Anda di halaman 1dari 49

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELTRICA

Disciplina de Instalaes Eltricas GEE25

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

ELABORADO POR: Paula Campos Fadul de Freitas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

1. Introduo
Apresentaremos inicialmente as principais grandezas fsicas utilizadas em luminotcnica. O tema da calorimetria, embora complexo, abordado brevemente apenas para permitir a introduo dos conceitos de Temperatura de Cor e ndice de Reproduo de Cor. Em seguida so apresentados detalhadamente os principais tipos de lmpadas disponveis atualmente: lmpadas incandescentes (convencionais e halgenas) e lmpadas de descarga (de baixa e de alta presso). Um objetivo adicional desta seo mostrar a complexidade relacionada comparao entre as diferentes lmpadas, a qual envolve diversas grandezas tais como eficcia luminosa, reproduo de cores, custo de investimento e custo operacional das lmpadas. Finalmente apresentam-se os principais aspectos relacionados ao projeto de iluminao, no qual so estabelecidos o tipo e o nmero de lmpadas e luminrias necessrias para obter uma iluminao adequada em funo da aplicao. So discutidos os principais mtodos utilizados em projetos de iluminao: o Mtodo dos Lmens e o Mtodo Ponto a Ponto.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

2. Conceitos Bsicos de Luminotcnica


Uma fonte de radiao emite ondas eletromagnticas. Elas possuem diferentes comprimentos e o olho humano sensvel a somente alguns (entre 380 nm a 780 nm). Luz , portanto, a radiao eletromagntica capaz de produzir uma sensao visual. A sensibilidade visual para a luz varia no s de acordo com o comprimento de onda da radiao, mas tambm com a luminosidade. A curva de sensibilidade do olho humano demonstra que radiaes de menor comprimento de onda (violeta e azul) geram maior intensidade de sensao luminosa quando h pouca luz (ex. crepsculo, noite, etc.), enquanto as radiaes de maior comprimento de onda (laranja e vermelho) se comportam ao contrrio.

Figura 2.1 - Curva de sensibilidade do olho humano a radiaes monocromticas

2.1 Grandezas e Conceitos


Luminotcnica o estudo minucioso das tcnicas das fontes de iluminao artificial, atravs da energia eltrica. Portanto, toda vez que se pensa em fazer um estudo das lmpadas de um determinado ambiente, est se pensando em fazer um estudo luminotcnico. Na luminotcnica distinguem-se as seguintes grandezas: Intensidade Luminosa Smbolo: I Unidade: candela (cd) Se a fonte luminosa irradiasse a luz uniformemente em todas as direes, o Fluxo Luminoso se distribuiria na forma de uma esfera. Tal fato, porm, quase impossvel de acontecer, razo pela qual necessrio medir o valor dos lmens emitidos em cada direo. Essa direo representada por vetores, cujo comprimento indica a Intensidade Luminosa. Portanto o Fluxo Luminoso irradiado na direo de um determinado ponto.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Fluxo Luminoso Smbolo: Unidade: lmen (lm) a potncia de radiao total emitida por uma fonte de luz em todas as direes do espao e capaz de produzir uma sensao de luminosidade atravs do estmulo da retina ocular. Em outras palavras, a potncia de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. Um lmen a energia luminosa irradiada por uma candela sobre uma superfcie esfrica de 1 m2 e cujo raio de 1 m. Assim o fluxo luminoso originado por uma candela igual superfcie de uma esfera unitria de raio (r = 1 m). = 4.r2 = 12.57 lm Curva de Distribuio Luminosa Smbolo: CDL Unidade: candela (cd) Se num plano transversal lmpada, todos os vetores que dela se originam tiverem suas extremidades ligadas por um trao, obtm-se a Curva de Distribuio Luminosa (CDL). Em outras palavras, a representao da Intensidade Luminosa em todos os ngulos em que ela direcionada num plano. Para a uniformizao dos valores das curvas, geralmente essas so referidas a 1000 lm. Nesse caso, necessrio multiplicar-se o valor encontrado na CDL pelo Fluxo Luminoso da lmpada em questo e dividir o resultado por 1000 lm. Iluminncia (Iluminamento) Smbolo: E Unidade: lux (lx) o fluxo luminoso que incide sobre uma superfcie situada a uma certa distncia da fonte, ou seja, a quantidade de luz que est chegando em um ponto. Esta relao dada entre a intensidade luminosa e o quadrado da distncia, ou ainda, entre o fluxo luminoso e a rea da superfcie.
A Na prtica, a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxlio de um luxmetro. Como o fluxo luminoso no distribudo uniformemente, a iluminncia no ser a mesma em todos os pontos da rea em questo. Desta forma, considera-se a iluminncia mdia (Em) do ambiente avaliado. Existem normas especificando o valor mnimo de Em (NBR 5413), para ambientes diferenciados pela atividade exercida relacionados ao conforto visual. A iluminncia tambm conhecida como nvel de iluminao. E=

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Luminncia Smbolo: L Unidade: cd/m2 Das grandezas mencionadas, nenhuma visvel, isto , os raios de luz no so vistos, a menos que sejam refletidos em uma superfcie e a transmitam a sensao de claridade aos olhos. Essa sensao de claridade chamada de Luminncia. Em outras palavras, a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfcie iluminada. A luminncia depende tanto do nvel de iluminao ou iluminncia quanto das caractersticas de reflexo das superfcies. A equao que permite sua determinao :

L=
Onde: L = Luminncia, em cd/m I = Intensidade Luminosa, em cd A = rea projetada, em m = ngulo considerado, em graus.

I A cos a

Como difcil medir-se a Intensidade Luminosa que provm de um corpo no radiante (atravs de reflexo), pode-se recorrer outra frmula, a saber:

L=

Onde: = Refletncia ou Coeficiente de Reflexo E = Iluminncia sobre essa superfcie

Vale lembrar que o Coeficiente de Reflexo a relao entre o Fluxo Luminoso refletido e o Fluxo Luminoso incidente em uma superfcie. Esse coeficiente geralmente dado em tabelas, cujos valores so funo das cores e dos materiais utilizados. A luminncia de uma fonte luminosa ou de uma superfcie luminosa estabelece a reao visual da vista. Quando a luz de uma fonte ou de uma superfcie que reflete a luz, atinge a vista com elevada luminncia, ento ocorre o ofuscamento, sempre que a luminncia superior a 1 sb. As luminncias preferenciais em um ambiente de trabalho pode variar entre as pessoas, principalmente se estiverem desenvolvendo tarefas diferentes. O melhor conceito de iluminncia talvez seja densidade de luz necessria para realizao de uma determinada tarefa visual. Isto permite supor que existe um valor timo de luz para quantificar um projeto de iluminao. Esses valores relativos a iluminncia foram tabelados por atividade.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

2.2 Caractersticas das lmpadas e acessrios


Vida til de uma Lmpada definida pela mdia aritmtica do tempo de durao de cada lmpada ensaiada e dado em horas.

Figura 2.2 - Grfico da vida til dos principais tipos de lmpadas

Eficincia Luminosa ou Energtica Smbolo: w (ou K, conforme IES) Unidade: lm/W As lmpadas se diferenciam entre si no s pelos diferentes Fluxos Luminosos que elas irradiam, mas tambm pelas diferentes potncias que consomem. Para poder compar-las, necessrio que se saiba quantos lmens so gerados por watt absorvido, ou seja, a razo entre o fluxo luminoso total emitido e a potncia eltrica total P consumida pela mesma. A essa grandeza d-se o nome de Eficincia Energtica (antigo Rendimento Luminoso). til para averiguarmos se um determinado tipo de lmpada mais ou menos eficiente do que outro. A Eficincia Luminosa um indicador da eficincia do processo de emisso de luz utilizada sob o ponto de vista do aproveitamento energtico.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Figura 2.3 - Grfico da Eficincia Energtica dos principais tipos de lmpadas

