Anda di halaman 1dari 81

Deolindo Amorim TEMA: O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas Espiritismo e a Tecnologia TEMA: A Tecnologia das Energias Renovveis Ligadas gua

gua O Meio Ambiente TEMA: A Importncia da gua como Fator de Conservao, Sustentao e Renovao da Vida Mulheres Espritas TEMA: Zilda Gama Sua Vida e Sua Obra Valorizao da Vida e da Gravidez TEMA: A Educao na Arte de Conviver Psicologia e Espiritismo TEMA: O Esprito em sua Trajetria Evolutiva Reencarnao

Embora ningum possa voltar atrs e fazer um novo comeo, qualquer um pode comear agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier)

Sumrio

Deolindo Amorim ................................................................................................. 3 Espiritismo e a Tecnologia .................................................................................. 14 O Meio Ambiente ............................................................................................... 23 Mulheres Espritas .............................................................................................. 34 Valorizao da Vida e da Gravidez .................................................................... 48 Psicologia e Espiritismo ...................................................................................... 61

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

Deolindo Amorim

Patrono: Deolindo Amorim TEMA CENTRAL: O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas


Manter o Espiritismo fiel a suas razes um desafio, se quisermos permanea ele no caminho certo, (...) tenha a capacidade de manter-se aberto, sustentando um dilogo firme com distintas correntes de pensamento. Convite Reflexo, captulo 6, Os Espritas e a Doutrina.

DEOLINDO AMORIM

Tema 1 CONCEITO DE ESPRITA


Para ser esprita necessrio ir alm da aceitao dos fatos e da simples crena nos espritos... Convm saber o que se entende por Espiritismo. Que Espiritismo? A vida oferece, em seus mltiplos aspectos, oportunidade de estudo e observaes (...). Todas as doutrinas que desejaram construir um mundo parte, ou desapareceram ou caram num tenebroso fundamentalismo, encarcerando os profitentes em prises mentais das quais poucos conseguiram libertar-se. Por comodismo, prefere o homem repetir-se, quando a vida o instiga a pensar... Assim, sem qualquer dvida, torna-se imperioso colocar os acontecimentos, as ideias, as correntes de pensamento, na pauta do espiritismo, e os examinarmos, mantendo um dilogo vivo, de modo que novas perspectivas possam ser visualizadas luz da doutrina esprita. Esse tambm um modo de construir a doutrina, que sempre viva e atuante e no pode ser aprisionada em livros nem restringir-se aos momentos de doaes materiais. No se esprita apenas ao penetrar o ambiente das reunies, mas sim durante as vinte e quatro horas do dia. Olhar a doutrina por novos ngulos e pens-la livre e responsavelmente , exatamente, o que deve fazer o esprita para conservar-se fiel a Kardec e a Jesus. Deolindo Amorim (Esprito), Convite Reflexo, psicografia de Elzio Ferreira de Souza, Editora Lachtre Prefcio Perspectivas Doutrinrias. Salvador, 18 de fevereiro de 2000.

Para o Codificador, seria o ideal do Espiritismo: a qualidade acima da quantidade.

Obras Pstumas, Constituio do Espiritismo, II. Dos cismas Para assegurar a unidade no futuro, uma condio indispensvel, que todas as partes do conjunto da Doutrina estejam determinadas com preciso e clareza, sem nada deixar de vago; por isso procedemos de maneira a que nossos escritos no pudessem dar lugar a nenhuma interpretao contraditria, e cuidaremos para que seja sempre assim. (Allan Kardec) Deolindo Amorim, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas. No fora o seu senso de responsabilidade abrir as portas da Sociedade para quantos quisessem ver as sesses espritas. No o fez porque era necessrio evitar a vulgaridade, o espetculo, a explorao. O Espiritismo muito diferente do que se pensa. Uma sesso esprita uma escola de esclarecimento e de moral, mas 4

4o Congresso de Estudos Espritas indispensvel que haja conhecimento e noo de responsabilidade. Desaprovando certos tipos de sesso medinica, notadamente quando destitudas de preocupao elevada. Por mera comodidade mental ou pela lei do menor esforo, mais fcil generalizar do que entrar em pormenores doutrinrios pouco interessantes para pessoas que no se dedicam a esses assuntos. Entre o simples simpatizante e o esprita convicto h muita diferena. Para que se saiba o que e o que no Espiritismo, quem deve e quem no deve ser considerado esprita, a fonte autorizada, em primeira mo, a Doutrina, so as obras de Allan Kardec, antes de qualquer informao.

A Misso de Kardec A Caminho da Luz A Tarefa do Missionrio (Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Emmanuel) A tarefa de Allan Kardec era difcil e complexa. Competia-lhe reorganizar o edifcio desmoronado da crena, reconduzindo a civilizao s suas profundas bases religiosas. (Allan Kardec, Deolindo Amorim PENSE Pensamento Social Esprita. 4a edio, 1981)

Missionrio, antes de tudo, por qu? Apenas pela competncia intelectual? No, embora o conhecimento humano seja um instrumento sempre necessrio; mas no se faz um missionrio exclusivamente pelo saber cientfico ou filosfico. Naturalmente, pelo estudo e pela cincia se faz um doutor, no um missionrio, na acepo integral, se no houver, alm disto, um conjunto de qualidades positivas: a humildade, a pacincia, a tenacidade, a honestidade, o respeito verdade, acima de suas prprias ideias e de seus interesses pessoais. Sem esprito de renncia e, muitas vezes, de sacrifcio, nenhum homem se torna missionrio, ainda que tenha belos dotes de inteligncia e muito acervo de cultura acumulada. Enfim, o missionrio no corteja o poder, nem a liderana de massas, nem as glrias humanas: cumpre sua misso, e tudo.

DEOLINDO AMORIM Temos a o retrato moral de Allan Kardec. E se no tivesse qualidades to fortes como a humildade, no teria sustentado a obra, pois a misso teria falhado. A reforma que Allan Kardec realizou no mundo no teve nem poderia ter um sentido de aglutinamento de multides; foi uma reforma pacfica e persuasiva a fim de formar homens convictos, e no crentes devotos.

Obras Pstumas, Constituio do Espiritismo, item 10 As lies sagradas do Espiritismo seriam ouvidas pela Humanidade sofredora. Jesus, na sua magnanimidade, repartiria o po sagrado da esperana e da crena com todos os coraes. O Consolador da Humanidade, segundo as promessas do Cristo, o Espiritismo vinha esclarecer os homens, preparando-lhes o corao para o perfeito aproveitamento de tantas riquezas do Cu. Foi nessa fase, a bem dizer de complementao de seu programa, que o Codificador da Doutrina resumiu, em carter permanente, as definies de Espiritismo e esprita, com as ideias muito mais amadurecidas pela observao e pela meditao. Mais tarde, com a estabilizao da Doutrina, o Codificador do Espiritismo reajustou os conceitos e declarou, de modo inconfundvel: Criamos a palavra espiritismo para atender s necessidades da causa; temos, pois, o direito de determinar-lhe as aplicaes e definir as crenas e as qualidades do verdadeiro esprita. Vejamos o que nos afirma Deolindo Amorim Quando estudamos uma doutrina, principalmente se quisermos conhecer toda a extenso e todos os fundamentos dessa doutrina, devemos observar seus conceitos doutrinrios. uma necessidade que se impe, tambm, pela honestidade intelectual. O conceito de esprita, no prprio pensamento de Allan Kardec, comeou por uma ideia muito extensa, mas logo se restringiu, assim que se consumou o seu trabalho. No h contradio nem recuo, houve apenas, durante a formao da Doutrina, uma relao de continuidade, entre as primeiras ideias e as afirmaes conclusivas. Concluindo com Deolindo e Kardec Nas grandes construes doutrinrias, geralmente, so as asseres finais que esclarecem o raciocnio substancial da obra.

4o Congresso de Estudos Espritas A palavra ainda est com Allan Kardec O Espiritismo no reconhece por seus adeptos seno aqueles que lhe praticam os ensinos e se esforam por se melhorarem. Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral e pelos esforos que faz para domar suas ms inclinaes. (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, XVII, 4.) Quando analisamos uma frase histrica, sob o ponto de vista da inteno e do contexto, logo nos sobressaem duas circunstncias: de tempo e de causa. No! Se examinarmos criteriosamente o pensamento de Kardec, levando em considerao o lugar e os motivos de algumas de suas declaraes, no encontraremos jamais, no corpo da Doutrina Esprita, qualquer falha nem obscuridade. (Deolindo Amorim, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas.) (...)A doutrina no ambgua em nenhuma de suas partes; clara, precisa, categrica nas suas menores particularidades; somente a ignorncia e a m-f que podem equivocar-se a respeito do que ela aprova ou condena. (Revista Esprita, 1865, pg. 191.) Conhecedor que tambm era dos problemas lingusticos, sem o radicalismo dos puristas ortodoxos, Allan Kardec soube defender satisfatoriamente a criao da nova palavra, visto como se tornava necessrio, a cada passo, distinguir o Espiritismo de outros ramos da filosofia espiritualista. No era apenas uma questo formal de palavras, era uma necessidade. Para se designarem coisas novas disse Kardec termos novos so precisos. Assim o exige a clareza da linguagem para evitar a confuso inerente variedade de sentidos das mesmas palavras (...). (Deolindo Amorim, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas.) Para ser esprita necessrio ir alm da aceitao do fato e da simples crena nos espritos, o que equivale a dizer que indispensvel estar em harmonia com a Doutrina. (Deolindo Amorim, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas.) A crena no Espiritismo j no ser simples aquiescncia, muitas vezes parcial, a uma ideia vaga, porm, uma adeso motivada, feita com conhecimento de causa e comprovada por um ttulo oficial, deferido ao aderente. (Allan Kardec, Obras Pstumas, A Constituio do Espiritismo.)

DEOLINDO AMORIM O Livro dos Espritos, Concluso, item 4 Falsa ideia faria do Espiritismo quem julgasse que a sua fora lhe vem da prtica das manifestaes materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestaes, se lhe ter minado a base. Sua fora est na sua filosofia, no apelo que dirige razo, ao bom senso. O Livro dos Espritos, Concluso, item 5 Atravs do Espiritismo, a Humanidade deve entrar numa fase nova, a do progresso moral, que lhe a consequncia inevitvel. Cessai, portanto, de vos espantar com a rapidez com que se propagam as ideias espritas; a causa disso est na satisfao que elas proporcionam a todos aqueles que as aprofundam e que nelas veem outra coisa alm de um ftil passatempo; ora, como, antes de tudo, o que se quer ser feliz, no de espantar que se apeguem a uma ideia que os torna felizes. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I, item 5 O Espiritismo uma nova cincia que, com provas irrecusveis, vem revelar aos homens a existncia e a natureza do mundo espiritual e suas relaes com o mundo corporal. Concluso O Espiritismo repousa sobre princpios independentes de toda questo dogmtica. At a, tanto quanto lho permitiam as circunstncias, Allan Kardec fazia questo de salientar dois pontos principais: Que o Espiritismo tem a razo de ser na existncia de um fato que pode ser admitido e aceito conscientemente pelo homem de qualquer culto religioso, sem conflito com as suas convices. Que o Espiritismo se consolida na cincia e no tem dogmas ou regras de f. A Doutrina exige, acima de tudo, a reforma moral. No se pode ser esprita, conscientemente, sem concordar com os trs princpios fundamentais da Doutrina: a Imortalidade da Alma, a Existncia de Deus e a Reencarnao. Se, finalmente, o Espiritismo no admite culto material, claro que no pode ser considerado esprita quem pratica a idolatria, ainda que seja espiritualista. (Deolindo Amorim, O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas.) O Que o Espiritismo O Espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se podem estabelecer com os espritos; como filosofia, ele compreende todas as consequncias morais que decorrem dessas relaes. (Allan Kardec. Revista Esprita de 1868. 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. p. 28, janeiro de 1868.) Hoje creem e sua f inabalvel, porque assentada na evidncia e na demonstrao, e porque satisfaz a razo. (...) Tal a f dos espritas, e a prova de sua fora que se esforam por se 8

4o Congresso de Estudos Espritas tornarem melhores, domarem suas inclinaes ms, porm, em prtica as mximas do Cristo, olhando todos os homens como irmos, sem acepo de raas, de castas, nem de seitas, perdoando aos seus inimigos, retribuindo o mal com o bem, a exemplo do divino modelo.

Tema 2 PANORAMA HISTRICO DO SINCRETISMO


Analisando o Conceito Sincretismo uma fuso de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenas religiosas, seja nas filosficas. Na histria das religies, o sincretismo uma fuso de concepes religiosas diferentes, ou a influncia exercida por uma religio nas prticas de outra. Jesus transplantou da Palestina para a regio do Cruzeiro a rvore magnnima do seu Evangelho, a fim de que os seus rebentos delicados florescessem de novo, frutificando em obras de amor para todas as criaturas. (Brasil, Corao do Mundo Ptria do Evangelho. Esclarecendo. Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Humberto de Campos.)

O Brasil no est somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, tambm, a facultar ao mundo inteiro uma expresso consoladora de crena e de f raciocinada, e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro. (Brasil, Corao do Mundo Ptria do Evangelho. Prefcio. Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Humberto de Campos.) Analisemos o Texto Certo dia preparava-se, numa das esferas superiores do Infinito, o encontro de Ismael com Aquele que ser sempre Caminho, Verdade e Vida. Havia eu determinado que a Terra do Cruzeiro se povoasse de raas humildes do planeta, buscando-se a colaborao dos povos sofredores das regies africanas; todavia, para que essa cooperao fosse efetivada sem o atrito das armas, aproximei Portugal daquelas raas sofredoras, sem violncias de qualquer natureza. A colaborao africana deveria, pois, verificar-se sem abalos perniciosos, no captulo das minhas amorosas determinaes. O homem branco da Europa, entretanto, est prejudicado por uma educao espiritual condenvel e deficiente. Desejando entregar-se ao prazer fictcio dos sentidos, procura eximir-se aos trabalhos pesados da agricultura, alegando o pretexto dos climas considerados impiedosos. 9

DEOLINDO AMORIM Eles tero a liberdade de humilhar seus irmos, em face da grande lei do arbtrio independente, embora limitado, institudo por Deus para reger a vida de todas as criaturas, dentro dos sagrados imperativos da responsabilidade individual; mas os que praticarem o nefando comrcio sofrero, igualmente, o mesmo martrio, nos dias do futuro, quando forem tambm vendidos e flagelados em identidade de circunstncias. Na sua sede nociva de gozo, os homens brancos ainda no perceberam que a evoluo se processa pela prtica do bem e que todo o determinismo de Nosso Pai deve assinalar-se pelo amai o prximo como a vs mesmos. (Brasil, Corao do Mundo Ptria do Evangelho. Os Escravos. Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Humberto de Campos.)

O sincretismo religioso um fenmeno inerente ao caldo de cultura que decorre do encontro e da interao de elementos diversos. No caso brasileiro, por exemplo, socilogos, etnlogos, historiadores e outros tipos de estudiosos e pesquisadores j identificaram, h muito tempo, a participao de contingentes culturais de procedncia bem variada na formao de nosso povo, o que, alis, objeto de uma literatura que se enriqueceu bastante nestes ltimos anos. A frica teve diversas vias de transculturao. Se, por um lado, recebeu infiltraes fortes do Catolicismo, em determinadas faixas de seu territrio, tambm recebeu, por outro lado, outro contingente igualmente forte, que o maometano ou islmico. Grande parte dos africanos trazia a marca ostensiva do elemento rabe em seus cultos. Todos eles, vendidos como escravos ou mercadoria humana (!...), se misturaram fora, convivendo, trabalhando e sofrendo, mas praticavam seus cultos, de maneira diferente, sempre que podiam. Tanto faz, na Igreja como nos grupos religiosos mais obscuros, o sincretismo uma contingncia inevitvel, geogrfica e historicamente. Convm notar ainda mais que os africanos, ao chegarem ao Brasil, j no tinham unidade religiosa. At hoje, apesar da fuso que se operou no Brasil e a despeito do tempo que j decorreu, ainda se distinguem certas sobrevivncias do Catolicismo, do Islamismo, como at do Judasmo em variadas prticas religiosas. Muitos escravos, por exemplo, ao regressarem s terras africanas, notadamente os que haviam recebido influncia maometana, abandonavam o Catolicismo, que era apenas uma religio exterior, e retomavam a tradio de seus cultos.

10

4o Congresso de Estudos Espritas As converses por imposio, assim como as mudanas de credo sem convico, mas simplesmente por interesse poltico, sentimental ou utilitrio, sempre produzem falsos crentes, nunca implantam a f, a verdadeira f na conscincia.

Analisemos o Texto Senhor, no tereis um meio direto de orientar a poltica dominante no sentido de se purificar o ambiente moral da Terra de Santa Cruz? Ao que o Divino Mestre ponderou sabiamente: No nos compete cercear os atos e intenes dos nossos semelhantes, e sim cuidar, intensamente, de ns mesmos, considerando que cada um ser justiado na pauta de suas prprias obras. Infelizmente, Portugal, que representa um agrupamento de espritos trabalhadores e dedicados, remanescente dos antigos fencios, no soube receber as facilidades que a misericrdia do Supremo Senhor do Universo lhe outorgou nestes ltimos anos. At aos meus ouvidos tm chegado as splicas dolorosas das raas flageladas por sua prepotncia e desmesuradas ambies. (...) Entretanto, o tempo o grande mestre de todos os homens e de todos os povos, e, se no nos possvel cercear o arbtrio livre das almas, poderemos mudar o curso dos acontecimentos a fim de que o povo lusitano aprenda, na dor e na misria, as lies sagradas da experincia e da vida. (Brasil, Corao do Mundo Ptria do Evangelho. Os Escravos. Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Humberto de Campos.)

luz desta linha histrica, esboada a bem dizer em generalidades, podemos situar o sincretismo religioso como expresso dos contingentes culturais do pas. Ao lado da variedade que veio com os africanos, no deixa de ser relevante, do mesmo modo, o meio cultural que eles encontraram no Brasil, onde as populaes indgenas tambm no se caracterizavam pela homogeneidade, a despeito da coincidncia de traos comuns. No se pode estudar o sincretismo religioso no Brasil como fenmeno parte, fora do quadro geral das populaes nativas, pois necessrio levar em conta os ncleos anteriores chegada dos espanhis e portugueses, conquanto haja peculiaridade inerente a cada pas. As culturas indgenas no brotaram no solo brasileiro como gerao espontnea (...).

11

DEOLINDO AMORIM Os donatrios cruis sofreram os mais tristes reveses no solo do Brasil. Os Tupinambs e os Tupiniquins, que se localizavam na Bahia e haviam recebido Cabral com as melhores expresses de fraternidade, reagiram contra os colonizadores, transformados, para eles, em desalmados verdugos. Lutas cruentas desencadearam contra os brancos, que lhes depravavam os costumes. (Brasil, Corao do Mundo Ptria do Evangelho. Os Escravos. Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Humberto de Campos.)

Seja como for, embora no haja unidade de vistas a respeito de sua verdadeira origem, o ndio tem um acervo cultural cujas configuraes religiosas guardam uma tradio de lendas, mitos, smbolos, ritos e divindades. Em que rea da distribuio geogrfica do elemento indgena teria havido mais aproximao com o africano? Teriam os africanos, por sua vez, absorvido normas e valores da cultura indgena? So problemas suscitados pela prpria complexidade do sincretismo religioso no Brasil. No caso brasileiro, cuja caracterstica predominante a mesclagem cultural, devocional, lingustica, etc., os movimentos migratrios por si mesmos, e em grande parte, se encarregaram de espalhar umas tantas peculiaridades, transpondo muitas barreiras. Entre os ndios batizados, ndios que os jesutas arrebanharam para a Igreja no trabalho de catequese, tambm houve casos em que a religio ensinada pelos missionrios ficou apenas nos atos de culto externo, mas no entrou na alma. Embora incorporados s conquistas espirituais dos jesutas, apesar de aparentemente integrados na Igreja, muitos ndios cederam porque no podiam deixar de ceder, mas a verdade que no abriram mo de sua bagagem de crenas, seus smbolos, suas inclinaes mais ntimas para a religio nativa. Seja como for, o sincretismo um processo de combinao, englobando ritos, divindades, sistemas de adorao, etc. Conquanto se deva considerar necessariamente a diferena, que existe, entre mitos indgenas e africanos, no se pode deixar de observar que algumas crenas tm, pelo menos, um ponto de afinidade: sincronizao com a gua do rio ou do mar. Em explanao muito sumria, bem o reconhecemos, tentamos apresentar o panorama histrico do sincretismo religioso como fenmeno inerente ao caldeamento cultural do povo brasileiro. Resta-nos, agora, e este o aspecto que mais interessa ao principal objetivo de nosso trabalho.

12

4o Congresso de Estudos Espritas O esprito no um ser abstrato, indefinido... um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna aprecivel pela vista, pelo ouvido e pelo tato. Assim diz hoje o Espiritismo aos seus adeptos: No violenteis nenhuma conscincia; no forceis ningum a deixar a sua crena para adotar a vossa; no lanceis o antema sobre os que no pensam como vs. Acolhei os que vos procuram e deixem em paz os que vos repelem. Lembraivos das palavras do Cristo: antigamente o cu era tomado por violncia, mas hoje o ser pela caridade e a doura. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IV, itens 10 e 11.)

