Anda di halaman 1dari 42

CAPTULO 6 - NOES FUNDAMENTAIS SOBRE LINHAS FLEXVEIS VISO OPERAES CONJUNTAS

6.1 INTRODUO E ASPECTOS FUNCIONAIS DAS LINHAS FLEXVEIS Neste item so apresentadas as linhas flexveis, quais sejam os dutos flexveis para conduo de fluidos e os umbilicais de controle. A histria da produo martima de petrleo na PETROBRAS se confunde com a prpria histria das linhas flexveis. Este produto inovador e de alta tecnologia, representou um papel-chave nas conquistas da PETROBRAS voltadas para guas profundas, que adotou esta soluo como meio de conduzir o petrleo dos poos submarinos at as plataformas (dutos de coleta), e da, para os terminais de exportao (dutos de exportao). Anteriormente ao desenvolvimento dos dutos flexveis, o transporte de leo e gs atravs do leito marinho era integralmente realizado por dutos de ao. A adoo das linhas flexveis tornou vivel a antecipao de implantao dos projetos, permitindo a instalao das tubulaes em trajetos mais flexveis e econmicos, impossveis de se obter com dutos de ao. Ademais, o uso de linhas flexveis evidenciou uma importante vantagem deste produto: a facilidade de ser recolhido do local de lanamento original, enrolado em bobinas e relanado em novas locaes mais promissoras. As primeiras notcias que se tem do uso de linhas flexveis para conduo de fluidos remetem Segunda Grande Guerra, onde h registros de utilizao deste produto pelo Exrcito francs com a finalidade de transporte de gua potvel para tropas. A primeira aplicao comercial na indstria do petrleo ocorreu em 1973, instalada no antigo Congo pela Elf Emeraude. A primeira aplicao dos dutos flexveis na BC ocorreu em 1978, no chamado Sistema Submarino Provisrio de Garoupa-Namorado, em LDA de 160m, hoje j desmobilizado. Esta aplicao esttica das linhas flexveis consistia em utiliz-las exclusivamente depositadas sobre o leito marinho, ligando os poos submarinos a um manifold, funo na qual so denominadas flowlines. Logo em seguida, no ano de 1979, registrou-se o primeiro uso das linhas flexveis em aplicao dinmica, na qual so denominadas risers: no Sistema de Produo Antecipada de Enchova-Leste. Neste sistema um poo submarino (1-RJS-38), em LDA de 180m, interligavase diretamente plataforma flutuante Penrod-72 (SS-10) em LDA de 120m, atravs de linhas flexveis estticas e dinmicas. Desde ento, as linhas flexveis tm sido utilizadas em larga escala em sistemas flutuantes de produo na Bacia de Campos, conquistando uma destacada reputao de confiabilidade e eficincia. As linhas flexveis so aplicadas na coleta da 180

produo dos poos, na ligao entre manifolds submarinos e plataformas, na ligao de plataformas entre si, na exportao de leo para terminais ocenicos e na exportao de gs para terminal terrestre. Os sucessivos desafios vencidos desde lminas dgua rasas como 100m at as lminas dgua ultra-profundas j atingidas, em torno de 2000 m, devem-se em grande parte a acordos de cooperao tecnolgica (ACT) com fabricantes. Atravs de ACT foram desenvolvidas (concebidas, projetadas e qualificadas) linhas flexveis com estruturas cada vez mais resistentes, capazes de suportar os elevados esforos de lanamento e as altssimas presses externas de operao impostas pela coluna dgua. As linhas flexveis, conforme sua funo, so representadas pelos dutos flexveis para conduo de fluidos e pelos umbilicais de controle. Os primeiros so construdos numa estrutura formada por mltiplas camadas de ao e polmeros superpostas, cada uma destinada a resistir a um tipo de esforo solicitante imposto ao duto ao longo de sua vida til. Os umbilicais, por seu turno, so construdos por um conjunto de mangueiras e cabos, usados para operar remotamente os equipamentos e vlvulas submarinas dos poos, monitorar os parmetros de produo (temperatura e presso) e injetar produtos qumicos. As figuras a seguir ilustram estruturas tpicas de linhas flexveis:

Umbilical Hidrulico

Duto de Produo de leo e Gs FIG. 1: LINHAS FLEXVEIS 181

Os dutos flexveis admitem ainda uma outra classificao funcional: Dutos de Coleta: Conectam os poos produtores submarinos s plataformas/ manifolds. Dutos de Injeo d gua: Conectam os poos injetores s plataformas ou manifolds. Dutos de exportao: Conectam as plantas de processo das plataformas aos terminais de exportao. Atualmente, h cerca 4.227 km de linhas flexveis instaladas e operando na Bacia de Campos, algumas delas com mais de 20 anos de operao, incluindo tanto os dutos de conduo de fluidos quanto os umbilicais de controle, cabos eltricos e cabos de fibra tica, distribudos em 3.636 tramos. H h previso de instalao de outros 1.360 km de linhas flexveis at o final de 2004. Tabela: Linhas flexveis instaladas na Bacia de Campos LEO RISER FLOW GS RISER FLOW GUA RISER FLOW SGN RISER FLOW Total de Dutos Flexveis Total de Umbilicais Cabos eltricos e de fibra tica Total Geral Linhas Flexveis (m) Total Geral (km) 235.191 852.182 217.895 904.693 64.359 120.737 196 1.506 2.396.759 1.724.283 105.584 4.226.626 4.227 1.702 185.096 1.122.588 1.087.373

Tabela: Linhas flexveis a serem instaladas na Bacia de Campos at 2004 INSTALAES PREVISTAS (m) ANO Flexveis Umbilicais Total 2003 385.951 268.558 654.509 2004 329.871 371.818 701.689

182

6.2 ASPECTOS CONTRUTIVOS DOS DUTOS FLEXVEIS: Construtivamente, os dutos podem ser divididos em duas grandes classes: Unbonbded Pipe ( LINHA NO-COLADA ) : A construo tubular consiste de camadas polimricas e metlicas separadas entre si, permitindo movimentos relativos entre as camadas. Bonded Pipe ( LINHA COLADA ) : A construo tubular no qual o reforo metlico integrado e colado em um processo de vulcanizao com materiais elastomricos. Material txtil includo na estrutura para obter reforo estrutural adicional ou separar as camadas elastomricas. Este trabalho s levar em conta os dutos flexveis do tipo Unbonded.

Duto unbonded

Duto bonded

FIG. 2: Classificao construtiva dos dutos flexveis

Outra classificao importante refere-se camada interna. A maioria dos dutos, destinados ao transporte leo e gas so do tipo rough bore (destinam-se ao transporte de fluidos bi-fsicos). A camada mais interna da estrutura a carcaa intertravada. As estruturas do tipo smooth bore destinam-se injeo de gua e aplicaes com lquidos totalmente isentos de gs. A camada interna a prpria barreira de presso polimrica, tambm conhecida neste caso, como liner.

183

COMPOSIO TPICA DO DUTO FLEXVEL CAMADA


1 2 3 4 5 6

NOME
CARCAA INTERTRAVADA CAMADA INTERNA DE PRESSO ARMADURA DE PRESSO CAMADA ANTI-DESGASTE ARMADURAS DE TRAO CAPA EXTERNA

FUNO RESISTENTE
Presso Externa, Colapso, Compresso Mecnica Radial Estanqueidade ao fluido interno Presso Interna, Colapso, Compresso Mecnica Radial Anti-frico Cargas de trao Estanqueidade ao fluido externo.

FIG. 3: COMPOSIO TPICA DO DUTO FLEXVEL

6.2.1- Carcaa Interna de Ao Intertravado (interlocked carcass ou inner carcass): (Camada estrutural) A funo primordial da carcaa interna suportar a camada polimrica de presso e prevenir o colapso do tubo quando submetido a presses aplicadas externamente. As presses externas so oriundas de: a) cargas radiais de esmagamento aplicadas pelos tensionadores durante o lanamento.

