Anda di halaman 1dari 13

O PROCESSO DE ESPORTIVIZAO DO TAEKWONDO GLEYSON BATISTA RIOS1 RESUMO O Taekwondo uma arte marcial milenar nascida e desenvolvida em estreita

a relao com a histria da Coria do Sul. Seu processo de esportivizao foi iniciado em 1964, perodo em que se expande pelo mundo, ganhando o territrio brasileiro. Atualmente faz parte do quadro de modalidades olmpicas. Entretanto entendendo as lutas (inclusive o Taekwondo) como parte da cultura corporal produzida pelo homem e, como tal, um conhecimento que precisa ser acessado pelas pessoas em sua histria analisando condies, tenses e interesses que orientaram o seu processo de esportivizao, a fim de colaborar para a redefinio dos elementos que devero compor o universo de saberes, sentidos e significados relacionados ao Taekwondo em nossa realidade atual, sobretudo quando pensamos no contexto educacional procuramos sistematizar o contedo histrico dessa arte marcial, no sentido de facilitar o acesso a esse conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: arte marcial, esporte, taekwondo. INTRODUO O presente trabalho resultado de um estudo que se props contar (reconstruir) e analisar o processo de esportivizao do Taekwondo. Existem algumas lutas que se destacam em nossa sociedade, como a capoeira, por representarem a histria de uma classe oprimida que s possua como arma o seu prprio corpo. Outras so as divulgadas atravs dos filmes, os quais distorcem o seu sentido filosfico enfocando apenas as tcnicas de defesa e ataque como manifestao de violncia, como se essa fosse sempre necessria ou a nica soluo. Tambm temos as lutas que se submeteram a um processo de esportivizao e so divulgadas pelas confederaes e federaes atravs de competies e apresentaes, mas acreditamos que seja preciso explicar o que leva a luta a aderir ao processo de esportivizao e buscar o quadro de esportes olmpicos. * * * No ano de 1392 fundou-se uma dinastia no territrio que hoje conhecido como Coria do Sul e Coria do Norte. A dinastia Choson foi constituda por militares que expulsaram os antigos aristocratas e realizaram a reforma agrria, depois das crises e confuses sociais da dinastia Koryo. Choson, na segunda metade de seu perodo, foi invadido pelo Japo e em 1896 foi feito um pacto com a Rssia para tentar conter o avano da interveno japonesa nos assuntos internos. Quando, em 1904, o Japo declara guerra a Rssia, a pennsula coreana passa a ser o campo de batalha. O Japo obriga a Coria a firmar um convnio coreano-japons e, passa a dominar, ento, os assuntos diplomticos, econmicos, militares, polticos e educativos; proibindo todo tipo de manifestao nacional coreana (Radio Corea Internacional, 1995). Com o fim da segunda guerra veio tambm o fim da clandestinidade das lutas nacionais. Vrias escolas de artes marciais foram criadas e duelos entre essas e os
1

Professor do Centro de ensino e Pesquisa Aplicada Educao da Universidade Federal de Gois.

praticantes de Karate1 eram travados. O General Choi Hong Hi2 destacou-se nos duelos pela introduo de tcnicas do Karate no Tekyon (Kim; Silva, 2000). O PROCESSO DE ESPORTIVIZAO O sentido filosfico das antigas artes marciais coreanas foi dado pelo Monge Budista Wongwang. Os seus Cinco Mandamentos Seculares3 serviram de cdigo de honra para o exrcito de Hwa Rang Do4 no sculo VII (Radio Corea Internacional, 1995). O responsvel pela reestruturao do sentido filosfico do Taekwondo foi Gal. Choi Hong Hi. Em 1966 duas entidades eram responsveis pelo controle do Taekwondo na Coria: a International Taekwondo Federation (ITF presidida pelo General Choi Hong Hi) e a Associao Coreana de Taekwondo. Segundo Kim e Silva (2000), desentendimentos entre as duas entidades fizeram com que a, ITF mudasse sua sede para o Canad. Mas segundo Philip Liechty (appud Simson; Jennings, 1992), ex-membro da CIA, as escolas de Taekwondo foram usadas como bases de operaes e coberturas de agentes estrangeiros na dcada de 1970. E o prprio General Choi Hong Hi escreve sobre os motivos que o influenciaram na tomada dessa deciso.
Deveria ser notado que a ITF no poderia permitir que o Taekwon-do fosse usado como instrumento da opresso do regime ditatorial sul coreano, nem poderia a ITF esperar desenvolvimento sob um regime fachista. Por esta razo, a ITF em 1972 mudou seu quartel general para Toronto Canad, que tambm serviu para aumentar suas atividades pela permisso que a ITF teve atravs da vantagem geogrfica de sua nova localizao (Hi, [19--]).

Como a Associao Coreana de Taekwondo no possua um respaldo internacional, em 28 de maio de 1973, fundou-se na Coria do Sul uma entidade para substituir a ITF, a World Taekwondo Federation (WTF), dirigida pelo Gro-Mestre Un Yong Kim (Kim; Silva, 2000). E o General Choi comenta a respeito:
Agora, a WTF dirigida e controlada mais por oficiais da CIA Coreana e Polticos, do que pelos lderes de Taekwon-do, e sua constituio estipula que o quartel general seja permanentemente situado em Seul, na Coria do Sul. Destes fatos, inegvel que a WTF nada mais do que uma organizao governamental da Coria do Sul e no uma organizao internacional desportiva (HI, [19--]).