A Tres Revelaes

Deolindo Amorim

13

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

Espiritismo e a Tecnologia

Patrono: Cairbar Schutel TEMA CENTRAL: A Tecnologia das Energias Renovveis ligadas gua

4o Congresso de Estudos Espritas

INTRODUO
Mais um ano, mais um estudo. Nesse, em especfico, o grupo de Tecnologia falar sobre a gua, um dos elementos mais discutidos dentro do assunto sustentabilidade, assunto esse que vem despertando, cada vez mais, a ateno da populao mundial, por diversos fatores. Parece que o ser humano, aps sculos de lassido quanto ao meio ambiente, desperta pouco a pouco para a necessidade de no s devolver aquilo que utiliza do meio, bem como usar de forma moderada e consciente esses recursos. Abordar as tecnologias envolvendo os aspectos renovveis ligados gua algo desafiador, emocionante e, ao mesmo tempo, motivador, mas falar destes temas sem tocar no aspecto reformador do ponto de vista moral seria um mero trabalho de compilao e repetio de temas expostos constantemente na mdia. Orientados ento pelo Dr. Hermann, junto aos aspectos tecnolgicos, tentamos apresentar comportamentos e pensamentos que, praticados no dia a dia, nos ajudaro a atuar como seres melhores e transformadores, tanto da nossa realidade quanto do meio em que vivemos. Torcemos para que o leitor consiga registrar pelo menos um pouco dos bons sentimentos que nos envolveram no momento da realizao dos estudos em torno deste tema, e aproveitamos para agradecer, de antemo, espiritualidade e a todos os encarnados envolvidos, atuais ou no, neste Seminrio que comemora a sua primeira dcada.

ENERGIAS RENOVVEIS
Energia renovvel aquela originria de fontes naturais que possuem a capacidade de regenerao (renovao), ou seja, no se esgotam. Ao contrrio dos combustveis no renovveis (como os de origem fssil, por exemplo), as fontes de energias renovveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluio, desmatamento) ao meio ambiente, portanto, so excelentes alternativas ao sistema energtico tradicional, principalmente em uma situao de luta contra a poluio atmosfrica e o aquecimento global. Diferente dos recursos no renovveis, que podem levar milhares de anos para se decompor, uma fonte de energia renovvel consegue se regenerar dentro do espao de tempo da vida humana, como o caso do calor emitido pelo sol, do vento, das mars, dentre outros recursos naturais. Mesmo sendo uma alternativa ao modelo energtico tradicional, as fontes de energia renovveis ainda so pouco utilizadas em razo dos custos de instalao, da inexistncia de tecnologias e redes de distribuio, e tambm em funo do desconhecimento e falta de sensibilizao para o assunto por parte dos consumidores e do poder pblico. As vantagens destas energias no so ainda aproveitadas ao mximo, uma vez que as tecnologias utilizadas ainda no esto desenvolvidas a ponto de permitirem o mximo aproveitamento destas tecnologias. Um aspecto a ser ressaltado que as construes necessrias instalao dessas energias impactam no ecossistema, por isso necessrio fazer um bom estudo e planejamento ao se optar por instalar uma soluo deste tipo. De todos os recursos renovveis, os mais importantes so considerados limpos, ou seja, os que no poluem nem prejudicam o meio ambiente; da serem tambm designados por energias limpas. Alguns exemplos mais comuns so: a energia solar, a energia elica (dos ventos), a energia hidrulica (dos rios), biomassa (matria orgnica), geotrmica (calor interno da Terra) e maremotriz (das ondas de mares e oceanos). 15

ESPIRITISMO E A TECNOLOGIA

Figura 1 No sentido horrio superior: Painel solar com placas fotovoltaicas, exemplo de energia elica, represa utilizando a energia hidrulica e flutuadores instalados no Cear para utilizarem energia maremotriz.

GUA COMO FONTE DE ENERGIA


O ser humano capaz de fazer muita coisa utilizando sua inteligncia. Para gerar energia utilizando a gua, j projetou moinhos e usinas hidreltricas, compreendeu e aplicou a eletrlise e, mais recentemente, comea a explorar cada vez mais a energia proveniente das ondas do mar. Essa luta do homem para compreender os fenmenos da Natureza e adapt-los, ou at mesmo control-los a seu favor no nada recente. Existe, no epigrama de Antipratos de Salnica, um registro que alude ao moinho de gua de roda horizontal e que presume-se datar de 85 a.C. Outros registros, nomeadamente arqueolgicos, apontam para a existncia deste sistema na Dinamarca, no sculo 1 a.C., e mencionado num poema na China do ano 31 da nossa era. J relativamente ao moinho de gua de roda vertical, pela primeira vez mencionado por Vitrvius numa obra datada de 25 a.C. Allan Kardec faz meno ao uso da inteligncia pelo homem ao tratar da origem do bem e do mal, esclarecendo estas dificuldades, explicando o porqu de existirem e mostrando como aliviar as suas consequncias: Como o homem tem que progredir, os males aos quais est exposto so um estmulo para o exerccio da sua inteligncia, de todas as suas faculdades fsicas e morais, incitando-o procura dos meios de se preservar deles. Se ele no tivesse nada a temer, nenhuma necessidade o levaria busca do melhor; ele se entorpeceria com a inatividade de seu esprito; no inventaria nada, no 16

4o Congresso de Estudos Espritas descobriria nada. A dor o aguilho que compele o homem a avanar na estrada do progresso. (Allan Kardec. A Gnese. Cap. 3, CELD RJ) Mas apenas com o uso da inteligncia, o homem no poderia criar tudo o que criou e est criando. Para o desenvolvimento de projetos to complexos e colossais, o dinheiro representa uma importante varivel nessa equao. No fossem os recursos financeiros, como poderia a populao usufruir tanto do progresso como vem usufruindo ao longo destes ltimos sculos? O avano tem seu preo, literalmente, e Kardec no deixou de abordar essa questo: Se a riqueza a fonte de tantos males, se desperta um nmero to grande de ms paixes, se tambm provoca tantos crimes, no a ela que devemos culpar, mas ao homem que dela abusa, como abusa de todos os dons que Deus lhe deu; pelo abuso, ele torna pernicioso o que lhe poderia ser muito til; a consequncia do estado de inferioridade do mundo terrestre. Se a riqueza s devesse produzir o mal, Deus no a teria posto sobre a Terra; pertence ao homem fazer com que ela produza o bem. Se no um elemento direto do progresso moral, a riqueza , sem a menor dvida, um poderoso elemento de progresso intelectual. Efetivamente, o homem tem por misso trabalhar pela melhoria material do globo; deve desbrav-lo, sane-lo, prepar-lo para um dia receber toda a populao que a sua extenso comporta. Para alimentar essa populao, que cresce sem cessar, preciso aumentar a produo. Se a produo de uma regio for insuficiente, preciso ir busc-la em outra. Por isso mesmo, as relaes entre os povos tornam-se uma necessidade; para torn-las mais fceis, preciso destruir os obstculos materiais que os separam, tornando as comunicaes mais rpidas. Para trabalhos que se tornaram a obra dos sculos, o homem teve que buscar materiais at nas entranhas da terra. Procurou na Cincia os meios de execut-los mais segura e mais rapidamente, porm, para faz-lo, precisava de recursos: a necessidade o fez criar a riqueza, como o havia feito descobrir a Cincia. A atividade necessria para esses mesmos trabalhos ampliou e desenvolveu sua inteligncia; essa inteligncia que ele concentrou, inicialmente, na satisfao das necessidades materiais, mais tarde o ajudar a compreender as grandes verdades morais. Sendo a riqueza o principal meio de execuo, sem ela no haveria grandes trabalhos, nem atividades, nem estmulos, nem pesquisas. com razo, portanto, que ela considerada como um elemento de progresso. (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVI, item 7, CELD RJ) Quando Jesus disse ao jovem que o interrogava sobre os meios de ganhar a vida eterna, que se desfizesse de todos os seus bens e o seguisse, no pretendia estabelecer como princpio absoluto que cada um deve se desfazer do que possui, e que esse o nico preo da salvao, mas simplesmente mostrar que o apego aos bens terrenos um obstculo salvao. A opo de no fazer mal Natureza no significa no usar os recursos naturais, mas sim us-los com conscincia. Em O Livro dos Espritos, nas questes sobre a lei de destruio, os espritos enfatizam que a destruio um processo natural e necessrio, mas sempre que o

17

ESPIRITISMO E A TECNOLOGIA homem destri alm dos limites da necessidade, essa destruio torna-se uma infrao lei de conservao e toda destruio desnecessria e prematura interrompe a marcha do progresso1. Alguns vdeos no YouTube mostram o quanto de benefcio o homem pode extrair do meio ambiente de uma forma inteligente e moderada. http://youtu.be/rWYLQGwar7k (Gasolina produzida pela gua); http://youtu.be/GtJVxVU17Xs (O Brasil e suas usinas hidreltricas); http://youtu.be/EEmM6Qxnd_w (Usina de ondas no Cear); http://youtu.be/KN6_KQMmgdE (nibus movido a hidrognio).

QUANTO DE ENERGIA EU PRECISO PARA VIVER?


Dando ao homem a necessidade de viver, Deus ter-lhe- fornecido sempre os meios de consegui-lo? Sim, e se ele no os encontra, que no os compreende. Deus no daria ao homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios de consegui-lo; por isso que fez a Terra produzir o necessrio a todos os seus habitantes, pois apenas o necessrio til: o suprfluo nunca o . (Allan Kardec. O Livro dos Espritos, questo 704, CELD RJ) Em uma sociedade com alto padro consumista, como a atual, falar sobre conscientizao deste consumo pode ser at comum, mas da a conseguir, de fato, tocar no mago das pessoas para que elas revejam suas posturas, seus comportamentos e seus pensamentos no tarefa nada fcil. Essa racionalizao do consumo uma ideia muito recente na histria da Humanidade, talvez pela abundncia de recursos disponveis ao longo dos milnios. O problema que a revoluo tecnolgica vem acontecendo em velocidade to acelerada que est mudando no s o modo de vida da populao do globo, mas tambm interferindo, consideravelmente, em seu habitat. Isso gera um resultado tal que empurra o homem a uma deciso do tipo: ou reduz-se o consumo energtico ou determinadas demandas no conseguiro mais ser atendidas. O modelo de consumo nmade, onde se usava o que estava disponvel em determinado local, abandonava-se este e procurava outro onde se poderia reiniciar esse consumo desmedido, j no mais suportvel, ou, em palavras atuais, sustentvel. Com isso, a conscientizao das reais necessidades de consumo, aqui falando apenas no energtico, precisa ser trabalhada. E para o esprita, que se sabe ser reencarnante, o descuido de hoje refletir de maneira mais intensa no amanh. A melhora do habitat de hoje trar a melhoria das condies de vida do amanh. Nesse processo de conscientizao, a criatura naturalmente passar pelos momentos em que suas atitudes no sero aprovadas por outros, menos educados do que ele. Chegado esse momento, a timidez citada por Kardec, em O Livro dos Espritos, precisar ser deixada de lado:

Sugere-se a leitura do texto Consumo consciente: que escolhas temos, no site do Espiritismo.Net (http://www.espiritismo.net/content,0,0,594,0,0.html).

18

4o Congresso de Estudos Espritas Por que, no mundo, a influncia dos maus supera, com tanta frequncia, a dos bons? pela fraqueza dos bons; os maus so intrigantes e audaciosos, os bons so tmidos; quando estes o quiserem, tomaro a frente. (Allan Kardec. O Livro dos Espritos, questo 932, CELD RJ) Entendendo-se que a postura desejada aqui, pelos espritos, no a do inconveniente, do agressivo e do criador de caso, mas sim de firmeza de propsito, de coragem para se manter o comportamento que se sabe ser o adequado situao e ao contexto. Como o homem valoriza ainda muito a matria, ele s comea a selecionar as suas necessidades quando a economia afetada. Mas esperar pesar no bolso para se tomar uma atitude qualquer denota falta de viso a longo prazo. O esprita, como algum que busca ser melhor e tambm como crente na vida futura, deve ser aquele que trabalha em si os conceitos para que no precise passar pela dor do pesar no bolso para conseguir realmente valorizar determinado recurso.

TODOS SOMOS FILHOS DE DEUS


incompatibilidade entre a caridade e o egosmo, invaso do corao humano por essa verdadeira lepra, que o Cristianismo deve o fato de ainda no ter realizado toda a sua misso. a vs, novos apstolos da f, que os espritos superiores esclarecem, que cabe a tarefa e o dever de extirpar esse mal para dar ao Cristianismo toda a sua fora, e livrar o caminho dos obstculos que impedem a sua marcha. Expulsai o egosmo da Terra, para que ela possa subir na escala dos mundos, porque chegado o tempo em que a humanidade deve vestir o seu traje viril, e para isso preciso, em primeiro lugar, expulsar o egosmo dos vossos coraes. Emmanuel. Paris, 1861. (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XI, item 11, CELD RJ) O esprita, como conhecedor do processo de evoluo, sabe que todos nos devemos uns aos outros. Depois que passa a estudar e meditar mais nas lies, amplia-se em conscincia e, com isso, adquire a noo de que nada que possui lhe dado por acaso ou gratuitamente. Isso gera a gratido, mas no a gratido amorfa e estagnada. Por gratido aqui se entenda no s a postura de reconhecimento, mas tambm de gerao de valor para o meio em que vive. Por isso, no s concebe que todos tm espao de viver e se manifestar na obra de Deus. Faz tambm seu esforo para que todos vivam, porm, vivam em abundncia. Toda criatura divina assistida pelo Criador. Como cocriadores, a parcela do esprita de fazer o mximo para se comportar como assim deseja e faz o Pai. O egosmo a negao da caridade; ora, sem a caridade no h tranquilidade para a sociedade; e digo mais, no h segurana; com o egosmo e o orgulho, que andam de mos dadas, sempre haver uma corrida favorvel ao mais esperto, uma luta de interesses em que as mais santas afeies so calcadas sob os ps, em que nem mesmo os sagrados laos da famlia so respeitados. Pascal. Sens, 1862. (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XI, item 12, CELD RJ) 19

ESPIRITISMO E A TECNOLOGIA

Figura 2 Consequncias das infraes Natureza.

A ponderao de como estamos tratando a Natureza e percebendo que a gua tem um papel relevante em vrios aspectos neste sentido d uma boa noo do quo egosta o ser humano pode estar sendo nos dias atuais. Alm de todos sermos filhos do mesmo Pai, o esprita sabe que em breve retornar ao planeta e que sofrer a consequncia do bem ou do mal que tenha aqui deixado2.

REPARAR O QUE SE FEZ INCORRETAMENTE


O erro caracteriza a inexperincia. Basicamente, existem dois tipos de intenes envolvendo os erros: ou a criatura errou quando estava querendo acertar, ou errou quando buscava, na verdade, se dar bem. Obviamente, aqui o dito popular dois pesos, duas medidas se aplica. No h como se penalizar da mesma maneira esses dois tipos. Seja qual for o motivo do erro, a correo sempre necessria. Detecta-se o erro, aponta-se a correo e incorpora-se o aprendizado. Somente assim pode-se efetuar o progresso atravs do equvoco. Os acidentes envolvendo vazamento de leo em alto mar por empresas petrolferas so comuns. Nesse captulo, tanto o ser humano quanto as empresas precisam se engajar o mximo possvel em projetos ambientais, devolvendo Natureza a poro de vida que dela foi maculada.

Figura 3 A consequncia do derramamento de leo no meio ambiente incalculvel.

Maiores detalhes no tpico O Futuro Depende de Ns.

20

4o Congresso de Estudos Espritas Sendo o equilbrio uma lei mxima na Natureza, uma vez perturbada essa lei, deve-se buscar o seu restabelecimento, vencendo interesses econmicos, polticos, pessoais, etc. Deve-se buscar a prudncia na conduo de qualquer projeto, freando-se o desejo de obter algo sem que se tenha antes uma boa noo da sua real consequncia no futuro. O retrabalho costuma custar caro em todos os sentidos. Refazer caminhos dispndio de dinheiro, tempo e energia. Por isso devemos nos empenhar ao mximo na anlise detida daquilo que se pensa fazer, construir ou estabelecer. Antecipar-nos aos problemas de maneira preventiva, para que no precisemos lidar com eles. O planejamento de tarefas visando minimizar o impacto sobre a Natureza ajuda a diminuir a quantidade de erros no futuro.

O FUTURO DEPENDE DE NS
Nas palavras do Dr. Hermann, os que destroem iro, obviamente, sofrer as consequncias naturais desse desgaste e tero que repor, muitas vezes, o que destruram, com sacrifcio. Sobre isso fala Lon Denis em seu livro O Problema do Ser e do Destino: Graas noo das vidas sucessivas, ao mesmo tempo que as responsabilidades individuais, as das coletividades nos aparecem mais distintas. H em nossos contemporneos uma tendncia a transferir o peso das dificuldades presentes para as geraes vindouras. Persuadidos de que no mais voltaro Terra, deixam a nossos sucessores o encargo de resolver os espinhosos problemas da vida poltica e social. Com a lei dos destinos, a questo muda imediatamente de aspecto. No s o mal que tivermos feito recair sobre ns e teremos de pagar nossas dvidas at o ltimo centavo, como tambm o estado social cujos vcios e iniquidades tivermos contribudo para perpetuar, retomar-nos- em sua pesada engrenagem, quando retornarmos Terra, e sofreremos com todas as suas imperfeies. Esta sociedade, qual teremos pedido muito e pouco oferecido, tornar-se- novamente nossa sociedade, sociedade madrasta para seus filhos egostas e ingratos. No decorrer de nossas etapas terrestres, poderosos ou fracos, dirigentes ou dirigidos, muitas vezes sentiremos cair sobre ns o peso das injustias que tivermos permitido que se perpetuassem... (Lon Denis. O Problema do Ser e do Destino. Cap. 18 Justia e responsabilidade. O problema do mal, CELD RJ) Mas se verdade que se herda aquilo que se deixa, deixando-se boas sementes, boa colheita herdar-se-. No s para o prprio, mas tambm pensando naqueles espritos que ainda chegaro, merecedores tambm de receberem um lar agradvel e saudvel para se criarem e se desenvolverem. preciso que a vida futura no deixe no esprito nem dvida, nem incerteza; que ela seja to positiva quanto a vida presente, da qual a continuao, como o amanh a continuao da vspera; preciso que seja vista, compreendida e, por assim dizer, tocada com o dedo; preciso, enfim, que a solidariedade do passado, do presente e do futuro, atravs das diferentes existncias, seja evidente. (Allan Kardec. Obras Pstumas. CELD RJ) 21

ESPIRITISMO E A TECNOLOGIA O desprendimento de pensar que o mais rico aquele que tem menos necessidades3 conspira para que se deixe aqui o mximo de contribuio possvel, j que nada de material se levar para o mundo espiritual. Essa reflexo sobre o que deixar estimula o pensamento do esprita sincero, concluindo que muito deve esforar-se para deixar um mundo melhor do que recebeu quando aqui chegou.

CONCLUSO
O egosmo, de fato, uma grande lepra, conforme sinalizado pelos espritos. Enquanto o homem fazia uso dos recursos naturais sem a preocupao da sua reposio, por ignorncia, a falta de conhecimento o absolvia perante a lei de Deus. Uma vez conhecido o mal, a postura de usar o mximo que pode, como uma criana embriagada diante de um grande parque de diverses, o torna culpado e responsvel por no s o que usar, mas tambm como usar e quanto deixar para as geraes futuras. Nesse sentido, espera-se do esprita o conhecimento das tecnologias e a maneira como estas funcionam no dia a dia para que possa ser o mais comedido e prudente na utilizao destes recursos.

O Livro dos Espritos, pergunta 926.

22

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

O Meio Ambiente

Patrono: Eurpedes Barsanulfo TEMA CENTRAL: A Importncia da gua como Fator de Conservao, Sustentao e Renovao da Vida

O MEIO AMBIENTE Orientao Medinica recebida no dia 15 de setembro 2012 A importncia da gua no campo da vida (energia) material e espiritual propicia a renovao dos elementos qumicos e at mentais, como tambm espirituais, por isto esta abrangncia em Lon Denis. Vocs vero, de certa forma, a participao da gua no s no mbito onde ele descreve, mas tambm no planeta, trazendo as informaes para os dias atuais. E em Andr Luiz temos a concepo da gua como lquido de renovao, sustentao, de equilbrio, de elevao, visto que nesta colnia, como em tantas outras, o ministrio mais elevado que gerencia o fluxo de gua que torna como elemento de sustentao da vida e de energia para o esprito (perisprito). Portanto temos a, filhos, elementos de comparao em todos os nveis, onde poderemos aproveitar para extrair a importncia para valorizar este valioso lquido existente no planeta. Continuem! Agostinho (Mensagem psicografada pelo mdium Luiz Carlos Dallarosa.)

Objetivo Geral: Elucidar sobre a importncia da gua no campo da vida, material e espiritual.

Objetivos Especficos: Relembrar o ciclo da gua e a relao com nossas vidas. Esclarecer sobre a relao da gua (energia) para o esprito imortal. ...O mar, como a floresta, como a montanha, age sobre a nossa vida psquica, sobre nossos sentimentos e pensamentos, e atravs dessa comunho ntima, a dualidade da matria e do esprito cessa um instante, para se fundir na grande unidade que tudo gerou...
(O Grande Enigma, cap. XII. Lon Denis.)

...Procurai a causa de tudo o que no obra do homem e vossa razo vos responder. Para crer em Deus, basta lanar os olhos sobre as obras da criao...
(O Livro dos Espritos, questo 4. Allan Kardec.)