184

b) cargas localizadas de esmagamento agindo sobre o duto durante a passagem sobre as rodas de lanamento do LSVs. c) presso hidrosttica agindo sobre a capa externamesmo com o duto vazio e presso atmosfrica. d) presso hidrosttica atuando diretamente sobre a barreira de presso, no caso de dano da capa externa e inundao do intersterstcio anular da linha, mesmo com o duto vazio e presso atmosfrica. e) presso aplicada pelas Armaduras de Trao quando estas so distendidas (efeito de squeezing ou estrangulamento). f) presso externa atuante na ocorrncia de descompresso sbita do fluido interno. Nos dutos mais modernos, dotados de armadura de presso (Zeta), a resistncia aos esforos radiais de lanamento compartilhada entre a carcaa interna e a armadura de presso. Nos dutos de conduo de leo e gs, a carcaa no estanque passagem do fluido, ficando imersa no produto transportado e portanto, sujeita ao corrosiva dos componentes do fluido. Por esta razo, a carcaa interna confeccionada em ao inoxidvel AISI 304 (Fy=689 Mpa), a partir de uma fita de ao formada, enrolada em espiral e intertravada. No caso de fluidos muito corrosivos ou cidos (sour service), deve-se especificar a carcaa interna em materiais especiais (por exemplo, AISI 304L para fluidos medianamente corrosivos ou cidos e Super-duplex para fluidos fortemente corrosivos). Nos dutos flexveis de conduo de gua h uma inverso entre as camadas interiores, sendo que a camada mais interna polimrica (liner), isolando o fluido interno (gua salgada) da carcaa. Isto permite construir a carcaa em ao carbono, mais econmico que o ao inoxidvel.

6.2.2- Camada Interna ou Barreira de Presso (polymeric pressure barrier): Esta camada garante estanqueidade ao duto flexvel, evitando o vazamento dos fluidos conduzidos. feita de um tubo polimrico extrudado sobre a carcaa interna (caso dos dutos de conduo de leo e gs). O material mais usado a Poliamida 11 ou Nylon-11, que garante excelente resistncia aos hidrocarbonetos em presses elevadas e temperaturas medianas (at cerca de 90C). Uma das designaes comerciais do Nylon-11 muito utilizada nos dutos flexveis o Rilsan P40TL (produzido pela indstria francesa Atochemie). Pode tambm ser construda em Polietileno, como por exemplo no caso de dutos para conduo de gua.

185

Nos dutos de injeo de gua, a barreira de presso construda internamente carcaa e recebe a denominao de liner. O liner fornece uma proteo anti-corrosiva carcaa que permite o manuseio de gua salgada mesmo com elevada concentrao de cloreto de sdio. Alm disso, o liner interno reduz as perdas de carga do duto flexvel, permitindo a injeo de maiores vazes de gua. Em caso de utilizao com fluidos aquecidos, deve-se especificar outro polmero com performance adequada esta circunstncia. O Coflon o polmero indicado pela TECHNIPCOFLEXIP para esta condio. 6.2.3 - Armadura de Presso (pressure armour ou zeta spiral layer) (Camada estrutural) Esta camada de reforo estrutural foi introduzida nos dutos flexveis para guas profundas com a funo principal de aumentar a resistncia do duto flexvel presso interna de operao resistindo inclusive presso de teste de exploso. Subsidiariamente, a armadura de presso auxilia a carcaa interna a resistir s presses externas (esforos radiais de lanamento, presso hidrosttica externa e efeito de estrangulamento dos arames das armaduras de trao). Esta camada age tambm evitando a extruso da barreira de presso de Nylon, que pode ocorrer no caso do envelhecimento qumico do Nylon (creeping). Esta camada apresenta aspecto construtivo prprio e designaes proprietrias dos fabricantes: Em geral feita de um fio em Z, enrolado sobre a camada de presso com intertravamento das espirais. O material usado em geral, o ao carbono com limites de escoamento do material entre 759 e 1000 Mpa. Excepcionalmente, pode-se usar aos-liga.

6.2.4 - Camada Anti-desgaste ( anti-wear -s aplicvel aos risers ) uma camada no-metlica cuja funo evitar a frico e o desgaste de duas camadas metlicas com os movimentos relativos do riser em operao e a presso de contacto induzida pela presso interna e a tenso. feita atravs da extruso de um tubo de plstico sobre a armadura de presso. O material usado o polietileno ou a poliamida. Em algumas estruturas, esta camada constituda de uma fita enrolada sobre a armadura de presso.

186

6.2.5- Armaduras de Trao (tensile armours) (Camada estrutural) A funo principal das armaduras suportar as cargas axiais induzidas pela presso e pelos esforos no lanamento. Nos tubos sem Zeta, as armaduras servem tambm de apoio ao tubo de presso para resistir aos esforos da presso interna. So feitas de duas camadas em cruz de fios chatos de ao, com um passo grande ao longo do comprimento, de forma a se obter boa resistncia a cargas de trao. O ngulo de assentamento das armaduras (lay angle) situa-se normalmente na faixa entre 20 e 60, variando conforme se queira aumentar ou diminuir a participao das armaduras na resistncia presso interna; por exemplo, para as estruturas mais antigas, sem a armadura de presso ou Camada Zeta, o ngulo das armaduras de trao era estabelecido em 55. Para risers compostos por mais de um tramo, as armaduras so normalmente construdas com ngulo na faixa de 25 - 30 no tramo de superfcie (top) , enquanto o ngulo do tramo de fundo (bottom) fica normalmente na faixa de 40 - 45 . O material comumente usado o ao carbono com limite de escoamento do material entre 1138 Mpa e 1400 Mpa.

6.2.6- Fita de reforo das armaduras de trao (holding bandage) Bandagem feita de tecido polimrico (Kevlar, poliester, prolipropileno) ou fita de fibra reforada, enrolada ao redor da armadura de trao externa a fim de evitar a flambagem dos arames e desarranjo das armaduras (gaiola de passarinho ou birdcaging), conferindo linha uma pequena resistncia compresso. A tendncia dos arames perderem sua posio construtiva tambm conhecida como efeito de fundo negativo ou efeito de fundo inverso.

187

6.2.8- Camada ou Capa Externa (outer sheath) uma camada no-metlica cujas funes principais so resistir aos danos mecnicos, protegendo a estrutura contra corroso e abraso, evitando o ingresso de gua do mar, fornecendo isolamento trmico adicional e servindo tambm para manter as armaduras em ordem. feita de um tubo plstico extrudado sobre as armaduras. O material usado o RILSAN 400 TL para os risers e o polietileno de alta densidade (HDPE) para as flowlines.

6.2.9- Camadas de isolamento trmico (thermal insulation layers) So camadas de material isolante adotadas para reduzir as perdas de calor em casos especiais onde seja especificada a temperatura mnima de chegada do leo na plataforma. Tem sido adotada um tipo de fita de material polimrico feito de espuma sinttica, ou seja , de material construdo com base em micro-esferas que previnem o colapso do material em guas profundas e garantem a manuteno de suas propriedades mesmo em grandes profundidades.

uma camada exterior de material metlico aplicada em casos especiais sobre a capa externa em regies onde a linha esteja sujeita a abraso, especialmente no contacto com o leito marinho. Esta prtica est em sdesuso, tendo sido substituda pela instalao de colares de poliuretano ao longo do trecho sujeito a abraso caso o solo marinho seja constitudo de material duro (corais ou carbonatos).

6.3 ASPECTOS CONTRUTIVOS DOS UMBILICAIS ELETROHIDRULICOS DE CONTROLE E INJEO QUMICA:

188

COMPOSIO TPICA DO UMBILICAL COMP.