Talvez um fato que possa comprovar que a CIA coreana e polticos passaram a ter muita influncia na federao de Taekwondo fosse a procedncia do presidente.
O dr. Kim (Um Yong Kim) no faz segredo do seu passado. Admitiu ter dirigido as foras de segurana da presidncia. Esta unidade protegia o presidente Park Hung Hee, que governou o pas com muita brutalidade e nenhuma democracia, durante quase 20 anos (Simson; Jennings, 1992).

O Taekwondo, na dcada de 60, passou por diversas transformaes e assim foi divulgado. Segundo Kim e Silva (2000), em 1967 a diretoria que assumiu a Associao Coreana de Taekwondo muda a direo que vinha sendo dada luta, de disciplina e defesa pessoal, e passa a se preocupar em inserir o Taekwondo no sistema esportivo. Mas Lee e

Mergulho Filho (1978) afirmam que o primeiro campeonato de Taekwondo no mundo foi realizado em 1964 justificado da seguinte maneira:
O TAE KWON-DO, como j citamos, foi criado para a defesa de seu pas e sua filosofia no era a luta. Esta s era empregada como ltimo recurso. Porm como o KARAT e outros esportes motivavam o pblico atravs de torneios e competies, os dirigentes do TAE KWON-DO, no intuito de divulga-lo, comearam tambm a criar competies (Lee; Mergulho Filho, 1978, p. 22).

Ser que a nova direo dada ao Taekwondo j tinha uma perspectiva de inserir essa arte marcial no mundo do esporte, ou apenas se apropriou de um elemento desse esporte a competio para divulgar a tcnica de combate desenvolvida por essa? Kim e Silva (2000) afirmam que a Associao Coreana de Taekwondo pensava em uma esportivizao da arte marcial, mas qual seria a posio defendida pela ITF, naquela poca? Ser que a existncia de uma federao j no caracterizaria um incio do processo de esportivizao?
O fato de ser disseminado no ocidente parece ter contribudo para o processo de transio: de arte marcial para esporte. Pois, uma vez que entrou em contato com a razo e o modo de vida do ocidente, o taekwondo foi cercado de uma srie de influncias (lazer, violncia nas cidades, ritmo de vida, treinamento esportivo, marketing, mdia, lucro, etc.) das quais no pde se manter livre (Marta, 2000, p. 687).

Novamente levantamos alguns fatos na tentativa de possibilitar uma reflexo. O Movimento Esporte para Todos, surgiu na Noruega em 1967, apesar de ter sido formulado pela primeira vez em 1966 pelo Conselho da Europa. Ainda em 1967, houve o primeiro encontro internacional para a discusso do assunto, que expandiu o movimento pela Europa, Canad e Estados Unidos (Cavalcante, 1984). Esse Movimento surgiu em oposio ao desporto de alto rendimento, disseminado atravs de um
Discurso tcnico-burocrtico; um discurso que enfatiza o como fazer para expandir a prtica do esporte; um discurso que no considera as relaes do esporte com os aspectos econmicos, sociais e polticos da realidade na qual est inserido (Cavalcanti, 1984, p. 20).

At que ponto esse Movimento Esporte para Todos no influenciou o processo de esportivizao do Taekwondo, j que a relao entre a Coria do Sul e os Estados Unidos foi quase que de dominao na dcada anterior a sua criao (durante a Guerra da Coria)? Apesar dessa mudana vir ocorrendo desde 1964, segundo Lee e Mergulho Filho (1978), Acreditamos que a Arte Marcial Taekwondo no tenha se transformado em esporte, entendendo essa transformao como a extino do primeiro. Ao contrrio, conseguimos perceber que alguns professores tentam seguir uma filosofia das artes marciais5, mas se esbarram nos princpios (caractersticas bsicas) do esporte moderno: competio, rendimento fsico-tcnico, Record, racionalizao e cientifizao do treinamento (Bracht, 1997, p. 10). Esses princpios levam a uma descaracterizao da arte marcial, j que o tempo de contato entre instrutor e praticante racionalizado para que se consiga um melhor rendimento, colocando como finalidade do processo a competio.

