Anda di halaman 1dari 2

SECRETARIA DE GESTO DO TRABALHO E DA EDUCAO NA SADE DEPARTAMENTO DE GESTO DA EDUCAO NA SADE

Composio dos plos


I. Gestores estaduais e municipais de sade e de educao. II. Instituies de ensino com cursos na rea da Sade, docentes e estudantes. III. Escolas de sade e demais centros formadores do SUS. IV. Hospitais de ensino, servios de sade e trabalhadores do SUS. V. Movimentos sociais ligados gesto social das polticas pblicas de sade e s instncias de controle social no SUS.

Educao Permanente em Sade

Concluso
A Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade uma proposta de ao estratgica que visa a transformar e a qualificar a ateno sade, os processos formativos, as prticas de sade e pedaggicas, alm de incentivar a organizao das aes e dos servios. A implantao dessa poltica implica o trabalho articulado entre o sistema de sade e as instituies de ensino, colocando em evidncia a formao e o desenvolvimento para o SUS, na perspectiva da educao permanente.
http://www.saude.gov.br deges@saude.gov.br
EDITORA MS/CGDI/SAA/SE - junho - Braslia/DF - OS 0654/2004 - reviso

Disque Sade 0800-61-1997

Ministrio da Sade

prender e ensinar sade

Funes dos plos


I. Identificar necessidades de formao e de desenvolvimento dos trabalhadores de sade e construir estratgias e processos que qualifiquem a ateno e a gesto em sade, fortalecendo o controle social no setor, na perspectiva de produzir impacto positivo sobre a sade individual e coletiva.

A educao permanente a articulao entre as necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho, quando o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das pessoas e das organizaes de sade. Essa estratgia, alm de possibilitar a atualizao tcnica dos profissionais da sade, permite a reflexo e a anlise crtica dos processos de trabalho e dos processos de formao, facilitando a identificao de problemas e a elaborao de estratgias para a superao dos mesmos.

II. Mobilizar a formao de gestores de sistemas, aes e servios para a integrao da rede de ateno como cadeia de cuidados progressivos sade (rede nica de ateno intercomplementar e de acesso ao conjunto das necessidades de sade individuais e coletivas). III. Propor polticas e estabelecer negociaes interinstitucionais e intersetoriais orientadas pelas necessidades de formao e de desenvolvimento e pelos princpios e diretrizes do SUS, no substituindo quaisquer fruns de formulao e deciso sobre as polticas de organizao da ateno sade. IV. Articular e estimular a transformao das prticas de sade e de educao na sade, no SUS e nas instituies de ensino, tendo em vista a implementao das diretrizes curriculares nacionais para o conjunto dos cursos da rea da Sade e a transformao de toda a rede de servios e de gesto em rede-escola. V. Formular polticas de formao e desenvolvimento de formadores e de formuladores de polticas, fortalecendo a capacidade docente e a capacidade de gesto do SUS em cada locorregio.

Objetivo da educao permanente


Buscar solues a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho, considerando as experincias e as vivncias de cada um, e, com isso, promover transformaes na prtica profissional, na prpria organizao do trabalho e nas prticas de ensino.

Formao de plos
A conduo da Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade ser efetivada mediante a constituio de plos locorregionais em articulaes interinstitucionais. Os Plos de Educao Permanente em Sade so instncias colegiadas de gesto da educao na sade e servem para a articulao, a negociao e a pactuao interinstitucionais. So espaos onde atores de diversas instituies podero se encontrar e pensar juntos as questes da formao e do desenvolvimento dos trabalhadores da rea da Sade, sempre em determinado territrio locorregional que considere as necessidades e os problemas reais. O Ministrio da Sade apia tcnica, financeira e operacionalmente a constituio e o funcionamento dos Plos de Educao Permanente em Sade para o Sistema nico de Sade (SUS).

VI. Estabelecer a pactuao e a negociao permanente entre os gestores e trabalhadores das aes e dos servios do SUS, entre docentes e estudantes da rea da Sade e entre usurios e movimentos sociais. VII. Estabelecer relaes cooperativas com os outros Plos de Educao Permanente em Sade nos estados e no Pas.

Anda mungkin juga menyukai