Anda di halaman 1dari 16

O Simbolismo Cristo na Maonaria

Palestra proferida por Joo Francisco Em 19 de maio de 2000

Bles da Mota

Boa noite a todos. novamente com alegria que a gente est retornando ao convvio dos irmos da Loja Liberdade. O tema, onde ns, de uma certa forma atendemos o segundo objetivo da Sociedade Teosfica que o estudo comparativo das cincias, religies e filosofias; porque a Ordem Manica dentre outras coisas uma escola inicitica, o que implica no estudo da filosofia que a amizade ao conhecimento. O simbolismo ... e me parece que o tema est no convite: "O Simbolismo Cristo na Maonaria"; interessante e at oportuno a gente falar neste tema porque h uma espcie de inimizade, um certo antagonismo; e por parte de alguns, uma hostilidade, uma refrao plena da parte de muitos setores do Cristianismo com relao Maonaria. Evidente, que isto em virtude do desconhecimento do que a Maonaria legtima, autntica faz, e que de maneira nenhuma um trabalho hostil a qualquer religio. Ao contrrio; respeitando a liberdade religiosa de todos os seus membros, ela obriga tolerncia e ao respeito crena de cada um. E interessante a gente colocar algumas coisas iniciais respeito da Maonaria; principalmente o que ela no : Ela no uma ordem e instituio secreta; muita gente imagina isso. E no secreta porque tem sua constituio registrada em cartrio; com endereo, nmeros e tudo. Ora! Algum conhece a sede, o endereo e o registro de alguma organizao de crime; tipo mfia, contrabandos e trficos de drogas ? Estas ningum conhece o endereo, ningum sabe quem so os chefes. Aqui no; aqui h quem assine, que o responsvel externo. O que ocorre, que ela obrigada por sua defesa extremamente firme do respeito aos direitos individuais e a democracia. Os pases totalitrios - com exceo no presente momento do mundo, de Cuba - no admitem uma Ordem como a Maonaria que propugna pela liberdade individual e de pensamento.

Outra coisa que ela no : Uma sociedade beneficente. Por uma questo de seus estatutos e constituio, ela realiza em decorrncia do seu trabalho de aperfeioamento moral, do sentimento humano, e acaba realizando trabalhos de filantropia. Mas no esta a essncia de sua meta e seu objetivo. E, muito menos, ela uma religio. Porque no est no seu objetivo, nenhum ensinamento teolgico e nenhuma ministrao de sacramentos. Ela no batiza ningum, ela no casa ningum, ela no d extrema-uno. Ento, ela no tem objetivo religioso. Muita gente fala: "Maonaria uma religio " , "Fulano parece que da sua religio". Mas que religio? A Maonaria no uma religio. A Maonaria definida em seus estatutos como uma escola de aperfeioamento humano. Usando todas as filosofias, tcnicas, cincias e artes com os princpios de liberdade, igualdade e fraternidade. E ai, j comea a aparecer a sua semelhana com os ensinamentos do Cristianismo puro e verdadeiro. Os objetivos dela comeam a coincidir, e so realmente, extremamente semelhantes. Na verdade, historicamente, (eu no vou entrar muito nesta parte, j que ns vamos ter um tema especfico para isto) a ltima reorganizao da Maonaria foi feita por estatutos, regulamentos e constituio, lideradas por um reverendo presbiteriano. Ento, o sentido do Cristianismo, nela, fatalmente seria colocado. Isto ocorre no Rito Escocs Antigo e Aceito; ento, ns vamos falar alguma coisa ligada a um determinado Rito. O Rito em Maonaria a maneira com que se conduz os trabalhos durante as reunies que se processam nas Lojas Manicas, como ocorre nas Lojas Teosficas. S que l, h necessidade de uma Iniciao, de um acolhimento, etc. . Rito, uma forma com que se trabalha. Para vocs terem uma idia da liberdade que ela se impem, existe catalogados mais de cento e dez tipos de Ritos. Ento, h uma variedade enorme de como se desenvolver os trabalhos de estudo, de pesquisa e de desenvolvimento de todo o manancial de informaes que a Ordem coloca disposio de seus membros. Evidentemente que um tipo de Rito como o de Mnfis, dificilmente teria alguma coisa de simbolismo ligado ao Cristianismo; provavelmente seriam condues com os ensinamentos iniciticos mais ligados e tradicionais do Egito. H outros Ritos bastante simplificados; mas o nosso, que a gente conhece mais e trabalhou e trabalha ainda, o Rito Escocs Antigo e Aceito. Nestas coincidncias, entre os princpios da Ordem e os princpios do Cristo, a Maonaria exige de quem nela se ingresse - no nosso Rito - a crena num princpio criador. A est a primeira coincidncia com o que o Cristo falava : "Um Pai Universal"; e dizer a grande verdade, o grande mandamento e a finalidade da vida eterna que o homem processa na Terra e em outras manses do espao: Que os homens conheam cada vez mais este criador. Este um dos objetivo.