24

4o Congresso de Estudos Espritas

A importncia da gua como fator de conservao, sustentao e renovao da vida


Convidamos a todos a participar do ciclo da gua desde o plano espiritual, passando pelo plano material, at o plano espiritual novamente. [...] As guas que servem a todas as atividades da colnia partem daqui. Em seguida, renem-se novamente, abaixo dos servios da Regenerao, e voltam a constituir o rio, que prossegue o curso normal, rumo ao grande oceano de substncias invisveis para a Terra.
(Andr Luiz, Nosso Lar, cap. 10. Psicografia de Francisco Xavier.) http://cinema.uol.com.br/album/nosso_lar_2010_album.jhtm

A Terra nosso orbe ou casa planetria, muitas vezes chamada de Planeta gua ou Planeta Azul, em razo de sua extenso ocenica, que representa cerca de trs quartos da superfcie do planeta. Oceanos em que se originam a vida, so reguladores da temperatura, so produtores de oxignio (via algas) e de alimentos, so via de transporte, ligam os povos e naes. No incio: Toda a gua, forosamente reduzida a vapor, estava misturada com o ar.
(A Gnese, cap. VII. Allan Kardec.)

Aps a formao da Terra, h 4.600 milhes de anos, enormes quantidades de vapor de gua foram libertadas dos vulces e da superfcie do planeta em fogo. Alguns milhes de anos mais tarde, quando a temperatura da superfcie da Terra baixou, ocorreu a condensao deste vapor. Formou-se, ento, a gua existente atualmente, originando um Oceano Primitivo.
http://www.oceanario.pt/cms/1253/

Em seguida, vieram as guas que, caindo sobre um solo ardente, se vaporizavam de novo e recaam em chuvas torrenciais, e assim, sucessivamente, at que a temperatura permitisse que ela ficasse no solo em estado lquido.
(A Gnese, cap. VII. Allan Kardec.)

A formao dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquticos. Dessa forma surgiram, primeiramente, no planeta, as bactrias e algas, alm de microrganismos, isso h cerca de 3 bilhes e 500 milhes de anos.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-formacao-terra-os-seres-vivos.htm

Cada espcie foi aparecendo medida que o globo adquiria as condies necessrias sua existncia [...]
(A Gnese, cap. X. Allan Kardec.)

25

O MEIO AMBIENTE Quando a Terra comeou a ser povoada? R: [...] Pouco a pouco, cada coisa tomou seu lugar; ento, apareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo. (O Livro dos Espritos, questo 43. Allan Kardec.) Ao longo da histria observamos que as populaes eram formadas prximas a locais onde havia gua, tanto para a prpria sobrevivncia quanto favorecendo o desenvolvimento. O rio Nilo um exemplo; foi o local onde a civilizao egpcia se desenvolveu, principalmente, na agricultura, num local desrtico, apenas observando e usufruindo do ciclo do rio, com suas cheias e vazantes, que fornecia, alm de gua, tambm uma fertilizao natural de detritos orgnicos. Vamos agora estudar o ciclo da gua. Embora muitos se lembrem da poca de escola, importante, neste momento atual de evoluo, relacionar com as nossas vidas e nos diversos campos: ambiental, social, econmico, mental e espiritual. [...] Contemplo a imensido das guas. At os confins do firmamento, o mar expe sua toalha mvel, cintilante, sob as luzes do dia.
(O Grande Enigma, cap. XII, O Mar. Lon Denis.)
http://positivopensamento.blogspot.com.br/2011/08/seja-como-o-mar.html

Ciclo da gua ou ciclo hidrolgico


a circulao que a gua faz passando por toda a natureza, quer dizer, por todo o planeta. Vamos entender como funciona? A radiao solar e a fora da gravidade provocam a transferncia de parte da gua que est na superfcie terrestre para a atmosfera. Como? Na evaporao da gua presente nos oceanos, lagos, rios e parte da gua que est na superfcie do solo, e tambm na transpirao dos vegetais, animais e ns.
http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.htl

Lembrete: Na evaporao e transpirao, a gua est no estado lquido e passa para o estado gasoso, quando ela assume a forma de vapor. Mar: [...] no seu seio elaboram-se as chuvas benficas; todo o sistema de irrigao do globo nele tem origem.
(O Grande Enigma, O Mar, cap. XII. Lon Denis.)

gua que o sol evapora Pro cu vai embora Virar nuvens de algodo... Gotas de gua da chuva
Compositor: Guilherme Arantes

Quando as nuvens ficam carregadas de pequenas gotas renem-se formando gotas maiores, tornando a nuvem cada vez mais pesada e, assim, a gua volta novamente para a superfcie da terra como gotas de chuva, o que se denomina precipitao. 26

4o Congresso de Estudos Espritas Obs.: A precipitao pode ocorrer em forma de chuva, granizo ou neve, dependendo das condies climticas. A chuva distribuda pelo planeta de forma variada: parte cai direto sobre os reservatrios superficiais como rios, lagos e oceanos.

http://www.cultivandoaguaboa.com.br/o-programa

Outra parte cai sobre o solo seguindo dois caminhos: 1a - Uma quantidade escoa ou desliza sobre o solo e segue em direo aos reservatrios superficiais: rios, lagos, riachos, que depois desguam no mar; 2a - Outra infiltra no solo, atravs dos poros, e nas rochas, pelas fissuras, alimentando os reservatrios subterrneos de gua, conhecidos tambm como aquferos.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/aquifero-guarani-14.php

27

O MEIO AMBIENTE

Como a distribuio de gua no Planeta Terra?


Importncia dos Oceanos e Mares So celeiros biolgicos, conservam milhes de espcies; Na absoro do gs carbnico pela fotossntese marinha, feita por alguns tipos de algas; Fornecem alimento por meio da pesca e do cultivo de diversas espcies marinhas; Facilita rotas de comrcio entre os pases; Atua como agente regulador do clima global;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27041

Sem ele, a terra seria estril, infecunda. Sua efuso de vida sem limites. Suas grandes correntes fazem irradiar at s extremidades do mundo o calor e a eletricidade. Este foi o cadinho gigantesco em que se elaboraram as primeiras manifestaes da vida.
(O Grande Enigma, cap. XII, O Mar. Lon Denis.)

O homem desatento h muitos sculos tornou Lsias; o mar equilibra-lhe a moradia planetria, o elemento aquoso fornece-lhe o corpo fsico, a chuva dlhe o po, o rio organiza-lhe a cidade, a presena da gua oferece-lhe a bno do lar e do servio...
(Nosso Lar, cap. 10, Bosque das guas. Andr Luiz, Psicografia de Francisco Xavier.)

Os 3% restantes so de gua doce, parte formando as geleiras, os aquferos, e cerca de 1% est nos rios, lagos e, assim, mais disponvel para nossas necessidades.

28

4o Congresso de Estudos Espritas

O bem-estar um desejo natural; Q.719


L.E.

A gua em nossas vidas?

[...] Deus no daria ao homem a necessidade de viver, sem lhe dar os meios de consegui-lo;
Em casa: fazer comida, lavar roupa e loua, limpeza em geral, etc.

Em ns: sede, alimento, remdio, limpeza pessoal, etc.

Na Agricultura: irrigao, limpeza ps-colheita, etc.

Na indstria: utilizada em diversas fases da fabricao, etc. A lei de conservao nos obriga a prover s necessidades do corpo? Sim, Q. 718. do L.E.

Na Atmosfera: Umidade do ar para: respirar melhor, regular a temperatura.

http://treinonutricional.blogspot.com.br/2012/05/hidratacao-e-atividade-fisica.html

importante lembrar sobre a qualidade da gua gua potvel aquela que no tem micrbios patognicos, nem substncias qumicas alm dos limites de tolerncia e no desagradvel, pelo seu aspecto, a quaisquer dos nossos sentidos (viso, olfato, tato e paladar). gua potvel de origem natural aquela vinda de uma fonte encontrada na Natureza, podendo ser diretamente consumida. gua potvel tratada a que passou por uma estao de tratamento, ou seja, uma srie de etapas onde suas impurezas e poluentes so eliminados. gua poluda aquela que contm substncias que modificam sua caracterstica e tornam-na imprpria para o consumo. gua contaminada a que contm micrbios patognicos ou substncias venenosas. Amai, portanto, vossa alma, mas cuidai tambm do corpo, instrumento da alma. Desconhecer as necessidades, que so indicadas pela prpria Natureza, desconhecer a lei de Deus.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 11. Allan Kardec.)

29

O MEIO AMBIENTE Segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU), 1,1 bilho de habitantes no tm acesso gua tratada e cerca de 1,6 milho de pessoas morrem no mundo, todos os anos, em razo de problemas de sade decorrentes da falta desse recurso.
http://www.brasil.gov.br/inovacao/Cases/agua-doce/agua-e-consumo-consciente

A Natureza traou o limite de suas necessidades por meio de sua organizao; os vcios, porm, alteraram sua constituio e criaram para ele necessidades que no so reais. (O Livro dos Espritos, questo 716. Allan Kardec.) H gua potvel suficiente no planeta de seis bilhes de pessoas, mas ela distribuda de forma desigual, sendo grande parte desperdiada, poluda e gerenciada de modo insustentvel.
http://www.un.org/waterforlifedecade/scarcity.shtml

As vicissitudes da vida so de duas espcies ou, se o preferirem, tm duas fontes bem diferentes, que necessrio distinguir, porquanto umas tm sua causa na vida presente, outras, fora desta vida. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V,
item 4. Allan Kardec.)

http://www.walmart.com.br/consumidor-consciente

Brasil O pas possui 12% das reservas de gua doce disponveis no mundo, sendo que a Bacia Amaznica concentra 70% desse volume.
http://www.brasil.gov.br/inovacao/Cases/agua-doce/agua-e-consumo-consciente

Alm do desperdcio da gua, temos os contaminantes: lixo, inseticidas, detergentes, fertilizantes, petrleo, etc., encarecendo o custo de tratamento e, algumas vezes, inviabilizando a recuperao do recurso natural. Ser descaso nosso? Desconhecimento? Egosmo? O egosmo a negao da caridade.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, item 12. Allan Kardec.)

Muitas vezes, onde precisamos de gua encontramos armas. (Ban Ki-moon, Secretrio Geral da ONU).
http://www.un.org/waterforlifedecade/scarcity.shtml

[...] Ora, sem a caridade no h tranquilidade para a sociedade; e digo mais, no h segurana...
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, item 12. Allan Kardec.)

30

4o Congresso de Estudos Espritas [...] Ainda existe gua suficiente para todos ns, mas s enquanto ns a mantivermos limpa, utilizando-a de forma mais sensata e compartilhando-a com justia (Ban Ki-moon, Secretrio Geral da ONU.)
http://www.un.org/waterforlifedecade/scarcity.shtml

O uso dos bens da Terra um direito de todos os homens? Esse direito consequncia da necessidade de viver. Deus no poderia ter imposto um dever sem ter dado o meio de cumpri-lo.
(O Livro dos Espritos, questo 711. Allan Kardec.)

Declarao Universal dos Direitos da gua 22 de maro de 1992 ditado pela ONU A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nao, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos. O dever a obrigao moral, diante de si mesmo em primeiro lugar, e, depois, dos outros. O dever do corao, quando fielmente observado, eleva o homem; O dever a lei da vida [...]
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 7. Allan Kardec.)

Onde est escrita a lei da Deus? Na conscincia.


(O Livro dos Espritos, questo 621. Allan Kardec.)

http://www.saaebrotas.com.br/dicas/dicas-para-reduzir-o-consumo-de-agua

31

O MEIO AMBIENTE A gua faz um ciclo completo quando percebemos que ela est presente em nosso planeta tanto material, em seus estados lquido, slido e gasoso, quanto num estado pouco percebido por ns, talvez mais fludico, na vida espiritual. Vir tempo, contudo, em que copiar nossos servios, encarecendo a importncia dessa ddiva do Senhor. Compreender, ento, que a gua, como fluido criador, absorve, em cada lar, as caractersticas mentais de seus moradores. A gua, no mundo, meu amigo, no somente carreia os resduos dos corpos, mas tambm as expresses de nossa vida mental.
(Nosso Lar, cap. 10, Bosque das guas. Andr Luiz, Psicografia de Francisco Xavier.)

Temos o exemplo do Sr. Masaru Emoto, que executou experincias com a gua, submetendo-a ao pensamento humano, onde: energias vibracionais humanas, pensamentos, palavras, ideias e msicas afetam a estrutura molecular da gua. A imagem ao lado seria aps uma orao oferecida.
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1919

Na Terra, quase ningum cogita seriamente de conhecer a importncia da gua. Em Nosso Lar, contudo, outros so os conhecimentos. Nesta cidade espiritual, aprendemos a agradecer ao Pai e aos seus divinos colaboradores semelhante ddiva. Conhecendo-a mais intimamente, sabemos que a gua veculo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui, ela empregada, sobretudo como alimento e remdio. (Nosso Lar, cap. 10, Bosque das guas. Andr Luiz, Psicografia de Francisco Xavier.)
http://ceacaminhodaluz.blogspot.com.br/2011/06/colonias-espirituais.html

A gua carreia no s o alimento material e seus nutrientes em nosso organismo, mas tambm o espiritual, como os fluidos necessrios sade corporal, mental e espiritual. H reparties no Ministrio do Auxlio absolutamente consagradas manipulao de gua pura, com certos princpios suscetveis de serem captados na luz do Sol e no magnetismo espiritual.
(Nosso Lar, cap. 10, Bosque das guas. Andr Luiz, Psicografia de Francisco Xavier.)

Lembremo-nos da gua fluidificada, gua magnetizada, gua rezada nas diversas religies ou culturas que se encontram em nossa sociedade. Isso tambm ocorre no plano espiritual de forma muito mais sutil e elaborada. Na maioria das regies da extensa colnia, o sistema de alimentao tem a suas bases. Acontece, porm, que s os Ministros da Unio Divina so detentores do maior padro de Espiritualidade Superior, entre ns, cabendo-lhes a magnetizao geral das guas do Rio Azul, a fim de que sirvam a todos os habitantes de Nosso Lar, com a pureza imprescindvel.
(Nosso Lar, cap. 10, Bosque das guas. Andr Luiz, Psicografia de Francisco Xavier.)

32

4o Congresso de Estudos Espritas indispensvel lavar o vaso do corao para receber a gua viva, abandonar envoltrios inferiores para vestir os trajes nupciais da luz eterna. (Emmanuel) Tenhamos a certeza de que Jesus nossa fonte de gua viva, esclarecendo-nos sobre as leis divinas, e que em cada encarnao temos a oportunidade de nos aperfeioar, lavando de nossos coraes o egosmo e o orgulho.
http://www.aguaalcalinario.com.br/

O verdadeiro homem de bem aquele que pratica a lei de justia, de amor e de caridade, na sua maior pureza... Tem f em Deus, em sua bondade, em sua justia, e em sua sabedoria; sabe que nada acontece sem a sua permisso... O homem de bem, enfim, respeita nos seus semelhantes todos os direitos que as leis da Natureza lhes concedem, como desejaria que os seus fossem respeitados... [...] Todo aquele que se esfora para possuir as que aqui foram citadas, est no caminho que conduz a todas as outras...
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 3. Allan Kardec.)

Dizem que as rvores, as plantas e os animais no falam como ns; realmente, eles s expressam os ensinamentos de Deus. Cada elemento (na natureza) manifesta, sua maneira, os segredos de sua vida profunda. A alma humana, atravs de seus sentidos interiores, percebe essa linguagem. (Lon Denis.)

Bibliografias
Denis, Lon. Depois da Morte, CELD, 1a Edio/2009. Denis, Lon. O Grande Enigma, CELD, 1a Edio/2003. Denis, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD, 19a Edio/1997. Kardec, Allan. A Gnese, CELD, 2a Edio/2008. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, CELD, 1a Edio/2008. Kardec, Allan. O Livro dos Espritos, CELD, 1a Edio/2008. Luiz, Andr. Psicografia: Xavier, Francisco C. Nosso Lar, FEB, 45a Edio/1996. http://www.ana.gov.br/ http://www.itaipu.gov.br/ http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agua.htm http://www.ofuturoquenosqueremos.org.br/water.php http://www.pegadahidrica.org http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/510334-pegada-hidrica-pela-gestao-eficiente-da-aguaentrevista-especial-com-vanessa-empinotti http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5033/open/file/index.html?sequence=8 http://www.tigre.com.br/enciclopedia/artigo/71/o_ciclo_da_%C1gua_ http://www.serracima.org.br/praticas-agroecologicas-07-agua-e-agricultura/ 33

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

Mulheres Espritas

Patronesse: Zilda Gama

TEMA CENTRAL: Zilda Gama Sua Vida e Sua Obra

4o Congresso de Estudos Espritas OBJETIVO GERAL PARA TODOS OS ENCONTROS: Resgatar a contribuio das mulheres espritas na consolidao do movimento Esprita. Destacar a vida das vrias personalidades espritas femininas, suas obras no campo poltico, socioeconmico e suas atividades medinicas. Valorizar o papel da mulher esprita dentro da sociedade.

OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer a vida e a obra de Zilda Gama e o seu papel como mdium dentro do Movimento Esprita. Aprender com Zilda Gama que possvel conciliar as suas tarefas como cidad com as tarefas da casa esprita. Mostrar Zilda Gama como exemplo de superao das dificuldades, quando se tem f e confiana na proteo espiritual. INTRODUO Ao observarmos os grandes pioneiros da Doutrina Esprita, encontramos entre eles, um aspecto em comum, a capacidade de atender ao chamado de Jesus para a tarefa a que vieram aqui, no plano fsico, desempenhar. Entre esses pioneiros vamos encontrar um grande contingente feminino, que possuidor da mesma caracterstica, acima citada, agrega a esta, outras tantas pertinentes ao ser, na envergadura da roupagem feminina. Ou seja, a capacidade de doar sem esperar nada em troca, a condio de amar os seus de forma incondicional, renunciar aos seus sonhos para que outros vivenciassem os seus, criar filhos de outras mes com o mesmo amor e carinho como criaria os nascidos de si mesma. Compreendendo que ser me, est alm de laos fsicos. Mulheres que deram sua participao de forma abnegada silenciosa. Outras tantas se colocando, efetivamente nas suas profisses assumindo postos de vanguarda e liderana, levantando bandeiras muito alm de suas pocas, rompendo barreiras, preconceitos, tabus, enfrentando toda sorte de contraposies. Que dizer ento das mulheres espritas, das mdiuns, das companheiras que so responsveis por hoje, ns mulheres contemporneas podermos ter a liberdade de exercer a mediunidade, sem sermos chamadas de bruxas, embusteiras e mistificadoras. Que dizer das pioneiras que se expuseram em experimentos para que os fenmenos medinicos fossem desvendados. Observamos que essas mulheres enfrentaram suas lutas com coragem e abnegao, renncia e f e foram dentro do ambiente no qual estavam inseridas, apoio, exemplo, fonte de incentivo para todos os que estavam sua volta. Promovendo assim a transformao daqueles que, em contato com suas aes, vo desenvolvendo em si qualidades, reflexes mais profundas sobre si mesmas e o objetivo maior da vida. Na maioria das vezes anonimamente essas companheiras deram o seu testemunho de amor ao prximo, amor a Jesus, amor a Deus. Doando 35

MULHERES ESPRITAS de si, das suas faculdades essas pioneiras foram cada uma, dentro das suas caractersticas dando a sua contribuio para os coraes que orbitavam sua volta e para ns, mulheres contemporneas, mes, profissionais, amigas, esposas, mdiuns espritas. Portanto, ns, mulheres espritas contemporneas que hoje buscamos exercer as nossas tarefas medinicas, profissionais, sociais, assistenciais e todas as outras que nos so pertinentes e exigem uma mobilizao cada vez maior de nossos recursos internos com equilbrio, coragem perseverana alegria, conscientes da responsabilidade que cada uma de ns exerce, nas vrias frentes de ao em que atuam e, principalmente, o comprometimento com a causa do Cristo Jesus; estudaremos a vida e obra dessas grandes pioneiras espritas, seus exemplos, sua dedicao, sua abnegao entrega e f, com o objetivo de trazer para nossas vidas o exemplo de coragem perseverana, fora e mostrar para ns mesmas que se elas lutaram e conseguiram, enfrentando todos os obstculos, ns tambm podemos conseguir. A MULHER NO SCULO 19 CONTEXTO HISTRICO A segunda metade do sculo 19 trouxe profundas transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais desenvolvendo uma torrente de claridades da face do mundo, encaminhando todos os pases para as reformas teis e preciosas. Revista Esprita: A ddiva celestial do intercmbio entre o mundo visvel e invisvel chegou ao planeta nessa onda de claridades inexprimveis. Kardec, na sua misso de esclarecimento e consolao, fazia-se acompanhar de uma pliade de companheiros e colaboradores, cuja ao regeneradora no se manifestaria to somente nos problemas de ordem doutrinria, mais em todos os departamentos da atividade intelectual do sculo 19. (A Caminho da Luz.) O Espiritismo vinha, desse modo na hora psicolgica das grandes transformaes, alertando o esprito humano para que se no perdesse o fruto sagrado de quantos trabalharam e sofreram no esforo precioso da civilizao. Com as verdades da reencarnao, vinha explicar o absurdo das teorias igualitrias absolutas, em vistas dos conhecimentos da lei do esforo e do trabalho individual. Nestes tempos em que as mais preciosas transies se anunciam ao esprito do homem, s o Espiritismo pode representar o valor moral no qual se encontra o apoio necessrio edificao do porvir. (A Caminho da Luz.) O orbe, com as suas instituies sociais e polticas, havia atingido um perodo de grandes transformaes, e o Espiritismo seria a essncia dessas conquistas novas, reconduzindo os coraes ao Evangelho e ao entendimento de todas as coisas. (A Caminho da Luz.) Um dos grandes acontecimentos do sculo 19 a extino do cativeiro, renovando as concepes sociais de todos os povos da raa branca. Cumprindo determinao do Mestre, seus mensageiros do plano invisvel laboram junto aos gabinetes administrativos, de modo a facilitar a vitria da liberdade.

