a sempre elusiva alteridade. H, desde o incio, uma articulao perfeita entre contedo e forma, recusando-se a assumir uma forma finita e definitiva. A narrativa desafia assim seus prprios limites do tempo, do espao e de gnero. Ressalte-se, porm, que um discurso crtico no produz um novo objeto, uma nova meta ou saber poltico que seja um simples reflexo mimtico de um princpio poltico ou comprometimento terico a priori (BHABHA, 2003, p. 51). Nga Muturi aprende a pautar seu raciocnio sobre o plural, ou seja, na e pela sociedade de que faz parte. Sua memria recorrente a conduz conscincia mais clara das contradies, dos concertos e desacertos desse mundo em que vive:
E contudo [sic] quando se senta porta da casa com a face fincada entre os joelhos apertados pelos braos seguros pelas mos enclavinhadas, nas noites IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

128

de luar quentes e sossegadas, e cujo silncio s quebrado a espaos pelo seco bater, na areia da rua, dos ps dos gingamba que carregam uma machila, ou pelos gritos estridentes das molecas da vizinhana que apregoam ruidosas bonzo ia tem, tem, tem; ento (...) tem uma vaga recordao de outros tempos passados numas terras muito longe, de onde a trouxeram quando era pequena (TRONI, 1973, p. 2).

Esta construo da subjetividade da protagonista desloca agora o foco de fora para dentro para mergulhar na ambiguidade dos sentimentos de Nga Muturi. A prpria recordao da personagem j encerra um juzo de valor a respeito de sua distante terra, confinada em vagas memrias. Nessa identificao com os restos da memria, os limites eu/outro passam a no ser to claros. Mas esse processo progressivo de corroso dos parmetros convencionais, onde ocorre a desautomatizao do significado dominante colonizador-colonizado, desveste dicotomias como dia/noite, branco/ negro. Isto porque Nga Muturi adquire marcas do outro mundo, dito civilizado. Seno, vejamos:
Ainda tem presentes os brutais sofrimentos todas as noites durante a jornada; e os grandes dentes brancos que lhe mostrava o seu dono quando ela chorava e gemia. (...) Que a mandaram lavar, e desmanchar-lhe o lindo penteado seguro pelo ngunde e tacula que lhe fizera a mama, tirando-lhe as miangas e os bzios e todos os enfeites. Que lhe vestiram uns panos bonitos, e que uma preta que estava em sua casa e servia o senhor mesa, olhava para ela iracunda, e a ameaava com o olhar, confirmado pelo que lhe dizia s escondidas, de lhe fazer feitio. Que o muari, inquirindo isto, mandou castigar a preta, (...). Passou alguns anos naquela vida. Tinha aprendido um pouco a lngua dos brancos e j no era desajeitada no vestir dos panos como quando viera (TRONI, 1973, pp. 2-3).

Nesta perspectiva, o incalculvel sujeito colonizado semi-aquiescente, semi-opositor, jamais confivel produz um problema irresolvvel de diferena cultural para a prpria interpelao da autoridade cultural colonial (BHABHA, 2003, p. 62). Novamente, a clssica dicotomia homem selvagem versus homem civilizado acha-se comprometida, na medida em que o processo dito civilizatrio desmistificado como um processo de embrutecimento do ser humano.
Nga Muturi estava na missa, muito grave, com os competentes panos de zuarte azul-escuro, o seu pano preto e um gorro, segundo o costume; estavam todas as amigas e muita [sic] mais gente. Estavam tambm muitos brancos, amigos do testamenteiro, e alguns empregados. No faltou o juiz. Tinha lhe custado muito a levantar-se, mas era da terra do falecido, e parecia mal se no fosse. (...) Nga Muturi, passado o nojo, foi para sua casa e tratou de vender a roupa do falecido, que ele lhe tinha deixado e mais a moblia (...) (TRONI, 1973, p. 10).

Sob esta tica, Nga Muturi, tal qual o homem moderno, opta pelo embrutecimento de sua sensibilidade para sobreviver. Aqui o desdobramento do ponto de vista representa a necessidade da personagem de colocar um abismo entre si e sua prpria experincia, de se transformar em seu prprio duplo, de se converter no outro e adquirir suas prticas, ao ponto de gerar desconforto entre os ditos seus:
Nga Muturi afligiu-se muito quando uma amiga, com assomos de indignao hipcrita, lho referiu, valha a verdade muito acrescentando. Esteve muito tempo a falar que ela no era negra, nem tinha os costumes das que diziam IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

129

isto, e repetia isto muitas vezes, fitando a amiga. Esta, que no podia perder as relaes de Nga Muturi, atalhou logo que aquilo tudo era inveja por ela estar rica (TRONI, 1973, p. 11).