Em 1971 o presidente da Coria do Sul j havia proclamado o Taekwondo como esporte nacional (Kim, 2002) e, em 1973 realizado o 1 Campeonato Mundial de Taekwondo pela Associao Coreana de Taekwondo, em Seul (Fargas, 1993). Na Coria, a associao possua cerca de 3.500.000 associados, sendo a maior filiada do Conselho de Esporte da Coria. A federao mundial de Taekwondo (WTF), com sede em Seul, foi oficialmente aprovada como a entidade controladora do esporte pelo Comit Olmpico Internacional em 1980 (Servio Coreano de Informao Para o Exterior, 1996). Devido existncia de duas entidades internacionais controladoras do Taekwondo (WTF e ITF), passa-se a existir tambm dois estilos de lutas diferentes. O General Choi Hong Hi, quando unificou as escolas de lutas coreanas, criou o estilo Changhun-Yu, desenvolvendo o currculo de cada graduao (Lee; Mergulho Filho, 1978). Quando da criao da WTF, criou-se um novo estilo de Taekwondo, o Kuk Ki Won. Como muitos dos instrutores coreanos que se encontravam fora da Coria do Sul romperam seus vnculos com a ITF e se filiaram a WTF, tiveram que se adaptar ao novo estilo e ao novo currculo. Um problema interessante o da relao dessas duas federaes internacionais, que parece vir se complicando aps a morte do General Choi Hong Hi (15 de junho de 2002).
Atualmente circula a notcia da existncia de duas ITF. Uma dirigida pelo filho do criador do Taekwon-do o mestre Choi Jung Hwa 8 DAN e a outra dirigida pelo Sr. Chang Ung. A ITF considerada a verdadeira a dirigida pelo Sr. Chang Ung. O que aconteceu? Antes do seu falecimento o Gen. Choi Hong Hi graduou 4 novos Gros Mestres 9 DAN, aps o seu falecimento o que seria de ordem natural (assumiria a direo da ITF o seu filho e sucessor) mudou de figura, os mais graduados da ITF decidiram que seria melhor eles dirigirem a ITF. Desde ento temos o que podemos chamar de diviso da ITF em duas, os seguidores do filho do criador do Taekwon-do Mestre Choi Jung Hwa 8 DAN e os seguidores dos mestres Tran Trieu Qwan e Sr. Chang Ung (Equipe Bang, 20036).

Hoje a ITF possui trs administraes interdependentes, uma em Ontrio, Canad, presidida pelo mestre Choi Jung Hwa; uma em Quebc, Canad, presidida pelo mestre Trn Triu Qun; outra em Viena, ustria, presidida pelo mestre Chang Um (membro do Comit Olmpico Internacional). * * * A Arte Marcial como forma de transformar o corpo em arma para guerra deixa de existir; talvez pela nsia de paz, ou talvez pela simples existncia de armas blicas, mas, como foi dito, a prtica ainda se mantm presente. Assim, acreditamos que o Taekwondo sofre/sofreu a presso das organizaes esportivas como tantas prticas corporais alternativas (talvez mais que outras, j que o presidente, na poca, da federao mundial faz parte do Comit Olmpico Internacional), da forma descrita por Bracht:
Estes e outros aspectos (aspectos da relao entre o esporte de rendimento e o esporte enquanto atividade fsica de lazer) demonstram que a diferenciao destas duas manifestaes em direo a uma possvel autonomia encontra srias dificuldades, Mesmo porque, as organizaes esportivas que dominam o esporte espetculo, buscam incorporar/encapar as formas alternativas de prtica esportiva que surgem para no perder o poder de determinar as formas legtimas de sua

prtica, da porque tambm, as formas alternativas de prticas corporais logo sofrem presso no sentido de sua esportivizao [...] (Bracht, 1997, p. 14-15, grifos nossos).

Neste contexto, ento, o Taekwondo faz parte do fenmeno esportivo, que atualmente conhecido como esporte moderno, originado no sculo XVIII, na cultura europia (Bracht, 1997). Na antiguidade, os Jogos Olmpicos eram grandiosas manifestaes esportivas culturais e religiosas. Teodsio, o Grande, devido degradao e ao desrespeito s regras, promulgou um decreto que proibiu os Jogos, e os ltimos Jogos Olmpicos da Antiguidade foram celebrados em 393. Pierre de Coubertin foi o responsvel pela restaurao dos Jogos Olmpicos, em 1894, e considerou que o esporte, alm de ser um eficiente meio para a formao do individuo, deveria ser tambm o veiculo mais direto de comunicao, compreenso e pacificao entre os povos (Carraveta, 1997, p. 43). Atualmente durante a realizao dos Jogos Olmpicos que se encontram os atletas de maior nvel (tcnico, ttico, fsico etc) em quase todas as modalidades.
O ideal do amadorismo, que apresentava a vantagem adicional de reunir classe media e nobreza, foi entesourado nos Jogos Olmpicos, uma nova instituio (1896), nascida no crebro de um francs administrador do sistema ingls de escolas publicas, que havia sido construdo em torno de seus campos de jogos (Hobsbawn, 1988, p. 256).

O COB (Comit Olmpico Brasileiro) foi fundado em oito de junho de 1914 e tem por objetivo representar o Olimpismo e difundir o ideal olmpico no territrio brasileiro, alm de organizar e dirigir a participao do Brasil nos Jogos Olmpicos, PanAmericanos e Sul-Americanos e em outros da mesma natureza, ou realiz-los quando o Brasil for sede. No Brasil, so 28 confederaes brasileiras que trabalham diretamente com o COB e que tem suas modalidades esportivas integrando o programa dos Jogos Olmpicos e, sendo que outras 17 so vinculadas, mas no tm seus esportes no programa. Refletir sobre as contradies dos princpios Olmpicos na sociedade atual torna-se algo interessante, pelo grande nmero e pela estreita relao com a forma de organizao do sistema capitalista.
O Olimpismo um estado de esprito, filosofia que engloba uma concepo particular do esporte moderno. Ao propagar-se, o esporte contribuiu para o desenvolvimento do indivduo e da humanidade em geral. A filosofia olmpica, alm da sua essncia eminentemente pacifista, busca o estabelecimento de relaes internacionais de cordialidade. Os ideais do Olimpismo so a participao em massa, o papel educacional do esporte, o esprito esportivo, o intercmbio cultural e a excelncia. (Comit Olmpico Brasileiro)7.