1 2 3 4 5 6 7

NOME
NCLEO DE CABO DE AO ou ARMADURA INTERNA CABOS ELTRICOS MANGUEIRAS POLIMRICAS MANGUEIRAS DE CARCAA ENCHIMENTO (FILLER) ARMADURAS DE TRAO CAPA EXTERNA

FUNO
Resiste s cargas de trao Monitorao das variveis fsicas de produo Conduo de fluido hidrulico de controle Conduo de produtos qumicos de injeo Distribuio interna de cargas Cargas de trao Proteo

FIG. 4: COMPOSIO TPICA DO UMBILICAL SUBMARINO

6.3.1- CORPO CENTRAL o conjunto funcional do umbilical, ou seja, a regio interna confinada pelas armaduras de trao e pela capa externa onde esto localizados todos os elementos funcionais do umbilical.

Ncleo de cabo de ao ou Armadura interna utilizado em alguns projetos de umbilicais para dar consistncia ao ncleo, servindo para suportar as camadas superiores, auxiliando na resistncia trao do umbilical. Nos umbilicais em que se utiliza o ncleo para alojar cabos eltricos, os cabos so encapsulados por uma capa de polietileno envolta por uma armadura de arames redondos.

Cabos eltricos de transmisso de sinais So os cabos destinados a transmitir os sinais eltricos portadores das informaes referentes s variveis fsicas de produo obtidas dos equipamentos de medio instalados no fundo e na cabea do poo (TPT Temperature and pressure transducer - temperatura e presso de cabea de poo) (PDG Pressure Downhole Gauge Temperatura e presso de fundo do poo).

Mangueiras polimricas ou termoplsticas: So as mangueiras destinadas a conter o fluido hidrulico para controlar a abertura e o fechamento das vlvulas da ANM e da coluna do poo. As mangueiras termoplsticas so construdas de um tubo interno fabricado em Nylon-11, reforado por uma malha de Kevlar que lhe concede alta resistncia presso interna. Cada mangueira revestida externamente por uma capa externa de polietileno.

189

As mangueiras so arranjadas internamente numa construo chamada de S-Z, resultando em comprimentos individualmente maiores que o comprimento do prprio umbilical. Este excedente de comprimento garante que as mesmas fiquem isentas da transmisso de esforos de trao.

Mangueiras com carcaa (HCR High Collapse Resistant) So mangueiras fabricadas a partir de uma carcaa interna de ao intertravado resistente ao colapso. Sobre a carcaa interna, extrudada uma camada ou uma barreira de vedao de Nylon-11 envolta por uma malha de Kevlar e por uma capa externa de polietileno. Estas mangueiras destinam-se ao transporte de etanol e outros produtos qumicos para injeo na ANM. O manuseio de substncias qumicas menos densas que a gua do mar ( como por exemplo, o etanol), resulta na aplicao de uma presso diferencial externa capaz de colapsar as mangueiras termoplsticas comuns em guas profundas; da a necessidade de prover-se um produto reforado ao colapso.

Enchimento (Filler) So elementos inseridos entre as mangueiras, com a finalidade de preencher os espaos vazios propiciando suportao lateral para as mangueiras quando submetidas a esforos de compresso diametral. Desta forma, o enchimento garante a transmisso uniforme de tenses sobre os elementos do umbilical, em especial na fase de instalao.

Capa do Corpo Central ou Capa interna uma capa de polmero, normalmente de polietileno, destinada a proteger e manter o arranjo dos elementos do corpo central.

6.3.2- ARMADURAS DE TRAO So as camadas estruturais metlicas utilizadas para sustentar as cargas de trao e fornecer peso para a estabilizao do umbilical durante lanamento e operao. As armaduras consistem normalmente de duas camadas de arames metlicos enrolados helicoidalmente em sentidos opostos. Conforme o projeto do umbilical, o ngulo de assentamento das armaduras pode ser epecificado de 20 a 55 graus.

190

6.3.3- CAPA EXTERNA a camada exterior polimrica utilizada para proteger o Umbilical contra a penetrao e ao de agentes externos tais como, gua do mar, corroso, abraso, danos mecnicos, etc.. A capa externa funciona ainda mantendo a armadura de trao na posio depois de montada. 6.4 ACESSRIOS DAS LINHAS FLEXVEIS: 6.4.1. CONECTORES DE EXTREMIDADE (End-fittings) Normalmente, desejavel que os dutos flexveis sejam produzidos em comprimentos contnuos exatos para as aplicaes requeridas a fim de evitar-se emendas, que so caras e sujeitas a corroso e vazamentos. Contudo, devido a limitaes fabris, de manuseio, estocagem e transporte e ainda, devido necessidade de reparo e de ajuste de comprimento, os dutos flexveis so supridos em sees ou tramos, interligados atravs de conectores de extremidade flangeados.

FIG. 5: RETERMINAO DE DUTO FLEXVEL EXECUTADA A BORDO DE LSV. Portanto, os conectores de extremidade so dispositivos de terminao e emenda dos tramos dos dutos flexveis, destinados a unir tramos contguos de dutos flexveis entre si, garantindo a estanqueidade e a continuidade estrutural. Os conectores de extremidade so projetados para resistir aos esforos oriundos da presso interna e de outras cargas derivadas do manuseio e da operao dinmica, oferecendo

191

terminao adequada para todas as camadas internas de forma que o duto possa operar como se as camadas internas no tivessem sofrido interrupo.

FIG. 6: ARRANJO ESQUEMTICO INTERNO TPICO DE UM CONECTOR.

Os conectores de extremidade e demais acessrios dos dutos flexveis so em geral, especificados com um tratamento anti-corrosivo compatvel com a vida til prevista para o equipamento imerso em gua do mar. Para os acessrios de ao carbono para uso permanente, como o caso dos conectores, o tratamento reconhecido como de maior eficincia o revestimento com nquel qumico de difuso intermolecular. Outros acessrios de uso temporrio (colares, vrtebras, etc..) podem ser especificados com revestimentos base de pintura com proteo catdica passiva (anodos de sacrifcio). De maneira geral, o uso de conectores intermedirios evitado nos trechos dinmicos dos dutos flexveis (risers). Entretanto, devido s profundidades crescentes de instalao, o consequente aumento do comprimento requerido para os risers (da ordem de 2000m ou mais) e o aumento de peso das estruturas cada vez mais reforadas, torna-se requerido a introduo de uma emenda intermediria para que o peso das sees individuais se torne compatvel com a capacidade das bobinas de armazenamento e transporte.

192

Em guas rasas era comum utilizar-se nos conectores de extremidades dispositivos especiais de conexo rpida conhecidos como conectores gray-lock , que tornavam a conexo feita por mergulhadores mais rpida. Entretanto, com o aumento das profundidades de instalao estes dispositivos foram abandonados e totalmente substitudos por ligaes flangeadas. As conexes flangeadas so projetadas para resistir aos esforos oriundos da presso interna bem como as cargas mecnicas derivadas do lanamento e da operao dinmica. Na prtica, os flanges dos conectores das linhas flexveis foram padronizados conforme a tabela abaixo, para instalao em guas profundas na Bacia de Campos. Esta padronizao est em vigor para dutos lanados em LDAs de at 1500m. No obstante a padronizao estabelecida, requerido aos fornecedores procederem verificao estrutural das terminaes flangeadas para as cargas reais aplicveis a cada aplicao especfica.