36

4o Congresso de Estudos Espritas A MULHER Vivia sob uma total dependncia da figura masculina, dando origem aos moldes de uma cultura patriarcalista e machista. Com o surgimento da sociedade industrial, a mulher assume uma posio como operria nas fbricas e indstrias, deixando o espao domstico. poca em que se vislumbravam os primeiros ensaios de ser possvel mulher ter algum direito nas atividades pblicas tidas como exclusivas do homem, a Doutrina Esprita j estava em pleno desenvolvimento, trazendo revelaes e esclarecimentos Humanidade da importncia da nossa estada na Terra, dando-nos conhecimento de nossa origem e apontando o rumo de nossos destinos. A partir de 1858, quando o preconceito contra a mulher era pblico, isto , quando a minoria tinha autoridade em advogar a favor dos direitos de igualdade; quando as peties eram muito discutidas nos parlamentos de vrios pases e eram refutadas, Kardec, por orientao dos espritos, inaugura o Jornal de Estudos Psicolgicos (Revista Esprita) para a divulgao da Doutrina, dentre eles, com destaque, a emancipao da mulher. (...)A influncia da mulher no sculo 19! Acreditais que ela tenha esperado esta poca para que continueis a domin-la, fracos homens que sois? Se tentastes avilt-las, foi porque a temes; se tentastes abafar a sua inteligncia, foi porque receastes a sua influncia. Somente em seu corao no pudestes opor barreiras(...) (Dissertaes Espritas, Revista Esprita, dez. 1860 mdium Srta. Eugnie, Esprito Alfredo Musset.) Com a Doutrina Esprita a igualdade da mulher no mais uma simples teoria; no mais uma concesso da fora fraqueza, mas um direito fundado nas leis da Natureza. Pode-se consider-la como emancipada moralmente, se no legalmente. a este ltimo resultado que ela chegara um dia, pela fora das coisas. (Allan Kardec. Revista Esprita, jan. 1866.) CONDIO DA MULHER NO INCIO DO SCULO 20 A situao da mulher, na civilizao contempornea, difcil, no raro, dolorosa. Nem sempre a mulher tem para si os usos e as leis; mil perigos a cercam, se ela fraqueja, se sucumbe, raramente se lhe estende a mo amiga. A corrupo dos costumes fez da mulher a vtima do sculo. A misria, as lgrimas, a prostituio, o suicdio tal a sorte de grande nmero de pobres criaturas em nossas sociedades opulentas.
(Lon Denis. No Invisvel O Espiritismo e a Mulher.)

A mulher da atualidade no deve mais ser considerada unicamente adorno de sales, origem de discrdias, de conquistas arriscadas, de duelos, snteses de frivolidades, porque deixou de ser a romanesca personagem da Idade Mdia para se imiscuir na grande batalha for life, lutando estoicamente para manter sua prole sem as asperezas da misria, para coadjuvar seu consorte ou seus progenitores herona obscura do lar ou dos atelieres abenoados por Deus!
(Psicografia de Zilda Gama. Dirio dos Invisveis. Esprito Pedro Da Educao Feminina, 14/7/19130.)

37

MULHERES ESPRITAS At as primeiras dcadas do sculo 20, no Brasil, a mulher era encarregada da manuteno e educao dos filhos, e o homem assumia a soberania do Estado dentro do lar; o homem manda, a mulher obedece. As mulheres continuaram excludas dos graus mais elevados de instruo durante todo o sculo 19. Os cursos superiores eram unicamente masculinos, e elas eram excludas dos primeiros cursos de Medicina, Direito e Engenharia surgidos no Brasil. Decreto Imperial de 1881 Facultou mulher a matrcula em curso superior. VAMOS REFLETIR? Em sua opinio a condio da maioria das mulheres da atualidade difere muito da condio daquelas do sculo passado? Voc acha que com o progresso cientfico e tecnolgico, a mulher e o homem exercendo as mesmas funes, no mercado de trabalho, so tratados com igualdade? (...)O homem e a mulher nasceram para funes diferentes, mas complementares. No ponto de vista da ao social, so equivalentes e inseparveis.
(Lon Denis. No Invisvel O Espiritismo e a Mulher.)

O Livro dos Espritos, q. 202 Quando errante que prefere o esprito, encarnar no corpo de um homem ou no de uma mulher? Isso pouco importa. O que o guia na escolha so as provas porque haja de passar. QUEM FOI ZILDA GAMA? Procedente de uma das maiores, melhores e ilustres famlias do Brasil, nasceu Zilda Gama, em 11 de maro de 1878, em Trs Ilhas, municpio de Juiz de Fora; filha de Augusto Cristino da Gama, escrivo de paz, e, sua prima, Elisa Emlio Klors, professora estadual. Encarnou na 2a metade do sculo 19, no 2o regime poltico monrquico, que surge com a Independncia e teve Pedro II sua maior expresso. Desencarnou em 11 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro, com 91 anos de idade, vtima de acidente vascular cerebral, e toda a sua existncia foi pontilhada pela dor, por angstias, provaes e desgostos. O Livro dos Espritos, q. 132 Qual o objetivo da encarnao dos espritos? Deus impe-lhes a encarnao com o objetivo de faz-los chegar perfeio: para uns, uma expiao; para outros, uma misso(...)

38

4o Congresso de Estudos Espritas O Livro dos Espritos, q. 258 Quando na erraticidade, antes de comear nova existncia corporal, o esprito tem conscincia e previso do que lhe suceder no curso da vida terrestre? Ele prprio escolhe o gnero de provas por que h de passar, e nisso consiste o seu livre-arbtrio. Coube ao feliz Estado de Minas Gerais a sublime glria de ser o bero dos trs maiores mdiuns brasileiros: Zilda Gama, de Juiz de Fora; Francisco Cndido Xavier, de Pedro Leopoldo, e Yvonne do Amaral Pereira, de Lavras, pela ordem em que se projetaram no cenrio esprita, com as suas lindas produes literrias em prosa e verso. E Zilda Gama foi, incontestavelmente, a precursora e aos seus romances medinicos se deve aprecivel adeso ao Espiritismo. (Prefcio de Francisco Klrs Werneck no romance Na Seara Bendita, de Victor Hugo,
psicografado por Zilda Gama.)

VAMOS REFLETIR? 1 Que importncia tem a reencarnao para voc? 2 O que voc est fazendo para valorizar essa oportunidade concedida por Deus? VIDA PROFISSIONAL Era, como sua me, professora pblica, diplomada pela Escola Nacional de So Joo delRei, MG. Exerceu o magistrio no municpio de Alm-Paraba, tendo assumido, por vrias vezes, a direo dos Grupos Escolares Castelo Branco e Sales Marques, na mesma cidade, aps ter obtido duas promoes por inegvel merecimento. Em 1929, tendo a Secretaria de Educao de Minas Gerais posto em concurso aulas-modelo, obteve o primeiro lugar na classificao oficial e foi inscrita na Escola de Aperfeioamento de Belo Horizonte, onde concluiu o curso, em 6 de dezembro de 1929. Em 1927 tomou parte no Congresso de Instruo, como membro permanente; e em 1931, no Congresso Feminino presidido pela Doutora Elvira Komel, apresentou uma tese sobre o direito do voto feminino, que, pouco tempo depois, teve a aprovao oficial. Passando a residir em Belo Horizonte, continuou a exercer o magistrio primrio, agora no Grupo Escolar Afonso Pena, daquela cidade at 1938, ano em que se aposentou. Era culta, e jovem ainda, colaborou, com poesias e contos, em vrios jornais de Juiz de Fora, Ouro Preto, So Paulo e Rio de Janeiro, dentre eles o Jornal do Brasil, a Gazeta de Notcias e a Revista da Semana, peridicos da ento capital da Repblica.
(Carlos Bernardo Loureiro. As Mulheres Mdiuns Zilda Gama.)

VAMOS REFLETIR? 1 Em sua opinio, como a mulher est administrando o acmulo de funes: trabalho profissional, famlia e vida social? 2 Com todas essas ocupaes, como est sendo o papel da mulher na casa esprita? D sua opinio: 39

MULHERES ESPRITAS AS PRIMEIRAS PROVAS O Livro dos Espritos, q. 259 Do fato de pertencer ao esprito a escolha do gnero de provas que deva sofrer, seguir-se- que todas as tribulaes que experimentarmos na vida ns a previmos e buscamos? Todas no, porque no escolhestes e previste tudo o que vos sucede no mundo, at as mnimas coisas. Escolhestes apenas o gnero das provaes. As particularidades correm por conta da posio em que vos achais (como esprito)(...) Os acontecimentos secundrios se originam das circunstncias e da fora mesma das coisas (pocas, culturas, costumes, acontecimentos). Previstos s os fatos principais, que influem no destino(...) Sua vida familiar foi, na verdade, um drama. Em 1901, ano em que faleceu sua irm mais velha, Maria Antonieta Gama, a poetisa conhecida pelo pseudnimo de Marieta, assumiu Zilda Gama a progenitura e a chefia da famlia, por morte de seus pais, ocorrida no ano seguinte, com o espao de apenas quatro meses. Deixando a ela a responsabilidade da criao de cinco irmos menores. O destino, porm, lhe reservara duas provas para lhe dar maior merecimento, na vida espiritual; provas que ela soube vencer com galhardia e conquistar como conquistou, a admirao e o louvor unnime de todos com os quais convivia. Uma, quando seu noivo, prestes a consorciar-se com ela, depois de um noivado demorado, apaixonou-se e casou-se com outra, para ser infeliz, a outra, quando faleceu sua querida irm Adlia Maria, enchendo o seu modesto lar com cinco criancinhas sequiosas de carinho e de amor e que se tornaram o principal alvo de sua vida, de muitas lutas e sofrimentos.
(Francisco Klrs Werneck. Prefcio do Livro Seara Bendita de Victor Hugo, psicografia de Zilda Gama.)

O Livro dos Espritos, q. 934 A perda das pessoas que nos so caras no uma daquelas que nos causam legtima tristeza, tanto mais legtima, quanto irreparvel e independente da nossa vontade esta perda? Essa causa de dor atinge tanto o rico, quanto o pobre: representa uma prova, ou expiao, e a lei comum; mas um consolo poder comunicar-vos com vossos amigos, atravs dos meios de que dispondes, aguardando que tenhais outros mais diretos e mais acessveis aos vossos sentidos. Tenho padecido infortnios acerbos, desde a desencarnao de vrios entes queridos, at a traio talvez a mais lancinante de todas as dores e o mais execrvel de todos os delitos! e, no entanto, apesar de muito sensvel ao sofrimento, quer meu, quer alheio, admiro-me de nunca ter sofrido uma perturbao mental qualquer: mantenho-me plcida nos momentos de dissabores excruciantes e vejo, por isso, a iniludvel interveno de Protetores imateriais, que me amparam fraternalmente e no me deixam desfalecer nos instantes em que, para a imprescindvel lapidao de minhalma, tenho de sorver, at a extrema gota, a taa da amargura.
(Zilda Gama. Na Sombra e na Luz. In Limine.)

40

4o Congresso de Estudos Espritas VAMOS REFLETIR? Diante das provas, como tem sido a sua atitude? ( ( ) De coragem e f ( ) De pacincia ( ) De desnimo ) De aprendizado ( ) De luta e perseverana

Algumas Caractersticas da escritora Zilda Gama: Lealdade e fidelidade Doutrina Esprita. Desde a tenra idade desenvolveu a vocao para a literatura. Seus contos e poesias eram delineados primeiro mentalmente. Fazia contnuas alteraes nos textos, emendando, rasurando, trocando vocbulos, etc. Notvel diversidade entre o seu modo de compor e as novelas psicografadas por ela. Interessava-se pelos estudos de Lon Denis, Flammariom, Paul Gibier, William Crookes e outros. O DESPONTAR DA MEDIUNIDADE Por volta de 1912, Zilda Gama j era adepta da Doutrina Esprita, embora no ostensivamente. Em fins do referido ano, combalida por ntimos dissabores, sentiu que alguma entidade do mundo invisvel desejava corresponder-se com ela. Pegou do lpis, e prontamente lhe veio, pela psicografia, salutar conselho, dado por seu pai, e outro por sua adorada irm, Maria Antonieta Gama, a poetisa. Pouco depois, passava, ela a psicografar mensagens de Mercedes, entidade que lhe foi de inexcedvel dedicao, consorcia de todos os seus instantes de dor e de raras alegrias, enfim, um dos seus mais desvelados guias espirituais e que lhe revelara a importante misso que o Alto lhe reservava no Espiritismo. Com surpresa, ainda no ano de 1912, Zilda Gama psicografava a primeira mensagem assinada por Allan Kardec: Sobre tua fronte est suspenso um raio luminoso, que dificuldades, de todos os obstculos, e ser a tua glria ou a desempenho que deres aos teus encargos psquicos. Cinge-te cumpre sem desfalecimento, e sem deslizes, todos os teus conseguirs ser triunfante. te guiar atravs de todas as tua condenao conforme o de coragem, f, benevolncia, deveres sociais e divinos, e

(Allan Kardec. Dirio dos Invisveis, psicografia de Zilda Gama.)

No vos assusteis mais! As lnguas de fogo esto sobre vossas cabeas. verdadeiros adeptos do Espiritismo, vs sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. chegado a hora em que deveis sacrificar vossos hbitos, vossos trabalhos e vossas ocupaes fteis para a sua propagao. Ide e pregai: os espritos elevados esto convosco.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, captulo XX. Os Trabalhadores da ltima Hora, item 4 Misso dos Espritas.)

41

MULHERES ESPRITAS Durante 15 anos, o Esprito Allan Kardec assumiu a direo dos seus labores espirituais, orientando, aconselhando, esclarecendo, tendo sido vrias as provas que vieram confirmar a sua supremacia espiritual sobre as demais entidades comunicantes. Assinadas por ele, h algumas comunicaes no livro Dirio dos Invisveis, publicado pela Editora Pensamento.
(Carlos Bernardo Loureiro. As Mulheres Mdiuns Zilda Gama.)

Os romances que escreveu mediunicamente, sob a tutela do Esprito Victor Hugo, escritor francs do sculo 19, um dos maiores expoentes da literatura moderna, e, mais tarde publicados em vrias edies pela Federao Esprita Brasileira, a nica editora esprita da poca, a esto ao alcance do pblico ledor, so: Na Sombra e na Luz; Do Calvrio ao Infinito; Redeno; Dor Suprema; Almas Crucificadas. E mais: No Solar de Apolo; Dirio dos Invisveis e Elegias Douradas, publicados em 2a edio pela Livraria Allan Kardec Editora. O importante para o mdium, assegurar-se uma proteo eficaz. O auxlio do Alto sempre proporcionado ao fim que nos propomos, aos esforos que empregamos para o merecer. Somos auxiliados, amparados, conforme a importncia das misses que nos incumbem, tendo-se em vista o interesse geral. Essas misses so acompanhadas de provas, de dificuldades inevitveis, mas sempre reguladas conforme as nossas foras e aptides.
(Lon Denis. No Invisvel Educao e funo dos mdiuns.)

Zilda Gama foi sempre, duramente criticada pelos que no entendiam o seu compromisso medinico; diziam que seus romances medinicos seriam produtos de seu crebro, esqueciamse eles que exercendo o magistrio pblico e particular das 7 s 20 horas, e ainda cuidando, de suas irms e, mais tarde, de cinco filhos, rfos, de uma delas, pouco ou nenhum tempo lhe restava para arquitetar enredos e lan-los no papel. Tirava do seu parco ordenado de professora primria, dinheiro que lhe faltava para muitas coisinhas de casa e o gastava em papel, envelope e selos, para atender a pedidos de toda a sorte. E muitas vezes contemplava, aflita, a correspondncia de resposta, que se avolumava, sem poder post-la, at que um ser caridoso fazia um pedido e lhe enviava vrios selos, e assim seguia a correspondncia encalhada.

Resposta de Zilda Gama aos que colocavam em dvida a sua produo medinica
Antes de iniciardes a sua leitura, atentai, por alguns momentos, no que vos exponho com a mxima lealdade: desde tenra idade sempre tive vocao para a literatura, conseguindo produzir poesias e contos que se acham insertos em jornais e revistas deste e de outros estados brasileiros. Como foi, porm, que os compus? Delineando-os primeiro mentalmente assim concebia o pensamento que julgava digno de servir de tema para uma produo literria depois, grafando-os no papel, fazendo contnuas alteraes, ampliando ideias, substituindo vocbulos, no conseguindo, nunca, escrever um conto ou um soneto sem emendas ou rasuras. Ora, essas composies considero-as minhas porque representam pensamentos que expus conforme desejava, germinados 42

4o Congresso de Estudos Espritas antes de serem escritos, interpretando emoes minhas, fatos observados por mim, sentimentos. H notvel diversidade entre esse meu modo de compor e aquele pelo qual foi grafada esta novela.
(Zilda Gama. Na Sombra e na Luz In Limine.)

Se sois caluniados, curvai a cabea ante esta prova. Que vos importam as calnias do mundo? Se vosso modo de agir correto. Deus no pode vos recompensar? Suportar com coragem as humilhaes do mundo ser humilde e reconhecer que somente Deus grande e poderoso.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VII, item 11.)

gloria de conquistar triunfos literrios eu prefiro a serenidade de minha conscincia que uma ventura duradoura , perene, transpes as fronteiras do Alm, onde serei julgada por um tribunal divino, tendo sempre avivada na mente, por pinculos lcidos, a salutar advertncia, severa mas profcua, da gravidade da minha incumbncia extraterrena.
(Zilda Gama. Dirio dos Invisveis Preldio.)

Contribuio de Zilda Gama para a Difuso do Espiritismo no Brasil


Por que Victor Hugo e Kardec escolheram a mdium Zilda Gama, uma modesta professora, numa cidade no interior de Minas Gerais, como instrumento de intercmbio entre o mundo material e o mundo espiritual. Victor Hugo, foi um homem ligado literatura. Romancista famoso e considerado um dos mais ilustres escritores no mundo inteiro, quando encarnado tornou-se adepto do Espiritismo e atravs dos romances psicografados por Zilda Gama, nos apresenta como caracterstica dos seus personagens a densidade de suas almas. Mergulhava bem fundo nas paixes humanas para depois resgat-las at a redeno. Nesses romances ele nos mostra personagens de grande elevao moral e espiritual, geralmente, personagens femininas, que retratam na beleza fsica essa superioridade espiritual. E tambm personagens ainda voltadas para o mal, que apresentam toda a vileza moral e espiritual, que o esprito inferior capaz de mostrar... Geralmente seu aspecto fsico era constrangedor, feio, causando certo medo. Victor Hugo atravs de seus personagens traz grandes ensinamentos doutrinrios, como: - A Lei de Deus perfeita e justa. - A imortalidade da alma. - A reencarnao. (Pluralidade das Existncias e Justia da Reencarnao. (O Livro dos Espritos, cap. IV). - O livre-arbtrio. - O bem e o mal. (O Livro dos Espritos, q. 629 a 648.) - O perdo e o amor ao prximo como Jesus nos ensinou. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI, 189 A Lei de Amor) (Idem, cap. XII Amai os vossos inimigos Retribuir o mal com o bem). 43

MULHERES ESPRITAS - A ruptura na crena das penas eternas. (O Livro dos Espritos, q. 983 a 989 Expiao e Arrependimento). - A dor e o sofrimento, no visto como castigo para o esprito rebelde, mas como meio de educ-lo e de lev-lo redeno. - O intercmbio com o mundo espiritual atravs da mediunidade. A grande sensibilidade da mulher a constitui o mdium por excelncia, capaz de exprimir, de traduzir os pensamentos, as emoes, os sofrimentos das almas, os altos ensinos dos espritos celestes.
(Lon Denis. No Invisvel O Espiritismo e a Mulher.)