Analisando a participao em massa, um dos ideais do Olimpismo, perguntamos: quando ir existir a participao em massa, se os Jogos Olmpicos so mais uma forma de afirmao dos pressupostos capitalistas, de que os indivduos so iguais em suas oportunidades e que podem conseguir o que quiserem a custa do prprio esforo, negando a existncia de diferentes situaes scio-econmicas e de classes sociais? Ser

que o conceito de participao to amplo que absorve os torcedores? Ou eles consideram os torcedores participantes? Como dissemos, a diretoria que assumiu a Associao Coreana de Taekwondo em 1967, passou a trabalhar para que o Taekwondo competitivo fosse disseminado pelo mundo. Apesar de iniciado o processo de esportivizao em 1964 (Lee; Mergulho Filho, 1978), s em 1988 que o Taekwondo consegue se elevar a esporte olmpico, passando a fazer parte de um grupo restrito e de um forte esquema comercial. Por coincidncia, os Jogos Olmpicos de 1988 se realizaram em Seul, Coria do Sul. A cidade favorita para sediar os Jogos, segundo Simson e Jennings (1992), era Nagoya, no Japo, pois a Coria do Sul vivia em constante risco de guerra com a Coria do Norte. Os responsveis por eliminar esse favoritismo foram Dassler8 e o Dr. Un Yong Kim. O slogan das Olimpadas de Seul foi Harmonia e Progresso e o emblema oficial foi feito atravs da modificao de um smbolo tradicional coreano, que representava a harmonia entre homem, cu e terra no universo, para um que significasse o progresso por intermdio da compreenso e da paz. Um episdio que demonstra isso foi quando a Associao Coreana de Esportes proclamou que usar marcas estrangeiras era vergonhoso (p. 181). Na verdade os sul-coreanos tinham um segundo slogan: vamos aos negcios. Os sulcoreanos usaram os Jogos Asiticos de Seul como ensaio para as Olimpadas. E durante uma disputa prenderam 263.564 pessoas, mostrando, assim, um programa de purificao social para obter a Harmonia e Progresso. Eles queriam se lanar no mercado internacional, e fizeram isso com gs lacrimogneo, cassetetes de borrachas e tiros. Durante os Jogos de Seul, o boxe foi o esporte que mais chamou ateno com as trapaas envolvendo um grande nmero de rbitros que favoreceram lutadores sul-coreanos, em lutas que levaram 50 mil pessoas a telefonarem para a emissora local protestando (Simson; Jennings, 1992). Essa anlise de Simson e Jennings (1992), relata alguns dos muitos episdios l ocorridos que envergonharam o evento que o presidente Samaranch9 dizia unir as pessoas em paz, para o benefcio da humanidade (p. 175). * * * O primeiro Mestre coreano a chegar ao Brasil foi Jung Do Lim, em 1968, mas por no ser o representante oficial da instituio internacional que organizava o Taekwondo na poca, considera-se que s em 1970 esta arte marcial chega ao Brasil. Em 1970 o GroMestre Sang Min Cho foi enviado ao Brasil para difundir a arte em todo o territrio latino americano. Depois dele, vieram outros Mestres (Kim, 1995; Kim e Silva, 2000). Apesar da seqncia de acontecimentos (1962 o Taekwondo reconhecido pela Korean Amateur Sport Association; 1963 o Taekwondo participa do 44th Korean Olympic Festival; 1968 realizado o 1 Campeonato Asitico de Taekwondo em Hong Kong) e da existncia de entidades que so comuns nas manifestaes esportivas, o Gro-Mestre Sang Min Cho veio ao Brasil difundir o Taekwondo como Arte Marcial e no como esporte10. Os mestres Sang Min Cho (1970) Sang In Kim (1971) e Kun Mo Bang (1971) foram os primeiros que chegaram ao Brasil, enviados pelo general Choi Hong Hi, a pedido do Presidente do Brasil na poca, Emlio Garrastazu Mdice, para ajudar no combate ao terrorismo (impedir o avano comunista). Logo quando chegaram, foram trabalhar na Delegacia de Ordem Poltica e Social (DOPS) ensinando o Taekwondo para a Polcia Secreta (Marta, 2000). Nesse perodo, o Brasil era governado por militares e qualquer dissidente do regime ditatorial era considerado terrorista.

