Anda di halaman 1dari 5

ESCOLA BSICA DA VENDA DO PINHEIRO PORTUGUS FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO 9.

ANO 2012/2013
Prof. Slvia Rebocho

RELAES ENTRE PALAVRAS


RELAO DE SOM E GRAFIA

HOMNIMAS O rio corre lentamente para o mar. Eu rio com as tuas piadas. Escrevem-se da mesma maneira; Leem-se da mesma maneira; Tm significados diferentes.

HOMFONAS Asso a carne no forno. Isto est rijo como ao. Escrevem-se de maneira diferente; Leem-se da mesma maneira; Tm significados diferentes.

HOMGRAFAS Sei de cor esta histria. O azul uma cor profunda. PARNIMAS Crer sinnimo de acreditar. Querer sinnimo de desejar. Escrevem-se de forma semelhante; Leem-se de forma semelhante; Tm significados diferentes. Escrevem-se da mesma maneira; Leem-se de maneira diferente; Tm significados diferentes.

RELAO SEMNTICA

SINNIMOS Estou satisfeito, alegre, contente. Significado muito semelhante.

ANTNIMOS Ests de chegada ou de partida? Significado oposto.

HIPERNIMOS E HIPNIMOS (hierarquia) A palavra peixes inclui vrias espcies, tendo Hoje havia muitos peixes no mercado: sardinha, um sentido mais geral relativamente a sardinha, carapau, salmo, robalo. carapau, salmo e robalo. Estes tm sentido mais especfico. Um determinado hipernimo pode ser Encontrei arbustos de vrias espcies: esteva, hipnimo de outro. No 2 exemplo, a palavra urze, tojo, arbusto, que hipernimo de esteva, urze e tojo, , no entanto, hipnimo de vegetao.

MONOSSEMIA E POLISSEMIA Observa o sentido que a palavra cabea apresenta em cada uma destas frases: Ela cobriu a cabea com um leno. (= parte superior do corpo humano) So vinte euros por cabea. (= pessoa considerada individualmente, num conjunto) Ele uma pessoa com cabea. (= inteligncia) Quando me enervo, tento no perder a cabea. (= calma, controlo) Ele colocou-se cabea da manifestao. (= frente) V-se uma casa na cabea do monte. (= cimo) Como verificas, a palavra cabea apresenta diferentes sentidos de acordo com o contexto em que surge - uma palavra polissmica. Isto , um mesmo significante (conjunto de sons representados na escrita por sinais grficos) admite vrios sentidos (conceitos). Em regra, as palavras de uma lngua so polissmicas, mas h, no entanto, algumas que apresentam um nico sentido, como acontece com vrios termos da rea cientfica e tcnica (genoma, lingustica, narrador...) - dizemos que so palavras monossmicas. Nestes casos, a um mesmo significante corresponde um nico sentido.

DENOTAO E CONOTAO Entre os diferentes sentidos de uma palavra polissmica, podemos distinguir um sentido objetivo e essencial relacionado com as propriedades do referente extralingustico designado e que, por isso, todos reconhecem mesmo quando a palavra apresentada fora de um contexto - o seu sentido denotativo. Assim, por exemplo, o sentido denotativo de cabea parte superior do corpo humano. Os sentidos particulares que se atribuem a uma palavra, com valores intersubjetivos, que no correspondem ao seu sentido referencial, so os sentidos conotativos. Por exemplo, na frase seguinte, o sentido conotativo de cabea "calma": Estou sem cabea para os aturar.

ESTRUTURA LEXICAL

Campo lexical e campo semntico Observa as seguintes palavras: carta, postal, telegrama, encomenda, fax, bilhete, memorando, nota... Todas estas palavras remetem para diferentes elementos de um determinado domnio da realidade a correspondncia. Dizemos, pois, que constituem um campo lexical. Observa agora alguns dos significados da palavra sol de acordo com o contexto em que surge: O Sol j se ps. (= nome de astro) Ela o sol da minha vida. (= a pessoa mais importante) Quando o conheceu, a sua vida encheu-se de sol. (= alegria) O conjunto dos diferentes sentidos de uma palavra polissmica constitui um campo semntico.