Temperatura de Cor Smbolo: T Unidade: K (Kelvin) Em aspecto visual admite-se que bastante difcil a avaliao comparativa entre a sensao de Tonalidade de Cor de diversas lmpadas. Para estipular um parmetro, foi definido o critrio Temperatura de Cor (Kelvin) para classificar a luz. Assim como um corpo metlico que, em seu aquecimento, passa desde o vermelho at o branco, quanto mais claro o branco (semelhante luz diurna ao meio-dia), maior a Temperatura de Cor (aproximadamente 6500K). A luz amarelada, como de uma lmpada incandescente, est em torno de 2700 K. importante destacar que a cor da luz em nada interfere na Eficincia Energtica da lmpada, no sendo vlida a impresso de que quanto mais clara, mais potente a lmpada. Convm ressaltar que, do ponto de vista psicolgico, quando dizemos que um sistema de iluminao apresenta luz quente no significa que a luz apresenta uma maior temperatura de cor, mas sim que a luz apresenta uma tonalidade mais amarelada. Um exemplo deste tipo de iluminao a utilizada em salas de estar, quartos ou locais onde se deseja tornar um ambiente mais aconchegante. Da mesma forma, quanto mais alta for temperatura de cor, mais fria ser a luz. Um exemplo deste tipo de iluminao a utilizada em escritrios, cozinhas ou locais em que se deseja estimular ou realizar alguma atividade. Esta caracterstica muito importante de ser observada na escolha de uma lmpada, pois dependendo do tipo de ambiente h uma temperatura de cor mais adequada para esta aplicao.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Figura 2.4 - Tonalidade de Cor e Reproduo de Cores (OSRAM)

ndice de reproduo de cores Smbolo: IRC ou Ra Unidade: R Objetos iluminados podem nos parecer diferentes, mesmo se as fontes de luz tiverem idntica tonalidade. As variaes de cor dos objetos iluminados sob fontes de luz diferentes podem ser identificadas atravs de um outro conceito, Reproduo de Cores, e de sua escala qualitativa ndice de Reproduo de Cores (Ra ou IRC). O mesmo metal slido, quando aquecido at irradiar luz, foi utilizado como referncia para se estabelecer nveis de Reproduo de Cor. Define-se que o IRC neste caso seria um nmero ideal = 100. Sua funo como dar uma nota (de 1 a 100) para o desempenho de outras fontes de luz em relao a este padro. Portanto, quanto maior a diferena na aparncia de cor do objeto iluminado em relao ao padro (sob a radiao do metal slido) menor seu IRC. Com isso, explica-se o fato de lmpadas de mesma Temperatura de Cor possurem ndices de Reproduo de Cores diferentes.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Fator de fluxo luminoso Smbolo: BF Unidade: % A maioria das lmpadas de descarga opera em conjunto com reatores. Neste caso, observamos que o fluxo luminoso total obtido neste caso depende do desempenho deste reator. Este desempenho chamado de fator de fluxo luminoso (Ballast Factor) e pode ser obtido de acordo com a equao:

BF =

fluxo luminoso obtido fluxo luminoso nominal

2.3 Fatores de Desempenho


Como geralmente a lmpada instalada dentro de luminrias, o Fluxo Luminoso final que se apresenta menor do que o irradiado pela lmpada, devido absoro, reflexo e transmisso da luz pelos materiais com que as luminrias so construdas. O Fluxo Luminoso emitido pela luminria avaliado atravs da Eficincia da Luminria. Isto , o Fluxo Luminoso da luminria em servio dividido pelo Fluxo Luminoso da lmpada.

Eficincia de luminria (rendimento da luminria) (L) Razo do Fluxo Luminoso emitido por uma luminria, medido sob condies prticas especificadas, para a soma dos Fluxos individuais das lmpadas funcionando fora da luminria em condies especficas. Esse valor normalmente, indicado pelos fabricantes de luminrias. Dependendo das qualidades fsicas do recinto em que a luminria ser instalada, o Fluxo Luminoso de que dela emana poder se propagar mais facilmente, dependendo da absoro e reflexo dos materiais e da trajetria que percorrer at alcanar o plano de trabalho. Essa condio de mais ou menos favorabilidade avaliada pela Eficincia do Recinto.

Eficincia do Recinto (R) O valor da Eficincia do Recinto dado por tabelas, contidas no catlogo do fabricante onde se relacionam os valores de Coeficiente de Reflexo do teto, paredes e piso, com a Curva de Distribuio Luminosa da luminria utilizada e o ndice do Recinto.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


ndice do Recinto (K) O ndice do Recinto a relao entre as dimenses do local, dada por:
K= a b h( a + b) K= 3a b 2 h' ( a + b)

Para iluminao direta Sendo: a = comprimento do recinto b = largura do recinto h = p-direito til

Para iluminao indireta

h = distncia do teto ao plano de trabalho P-direito til o valor do p-direito total do recinto (H), menos a altura do plano de trabalho (hpl.tr.), menos a altura do pendente da luminria (hpend). Isto , a distncia real entre a luminria e o plano de trabalho (Figura 3).

Figura 2.5 - Representao do p direito til

Como j visto, o Fluxo Luminoso emitido por uma lmpada sofre influncia do tipo de luminria e a conformao fsica do recinto onde ele se propagar. Fator de Utilizao (Fu) O Fluxo Luminoso final (til) que incidir sobre o plano de trabalho, avaliado pelo Fator de Utilizao. Ele indica, portanto, a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e recinto. O produto da Eficincia do Recinto (R) pela Eficincia da Luminria (L) nos d o Fator de Utilizao (Fu).

Fu = L . R
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Determinados catlogos indicam tabelas de Fator de Utilizao para suas luminrias. Apesar de estas serem semelhantes s tabelas de Eficincia do Recinto, os valores nelas encontrados no precisam ser multiplicados pela Eficincia da Luminria, uma vez que cada tabela especfica para uma luminria e j considera a sua perda na emisso do Fluxo Luminoso. Fator ou ndice de Reflexo a relao entre o fluxo luminoso refletido e o incidente, ou ainda, a porcentagem de luz refletida por uma superfcie em relao luz incidente. Devem ser considerados os ndices de reflexo do teto, paredes e piso.

Figura 2.6 - ndices de Reflexo

Fator de Depreciao (Fd) Com o tempo, paredes e tetos ficaro sujos. Os equipamentos de iluminao acumularo poeira. As lmpadas fornecero menor quantidade de luz. Alguns desses fatores podero ser eliminados por meio de manuteno. Na prtica, para amenizar-se o efeito desses fatores e admitindo-se uma boa manuteno peridica, podem-se adotar os valores de depreciao constantes na tabela abaixo.
Tabela 2.1 Fator de depreciao AMBIENTE Limpo Normal Sujo 2.500 h 0,95 0,91 0,80 Perodo de Manuteno 5.000 h 7.500 h 0,91 0,88 0,85 0,80 0,66 0,57

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

10

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

3. Lmpadas Eltricas
3.1 Consideraes Gerais
As lmpadas comerciais utilizadas para iluminao so caracterizadas pela potncia eltrica absorvida (W), fluxo luminoso produzido (lm), temperatura de cor (K) e ndice de reproduo de cor. Em geral as lmpadas so classificadas, de acordo com o seu mecanismo bsico de produo de luz. Aquelas com filamento convencional ou halgenas produzem luz pela incandescncia, assim como o sol. As de descarga aproveitam a luminescncia, assim como os relmpagos e as descargas atmosfricas. E os diodos utilizam a fotoluminescncia, assim como os vaga-lumes. Existem ainda as lmpadas mistas, que combinam incandescncia e luminescncia, e as fluorescentes, cuja caracterstica o aproveitamento da luminescncia e da fotoluminescncia. Os aspectos eficincia luminosa e vida til so os que mais contribuem para a eficincia energtica de um sistema de iluminao artificial e devem, portanto, merecer grande ateno, seja na elaborao de projetos e reformas, seja na implantao de programas de conservao e uso eficiente de energia.