Noutro ensinamento, a Ordem propugna para que seus membros respeitem as leis democrticas do Pas; as leis totalitrias ela vai combater, mas as democrticas do Pas, ela recomenda que se sigam. O mesmo ensinamento vai se ver nos livros do Cristianismo. Pergunta: Bles, a Maonaria de origem escocesa? Eu sempre pensei que era de origem egpcia. Este Rito um Rito escocs. Ela tem elementos do simbolismo egpcio, mas ela chamada Rito Escocs porque na Esccia ela foi reorganizada no "meio" da idade mdia. A Ordem Manica foi acumulando os ensinamentos de todos os sbios que a humanidade conheceu, assim como, a Sociedade Teosfica trabalha e coloca disposio dos seus membros informaes de tudo que a humanidade j conheceu. A "Doutrina Secreta" e "sis sem Vu" colocam disposio do estudante de Teosofia tudo o que a humanidade j viu. A Maonaria tambm coloca isto. Ento, a outra coincidncia que ns vemos neste respeito s Leis que houve uma colocao do Cristo que disse : "Da a Csar o que de Csar". Existe um governo? Ele est cuidando do sistema de organizao da cidadania, das construes de obras pblicas? Ento, respeite! "Da a Csar o que de Csar", e a parte espiritual parte de Deus. Ento, o respeito autoridade constituda, assim como, a dedicao ao trabalho espiritual, so duas coisas diferentes que podem e devem conviver. O homem constitudo de corpo e alma; esprito e matria; ento, ele tem que conviver nestes dois planos. A Ordem recomenda a prtica da justia. E o Mestre vem e diz: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus [as leis naturais] e sua justia". A Ordem propugna que todo o trabalho seja feito com amor Deus, Ptria, famlia e ao prximo. O amor ao prximo foi um dos princpios mais difundidos e recomendados pelo Cristo. Bom, a gente vai fazendo algumas abordagens em partes. Mas parece que sempre h uma curiosidade respeito da Ordem; ento, de vez em quando, vou abrindo espao para perguntas e j fao isto neste instante. Pergunta : A Maonaria, como ela v a Eubiose ? Como uma outra fonte de estudo. E tudo o que for importante, esclarea, aperfeioe e amplie o nvel de conscincia do homem; ela recomenda, entusiasma e aprova. Pergunta : Como a Maonaria v o sistema poltico em geral ?

Quando comeam a cometer erros e abusos, com muita preocupao. E, anualmente -pelo menos a nossa organizao-, as Grandes Lojas se renem na chamada Confederao da Maonaria Simblica no Brasil, e os vinte e tantos Gro-Mestres do Brasil inteiro estudam e desenvolvem teses polticas nacionais e levam atravs de seus membros aos governantes e s autoridades competentes a respeito de cada um dos temas. Um dos primeiros pedidos de constituio direta, antes at do Figueiredo foi feito numa destas cartas e entregue pela Maonaria. Pergunta : Com todo o carinho, respeito e saudade - voc desapareceu das reunies s sextas - , eu me sentiria uma canalha se no externasse uma posio pessoal. o seguinte: Voc fez uma colocao muito bela que eu refuto em parte: "De todas as sociedades democrticas, exceto o totalitarismo em Cuba". Claro que eu no concordo com o totalitarismo. No vou entrar na poltica, s para dizer o que eu penso: O que se chama de democracia, eu chamo de "democracia burguesa" que diferente da "democracia humana". o totalitarismo, de se explorar o pobre, de matar velhos sem remdio e crianas de inanio, aceito por todos. Em Cuba, o sistema de votao por quadra, por bairro, por cidade... muito mais democrtico. Se mais aberto... diferente. Concordo em parte, mas no morre nem velho, nem criana, todo mundo sobrevive. Mas, no isto; o que eu coloco para voc o seguinte: ( mas eu tinha que fazer esta observao, porque se aceitam como verdade absoluta, pelo menos h uma pessoa que no concorda) A primeira vez que eu fui na Maonaria, fui exatamente assistir a uma palestra sua, por sinal linda ,bonita e maravilhosa que me entusiasmou demasiado, que era : "Por que Ser Maom". No sei se voc est lembrado, faz dois ou trs anos. E quando eu cheguei na Maonaria , discursava uma pessoa: -"Por que ns fizemos a Independncia do Brasil! , Por que ns fizemos a Repblica!" e etc., etc. . Ento, casa com isto que perguntaram agora, me perdoe te dizer nestes termos; claro que a gente est discutindo abertamente, cientificamente, portanto com" raio x" e no com meias palavras: Como que, luz da interpretao de um sistema, que eu no chamo de democrtico mas sim de democracia burguesa, uma instituio apoia isto, sabendo-se que - e eu sei disto e quem pensa tambm - aquilo no vai levar to cedo a uma independncia do ser humano em relao ao outro. Digo isto , e a encerro a pergunta, porque dias atrs conversando com uma pessoa tambm bem informada : "No vou l neste lugar com voc, porque l vocs colocam tudo por conta do carma... " assim; Deus fez assim. Ento vocs no podem reagir, no podem mudar a situao."