Dimetro da linha flexvel 2 4 6 8 a 9 9 a 10 11 a 12 > 12 Umbilicais

Especificao padronizada do flange


Flange 2 9/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-153 Flange 4 1/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-155 Flange 7 1/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-156 Flange 9 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-157 Flange 11 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-158 Flange 13 5/8 API Tipo 6B 3000# - Spec 6A Tab. 901.3 Anel BX-160 (em subst. a RX-57) Flange 16 3/4 API Tipo 6B 2000# - Spec 6A Tab. 901.2 Anel BX-161 (em subst. a RX-65) Flange 5 1/8 API Tipo 6B 2000# - Spec 6A Tab. 901.2 Face Plana

PADRONIZAO DE FLANGES PARA DUTOS FLEXVEIS AT LDA=1500m

Os conectores so providos de orifcios e canais de acesso especiais cuja funo ser descrita nos itens seguintes.

193

FIG. 7: ORIFCIOS ESPECIAIS DOS CONECTORES DE EXTREMIDADE. 6.4.2- VLVULAS DE DRENAGEM DE GS (Vent check-valves) Um importante fenmeno que ocorre nos dutos flexveis que transportam gases ou lquidos contendo gases sob presso a migrao de pequenas quantidades de gs que permeiam atravs das diversas camadas polimricas e metlicas internas ao duto, vindo a acumular-se no espao anular existente imediatamente sob a capa externa. Caso no sejam providas condies para permitir a liberao deste gs percolado, a presso pode crescer a ponto de causar bolhas e rutura da capa externa, com a consequente exposio das armaduras.

194

Para prevenir este tipo de dano, os conectores de extremidade so dotados de vlvulas de reteno (check-valves) que liberam para a atmosfera o excesso de gs acumulado no anular sob a capa externa, evitando o ingresso de gua do mar para dentro da estrutura do duto flexvel. As vlvulas de drenagem de gs so calibradas a uma presso segura, compatvel com a resistncia da capa externa (normalmente 4 bar).

FIG. 8: VLVULA DE DRENAGEM DE GS DE DUTO FLEXVEL. Para o perfeito funcionamento das vlvulas de drenagem de gs e para o descarte adequado dos gases residuais nas UEPs, os drenos devem ser interligados a uma rede construda em tubings de ao inoxidvel tal que o descarte se d em local seguro, para a atmosfera. Esta rede no pode ser interligada a outras redes de alvio da plataforma pois a ocorrncia acidental de contrapresso pode causar danos e rutura da capa externa dos risers.

6.4.3- DISPOSITIVO PARA TESTE PNEUMTICO Ao longo do lanamento dos dutos flexveis, so montadas diversas ligaes flangeadas, as quais tm um histrico muito favorvel com relao ocorrncia de vazamentos. Alm do uso de juntas tipo anel, o uso de dispositivos hidrulicos de aperto 195

(sistema Hydratight) garantem bons resultados e um ndice muito pequeno de vazamentos. A despeito destes bons resultados, as unies flangeadas so testadas uma a uma a bordo dos LSVs atravs de teste pneumtico localizado, por injeo de N2. Os flanges so construdos com portas de acesso especiais que permitem injetar Nitrognio no fundo dos entalhes (grooves) de assentamento da junta anel para testar a eficincia da vedao das juntas.

FIG. 8: PORTA DE ACESSO PARA TESTE PNEUMTICO DE N2. 6.4.4- CABEAS-DE-PUXAMENTO ou CABEAS-DE-TRAO (Pulling-heads) As cabeas-de-puxamento ou cabeas-de-trao (pulling heads) so os dispositivos terminais instalados nos tramos finais dos dutos flexveis que permitem o manuseio atravs de cabos com as finalidades de abandono no leito marinho ou puxamento (pull-in) nas UEPs. Muitas das vezes estes acessrios so dotados de tampo (plug) de acesso para enchimento e teste hidrosttico dos dutos flexveis e da receberem tambm a denominao de flange cego de manuseio e teste . Nos casos em que as linhas sero introduzidas atravs de guias ou de tubos I (I-tubes), as cabeas-de-puxamento possuem um perfil especial para evitar interferncias durante o processo de puxamento. Neste caso, costuma-se denomin-las de cabea-de-puxamento perfilada ou flange cego perfilado

196

FIG. 9: CABEA-DE-PUXAMENTO TIPO PERFILADA PARA PULL-IN EM I-TUBES

6.4.5- ENRIJECEDORES DE CURVATURA (Bending Stiffeners)

Os enrijecedores-de-curvatura so acessrios aplicados na parte de topo dos risers flexveis com o objetivo de criar um reforo de transio entre a conexo flangeada (engastada) e o duto flexvel. Como se sabe, o duto flexvel dinmico (riser) tem um comportamento tpico de um cabo, sujeito exclusivamente trao ao longo de todo o comprimento suspenso, exceto na regio de ligao flangeada plataforma, onde ocorrem tenses de flexo oriundas do efeito de engastamento do flange. Os enrijecedores tm o formato cnico, que propicia a transia do comportamento rotulado para o comportamento engastado, sendo fabricados de poliuretano injetado sobre armaduras metlicas internas. Apesar de desempenharem a mesma funo, h dois tipos de projeto de enrijecedores de curvatura ligeiramente distintos: - para uso em suportes de superfcie (hang-offs type stiffener) - para uso acoplados em bocas-de-sino (bell-mouth type stiffener).

197

FIG. 10: ENRIJECEDOR DE CURVATURA

6.4.6- RESTRITORES DE CURVATURA ou VRTEBRAS (Bending Restrictors - Vertebrae) Os restritores-de-curvatura so acessrios constitudos por uma sucesso de vrtebras acopladas entre si com a finalidade de restringir ou limitar o dobramento localizado de um duto submarino a um valor mnimo de projeto (raio mnimo de dobramento ou minimum bending radius). Este acessrio utilizado em locais onde o manuseio, operao ou instalao podem envolver situaes em que o duto pode correr o risco de sofre dobramento acentuado, que poderia ocasionar a plastificao das camadas polimricas ou mesmo o destravamento da carcaa ou da armadura de presso.

198

FIG. 11: RESTRITOR DE CURVATURA (VRTEBRAS)

6.4.7- DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM DE RISERS Os risers flexveis, normalmente suspensos em catenria livre, so lanados segundo configuraes de tensionamento que no podem ser perdidas ao longo da vida til sob pena de sofrerem danos em operao. Para preservar a configurao geomtrica original, muitas vezes necessrio ancorar o riser ao leito marinho de maneira a garantir a transmisso da sua reao horizontal. O sistema de ancoragem mais eficiente em uso na PETROBRAS consiste de uma estaca-torpedo cravada no leito marinho atravs de lanamento em queda livre a partir de um barco de manuseio de ncoras. O riser fixado estaca atravs de um colar de ancoragem e de amarras, interligados atravs de ROV.

199

FIG. 12: ESQUEMA DE ANCORAGEM DE RISER ATRAVS DE ESTACATORPEDO

FIG. 13: DETALHES CONSTRUTIVOS DAS ESTACAS-TORPEDO BIAS E FLUTUADORES (Floating devices)

PROTETORES CONTRA ABRASO (Outerwraps)

200

DISPOSITIVOS DE SUPORTAO NAS PLATAFORMAS

I-TUBES & BELL-MOUTHS


I-tube Bell-mouth

Lifting Accessories

201

202

Diameter of Risers Umbilicals (all) 2 1/2 4 6 8 10 12 14,5 IPU Riser (2 ID+ 8x )

Diameter of Bellmouths & I-tubes 18 18 18 22 26 30 30 34 26

Dimetro da linha flexvel 2 4 6 8 a 9 9 a 10 11 a 12 > 12 Umbilicais

Especificao padronizada do flange


Flange 2 9/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-153 Flange 4 1/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-155 Flange 7 1/16 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-156 Flange 9 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-157 Flange 11 API Tipo 17SS 5000# - Spec 17D Tab. 901.2 Anel BX-158 Flange 13 5/8 API Tipo 6B 3000# - Spec 6A Tab. 901.3 Anel BX-160 (em subst. a RX-57) Flange 16 3/4 API Tipo 6B 2000# - Spec 6A Tab. 901.2 Anel BX-161 (em subst. a RX-65) Flange 5 1/8 API Tipo 6B 2000# - Spec 6A Tab. 901.2 Face Plana