3.2 Lmpadas Incandescentes


A lmpada incandescente foi a primeira a ser desenvolvida e ainda hoje uma das mais difundidas. A luz produzida por um filamento aquecido pela passagem de corrente eltrica alternada ou contnua. O filamento opera em uma temperatura elevada e luz somente uma parcela da energia irradiada pela transio de eltrons excitados para rbitas de maior energia devido vibrao dos tomos. As primeiras lmpadas incandescentes surgiram por volta de 1840 e utilizavam filamento de bambu carbonizado no interior de um bulbo de vidro a vcuo. Seguiram-se as lmpadas com filamento de carbono, at que, por volta de 1909, Coolidge desenvolveu um mtodo para tornar o tungstnio mais dctil e adequado para a elaborao de filamentos uniformes por trefilao. A caracterstica de emisso, as propriedades mecnicas e o seu elevado ponto de fuso (3655 K) foram determinantes na escolha do tungstnio como o material mais adequado para fabricao de filamentos para lmpadas incandescentes. As lmpadas incandescentes podem ser classificadas de acordo com a sua estrutura interna em convencionais ou halgenas, abordadas neste subitem. Lmpada Incandescente Tradicional A lmpada funciona atravs da passagem de corrente eltrica pelo filamento de tungstnio que, com o aquecimento, gera luz. Este filamento sustentado por trs ou quatro suportes de molibdnio no interior de um bulbo de vidro alcalino (suporta temperaturas de at 370 C) ou de vidro duro (suporta temperaturas de at 470 C), Sua oxidao evitada pela presena de gs inerte (nitrognio ou argnio a Universidade Federal de Uberlndia 11
Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


presso de 0,8 atm) ou vcuo dentro do bulbo que contm o filamento. O bulbo apresenta diversos formatos, sendo a forma de pra a mais comum, podendo ser transparente ou com revestimento interno de fsforo neutro difusor.

Figura 3.1 Lmpada Incandescente Tradicional

A base da lmpada incandescente constituda de uma caneca metlica, geralmente presa com resina epxi sobre o bulbo. Existem diversas padronizaes, por exemplo, baioneta e tele-slide, ambas utilizadas em lmpadas miniatura. As lmpadas incandescentes de mdio e grande porte geralmente utilizam uma base que suporta temperaturas at 250 C e seguem um padro conhecido por rosca Edison. A eficcia luminosa resultante cresce com a potncia da lmpada, variando de 7 a 15 lm/W. Estes valores so relativamente baixos, quando comparados com lmpadas de descarga com fluxo luminoso semelhante. No entanto, esta limitao compensada, pois possui temperatura de cor agradvel, na faixa de 2700K (amarelada) e reproduo de cores 100%. A tenso de alimentao atua diretamente sobre a temperatura do filamento que, por sua vez, determina a vida til da lmpada incandescente. A resistncia especfica do tungstnio na temperatura de funcionamento da lmpada (2800 K) aproximadamente 15 vezes maior do que temperatura ambiente (25 C). Portanto, ao ligar uma lmpada incandescente, a corrente que circula pelo seu filamento a frio quinze vezes a corrente nominal de funcionamento em regime. A temperatura do filamento sobe rapidamente, atingindo valores elevados em fraes de segundo. Ligaes muito freqentes reduzem a vida til da lmpada, pois o filamento geralmente no apresenta um dimetro constante. A corrente de partida causa aquecimento excessivo e localizado nos pontos onde a seo do filamento apresenta constries, provocando seu rompimento. A vida til de uma lmpada incandescente comercial da ordem de 1000 horas.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

12

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpada Incandescente Halgena As lmpadas halgenas tm o mesmo princpio de funcionamento das lmpadas incandescentes convencionais, porm foram incrementadas com a introduo de gases halgenos (iodo ou bromo) que, dentro do bulbo se combinam com as partculas de tungstnio desprendidas do filamento. Esta combinao, somada corrente trmica dentro da lmpada, faz com que as partculas se depositem de volta no filamento, criando assim o ciclo regenerativo do halognio. Porem, este ciclo halgeno s se torna eficaz para temperaturas de filamento elevadas (3200 K) e para uma temperatura da parede do bulbo externo acima de 250 C. O resultado uma lmpada incandescentes tradicionais:

com

vantagens

adicionais,

comparada

Luz mais branca, brilhante e uniforme durante toda a vida; Maior eficincia energtica (15 lm/W a 25 lm/W); Vida til mais longa, variando de 2000 a 4000 horas; Dimenses menores, da ordem de 10 a 100 vezes.

As temperaturas elevadas no filamento s so atingidas com a circulao de um nvel mnimo de corrente. Por esta razo, lmpadas com potncias inferiores a 50 W so alimentadas em baixa tenso, geralmente 12 V ou 24 V. A Figura 3.2 apresenta uma vista em corte de uma lmpada halgena de 300 W do tipo lapiseira, mostrando as trs zonas de temperatura e as reaes qumicas envolvidas.

Figura 3.2 Vista em corte de uma lmpada incandescente halgena do tipo lapiseira

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

13

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpadas halgenas emitem mais radiao ultravioleta que as lmpadas incandescentes normais, porm os nveis so inferiores aos presentes na luz solar, no oferecendo perigo sade. No entanto, deve-se evitar a exposio prolongada das partes sensveis do corpo luz direta e concentrada. Refletores Dicricos A reduo de volume torna as lmpadas halgenas adequadas para iluminao direcionada ("spot light"), porm a irradiao trmica emitida bastante elevada. Por esta razo, certos tipos de lmpadas so providos de um refletor espelhado especial, chamado dicrico, que reflete a radiao visvel e absorve a radiao infravermelha. Com este tipo de espelho, consegue-se uma reduo da ordem de 70% na radiao infravermelha, resultando um feixe de luz emergente "frio" ("cold light beam"), ou seja, que no aquece o ambiente.

Figura 3.3 Lmpada incandescente halgena de 50 W com refletor espelhado dicrico

3.3 Lmpadas a Descarga


Nas lmpadas de descarga utilizadas em iluminao, a luz produzida pela radiao emitida pela descarga eltrica atravs de uma mistura gasosa composta de gases inertes e vapores metlicos. A mistura gasosa encontra-se confinada em um invlucro translcido (tubo de descarga) em cujas extremidades encontram-se inseridos eletrodos (hastes metlicas ou filamentos) que formam a interface entre a descarga e o circuito eltrico de alimentao. A corrente eltrica atravs da descarga formada majoritariamente por eltrons emitidos pelo eletrodo negativo (catodo) que so acelerados por uma diferena de potencial externa em direo ao eletrodo positivo (anodo) gerando colises com os tomos do vapor metlico.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

14

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Ao contrrio da lmpada incandescente, na qual o filamento metlico um condutor eltrico, na lmpada a descarga o composto metlico responsvel pela emisso de radiao encontra-se em estado slido ou lquido na temperatura ambiente e o gs inerte no interior do tubo (conhecido como gs de enchimento ou filling gas) isolante. Portanto, inicialmente necessrio um processo de ignio para o rompimento da rigidez dieltrica da coluna gasosa. O calor gerado pela descarga atravs do gs inerte nos instantes iniciais aps a partida da lmpada vaporiza o composto metlico. Aps a partida, a lmpada de descarga apresenta uma impedncia dinmica (derivada da tenso em relao corrente) negativa, ou seja, medida que a corrente na lmpada aumenta, a diferena de potencial entre os seus terminais diminui. Portanto, toda lmpada de descarga necessita de um elemento com impedncia positiva ligado em srie para estabilizar a corrente no ponto de operao nominal da lmpada. Caso contrrio, para qualquer variao de tenso da fonte de alimentao, a lmpada se comportaria como um curto-circuito e a corrente assumiriam valores elevados. O elemento de estabilizao denominado reator. Na prtica, as lmpadas a descarga so alimentadas em corrente alternada (C.A.). Desta forma, cada eletrodo assume a funo de catodo e anodo em semi-ciclos consecutivos e a lmpada passa apresentar uma curva tenso versus corrente dinmica, podendo ser modelada por uma resistncia no linear equivalente. Por questes de eficincia, a estabilizao da corrente em corrente alternada no feita com resistores, utilizando-se no seu lugar uma associao de elementos reativos (capacitores e indutores) para evitar a dissipao desnecessria de potncia ativa. Temos ento a eletricidade passando pelo reator, que joga para dentro da lmpada uma tenso acima do normal, permitindo que o sistema d a partida. O reator serve para dar a partida da lmpada e tambm como limitador de corrente. A energia transferida ao tomo pelas colises elsticas excita eltrons para rbitas mais elevadas e as colises inelsticas provocam sua ionizao gerando novos eltrons. A subseqente transio do tomo para um estado de menor energia acompanhada da emisso de radiao. As lmpadas a descarga podem ser classificadas pela presso no interior do tubo com a lmpada em operao em lmpadas de descarga de baixa presso e lmpadas de descarga de alta presso, abordados neste sub-item.