Depois de dezembro de 1968, com a instituio do AI-5, intensificou-se a violncia repressiva e a tortura. Afinal, dizia um investigador do DOPS paulista nos anos 70, o perigo era sexo, marxismo e idias exticas que ele pronunciava secho, marchismo e idias ejoticas (Almeida e Weis, 1998, p. 343). O AI-5 foi o instrumento de uma revoluo dentro da revoluo ou, se quiserem, de uma contra-revoluo dentro da contra revoluo (Fausto, 1999, p. 480). Instaurou-se um ambiente de incerteza que persistiu mesmo depois de abrandadas as condies com a liberao progressiva do regime, a partir de 1974 at o fim desse Ato Institucional (Almeida e Weis, 1998).
Os grupos armados urbanos, que a princpio deram a impresso de desestabilizar o regime com suas aes espetaculares, declinaram e praticamente desapareceram. Esse desfecho resultou em primeiro lugar da eficcia da represso, que acabou com os ativistas da luta armada e seus simpatizantes a chamada rede de apoio, constituda sobretudo de jovens profissionais. Outra razo para o declnio foi o fato de os grupos armados isolarem-se da massa da populao, cuja atrao por suas aes era mnima, para no dizer nenhuma (Fausto, 1999, p. 483). Porm, nesta poca o terrorismo j estava quase terminando e conseqentemente a funo do DOPS tambm. Dado tal fato, os mestres foram ensinar Taekwondo para o 1 Batalho da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Entretanto, esclarece mestre Bang, que para executar este trabalho no havia a necessidade dos trs mestres. Assim, esses passaram a utilizar o tempo livre para montar academias e a dar aulas. A primeira academia montada foi a Academia de Taekwondo da Liberdade, por Sang Min Cho (Marta, 2000, p. 686, grifos nossos).

A primeira academia de Taekwondo no Brasil foi a Academia Liberdade. Foi aberta pelo Gro-Mestre Sang Min Cho, em 8 de agosto de 1970, na Avenida Conselheiro Furtado, no Bairro da Liberdade, em So Paulo. Os irmos Mestre Yeo Jin Kim e Mestre Yeo Jun Kim deram continuidade ao trabalho dessa Academia, que mudou de edificao, mas que continua na mesma rua. O Mestre Woo Jae Lee, foi enviado para o Brasil, tambm pelo general Choi, em maro de 1972, e se instalou no Rio de Janeiro. E um ano depois, em 1973, o Conselho Nacional de Desporto reconhece o Taekwondo como modalidade esportiva.
Em 19. 01. 1973 o Mestre Woo Jae Lee promove o I campeonato Carioca (primeira competio de TAE KWON-DO em nosso pas). No mesmo ano temos em So Paulo (julho) o I Campeonato Brasileiro (ginsio do Pacaembu) (Lee; Mergulho Filho, 1978).

Talvez a conjuntura favorecesse, mas notrio que foi aps a chegada do Mestre Woo Jae Lee que a arte marcial Taekwondo inicia o processo de esportivizao no Brasil partindo do princpio que os primeiros mestres coreanos que vieram para o Brasil, vieram para difundir a arte marcial coreana.
Em 1974, por proposta do Assessor do Departamento Especial de KARAT, professor Almerdio (marujo) Brando Pinheiro de Barros criado o Departamento Especial de TAE KWON-DO na CONFEDERAO BRASILEIRA DE PUGILISMO (Lee; Mergulho Filho, 1978).

Pensando nesse perodo, inicio da dcada de 70, no qual o Taekwondo passa a adquirir caractersticas do esporte moderno, tentamos refletir sobre o Movimento Esporte para Todos. No Brasil, esse movimento s passa a influenciar em 1973 (mesmo ano de reconhecimento do Taekwondo como esporte pelo Conselho Nacional de Desporto), aps a participao dos professores Lamartine Pereira da Costa e Otvio Teixeira nas Jornadas Internacionales de Estdio sobre el Deporte em Buenos Aires, no mesmo ano. A campanha foi lanada em maro de 1977 e a primeira orientao proposta foi definir um programa nacional e outro local. O programa local visava a aumentar o nmero de praticantes nos esportes j conhecidos ou em outras atividades a serem introduzidas (Cavalcante, 1984, p. 18, grifos nossos). O Esporte para Todos atua como fator de dependncia scio-cultural medida que impe um processo de modernizao cultural s atividades fsicas desenvolvidas no tempo livre (Cavalcante, 1984, p. 107). At que ponto o Movimento Esporte para Todos no Brasil no impulsionou a esportivizao do Taekwondo no pas? Podemos observar o incio do processo de esportivizao do Taekwondo, mas a pesquisa nos trouxe um dado relevante: as aulas no mudaram s pelo reconhecimento do Conselho Nacional de Desporto. Outro fato que fica claro que, por mais que tenha se tentado unificar o estilo quando se deu o nome de Taekwondo para as lutas coreanas, a experincia individual dos mestres que determinava a forma das aulas aqui no Brasil. No ano de 1978, Woo Jae Lee e Luiz Eugnio Mergulho Filho escrevem o primeiro livro sobre taekwon-do editado no Brasil (Lee; Mergulho Filho, 1978). Nesse livro Lee e Mergulho Filho trazem a relao de mestres coreanos de Taekwondo que se encontravam no Brasil at janeiro de 1978. Esses mestres coreanos trabalharam o Taekwondo no Brasil com pouca influncia do mundo ocidental.Talvez a mudana mais radical, em relao a esportivizao, fosse a partir do incio do trabalho com a primeira turma de instrutores formados no Brasil. Quando brasileiros, descendentes de coreanos e coreanos que viveram muito tempo no Brasil, que aprenderam o Taekwondo vivendo em uma cultura diferente da cultura de origem dessa arte marcial, comearam a ensinar, que a influncia da cultura ocidental passa a ser mais evidente. Os valores entre essas duas culturas (a brasileira e a coreana) so muito diferentes. A forma de comportamento que aprendemos no Taekwondo vivenciada cotidianamente na Coria do Sul. Talvez a no observncia, por parte desses primeiros mestres coreanos que chegaram ao Brasil, que se tratava de uma cultura diferente, ou talvez a prpria dificuldade de se comunicar no incio, tenha deixado que alguns valores, alguns princpios, alguns elementos no fossem tratados com a propriedade que lhe caberia para que fosse mantido como tradio. Sendo assim, talvez, poucos conseguiram se apropriar dessa filosofia, em condio de dar continuidade a ela. Em 1986 fundada a Associao Brasileira de Taekwondo pelo Gro-Mestre Sang In Kim que desativada em 1992 com a fundao da Confederao Brasileira de Taekwondo pelo Mestre Yong Min Kim (KIM, 2002). A reforma estatutria e a alterao do nome ABT para Confederao Brasileira de Taekwondo (CBTKD) foram aprovadas no dia 06 de dezembro de 1990 pelo CND. No dia 25 de novembro de 1994, o Comit Olmpico Brasileiro (COB) concedeu filiao a CBTKD, devido incluso do Taekwondo nos Jogos Olmpicos (Confederao Brasileira de Taekwondo, [19--]11). Neste mesmo ano o mestre Yeo Jin Kim funda a Unio Brasileira de Taekwondo, uma entidade paralela em nvel nacional, que veio a se tornar a Liga Nacional de Taekwondo (Kim, 2002).