PADRONIZAO DE FLANGES PARA DUTOS FLEXVEIS AT LDA=1500m

203

6.5 ACESSRIOS DOS UMBILICAIS SUBMARINOS: Os acessrios dos umbilicais submarinso so semelhantes aos acessrios dos dutos flexveis descritos no item anterior, com as diferenas referentes aos distintos papeis que desempenham os dutos flexveis (conduo de fluidos produzidos) e os umbilicais flexveis (controle hidrulico e conduo de sinais eltricos). Assim, citamos os seguintes acessrios de uso especfico nos umbilicais submarinos:

POTE DE ARMAO (Armor-pot) Desempenha papel similar aos conectores de extremidade dos dutos flexveis, provendo a ancoragem das armaduras. O pote de armao integrado com um flange padronizado Flg. 5 1/8 API Tipo 6B 2000# - Spec 6A Tab. 901.2 Face Plana.

204

CAIXA DE EMENDA (Junction box) o acessrio destinado a prover espao para alojar os conectores eltricos e as emendas das mangueiras, assegurando a continuidade estrutural e transferncia de carga de um tramo ao outro.

FIG. xx: RESTRITOR DE CURVATURA (VRTEBRAS)

CONECTOR ELTRICO (Electrical connector) o dispositivo que permite a unio de dois tramos de cabo eltrico garantindo a continuidade plena da transmisso da corrente eltrica. So projetados com compensadores de presso de forma a operar nas LDA mxima do projeto. Atualmente, a PETROBRAS possui somente dois fornecedores qualificados a suprirem este tipo de equipamento: as companhias TRONIC e OCEAN DESIGN.

6.5.1 ESFOROS SOLICITANTES DAS LINHAS FLEXVEIS: As linhas flexveis devem ser submetidas a dimensionamento geomtrico e estrutural considerando-se os seguintes parmetros e solicitaes mecnicas: - Presso Interna - Resistncia trao - Resistncia presso mecnica exercida pelas armaduras (squeeze) - Resistncia da carcaa presso externa (colapso)

205

- Resistncia toro e trao - Raio mnimo de curvatura - Rigidez trao (alongamento) - Rigidez toro - Rigidez flexo - Coeficiente de condutibilidade trmica.

Esforos de lanamento Esforos de operao

Presso Interna (Internal Pressure): Presso de Projeto (Design Pressure DP): a mxima presso interna a que o duto flexvel ser submetido ao longo de sua vida til. Presso de Trabalho ou Presso de Operao (Working Pressure-WP ou Operating Pressure): a presso tpica qual o duto estar submetido em condies normais, excluindose presses oriundas de efeitos intermitentes (tais como surtos de presso - surges) Presso de Teste (Test Pressure TP): So as presses s quais os dutos flexveis so submetidos nas diversas fases que antecedem a entrada em operao. As presses de teste para os dutos flexveis so estabelecidas em funo da Presso de Projeto (DP) nas normas de projeto de dutos flexveis. ]resso de exploso (fase de qualificao): Presso de teste de aceitao de fbrica: 2.0 x DP (tpica) 1.5 x DP

Presso de teste de estanqueidade ( aps instalao): 1.25 x DP (tipica)

Presso Externa (External Pressure): Presso externa de projeto (Design External Pressure): a mxima presso hidrosttica externa a que o duto flexvel estar submetido ao longo de sua vida til. Colapso (Colapse): Dano permanente do duto, consistindo do achatamento de sua seo transversal e impedinto seu para as funes a que foi destinado. O colapso pode resultar de uma srie de condies de carregamento, agindo separadamente ou de forma combinada: a) Presso externa excessiva (por exemplo, caso a profundidade de projeto seja excedida. b) Cargas compressivas laterais ou axiais excessivas. c) Cargas externas de impacto acidentais (por exemplo, queda de objetos).

206

d) Cargas de trao excessivas (resultando em constrio da seo transversal) g) Dobramento excessivo (raios menores que o raio mnimo de dobramento) Profundidade de Projeto (Design Depth rating) : a profundidade mxima de gua do mar para a qual o duto flexvel foi dimensionado, operando vazio, com presso interna atmosfrica.

Profundidade ltima de projeto (Ultimate Depth Rating) a profundidade na qual ocorrer o colapso hidrosttico do duto flexvel.

Profundidade ltima de projeto = 1,5 x Profundidade de Projeto (tpica)

Resistncia ao esmagamento (Crushing resistance): a resistncia local s cargas compressivas radiais atuantes em dispositivos como calhas, guias, braadeiras, tensionadores, rolos de lanamento, roldanas ou outro equipamentos de lanamento.

Cargas de Trao (Tensile Loads) : Carga mxima de trao (Design Tension Load): a carga mxima axial de trao de projeto qual o duto estar submetido ao longo de sua vida til, sem resultar em colapse ou qualquer outro tipo de dano permanente.

Carga ltima de trao (Ultimate Tenson Load ou Damage Pulling Load) : Carga de trao na qual ocorrer dano permanente no duto. Carga ltima de trao = 2 x Carga mxima de trao

Presso Diferencial (Pressure Differential) : Presso Diferencial: Para uma dada seo de duto flexvel, a diferena entre a presso externa e a presso interna atuantes.

Mxima presso diferencial: a diferena entre a presso externa de projeto e a mnima presso interna para uma dada seo de duto.

207

6.6 TESTES EM DUTOS FLEXVEIS:

6.6.1- TESTES DE QUALIFICAO DOS DUTOS FLEXVEIS: Introduo e Histrico: A PETROBRAS em colaborao com os fornecedores tradicionais atravs de Acordos e cooperao tecnolgica (TCAs ou ACTs), desenvolvem o processo de qualificao de dutos flexveis para guas ultra-profundas. O marco inicial da aplicao de tubos flexveis em LDAs superiores a 1000m foi o lanamento do bundle de produo do poo MRL-4 (LDA 1027m), em maio de 1994. O MRL4 abriu as portas para novas perspectivas em direo a profundidades cada vez mais desafiadoras desenvolvendo-se tubos flexveis com camadas cada vez mais robustas, dentro da filosofia de estender os projetos de estruturas convencionais para aplicao em guas mais profundas. Esta filosofia foi efetiva at maio/1977 onde experimentou-se falhas por flambagem dos arames na armadura interna em linhas de 4, em LDA de 1710m (poo MLS-3), sinalizando a necessidade de introduo de conceitos inovadores na composio estrutural dos dutos flexveis de 4 para 2000m. Ademais, introduziu-se no escopo dos testes de qualificao a prtica de testes de campo (conhecidos como DIP tests Deep Immersion Tests). As principais mudanas referem-se s caractersticas das armaduras de trao: ngulo de assentamento (35) e inrcia do perfil (2,5x7mm) maiores ( contra 25 e 2,0x7mm). O processo de desenvolvimento de linhas de 6 para 1500m tambm foi acompanhado de percalos nos testes de colapso hidrosttico que exigiram inovaes estruturais nos projetos dos dutos, especialmente nas caractersticas das armaduras de trao e na camada Zeta. O ngulo de assentamento das armaduras dos risers mudou de 30 para 40 e o nmero de arames diminuiu, mantendo-se o peso, sem alterar as dimenses dos arames (4 x 9mm). Nas flowlines de 6, a espessura da camada Zeta passou de 6,2 para 8mm, o ngulo de assentamento das armaduras passou de de 2,5x7mm para 4x9mm. 30 para 40 e as dimenses dos arames passaram