3.3.1 Lmpadas a Descarga de Baixa Presso


Existem basicamente dois tipos de lmpadas comerciais: as lmpadas de descarga de baixa presso de vapor de mercrio, conhecidas como lmpadas fluorescentes, e as lmpadas de descarga de baixa presso de vapor de sdio.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

15

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpadas Fluorescentes Desenvolvida na dcada de 1940 [4,5] e conhecida comercialmente como lmpada tubular fluorescente em funo da geometria do seu tubo de descarga, este tipo de lmpada encontra aplicaes em praticamente todos os campos de iluminao. O tubo de descarga, de vidro transparente, revestido internamente com uma camada de p branco, genericamente conhecido como "fsforo". O "fsforo" atua como um conversor de radiao, ou seja, absorve um comprimento de onda especfico de radiao ultravioleta, produzida por uma descarga de vapor de mercrio a baixa presso, para emitir luz visvel.

Figura 3.4 Estrutura interna e princpio de funcionamento de uma LF tubular

As lmpadas fluorescentes comercialmente disponveis utilizam bulbos de vidro transparente, designados por uma letra T (de tubular) seguida de um nmero que indica o seu dimetro mximo em oitavos de polegada. Por exemplo, T12 significa um bulbo tubular com dimetro de 12/8 polegadas. As caractersticas colorimtricas (temperatura de cor correlata, reproduo de cores) e a eficcia da lmpada fluorescente so determinadas pela composio e espessura do p fluorescente ("fsforo"). Os "fsforos" so compostos que emitem luz por fluorescncia quando expostos radiao ultravioleta. Na dcada de 1980 foi desenvolvida uma nova famlia de "fsforos", conhecida comercialmente como "trifsforos", que constituda de trs compostos, cada um com banda de emisso estreita e centrada nos comprimentos de onda do azul, vermelho e verde respectivamente. A combinao adequada destes compostos, junto a uma camada de halofosfato, possibilitou uma melhora no ndice de reproduo de cores e um aumento considervel na eficcia luminosa. As lmpadas fluorescentes de nova gerao utilizam um tubo com dimetro menor (T8 em vez de T12) e o custo mais elevado do tri-fsforo compensado pelo aumento de eficincia resultante. As lmpadas fluorescentes tubulares so utilizadas para iluminao de interiores em instalaes comerciais, industriais e residenciais. A lmpada fluorescente no oferece riscos sade, pois a quase totalidade da radiao ultravioleta emitida pela descarga absorvida pelo p fluorescente e pelo vidro do tubo de descarga.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

16

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpadas Fluorescentes Compactas A lmpada fluorescente compacta CFL (Compact Fluorescent Lamp) foi introduzida no mercado no incio da dcada de 1980 para substituir a lmpada incandescente. Estas lmpadas apresentam alguns detalhes construtivos que as diferenciam das lmpadas fluorescentes tubulares convencionais, porm, seu princpio de funcionamento idntico. Os modelos comerciais utilizam um tubo de vidro do tipo T4 ou T5, com revestimento de tri-fsforo e filamentos nas suas extremidades. Existem diversas formas construtivas para o tubo de descarga, sendo duas as mais comuns: um tubo nico curvado em U e dois tubos independentes, unidos por uma ponte. A Figura 3.5 apresenta uma lmpada fluorescente com dois tubos independentes, mostrando um de seus filamentos e o percurso da descarga no interior da lmpada.

Figura 3.5 Lmpada fluorescente compacta com starter incorporado

A lmpada fluorescente compacta, em geral s apresenta duas conexes eltricas, uma vez que os filamentos encontram-se ligados em srie atravs de um starter (Figura 3.6), o qual fica alojado num invlucro na base da lmpada. A estabilizao da lmpada feita atravs de um reator indutivo, conectado externamente. Algumas lmpadas j apresentam um reator incorporado na sua base, em geral do tipo rosca Edison, que utilizada em lmpadas incandescentes. O reator poder ser indutivo ou eletrnico, sendo este ltimo mais leve de forma a reduzir o peso do conjunto.

Figura 3.6 Detalhe do starter

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

17

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpadas de Vapor de Sdio de Baixa Presso A energia emitida concentra-se, na maior parte, em duas linhas prximas de ressonncia, com comprimentos de onda de 589,0 e 589,6 nm. Como esses comprimentos de onda so prximos daquele para a o qual a vista humana apresenta um Maximo de acuidade visual, elas possuem grande eficincia luminosa. A presso do vapor dentro do tubo de arco desempenha um papel importante. Com a presso muito baixa haver poucos tomos de sdio na descarga que se deseja excitar, ao passo que, presses demasiadamente elevadas, grande parte da radiao de ressonncia do tomo de sdio se perde, por auto-absoro na prpria descarga. Sua composio espectral, sendo quase monocromtica (luz amarela), distorce as cores, impedindo seu uso em iluminao interior. Devido a sua alta eficincia luminosa, so particularmente aplicveis na iluminao de ruas com pouco trafego de pedestres, tneis e auto-estradas. Constam de um tubo de descarga interno, dobrado em forma de U, que contem gs nenio e 0,5% de argnio em baixa presso, para facilitar a partida da lmpada, e uma certa quantidade de sdio metlico, que ser vaporizado durante o funcionamento. Nas extremidades encontram-se os eletrodos recobertos com xidos emissores de eltrons. A fim de evitar-se a variao do fluxo luminoso com a temperatura ambiente, o tubo de descarga encerrado dentro de uma camisa externa, na qual existe vcuo. Durante a partida, a descarga eltrica inicia-se no gs nenio (provocando a pequena produo de um fluxo luminoso de cor rosa), produzindo uma elevao de temperatura que progressivamente causa a vaporizao do sdio metlico. Dentro de uns 15 min, a lmpada adquire sua condio normal de funcionamento, produzindo um fluxo luminoso amarelo, caracterstico da descarga no vapor de sdio. A eficincia luminosa das lmpadas vapor de sdio de baixa presso, do tipo tradicional, da ordem de 100lm/W, e sua vida de 6000 h. Como todas as lmpadas de descarga eltrica exigem um reator e como seu fator de potencia extremamente baixo (cos 0,35), necessrio um capacitor para corrigi-lo. Nos ltimos anos, os fabricantes de lmpadas eltricas tm lanado no mercado novas linhas de lmpadas de vapor de sdio com elevadssimas eficincias luminosas (183 lm/W para uma lmpada de 180W) e vida bem mais longa (18000 h). Conseguiu-se esse aumento de eficincia revestindo-se a face interior da camisa de vcuo com uma camada refletora infravermelha de xido de ndio que, refletindo a radiao infravermelha produzida na descarga novamente sobre o bulbo interno, permite que sua temperatura ideal (260) seja mantida com menos intensidade de corrente no arco eltrico. Por outro lado, a transmitncia dessa camada luz elevada, absorvendo pouco do fluxo luminoso produzido na descarga. Com esses aperfeioamentos e com a atual crise mundial de energia, a lmpada de sdio de baixa presso torna-se opo atraente na iluminao de locais onde no existam problemas de reproduo de cores.
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

18

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


3.3.2 Lmpadas a Descarga de Alta Presso
As lmpadas descarga de alta presso, tambm conhecidas como lmpadas HID (High Intensity Discharge) utilizam vapores metlicos (em geral mercrio e/ou sdio) a presses da ordem de 1 a 10 atmosferas e operam com uma densidade de potncia de arco da ordem de 20 a 200 W/cm. A radiao emitida pela descarga apresenta uma distribuio espectral contnua, sobre a qual se encontram superpostas as raias predominantes dos tomos que constituem o vapor metlico. Os eletrodos so bastes irradiadores e o tubo de descarga tem dimenses reduzidas (dimetro de mm e comprimento de cm). Existem basicamente trs tipos bsicos de lmpadas comerciais: a) a lmpada de vapor de mercrio de alta presso; b) a lmpada de sdio de alta presso, e c) as lmpadas de alta presso de vapores metlicos. Lmpada de Vapor de Mercrio de Alta Presso A lmpada de vapor de mercrio de alta presso HPM (High Pressure Mercury), constituda de um tubo de descarga transparente, de dimenses reduzidas inserido em um bulbo de vidro, revestido internamente com uma camada de "fsforo" para correo do ndice de reproduo de cor. O tubo de descarga contm vapor de mercrio presso de 2 a 4 atmosferas e argnio a 0.03 atmosferas. O argnio atua como gs de partida, reduzindo a tenso de ignio e gerando calor para vaporizar o mercrio. O tubo de descarga de quartzo para suportar temperaturas superiores a 340C e evitar absoro da radiao ultravioleta emitida pela descarga. O bulbo de vidro transparente, com formato ovide, contm nitrognio, formando uma atmosfera protetora para: reduzir a oxidao de partes metlicas, limitar a intensidade da radiao ultravioleta que atinge o revestimento de "fsforo" e melhorar as caractersticas de isolao trmica.

