Anda di halaman 1dari 7

Teste Intermdio de Portugus Verso 1

Teste Intermdio

Portugus
Verso 1
Durao do Teste: 90 minutos | 27.02.2012 12. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Na folha de respostas, indique, de forma legvel, a verso do teste. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de 1.1. a 1.3. do Grupo II. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. No permitida a consulta de dicionrio. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie corretamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao do teste sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste. A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortogrfico de 1990.

TI de Portugus Verso 1 Pgina 1/ 7

GRUPO I
Leia o poema seguinte. Em caso de necessidade, consulte o glossrio apresentado a seguir ao texto.

QUSI
1

Um pouco mais de sol eu era brasa, Um pouco mais de azul eu era alm. Para atingir, faltou-me um golpe dasa... Se ao menos eu permanecesse aqum... Assombro ou paz? Em vo... Tudo esvado Num baixo mar enganador despuma; E o grande sonho despertado em bruma, O grande sonho dor! qusi vivido... Qusi o amor, qusi o triunfo e a chama, Qusi o princpio e o fim qusi a expanso... Mas na minhalma tudo se derrama... Entanto nada foi s iluso! De tudo houve um comeo ... e tudo errou... Ai a dor de ser-qusi, dor sem fim... Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim, Asa que se elanou mas no voou... Momentos dalma que desbaratei... Templos aonde nunca pus um altar... Rios que perdi sem os levar ao mar... nsias que foram mas que no fixei... Se me vagueio, encontro s indcios... Ogivas para o sol vejo-as cerradas; E mos dheri, sem f, acobardadas, Puseram grades sobre os precipcios...

10

15

20

25

Num mpeto difuso de quebranto, Tudo encetei e nada possu... Hoje, de mim, s resta o desencanto Das coisas que beijei mas no vivi...

................................................................... ...................................................................

30

Um pouco mais de sol e fora brasa, Um pouco mais de azul e fora alm. Para atingir, faltou-me um golpe dasa... Se ao menos eu permanecesse aqum...
Paris 1913 maio 13.

Mrio de S-Carneiro, Verso e Prosa, edio de Fernando Cabral Martins, Lisboa, Assrio & Alvim, 2010

TI de Portugus Verso 1 Pgina 2/ 7

GLOSSRIO elanou (verso 16) ergueu. entanto (verso 12) no entanto. ogivas (verso 22)  em arquitetura, figuras formadas por dois arcos iguais que se cortam na parte superior, formando um ngulo agudo. quebranto (verso 25) abatimento fsico, cansao ou prostrao.

Apresente, de forma clara e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. No poema, assiste-se a um drama que a palavra qusi sintetiza. Explique, de acordo com o sentido do poema, em que consiste esse drama vivido pelo sujeito potico.

2. Estabelea a relao de sentido entre o verso Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim (v. 15) e o verso Asa que se elanou mas no voou... (v. 16).

3. Releia os dois versos iniciais da primeira e da ltima estrofes. Explicite a alterao de sentido que produzida pela mudana de tempo verbal.

4. Indique quatro dos processos utilizados para marcar o ritmo do poema, fundamentando a resposta com elementos do texto.

TI de Portugus Verso 1 Pgina 3/ 7

GRUPO II
Leia o texto seguinte. Em caso de necessidade, consulte a nota apresentada a seguir ao texto. 1