Testes de Qualificao: O processo de qualificao de um duto flexvel envolve a fabricao de um prottipo e a execuo de uma srie de testes em escala real visando reproduzir as condies reais de solicitao s quais o duto estar sujeito quando em servio. O prottipo deve reproduzir completamente o produto que se quer qualificar sob os pontos de vista de : projeto, matria

208

prima, processos, operadores, mquinas, equipamentos, estocagem, armazenamento, manuseio, etc. Deve-se levar em conta a convenincia de aplicar-se previamente aos testes de qualificao, ciclos de carga e descarga, a fim de evitar-se que a acomodao estrutural afete os resultados dos testes de qualificao. O processo de desenvolvimento e qualificao de tubos flexveis para produo em guas profundas descrito nas Normas PETROBRAS N-2409 Especificao de Tubos Flexveis - Anexo B e API-17B . Os testes de qualificao de dutos realizados para guas profundas so: - Teste hidrosttico de presso interna. - Teste de presso externa (colapso hidrosttico). - Teste de trao sobre gabarito curvo (trao e flexo combinadas). - Teste de trao e presso interna combinados . - DIP Test (Deep Immersion Test) H casos em que os testes de qualificao podem ser dispensados. So os casos de dutos com comportamento conhecido e estruturas semelhantes (com especificaes de materiais, espessuras de camadas e ngulo de assentamento das armaduras (lay angle) semelhantes). Entretanto, a qualificao completa ser exigida para novos produtos, dotados de estruturas incomuns ou produzidos a partir de novos materiais e mtodos construtivos inovadores e nos casos de atingimento de novas fornteiras tecnolgicas, avanando em LDAs crescentes. Em alguns casos excepcionais, pode-se dispensar os testes de presso interna e testes de trao combinada com presso interna tendo em vista que as metodologias de dimensionamento em uso so capazes de predizer adequadamente a resistncia efetiva do duto submetido a estas aes. Contudo, as ferramentas de clculo no so precisas na predio de resistncia ao colapso, passagem sobre rodas de lanamento e compresso radial em lanamento.

Teste Hidrosttico de Presso Interna: O objetivo deste teste avaliar a resistncia estrutural do duto flexvel e dos conectores de extremidade presso interna.

209

Arranjo do corpo de prova: O corpo de prova deve ser suspenso cheio dgua num dispositivo que permita a livre rotao e deformao radial, sem qualquer restrio ao redor. O corpo de prova deve ter o comprimento total de no mnimo, 20 vezes o dimetro interno (ID).
Medio da deformao diametral mdia MDD na seo central Extremidade Fixa Medio do alongamento longitudinal LD ao longo do comprimento indicado 2 ID 18 ID 2 ID Extremidade Rotulada

L 20 ID

Medies e registro de deformaes: Os corpos de prova sero pressurizados at a rutura a uma taxa de pressurizao 10 Mpa/min, sendo a presso interna continuamente monitorada e registrada. As medidas de deformao e deslocamentos que sero necessariamente registradas em certos estgios especiais do teste (tais como no comeo do teste e na presso de projeto) so as seguintes: a) Alongamento total na seo intermediria (LD) b) Deformao diametral mdia (MDD) medida na seo central (medidas tomadas em dois dimetros defasados de 90 c) Rotao da extremidade livre (R). d) Registros da Presso de Exploso (Burst Pressure), mecanismo de falha e localizao da falha

Critrios de Aceitao: a) A presso de exploso deve ser superior ao dobro da Presso de Projeto. Antes de atingir esta presso, no so admitidos quaisquer vazamentos. Presso de Exploso 2 X PP b) As medidas de deformaes devem estar compreendidas dentro dos seguintes limites: 210

Condio de carregamento Na presso de projeto (PP) Deformaes residuais aps o teste

LD 2.0% 1.0%

MDD 1.5% 0.5%

R 0.6/m 0.2/m

Mecanismo de rutura durante o teste de exploso: Ao longo do teste, a presso interna aplicada diretamente sobre a armadura de presso, atravs da barreira de presso. Simultneamente, a presso atuante sobre os flanges cegos das extremidades aplica trao sobre os arames da armadura de trao, fazendo com que os mesmos se distendam e comprimam radialmente a armadura de presso (efeito de squeezing), fornecendo a resistncia adicional mesma. A rutura pode ocorrer atravs de dois mecanismos: a) por escoamento da armadura de presso, o que provoca um aumento de tenses nos arames, levando-os ao escoamento e rutura (modo de falha: escoamento da armadura de presso - hoop failure mode

ou b) por rutura dos arames, se as cargas sobre os flanges (end cap load) excederem a resistncia ltima dos arames, levando-os rutura (modo de falha axial).

Teste de Presso Externa (Colapso Hidrosttico): O teste de presso externa visa verificar a resistncia do tubo flexvel ao colapso. Os dutos flexveis so projetados para serem lanados na condia vazia, com presso interna atmosfrica, resistindo ao colapso na profundidade de projeto. O teste tambm visa verificar as condies do sistema de selagem dos conectores de extremidade. Arranjo do corpo de prova: O corpo de prova deve ser instalado vazio numa cmara hiperbrica. A amostra deve ter o comprimento no mnimo igual a 10 vezes o dimetro interno do duto. A fim de garantir que a presso externa atue diretamente sobre a barreira de presso, deve-se cortar um pedao da capa externa com as dimenses iguais a 01 (um) dimetro interno, de forma a deixar as armaduras expostas. No caso do corpo de prova possuir outras camadas internas polimricas, deve-se fazer furos a fim de garantir a atuao direta da presso na barreira de presso.

ID

L 10 ID

211

Procedimento do teste: Primeiro passo: Deve-se aplicar presso na cmara hiperbrica a uma taxa no superior a 10 Mpa/min, at um valor compreendido entre 1.0 e 1.2 vezes o mximo diferencial de presso. Aps um perodo inicial de estabilizao, a presso deve ser mantida dentro deste range durante no mnimo 24 horas; no so toleradas quedas de presso ao longo deste passo .

Segundo passo: Subsequentemente, a presso deve ser aumentada mesma taxa (10 Mpa/min) at que a amostra alcance o colapso. A presso de colapso, o mecanismo de falha e a localizao da falha devem ser registrados em relatrio.

Critrios de Aceitao: a) No so admitidos vazamento para dentro do corpo de prova durante o primeiro passo do teste. b) A presso de colapso deve ser 1,5 vezes maior que a mxima presso diferencial. Presso de Colapso 1.5 X MPD

Teste de Trao sobre gabarito curvo (Tensile Test): O objetivo deste teste avaliar a resistncia do duto flexvel submetido trao combinada com flexo, simulando a passagem do duto ao redor das rodas de lanamento dos navios LSV. L 20
Medida da deformao diametral mdia MDD na seo mdia ao longo deste trecho

Extremidade engastada 2 ID min 4 ID

Medida do alongamento longitudinal LD ao longo deste comprimento

Trao Aplicada

212

Arranjo do corpo de prova: O corpo de prova ser colocado vazio, sem presso interna, sobre um dispositivo de simulao de lanamento atravs da roda de lanamento de um LSV. A trao axial ser aplicada atravs de uma mquina de trao. A roda deve possuir o mesmo perfil e raio que no caso real. Os navios de lanamento na costa brasileira possuem rodas com raios em torno de 3m e as calhas das rodas possuem um ngulo interno de 100. O comprimento da amostra deve ser no mnimo 20 vezes o dimetro interno (ID), excluindo os comprimentos dos conectores de extremidade. Metade do comprimento do corpo de prova deve ser posicionado em linha reta, enquanto metade permanecer fletido sobre o gabarito. Procedimento de Teste: - Primeiro passo: A carga axial aplicada gradualmente a uma taxa uniforme que no exceda a 300 kN/min , variando de zero at 1,1 vezes a trao de lanamento. Esta carga acial deve ser mantida constante (variao mxima de 2%) durante o perodo mnimo de uma hora. Medidas de deformao devero ser feitas na camada mais externa para comparao com os critrios de aceitao. - Segundo passo: O corpo de prova pode ser conduzido rutura, se a capacidade de carga da bancada o permitir. A carga ltima de rutura, o mecanismo de falha e a localizao da falha devem ser registrados em relatrio. Medies e registros das deformaes: As medidas de deformaes e deslocamentos devem ser anotados no mnimo em estgios especiais do teste (no mnimo ao incio do teste e na pressode projeto): - Alongamento longitudinal total (LD) - Deformao diametral mdia (MDD) (medida na seo mdia, em dois dimetros defasados de 90. - Rotao da extremidade livre do corpo de prova (R); - A presso de exploso, o mecanismo de falha e o local da falha devem ser registrados.