(a) Estrutura mecnica

(b) Detalhe do tubo de descarga

Figura 3.7 Lmpada de vapor de mercrio de alta presso Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

19

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


A estabilizao da descarga realizada atravs de um reator indutivo. A tenso C.A. da rede suficientemente elevada para realizar a ignio da descarga de argnio entre o eletrodo auxiliar e o principal adjacente, que vaporiza o mercrio lquido e produz ons necessrios para estabelecer o arco entre os eletrodos principais. Aps a ignio do arco principal, a queda de tenso sobre o resistor de partida reduz a diferena de potencial entre os eletrodos auxiliar e principal adjacente, extinguindo o arco entre ambos. A tenso de ignio da lmpada aumenta com a presso do vapor de mercrio, ou seja, com a temperatura do tubo de descarga. Quando se desliga uma lmpada alimentada por um reator indutivo convencional, a sua reignio s possvel aps 3 a 5 minutos, intervalo de tempo necessrio para o esfriamento da lmpada e conseqente queda de presso.

Figura 3.8 Reator para lmpada de vapor de mercrio de alta presso

Nos instantes iniciais da descarga, a lmpada emite uma luz verde clara. A intensidade luminosa aumenta gradativamente at estabilizar-se aps 6 a 7 minutos, quando a luz se torna branca com uma tonalidade levemente esverdeada. A descarga de mercrio no tubo de arco produz uma energia visvel na regio do azul e do ultravioleta. O fsforo, que reveste o bulbo, converte o ultravioleta em luz visvel na regio do vermelho. O resultado uma luz de boa reproduo de cores com eficincia luminosa de at 60lm/W. A luz emitida por uma lmpada sem revestimento de fsforo, apresenta um baixo ndice de reproduo de cor (CRI = 20), devido ausncia de raias vermelhas. O "fsforo" utilizado em lmpadas de vapor de mercrio de alta presso tem uma banda de emisso de 620 nm a 700 nm e consegue melhorar o significativamente o ndice de reproduo (CRI = 50). importante salientar que devido emisso de ultravioleta, caso a lmpada tenha seu bulbo quebrado ou esteja sem o revestimento de fsforo, deve-se deslig-la, pois o ultravioleta prejudicial sade, principalmente em contato com a pele ou os olhos. A lmpada de mercrio apresenta fluxo luminoso elevado e vida til longa, porm, a sua eficcia luminosa relativamente baixa. Este tipo de lmpada utilizado em sistemas de iluminao de exteriores, em especial, na iluminao pblica urbana.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

20

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpada de Luz Mista As lmpadas de luz mista, como o prprio nome j diz, so uma combinao de uma lmpada vapor de mercrio com uma lmpada incandescente, ou seja, um tubo de descarga de mercrio ligado em srie com um filamento incandescente. O filamento controla a corrente no tubo de arco e ao mesmo tempo contribui com a produo de 20% do total do fluxo luminoso produzido. A combinao da radiao do mercrio com a radiao do fsforo e a radiao do filamento incandescente, produz uma agradvel luz branca. As principais caractersticas da luz mista so: substituir diretamente as lmpadas incandescentes em 220V, no necessitando de equipamentos auxiliares (reator, ignitor e starter) e possuir maior eficincia e vida media 8 vezes maior que as incandescentes.

Figura 3.9 Lmpada de luz mista

Este tipo de lmpada apresenta um ndice de reproduo de cor variando de 50 a 70, porm sua eficcia luminosa baixa em razo da potncia dissipada no filamento, que determina a sua vida til, em geral de 6000 horas a 10000 horas. Esta lmpada utilizada no Brasil em sistemas de iluminao de interiores no setor comercial em substituio s lmpadas incandescentes.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

21

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpada de Vapor de Sdio de Alta Presso A lmpada de vapor de sdio de alta presso HPS (High Pressure Sodium), constituda de um tubo de descarga cilndrico e translcido, com um eletrodo em cada extremidade. O tubo de descarga sustentado por uma estrutura mecnica, sob vcuo, no interior em um bulbo de vidro borosilicado, com formato tubular ou elipsoidal. Em lmpadas convencionais, o tubo de descarga contm vapor de sdio a presso de 0.13 atmosferas, vapor de mercrio a presso de 0.5 a 2 atmosferas e xennio, que atua como gs de partida, gerando calor para vaporizar o mercrio e o sdio. O mercrio, na forma de vapor e a uma presso significativamente superior ao sdio, reduz a perda por calor e eleva a tenso de arco da lmpada. O eletrodo construtivamente similar ao da lmpada de vapor de mercrio de alta presso.

Figura 3.10 Lmpada de vapor de sdio de alta presso

O bulbo das lmpadas HPS em geral transparente ou apresenta um revestimento de fsforo neutro para tornar a superfcie difusa, sem alterar a distribuio espectral da luz emitida. A lmpada de vapor de sdio convencional apresenta, em geral, um baixo ndice de reproduo de cor (CRI 20), porm, uma elevada eficcia luminosa (120 lm/W para a lmpada de 400 W) e vida til longa (24 000 horas). No entanto, existem lmpadas especiais que apresentam um elevado ndice de reproduo de cor (CRI = 85), porm, com uma eficcia luminosa de 80 lm/W. Para a estabilizao da lmpada, utilizam-se reatores indutivos do mesmo tipo usado em lmpadas de vapor de mercrio. Nas lmpadas HPS convencionais, esta funo desempenhada por um dispositivo externo lmpada, conhecido por ignitor. Quando se desliga uma lmpada HPS alimentada por um reator indutivo com ignitor convencional, a sua reignio s possvel aps 3 a 7 minutos, intervalo de tempo necessrio para o esfriamento da lmpada. indicada para iluminao de locais onde a reproduo de cor no um fator importante.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

22

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Lmpadas de Vapor Metlico A lmpada de vapor metlico HPMH (High Pressure Metal Halide) construtivamente semelhante lmpada de mercrio de alta presso, ou seja, utiliza um tubo de descarga de slica fundida inserida no interior de um bulbo de quartzo transparente. Os modelos mais comuns so do tipo lapiseira.

Figura 3.11 Lmpada de vapor metlico

O tubo de descarga contm vapor de mercrio, um gs para ignio (argnio) e haletos metlicos. A temperatura de vaporizao dos metais em geral superior mxima temperatura suportvel pelo material do tubo de descarga. J o metal na forma de um haleto vaporiza a uma temperatura significativamente inferior. Geralmente utilizam-se iodetos, pois so quimicamente menos reativos. A adio de metais introduz raias no espectro que melhoram as caractersticas de reproduo de cores da lmpada. Um ciclo regenerativo similar ao das lmpadas incandescentes halgenas ocorre nas lmpadas HPMH. As lmpadas de vapor metlico apresentam uma eficcia luminosa de 65 a 100 lm/W e um ndice de reproduo de cores superior a 80. A sua vida til em geral inferior a 8000 horas. So comercialmente disponveis lmpadas de 70 W a 2000 W, sendo utilizadas em aplicaes onde a reproduo de cores determinante, como por exemplo, em estdios cinematogrficos, iluminao de vitrines e na iluminao de eventos com transmisso pela televiso.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

23

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

4. Projeto de Iluminao
O projeto de iluminao tem por objetivo estabelecer o melhor sistema de iluminao para uma dada aplicao, notando que muitas vezes a definio de melhor complexa e leva em conta fatores subjetivos. Na elaborao de um projeto de iluminao so considerados, por um lado, os diferentes tipos de lmpadas e luminrias disponveis comercialmente e, por outro lado, os requisitos da aplicao, os quais incluem o tipo e o grau de preciso da atividade a ser desenvolvida no local, as pessoas que desenvolvero essa atividade, etc. De uma forma geral, o sistema de iluminao deve garantir nveis de iluminamento mdio adequados em funo das caractersticas do local e da atividade a ser desenvolvida. Para tanto, as normas tcnicas possuem valores de referncia habitualmente utilizados em projetos de iluminao. Uma vez escolhida a luminria a ser utilizada, a etapa final do projeto consiste em determinar o nmero de luminrias necessrias para alcanar o valor de iluminamento mdio especificado e ainda proceder a ajustes de uniformizao levando em conta a simetria do local. Define-se iluminamento mdio (EM) em uma dada superfcie como:

EM =
Em que:

S
2

- o fluxo luminoso total que atravessa a superfcie (lm);


S - a rea da superfcie considerada (m ).