10

15

20

25

30

O crtico ingls Herbert Read indicou certeiramente que o grau de cultura visual de um povo pode avaliar-se pela sua cermica (in The Meaning of Art). uma arte que produz objetos resistentes, de colorido intenso; pode assumir valores escultricos e picturais; pode ser utilitria ou decorativa, polifuncional; pode ser barata ou cara; est presente nas grandes cerimnias, assim como na vida quotidiana de todas as classes sociais. Ora, a cermica portuguesa uma das mais ricas do mundo, pela sua diversidade, nvel esttico e apuramento tcnico. Os azulejos, de uso muito frequente, assumiram com especial eficcia a tradio visual abstrata, enquanto a pintura erudita se concentrava na conceo figurativa. Alguns azulejos intervinham nos efeitos espaciais da arquitetura, acentuando-os ou contrariando-os nos seus jogos ticos. Em suma: tornando mais subtis os efeitos espaciais arquitetnicos. Na cidade de Lisboa, os azulejos, revestindo as fachadas dos prdios, eram ainda muito frequentes no incio do sculo XX. Os seus vidrados prolongavam no interior da cidade os reflexos da luz solar nas guas do rio Tejo; e os seus padres coloridos criavam ritmos e texturas, com diversas organizaes ticas. Nesta experincia visual enraza um dos aspetos mais originais da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992): a criao de um espao puro. Um dos primeiros quadros em que esse espao se adivinha O Quarto de Azulejos (1935), onde a perspetiva sugerida pelas linhas retas alterada pelo jogo cromtico dos quadrilteros, com as suas sequncias organizadas em estruturas libertas de qualquer funo imitativa. Neste quadro, como em Mquina tica (1937), Vieira da Silva precedeu o Movimento op, desenvolvido internacionalmente a partir do final dos anos cinquenta e assim designado em 1964. E ainda com os azulejos de Lisboa com os reflexos de luz propagando-se de rua em rua, dissolvendo a rigidez arquitetnica que se podem relacionar alguns aspetos impressionsticos de muitas pinturas posteriores de Vieira da Silva, com os seus brancos e azuis. A prpria pintora confirmou esta influncia: Em Portugal, encontram-se muitos quadradinhos de loia, os azulejos. A palavra vem de azul, porque eles eram azuis. So um motivo de decorao tradicional nas casas antigas. Isso tambm me influenciou. Enfim, esta tcnica d-me uma vibrao que procuro e permite encontrar o ritmo de um quadro. No se pretende, porm, afirmar que toda a obra de Vieira da Silva deriva dos azulejos. Tambm no se pretende dizer que todos os azulejos so abstratos, nem apenas de origem rabe ou do sul da Pennsula Ibrica; tambm os h figurativos e de influncia holandesa.
Rui Mrio Gonalves, A Arte Portuguesa do Sculo XX, Lisboa, Temas e Debates, 1998

NOTA Movimento op (linha 20)  corrente artstica Optical Art surgida na Europa e nos Estados Unidos da Amrica, na dcada de sessenta do sculo XX, e que se caracteriza pela representao do movimento atravs de iluses ticas.

TI de Portugus Verso 1 Pgina 4/ 7

1. Para responder a cada um dos itens de 1.1. a 1.3., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero de cada item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.1. Segundo o autor, os azulejos (A) interferem ativamente no espao visual citadino. (B) seguem o mesmo rumo da pintura erudita. (C) raramente constituem uma manifestao artstica. (D) tm na cor um recurso esttico exclusivo. 1.2. Em eram ainda muito frequentes (linhas 11-12) e em E ainda (linha 21), os valores introduzidos pelos dois conectores sublinhados so, respetivamente, (A) de tempo e de oposio. (B) de concesso e de tempo. (C) de concesso e de adio. (D) de tempo e de adio. 1.3. Nas frases Isso tambm me influenciou (linha 27) e esta tcnica d-me uma vibrao que procuro (linha 27), os pronomes pessoais desempenham, respetivamente, as funes sintticas de (A) complemento agente da passiva e complemento indireto. (B) complemento indireto e complemento direto. (C) complemento direto e complemento indireto. (D) predicativo do sujeito e complemento direto.

2. Responda de forma correta aos itens apresentados. 2.1. Indique o antecedente dos pronomes pessoais que ocorrem em acentuando-os ou contrariandoos nos seus jogos ticos (linhas 9 e 10). 2.2. Classifique a orao iniciada por que em No se pretende, porm, afirmar que toda a obra de Vieira da Silva deriva dos azulejos. (linha 29).

TI de Portugus Verso 1 Pgina 5/ 7

GRUPO III
Afirma-se com frequncia que a cor faz parte da nossa cultura visual. Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, defenda um ponto de vista pessoal sobre a importncia simblica das cores na nossa sociedade. Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mnimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

Observaes: 1. P  ara efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2012/). 2. R  elativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras , h que atender ao seguinte:

um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at 5 pontos) do texto produzido; um texto com extenso inferior a oitenta palavras classificado com zero pontos.

FIM

TI de Portugus Verso 1 Pgina 6/ 7

COTAES

GRUPO I
1. ............................................................................................................ 25 pontos Contedo (15 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (10 pontos) 2. ............................................................................................................ 25 pontos Contedo (15 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (10 pontos) 3. ............................................................................................................ 25 pontos Contedo (15 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (10 pontos) 4. ............................................................................................................ 25 pontos Contedo (15 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (10 pontos) 100 pontos

GRUPO II
1. 1.1. ................................................................................................... 10 pontos 1.2. ................................................................................................... 10 pontos 1.3. ................................................................................................... 10 pontos 2.1. ................................................................................................... 10 pontos 2.2. ................................................................................................... 10 pontos 50 pontos

2.

GRUPO III
Estruturao temtica e discursiva.................................................... 30 pontos Correo lingustica........................................................................... 20 pontos 50 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

TI de Portugus Verso 1 Pgina 7/ 7

Anda mungkin juga menyukai