Aqui est instaurado o espao familiar do outro, tal qual reflete Bhabha:
O espao familiar do Outro (no processo de identificao) desenvolve uma especificidade histrica e cultural grfica na ciso do sujeito migrante ou pscolonial. Em lugar daquele eu institucionalizado nas ideologias visionrias, autorais, da Lit. Ing. Ou na noo de experincia nos relatos empiristas da histria da escravido emerge o desafio de ver o que invisvel, o olhar que no pode me ver, um certo problema do objeto do olhar que constitui um referente problemtico para a linguagem do Eu (BHABHA, 2003, p. 80).

Nesta perspectiva, a estrutura do mesmo lembra o corpo social em suas mltiplas camadas que se desenvolvem e cristalizam de dentro para fora. Esse processo de assimilao leva Nga Muturi a um processo de uma dupla historicidade: a historicidade de seu destino individual e coletivo que se perpetua atravs da historicidade da prpria forma de relato de sua experincia. Nga Ndreza, Nga Muhatu, Nga Muturi so as faces deste relato, cujo registro oral ou escrito tem a funo de conservla viva na memria coletiva.

Consideraes finais
Nga Muturi a obra precursora da formao da literatura nacional angolana. Neste sentido, o operador alteridade contribuiu com a construo imaginria da nao, numa viso no-alinhada hegemonia imposta pelo colonizador. Tal viso acabou por gerar o que Bhabha chama de Terceiro Espao da enunciao, no caso da literatura africana, o entre-lugar ps-colonial, colonizador-colonizado. Assim sendo, o colonizado, com suas vrias prticas enunciativas, torna o locus de enunciao um lugar hbrido, onde no h snteses definitivas tampouco identidades estveis. Nga Ndreza, Nga Muhatu, Nga Muturi so faces da outridade encarnada na prosa angolana moderna. Dado este objetivo, indcio de um tempo, tal obra ser relida e ressignificada por leitores futuros, que reuniro seus fragmentos em novo texto, girando, mais uma vez, a espiral de leituras.

Alterity in Nga Muturi, by Alfredo Troni: the otherness in the modern prose in Angola
ABSTRACT:
This article aims to demonstrate through the analysis of the novel Nga Muturi, written by Alfredo Troni, the development of Angolas modern prose from the idea of alterity. Keywords: Colonialism. Post-colonialism. Literature. Alterity. Nga Muturi.
*

Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhus, Bahia. Mestrando em Letras: Linguagens e Representaes da Universidade Estadual de Santa Cruz, bolsista da FAPESB, Ilhus, Bahia. 1 Pertence a Hli Chatelain (1888-1889) a primeira classificao da literatura oral angolana, stricto sensu: provrbios ou adgios;
**

IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

130

contos ou aplogos. O mesmo autor acrescenta que se podero juntar: as tradies historicas e mytologicas, os ditos populares, ora satyricos ou allusivos, ora allegoricos ou figurados; enigmas ou cantigas. Chatelain, 1888-89: XVIII-XIX. A edio original, em Quimbundo e Ingls, datada de 1894.

Referncias
ASSIS JUNIOR. O Segredo da Morta. Lisboa: Edies 70, 1979, apud SANTILLI, Maria A. Estrias africanas: histria e antologia. So Paulo: tica, 1985. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam vila, Eliana Loureno de Lima Reis, Glucia Renate Gonalves. Belo Horizonte: UFMG, 2003. EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introduo. Trad. Waltensir Dutra. So Paulo: Martins Fontes, 1983. DASENBROCK, Reed Way. Literary Theory after Davidson. PA: Penn State, 1993, apud EIGENBROD, Renate. Travelling Knowledges. Positioning the Im/Migrant Reader of Aboriginal Literatures in Canada. Winnipeg: University of Manitoba, 2005. GOMEZ, Graciela Ins Ravetti de et al. Apresentao. Revista Aletria: revista de estudos de literatura, Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, v. 16, pp. 1-3, 2008. HAMILTON, Russel. A literatura dos PALOP e a teoria ps-colonial. In: VIA atlntica. FFLCH, USP, n. 3. So Paulo: Departamento de Letras Clssicas e Vernculas, 1999. HUTCHEON, Linda. Potica do Ps-Modernismo: histria, teoria e fico. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1995. LANDOWSKI, Eric. Presenas do Outro. Ensaios de Sociossemitica. Trad. Maria Amazonas Leite de Barros. So Paulo: Perspectiva, 2002 (Coleo Estudos). PATERSON, Janet M. Entrevista concedida a Sandra Regina Goulart Almeida. Revista Aletria: revista de estudos de literatura, Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, v 16, pp. 13-19, 2008. RICHARD, Nelly. Intervenes crticas: arte, cultura, gnero e poltica. Trad. Rmulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002. SAID, Edward. Cultura e Imperialismo . Trad. Denise Bottman. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. TRONI, Alfredo. Nga Muturi. Lisboa: Edies 70, 1973.

IPOTESI, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 123 - 131, jul./dez. 2010

131

Anda mungkin juga menyukai