A unidade do iluminamento lm/m2, mais conhecida por lux. atravs do iluminamento mdio que so fixados os requerimentos de iluminao em funo da atividade a ser desenvolvida em um determinado local. Outro conceito fundamental em luminotcnica o de curva de distribuio luminosa, descrita no item 2.1 desta apostila. Os valores de intensidade luminosa so fornecidos considerando luminria equipada com fonte luminosa padro com fluxo luminoso total de 1000 lm. Caso a lmpada produza um fluxo diferente, os valores de intensidade luminosa devero ser corrigidos proporcionalmente.

Figura 4.1 Exemplo de curva de distribuio luminosa Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

24

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA 4.1 Previso de Carga (NBR 5410)


Como regra geral, a NBR 5410 estabelece que as cargas de iluminao devem ser determinadas como resultado da aplicao da NBR 5413: Iluminncia de interiores Procedimento. Como alternativa ao uso da NBR 5413, e especificamente em unidades residenciais, a NBR 5410 apresenta o seguinte critrio de previso de carga de iluminao para cada cmodo ou dependncia:

A norma adverte que os valores indicados so para efeito de dimensionamento dos circuitos, no havendo qualquer vnculo, com potncia nominal de lmpadas. Em cada cmodo ou dependncia de unidades residenciais deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, com potncia mnima de 100 VA, comandado por interruptor de parede. Nos prximos itens sero abordados os principais mtodos para projeto de iluminao, como o Mtodo dos Lmens, o Mtodo Ponto a Ponto e o Mtodo das Cavidades Zonais. O primeiro se destina principalmente a projetar a iluminao de recintos fechados, onde a luz refletida por paredes e teto contribui significativamente no iluminamento mdio do plano de trabalho (o plano onde sero desenvolvidas as atividades; por exemplo, o plano das mesas em um escritrio). O Mtodo Ponto a Ponto se destina principalmente ao projeto de iluminao de reas externas, onde a contribuio da luz refletida pode ser desprezada sem incorrer em erros significativos. Alm disso, o Mtodo Ponto a Ponto pode ser utilizado como clculo verificador de um projeto elaborado pelo Mtodo dos Lmens. J o Mtodo das Cavidades Zonais mais custoso, mas pode levar a resultados mais confiveis.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

25

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA 4.2 Mtodos de Clculo Mtodo dos Lmens


O Mtodo dos Lmens tem por finalidade principal determinar o nmero de luminrias necessrias para garantir um valor de iluminamento mdio especificado a priori. Ele pode ser resumido nos passos a seguir. Passo 1 Estabelecer o iluminamento mdio do local, em funo das dimenses do mesmo e da atividade a ser desenvolvida. Conforme mencionado anteriormente, as normas tcnicas possuem valores de referncia para o iluminamento mdio. De acordo com a NBR 5413, para a determinao da iluminncia conveniente recomendvel considerar as seguintes classes de tarefas visuais.
Tabela 4.1 Iluminncia por classe de tarefas visuais. Classe
A Iluminao geral para reas usadas interruptamente ou com tarefas visuais simples B Iluminao geral para rea de trabalho C Iluminao adicional para tarefas visuais difceis

Iluminncia (lux)
20-30-50 50-75-100 100-150-200 200-300-500 500-750-1000 1000-1500-2000 2000-3000-5000 5000-7500-10000 10000-15000-20000

Tipo de Atividade
reas pblicas com arredores escuros Orientao simples para permanncia curta Recintos no usados para trabalho contnuo; depsitos. Tarefas com requisitos visuais limitados, trabalho bruto de maquinaria, auditrios. Tarefas com requisitos visuais normais, trabalho mdio de maquinaria, escritrios. Tarefas com requisitos especiais, gravao manual, inspeo, indstria de roupas. Tarefas visuais exatas e prolongadas, eletrnica de tamanho pequeno Tarefas visuais muito exatas, montagem de microeletrnica. Tarefas visuais muito especiais, cirurgia.

O uso adequado da iluminncia especfica (valores tabela acima) determinado por trs fatores, de acordo com a tabela 4.2.
Tabela 4.2 Fatores determinantes da iluminncia adequada.
Caractersticas da tarefa e do observador Idade Velocidade e preciso Refletncia do fundo da tarefa -1 Inferior a 40 anos Sem importncia Superior a 70% Peso 0 40 a 55 anos Importante 30 a 70% +1 Superior a 55 anos Critca Inferior a 30%

Analisar cada caracterstica e determinar o seu peso; Somar os trs valores encontrados; Usar a iluminncia inferior quando o valor total for igual a -2 ou -3; a iluminncia superior quando a soma for +2 ou +3; e a iluminncia mdia nos outros casos.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

26

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


A NBR 5413 tambm apresenta tabelas com a iluminncia mdia por tipo de atividades. Da mesma forma, so apresentados 3 valores de iluminncias, devendo ser utilizado o valor do meio em todos os casos. O valor mais alto deve ser utilizado quando:

A tarefa se apresenta com refletncias e contrastes bastantes baixos; Erros so de difcil correo; O trabalho visual crtico; Alta produtividade ou preciso so de grande importncia; A capacidade visual do observador est abaixo da mdia. Refletncias ou contrastes so relativamente altos; A velocidade e/ou preciso no so importantes; A tarefa executada ocasionalmente.

O valor mais baixo pode ser utilizado quando:

A tabela 4.3 apresenta exemplos de iluminncias, em lux, por tipo de atividade.


Tabela 4.3 Iluminncia por tipo de atividades.
Local Escritrios Atividade Registros, cartografia, etc Desenho, engenharia mecnica e arquitetura Desenho decorativo e esboo Sala de estar: Geral Local (leitura, escrita, bordado, etc.) Cozinhas: Geral Local (fogo, pia, mesa) Quartos: Geral Local( espelho, cama) Hall, despensa, garagens, escadas: Geral Local Banheiros: Geral Local (espelhos) Iluminncia 750-1000-1500 750-1000-1500 300-500-750 100-150-200 300-500-750 100-150-200 200-300-500 100-150-200 200-300-500 75-100-150 200-300-500 100-150-200 200-300-500

Residncias

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

27

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Passo 2 Estabelecer o tipo de lmpada e de luminria a serem utilizadas no local. A experincia do projetista muito importante neste passo, pois um determinado conjunto lmpada/luminria disponvel comercialmente pode-se adaptar melhor a algumas aplicaes e no a outras. Por exemplo, iluminao fluorescente convencional bastante indicada para iluminao de escritrios, e iluminao incandescente a opo preferencial para galerias de arte, devido a sua excelente reproduo de cores. Passo 3 Para a luminria escolhida no passo anterior determina-se o Fator de Utilizao (Fu). Este coeficiente, menor ou igual a 1, representa uma ponderao que leva em conta as dimenses do local e a quantidade de luz refletida por paredes e teto. A contribuio das dimenses do local feita atravs do chamado ndice do Local (K) definido de acordo com:

K=
Em que:

CL H (C + L)

C - comprimento do local, considerando formato retangular (m); L - largura do local (m); H - altura de montagem das luminrias (m).