O fortalecimento das entidades esportivas mostra a difuso do Taekwondo pelo pas e as competies eram uma das formas utilizadas para a divulgao da arte marcial, na tentativa de angariar mais adeptos. As competies vm sofrendo mudanas, na tentativa de agradar o pblico, na adequao das exigncias do Comit Olmpico Internacional, na tentativa de igualar as chances numa disputa ou de dar mais segurana aos lutadores. Nas primeiras competies no Brasil j se usava, durante as lutas, uma proteo de tronco, mesmo assim, os ndices de leses e nocautes eram bem maiores que atualmente, pois hoje, alm da proteo de tronco, so exigidas proteo de tbia, antebrao, bucal, genital e cabea. Acreditamos que esse aumento na obrigatoriedade das protees, durante as competies esportivas, vem com objetivo de se manter o espetculo violento, mas, evitando que o Taekwondo passe a ser considerado uma atividade imprpria ao ser humano, pelo grande risco; at de morte. Percebemos que a exigncia do exame pra faixa preta diminuiu, no sentido da cobrana, eliminando elementos que necessitavam de uma resistncia fsica muito forte, como o quebramento [kyopa]. Elementos esses que foram se perdendo com a esportivizao. Mas para que o Taekwondo esporte se popularizasse, ele deveria ser acessvel a qualquer um que quisesse pratic-lo, mesmo se a pessoa no tivesse tempo, ou uma certa dedicao para apreend-lo. Nesse momento, a mulher, que j havia sido at proibida de praticar esporte no Brasil, comea a aparecer mais nas academias. O Taekwondo como esporte se utilizou muito da mdia como forma de divulgao, alm das revistas especializadas em artes marciais da poca, para aumentar o nmero de praticantes. O Mestre Yeo Jun Kim participou de vrios programas de televiso divulgando o Taekwondo (Kim, 2002). No incio da dcada de 90, existia at um gibi, chamado Mestre Kim, editado pela Bloch Editores S.A., que trazia estrias do Mestre Kim (Yong Min Kim) vividas na Coria do Sul. Outras formas de divulgao das artes marciais eram, e ainda so, as demonstraes; que tambm sofreram transformaes. At a algum tempo atrs a apresentao de fora, do corpo treinado a receber impactos, eram as tcnica mais utilizadas numa demonstrao e que mais impressionava o publico. Atualmente, a realizao de tcnicas com um alto grau de dificuldade so mais utilizadas nas apresentaes. Um fato interessante que observamos que os mestres, agora dirigentes esportivos, se envolveram no mundo do esporte moderno, mas ainda sem conseguir lidar com as contradies, no conseguem resolver os problemas internos que apareciam e no abrem espaos a todos para que as questes fossem discutidas democraticamente; resumindo, eles conseguiam reproduzir perfeitamente os problemas enfrentados pelas federaes de outros esportes aqui no Brasil. No pas, tambm, existe outra entidade nacional que controla o Taekwondo, a Federao Brasileira de Taekwondo. Essa entidade filiada a ITF e no possui vnculo com o Comit Olmpico Brasileiro. CONSIDERAES FINAIS A filosofia das artes marciais est muito relacionada com o modo de vida oriental, com a influncia do budismo, do confucionismo e de outras prticas Zen que entram em choque com os princpios do mundo capitalista. Isso, pode ter favorecido para que o Taekwondo esportivizado fosse disseminado e conseguisse se firmar, com maior facilidade, que o Taekwondo arte marcial (tradicional) no mundo ocidental.