Observao: No confundas campo lexical e campo semntico com famlia de palavras. Uma famlia de palavras o conjunto das palavras formadas por derivao ou composio a partir de um radical comum. Observa, por exemplo, a famlia de flor: florinha, flora, florista, floreira, floricultor, florir, florescer, desflorar, Florbela, couve-flor, flor-de-cera, beija-flor...

EXERCCIOS:

1. Completa agora cada uma das frases com o hipernimo das palavras sublinhadas: a) O dio, a raiva e a inveja so _____________________________________ muito destrutivos. b) O canto das rolas, dos canrios e das cotovias enchia a casa de msica. O Joaquim tinha orgulho naquelas _____________________________________. c) Ele sabia conduzir qualquer _____________________________________: canoa, iate, traineira, navio, d) Era um rapaz muito habilidoso! Aspirador, varinha mgica, mquina de lavar loia, televisor, enfim, qualquer _____________________________________ que se avariasse ele consertava.

2. Completa os quadros. hipernimo virtudes hipnimo hipernimo hipnimo cipreste amendoeira eucalipto figueira

hipernimo

hipnimo - bom dia - boa tarde - ol - boa noite

hipernimo Meios de transporte

hipnimo -

3. L o significado das palavras deste par de homfonas: Senso faculdade de julgar; juzo; Censo enumerao estatstica para a avaliao da quantidade numrica (por exemplo da populao). 3.1. Completa, agora, as palavras destacadas com c ou s. a) A proposta do Governo no reuniu con_enso dos sindicatos. b) Apesar da idade, ele revela uma _ensatez extraordinria. c) O re_enseamento eleitoral est a decorrer. d) Como fiz dezoito anos, vou ter de me re_ensear.

4. Confundes a palavra moral e mural? Fixa: a palavra mural vem de muro. 4.1. Completa com as palavras moral/mural (no plural ou no singular). a) Os alunos fizeram uma pintura ____________________ com a ajuda do professor. b) Durante a revoluo, surgiram inmeros ____________________ em toda a cidade. c) Os princpios ____________________ do Pedro so irrepreensveis. d) O ____________________ das tropas estava elevado.

5. Coloca na grelha as palavras destacadas nas frases: a) Ele maa toda a gente. / Fiz massa com carne para o jantar. b) Canto todos os sbados num bar. / Ele esmurrou o canto da mesa. c) melhor que apreces o vestido noutra loja. / No gosto que me apresses. d) Quando ele se aproxima, eu coro. e) Ela era realmente uma mulher sbia: a tudo sabia dar resposta.

homfonas

homgrafas

homnimas

6. Completa a frase com a palavra adequada de cada par de parnimas: a) descrio /discrio A____________________ a sua mais distinta qualidade. b) elegvel / ilegvel A caligrafia do meu irmo quase ____________________. c) emergiu / imergiu O monstro ____________________ das guas, causando o pnico. d) emigrou / imigrou O Z ____________________ para Frana. e) prever / prover preciso ____________________ a casa de mantimentos. f) espiar / expiar Ele est na priso a ____________________ o seu crime.

7. L o texto apresentado: OS FLAMINGOS

O motor do semirrgido da reserva Natural do Sado abafa todos os rudos. Agarrado ao volante, o vigilante da natureza guina esquerda e ruma para a ilha do Cavalo. As margens aproximam-se velozmente. As silhuetas que se avistam ao longe comeam a ganhar forma e cor vrias dezenas de flamingos, pintalgados de rosa, levantam a cabea e fixam o estranho objeto.

Todos os invernos, o Sado assiste a esta pacfica invaso de milhares de aves. Os flamingos, entre muitas espcies do Norte da Europa, gostam de viajar par o sul durante os meses mais frios. Mal o tempo arrefece, ou as chuvas fazem as primeiras aparies, as aves juntam-se em grandes bandos e atravessam todo o continente em migrao. In revista Conhecer

7.1. Ao lado da palavra transcrita escreve o respetivo sinnimo: Guina RumaEstranho-

7.2. Regista o antnimo destas palavras transcritas do texto: VelozmentePacficaArrefece-

Anda mungkin juga menyukai