O ndice do local permite diferenciar locais com mesma superfcie total, mas com formato diferente (quadrado, retangular, retangular alongado, etc.), e tambm incorpora a influncia da distncia entre o plano das luminrias e o plano de trabalho. Para se determinar o Fator de Utilizao (Fu), deve-se multiplicar o valor da Eficincia do Recinto pelo valor da Eficincia da Luminria. Muitas vezes, esse processo evitado, se a tabela de Fator de utilizao for tambm fornecida pelo catlogo. Esta tabela nada mais que o valor da Eficincia do Recinto j multiplicado pela Eficincia da Luminria, encontrado pela interseo do ndice do Recinto (K) e das Refletncias do teto, paredes e piso (nesta ordem). Outra forma de obteno do fator de utilizao corresponde utilizao de tabelas de rendimento de recintos em funo da curva de distribuio luminosa das luminrias. A tabela na seqncia apresenta os rendimentos para diversos tipos de luminrias.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

28

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Tabela 4.4 - Eficincia do recinto (segundo normas alems).

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

29

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

30

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

31

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Conforme indicado em 2.2 (pgina 9) o fator de utilizao pode ser calculado por:

Fu = L R
onde o rendimento do recinto retirado da tabela anterior e o rendimento da luminria obtido de catlogos de fabricantes que fornecem a Curva de Distribuio Luminosa junto Curva Zonal de uma luminria. A Curva Zonal nos indica o valor da Eficincia da Luminria em porcentagem. No havendo informao disponvel, podem ser usados os valores da tabela 4.5, que apresenta valores mdios de eficincia para luminrias em geral, agrupadas por tipos.
Tabela 4.5 Eficincia aproximada de luminrias.
Tipo Luminrias abertas com lmpadas nuas Luminrias com refletor ou embutidas abertas Luminrias com refletor e lamelas de alta eficincia Luminrias com refletor ou embutidas com lamelas Luminrias tipo "plafond" com acrlico anti-ofuscante Luminrias de embutir com acrlico anti-ofuscante Eficincia 0,9 0,7 0,7 0,6 0,6 0,5

Passo 4
Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

32

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Passo 5 Determina-se o nmero de lmpadas (n) necessrias de acordo com a seguinte expresso:

n=
Em que:

ES Fu Fd Fr

E - iluminamento mdio (em lux) estabelecido no Passo 1; S = CL - rea do local (m2). Fr - No caso da utilizao de lmpadas de descarga, deve-se considerar o fator de fluxo luminoso do reator. - representa o fluxo luminoso (em lm) de uma lmpada.

Passo 6 Determina-se o nmero necessrio de luminrias, dividindo a quantidade de lmpadas pelo nmero de lmpadas por luminria. Passo 7 Ajusta-se o nmero de luminrias de forma a produzir um arranjo uniformemente distribudo. Recomenda-se que o espaamento que deve existir entre as luminrias seja condicionado sua altura til, que por sua vez pode conduzir a uma distribuio adequada de luz. Assim, a distncia mxima entre os centros das luminrias deve ser de 1 a 1,5 da sua altura til. O espaamento da luminria parede deve corresponder a metade deste valor.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

33

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA Mtodo Ponto a Ponto


Para descrever o Mtodo Ponto a Ponto imprescindvel apresentar antes duas leis bsicas da Luminotcnica, a Lei do Inverso do Quadrado e a Lei dos Cosenos. A Lei do Inverso do Quadrado estabelece que o iluminamento mdio cai com o quadrado da distncia fonte luminosa. De fato, conforme ilustra a Figura 4.2, o mesmo fluxo luminoso atravessa as superfcies S1 e S2, situadas a distncias d1 e d2 da fonte luminosa, respectivamente.

Figura 4.2 Lei do Inverso do Quadrado

Como o ngulo slido correspondente s duas superfcies o mesmo, conclui-se que vlida a seguinte relao:
2 2 S1 d 1 d 1 = = 2 2 S 2 d 2 d 2 2

Por outro lado, da definio de intensidade luminosa I =

resulta:

I=

2 2 = = d d = Ed d d S d S d 2 d d

Em que E(d) indica o iluminamento mdio a uma distncia genrica d da fonte luminosa. A equao E d =

I a expresso matemtica da Lei do Inverso do Quadrado. d2

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

34

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


A Lei dos Cosenos estabelece que se a superfcie (plana) considerada no for normal direo definida pela intensidade luminosa, o iluminamento mdio na superfcie ser menor que no caso da superfcie ser normal e, ainda, a relao entre ambos valores dado pelo coseno do ngulo formado entre as normais das duas superfcies.

Figura 4.3 Lei dos Cosenos

Entre as superfcies S1 e S2 vlida a relao:

S1 = cos S2

Nestas condies, a relao entre os iluminamentos mdios em S1 e S2 :

E2 =

I I = = cos = E1 cos S 2 S1 S1 cos

Que a prpria expresso matemtica da Lei dos Cosenos. O Mtodo Ponto a Ponto permite calcular, em qualquer ponto do plano de trabalho, o iluminamento mdio causado por uma fonte luminosa localizada em qualquer ponto do local. Inicialmente considere-se a situao da Figura 13.25. O problema determinar o iluminamento mdio no plano horizontal no ponto P, causado pela fonte luminosa.

Figura 4.4 Mtodo Ponto a Ponto Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

35

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Destaca-se que a intensidade luminosa I() dada pela curva fotomtrica da luminria, considerada conhecida. O iluminamento no ponto P, no plano perpendicular intensidade luminosa, calculado atravs da Lei do Inverso do Quadrado:

EP =

I ( ) I ( ) I ( ) = = 2 cos 2 2 2 D h h cos

No ponto P, o iluminamento no plano horizontal determinado atravs a Lei dos Cosenos:

E PH = E P cos =

I ( ) cos 3 2 h

Finalmente, considerando todas as luminrias existentes no local, o iluminamento total no plano horizontal em P determinado atravs de:

E PH _ TOTAL = E PH _ i
i =1

Em que n indica o nmero total de luminrias e EPH horizontal em P causado pela luminria i.

o iluminamento

Para obter o iluminamento mdio do local, aplica-se esta equao a um conjunto adequado de pontos de verificao e calcula-se finalmente a mdia aritmtica de todos os valores de iluminamento obtidos. Na prtica o iluminamento total em um determinado ponto tem contribuio significativa apenas das luminrias mais prximas ao ponto, sendo que a contribuio das luminrias distantes muito pequena por causa da Lei do Inverso do Quadrado. De todo modo, o clculo do iluminamento atravs do Mtodo Ponto a Ponto feito normalmente atravs de programa computacional, pois o clculo manual s vivel em casos simples com poucas luminrias e poucos pontos de clculo.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

36

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA Mtodo das Cavidades Zonais


O mtodo das cavidades zonais fundamentado na teoria da transferncia de fluxo, onde so admitidas superfcies uniformes, refletindo o fluxo luminoso de modo preciso, dadas as consideraes que so feitas na determinao dos fatores de utilizao e de depreciao. Os valores das cavidades podem alterar substancialmente o nvel do fluxo luminoso que chega ao plano de trabalho. So consideradas as seguintes cavidades:

Cavidade do teto Representa o espao existente entre o plano das luminrias e o teto. Para luminrias no forro, por exemplo, a cavidade do teto o prprio forro, isto , nula.

Cavidade do recinto ou do ambiente o espao entre o plano das luminrias e o plano de trabalho, geralmente considerado a 0,80 m do piso. Na verdade, a cavidade do recinto igual altura til da luminria.

Cavidade do piso Representa o espao existente entre o plano de trabalho e o piso. Quando se quer determinar o ilumina-mento mdio na superfcie do piso, a cavidade do piso o prprio cho, isto , nula.

Figura 4.5 Representao das cavidades

Em primeiro lugar deve-se determinar o fluxo luminoso necessrio para se obter o iluminamento mdio desejado no plano de trabalho. A equao para esse fim dada por:

ES Fu Fd
37

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Em que:

t - fluxo total a ser emitido pelas lmpadas, em lmens


E - iluminamento mdio requerido pelo ambiente, em lux; S - rea do recinto, em m2; Fd - fator de depreciao da luminria; Fu - fator de utilizao do recinto.