A 27 de dezembro de 1951, quando Zilda Gama j estava com 73 anos de idade e era uma mdium j cansada e j sintonizava com dificuldade o plano espiritual, recebeu o final do ltimo romance psicografado por ela do Esprito Victor Hugo, que o intitulou de Na Seara Bendita, do qual transcrevemos um trecho do captulo V, da Parte I, do livro Exlio Merecido, p. 54, 4a edio. A criatura humana, mais tarde, far estudos profundos sobre o que ocorre no Espao, ter aparelhos maravilhosos que encurtaro as distncias, transmitiro as imagens e sons atravs do Espao e haver possibilidade de haver relaes fraternas entre os habitantes da Terra com os de diversos orbes siderais. A Mediunidade com Jesus (Livro Em Torno do Mestre.) A coragem moral um dos requisitos exigidos por Jesus como condio indispensvel quele que pretendesse seguir-lhe as pegadas. Zilda Gama foi um desses espritos que compreendeu e exemplificou esses ensinamentos por toda a sua vida. O crente em Cristo deve possuir convico inabalvel, tmpera rija, carter positivo e franco. Entre as virtudes, no h incompatibilidades. A mansuetude, a candura e a humildade so predicados que podem e devem coexistir como energia com a intrepidez, com a varonilidade. A coragem moral a primeira virtude do homem de f. Zilda Gama demonstrou de maneira irrefutvel essa coragem no instante em que teve que lutar com todos os obstculos que surgiram a partir do momento em que foi escolhida pela espiritualidade como um dos instrumentos para a difuso do Espiritismo no Brasil, atravs dos romances psicografados por ela, das vrias personalidades que se valeram da sua mediunidade para transmitir ao mundo, as verdades do mundo espiritual. A coragem no consiste em atitudes violentas e blicas, nada tem de comum com a temeridade. serena e ntima. Energia no significa agressividade, ser franco no ser ferino, nem sequer contundente. Quanto maior a coragem, tanto mais calmo age o indivduo. A conscincia do valor prprio, aliada f no supremo poder de Deus, faz o homem tolerante, paciente e tranquilo. Zilda Gama, foi sempre um padro de honra e honestidade para a mulher esprita e o Espiritismo no Estado de Minas Gerais e em todo o Brasil, est a lhe dever algo que lhe perpetue o nome, embora ela nunca tenha pensado nisso. 44

4o Congresso de Estudos Espritas Foi uma grande antecessora de Francisco Cndido Xavier, e grande a falange de encarnados e desencarnados que se converteram ao Espiritismo graas aos seus romances medinicos.
(Dr. Francisco Klrs Werneck. Prefcio do livro Na Seara Bendita.)

LEITURAS COMPLEMENTARES MEDIUNIDADE E SUGESTO S MES Muitos detratores da doutrina kardecista acoimam [acusam] os mdiuns de falta de sinceridade e afirmam que, quando eles asseveram receber mensagens dos invisveis, apenas interpretam os seus prprios sentimentos, seus desejos ou suas ideias, pois so sempre autossugestionados pelo que aspiram ser realizado. Em desacordo com essas injustas asseres, que as no merecem os ldimos adeptos do Psiquismo , relato o que me foi transmitido por pessoa criteriosa, de probidade incontestvel, comprovando a lealdade de um mdium. O Sr. M. C., patrcio de Cames, residente h muitos decnios em prspera aldeia mineira, era catlico extremado. A abastana que adquiriu com o seu labor no lhe pode evitar profundos dissabores. Em momentos de infortnio domstico um amigo emprestou-lhe alguns livros dos luminares do Espiritismo, e, com grande pasmo dos que lhe conheciam as ideias religiosas, ele se tornou adepto do kardecismo e revelou-se mdium psicgrafo. noite, aps muitas preces fervorosas, ele se dirige a seus mentores invisveis e solicita informes a respeito de entes queridos, que j se acham na ptria espiritual. Aos poucos ele se foi capacitando do destino de diversos parentes e amigos, chegando a vez de interrogar sobre o de bondosa irm, falecida em Portugal, que M. C. supunha, convictamente, estar desfrutando delcias no Reino da Glria... Ests iludido , respondeu-lhe prestamente um de seus instrutores invisveis , o esprito a que te referes se acha imerso em acerbos padecimentos! Que me dizes? Vs a conhecestes? Era uma santa criatura de Deus, dotada de bondade sem par! Bondade mal aplicada, irmo, prejudicial at Humanidade. Bem sabes que ela era me extremosa em demasia, e, por isso, no soube educar os que o Altssimo lhe confiou para proteger e combater os defeitos, desde as suas primeiras manifestaes. Relevava-lhes todos os erros, satisfazia-lhes todos os caprichos por mais desarrazoados que fossem, no os corrigia quando injuriavam os servos e os vizinhos. Enquanto em idade infantil foram o tormento dos criados, dos companheiros de folguedo e dos professores; hoje j adultos, so ociosos, turbulentos, delinquentes, viciosos, nefastos sociedade, e alguns deles j se acham em sombrios crceres... Pois bem, o esprito dessa me desidiosa e imprevidente submetido a uma prova dolorosa a cada crime que um de seus filhos perpetra, a fim de que em 45

MULHERES ESPRITAS porvindoura existncia, saiba educar os que o Altssimo lhe confiar! O verdadeiro amor materno deve consistir em combater as incorrees de carter de seus filhos, torn-los teis ptria e sociedade, gui-los para o Bem e para a Virtude! (grifo nosso) *** Onde est a autossugesto dessa mensagem psquica? (grifo nosso) Zilda Gama (Vrios Autores. Dirio dos Invisveis. Livro II, psicografado por Zilda Gama.) SONHO... Resposta a uma consulta formulada por um bacharel (*) torturado de incessante dvida. Vi uma turba indignada seguindo uma louca enfurecida, para tomar-lhe uma criana que ela tentava estrangular. Fiz uma prece pela infeliz demente e, instantes aps, vi-a ajoelhar-se quase calma, chorando, como desperta de um sonho funesto e arrependida do delito que ia cometer... Desapareceu a turba e a louca... Ficou a meu lado apenas um senhor que eu sabia ser diplomado por uma das Academias do Brasil , de estatura regular moreno-claro, nem magro nem gordo, excessivamente. espiritualista? interroguei-o. Sim... h pouco tempo! Era materialista intransigente. Persiste, porm, a dvida em minha mente sobre alguns pontos obscuros do psiquismo... Para crer, definitivamente, na imortalidade da alma, necessito de uma prova evidente de sua manifestao em nosso organismo, sem que possa confundi-la com alguma funo material. De pronto ocorre-me esta prova irrefutvel o pensamento! Que que prova o pensamento? Que uma faculdade anmica exclusivamente atuando sobre o crebro. Todo rgo ou qualquer glndula emite secrees materiais, exceto o encfalo que fica quase isolado de todo o organismo, encimando-o, para patentear a superioridade de suas funes, quando atuando pelo divino invisvel. O pensamento, pois, no matria nem produto orgnico; no entanto uma potncia mundial incontestvel; no deixa vestgio no crebro, e, entretanto, no cessamos de pensar, mesmo quando adormecidos, submetendo-o a um labor infinito. Os conhecimentos mais variados multiplicam-se e acumulam-se no percurso de nossa vida. Onde se alojam? Pelas dimenses do encfalo, este, para cont-los, deveria ser aumentado, ou aniquilado, com os dispndios dirios que faz, e isso no sucede nunca. Portanto o pensamento demonstra a manifestao do impondervel, do que imortal e ilimitado o esprito encerrado transitoriamente no corpo destrutvel e finito. As secrees corporais, produtos de rgo e vsceras, so patenteadas no organismo vivo e no cadver: os 46

4o Congresso de Estudos Espritas atributos da alma isolam-se, abandonam o corpo inanimado e congregam-se em outro intangvel, que subsiste destruio; o pensamento, pois, a inteligncia, os sentidos, os sentimentos... so imateriais como o seu nico fator o Esprito fonte perene e inesgotvel de todos eles... O que pertence matria persiste no cadver; o que constitui as potncias psquicas, seleciona-se dele, arquiva-se na alma liberta do jugo carnal. As funes materiais, psquicas e morais, so, pois, reconhecveis e inconfundveis. *** Despertei, mas tive a exata compreenso de que presenciara uma cena ocorrida em uma de vossas passadas existncias: a demente era uma das vtimas causadas por vossas nocivas e perturbadoras teorias. Oxal os argumentos expendidos em um sonho revelador de verdades inconcussas levem a convico plena ao vosso esprito flagelado por incessantes vacilaes, sobre a imortalidade da alma, extinguindo as torturantes perplexidades em que viveis , as quais j infligistes ao nosso prximo, intoxicando-o com os vossos escritos eivados de pessimismo, e ceticismo... Zilda Gama (*) O Dr. M. formulou uma consulta ao mdium que, noite, teve o sonho descrito, por seus guias espirituais, que lhe permitiram introduzi-lo no Dirio dos Invisveis Nora da mdium. (Vrios Autores. Dirio dos Invisveis. Livro V, psicografado por Zilda Gama.) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1 Hugo, Victor. Na Seara Bendita, 4. ed. Romance psicografado por Zilda Gama. So Paulo, EDICEL, 1982. 2 Loureiro, Carlos Bernardo. As Mulheres Mdiuns. Rio de Janeiro, FEB, 1996. 3 Hugo, Victor. Na Sombra e na Luz. Novela psicografada por Zilda Gama, Rio de Janeiro, FEB. 4 Kardec, Allan e outros. Dirio dos Invisveis. Psicografia de Zilda Gama. So Paulo, Editora O Pensamento, 1924. 5 Kardec, Allan. O Livro dos Espritos, 1. ed. Rio de Janeiro, CELD, 2010. 6 Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, 5. ed. Rio de Janeiro, CELD, 2010. 7 Denis, Lon. No Invisvel, 18. ed. Rio de Janeiro. FEB, 1998. 8 Vincius. Em Torno do Mestre, psicografia de Pedro Camargo. Rio de Janeiro, FEB. 9 Emmanuel. A Caminho da Luz, psicografia de Francisco Cndido Xavier. 10 Kardec, Allan. Revista Esprita. Dez. 1860 / Jan. 1866 / Jun. 1867. Rio de Janeiro, FEB. 11 Emmanuel. O Consolador, psicografia de Francisco Cndido Xavier. 47

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

Valorizao da Vida e da Gravidez

Patronesse: Maria Dolores

TEMA CENTRAL: A Educao na Arte de Conviver

4o Congresso de Estudos Espritas OBJETIVO GERAL: Educao do Esprito OBJETIVO ESPECFICO: Compreenso de famlia como pilar do progresso do esprito desde a concepo IDEIA DE DEUS Temos necessidade da ideia de Deus?

SOMOS ESPRITOS IMORTAIS O ESPRITO DISPE SEMPRE DAS FACULDADES QUE LHE SO PRPRIAS. ORA, NO SO OS RGOS QUE DO AS FACULDADES, E SIM ESTAS QUE IMPULSIONAM O DESENVOLVIMENTO DOS RGOS. (ALLAN KARDEC, O LIVRO DOS ESPRITOS, PERG. 370.) Que o amor nico de Deus inspire todas as nossas almas para o bem! Quantas vezes teremos olhado para ns mesmos e indagado: Por que tenho este corpo? Ou, olhando para um filho, perguntado: quem ser este que aqui est? Diante da pessoa com quem convivemos, teremos dito: quem ser a alma que comigo compartilha a vida, a existncia? Quase sempre, o ser humano lana na conta de Deus suas lutas reencarnatrias, sem se dar conta de que elas so o resultado de suas decises ao longo das existncias. Dizemos, por exemplo, quando temos um filho, que foi Deus quem o mandou; que a esposa aquela companhia de que se necessita; que o companheiro de vida foi destinado criatura; enfim, lanamos na conta da lei de Deus todas as possibilidades de vida em comum. Entretanto, a Doutrina Esprita, a pouco e pouco, esclarece o ser humano, dizendo-lhe, sempre e mais, das responsabilidades que a vida oferece. Cada vez mais vamos entendendo que a pessoa que compartilha conosco a existncia no foi escolhida aleatoriamente. Razes profundas fizeram com que essa criatura estivesse ao nosso lado. O filho no mais aquele ser anglico que olhamos no bero, dizendo: Eis a uma representao de Deus junto a mim. Nossa reflexo j se faz desta forma: Oh! Alma que ests a representada, que tive eu contigo? Ou: o que que tu tens comigo? A vida vai se tornando, assim, uma vida de relao compartilhada, equilibrada, mas, ao mesmo tempo, uma vida voltada para o sentimento do progredir. (...)
(Extrado da Lio 6 do livro Inspiraes do Amor nico de Deus Vol. I Antonio de Aquino/Altivo Carissimi Pamphiro.)

49

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ QUE TIPO DE CONVVIO NOS PROPORCIONA MAIS OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO? UMA OPO PELA FAMLIA CASO VITRIA Joana e eu nos casamos muito jovens. Conhecemo-nos em 1993, dentro de um nibus. Percebi que ela estava triste, fiz uma brincadeira, elogiei seu sorriso e nos tornamos amigos. Pouco tempo depois, comeamos o namoro e logo em seguida veio o noivado. Passvamos muito tempo juntos. Construmos nossa casa sem pressa e nos preparamos para o casamento que aconteceu em 2000. Foi uma cerimnia tradicional e uma linda recepo. Havia muita emoo, muitas incertezas e a tenso de uma grande responsabilidade. Lembro que pensei: Graas a Deus, tudo transcorreu muito bem! Alguns meses se passaram e, para completar nossa realizao, veio a notcia da gravidez. Ficamos muito felizes, pois era o que queramos. Contudo, estvamos tambm receosos. Joana j havia perdido trs gestaes. Tivera trs processos dolorosos, permeados de pensamentos e sentimentos equivocados de nossa parte. Cheguei a desconfiar que a mdica obstetra no fosse muito competente, no entanto, permanecemos com o acompanhamento. A alegria dessa nova gestao era enorme. Fazamos planos. Eu queria um menino. S pensava em lev-lo ao Maracan, ver o meu time do corao jogar, lev-lo para jogar bola comigo, soltar pipa, essas coisas de menino. Porm, depois do terceiro ms de gravidez, Joana novamente apresentou os mesmos sintomas das outras vezes e, infelizmente, pela quarta vez, perdeu o beb. A dor, o sentimento de incapacidade e a tristeza nos tomaram. Com o tempo veio o desgaste do casamento. Cometi muitos erros. Joana entrou em depresso. Eu viajava muito a trabalho, ficava em casa somente alguns dias do ms. Antes de me casar eu j frequentava a casa esprita. Estudava e cheguei a iniciar algumas atividades como voluntrio. Joana no me acompanhava e questionava muito a minha participao nos estudos e trabalhos voluntrios. Ela buscou tratamento em uma casa espiritualista e nesta casa ouviu e assimilou muitos conceitos doutrinrios. Um dia Joana aceitou meu convite de ir casa esprita. Quando chegamos, logo no porto, uma jovem senhora nos parou e nos recepcionou carinhosamente. Em seguida, dirigiu-se Joana dizendo: Filha, est grvida! Joana, meio espantada e sem entender nada, tentou dizer que no, mas aquela senhora insistiu e disse que podia ver o esprito que a acompanhava. Ns, perplexos, entramos para assistir a reunio pblica e assim que esta terminou fizemos o teste que constatou que, realmente, Joana estava grvida. Novamente uma onda de felicidade nos invadiu, pois queramos muito ter um filho. Por motivos particulares a obstetra indicou outra profissional para nos acompanhar desta vez. Foi uma experincia bem diferente. Era notrio o conhecimento, a experincia e a confiana que esta nova mdica nos passava. Estvamos radiantes. Fizemos um almoo, convidamos a famlia toda e anunciamos a chegada do nosso beb. Embora ainda passasse em nossos pensamentos o receio da perda, estvamos muito mais confiantes. As semanas se seguiram. Prximo ao quinto ms de gestao, Joana se sentiu muito mal. Teve um pequeno sangramento e sentiu algumas dores. Procuramos a mdica imediatamente, 50

4o Congresso de Estudos Espritas mas j era tarde, j no ouvamos mais o batimento cardaco do beb. De todas as perdas, esta foi a mais dolorosa, pois foi a nica vez em que a curetagem1 se fez necessria. A mdica se empenhou em fazer todos os exames possveis no intuito de descobrir a causa de nossa dificuldade, e nada foi identificado. Passado algum tempo, Joana aceitou novamente o meu convite de ir Casa Esprita. Mais uma vez, ao chegarmos no mesmo lugar, no porto, antes de entrarmos, encontramos de novo a jovem senhora, que ao nos vir veio nos receber carinhosamente e com muita ternura disse minha esposa: , filha, perdeu o nenm... mas no se preocupe, daqui a dois anos voc vai engravidar deste mesmo esprito. O tempo passou. Continuamos fazendo exames. Cogitamos a hiptese de adotarmos uma criana. Eu no queria passar mais uma vez por aquele processo, mas minha esposa queria tentar pela ltima vez. Ocorre que meu casamento estava desgastado, em razo das minhas viagens e tambm dos meus excessos. Pouco a pouco, a ideia de que eu no amava minha esposa foi se cristalizando dentro de mim. J no conversvamos como antes, no havia carinho como antes, estava certo de que queria me separar; estava esperando o momento certo para falar. Joana comeou a frequentar mais a casa esprita, e eu j no ia com tanta frequncia. Passaram-se dois anos de tentativas de engravidar, mas sem sucesso. Numa noite, planejei conversar sobre a separao. Estava decidido. No dia seguinte, recebi uma ligao no trabalho. Joana disse ter um assunto importante para falar. Imaginei que ela tambm tivesse tomado a mesma deciso. Quando nos encontramos, em um restaurante, antes que eu comeasse a falar, Joana pediu minhas mos e me entregou um par de sapatinhos. Eu congelei. No sabia o que falar, na verdade no esbocei nenhuma reao. Ela estava grvida novamente. Desta vez, contamos a poucas pessoas da famlia e procuramos, intencionalmente, a jovem senhora na Casa Esprita, que nos recebeu no atendimento fraterno. Joana comeou a fazer o tratamento espiritual. Eu a acompanhava quase sempre, mas ela no faltava. Eu ainda tinha a ideia fixa de me separar, mas a acompanhava nas consultas mdicas e ultrassonografias sempre que possvel. Quando se iniciava o quarto ms de gravidez, em uma das consultas a obstetra identificou que havia algo de errado e solicitou que fizssemos uma ultrassonografia que confirmou sua suspeita. Seria necessrio fazer repouso absoluto e uma imediata interveno cirrgica de nome circlagem2. A causa de todas as nossas dificuldades havia sido descoberta. Ns, apesar do susto, passamos por este processo com certa tranquilidade. Quando foi possvel ver o sexo do beb, o mdico nos perguntou qual seria o nome e minha esposa respondeu Andr Luiz. O mdico insistiu em saber qual seria o nome, no caso de uma menina. Eu respondi que no tnhamos nome para menina porque, afinal, era um menino. Eu tinha certeza. Joana me corrigiu: Vitria.

A curetagem uterina um procedimento mdico executado em unidade hospitalar, sob anestesia geral ou local, que objetiva retirar material placentrio ou endometrial por um instrumento denominado cureta. Tem como funo principal limpar os restos do aborto. Este mtodo necessrio quando existem complicaes aps um aborto espontneo ou mdico. 2 Circlagem ou Cerclagem Consiste em costurar o colo do tero da grvida em sua poro vaginal, que contm a entrada para a cavidade uterina para impedir que se abra, a bolsa fetal desa, se rompa e o feto nasa prematuro, o que coloca sua vida em risco.

51

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ O mdico escreveu seu nome no exame enquanto dizia, sorrindo: Esta a primeira foto da Vitorinha! Eu comecei a chorar. No acreditava. Minha esposa tentou me acalmar, mas eu s me perguntava como iria criar uma menina. Fui me acostumando com a ideia aos poucos. A gestao durou quase oito meses. O parto foi normal e eu acompanhei tudo de perto. Uma emoo jamais vivida antes; era a minha filha que estava nascendo. Um sentimento de amor incondicional me invadiu o peito. Um amor crescente foi tomando meu ser sem eu perceber. inexplicvel. Chorei, tremi, beijei minha esposa, beijei minha filha. O nascimento da Vitria fez muita coisa mudar dentro de mim. A cada dia que se passava eu a amava mais e mais. Ela s tinha dois meses quando Joana e eu tivemos um problema que me levou a sair de casa durante dois dias. Procurei ajuda na Casa Esprita, tive o amparo e o apoio da jovem senhora que j nos conhecia. Refleti sobre as orientaes recebidas, sempre carinhosas, mas duras para mim. Principalmente sobre que j era a hora de eu crescer por dentro. Eu comecei a mudar. Passei a enxergar o quanto eu amava minha esposa, o quanto ela foi e importante na minha vida, comecei a observar os detalhes de demonstrao de amor e carinho que minha esposa sempre teve por mim. Eu a estava amando muito mais do que quando ramos namorados; na verdade, era diferente, era mais bonito. Eu agradeo a Deus todos os instantes pela ajuda que tive. Quase cometi o maior erro da minha vida. Agradeo tambm minha filha e jovem senhora da Casa Esprita que nos acolheu. Sem essa ajuda, com certeza, hoje, eu teria o meu projeto de famlia interrompido. Com o tempo fui parando de viajar a trabalho. Fizemos uma festa bem bacana para comemorarmos o primeiro aninho da Vitria, que j andava e falava com desenvoltura. Um dia, Vitria tinha cerca de um ano e trs meses, quando me surpreendeu perguntando: Papai, porque voc no me queria? Eu fiquei perplexo com a pergunta; no esperava. Pensei uns instantes e veio em minha mente a ideia de que deveria falar a verdade, foi o que fiz: Filha, eu sempre quis ter um filho, porque eu achava que somente sabia criar menino. Eu achava que no saberia criar uma menina, mas voc veio e o papai foi aprendendo e est muito feliz com voc aqui. Hoje o papai no saberia viver sem voc; o papai te ama muito. Meses depois, Vitria viu pela televiso o anncio do jogo do nosso time no Maracan, saiu do quarto correndo em minha direo, olhou para mim e pediu para ir ao Maracan. Na mesma semana, fomos os trs ao Maracan. Os anos foram se passando, eu e minha esposa ficamos mais unidos, mais carinhosos um com outro, mais amigos, mais parceiros, mais sensveis. Estvamos novamente apaixonados. Passamos a frequentar com mais assiduidade a Casa Esprita; eu passei a perseverar mais nos trabalhos voluntrios e medinicos. Implantamos o culto no lar, tudo se acalmou, apesar das dificuldades cotidianas da vida. Sete anos depois, aos 38 anos, minha esposa ficou grvida novamente, desta vez eu queria uma menina. Passamos pelos mesmos problemas. Procedimento cirrgico e repouso absoluto. A gestao tambm foi de quase oito meses. A diferena foi a tranquilidade e a confiana que tnhamos. Graas a Deus tudo deu certo, nasceu mais uma linda menina. Hoje estamos nas lutas e aflies do dia a dia, mas pela infinita bondade de Deus, estamos juntos, unidos e felizes, porque nos amamos muito. Eu s tenho a agradecer pelo amparo e pelo apoio que nunca nos faltou. Olhando para trs e fazendo uma reflexo, posso afirmar que era 52

4o Congresso de Estudos Espritas uma pessoa antes e sou outra depois do nascimento da minha filha. Graas a Deus optei pela minha famlia. Trazendo minha filha Casa Esprita, ainda beb, a jovem senhora a pegou no colo, olhou-a nos olhos, e disse-me que eu tinha que cuidar muito bem daquela preciosidade, porque ela seria uma trabalhadora da casa. Foram as palavras dela: A trabalhadora voltou Casa.

