Anda di halaman 1dari 5

Princpios de Gestalt aplicados ao Design

Por Ricardo Artur, 4 de abril de 2011 17:47

Traduo do texto The Gestalt Principles, por Ricardo Artur P. Carvalho. Texto original disponvel no endereo:http://graphicdesign.spokanefalls.edu/tutorials/process/gestaltprinciple s/gestaltprinc.htm acessado em: 04/04/2011 Gestalt um termo da psicologia que significa todo unificado. Ele se refere s teorias da percepo visual, desenvolvido por psiclogos alemes na dcada de 1920. Estas teorias tentam descrever como as pessoas tendem a organizar os elementos visuais por meio de grupos ou todos unificados nos quais certos princpios so aplicados. Estes princpios so:

Similaridade
Similaridade ocorre quando um objeto parece similar a outro. As pessoas tendem a perceb-los como um grupo ou padro.

O exemplo acima (contendo 11 objetos distintos) parece como uma unidade singular porque todas as suas formas possuem similaridade.

A unidade ocorre porque as formas triangulares abaixo da guia parecem similares s formas dos raios de sol. Quando a similaridade ocorre, um objeto pode ser enfatizado se for diferente dos demais. Isso chama-seanomalia.

A figura no canto direito se torna um ponto focal porque difere das demais.

Continuidade
A continuidade ocorre quando o olho compelido a se mover atravs de um objeto e continuar at outro objeto.

A continuidade ocorre no exemplo acima porque o olho do observador tende a seguir a linha da curva. A fluidez da barra do H dirige nosso olho diretamente para a folha de bordo.

Fechamento
O fechamento ocorre quando um objeto est incompleto ou o espao no est completamente fechado. Se o suficiente da forma estiver indicado, as pessoas tendero a perceber a totalidade mediante o preenchimento da informao.

Embora o panda acima nao esteja completo, vemos o suficiente para completarmos a forma. Quando oobservador completa a forma, o fechamento ocorre. Exemplos

Proximidade
A proximidade ocorre quando os elementos so dispostos perto um do outro. Eles tendem a ser percebidos como um grupo.

Os nove quadrados acima esto dispostos sem proximidade. Eles so percebidos como formas separadas.

Quando os quadrados se encontram bem prximos, a unidade ocorre. Embora eles continuem a ser formas separadas, eles passam a ser percebidos como um grupo.

As quinze figures acima formam um todo unificado (a forma de uma rvore) por causa de sua proximidade.

Figura e Fundo
O olho diferencia a forma da rea em seu entorno. A forma ou silhueta tende a ser percebida como figura(objeto), enquanto a rea em volta percebida como fundo. Equilibrar figura e fundo pode tornar a percepo da imagem mais clara. Usar relaes incomuns de figura/fundo pode acrescentar interesse e sutileza imagem.

A palavra acima claramente como figura e a rea branca ao seu redor como fundo.

Nessa imagem, a relao entre figura e o fundo muda medida em que os olhos percebem a forma de uma sombra ou silhueta de uma face.

Esta imagem usa relaes complexas entre figura e fundo que mudam ao se perceber as folhas, a gua e o tronco da rvore. Espero que esse texto ajude a esclarecer os princpios da Gestalt e auxilie na criao de composies interessantes. Abs, Ricardo

Anda mungkin juga menyukai