Explore isto, por favor. Bom, primeiro a parte do totalitarismo: Uma diferenciao de regimes - a gente no quis entrar em detalhes - H eleio direta, voto direto para todos os nveis na democracia, como ns chamamos; e l no direto. H a chefia de Fidel e o sistema mais parecido com o Sovitico, h eleies indiretas. Quando o homem correto nas atitudes de governar, qualquer regime funciona. Mas foi para diferenciar que quando h um sistema que impede a democracia plena, ele no gosta que a Maonaria busque um sistema de liberdade de pensamento. Ento, esta liberdade de pensamento, que s vezes os lderes que se perpetuam no poder - s vezes podem ser bons, s vezes podem no ser - ento, eles combatem esta impossibilidade de escolher o seu prprio governante. Ento, h uma perseguio. Aqui no Brasil - Getlio Vargas, por exemplo, fez uma perseguio Maonaria. Ela precisou fechar as portas, precisou sair da sua liberdade de ao porque certamente ela iria ser combatida. E, tudo o que voc disse a respeito de "matar velho sem remdio" e "criana por inanio"; leia a ltima carta aos governantes que foi feita pela Confederao; aborda exatamente estes temas. Que est havendo um gasto excessivo para ajuda empresas e vendas empresas para se transformarem em multinacionais, etc., e no est havendo verbas para estes setores. Isto que voc falou, a Maonaria coloca na carta Presidncia da Repblica que ela fez na ltima reunio. Ento, a busca dela : (lendo trecho final) "Fundada no amor fraternal e na esperana de que com amor Deus, Ptria, famlia e ao prximo; com tolerncia e sabedoria; com a constante e livre investigao da verdade; com a evoluo do conhecimento humano, pela filosofia, cincia e arte, sobre a trade de liberdade igualdade e fraternidade e dentro dos princpios da moral da razo e da justia - o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal." Ento, enquanto estiver morrendo velho sem remdio e criana de inanio, no est havendo felicidade nem paz universal. Este o trabalho social em decorrncia do aperfeioamento individual do homem Maom. Agora, evidente que toda a regra tem exceo. No fcil voc trabalhar a si prprio para se tornar um servidor do prximo; principalmente em circunstncias adversas, num pas onde h uma srie de recesses, desempregos e etc.. A prpria sobrevivncia difcil, mas ela coincide com este objetivo de que todos sejam atendidos, todos alcancem a sua dignidade, a sua felicidade; e a, haver paz. Neste sentido, o mesmo objetivo da prpria Sociedade Teosfica.

Pergunta : Quando algum funda uma Loja que se diz Manica, como a Propaganda II ( me parece que na Itlia ) e que usa para fins ilcitos, a Maonaria faz alguma coisa? Quando ela toma conhecimento, e ela costuma estar sempre atenta a este tipo de atividade, vamos dizer - a falsidade ideolgica da Ordem, ela imediatamente comunica a todas as outras Lojas do mundo. A Loja mais prxima faz esta comunicao, para que no mantenham nenhum tipo de apoio a esta Loja que considerada espria. Porque uma Loja, ela tem que ser fundada e agregada a uma Grande Loja, com todo o sistema de respeito e obedincia aos estatutos da sua Grande Loja. Assim como a nossa Loja Teosfica filiada Braslia que filiada ndia; e o seu estatuto individual no pode ter objetivos diferentes da Nacional e tambm no pode ser diferente da Internacional; seno, ela seria espria. E isto que ela procura sempre manter; mas, no impede que algum se reuna secretamente e com falsidade ideolgica junte pessoas e faa o que eles fizeram Ela no tem poder de polcia e muito menos de justia. Ela no tem nenhuma ligao com aquela Loja. Ento, nenhuma polcia ou justia vai poder ligar a Maonaria regular com esta Maonaria, digamos, criminosa. a mesma coisa que a pessoa fundar uma Igreja, arrecadar fundos e no ter nada a ver com a Cria Metropolitana ou a Diocese; ela est explorando uma coisa sem a ordem daquele poder regional ou central. Pergunta : O que significa a letra "G" no smbolo da Grande Loja? Significa o Grande Arquiteto do Universo que est no centro de tudo. a abreviatura de Grande Arquiteto. Pergunta: Eu tive a oportunidade de assistir a uma palestra sua na Grande Loja e fiquei impressionada com os paramentos, etc. um ritual tambm, a entrada e a sada das pessoas? Pergunta : O que o Ritual? Ritual o modo de trabalho, como se desenvolvem os trabalhos cerimoniais durante uma reunio Manica dentro de um Templo. A Loja Manica antes de tudo um Templo. E como Templo, ele um lugar de altssimo respeito, cerimonioso, ele tem que entrar com extrema disciplina, com extrema ordem, com extremo preparo; tem que estar com a vibrao extremamente bem harmonizada. Porque, toda a Escola deve ser um Templo e todo o Templo uma Escola. Inclusive, Krishnamurti tem uma frase muito especfica neste sentido, quando ele disse que no considerava mais as Igrejas como Templos; e lhe perguntaram o porqu, e ele falou: "Porque nas Igrejas no se ensina mais."