A esportivizao do Taekwondo iniciou na dcada de 60, mas este continuou mantendo muito dos elementos que o caracterizava como arte marcial. Na dcada de 70, com a criao da WTF e exigncia por parte desta de que todos os filiados deveriam praticar o novo estilo, Kuk Ki Won, que percebemos uma mudana considervel na forma que era ensinado o Taekwondo. O praticante de arte marcial desenvolvia tcnicas que, se numa situao real de luta precisasse us-las, derrubaria o oponente em poucos segundos. Para a apropriao dessas tcnicas era necessrio um longo tempo, tempo que no era mais disponvel, j que o novo estilo reservava este para o treinamento de tcnicas permitidas nas competies. Na segunda metade da dcada de 90, quando a Confederao Brasileira de Taekwondo se filia ao Comit Olmpico Brasileiro, que a modalidade passa a acelerar o processo de esportivizao, visando as competies realizadas pelo Comit Olmpico Internacional e seus filiados. Nesse sentido, o Movimento Olmpico funcionou como uma mola propulsora para o que o processo de esportivizao do Taekwondo e a descaracterizao deste enquanto uma Arte Marcial; com saberes, sentidos e significados prprios; acelerasse. O trabalho consegue demonstrar a necessidade da reconstruo de alguns elementos que se perderam com o processo de esportivizao, para que o Taekwondo no deixe de ser uma Arte Marcial e passe a ser uma simples luta-esportiva. Process To Became An Sport Of Taekwondo ABSTRACT The Taekwondo is na ancient martial art born and developed under an straight relationship to the South Korea history. The process it had passed to became an sport had its begining in 1964, by this time it has expanded through the world, reaching the brazilian territory. Nowadays it belongs to the Olympic modalities board, being practiced in XXX coutries. However understanding the different fight styles (inclusively the Taekwondo) as part of the body culture produced by mankind and, that way, its a knowledge that has to be accessed by the individual in his history, and, analyseing conditions, tensions and interests that guide its process to became an sport, I would like to in order to collaborate for the redefinition of the elements that should compose the knowledge universe directions and meanings related to Taekwondo in our current reality, nevertheless when thinking of the educational context seeking systematize this martial art, in order to facilitate the access to this knowledge. KEY-WORDS: martial art sport taekwondo. Proceso Para Volvierse En Un Deporte Do Taekwondo RESUMEN El Taekwondo es uma antigua arte marcial que ha nacido y se desarrollo bajo uma relacion recta a la historia de la Corea Del Sur. El proceso que h pasado para volverse en un deporto se inici en 1964, en esse tiempo el se ha extendido a travs del mundo, alcanzando el territrio brasileo. Hoy da pertenece a las modalidades del Juego olmpico y es praticado em XXX paices. Sin embargo - entendiendo los diferentes estilos de lucha (inclusive el Taekwondo) como parte de la "cultura del cuerpo" producida por la humanidad y, desa manera, es un conocimiento que tiene que ser accedido por el individuo en su historia, y, analisando las condiciones, tensiones e intereses que guan su proceso para volvierse en un deporte, (me gustara ) para colaborar para la nueva definicin de los elementos que deben componer las direcciones del universo de conocimiento y significados

relacionados a el Taekwondo en nuestra realidad actual, no obstante cuando el pensamiento esta en el contexto educativo - buscando sistematicear esta arte marcial para facilitar el acceso a este conocimiento. PALABRAS CLAVE: arte marcial deporto taekwondo.

Arte marcial japonesa. O General Choi Hong Hi era um coreano que foi obrigado a servir o exrcito japons durante a Segunda Guerra (Haiel Neto, [19--]) e depois de 1945 participou de vrios duelos com os estudantes que voltaram do Japo. O General Choi Hong Hi formou um comit propondo a unificao dos nomes das lutas praticadas na Coria em um nico nome, embora ainda sem um consenso (Kim; Silva, 2000). Desenvolveu, Tambm, as tcnicas do Karate e Tae Kyon em um sistema moderno de Taekwon-Do, com a ajuda do Sr. Nam Tae Hi, seu brao direito em 1954 (Haiel Neto, [19--]). E em 1961, depois de vrios encontros das escolas, passou-se a chamar tais lutas de Tae Soo Do e foi criada a Associao Coreana de Tae Soo Do. O Gal. Choi assumiu a presidncia em janeiro de 1965 quando troca o nome por definitivo para Taekwondo (Kim; Silva, 2000). 3 Obedincia ao rei; Respeito aos pais; Lealdade para com os amigos; Nunca recuar ante o inimigo e Somente matar quando no houver alternativa (Kim, 1995). 4 Os livros de Taekwondo (Gil, 1990; Kim, 1995; Kim; Silva, 2000) trazem, na pequena parte reservada para a histria e filosofia, que os trs reinos foram unificados por um grupo denominado Hwa Rang Do, formado por militares e aristocratas do reino de Silla. os soldados do Hwa Rang Do treinavam como tcnica de luta o Tekyon, que junto com outras lutas como o Soo Bak, Tukguli, fazem parte da histria do povo coreano. 5 De acordo com a Filosofia das Artes Marciais, o ser humano pode conquistar a unidade ainda nesse mundo e assim trazer um grande benefcio para todos. Ver ISASA, Michel Echenique. A filosofia das artes marciais. [S.I.] Edies Nova Acrpole, [19--]. 6 www.bang.com.br 7 COMIT OLMPICO BRASILEIRO. Histrico O Olimpismo. Disponvel em: http://www.cob.org.br/. Acesso em 26 de dezembro de 2002. 8 Horst Dassler era o diretor da Adidas alem, um homem que ajudou a tornar o esporte uma vitrina (Simson e Jennings, 1992). 9 Juan Antonio Samaranch, presidente do Comit Olmpico Internacional de 1980 a 2001. 10 Em entrevista cedida no dia 19 de julho de 2002, durante a realizao do Brazil Open 2002 Tae Kwon Do Championships. Hoje o Gro-Mestre Sang Min Cho mora nos EUA. 11 www.cbtkd.com.br
2

