Anda di halaman 1dari 12

Prof.

Nelson Lima Adrian


OS CLSSICOS DA SOCIOLOGIA

EMILLE DURKHEIM

O cientista Frances Emille Durkheim (1858-1917), pode ser considerado o primeiro grande socilogo da historia. Aclamado um dos fundadores da sociologia, Durkheim busca estudar a sociedade e suas regras, e como esses valores sociais influenciaram os indivduos. Para o pensador Frances, a sociedade desenvolve uma srie de regras e normais que fogem ao controle das pessoas. Para Durkheim, durante toda a sua vida as pessoas so moldadas por valores macros socais desenvolvidos pela prpria sociedade. As instituies da sociedade so influenciadas por regras e normais que esto alem dos indivduos chamadas por Durkheim de Fatos Sociais. Para Durkheim fatos sociais podem ser entendidos como normais e regras moldadas e impostas pela sociedade. A idia considerar a sociedade como superior aos indivduos, pois a definio de uma regra j est posta antes mesmo da existncia do indivduo. A famlia, a escola, o sistema jurdico e o Estado so exemplos de instituies que congregam os elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentao e permanncia.


O poder e fora da sociedade sobre o indivduo. A sociedade no possui um rosto definido, mas possui as regras de como se devem seguir as normais sociais.

Segundo Durkheim, a sociedade prevalece absoluta sobre as pessoas dizendo como do seu comportamento e estabelecendo leis e regras. Durkheim acreditava que as sociedades tm uma realidade prpria ou seja, que a sociedade mais do que simplesmente as aes e os interesses de seus membros individuais. Para socilogo, os fatos sociais so meios de agir, pensar ou sentir que so externos aos indivduos e tm sua prpria realidade fora da vida e das percepes das pessoas individuais. Para o socilogo Frances Durkheim os Fatos sociais possuem as seguintes caractersticas: Exteriores: os valores que ns possumos so coisas que adquirimos na sociedade, os cdigos de conduta, os princpios moralizantes formas adquiridos pelos indivduos por instituies como a famlia que representam os valores da sociedade na qual ela faz parte. Os fatos sociais so exteriores aos indivduos quando independem de sua vontade, neste sentido percebemos que muitos dos comportamentos so determinados por foras exteriores, ou seja, no dependem da conscincia individual.

Famlia: normais e regras vindas da


sociedade

Coercitivos: normalmente somos obrigados a seguir normais impostas pela prpria sociedade. So expresses por ameaas de castigo e punies, demonstrando suas caractersticas disciplinadoras. Muitos de nossos comportamentos no so exercidos por livre e espontnea vontade, mas, sim, efeito da determinao das normas e regras sobre ns. As foras coercitivas presentes nos fatos sociais representam a fora que os fatos exercem sobre a individualidade, levando conformidade e orientao s regras e normas presentes na mesma, ou seja, uma fora independente de nossas vontades ou escolhas individuais.

Polcia: seu poder de coero. Genricos: esta caracterstica diz respeito ao fato de que as normas e regras sociais devem se reproduzir na maioria dos indivduos. Assim, devemos perceber esta generalidade enquanto coletiva, porque possuem como elemento de referncia o conjunto da coletividade. (NERY, Maria, iesde, 28. 2008)

A fila: apesar de nossas diferenas, seguimos as mesmas normas e regras sociais. O socilogo Durkheim destaca o que ele chama de conscincia coletiva, que pode ser entendida como o conjunto de normas, regras e punies, que so sobrepostas aos indivduos e que perduram no decorrer das geraes. Para o socilogo francs, a sociedade determina o indivduo atravs das normas e regras sociais. Por existir uma conscincia coletiva que podemos pensar na coeso social, ou seja, estamos unidos pela natureza dos smbolos socais. PRIMEIRO CONCEITO Mtodo de estudo Como Augusto Comte antes dele, Durkheim acreditava que precisamos estudar a vida social com a mesma objetividade com que os cientistas estudam o mundo natural. Seu famoso primeiro princpio da sociologia era estude fatos sociais como coisas! com isso, queria dizer que a vida social poderia ser analisada to rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza (Giddens, p. 29, 2009)

Anomia

O conceito de anomia foi estabelecido por Durkheim, em suas obras Da Diviso do Trabalho Social e o suicdio. A anomia pode ser entendida como uma situao social na qual estabelece a falta de coeso e de ordem, principalmente no que concerne s normas e aos valores sociais. Se em nosso contexto social no temos normas e regras demasiadamente claras, temos como resultante a anomia ou a falta de normas e regras socais. (JOHNSON, 1997)

O aumento do suicido na modernidade: para Dukheim pode ser entendido como um fenmeno do poder da anomia sobre os indivduos.

Funcionalismo
O funcionalismo sustenta que a sociedade um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. Com freqncia, os funcionalistas, incluindo Comte e Durkheim, usaram uma analogia orgnica para comparar a operao da sociedade com aquela de um organismo vivo. Eles assinalam que as partes da sociedade trabalham juntas, da mesma forma que as vrias partes do corpo humano, para o beneficio da sociedade como um todo.