O Templo o lugar onde se ensina. A palavra Templo tem a ver com o radical de tempo, que uma paralisao csmica para que o homem rememore o acontecimento da sua criao e a sua ligao com o Divino. Isto s pode ser feito num lugar sagrado. O prprio nome de Loja, que tambm ns usamos, vem do snscrito Lok , que quer dizer local ou ponto. A palavra vem de um termo da ndia, que significa lugar ou ponto onde este acontecimento de rememorar o encontro do Divino com o humano. Ento, tem que ser cerimonioso e rememorando como o universo e a humanidade iniciaram. Interessante que neste sentido - a gente conhecia o fundamento de Teosofia, j tinha algum tempo de Teosofia - viu a concordncia e a lgica com que feito este trabalho. Diz a Teosofia, que comeou a haver a evoluo da forma e da vida no nosso planeta, e depois que as espcies foram evoluindo, surgiu um tipo de homem propcio para que nele se desenvolvesse a inteligncia. E a, a Chispa Divina - o Fogo Divino - vem, e colocado no homem, e o homem comea a colaborar com Deus no seu prprio desenvolvimento aqui na Terra. Se vocs virem uma ordem de entrada Manica: Entram aqueles que no so Maons; depois, entram primeiro os menos graduados, depois os mais graduados e, por fim, o Gro-Mestre, que simboliza, representa a maior autoridade. Ento, os ltimos que chegam para os trabalhos da evoluo da humanidade so os grandes instrutores. Depois que tudo est preparado, tudo est formado, tudo est montado; a vem o grande instrutor, monta a sua escola e comea um ensinamento. Este trabalho de entrada feito desta forma. A colocao de espadas etc., uma proteo que seres colocaram no homem para que ele iniciasse seus primeiros passos evolutivos. Pergunta : A Maonaria mista idnea? Sem dvida! Ela pode no ter o reconhecimento mtuo com outras potncias Manicas, mas ela tem sua validade. Eu pessoalmente, acredito que neste prximo sculo vai acabar esta histria, principalmente na era do Esprito Santo, onde a energia feminina vai atuar muito. Muitas atividades femininas, hoje, esto ocorrendo nas potncias Manicas masculinas. Pergunta: Na Teosofia, a gente pode assistir a uma palestra. Na Maonaria, a mulher no pode ?

Pode. Existem palestras especficas para o pblico em geral. A nica coisa que no h, so os trabalhos interiores, internos da Ordem. como numa aula de medicina, a pessoa que no est naquele ano correspondente no pode assistir uma aula, porque no est preparada para aquilo. Pergunta : Alguns comerciais de publicidade... Produtores da mdia televisiva, pessoas que trabalham na rea, fizeram alguns comerciais que privilegiam a libertinagem como liberdade e o mal como coisa boa. A verdadeira liberdade outra coisa, no a libertinagem, o bem a verdadeira realidade. Eu acho que os pais, Maons ou de outra escola de sabedoria, no queriam que seus filhos empregassem a libertinagem como sendo a verdadeira liberdade ou o mal... como ter muitos carres, muitas mulheres. Por exemplo: "A Antrtica faz a festa do jeito que o diabo gosta". A Ordem, ela propugna pelo bom costume. O costume que no prejudique o ser humano. Ela entende como liberdade a possibilidade de voc ter acesso a tudo, com o objetivo da sua evoluo e aperfeioamento; esta liberdade, de ter acesso ao conhecimento, de voc se desenvolver material, emocional, intelectual e espiritualmente. No uma liberdade no sentido de voc fazer o que voc quiser ou quando voc quiser, porque os olhos e os outros sentidos dos outros seres humanos no so latrinas nem depsito de lixo para se estar jogando qualquer coisa. Ela combate tudo aquilo que excesso e exagero. E, como o prprio Cristianismo mostra, a maior liberdade quando voc vai conhecendo mais a verdade. Quanto mais voc expande a sua conscincia, mais voc tem liberdade. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertar". Mas, uma liberdade de conscincia, onde voc se sente mais responsvel pelo outro do que antes; voc sente a integrao. Quanto mais voc livre, mais voc se une ao outro; voc reconhece a sua fraternidade. Pergunta : A Maonaria se divide em quantos ramos ? Em So Paulo existe trs potncias, digamos mais voltadas a Maonaria masculina; uma potncia mista; e parece que uma potncia feminina foi formada. Ento seriam teoricamente cinco potncias que existem no Brasil. Em matria de Ritos, modos de trabalhar, existem vrios Ritos dentro de uma mesma potncia . Por exemplo : Uma Loja trabalha de uma jeito, outra Loja trabalha de outro, uma liberdade individual, o Rito; desde que no seja um Rito esdrxulo, um Rito esquisito. Existem Ritos aprovados pelas Grandes Lojas. Pergunta : No querendo te atrapalhar, eu sei que voc est falando uma coisa muito sria. Mas, existem muitas lendas sobre Maonaria; eu me lembro, quando eu tinha vinte anos - eu no sou matusalm, mas faz muitos anos - falavam que um Maom foi