A REENCARNAO COMO PROCESSO EDUCATIVO (...) Construmos nossa casa sem pressa e nos preparamos para o casamento que aconteceu em 2000. (...) Alguns meses se passaram e, para completar nossa realizao, veio a notcia da gravidez.(...) O Livro dos Espritos, perg. 582 Pode-se considerar a paternidade como uma misso? , sem contestao, uma misso; , ao mesmo tempo, um dever muito grande e que compromete o homem, mais do que ele pensa, com relao sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou a criana sob a tutela de seus pais para que estes o dirijam no caminho do bem, e facilitou-lhes a tarefa dando-lhe uma organizao dbil e delicada que o torna acessvel a todas as impresses; entretanto, h os que se preocupam mais em aprumar as rvores de seu jardim e de faz-las dar muitos bons frutos, do que em endireitar o carter de seu filho. Se este sucumbir, por culpa deles, suportaro a dor, e os sofrimentos do filho na vida futura recairo sobre eles, pois no tero feito o que deles dependia para o seu adiantamento no caminho do bem. O Livro dos Espritos, perg. 203 Os pais transmitem aos seus filhos uma poro de suas almas, ou apenas lhes do a vida animal qual, mais tarde, uma nova alma vem acrescentar a vida moral? Somente a vida animal, pois a alma indivisvel. Um pai estpido pode ter filhos inteligentes, e vice-versa. O Livro dos Espritos, perg. 204 Visto que tivemos vrias existncias, a parentela ultrapassa a da nossa existncia atual? Isto no pode ser de outra maneira. A sucesso das existncias corporais estabelece, entre os espritos, laos que remontam s vossas existncias anteriores; da, com frequncia, as causas de simpatia entre vs e alguns espritos que vos parecem estranhos. RETORNO VIDA CORPORAL O Livro dos Espritos, perg. 344 Em que momento a alma se une ao corpo? A unio comea na concepo, mas s completa no momento do nascimento. Desde o instante da concepo, o esprito designado para habitar tal corpo a este se liga por um lao fludico, que 53

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ vai se apertando cada vez mais, at o instante em que a criana vem luz. O grito que, ento, a criana solta, anuncia que ela faz parte do nmero dos vivos e servidores de Deus. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV PARENTESCO CORPORAL E PARENTESCO ESPIRITUAL. espritas! Compreendei agora o grande papel da humanidade. Compreendei que, quando gerais um corpo, a alma que nele encarna vem do espao para progredir; tomai conhecimento dos vossos deveres, e usai todo o vosso amor na tarefa de aproximar essa alma de Deus; essa a misso que vos foi confiada, e pela qual recebereis a recompensa se ela for cumprida fielmente.

SUGESTO DE LEITURA

O Livro dos Espritos Parte II Captulo 7 Retorno Vida Corporal

A REENCARNAO SURGE COMO MANIFESTAO DA MISERICRDIA DE DEUS, QUE NOS CONCEDE NOVA OPORTUNIDADE NA MATRIA PARA REARMONIZARMOS AS EMOES NO CONVVIO DO LAR. (...) Um dia Joana aceitou meu convite de ir Casa Esprita. Quando chegamos, logo no porto, uma jovem senhora nos parou e nos recepcionou carinhosamente. Em seguida, dirigiuse Joana dizendo: Filha, est grvida! Joana, meio espantada e sem entender nada, tentou dizer que no, mas aquela senhora insistiu e disse que podia ver o esprito que a acompanhava.(...) O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV PARENTESCO CORPORAL E PARENTESCO ESPIRITUAL. Os laos de sangue no determinam forosamente os laos entre os espritos. O corpo procede do corpo, mas o esprito no procede do esprito, porque j existia antes da formao do corpo. No o pai que cria o esprito do seu filho, ele s lhe fornece um invlucro corporal, mas deve ajud-lo a desenvolver-se intelectual e moralmente, para que possa progredir.(...) 54

4o Congresso de Estudos Espritas SUGESTO DE LEITURA

Cap. 12 do livro Missionrios da Luz Preparao de Experincias Andr Luiz/Francisco C. Xavier

ONDE A BASE MAIS ELEVADA PARA OS MTODOS DE EDUCAO? (Pergunta 108 do livro O Consolador Emmanuel/Francisco C. Xavier) (...) O mdico escreveu seu nome no exame enquanto dizia, sorrindo: Esta a primeira foto da Vitorinha! Eu comecei a chorar. No acreditava. Minha esposa tentou me acalmar, mas eu s me perguntava como iria criar uma menina. Fui me acostumando com a ideia aos poucos.(...) As noes religiosas, com a exemplificao dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda a educao no sagrado instituto da famlia.

A EDUCAO DO ESPRITO/EDUCAR, EDUCANDO-SE (...) Um dia, Vitria tinha cerca de um ano e trs meses, quando me surpreendeu perguntando: Papai, por que voc no me queria? Eu fiquei perplexo com a pergunta, no esperava. Pensei uns instantes e veio em minha mente a ideia de que deveria falar a verdade.(...)

O Livro dos Espritos, perg. 208 Nenhuma influncia exerce o esprito dos pais sobre o de seu filho, aps seu nascimento? Influncia muito grande; como vos dissemos, os espritos devem colaborar para o progresso uns dos outros. Pois bem! O esprito dos pais tem por misso desenvolver o de seus filhos pela educao; para eles uma tarefa: sero culpados, se nisso falirem.

55

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ

(...) Essa tarefa no to difcil como se poderia imaginar. Ela no exige uma cincia profunda. Pequenos e grandes podem preench-la, se estiverem compenetrados do objetivo e das consequncias da educao. preciso lembrar sempre de uma coisa, que esses espritos vieram at ns para que os ajudemos a vencer seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida. (...)
Extrado do livro DEPOIS DA MORTE Lon Denis Cap. 54 A Educao

(...) Uma mulher preocupada com a educao de seu filho, perguntou a Pestalozzi quando deveria inici-la. Pestalozzi perguntou-lhe: Qual a idade da criana? Trs anos. respondeu a mulher. Ento, v correndo concluiu Pestalozzi , porque voc j est trs anos atrasada. Dentro do conceito reencarnacionista, diramos que aquela mulher j estava trs anos e nove meses atrasada. Na gravidez, a mulher j pode estar conversando com esse esprito e ele estar recebendo suas vibraes de amor e ternura. A partir da, o processo educacional dever ser contnuo, aproveitando-se todas as oportunidades que surgirem a fim de que as tendncias ms, trazidas pelo esprito reencarnado sejam substitudas por atos de justia, amor e caridade.
(Texto extrado do livro A Educao Luz do Espiritismo Lydienio Barreto de Menezes.)

56

4o Congresso de Estudos Espritas AS NOES DO EVANGELHO E O CONVVIO NO LAR (...) Ocorre que meu casamento estava desgastado devido s minhas viagens e tambm aos meus excessos. Pouco a pouco, a ideia de que eu no amava minha esposa foi se cristalizando dentro de mim.(...) Consta no Evangelho de Joo, 1:38, a seguinte passagem: E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiram, disse-lhes: Que buscais? Tambm ns, hoje, podemos perguntar a ns prprios: Que buscamos nesta encarnao? E, mais especificamente: que buscamos quando constitumos uma famlia? Sabemos que a famlia um grupo de ajuda mtua, incluindo encarnados e desencarnados, e que deve ser considerada como uma alavanca para o progresso do esprito? Ou ainda acreditamos, ingenuamente, que formaremos uma famlia perfeita, na qual todos vivero em harmonia, felizes e sem grandes esforos? Essa iluso que criamos a respeito da formao e da vivncia em famlia j o princpio de muitos conflitos familiares. A desiluso que sentimos diante da realidade vivida, por vezes, nos desestimula a tal ponto que nos impede de aceitar os fatos e as pessoas como so e de trabalhar para o progresso material e espiritual do grupo familiar. (...) Muitas vezes, na correria do mundo moderno, no temos tempo para ouvir os filhos, nem o cnjuge, e menos ainda os pais ou outros familiares que vivam conosco. Mas Jesus gostava de conversar, de ouvir, de contar histrias. O tempo que dedicamos ao dilogo, convivncia familiar, orao, ao planejamento e realizao de tarefas em famlia e com amigos essencial para a solidificao dos laos de afeto. So tarefas que precisamos realizar com persistncia, por longo tempo e em meio a todas as demais lutas da vida material. Nem sempre fcil, mas que lugar seria mais adequado prtica do perdo, da caridade e do amor do que o prprio lar, onde esto aqueles que Deus escolheu para serem os nossos prximos mais prximos? No podemos dizer que agindo assim os conflitos simplesmente desaparecero, mas, com certeza, sero menores e o equilbrio ser construdo, ainda que lentamente, nas mentes e nos coraes. E estaremos vivenciando, apesar de todas as nossas limitaes, a maior de todas as lies dadas por Jesus: a do amor. Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros. Joo, 13:35. (A importncia do Evangelho no lar e na educao, por Ftima Ventura, Revista de Estudos Espritas Ano II no 23/Nov. 2012 CELD)

A IDEIA DE DEUS Deus como Unidade/Criador/Pai infinitamente justo e bom. Educamos as crianas a exercitarem a gratido a Deus? Diante desses problemas insondveis, nossa razo deve se humilhar. Deus existe: disso no podemos duvidar. Ele infinitamente justo e bom: essa a sua essncia. A sua solicitude se estende a tudo: ns o compreendemos. Portanto, ele s pode querer o nosso bem, por isso que 57

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ devemos ter confiana nele. Eis a o essencial, quanto ao mais, esperamos que sejamos dignos de compreend-lo. (A Gnese, cap. II, item 30. Allan Kardec.) Busquemos, portanto, disseminar os estudos espritas que so capazes de realmente transformar as almas em lutas, para que se tornem reais combatentes dessas ideias que trazem no seu bojo a falta de f no futuro e a ideia de Deus como que no bem delineada nas criaturas. (Mensagem psicografada recebida pelo mdium Mrio Coelho, pelo Esprito Irm Yvonne, por ocasio do 6o Encontro Esprita sobre a Valorizao da Vida e da Gravidez 17/5/2009.)

O PAPEL DA CASA ESPRITA E AS NOES DE RELIGIOSIDADE (...) O nascimento da Vitria fez muita coisa mudar dentro de mim. A cada dia que se passava eu a amava mais e mais. Ela s tinha dois meses quando Joana e eu tivemos um problema que me levou a sair de casa durante dois dias. Procurei ajuda na Casa Esprita, tive o amparo e apoio da jovem senhora que j nos conhecia. (...)

Agradecemos a Deus a oportunidade que temos nesta Casa, que nos abriga e educa em nossa trajetria de espritos imortais.

CONCLUSO O CULTO CRISTO NO LAR Povoara-se o firmamento de estrelas, dentro da noite prateada de luar, quando o Senhor, instalado provisoriamente em casa de Pedro, tomou os Sagrados Escritos e, como se quisesse imprimir novo rumo conversao que se fizera improdutiva e menos edificante, falou com bondade: Simo, que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia? O Apstolo pensou alguns momentos e respondeu hesitante: Mestre, naturalmente, escolhemos os peixes melhores. Ningum compra os resduos da pesca. Jesus sorriu e perguntou de novo: E o oleiro? Que faz para atender tarefa a que se prope? Certamente, Senhor redarguiu o pescador, intrigado , modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja. 58

4o Congresso de Estudos Espritas O Amigo Celeste, de olhar compassivo e fulgurante, insistiu: E como procede o carpinteiro para alcanar o trabalho que pretende? O interlocutor, muito simples, informou sem vacilar: Lavrar a madeira, usar a enx e o serrote, o martelo e o formo. De ouro modo, no aperfeioar a pea bruta. Calou-se Jesus, por alguns instantes, e aduziu: Assim, tambm, o lar diante do mundo. O bero domstico a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem a legtima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro no consegue fazer um barco sem afeioar a madeira aos seus propsitos, como esperar uma comunidade segura e tranquila sem que o lar se aperfeioe? A paz do mundo comea sob as telhas a que nos acolhemos. Se no aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das naes? Se nos no habituamos a amar o irmo mais prximo, associado nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante? Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez pequeno intervalo e continuou: Pedro, acendamos aqui, em torno de quantos nos procuram a assistncia fraterna, uma claridade nova. A mesa de tua casa o lar de teu po. Nela, recebes do Senhor o alimento para cada dia. Por que no instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversao e no pensamento? O Pai, que nos d o trigo para o celeiro, atravs do solo, envia-nos a luz pelo cu. Se a claridade a expanso dos raios que a constituem, a fartura comea no gro. Em razo disso, o Evangelho no foi iniciado sobre a multido, mas sim no singelo domiclio dos pastores e dos animais. Simo Pedro fitou no Mestre os olhos humildes e lcidos e, como no encontrasse palavras adequadas para explicar-se, murmurou, tmido: Mestre, seja feito como desejas. Ento Jesus, convidando os familiares do Apstolo palestra edificante e meditao elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristo no lar. (Lio no 1 do livro Jesus no Lar Neio Lcio/Francisco C. Xavier.)

59

VALORIZAO DA VIDA E DA GRAVIDEZ MARIA DOLORES Patronesse do NVG Ncleo de Valorizao da Vida e da Gravidez

Biografia
Maria de Carvalho Leite, a conhecida Maria Dolores, no Espiritismo, renasceu em Bonfim da Feira (Bahia) em 10 de setembro de 1901 e desencarnou, vitimada por pneumonia, em 27 de julho de 1958; teve trs irmos e duas irms; seus pais terrestres foram Hermenegildo Leite e Balmina de Carvalho Leite. Maria Dolores, tambm chamada de Mad ou de Mariinha, diplomou-se professora em 1916 e lecionou no Educandrio dos Perdes e no Ginsio Carneiro Ribeiro, ambos em Salvador Bahia; durante sua vida tambm dedicou-se Arte Potica e foi redatora-chefe, durante 13 anos, da pgina feminina do Jornal O Imparcial, alm de colaborar no Dirio de Notcias: sua produo potica foi reunida no livro Ciranda da Vida cujos recursos financeiros foram destinados instituio Lar das Meninas sem Lar. Casada com o mdico Odilon Machado, aps alguns anos de sofrimento conjugal, desquitou-se sem ter filhos do prprio ventre; talvez por isso tenha-se dedicado ao Lar das Meninas sem Lar, amparando crianas de outras mes, chegando, inclusive, a abrigar crianas em sua prpria casa. Posteriormente ao desquite, e residindo em Itabuna Bahia, conheceu o italiano Carlos Carmine Larocca, radicado no Brasil, e com ele constituiu novo lar. Ainda em Itabuna, adotou por filha, em 1936, Nilza Yara Larocca; em 1947 mudou-se para Salvador com o novo companheiro, ajudando-o na administrao do Caf Baiano e da tipografia A poca, ambos de sua propriedade. Em Salvador, adotou por filhas Maria Regina e Maria Rita (1954), Leny e Eliene (1956) e Lisbeth (1958). Maria Dolores foi membro da Legio da Boa Vontade, onde prestou servios de beneficncia, partilhando seus dons de pianista, pintora, costureira e dedicada arte culinria. Maria Dolores tambm foi colaboradora ativa da obra de Divaldo Pereira Franco: em 15 de agosto de 1952 foi fundada a Manso do Caminho, sendo que algumas das primeiras louas e talheres foram por ela doadas, alm de trabalhar voluntariamente na Manso..., incluindo-se o seu trabalho na confeco de cartes de Natal, pintados por suas mos para serem vendidos em benefcio daquela Casa. A partir do ano de 1971 e na condio de esprito livre, tornou-se ativa escritora atravs da mediunidade de Francisco Cndido Xavier: contos em versos, poemas e trovas.

60

Centro Esprita Lon Denis

4o Congresso de Estudos Espritas

Psicologia e Espiritismo

Patrono: Henrique Roxo

TEMA CENTRAL: O Esprito em sua Trajetria Evolutiva Reencarnao

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO

O Esprito em sua Trajetria Evolutiva Reencarnao

Do ponto de vista reencarnatrio, h que se considerar um dos pontos que consideramos ser fundamental para que o homem terreno amplie o seu horizonte: o de se reconhecer como esprito imortal. Hermann

Introduo
Melhorados os homens, no fornecero ao mundo invisvel seno bons espritos; estes, encarnando-se, por sua vez s fornecero humanidade corporal elementos aperfeioados. A Terra deixar, ento, de ser um mundo expiatrio e os homens no sofrero mais as misrias decorrentes das suas imperfeies. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos) O grupo de estudos sobre Espiritismo e Psicologia tem o prazer de apresentar mais uma etapa de seu estudo atravs do eixo temtico que abordar a reencarnao e suas repercusses sobre a evoluo. Com este intuito, o tema ser desdobrado em alguns mdulos para melhor compreenso do leitor. Em um primeiro eixo temtico abordaremos o conceito de reencarnao, que ser desdobrado sobre os aspectos que relacionam a alma encarnada, o objetivo da encarnao, reencarnao, entre outros, sempre se levando em conta a direo do esprito imortal e suas oportunidades de progresso. No segundo eixo desenvolveremos um estudo programado sobre o fluido vital e o perisprito, relacionando-os com a importncia que se deve dar ao cuidado do corpo e ao esprito na trajetria que conta com os diversos empreendimentos desenvolvidos em nosso passado e a possibilidade de traar nossas metas futuras. 62

4o Congresso de Estudos Espritas Para concorrer junto a esses temas necessrio o estudo sobre o livre-arbtrio, trazendo a todos a ideia consolidada de como a reviso de nossos rumos regida pelo direcionamento do pensamento e da vontade; como se do os mecanismos de superao e de avano to almejados por todos ns. No terceiro eixo, falar-se- da correlao existente entre os conceitos doutrinrios e a Psicologia, estudando de que modo estes se complementariam e se organizariam auxiliando como ferramentas de instruo a todos ns. A cincia (Espiritismo e Psicologia) auxiliando o homem a entender seus males herdados por si prprios, seus desdobramentos em suas existncias, e a reconduo que espera por todos ns em futuro mais iluminado luz de tais conhecimentos. Finalizando, trataremos do autoconhecimento e da moralizao do esprito que, fatalmente, influenciar e ser influenciado pelas modificaes evolutivas de nosso planeta e de toda a Humanidade. Logo voltaremos ao comeo, onde se perceber que a reencarnao poderoso instrumento para o desenvolvimento do esprito humano. Atravs das vidas sucessivas, encarnando e desencarnando, o esprito se depura, aprende e cresce para o progresso. Segundo Dr. Hermann: nesse ponto, caros filhos, quando o esprito, mesmo no ambiente terreno, consegue antever, analisar, ponderar atravs dos estudos que faz das experincias adquiridas, de que o prendem ao ambiente terreno, a sentir e amar verdadeiramente o ser humano, a vida, aqueles que esto ao seu derredor, igualmente como espritos que caminham em conjunto para Deus; desapegados da viso terrena, o esprito poder olhar para Deus e v-lo como Pai. Desde j nos sintamos bem-vindos e acolhidos nesta tarefa de estudo! Bom encontro, Equipe de estudo do encontro Espiritismo e Psicologia. Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, esta a lei. Allan Kardec Objetivo Geral: Estudar sobre o processo reencarnatrio do esprito com vistas perfeio. Objetivos Especficos: Mdulo I - Relacionar o que vem a ser reencarnao e seu objetivo; Mdulo II - Compreender a necessidade do fluido vital e do perisprito no processo evolutivo do esprito; Mdulo III - Identificar o desenvolvimento do livre-arbtrio e suas consequncias; Mdulo IV - Correlacionar os conceitos doutrinrios e a Psicologia; Mdulo V - Identificar a necessidade do autoconhecimento e moralizao para a transformao individual e da Humanidade.

