Anda di halaman 1dari 64

CRIMINALSTICA

RENATA TORRES

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 158 - Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo suprilo a confisso do acusado.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Corpo de delito o conjunto de elementos materiais perceptveis aos sentidos humanos (vestgios), deixados quando do cometimento da infrao penal. aquilo que se v, apalpa, sente, em suma, pode ser examinado atravs dos sentidos.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL


O corpo de delito pode ser compreendido em duas categorias: Permanente - quando os vestgios tm durabilidade extensa ou perene (p. ex.: perfurao a bala); Transeunte - quando estes vestgios so efmeros (p. ex.: equimoses);

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 159. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

1 Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

2 Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

3 Sero facultadas ao Ministrio Pblico, ao assistente de acusao, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulao de quesitos e indicao de assistente tcnico.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

4 O assistente tcnico atuar a partir de sua admisso pelo juiz e aps a concluso dos exames e elaborao do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta deciso.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

5, Art. 159, CPP Quanto percia, durante o curso do processo judicial, permitido s partes:

5, Art. 159, CPP Quanto percia, durante o curso do processo judicial, permitido s partes:

I - requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimao e os quesitos ou questes a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedncia mnima de 10 (dez) dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar;

5, Art. 159, CPP Durante o curso do processo judicial, permitido s partes, quanto percia.

II - indicar assistentes tcnicos que podero apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audincia.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

6 Havendo requerimento das partes, o material probatrio que serviu de base percia ser disponibilizado no ambiente do rgo oficial, que manter sempre sua guarda, e na presena de perito oficial, para exame pelos assistentes, salvo se for impossvel a sua conservao.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

7 Tratando-se de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, poder-se- designar a atuao de mais de um perito oficial, e a parte indicar mais de um assistente tcnico.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 160 - Os peritos elaboraro o laudo pericial, onde descrevero minuciosamente o que examinarem, e respondero aos quesitos formulados. Pargrafo nico - O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 161 - O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. Art. 162 - A autpsia ser feita pelo menos 6 (seis) horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto. (Catalepsia patolgica)

EXAME CADAVRICO
NEKRS X AUTS

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 162 - Pargrafo nico - Nos casos de morte violenta, bastar o simples exame externo do cadver, quando no houver infrao penal que apurar, ou quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte e no houver necessidade de exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante.

MORTE VIOLENTA

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 163 - Em caso de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado.

DO EXAME DE CORPO DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL

Art. 163 - Pargrafo nico - O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto.

EXAME DE CORPO DELITO E PERCIA


Art. 164 - Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. Art. 165 - Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados.

EXAME DE CORPO DELITO E PERCIA


Art. 166 - Havendo dvida sobre a identidade do cadver exumado, proceder-se- ao reconhecimento pelo Instituto de Identificao e Estatstica ou repartio congnere ou pela inquirio de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descrever o cadver, com todos os sinais e indicaes.

Instituto de Identificao e Estatstica

EXAME DE CORPO DELITO E PERCIA


Art. 166 -Pargrafo nico - Em qualquer caso, sero arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser teis para a identificao do cadver. Art. 167 - No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta.

EXAME DE CORPO DELITO E PERCIA


Art. 168 - Em caso de leses corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se- a exame complementar por determinao da autoridade policial ou judiciria, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.

Art. 168 - 1 - No exame complementar, os peritos tero presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficincia ou retific-lo. 2 - Se o exame tiver por fim precisar a classificao do delito no Art. 129, 1, I, do Cdigo Penal, dever ser feito logo que decorra o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data do crime. 3 - A falta de exame complementar poder ser suprida pela prova testemunhal.

CRIME DE LESO CORPORAL


Art. 129 do CP. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30(trinta) dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo;

Art. 169 - Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.

QUEIMADA NA AMAZNIA

Art. 169 - Pargrafo nico - Os peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as consequncias dessas alteraes na dinmica dos fatos.

Art. 170 - Nas percias de laboratrio, os peritos guardaro material suficiente para a eventualidade de nova percia. Sempre que conveniente, os laudos sero ilustrados com provas fotogrficas, ou microfotogrficas, desenhos ou esquemas.

Art. 171 - Nos crimes cometidos com destruio ou rompimento de obstculo a subtrao da coisa, ou por meio de escalada, os peritos, alm de descrever os vestgios, indicaro com que instrumentos, por que meios e em que poca presumem ter sido o fato praticado.