enterrado e quando abriram o caixo no tinha nada, o cadver tinha desaparecido. Voc j ouviu isto quando voc era jovem ? No meu tempo, sumia at o caixo ! ... [risos] Olha, a menos de quinze anos atrs, eu participei de uma reunio, para mostrar como existe estas lendas recentes sobre a Maonaria. Eu trabalhei muito tempo no Encontro de Casais com Cristo, e o pessoal de l me convidou para fazer uma palestra sobre orao. A, me convidaram para uma reunio na casa de um amigo de um dos amigos de l, que um padre ia dirigir. De repente, algum perguntou a respeito do espiritismo, o que o Padre achava do espiritismo - O Padre "mandou bala" no espiritismo. O que achava do candombl - O padre "desceu brasa" no candombl. E a, algum perguntou da Maonaria. O amigo que me convidou para a reunio ficou "roxo", "verde", ficou um arco-ris, porque sabia que eu era Maom. O Padre disse : "Olha, o Maom, ele no acredita em Deus; ateu. O Maom, ele cospe no crucifixo. O Maom, ele combate a Igreja Romana de todos os tipos"; e falou mais algumas besteiras. A eu falei : - O senhor j terminou a sua opinio sobre Maonaria ? Ele falou : - J.! - Ento, por favor, o senhor me diga onde o senhor leu, viu ou ouviu isto. Ele parou um pouco : - No estou lembrado. - 0 senhor Padre ? - Sou ! Eu falei : - Qual o fundador da sua Igreja ? - claro que Jesus Cristo !

- Eu acho que no ! Ento, o senhor no nem discpulo nem representante dele. Porque o senhor falou uma coisa que o senhor no lembra donde ouviu, nem viu e nem leu. E Ele disse : "Os meus discpulos e seguidores daro o testemunho da verdade". Como o senhor afirma isto ? O senhor est diante de um Maom, cujo ideal o Cristo. Estou trabalhando num servio do Cristo, onde eu tenho a total liberdade religiosa, no tem nada a ver com isto. O pessoal aqui me conhece - alguns me conheciam h muito tempo e sabiam do meu trabalho -. Falei mais alguma coisa, houve um silncio de cemitrio, ficou todo mundo muito quieto. A, ele que ficou "branco". A dona da casa lembrou que era hora de servir um cafezinho para acalmar o mal-estar do coitado do Padre que estava suando mais do que na sauna. Quinze dias depois o Padre me convidou para trabalhar na parquia dele. E a, eu fui trabalhar na parquia dele. Pergunta : Isto pode ser um mal-entendimento. Por que eu li num livro - que fala sobre o Graal, do Julius Evola - sobre um ritual da Ordem dos Templrios em que eles pisavam numa cruz, e l, explicado o simbolismo deste ritual. Pode existir um ritual e ele ser mal-interpretado ? Existe. E at vou aproveitar; existe uma coisa que talvez nem todos saibam: [indo ao quadro] BAFOM BAFOMETH [outro lado da fita] ...uma figura mitolgica, quase um smbolo, que parece a carta quinze do tarot que o diabo. Tem parte masculina, parte feminina, etc. Alguns filsofos, que eram Maons, estudavam tambm este tipo de smbolo como todos os smbolos. Alis o prprio So Paulo, numa de suas cartas disse: "Examinai tudo e retende o que bom". Muitas verdades esto escondidas em smbolos esquisitos. Este smbolo, ele trazia entre outras coisas, palavras gregas: BIOS PHOS METHIS Vida Luz Sabedoria E, estava simbolizado numa figura onde tem elementos masculino e feminino; onde tem elementos de animal e de homem; onde tem elementos de luz e trevas; onde tem os contrastes. E se trabalhar e examinar os contrastes, o prprio Profeta Isaas no captulo 45 diz assim : "Para que saibas que eu sou o teu Deus, eu fao a luz e crio as trevas, eu promovo o bem e fao o mal, para que saibas que eu sou o Senhor Deus". Ento, tudo o que existe no universo criao do mesmo Criador.