63

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO

Mdulo I Reencarnao Tema 1 Encarnao


1.1 - Qual o conceito de encarnao? R: Estado em que os espritos esto quando se revestem de um envoltrio corporal. Diz-se: esprito encarnado em oposio a esprito errante. Os espritos so errantes nos intervalos de suas diferentes encarnaes. A encarnao pode ocorrer na Terra ou em outro mundo. (PALHANO, Jr. L. Dicionrio de Filosofia Esprita, CELD) 1.2 - Qual o objetivo da encarnao dos espritos? R: Deus impe-lhes a encarnao com o objetivo de faz-los chegar perfeio: para uns, uma expiao; para outros, uma misso. Porm, para chegar a essa perfeio, devem suportar todas as vicissitudes da existncia corporal; nisto que est a expiao. A encarnao tem tambm outro objetivo, que o de colocar o esprito em condies de suportar sua parte na obra da criao; para execut-la que, em cada mundo, ele toma um instrumento em harmonia com a matria essencial desse mundo para a executar, daquele ponto de vista, as ordens de Deus; de tal forma que, concorrendo para a obra geral, ele prprio se adianta. (O Livro dos Espritos, p. 132) 1.3 - Como a alma, que no atingiu a perfeio durante a vida corporal, pode terminar de depurar-se? R: Experimentando a prova de uma nova existncia. (O Livro dos Espritos, p. 166)

Jesus (encarnou por amor)

O esprito em suas sucessivas reencarnaes

Logo, a partir dos pressupostos acima citados, pode-se concluir que a encarnao visa o nosso melhoramento, no importando qual o mundo ser por nossa alma habitado. Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que, se um homem no renasce da gua e do esprito, ele no pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne carne, o que nasceu do esprito esprito. No te admires que eu tenha dito que preciso que nasas de novo. O esprito sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas tu no sabes de onde ele vem e nem para onde vai; o mesmo ocorre com todo o homem que nascido do esprito. (Joo, 3:1 a 12, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IV, Item 5)

Tema 2 Reencarnao
O dogma da reencarnao est fundamentado na justia de Deus e na revelao, pois vos repetimos incessantemente: Um bom pai sempre deixa aos seus filhos uma porta aberta para o arrependimento. A razo no te diz que seria injustia privar, para sempre, da felicidade eterna todos aqueles de quem no dependeu melhorar-se? No so filhos de Deus todos os homens? S entre os egostas encontram-se a iniquidade, o dio implacvel e os castigos sem remisso. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos, CELD) 64

4o Congresso de Estudos Espritas Comentrio: Deus nos concede, por amor, a oportunidade de progresso atravs das vidas sucessivas. Ao longo dessas reencarnaes, o homem tem a possibilidade de transformar-se ao fazer bom uso de sua liberdade; portanto, depende do seu esforo individual e da compreenso de sua imortalidade para que essa transformao se efetue. O Espiritismo traz para todos ns o caminho da compreenso. O trabalho no bem traz a constante verdade de que h a necessidade de burilar os sentimentos no palco do mundo para se querer avanar para mais alm. Hermann 1.4 - Qual o conceito de reencarnao? R: a condio dada por Deus para que o esprito possa melhorar-se ao longo de sua trajetria evolutiva. 1.5 - Quando se inicia o processo reencarnatrio? R: A reencarnao inicia-se no momento da fecundao, alonga-se o processo reencarnatrio at a adolescncia do ser, quando, a pouco e pouco, atinge a plenitude. (FRANCO, D. P. Temas da Vida e da Morte, pelo esprito Manoel P. de Miranda, FEB) 1.6 - Qual o objetivo da reencarnao? R: Expiao, melhoramento progressivo da Humanidade; sem isto, onde estaria a justia? (O Livro dos Espritos, p. 167) 1.7 - Todas as nossas existncias corporais efetuam-se na Terra? R: Nem todas, mas em diversos mundos; a deste mundo no a primeira nem a ltima, e uma das mais materiais e das mais distantes da perfeio. (O Livro dos Espritos, p. 172) As impresses mais fortes das experincias passadas fixam-se no corpo em formao, atravs de deficincias fsicas ou psquicas, sade e inteligncia, de acordo com o tipo de comportamento que caracteriza o estado evolutivo do esprito (...). (XAVIER, F. C. Ao e Reao, pelo esprito Andr Luiz, FEB) 1.8 - Por que reencarnamos na Terra? R: Por sermos ainda espritos imperfeitos, nos encontramos em um planeta que est de acordo com a nossa condio moral, ou seja, um planeta de provas e expiaes, onde a dor e o sofrimento ainda nos acometem. O homem que tem a conscincia de sua inferioridade haure, na doutrina da reencarnao, uma consoladora esperana. Se cr na justia de Deus, no pode esperar estar, pela eternidade, em p de igualdade com aqueles que fizeram melhor do que ele. O pensamento de que essa inferioridade no o deserda, para todo o sempre, do bem supremo e de que poder conquist-lo, atravs de novos esforos, sustenta-o e reanima sua coragem. Quem que, ao final de sua carreira, no lamenta ter adquirido muito tarde uma experincia de que no pode 65

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO mais tirar proveito? Esta experincia tardia no fica perdida; ele a aproveitar numa nova existncia. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos, CELD) Assim, no encadeamento de nossas etapas terrestres, prosseguem, e se completa a obra grandiosa da nossa educao, a lenta edificao de nossa individualidade, de nossa personalidade moral. por isso que a alma tem de encarnar, sucessivamente, nos meios mais diversos, em todas as condies sociais, experimentar alternadamente as provas da pobreza e da riqueza, aprender a obedecer, depois, a comandar. So-lhe necessrias vidas obscuras, vida de trabalho, de privaes, para aprender a renunciar s vaidades materiais, o desligamento das coisas frvulas, a pacincia, a disciplina do esprito. So necessrias as existncias de estudo, as misses de devotamento, de caridade, atravs das quais a inteligncia se esclarece e o corao se enriquece de qualidades nobres. Em seguida, viro as vidas de sacrifcio: sacrifcio pela famlia, pela ptria, pela Humanidade. So necessrias, tambm, a prova cruel, fornalha onde o orgulho e o egosmo se dissolvem, e as etapas dolorosas que so o resgate do passado, a reparao de nossos erros, a forma sob a qual a lei de justia se cumpre. O esprito se fortifica, se refina, se depura, pela luta e pelo sofrimento. Volta para expiar, no prprio meio em que se tornou culpado. Acontece que, s vezes, as provas fazem de nossa existncia um calvrio, mas este calvrio o topo que nos aproxima dos mundo felizes. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD)

Mdulo II Fluido Vital e Perisprito Tema 1 Fluido Vital


2.1 - Quais os subsdios de que o esprito necessita para encarnar? R: Do fluido vital e do perisprito. 2.2 - Qual o conceito de fluido vital? R: Fora vital que mantm o funcionamento dos corpos orgnicos, algo que, operando com mtodos particulares; no s fabrica os rgos como tambm os repara. Assim, pois, acreditamos que em toda a criatura que existe na Terra exista uma certa quantidade de fora vital... Essa fora vital nada geraria sem a inteligncia e se a ela no estivesse associada. (DELANNE, Gabriel. Evoluo Anmica, FEB)

Tema 2 Perisprito
2.3 - Qual o conceito de perisprito? R: O perisprito a ideia diretriz, o plano impondervel das estruturas dos seres; quem armazena, registra e conserva todas as percepes. Na substncia incorruptvel do perisprito esto gravadas as leis do nosso desenvolvimento. Ele o mantenedor, por excelncia, da nossa personalidade, e nele reside nossa memria. (DELANNE, Gabriel. Evoluo Anmica, FEB) O conhecimento do perisprito elimina radicalmente a dificuldade em compreender a ao do fsico sobre o moral, ou da alma sobre o corpo. Graas a ele, o processo da vida mental se evidencia com tamanha clareza que permite compreender nitidamente a formao e conservao do inconsciente fsico e psquico; ficam demonstrados os matizes, ou gradaes progressivas que ligam o instinto inteligncia; ficam claros os mecanismos das aes cerebrais e as conexes 66

4o Congresso de Estudos Espritas existentes entre elas; explica-se por que a alma mantm sua unidade e identidade atravs das vidas sucessivas... (DELANNE, Gabriel. Evoluo Anmica, FEB) 2.4 - Sabendo-se da necessidade da reencarnao, qual a importncia do fluido vital e do perisprito neste processo? R: Quando um esprito reencarna, pelo perisprito que se liga matria. Isso porque o esprito imaterial, necessitando de um intermedirio para que possa manifestar-se no mundo fsico. O perisprito, no momento da encarnao, recebe uma espcie de cola, o fluido (energia) vital, prendendo-se ao sistema biolgico que se forma, pouco a pouco, consolidando ligaes mais sutis, a ponto de passar animao ao corpo fsico. Unido ao corpo, molcula a molcula, assegura tambm a ordem e a manuteno dos tecidos e dos rgos. Ao mesmo tempo, por ser extremamente plstico e sensvel ao pensamento, modifica-se a cada encarnao? Sim, quando recebe o condicionamento das novas formas e todas as impresses boas ou ruins, resultantes das aes do Esprito. (PALHANO, L. Jnior. Dicionrio de Filosofia Esprita, CELD) 2.5 - Como feita a ligao do perisprito ao corpo fsico? R: O sistema nervoso composto pelo crebro, cerebelo e bulbo, situados dentro da caixa craniana, pela medula espinal, que um conjunto de fibras nervosas situadas no canal da coluna vertebral, e pelos nervos perifricos. O sistema nervoso tem a funo de coordenar a inteligncia, a memria e o raciocnio, receber e interpretar estmulos, controlar movimentos, controlar a circulao, respirao, digesto e excreo. Manter o equilbrio do corpo. (Apostila do curso de Orientao Medinica e Passes CELD) Sendo assim, a ligao do perisprito no corpo feita em vrios pontos do crebro regio do vagossimptico, na coluna, ou na regio do sistema nervoso; so vrios os pontos em que vo sendo costurados, no corpo em formao, pontos de fixao da matria, a princpio, por conduo de espritos encarregados do nascimento dos corpos e depois pelo chamado automatismo biolgico e, novamente, pelos espritos encarregados da construo de corpos naqueles espritos que saem da atividade comum, da vida comum e merecem j um corpo extremamente estabilizado para poder atuar. (BALTHAZAR, Orientaes Medinicas) Quando voc tem uma sensao ou um sentimento e ele bastante forte de um ponto de vista do pensamento, de emoo, este sentimento capaz de atingir o seu organismo. A cincia de hoje j vislumbra alguma coisa nas chamadas grandes como doenas, como doenas nervosas que atacam o estmago, o vagossimptico, a rea cardaca e as cefaleias; mas existem outras fontes de perturbao orgnica. Ento, essas emoes muito fortes realmente atingem, profundamente, o corpo fsico, mas isso a lei, que diz que o esprito tudo, tudo mesmo, que o corpo apenas o resultado ou, como dizem os espritos, ou como diz O Livro dos Espritos, o corpo apenas matria. Balthazar

67

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO Comentrio: At o momento vimos que, para o esprito evoluir, h necessidade de encarnar e/ou reencarnar, a fim de certificar-se de suas efetivas mudanas e/ou aprendizado e prosseguir no caminho rumo perfeio. Torna-se necessrio para esse retorno, alm do corpo fsico, o perisprito, que vai fixando-se matria, pouco a pouco, atravs do fluido vital. Sendo assim, possvel acontecer o desabrochar de uma nova existncia, onde as oportunidades de reajustes sero dadas, e cabe a cada um aproveitar da melhor maneira possvel, consciente da sua condio na Terra. Esta organizao nos remete importncia do corpo (fluido / perisprito), ou seja, de como possvel influenciar atravs deste sistema fsico as potencialidades do esprito.

Mdulo III Livre-arbtrio


3.1 - Qual o conceito de livre-arbtrio? R: Segundo Kardec, no Dicionrio de Filosofia Esprita, Livre-arbtrio a liberdade moral do homem; faculdade que ele tem de se guiar segundo sua vontade na realizao de seus atos. Os espritos nos ensinam que a alterao das faculdades mentais, por uma causa acidental ou natural, o nico caso em que o homem est privado de seu livre-arbtrio. 3.2 - Como identificar o desenvolvimento do livre-arbtrio na sequncia evolutiva do esprito imortal? R: A liberdade a condio indispensvel alma humana, que, sem ela, no poderia edificar seu destino. Identificamos, de relance, que, primeira vista, a liberdade do homem parece bem restrita em meio ao crculo das fatalidades que o cercam: necessidades fsicas, condies sociais, interesses ou instintos. A liberdade e a responsabilidade do ser so interdependentes e aumentam com sua elevao. a responsabilidade do homem que faz sua dignidade e sua moralidade; sem ela ele seria apenas uma mquina cega, um joguete das foras do ambiente. ...O progresso no outra coisa seno a extenso do livre-arbtrio, no indivduo e na coletividade. A luta entre a matria e o esprito tem o objetivo especfico de libertar o esprito, cada vez mais, do jugo das foras cegas. Pouco a pouco a inteligncia e a vontade conseguem predominar sobre o que representa, a nossos olhos, a fatalidade... Para ser livre preciso querer s-lo e esfora-se para tal, libertando-se das servides e das baixas paixes, substituindo pelo imprio da razo o das sensaes e dos instintos. Isto s se pode obter por uma educao e um treinamento prolongados das faculdades humanas: liberao fsica pela limitao dos apetites; liberao intelectual pela conquista da verdade; liberao moral pela procura da virtude. Est a obra dos sculos... O ser s est verdadeiramente maduro para a liberdade no dia em que as leis universais, exteriores a ele, tornam-se interiores e conscientes, pelo prprio fato de sua evoluo. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD) 3.3 - Quando o esprito exerce maior liberdade de escolha? R: O livre-arbtrio, a livre vontade do esprito se exerce, sobretudo, na hora das reencarnaes. Escolhendo tal famlia, tal meio social, sabe de antemo quais so as provas que o esperam, mas compreende, igualmente, a necessidade dessas provas para desenvolver suas qualidades, atenuar 68

4o Congresso de Estudos Espritas seus efeitos, despoj-lo de seus defeitos e seus vcios. Estas provas podem ser, tambm, a consequncia de um passado nefasto que ele deve reparar, e as aceita com resignao, com confiana, pois sabe que seus grandes irmos do Espao no o abandonaro nas horas difceis. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD) 3.4 - Quais as consequncias do uso do livre-arbtrio? R: Como cita Balthazar anteriormente, o nosso sentir pode afetar de forma positiva ou negativa o nosso corpo, no s material, mas perispiritual. E o nosso pensamento? O pensamento atua no fluido que a tudo envolve; pelo seu teor vibratrio, produz natural sintonia com as diversas faixas nas quais se movimentam os espritos, na esfera fsica ou na erraticidade, estabelecendo vnculos que se estreitam em razo da intensidade mantida. Essa energia fludica, recebendo a vibrao mental, assimila o seu contedo emocional e transforma-se de acordo com as molculas absorvidas, criando uma psicosfera sadia ou enfermia em volta daquele que a emite e passa a aspir-la, experimentando seu efeito conforme a qualidade de que se constitui. (FRANCO, D. P. Temas da vida e da morte, pelo esprito Manoel P. de Miranda, FEB) O Livro dos Espritos, perg. 845 As predisposies instintivas que o homem traz, ao nascer, no constituem um obstculo ao exerccio do livre-arbtrio? R: As predisposies instintivas so as do esprito, antes da sua encarnao; conforme ele seja mais ou menos adiantado, elas podem instig-lo prtica de atos repreensveis e nisso ser secundado por espritos que simpatizam com essas disposies; no h, porm, arrastamento irresistvel, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer poder. Os males de que estamos sofrendo tiveram sua base na prpria criao do pensamento humano 74:234 Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955) ...A vida do ser consciente uma vida de solidariedade e liberdade. Livre dentro dos limites que lhe assinalam as leis eternas, faz-se o arquiteto do seu destino. O seu adiantamento obra sua. Nenhuma fatalidade o oprime, salvo a dos prprios atos, cujas consequncias nele recaem; mas no pode desenvolver-se em medrar seno na vida coletiva com o recurso de cada um e em proveito de todos... ...Esses males necessrios ao funcionamento da Lei de educao geral nunca deixaro de existir em nosso mundo; representam uma das condies da vida terrestre. A matria o obstculo til; provoca o esforo e desenvolve a vontade; contribui para a ascenso dos seres, impondo-lhes necessidades que os obrigam a trabalhar. Como, sem a dor, havamos de conhecer a alegria; sem a sombra, apreciar a luz; sem a privao, saborear a bem adquirido, a satisfao alcanada? Eis aqui a razo por que encontramos dificuldades de toda sorte em ns e em volta de ns. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, cap. 9, CELD) No faremos a renovao da paisagem de nossa vida sem renovar-nos. Andr Luiz 69

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO 3.5 - Todos tm a possibilidade de superao? R: Sim. Segundo Lon Denis, a vontade a maior de todas as potncias. A vontade de viver, de desenvolver em ns vida, atrai-nos novos recursos vitais; tal o segredo da lei de evoluo. O que importa, acima de tudo, compreender que podemos realizar tudo no domnio psquico... ...Quando se exerce de maneira constante, em vista de alcanar um desgnio conforme ao Direito e Justia. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, A vontade, CELD) Lei de Evoluo/Lei Circular

O esprito em sua trajetria evolutiva

A nossa condio atual

preciso renascer; a lei comum do destino humano que tambm evolui num crculo cujo centro Deus. (DENIS, Lon. O Grande Enigma, cap. XV. A lei circular, CELD) Comentrio: A ideia de Deus, a certeza de sua imortalidade, permite que o homem busque sobrepor a sua condio ainda muito ligada matria para alar ideais mais nobres, atravs de uma conscincia moral mais fortalecida. A dor, o sofrimento sem a compreenso de que so consequncias do mau uso do livre-arbtrio, ao longo das vidas sucessivas, muitas vezes promove a descrena que, aliada ao orgulho, faz com que o homem se afaste do caminho traado para sua felicidade. Atravs dos tempos, a filosofia, a religio e a cincia vo trazendo a esse homem, ainda incrdulo, a possibilidade de mudana, de reavaliao de postura diante da vida, trazendo, de forma racional, a certeza da sua imortalidade. Dessa forma, esse processo de reforma de sentimentos e ideias vai se automatizando, e sua postura diante da vida vai tomando outro formato, compreendendo que a vida uma escola e o aprendizado facultativo, ele compreende de onde vm tantas diferenas, se tornando libertador o conhecimento. A ideia da Reencarnao se torna imprescindvel nos campos filosfico, cientfico e religioso, pois leva Humanidade no s o consolo, mas a condio de superao e f no futuro, eliminando os equvocos da ideia de um Pai punitivo para a certeza de um Pai-Deus bom e justo.

70

4o Congresso de Estudos Espritas

Mdulo IV Conceitos Doutrinrios e a Psicologia


A cincia sem religio manca, a religio sem a cincia cega. (Einstein)
FILOSOFIA CINCIA RELIGIO

Nas pesquisas cientficas, a Educao ter encontrado sua base essencial. Sabe-se que a educao o mais poderoso fator de progresso; ela contm em germe todo o futuro. Mas para ser completa, deve inspirar-se no estudo da vida sob suas duas formas alternantes, visvel e invisvel: da vida em sua plenitude, em sua evoluo ascendente, em direo aos cismos da natureza e do pensamento. Assim, a Humanidade e o espiritualismo devem trazer a base da educao: trabalhar na reforma do homem interior e da sade moral. preciso despertar a alma humana adormecida, mostrando-lhe seus poderes ocultos, conscientizando de si mesma para concretizar seu glorioso destino. As religies contriburam poderosamente com a educao humana, opuseram o freio s paixes violentas, a barbrie das eras de embrutecimento, e gravaram fortemente a noo moral no fundo das conscincias. A esttica religiosa trouxe a luz, obras-primas em todas as esferas. Pouco a pouco, os elementos de uma cincia psicolgica e de uma crena universal aparecem, fortificam-se, dilatam-se. Numerosos testemunhos veem nisto o preldio de um movimento, de um pensamento que tende a abraar todas as sociedades da Terra. Pode-se dizer que a religio o esforo da Humanidade para comunicar-se com a essncia eterna e divina. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD) No h f no progresso, sem f no futuro; no futuro de cada um e de todos. Os homens s progridem e avanam se acreditarem nesse futuro e marcharem confiantes, convictos para o ideal vislumbrado. Lon Denis 4.1 - Onde se encontra no homem a ideia de Deus? R: Em sua conscincia. H uma fora, uma esperana, uma certeza que possa nos elevar acima de ns mesmos na direo de um objetivo superior, na direo de um princpio, um ser em que se identifique no bem, a verdade, a sabedoria; ou no haveria em ns e em torno de ns seno dvida, incerteza e trevas? (DENIS, Lon. O Grande Enigma, CELD) 4.2 - Como a cincia auxilia o homem na compreenso de Deus? R: Sendo o problema divino o mais vasto, o mais profundo dos problemas, j que abarca todos os outros, criaram-se teorias, sistemas sem-nmero, que correspondem a tantos graus de compreenso humana quanto a etapas do pensamento na sua marcha para o Absoluto. Como remediar essa desordem? Como escapar dessas contradies? Da maneira mais simples. Basta elevar-se acima das teorias e dos sistemas, bastante alto para relig-los no seu 71