Art. 172 - Proceder-se-, quando necessrio, avaliao de coisas destrudas, deterioradas ou que constituam produto do crime. Pargrafo nico - Se impossvel a avaliao direta, os peritos procedero avaliao por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligncias.

Art. 173 - No caso de incndio, os peritos verificaro a causa e o lugar em que houver comeado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimnio alheio, a extenso do dano e o seu valor e as demais circunstncias que interessarem elucidao do fato.

ESQUEMA DA BOATE KISS

EXAME GRAFOTCNICO
Art. 174 - No exame para o reconhecimento de escritos, por comparao de letra, observar-se- o seguinte: I - a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito ser intimada para o ato, se for encontrada;

EXAME GRAFOTCNICO

EXAME GRAFOTCNICO
Art. 174 - II - para a comparao, podero servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou j tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade no houver dvida;

EXAME GRAFOTCNICO
Art. 174 - III - a autoridade, quando necessrio, requisitar, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos pblicos, ou nestes realizar a diligncia, se da no puderem ser retirados;

EXAME GRAFOTCNICO
Art. 174 - IV - quando no houver escritos para a comparao ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandar que a pessoa escreva o que lhe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta ltima diligncia poder ser feita por precatria, em que se consignaro as palavras que a pessoa ser intimada a escrever.

NATUREZA E EFICINCIA
Art. 175 - Sero sujeitos a exame os instrumentos empregados para a prtica da infrao, a fim de se lhes verificar a natureza e a eficincia.

QUESITOS EXTRAS

Art. 176 - A autoridade e as partes podero formular quesitos at o ato da diligncia.

CARTA PRECATRIA
Art. 177 - No exame por precatria, a nomeao dos peritos far-se- no juzo deprecado. Havendo, porm, no caso de ao privada, acordo das partes, essa nomeao poder ser feita pelo juiz deprecante. Pargrafo nico - Os quesitos do juiz e das partes sero transcritos na precatria.

PERITO OFICIAL

Art. 178 - No caso do Art. 159, o exame ser requisitado pela autoridade ao diretor da repartio, juntando-se ao processo o laudo assinado pelos peritos.(Art. 159. O exame de corpo de delito e
outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.)

LAUDO PERICIAL

Pargrafo nico - No caso do Art. 160, pargrafo nico, o laudo, que poder ser datilografado, ser subscrito (assinado) e rubricado em suas folhas por todos os peritos. (Art. 160
Pargrafo nico - O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.)

SUBSCRITO E RUBRICADO

SUBSCRITO E RUBRICADO

PERITO AD HOC - COMPROMISSO

Art. 179 - No caso do 1 do Art. 159, o escrivo lavrar o auto respectivo, que ser assinado pelos peritos e, se presente ao exame, tambm pela autoridade.(2 pessoas idneas Termo de
Compromisso)

DIFERENA ENTRE LAUDO E AUTO PERICIAL


Laudo Pericial o documento elaborado por peritos oficiais. Auto Pericial aquele elaborado pelo escrivo com os esclarecimentos dos peritos nomeados e assinado por eles e pela Autoridade que determinou a percia nos termos do art. 179 CPP. Ou ainda o documento digitado por um auxiliar e ditado pelo perito oficial.

LAUDO PERICIAL
Art. 180 - Se houver divergncia entre os peritos, sero consignadas no auto do exame as declaraes e respostas de um e de outro, ou cada um redigir separadamente o seu laudo, e a autoridade nomear um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poder mandar proceder a novo exame por outros peritos.

LAUDO PERICIAL FALHO


Art. 181 - No caso de inobservncia de formalidades, ou no caso de omisses, obscuridades ou contradies, a autoridade judiciria mandar suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo. Pargrafo nico - A autoridade poder tambm ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente.

LAUDO PERICIAL
Art. 182 - O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte. Art. 183 - Nos crimes em que no couber ao pblica, observar-se- o disposto no Art. 19.

Art. 19 do Cdigo Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado (translado).

LAUDO PERICIAL
Art. 184 - Salvo o caso de exame de corpo de delito (vestgios), o juiz ou a autoridade policial negar a percia requerida pelas partes, quando no for necessria ao esclarecimento da verdade. (Provas Protelatrias e Irrelevantes)

Anda mungkin juga menyukai