10

O princpio hermtico que ns constatamos no universo inteiro, que h polaridade de energia. Ento, o estudo de algumas figuras ou de alguns elementos pode parecer uma coisa estranha e infernal, ou contrria. Mas, s vezes, neste tipo de estudo, voc reconhece os opostos agindo na natureza. Agora, quem nega que o ser humano no tem o elemento animal dentro dele ? Ns temos o elemento animal dentro de ns. Ns comemos, ns bebemos; se algum cutucar, ns reagimos. Ns temos o crebro repteliano dentro de ns que faz com que ns sejamos absolutamente animais. Ns temos o sentimento, trazido no crebro lmbico. Trazido de quando ns ramos s mamferos; onde ns temos a doura da mulher e da me dentro de ns. Todos os seres humanos, tantos os machos quanto as fmeas, tm a doura, tm o carinho, tm o sentimento, choram, se alegram... . E, tem a luz no crebro neo-cortex do homdeo, do mais desenvolvido. o chifre dourado da carta quinze do tarot. Isto uma sintetizao dos sbios de Alexandria numa das cartas. Ento, quando um alquimista ou algum na idade mdia debruava-se para examinar e ficar meditando nestes opostos, e trazendo para dentro de si este conhecimento; imaginavam que o indivduo ficava adorando a figura de satans E no nada por a. O estudo, o estudo dos opostos dentro do homem: Eu sei que posso ser agressivo e ser cordial; Eu posso ser criativo e posso ser magntico nas minhas aes. Ento, h uma m- interpretao. E s vezes, de m-f mesmo. O grande rano que ocorreu, foi que numa determinada poca da idade mdia havia uma relao estreita e direta entre os Templrios e a Igreja Romana; onde os Templrios respondiam diretamente ao Papa. Como eles tinham uma misso extremamente ampla - construram 396 catedrais em menos de trs sculos - conseguiram trabalhar com uma verba muito grande. Um Rei francs que estava endividado por guerras e conquistas, guerras egostas dele, foi pedir um emprstimo ao Papa, achando que os Templrios tinham uma fortuna imensa. Eles eram uma espcie de banqueiros da poca, eles trabalhavam em vrias regies; ento, para no ficar transportando dinheiro, existia uma carta de crdito.

11

Eles faziam este tipo de servio, e este Rei imaginou que fosse possvel levantar um dinheiro para a guerra dele. No consegui; este Papa que apoiou os Templrios morreu; o Papa seguinte foi eleito com a injuno deste Rei e ficou sob a orientao deste Rei, chamado Rei Felipe de Frana , Felipe, o belo. E a, ele "caiu em cima" dos Templrios, desfez a Ordem e a Ordem se dissolveu E para tirar totalmente a ao da Ordem, ele teve que fazer o que se fez na inquisio: colocou todo o tipo de informao e de calnias possveis respeito da Ordem. Ento, as lendas comearam a surgir da. Bom, seno, podemos dar uma outra aceleradazinha: Existe alguns Graus na Maonaria dedicados especialmente ao simbolismo cristo e ao estudo do que o Cristo ensinou. E, no revelao de segredo nenhum de trabalho interno; porque este livro, "Os 33 Graus da Maonaria", existe em livrarias. evidente que diz mais respeito quele que vai fazer o estudo, mas, o encontrei em uma livraria normal. Ento, como a Ordem no viu nenhuma anormalidade nisto... . Tem um Grau aqui, onde se comea os trabalhos lendo um texto do Livro Sagrado em Apocalipse de So Joo, cap. V . Vejam: Tanto eles cospem no Cristo que comeam um trabalho sempre lendo um texto do Livro Sagrado. o desconhecimento das pessoas, como alteram e fazem ao inverso s vezes. Este livro fala exatamente, no capitulo V, de algo extremamente profundo que poucos buscam no ensinamento do Cristianismo. Fala este captulo: O Livro Selado Com Sete Selos Somente o Cordeiro Digno de Abri-lo Vi nas destra do que est sentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, bem como selado por sete selos. Vi tambm um anjo forte, chamado com grande voz: Quem digno de abrir o livro e de romper os seus selos ? E eu chorava muito porque no era achado ningum digno de abrir o livro nem de olhar para ele. E ningum, no cu nem na terra nem debaixo da terra poderia abrir o livro nem orar para ele. E disse um dentre os ancios: No chores, eis que o Leo da Tribo de Jud, a Raiz de Davi , venceu para abrir o livro e romper os seus sete selos. 12