O fator de depreciao mede a relao entre o fluxo luminoso emitido por uma luminria no fim do perodo considerado para iniciar o processo de manuteno e o fluxo emitido no incio de sua operao. Ele pode ser encontrado em tabelas j prontas em funo do tipo de aparelho utilizado ou em funo do tipo de ambiente (como j foi mostrado no item 2.3 dessa apostila)
Tipo de Aparelho Aparelhos para embutir lmpadas incandescentes Aparelhos para embutir lmpadas refletoras Calha aberta e chanfrada Refletor industrial para lmpadas incandescentes Luminria comercial Luminria ampla utilizada em linhas contnuas Refletor parablico para duas lmpadas incandescentes Refletor industrial para lmpada VM Aparelho para lmpada incandescente para iluminao indireta Luminria industrial tipo Miller Luminria com difusor de acrlico Globo de vidro fechado para lmpada incandescente Refletor com difusor plstico Luminria comercial para lmpada high output colmia Luminria para lmpada fluorescente para iluminao indireta Fd 0,85 0,8 0,75

0,7

0,6

O fator de utilizao determinado a partir do conhecimento das refletncias efetivas das cavidades do teto e das paredes (mostradas no item 2.3 desta apostila), alm da relao da cavidade do recinto e da curva de distribuio da luminria. Para isso devemos escolher a luminria, definindo o fabricante, o tipo e a categoria da luminria e da lmpada adotada. O fator de relao das cavidades dado pela frmula: Em que: A comprimento do recinto [m] B largura do recinto [m]

K=

5 ( A + B) A B

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

38

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Assim as relaes das cavidades zonais sero:

Relao da cavidade do recinto Rcr = K * Hlp Hlp - altura da luminria ao plano de trabalho [m] Relao da cavidade do teto Rct = K * Htl Htl - altura do teto ao plano das luminrias [m] Relao da cavidade do piso Rcp = K * Hpp Hpp - altura do plano de trabalho ao piso [m]

Combinando esses valores com os valores de refletncia percentual do piso e das paredes conforme a tabela a seguir, teremos:

Refletncia efetiva da cavidade do piso (cp) obtida atravs da combinao das refletncias percentuais do piso e das paredes, associada ao valor de Rcp conforme a Tabela.

Refletncia efetiva da cavidade do teto (ct) Obtida da mesma Tabela, porm com base no valor de Rct. Quando as luminrias so fixadas na superfcie do teto, o valor da refletncia da cavidade do teto igual refletncia do teto.

Quando o teto possui superfcies no-planas, como o caso de muitos galpes industriais, determina-se a refletncia da cavidade do teto por:

ct =

te S pt
S rt te S rt + te S pt

Em que:

Spt - rea da projeo horizontal da superfcie do teto, [m2] Srt - rea real da superfcie do teto, [m2]; te - refletncia percentual do teto.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

39

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

40

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Quando as refletncias da cavidade do piso apresentarem valores muito diferentes do valor estipulado, estes devero ser corrigidos pelo Coeficiente de correo do fator de utilizao:

Fuc = Fu Fc

Se a refletncia efetiva da cavidade do piso for superior a 20%, deve-se multiplicar o fator de utilizao pelo fator de correo; Se a refletncia efetiva da cavidade do piso for inferior a 20%, o fator de utilizao inicial deve ser dividido pelo fator de correo correspondente.

O Fator de depreciao do servio da iluminao (Fd) mede a degradao do fluxo luminoso no ambiente iluminado, que funo de vrios fatores de depreciao que se tomam crticos com o decorrer do tempo de operao do projeto. Quando no se conhecem maiores dados sobre o tipo de ambiente para a qual se elabora o projeto de iluminao, nem o espao de tempo previsto para a manuteno dos aparelhos, o fator de depreciao pode ser determinado, aproximadamente, atravs de tabelas, como as mostradas anteriormente. Em projetos de maior envergadura, porm, estes dados devem ser obtidos com maior preciso, a fim de se dimensionar adequadamente o nmero de luminrias que ir permitir o nvel de iluminamento desejado no final do perodo aps o qual sero iniciados os trabalhados de limpeza.

Fdi = Fd Fs Fq F f
Em que: Fdi Fator de depreciao do servio da iluminao Fq Fator de reduo do fluxo luminoso por queima da lmpada Ff Fator de depreciao do fluxo luminoso da lmpada Fd Fator de depreciao do servio da luminria sujeira Fs Fator de depreciao das superfcies do ambiente devido 41

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA 4.3 Exemplos de Clculo de Iluminao


Mtodo dos Lmens Projetar o sistema de iluminao de um escritrio com 18m de comprimento, 8m de largura e 3m de altura (p direito), com mesas de 0,8 metros de altura. As luminrias sero Philips TCS 029, com duas lmpadas fluorescentes de 32 W, Branca Comfort. O teto est pintado de verde claro, as paredes esto de azul claro e o cho est revestido com piso na cor marrom. O ambiente considerado normal com perodo de manuteno de 5.000 horas. (I) aparelho de iluminao:

Luminria TCS 029 Duas lmpadas TLDRS 32/64 2.500 lm 2 x 2.500 = 5.000 lm

(II) da tabela de iluminncias recomendadas (item 4.2), adota-se E = 500 lx (III) tem-se l = 18m b = 9m hm = 2,2m (luminria no teto e mesas a 0,8m). da expresso K =

BL 18 9 = 2,7 H M ( B + L) 2,2(18 + 9)

(IV) consultando a tabela de fator de utilizao Fu para esta luminria, com K = 2,5 e considerando para o local uma refletncia 551 (50% teto, 50% parede, 10% piso), obtm-se Fu = 0,53; (V) da tabela de fator de depreciao Fd (item 2.3), considerando ambiente normal e manuteno a cada 5.000h, obtm-se Fd = 0,85; (VI) da expresso =

ES (18 9) 500 = 179.800 lm Fu Fd 0,53 0,85

(VII) da expresso N L =

179.800 = = 36 luminrias; L 5.000

(VIII) distribuio de luminrias:

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

42

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


Mtodo Ponto a Ponto Exemplo orientativo para leitura das curvas de distribuio luminosa (CDL), clculo da intensidade luminosa nos diferentes pontos e a respectiva iluminncia. (Figura 4.5)

Consultando-se a luminria, cuja CDL est representada na figura 4.6 e supondo-se que esta luminria esteja equipada com 2 lmpadas fluorescentes LUMILUX 36W/21 (Figura 4.7), qual ser a Iluminncia incidida num ponto a 30 de inclinao do eixo longitudinal da luminria, que se encontra a uma altura de 2,00 m do plano do ponto?

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

43

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA


LUMILUX 36W/21

= 3350 lm

Luminria para 2x LUMILUX 36W/21 n=2 Na CDL, l-se que: I30 = 340 cd Como este valor refere-se a 1000 lm, tem-se que: I30 =

340 (2 3350 ) = 2278 cd 1000

Seguindo-se a frmula:

E=

cos 3 a h2 I E = 30 cos3 30o h2 2278 E= 0,65 4 E = 370 lx

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

44

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Referncias Bibliogrficas
1. Philips Iluminao Noes Bsicas de Iluminao, Informao de produto Informao de Aplicao. 2. Osram, Manual Luminotcnico Prtico. 3. Lumicenter Engenharia de Iluminao Informaes Tcnicas, extradas do stio internet www.lumicenter.com.br 4. NBR-5413 - Iluminncia de Interiores (Norma Tcnica ABNT). 5. FONSECA, Rmulo Soares, Iluminao Eltrica, Editora McGraw-Hill do Brasil, LTDA. 6. MOREIRA, Vinicius de Arajo, Iluminao e Fotometria Teoria e Aplicao, 3 edio revista e ampliada, Editora Edgard Blucher LTDA. 7. SILVA, Mauri Luiz da, Luz Lmpadas & Iluminao, 3 edio, Editora Cincia Moderna. 8. RODRIGUES, Pierre, Manual de Iluminao Suficiente PROCEL Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica, 1 edio, 2002. 9. KAEHLER, Jos Wagner Maciel, Parte III - II - Sistemas de Uso Final: Iluminao, 2006. 10. COTRIM, Ademaro A. M. B., Instalaes Eltricas, 4 edio, Pearson Prentice Hall.

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

45

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Anexos

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

46

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

47

LMPADAS ELTRICAS E LUMINOTCNICA

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica GEE25 Instalaes Eltricas

48

Anda mungkin juga menyukai