Anda di halaman 1dari 5

ESCOLA BSICA DA VENDA DO PINHEIRO PORTUGUS 6.

ANO FICHA DE REVISES - CEL


Prof. Slvia Rebocho

1. Preenche os espaos recorrendo a preposies. Ateno aos casos em que as preposies tm de aparecer contradas com artigos. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) O Braga ganhou ........... Olhanense .......... 2-0. Ganhei um computador ........... meus pais. O estojo caiu ........... cho. A professora esforou-se ........... vo. O Rui muito sectrio: s se relaciona ........... pessoas da sua classe. A mochila ........... que tanto gostavas j foi vendida. Queres trocar os teus cromos ........... minhas pastilhas? Eu nunca lhe faltei ........... respeito. Precisava ........... uma semana de frias. Arruma esses livros na estante, alinha os ltimos ........... primeiros.

2. Substitui cada grupo de palavras sublinhado por um adjetivo de sentido e forma correspondente. Ex: frio de outono frio outonal

sala em silncio jardim em flor aragem do mar problema de famlia atitude de traio caso de mistrio paisagem de encanto assistente de ministro festa de prncipe

operrio de fbrica poeta de Angola silncio de sepulcro questo de filosofia problema de nervos atitude de heri ato de justia estrada de montanha inflamao do olho

3. Completa as frases seguintes com o pronome possessivo, conforme as indicaes entre parntesis. a) b) c) d) e) O teu livro mais interessante do que o (1. pessoa do singular). Esta esferogrfica (3. pessoa do singular). Vamos no meu carro ou no (2. pessoa do plural)? Vamos no (1. pessoa do plural). Este livro (2. pessoa do singular).

4. Sublinha nas frases transcritas os pronomes demonstrativos. a) b) c) d) e) A minha casa aquela que se v daqui. O meu livro preferido esse que est na mesa. Aquele que diz a verdade no merece castigo. Depois de tudo o que disseste, isso imperdovel. Aquilo um amigo que no convm ter.

5. Sublinha os pronomes indefinidos presentes nas frases transcritas. a) b) c) d) e) Se gostas de pssegos, leva alguns. Poucos sabem valorizar o que tm. O negcio acabou por dar em nada. Quando abri a porta no vi ningum. Eu tenho pouca pacincia, mas tu no tens nenhuma.

6. Utiliza corretamente os pronomes interrogativos fornecidos na caixa ao lado. a) b) c) d) a tua cantora preferida? Diz-me pedes pelo teu trabalho? Ele disse o ? De se queixa ele? Pronomes interrogativos que quem qu quanto

7. Um nome pode ser precedido simultaneamente de determinantes e quantificadores. Observa os seguintes exemplos: a) Todos os vossos porteflios esto interessantes. b) Todas aquelas sobremesas da noite de Natal estavam deliciosas. 7.1 Completa o quadro. Quantificadores a) b) c) d) Determinantes Nome c) Alguns meus amigos partem hoje. d) Aqueles dois teus clientes telefonaram.

8. Sublinha os determinantes nas seguintes frases. a) Esta manh o fotgrafo veio escola. b) Um desejo do cliente uma ordem. c) Este ano tudo vai correr bem. d) A nossa ida ao teatro amanh. e) Aquela a tua melhor amiga. f) Certos alunos faltam muito. g) Quais os filmes de que mais gostas? h) Aquele realizador foi premiado.

8.1 Identifica a subclasse dos determinantes, completando o quadro com as palavras que sublinhaste. Artigo Demonstrativo Possessivo Indefinido Interrogativo

ESCOLA BSICA DA VENDA DO PINHEIRO PORTUGUS 6. ANO CORREO DA FICHA DE REVISES - CEL
Prof. Slvia Rebocho

1. Preenche os espaos recorrendo a preposies. Ateno aos casos em que as preposies tm de aparecer contradas com artigos.

a) b) c) d) e) f) g) h) i)
j)

O Braga ganhou ao Olhanense por 2-0. Ganhei um computador dos meus pais. O estojo caiu ao cho. A professora esforou-se em vo. O Rui muito sectrio: s se relaciona com pessoas da sua classe. A mochila de que tanto gostavas j foi vendida. Queres trocar os teus cromos pelas minhas pastilhas? Eu nunca lhe faltei ao respeito. Precisava de uma semana de frias. Arruma esses livros na estante, alinha os ltimos pelos primeiros.

2. Substitui cada grupo de palavras sublinhado por um adjetivo de sentido e forma correspondente. Ex: frio de outono frio outonal

sala em silncio jardim em flor aragem do mar problema de famlia atitude de traio caso de mistrio paisagem de encanto assistente de ministro festa de prncipe

silenciosa florido martima familiar traidora / traioeira misterioso encantadora ministerial principesca

operrio de fbrica poeta de Angola silncio de sepulcro questo de filosofia problema de nervos atitude de heri ato de justia estrada de montanha inflao do olho

fabril angolano sepulcral filosfica nervoso heroica justo montanhosa ocular

3. Completa as frases seguintes com o pronome possessivo, conforme as indicaes entre parntesis.

a) b) c) d) e)

O teu livro mais interessante do que o meu (1. pessoa do singular). Esta esferogrfica sua (3. pessoa do singular). Vamos no meu carro ou no vosso (2. pessoa do plural)? Vamos no nosso (1. pessoa do plural). Este livro teu (2. pessoa do singular).

4. Sublinha nas frases transcritas os pronomes demonstrativos.

a) b) c) d) e)

A minha casa aquela que se v daqui. O meu livro preferido esse que est na mesa. Aquele que diz a verdade no merece castigo. Depois de tudo o que disseste, isso imperdovel. Aquilo um amigo que no convm ter.

5. Sublinha os pronomes indefinidos presentes nas frases transcritas.

a) b) c) d) e)

Se gostas de pssegos, leva alguns. Poucos sabem valorizar o que tm. O negcio acabou por dar em nada. Quando abri a porta no vi ningum. Eu tenho pouca pacincia, mas tu no tens nenhuma.

6. Utiliza corretamente os pronomes interrogativos fornecidos na caixa ao lado.

e) f) g) h)

Quem a tua cantora preferida? Diz-me quanto pedes pelo teu trabalho? Ele disse o qu? De que se queixa ele?

Pronomes interrogativos que quem qu quanto

7. Um nome pode ser precedido simultaneamente de determinantes e quantificadores. Observa os seguintes exemplos:

a) Todos os vossos porteflios esto c) Alguns meus amigos partem interessantes. hoje.

b) Todas aquelas sobremesas da noite de d) Aqueles Natal estavam deliciosas. telefonaram.

dois

teus

clientes

7.1 Completa o quadro.

Quantificadores a) b) c) d)

Determinantes

Nome

todos todas alguns dois

os / vossos aquelas meus aqueles / teus

porteflios sobremesas amigos clientes

8. Sublinha os determinantes nas seguintes frases.

a) Esta manh o fotgrafo veio escola. b) Um desejo do cliente uma ordem. c) Este ano tudo vai correr bem. d) A nossa ida ao teatro amanh.

e) Aquela a tua melhor amiga. f) Certos alunos faltam muito. g) Quais os filmes de que mais gostas? h) Aquele realizador foi premiado.

8.1 Identifica a subclasse dos determinantes, completando o quadro com as palavras que sublinhaste.

Artigo Demonstrativo Possessivo Indefinido Interrogativo

um / uma / a / os / o esta / este / aquele nossa / tua certos quais

Anda mungkin juga menyukai