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO conjunto e pelo que eles tm em comum. Basta elevar-se at a grande Causa, na qual tudo se resume e se explica. Essa harmonia e essa sabedoria se estendem desde o gro de areia, desde a mais simples forma de vida, at os inumerveis astros que circulam no espao, e preciso concluir que essa inteligncia alcana o infinito, a menos que se diga que h efeito sem causa. A estreiteza de vises desnaturou, comprometeu a ideia de Deus. Suprimamos a barreira, os crceres, os sistemas fechados que se contradizem, se excluem, se combatem, para substitulos pelas vises largas das concepes superiores. Em certas alturas, a Cincia, a Filosofia e a Religio, at ento divididas, opostas, hostis, sobre suas formas inferiores, unem-se e se fundem numa sntese poderosa, que a do Espiritualismo Moderno. Assim efetua-se a lei de evoluo das ideias. (DENIS, Lon. O Grande Enigma, CELD) Deus no se mostra, mas se confirma pelas suas obras. A existncia de Deus um fato comprovado no s pela revelao, mas tambm pela existncia dos fatos. (Psicologia e Espiritismo Lei de Adorao, CELD) As descobertas da cincia glorificam a Deus em lugar de rebaix-lo; no destroem seno o que os homens edificaram sobre as ideias falsas que se fizeram de Deus. Allan Kardec 4.3 - O Espiritismo e a Psicologia O Espiritismo amplia os horizontes do antes, do agora, pela compreenso da reencarnao e da proposta de renovao pelo pensamento e emoes equilibradas, e equiparadas s lies que Jesus nos ofereceu, para se alcanar o progresso. Alm disso, traz a viso da evoluo do esprito imortal e da perfeio espiritual, quando o esprito alcana o grau de entendimento capaz de faz-lo consciente de sua natureza e do rumo que precisa alcanar. A psicologia estuda dentro de seu contexto a prpria alma inserida no panorama reencarnatrio com suas carncias, experincias, dilemas, vivncias das mais complexas na atual fase de vida. Contudo, se limita a uma nica encarnao. Todas as experincias humanas individuais e/ou coletivas so medidas dentro desses parmetros, levando-se em considerao as experincias adquiridas dentro do contexto familiar, social, como a religiosidade e as condies educacionais, obedecendo a parmetros rgidos da gentica e que a hereditariedade auxilia nos parmetros biolgicos de aprendizados herdados. (Mensagem de Balthazar e Agostinho) Mas j estamos assistindo ao surgimento e constituio de toda uma Psicologia maravilhosa e imprevista, da qual vo destacar-se uma nova concepo do ser e a noo de uma lei superior, que encampa e resolve todos os problemas da evoluo do vir a ser. O estado da alma contempornea pede, reclama uma cincia, uma arte, uma religio de luz e de liberdade, que venham livr-la de suas dvidas, emancip-la das velhas escravides e das misrias do pensamento, gui-la em direo aos horizontes radiosos para os quais ela se sente atrada por sua prpria natureza e pela impulso de foras irresistveis; dessa forma o Espiritismo se faz presente. (DENIS, Lon. O Problema do Ser e do Destino, CELD). 4.4 - A Psicologia, unindo-se ao estudo do Espiritismo, auxilia o indivduo a desenvolver o livre-arbtrio de forma mais consciente? R: Se a Psicologia estuda a alma e a Doutrina Esprita nos traz esse conhecimento atravs da sustentao de sua trplice possibilidade de inferncias, esta pode ser de grande valia para o estudo Psicolgico Humano. Nesta interseo, o indivduo reconheceria seu estgio evolutivo, 72

4o Congresso de Estudos Espritas suas possibilidades de organizao do pensamento e da vontade, colocando-as a servio de seu progresso. As escolhas se tornariam mais conscientes e responsveis. 4.5 - Em que o conhecimento da reencarnao auxilia a Psicologia para entender os males da alma? R:. Os novos mtodos psicoterpicos vo prescindir do conhecimento da reencarnao. A reencarnao no diz respeito apenas problemtica da sobrevivncia do homem aps a morte; suas implicaes com a vida social so incomensurveis. Os conflitos que chegam a um consultrio decorrem de fatores oriundos de vrias encarnaes. (NOVAES, Adenuer. Reencarnao: Processo Educativo, Fundao Lar Harmonia) Portanto, a proposta da Psicologia do Esprito, como o nome j bem diz, levar a esse homem trino (esprito; perisprito; corpo), cada vez mais enxerg-lo como UNO em essncia; esprito imortal, onde habitam todas as nossas potencialidades para nossa escalada evolutiva, ou sombras, como j dizia nosso querido Carl G. Jung onde habitam medos, culpas, angstias, traumas etc., dificultando ou emperrando nossa evoluo e adoecendo nosso perisprito e como consequncia, nosso corpo e toda uma sociedade. (Psicologia e Espiritismo Lei de Adorao Crenas e Valores, CELD) Somente desta forma perceberemos a importncia desse estudo comparativo e a unio entre a Psicologia e a Doutrina Esprita na busca da compreenso mais profunda da psique humana. ...No s a necessidade do estudo do comportamento, mas, essencialmente, do autoconhecimento, conforme j dizia Santo Agostinho, em O Livro dos Espritos, como o meio mais eficaz que o homem tem de se melhorar e tambm a chave de seu progresso individual, tomando conscincia de suas potencialidades, podendo, assim, desenvolv-las em plenitude. (Psicologia e Espiritismo Lei de Adorao Crenas e Valores, CELD) Os ideais que iluminaram meu caminho e sempre me deram coragem para enfrentar a vida com alegria foram a Verdade, a Bondade e a Beleza. Albert Einstein Comentrio: Como vimos acima, novas teorias surgem com o objetivo de melhor atender s necessidades do homem em sua busca incessante de plenitude, mas ainda falta o elo de ligao para essa compreenso. A certeza da imortalidade dalma, e sua Trajetria Evolutiva atravs das sucessivas encarnaes e/ou reencarnaes permitem essa compreenso, da qual cada vez mais a cincia se aproxima. Como sabemos, o acaso no existe e todas as mudanas acontecem no momento propcio. O homem compreender a necessidade de construir em si mesmo a sua fortaleza, atravs de uma mudana de postura diante da vida espiritual, pois s assim conquistar a to almejada felicidade. Conhecer-se, promover esse mergulho dentro de si mesmo com a viso de sua imortalidade, o permitir abandonar certos temores, certos sentimentos que ainda o aproximam dos primrdios de sua evoluo, para desfrutar da paz de conscincia e do amor por si mesmo, pelo prximo e por Deus. Sendo assim, a Psicologia, se aproximando cada vez mais da ideia da reencarnao, poder tambm propiciar no s a compreenso dos porqus dos atavismos e tantos outros mecanismos de impedimento ao bem-estar psquico e fsico, mas expurgar a culpa que destri para o discernimento que constri. Essa nova viso traz vida, traz possibilidades e tornam-se mais leve as lutas que temos de vencer. 73

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO

Mdulo V Necessidade do Autoconhecimento: Moralizao e Transformao Individual e da Humanidade


5.1 - Qual a nossa herana atravs das vidas sucessivas? R: Algum disse com bastante acerto: os pais nos fornecem o corpo, jamais a alma. No existe um indivduo igual ao outro. Cada ser apresenta-se no cenrio carnal com tendncias especficas e arcabouo psicolgico bastante apropriado. So essas condies individuais, com tendncias to expressivas nos diversos campos da vida, que nos fazem pensar em direcionamento antecipadamente preparado para determinadas finalidades, por imposio do esprito reencarnante. (ANDREA, J. Psicologia Esprita, FEB) Esses fatos, to negligenciados at agora pelos filsofos, tm considervel importncia: se os quisermos examinar atentamente e deduzir-lhes as consequncias, chegaremos a uma quase certeza da teoria das vidas sucessivas e compreenderemos a grandiosa evoluo da alma humana, desde as formas inferiores at os graus mais elevados da vida normal e moral. (DELANNE, Gabriel. A Reencarnao Introduo, FEB) Nos dias atuais, com a imensidade de fatos e propostas reclamando soluo, os pensamentos das pesquisas se acham to complexos que as hipteses de trabalho da decorrentes no mais cabem nos reduzidos limites dos campos materiais. A cincia est se aproximando cada vez mais do esprito e este, por sua vez, se est projetando nos campos da Cincia. No futuro, a cincia estar espiritualizada e o esprito representar o cadinho ilimitado das investigaes cientficas. (DELANNE, Gabriel. Reencarnao e Sexo, FEB) Lutemos para que o aprendizado que chega at ns se nos incorpore ao ser. Hermann 5.2 - Na nossa condio moral, preciso reencarnar? R: Para o desenvolvimento do esprito atravs do autoconhecimento e sua consequente transformao moral necessrio. Voltar Terra, para muitas criaturas, um exerccio de dor, sofrimento e at mesmo de angstia; para outras, apenas a volta ao convvio com as foras das quais jamais se desligou. Seja qual for o ngulo que se analise a questo, vejamos no retorno vida corporal uma das maiores bnos que Deus oferece ao esprito humano. Cada vez que a mente, ou esprito, se encaminha para uma determinada direo, o faz com objetivo prprio, determinado, querendo alcanar alguma coisa que lhe faculte o progresso. Como esprito, o homem no poder viver certas experincias que somente a vida material favorece, tais como determinadas paixes. Algumas das paixes humanas apenas atravs da matria se podem experimentar, como certas realidades morais. Tomemos, por exemplo, a posse do ouro, o domnio de naes; Napoleo Bonaparte Jeanne DArc somente na matria podem-se alcanar tais objetivos. Por isso, Deus, em sua infinita sabedoria, e promovendo o progresso de todos ns, espritos a caminho da perfeio, nos faz voltar carne. (DENIS, Lon. Socialismo e Espiritismo, CELD) 74

4o Congresso de Estudos Espritas 5.3 - Qual a importncia dos pais na educao moral dos filhos? R: A educao que lhes derdes, os ajudaro a aperfeioar-se e a construir o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada me, Deus perguntar: Que fizeste da criana que foi entregue aos teus cuidados? Se permaneceu atrasada por vossa culpa, tereis como castigo v-la entre os espritos sofredores, quando dependia de vs que ela fosse feliz. Ento vs mesmos, maltratados pelos remorsos, pedireis para reparar a vossa falta, solicitareis uma nova encarnao, para vs e para ela, em que ireis cerc-la de cuidados mais atentos, e ela, cheia de reconhecimento, vos cercar com o seu amor... A tarefa no to difcil quanto podereis pensar; ela no exige o saber do mundo. Tanto o ignorante quanto o sbio podem desempenh-la, e o Espiritismo veio facilitar esse desempenho fazendo com que se conhecessem as causas das imperfeies do ser humano. Desde pequenina, a criana manifesta seus instintos bons ou maus que traz de existncias anteriores; preciso que os pais se dediquem a estud-los. Todos os males tm seu princpio no egosmo e no orgulho. Observai, pois, os menores sinais que possam revelar o germe desses vcios, e tratai de combat-los logo, no deixando que criem razes profundas... Deus no d uma prova acima das foras daquele que a pede; s permite as que podem ser cumpridas; se no se consegue triunfar, no por falta de possibilidade, mas de vontade... Acolhei-os, portanto, como irmos; ajudai-os e, mais tarde, no mundo dos espritos, a famlia se alegrar por haver salvo alguns nufragos que, por sua vez, podero salvar outros. (Santo Agostinho. Paris, 1862. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9) A educao dalma a alma da educao. Andr Luiz A reforma do indivduo deve conduzir reforma da coletividade de forma que todo o triunfo do homem sob si mesmo, sobre suas paixes, se repercuta sobre aqueles que o cercam. E que os progressos do conjunto interajam sob cada indivduo. trabalhando a elevao dos outros que ns trabalhamos mais eficazmente para elevarmos a ns mesmos. E ao mesmo tempo se desenvolve, cresce e se confirma em ns, e em torno de ns, essa noo essencial da fraternidade que nos liga uns aos outros. Para melhor entender a realidade e a fora dessa noo, preciso consider-la sob o aspecto que lhe da o ensinamento dos espritos. No se trata mais da fraternidade dos corpos, mas sim das almas que se unem em todos os degraus da sua grandiosa evoluo. No somente somos irmos pela nossa comunidade de origem e de finalidades, sendo todos filhos de Deus e destinados a atingi-lo, mais ainda porque somos chamados, em virtude da lei de necessidade, a percorrer juntos a estrada imensa que a Ele conduz e a nos reencontrarmos, nos reconhecermos para trabalhar e sofrer juntos, para que nossos caracteres se corrijam e nossas qualidades se desenvolvam nos sopros purificadores e regeneradores da adversidade. (DENIS, Lon. Socialismo e Espiritismo, cap. VI, CELD) Sendo assim, a lei de amor substitui a personalidade pela fuso dos seres; ela extingue as misrias sociais. Feliz aquele que, indo alm da sua humanidade, ama com um amor generoso os seus irmos em sofrimento; feliz aquele que ama, porque no conhece nem a angstia da alma, nem a do corpo; seus ps so ligeiros e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina: amor, ela fez os povos extremecerem, e os mrtires, inebriados de esperana, desceram ao crculo. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI , item 8) 75

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO

Concluso
O Espiritismo o maior e mais solene movimento do pensamento que se produziu desde o aparecimento do Cristianismo. No somente, pelo conjunto de seus fenmenos, ele nos traz a prova da sobrevivncia, mas, sob o ponto de vista filosfico, suas consequncias so mais grandiosas. Com ele, o horizonte se aclara, o objetivo da vida torna-se preciso, a concepo do Universo e de suas leis aumenta, o pessimismo sombrio se esvaece para dar lugar confiana, f em destinos melhores. O Espiritismo pode ento revolucionar todos os domnios do pensamento e do conhecimento. No lugar de ambientes estreitos onde se achavam confinados, ele abre grandes portas para o desconhecido e para o inexplorado. Pelo estudo do ser em seu eu profundo, neste mundo fechado onde se acumulam tantas impresses e lembranas, o Espiritismo cria uma Psicologia nova, muito maior e variada do que a Psicologia clssica. At aqui, ns somente conhecemos a parte mais grosseira, a mais superficial de nosso ser. O Espiritismo no-lo mostra como um reservatrio de foras escondidas, de faculdades em estado germinativo, que cada um de ns chamado a valorizar, a desenvolver atravs dos tempos. Pelos mtodos hipnticos ou magnticos tornar-se- possvel chegar at s origens do ser, reconstituindo o encadeamento das existncias e das lembranas, a srie de causas e efeitos que so como a trama de nossa prpria histria. Aprenderemos que o prprio ser cria sua personalidade e sua conscincia no decorrer de uma evoluo que o conduz, vida aps vida, em direo de planos melhores. E assim se afirma nossa liberdade que se engrandece com nossa elevao e fixa as causas determinantes de nosso destino, feliz ou infeliz, conforme nossos merecimentos. Desde ento, no mais esses debates estreis que assistimos h longo tempo, e que provm da insuficincia de pontos de vista e do campo muito limitado de nossas observaes, nesta vida passageira e sobre este mundo msero, parcela nfima do TodoPoderoso. Em uma palavra, o ser nos aparece sob aspectos mais nobres e mais belos, levando consigo todo o segredo de sua grandeza futura e de sua potncia radiante. Com a cultura dessa cincia, um dia vir em que todo homem poder ler claramente, em si mesmo, a regra soberana de sua vida e de seu futuro. E da decorrero as grandes consequncias sociais. A noo dos deveres e das responsabilidades se tornar mais precisa. No lugar de dvidas, de incertezas e do pessimismo atuais, a esperana se originar do conhecimento de nossa natureza imperecvel e de nossos destinos infinitos. Pode-se, ento, dizer que a obra do Espiritismo dupla: no plano terrestre ela tende a reunir e a fundir em um sistema grandioso todas as formas, at o momento discordantes e frequentemente contraditrias, do pensamento e da cincia. Num plano mais amplo, ele une o visvel ao invisvel, essas duas formas de vida que, na realidade, se penetram e se completam desde o princpio das coisas. Com esse objetivo ele demonstra que o nosso mundo e o Alm no so separados, mas esto um no outro, constituindo assim um todo harmnico. (DENIS, Lon. O Gnio Cltico e o Mundo Invisvel, CELD)

76

4o Congresso de Estudos Espritas

Anexos
Centro Esprita Lon Denis
Meus prezados irmos, Que Jesus Cristo nos abenoe, fortalecendo os nossos coraes. A reencarnao, caros filhos, Lei Divina que visa ao progresso do esprito imortal; jamais ser, portanto, punitiva no que concerne ao Criador. A punio, a expiao, a dor, o sofrimento podero ocorrer na vigncia do processo educativo do esprito, em muitas ocasies por ignorncia, por escolhas mal realizadas, por atitudes que veem de encontro, de forma negativa, a si prprio ou ao prximo, fazendo com que, em consequncia, haja esse processo de reparao. Assim, no podemos jamais olhar esse processo de reencarnao de vida, que visa o engrandecimento do esprito, como algo punitivo, de dor, de sofrimento. Os que sofrem precisam analisar o que acontece em sua vida; organizando-se cada vez mais. Diante dessas percepes, devem analisar o contexto no qual esto vivendo. A vida superior requer sacrifcios, a vida elevada requer elevao, a vida em equilbrio requer, tambm, atitudes equilibradas. Toda vez que houver um desregramento no campo fsico, no campo moral, no campo emocional e no campo social, haver, em contrapartida, a resposta de todos estes fatores, procurando corrigir o desequilbrio. H, portanto, caros filhos, que se considerar que a lei de Deus propicia um entendimento, a base do equilbrio, para que o esprito chegue paz definitiva o mais rpido possvel. O esprito passa por tantas e tantas experincias, fazendo suas escolhas, e muitas vezes buscando as facilidades no campo fsico, e at mesmo no campo moral, com atitudes impensadas, impulsivas, tomando partido para si prprio, agindo em seu benefcio em detrimento do prximo. A tambm a Lei reage corrigindo, educando, mostrando como se deve ser, realmente, o caminho pelo qual o esprito deve-se guiar. Jesus nos mostrou o caminho do valor e das atitudes elevadas. Kardec nos ensina, atravs dos fenmenos estudados, que a vida continua e que todos estamos seguindo dentro deste clima da Lei Divina, que , sobretudo, a Lei de Amor. Caros filhos, lembrem-se sempre disto, antes de questionar, antes at mesmo de culpar nosso Pai pelas desditas, e pelas dificuldades e pela dor. So os desregramentos, as atitudes e os pensamentos os responsveis pelo sofrimento de que cada um portador. Assim, elevemos o pensamento a Deus, pedindo-lhe que nos ajude, que nos ampare, que nos corrija, que nos direcione ao caminho do bem. Vibraes de amor e de paz e de socorros espirituais iro chegar at ns, com vistas a esse amparo e a esse socorro. Para Deus, o esprito imortal ir prevalecer sempre. A vida terrena, material, e no corpo, transitria. Por isso, no devemos todos nos desesperar; precisaremos sempre confiar. Apesar de todas as diretrizes, muitas vezes so necessrias as correes educativas. Ho de aparecer, em todos os momentos, o socorro, o amparo. A misericrdia divina estar sempre vigilante para atender s dificuldades que ainda em cada um se faz presente. Assim, caros filhos, ao se determinar a construir o bem, iro realizar o que necessrio realizar. Ao fazerem suas preces, sempre devero incluir a necessidade do esprito imortal, na sua vivncia, mas tambm devero agradecer a atitude generosa e amorosa de Deus, nosso Pai, em socorro aos nossos espritos. Se abrirmos os nossos coraes, haveremos sempre de ser atendidos pelo amparo, amor, socorro e misericrdia divinos. 77

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO Um abrao do Hermann e que todos possam vir ao Encontro estudar, analisar a Lei de Causa e Efeito, a reencarnao e todas as atitudes necessrias para se poder entender, de maneira efetiva, como contribuir com a Lei de Deus para o progresso da Humanidade. Muita paz para todos, muita paz! (Mensagem recebida no CELD pelo mdium Luiz Carlos Dallarosa, no dia 13/10/2012.) Sugesto de Leitura: DENIS, Lon. O Porqu da Vida, cap. 1, Dever e Liberdade, CELD.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
AMORIM, Deolindo; MIRANDA, Hermnio C. O Espiritismo e os Problemas Humanos, 1. ed. U.S.E. ANDRADE, Hernani G. Voc e a Reencarnao. 3. ed. CEAC. ANDREA, Jorge. Psicologia Esprita, vol. 1. 4. ed. Societo Lorenz. _____________. Psicologia Esprita, vol. 2. 4. ed. Societo Lorenz. DELANNE, Gabriel. Evoluo Anmica, Srie Memrias do Espiritismo. vol. 1, 1. ed. 2008. ________________. A Reencarnao. 13. ed. FEB. ________________. A Alma Imortal. 8. ed. FEB. DENIS, Lon. O Gnio Cltico. CELD. ___________. O Problema do Ser e do Destino. CELD. ___________. Depois da Morte. CELD. ___________. O Grande Enigma. CELD. ___________. Socialismo e Espiritismo. CELD. FRANCO, Divaldo P. Pelo Esprito Manoel P. de Miranda. Temas da Vida e da Morte. 1. ed. FEB. ________________. Pelo esprito de Joanna de ngelis. O Ser Consciente. 8. ed. Alvorada. ________________. Pelo esprito de Joanna de ngelis. O Homem Integral. 1. ed. Alvorada. 1990. ______________. Pelo esprito de Joanna de ngelis. Estudos Espritas. 1. ed. FEB. KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos. 1. ed. CELD RJ, 2008. ______________. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1. ed. CELD. RJ, 2001. ______________. A Gnese. 1. ed. CELD RJ, 2008. ______________. O Cu e o Inferno. 1. ed. CELD RJ, 2008. XAVIER, Francisco C. Pelo esprito Andr Luiz. Evoluo em dois Mundos. 25. ed. FEB. __________________. Pelo esprito Andr Luiz. Ao e Reao. 9. ed. FEB. __________________. Pelo esprito Andr Luiz. Missionrios da Luz. 14. ed. FEB.

78

Anda mungkin juga menyukai