Ora ! Quando a gente vai num lugar, e algum fala alguma coisa e voc est compenetrado - este lugar um lugar solene e sagrado - voc vai respeitosamente pensar naquilo que foi dito; principalmente quando aberto os trabalhos e quando aberto uma reunio: O que significa isto ? O que isto fala para ns ? E, como a gente est l como uma escola para o aprendizado, evidentemente que cada vez que eu ouvia algo disto ... . Teve um dos Graus que eu precisei ler nada menos que 28 livros para poder entender um pouco do Grau! Ento, quem leva a srio... . Eu acredito que muitos dos nossos irmos l, no tenham tempo nem pacincia para ler tantos livros e estudar tantos num Grau s; mas, h Graus que exigem isto. H Graus que falam da cosmogonia; da antropologia; da origem do universo; do homem; das espcies. Assim como ns, estudamos aqui, a evoluo. Mas, neste em especial, onde So Joo fala no Apocalipse, do desenvolvimento interior do homem; veja a profundidade, eu nunca vi em nenhum sermo - e eu cheguei, no interior, a passar alguns meses na Congregao Mariana - nada parecido com o estudo de alguma coisa ... . Alis, naquela poca, eles recomendavam que no se lesse a Bblia para no ficar ou louco, ou bobo, ou ficar confuso. Como eu tinha uma namorada protestante, eu ia estudar a Bblia com ela, [... risos] comeou a o meu gosto pela coisa. Ento, veja a profundidade do Grau e a profundidade do estudo, que um estudo tipicamente Cristo: "... um livro escrito por dentro e por fora". Dentro do homem e fora dele, tem todas as informaes do universo. Tudo! Pergunta : O que Maonaria Azul e Maonaria Vermelha ? Vou responder rpido para a gente no sair do tema, por causa do horrio: Durante as monarquias, existiam duas correntes nas potncias Manicas; uma apoiava o sistema de governo monrquico - no Brasil, Jos Bonifcio - e outros a Maonaria Republicana ou da revoluo francesa - no Brasil, Gonalves Ldo. Ento, eram duas faces ligadas ou no a monarquia, o sangue azul e o sangue (dos mortais) vermelho. Depois, se adaptou alguns Graus Filosficos a colorao da sua indumentria, dos seus paramentos etc. . Mas, politicamente, ocorreu e mais conhecido estes dois tipos. E brigavam ... . Cada um defendia a sua... . Ento, quando ele diz aqui: "... um livro escrito por dentro e por fora", o nosso corpo humano. Este anjo forte, quando ns conseguimos contato com o nosso corpo bdico que vem comear a despertar os nossos chacras . Quando ele fala: "O Leo de Jud" , "o corao da Raiz de Davi", exatamente a nossa origem divina, a nossa mnada criada pelo Logos que comea a reagir e atua no quarto 13

chacra - o corao. Aqui, j h um simbolismo de Joo com outro smbolo que o smbolo astrolgico de Leo, ligado ao corao. Somente quando o homem ama o prximo e a humanidade, ele comea a despertar e estar puro e digno para trabalhar os chacras superiores. Somente quando a energia do amor desperta o quarto chacra - a raiz de Davi - o Leo de Jud comea a atuar. Ento, este tipo de trabalho, este tipo de estudo, estes smbolos e estes ensinamentos, so vistos e so absolutamente cristos, ensinados por discpulos direto do Cristo em seus livros. E so feitos l dentro, feitos l, nestas Lojas que estudam e trabalham para o conhecimento e para o despertar interno. A gente sente, nestes anos todos de Maonaria e Teosofia e tambm um pouco de RosaCruz que tambm ns freqentamos, que estas trs Ordens esto ligadas e dando informaes uma a outra para o crescimento do homem. Muito do que a gente pde entender l na Maonaria, foi levado do conhecimento da Teosofia e vice-versa. E, uma coisa que a gente pode anunciar com toda a satisfao e alegria para vocs: s vezes, numa palestra que a gente ouve, est sendo explanado em toda a sua plenitude um alto Grau Manico. E, somente aquele que viu e esteve em uma Iniciao, sabe que aquele assunto um alto Grau Manico. Ento, as pessoas no so tolhidas deste direito de ter a informao, ela vem assim espontaneamente. D a impresso que l, s se estuda coisas extremamente secretas ou elevadssimas; mas no... . Hoje, existe muitas informaes de conhecimentos iniciticos dados quando os Mestres sentem que hora de colocar. Veja, o prprio Cristo colocou uma srie de informaes, uma srie de ensinamentos que pouqussimos entenderam na poca. Exemplos extraordinrios que no foram entendidos. Pergunta : O senhor acha que a humanidade est mais preparada ? Sem dvida! A humanidade est desenvolvendo o mental. A humanidade tem que ir para outros tipos de ampliao de conscincia. H muitas iniciaes noturnas que parecem sonhos. Eu participei, h uns dois ou trs anos, de um grupo de estudo de sonhos. E apareciam l, mulheres principalmente, narrando sonhos que tinham os simbolismos de uma Iniciao completa e perfeita. E depois, eu leio num livro de uma outra pessoa Iniciada, que hoje, a maioria das Iniciaes feita noite, durante a madrugada entre trs e seis horas da manh; e a maior parte so mulheres que so iniciadas. At a hora em que as mulheres puderem participar, como no Templo dos Mistrios Eleuses, abertamente. Como no Templo dos egpcios que elas participavam das iniciaes tranqilamente.