- Critrios de Aceitao: a) A presso de exploso deve ser superior a 2 vezes a presso de projeto. Nenhum vazamento ser admitido abaixo desta presso. Presso de Exploso 2 X DP

213

b) As medidas de deformao devem estar dentro dos limites estabelecidos a seguir para amostras carregadas Trao de Lanamento e para amostras aps descarregamento.

Condio de carregamento Carregada na presso de projeto Deformaes residuais aps descarga

LD 3.0% 1.0%

MDD 3.0% 1.0%

c) Deformao residual do dimetro interno 1%

d) Trao de rutura mnima: ser o maior valor obtido dentre as expresses abaixo. Trao de rutura 2 X Trao de operao Trao de rutura 1,4 X Trao de lanamento

Teste de Trao e Presso interna combinados (Combined Tensile and Internal Pressure Test): O objetivo deste teste avaliar a resistncia do duto flexvel trao aplicada , combinada com a presso interna. Esta uma situao que ocorre no topo de um riser em operao suspenso numa plataforma.

Medida da deformao diametral mdia MDD na seo mdia ao longo deste trecho

Engastado toro Medida do alongamento longitudinal LD ao longo deste comprimento 2 ID 18 ID 2 ID

Engastado toro

L 20 ID

214

O corpo de prova pode ser o mesmo do ensaio de trao combinada com flexo, exceto que ser montado em linha reta e cheio dgua num dispositivo com a toro restrita. A presso interna aplicada primeiramente, at o valor da presso de operao. Esta presso deve ser mantida constante ao longo de todo o teste, com variao de presso mxima de 0 a 20%. O corpo de prova deve ser carregado at a rutura, a uma taxa no superior a 300 kN/min. A trao de rutura, o mecanismo de falha e o local da falha devem ser registrados. A trao de rutura mnima: ser o maior valor obtido dentre as expresses abaixo. Nenhum vazamento ser admitido abaixo desta trao. Trao de rutura 2 X Trao de operao

Teste de Compresso Mecnica Radial (Radial Mechanical Compression Test): O propsito deste teste simular a passagem do duto atravs dos tensionadores de lanamento, aplicando cargas de compresso radiais. O comprimento da amostra deve ter no mnimo 10 vezes o dimetro interno do duto (ID) e deve ser posicionada vazia, sem presso interna, num dispositivo especial de compresso que simule perfeitamente o tensionador sendo testado, inclusive com o mesmo nmero de sapatas e a mesma geometria das sapatas dos tensionadores reais.

ID

L 10 ID A carga compressiva ser aumentada de maneira uniforme, desde zero at um valor igual a 140% da carga de esmagamento especificada, a uma taxa incremental que no exceda 100 kN/m/min. Esta carga mxima de compresso deve ser mantida constante (com variao mxima de 2%) durante um perodo mnimo de 1 hora. Se requerido, este teste ser realizado com o corpo de prova tracionado, melhor simulando o lanamento. Neste caso, antes de aplicar-se a carga compressiva, o corpo ser tracionado a uma taxa incremental mxima de 300 kN/min at que o valor da trao mxima de lanamento seja atingido. Este valor deve ser mantido constante durante todo o perodo de teste, aceitando-se uma variao mxima de trao de 4%.

215

Pode-se tambm acordar com o fabricante a realizao deste teste com a aplicao de diversos pares de carga de compresso e trao correspondentes a patamares de LDAs previamente acordados, afim de estabelecer o limite superior de LDA aceitvel para a estrutura em apreo. Deve-se efetuar medies do dimetro interno na seo central do corpo de prova, em duas posies deslocadas a 90 graus. As medies devem ser feitas durante a aplicao da carga e aps o completo descarregamento. Critrio de aceitao: A estrutura ser considerada aceita para valores da deformao diametral mdia compreendidos nos intervalos abaixo: Condio de carregamento Estrutura carregada Deformaes residuais aps descarga MDD 3.0% 1.0%

DIP Test (Deepwater immersion performance test): Objetivo: Submeter o tubo a condies extremas na profundidade de projeto. O teste visa observar o comportamento das armaduras de trao do ponto de vista do fenmeno da flambagem. Corpo de prova: Jumper de 100m de comprimento, da estrutura a ser testada. O jumper conectado a outras estruturas tambm a serem testadas ou ao pipe follower do navio. Nas conexes entre os jumpers a serem testados e as linhas vizinhas ou o pipe-follower, coloca-se dispositivos especiais de placas que evitem a rotao relativa entre tramos. O ltimo segmento da catenria deve conter um peso morto na ponta, podendo ser formado por amarras, visando prover ancoragem da catenria no leito marinho, impedido o deslizamento durante a realizao dos testes. O corpo de prova testado em primeiro lugar, com o anular seco. Em seguida, o teste deve ser refeito com o anular alagado, simulando dano de capa externa. Em ambos os casos, o tubo testado vazio, com presso atmosfrica internamente. O teste procede da seguinte maneira: A amostra a analisar posicionada no fundo marinho e o ngulo de topo da catenria sucessivamente reduzido de modo a forar a ocorrncia de um raio de curvatura bem pequeno na regio do TDP. Este raio deve ser to prximo quanto possvel do chamado " raio natural" , que o raio no qual a curva perde a condio plana, havendo um sbito desvio lateral. A partir desta condio, o navio passa a executar movimentos para trs e para frente, com amplitude de 40 metros, durante 4 horas, submetendo o tubo a solicitaes cclicas de variao de curvatura devido a movimentos dinmicos do navio. Velocidades tpicas: 0,3 m/s

216

para abrir a catenria e 0,1 m/s para fechar a catenria. O jumper marcado com trs linhas longitudinais retas para permitir a observao de ocorrncia de toro. Marcas circunfernciais a cada 0,5 metro so executadas ao longo de todo o comprimento, permitindo estimar o raio do tubo no TDP, atravs de observao com ROV . Duas marcas circunfernciais grossas (50 cm de espessura) so marcadas para permitir o posicionamento dos TDPs referentes aos dois testes (anular seco e anular inundado). Trs colares so instalados no topo da amostra para servirem de calibres permitindo a verificao de ovalizao ou dilataes diametrais possivelmente relacionadas ocorrncia de flambagem lateral. Estes calibres so fixados de forma que ao final de cada etapa do teste, sejam liberados por ROV e deslizados ao longo da linha, permitindo detectar deformaes permanentes na circuferncia da linha. Na primeira etapa do teste, o raio natural seco atingido na marca de TDP inferior e o teste executado por 4 horas como preconizado anteriormente. Terminado este tempo, a linha recolhida alguns metros e o ROV passa o primeiro calibre para verificar se h alguma deformao anormal. Em seguida, o ROV abre os bujes existentes nos conectores a fim de inundar o anular da linha. Com o anular inundado, posicionasse a segunda marca de TDP no fundo e procura-se atingir o novo raio natural inundado, que menor que o anterior. Procede-se a novo teste com 4 horas de durao conforme j descrito. Concluido o teste, a linha suspensa alguns metros e o colar calibrador liberado e deslisado ao longo da linha. O terceiro calibre passado quando a linha recolhida, imediatamente antes do seu in-boarding, comprovando a integridade da mesma. Deve-se registrar ao longo do teste os movimentos da embarcao (roll pitch heave), a geometria e raios das configuraes, e as imagens do ROV com ovalizaes geomtricas dos raios efetivos.