BIBLIOGRAFIA BRACHT, Valter. Sociologia crtica do esporte: uma introduo. Vitria: UFES, 1997. CARRAVETTA, lio Salvador. O esporte olmpico: um novo paradigma de suas relaes sociais e pedaggicas. Porto Alegre: UFRGS, 1997. CAVALCANTI, Ktia Brando. Esporte para Todos: um discurso ideolgico. So Paulo: IBRASA, 1984.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992. (Coleo magistrio 2 grau. Srie formao do professor). COMIT OLMPICO BRASILEIRO. Histrico O Olimpismo, [S.I.:s.n], [19--]. Disponvel em: http://www.cob.org.br/. Acesso em 26 de dezembro de 2002. CONFEDERAO BRASILEIRA DE TAEKWONDO. Histria do Taekwondo no Brasil. Rio de Janeiro: [s.n], [19--]. Disponvel em < http://www.cbtkd.com.br/> em 13 de nov. 2003. EQUIPE BANG. ltimas notcias. So Paulo: <http://www.bang.com.br/> em 13 de nov. 2003. [s.n], 2003. Disponvel em:

FARGAS, Ireno. Tae Kwon Do. Espanha, Comit Olmpico Espaol, 1993. GIL, Konstantin.TAEKWONDO A luta coreana. Rio de Janeiro: Ediouro,1990. HAIEL NETO. O criador do Taekwondo. <http://www.itf-ba.cjb.net/> em 15 mar de 2003. [S.I.s.n], [19--]. Disponvel em

HI, Choi Hong. A FILOSOFIA DO TAEKWONDO. Trad. Tiago Lima. Bahia. [S.I.s.n], [19--]. Disponvel em: <http://www.itf-ba.cjb.net/>. Aceso: 26 de dezembro de 2002. HOBSBAWM, Eric. A era dos imprios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. HOBSBAWM, Eric. Sobre Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: O breve sculo XX, 1914 1991. So Paulo: Companhia das Letres, 1995. ISASA, Michel Echenique. A Filosofia das Artes Marciais. [S.I.] Edies Nova Acrpole, [19--]. ITFRIO. Histria. Rio de Janeiro: [s.n], [19--]. http://www.itfrio.com.br/history.html> em 13 de nov. 2003. ITFRIO. TKD no Brasil. Rio de Janeiro: [s.n], <http://www.itfrio.com.br/nobrasil.html> em 13 de nov. 2003. Disponvel [19--]. em: < em:

Disponvel

KIM, Yeo Jim e SILVA, Edson. Arte marcial coreana Taekwondo vol.2 avanado. So Paulo: Roadie Crew, 2000. KIM, Yeo Jim. Arte marcial coreana Taekwondo vol.1 iniciante. So Paulo: Thir, 1995. KIM, Yeo Jun. TAEKWONDO Competio: O manual dos campees. So Paulo: Brazil Sports, 2002. LEE, Woo-Jae e MERGULHO FILHO, Luiz Eugnio Bezerra. Aprenda Taekwondo. Rio de Janeiro: Brasil-Amrica, 1978. MARTA, Felipe Eduardo Ferreira. A Histria do Taekwondo no Estado de So Paulo. In: Congresso Brasileiro de Histria da Educao Fsica, Esporte, Lazer e Dana, VII.,2000, Gramado. Anais...Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. p. 684-689.

PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca; MARTA, Felipe Eduardo Ferreira. Taekwondo: sua trajetria rumo s olimpadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTRIA DA EDUCAO FSICA, ESPORTE, LAZER E DANA, VIII., 2002, Ponta Grossa, PR. As cincias sociais e a histria da educao fsica, esporte, lazer e dana. Anais... Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002. 1 CD. Disponvel em: http://www.boletimef.rg3.net/ . Acesso dia 26 de dezembro de 2002. RADIO COREA INTERNACIONAL. Histria de Corea. Seul: World Compugraphic Co, 1995. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histrico-Crtica: Primeiras aproximaes. Campinas: Autores Associados, 1995. SERVIO COREANO DE INFORMAO PARA O EXTERIOR. Informaes sobre a Coria. Seul: Samhwa Printin Company, 1996.
SIMSON, Vyv e JENNINGS, Andrew. Os Senhores dos Anis: Poder dinheiro e drogas nas Olimpadas Moderna. So Paulo: Best Seller, 1992. Endereo para correspondncia Rua 230, N 978, apt 301 bloco F Condomnio 5 Vila Boa, Vila Jaragu Goinia Gois CEP 74655-130 gbrios@ig.com.br

Anda mungkin juga menyukai