14

Ento, hoje, h o ensinamento direto nos outros corpos. A atitude, o comportamento, a resposta viva que a pessoa tem deste conhecimento, acontece s vezes, at de uma forma mais eficiente do que numa Iniciao simblica dentro de uma Ordem Inicitica. Ns estamos a dez minutos do nosso horrio, e eu volto para as perguntas. Pergunta : Por favor, me diz qual o captulo daquela passagem onde Paulo diz: "Ajuntai tudo o que bom". Eu agora no me recordo, numa das Cartas dele. Mas ele afirma: "Examinai tudo e retende o que bom". Pergunta : Os americanos usam no dlar, o smbolo do tringulo com o olho; uma... [ ?] ? E eu queria saber alguma coisa sobre o "J" e o "B" nas duas colunas. Primeiro, o selo dos EUA. Ele absolutamente Manico. Mesmo porque, os pais da Nao Americana, os que assinaram a Declarao da Independncia eram Maons. Inclusive o nmero de letras etc. , tudo est numerologicamente, simbolicamente, Manico. E "J" e "B", so duas colunas do Templo de Salomo. Porque a Loja Manica um desenho do Templo de Salomo, e no Templo de Salomo existiam duas colunas... , que est no Livro de Reis. Pergunta : Salomo era Maom ? No Maom no nosso sentido. Mas ele construiu o Templo que hoje a Maonaria usa como local de ... So duas colunas, uma comea pela letra J - Jachin, a outra - Boaz, que eram dois alicerces, dois fundamentos da Nao de Israel. Pergunta : No tem nada a ver com os ladres crucificados ao lado de Cristo ? No. So as duas colunas do Templo. Em algumas Bblias o Terceiro Livro de Reis, noutras tem Samuel e Reis. Mas, no Livro de Reis que voc vai encontrar a descrio da construo do Templo. Pergunta : A respeito da dualidade - Agora esto divulgando os textos de Melquisedek, o mais velho. E o nome contrrio qual seria ? A gente sabe que Melquisedek seria o Cristo, com cem por cento de conscincia. E o contrrio, as foras do mal, teriam que nome ? A figura de Melquisedek a de um instrutor. O contrrio - que o trabalho da Ordem - o combate ignorncia, s trevas. E esta, se apresenta de todos os nomes: como fanatismo, como qualquer um dos erros e defeitos humanos, como luxria etc. .

15

Eu tenho que fazer uma colocao, a bem da verdade e do respeito ao comportamento de carter elevado que mostraram duas pessoas no episdio da exceo da existncia de uma Maonaria em um Pas no normalmente democrtico, que Cuba : Por que existe a Maonaria em Cuba ? Porque durante a revoluo de Fidel Castro, um general ligado ao governo de Batista -que era um ditador e estava sendo combatido por Castro-, alcanou e prendeu Fidel, e tinha ordens de levar Fidel preso para ser evidentemente executado. Mas, disse a Fidel o seguinte: "Se manda; foge; vai fazer mais longe. Eu sou um livre pensador e acho que voc est fazendo o correto; e por isto no vou obedecer a uma lei no-democrtica do meu Pas". E, este general, falou que fazia isto porque era Maom, porque defendia o direito de Fidel discordar de Batista e de lutar pelo ideal dele. Bom, passou o tempo, Fidel consegui vencer a revoluo; chamou o general e falou: "Continue com a sua Maonaria porque ela funciona". Pergunta : Qual o nome deste general ? No tenho o nome dele. Mas certamente, o nosso ex-presidente, o Alfredo Puig, deve conhecer, porque ele era Maom em Cuba. Alguns irmos tem visitado Cuba e eu vou perguntar o nome deste general.

LOJA TEOSFICA LIBERDADE


Rua Anita Garibaldi, 29 - 10 andar - Centro CEP 01018-020 - So Paulo, SP - Brasil

16

Anda mungkin juga menyukai