6.6.2- TESTES DE ACEITAO DE FBRICA (Factory Acceptance TestsFAT):

Introduo: Os testes de aceitao de fbrica para dutos flexveis so especificados pela norma API Spec 17J Specification for Unbonded Flexible Pipe (item 9 Factory Acceptance Tests). O testes devem ser conduzidos somente aps transcorrido o tempo necessrio para a ocorrncia da cura da resina epoxi usada na montagem das terminaes dos dutos (endfittings).

217

O fabricante deve apresentar relatrios completos sobre cada teste de fbrica. Igualmente, devem ser fornecidos relatrios de calibrao com periodicidade mnima trimestral, dos instrumentos de medio usados na monitorao dos testes. Os testes de aceitao de fbrica preconizados pela API Spec 17J so os seguintes: Teste Dimensional (Gauge Test) (somente para dutos tipo rough bore - sem liner interno). Teste Hidrosttico de Presso (Hydrostatic Pressure Test ou Hydrotest) Teste do Sistema de Drenagem e Alvio de gs percolado. Testes de Continuidade e Resistncia Eltrica (somente para dutos com proteo catdica)

Teste Dimensional (Gauge Test): Este teste deve ser realizado antes do Teste Hidrosttico e consiste na passagem de um pig equipado com disco de calibrao capaz de detectar obstrues ou deformaes internas inaceitveis. O Teste Dimensional visa garantir que no ocorreram falhas de fabricao que poderiam ter causado deformaes no produto. O disco de calibrao ter espessura entre 5 e 10 mm e ter dimetro externo igual a 95% o dimetro interno da linha (para dutos com dimetro interno menor que 200mm). Critrio de aceitao do duto: o pig dever passar atravs do duto sem sofrer danos pronunciados ou entalhes profundos. Pequenos riscos ou arranhes sero aceitveis.

Teste Hidrosttico de Fbrica: O Teste Hidrosttico de Fbrica tem por objetivo atestar a integridade estrutural do produto e de suas terminaes. A Presso de Teste de Fabricao (FTP) ser igual a 1,5 vezes a Presso de Projeto (DP): FTP=1,5 x DP. Por exemplo, geralmente os dutos flexveis de coleta da PETROBRAS so especificados para presso de projeto de 3000 psi; a presso de teste de fbrica ser de 4500 psi. O fluido de teste na fbrica a gua potvel filtrada para partculas maiores que 100 microns e com teor de cloro inferior a 50 ppm. Pode-se adicionar algum componente corante que facilite a deteco e localizao de eventuais vazamentos.

218

As fases do Teste Hidrosttico so: Enchimento Pressurizao Estabilizao Manuteno da Presso Despressurizao

ENCHIMENTO: No caso de dutos para transporte de petrleo, as bolhas de ar presas nos interstcios da carcaa interna devem ser removidas a fim de agilizar as fases subsequentes do teste, em especial a fase de estabilizao de presso. Para conseguir este objetivo, pode-se circular um volume de gua correspondente a 5 vezes o contedo do duto, em regime turbulento de escoamento, atravs da tubulao em teste. Este procedimento auxilia tambm na remoo de impurezas e resduos de fabricao, alm de servir tambm ao Teste Dimensional j descrito no item anterior, que deve anteceder o Teste Hidrosttico.

PRESSURIZAO: A taxa incremental de presso deve ser gradual para permitir a acomodao das camadas do duto flexvel. A taxa mxima recomendada igual a 18 Mpa/hora ( 2610 psi/hora). A presso deve ser aplicada at um valor que no ultrapasse 1,1 TP (110% da presso nominal de teste).

ESTABILIZAO: A presso aplicada deve ser mantida estvel por um perodo mnimo de 2 horas para que seja considerada estabilizada e que se possa iniciar a contagem do tempo efetivo do teste. A estabilizao considerada atingida quando houver uma queda de presso inferior a 1% durante uma hora. Se necessrio, o circuito dever ser repressurizado presso original (1,1 TP) at que seja atingida a estabilizao especificada. Em qualquer situao, quando a presso interna do duto for considerada estabilizada, deve-se restabelecer o valor original de presso (1,1 TP) para considerarmos o incio do teste propriamente dito.

MANUTENO DA PRESSO: Com o duto e os equipamentos de monitorao isolados do sistema de pressurizao, inicia-se a contagem de tempo mnimo requerido de 24 horas. Ao longo do teste, as presses e temperaturas internas e do ambiente devem ser registradas, no mnimo a cada 30 minutos.

219

Critrio de aceitao: A queda de presso no poder exceder a 4% da presso inicial do teste, independente da razo que possa ter provocado a queda de presso (inclusive variaes de presso e temperatura exterior). No ser aceito qualquer tipo de vazamento do tubo durante o teste. No sero aceitas deformaes permanentes ou danos nas regies dos conectores de extremidade (end-fittings).

DESPRESSURIZAO: A presso ser aliviada a uma taxa mxima de 108 Mpa/hora (15.664 psi/hora).

Teste do Sistema de Drenagem e Alvio de gs percolada: Este teste visa comprovar a operacionalidade do sistema de drenagem e alvio de gs percolado e deve ser feito aps o teste hidrosttico. Como j foi dito anteriormente, pequenos volumes de gs que escapam do interior do duto flexvel podem acumular-se no espao anular existente entre a barreira de presso e a capa externa, criando acumulaes de presso crescente que pode at causar danos capa externa, a menos que este gs acumulado seja liberado atravs de vlvulas de reteno que so instaladas nos conectores de extremidade. O teste consiste em retirar as vlvulas de reteno das portas de drenagem existentes num dos conectores de um dos lados do tramo que estiver sendo testado, e injetar ar comprimido seco ou nitrognio presso de projeto do sistema, controlando-se atravs de leitura num manmetro. Ao atingir-se sua presso de calibrao, as vlvulas de reteno que permaneceram instaladas no lado oposto do tramo, devem atuar, liberando parte do gs injetado. Normalmente, cada conector provido com trs vlvulas de reteno (check valves). Todas as vlvulas devem ser testadas individualmente e o procedimento do teste deve ser feito para ambas as extremidades do duto. Para sees contnuas de duto muito extensas, pode no ser vivel a execuo do teste conforme procedimento acima descrito. Neste caso, aceita-se o teste alternativo, testando-se as vlvulas de um conector injetando-se gs por uma das portas do prprio conector. A presso de teste deve ser especificada pelo fabricante mas, o valor normalmente aplicado s estruturas flexveis em uso na Bacia de Campos o mesmo da presso de calibrao das vlvulas de reteno. A presso de calibrao das vlvulas de reteno normalmente de 4 bar e corresponde a cerca de 50% da presso de dano da capa externa.

220

6.1.3 TESTES DE INSTALAO:

6.1.4 TESTES EM UMBILICAIS SUBMARINOS:

6.1.5 TESTES DE QUALIFICAO DOS UMBILICAIS SUBMARINOS:

6.1.6 TESTES DE ACEITAO DE FBRICA PARA OS UMBILICAIS (Factory Acceptance TestsFAT):

Autor: Julio E. Dutra Ribeiro, E&P/SERV/US-SUB/ISBM

221

Anda mungkin juga menyukai