A sociedade na viso funcionalista entende a sociedade como um sistema integrado e funcional entre as partes. Assim como o corao possui sua funo de bombear sangue para ostras regies do corpo, a instituio famlia seria vital para a base da sociedade na orientao moral e tica de valores dos indivduos (sistema orgnico). Apesar de funes diferentes (pulmes, fgado, corao), cada rgo do sistema est interligado, assim como as instituies: escola, famlia, igreja nas suas atividades diferenciadas contribuem para a manuteno e integrao no sistema social. ATIVIDADES 01- O que Fato social para Emille Durkheim? Gabarito: de acordo com Durkheim, os fatos sociais so meios de agir, pensar ou sentir que so externos aos indivduos e tm sua prpria realidade fora das vidas e das percepes das pessoas individuais. Outro atributo dos fatos sociais que eles exercem um poder coercitivo sobre os indivduos. A natureza coercitiva dos fatos sociais, no entanto, no freqentemente reconhecida pelas

pessoas como coercitiva. Isso acontece porque as pessoas geralmente condescendem aos fatos sociais, acreditando que esto agindo sem escolha. De fato, como afirma Durkheim, as pessoas com freqncia simplesmente seguem padres que so gerais sua sociedade. REFERNCIA Iniciao Sociologia / Nelson Dacio Tomazi, 2 ed. So Paulo: Atual 2000 Sociologia / Giddens, Anthony., 4ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. Prof. Nelson Lima Adrian PRIMEIRO ANO

MAX WEBER

O socilogo alemo Max Weber (1864-1920), em seus estudos sobre a sociedade entende que os indivduos so influenciados no meio social. Mas diferente de Durkheim, o socilogo alemo entende que Ao Social o aspecto determinante nas vidas das pessoas. Weber no concorda

com a idia de que a sociedade impera sobre os indivduos, ou que as leis e normais sociais influenciam de forma homognea todas as pessoas; para o pensador alemo a influencia existe, mas pode ser exercida por uma pessoa ou grupo de pessoas. Segundo Weber mesmo na mesma sociedade os indivduos podem se diferenciar quanto aos valores tradicionais ou mesmo a uma ao afetiva, sobre esse fenmeno Weber bem claro em classifica como sendo uma Ao social. O objetivo do estudo da sociedade em Weber difere do que esse objeto em Marx e Durkheim: em Weber, a ao social, ou seja, a ao que o indivduo realiza tendo como referncia, como orientao a ao dos outros. Como nos diz Weber, em sua obra Economia e Sociedade, o objeto da Sociologia a conexo do sentido da ao, sendo que aqui o sentido o sentido subjetivo atribudo pelos sujeitos da ao.

O aperto de mo pode ser entendido perfeitamente


como uma ao social. O individuo quando estende a mo para nos cumprimentar, busca a mesma ao de nossa parte. Ao observar o gesto do indivduo, ficamos influenciados com sua ao, e buscamos fazer o mesmo, nesse caso, a ao que desenvolvi ao me influenciar com o gesto do aperto de mo uma ao social.

A ao social s existe segundo Weber, medida que o indivduo busca estabelecer algum tipo de comunicao a partir de suas aes com os demais atores sociais (como o prprio aperto de mo). No momento em que vocs, lem esse texto, esto representando o papel social de alunos. Todos ns, em nossa realidade cotidiana, estamos representando diferentes papis sociais. (NERY, Maria. 2008 p. 38) PRIMEIRO CONCEITO Ao Social Podemos considerar em Weber o sentido da ao social como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientao quanto s aes dos outros. Nesse caso outro pode significar tanto um indivduo apenas como vrios, indivduos. Max Weber estabelece aspectos diferenciados na conduta da ao social, ou seja, o socilogo alemo classifica tipos de ao social. Isso acontece, pois cada indivduo em sociedade age levando em considerao um motivo, que pode se orientar pela tradio, ou pelo afeto e pela racionalidade. Alguns tipos de ao social, conforme abaixo. *ao social tradicional: aquela que determinada por um costume, por um hbito, na qual o ator social obedece a reflexos enraizados de longa prtica. Segundo Aron (1995) aquela que ditada pelos hbitos, os costumes e as crenas, e transformada em uma segunda natureza.

Casar de branco: ainda uma tradio entre as famlias. *Ao social afetiva: segundo Weber, essencialmente emotiva, aquela determinada por afetos ou estada sentimentais. Segundo Aron (1995), ao motivada imediatamente pelo estado de conscincia ou de humor do sujeito. Pode ser uma ao reativa de carter emocional do ator social em dada circunstancia, em dado instante de sua vida.

A palmada dada pela me na criana: grande


estado de irritao e emoo.

*Ao social racional com relao a valores: compreende uma ao que entendemos como correta e no abrimos mo dela, como um cdigo de tica ou moral em que usamos essa ao mesmo que isso os prejudique no meio social. Como exemplo, temos os casos de pessoas que devolvem maletas com dinheiros para seus donos, pois entendem que o correto essa ao, ou seja, nesse caso o indivduo permanece fiel sua idia de honestidade.

Comprar um produto no por sua


utilidade usual, mas sim pelo valor da sua marca do produto.

*Ao social racional com relao a fins: ao determinada pelos os indivduos visando sempre um determinado objetivo. De outra forma, determinada segundo Aron (1995), pelo clculo racional que estabelece os fins e organiza os meios necessrios para atingir determinado objetivo. Como exemplo, temos o General que busca juntamente com seus soldados, aes e esquemas necessrios para conseguir o fim especfico, ou seja, vencer a batalha.

O aluno que estuda: busca um objetivo ou fim especfico,


passar de ano.

Qual dos tipos de ao social mais realizamos em nossa vida cotidiana? uma pergunta pertinente, pois em nosso cotidiano, no exerccio de nossos papis sociais, podem estar presente ora um, ora outro tipo de ao social. (NERY, Maria. 2008 p. 39)

ATIVIDADES 01- O que ao social em Max Weber? Gabarito: uma ao cujo sentido visado pelos agentes se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso. A ao definida por Weber como toda conduta humana (ato, omisso, permisso) dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ao.

REFERNCIA Iniciao Sociologia / Nelson Dacio Tomazi, 2 ed. So Paulo: Atual 2000 Sociologia / Giddens, Anthony, 4ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Anda mungkin juga menyukai