Anda di halaman 1dari 14

LUGAR COMUM N37-38, pp.

63- 76

Dois desejos, dois capitalismos


Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano
Propomos, neste artigo, discutir dois diagnsticos sobre o capitalismo contemporneo. Primeiramente, iremos apresentar algumas anlises sobre o sujeito atual baseadas no pensamento lacaniano e freudiano, conforme o encontramos em autores contemporneos, como Maria Rita Kehl, Vladmir Safatle e Slavoj Zizek. Este pensamento, nos parece, centra-se na crtica ao consumismo, hedonismo e permissividade da atual sociedade. Em seguida, passaremos ao estudo da concepo de subjetividade presente na obra de Deleuze e Guattari, alinhando-a a autores como Michel Foucault, Antonio Negri e Michael Hardt. Buscaremos desdobrar algumas das consequncias decorrentes da concepo ontolgica presente na obra destes autores para o entendimento da produo de subjetividade contempornea. Veremos como, dentro desta perspectiva, hedonismo, permissividade e consumismo mudam de figura, tornando-se, ao contrrio de sintomas da denegao capitalista da fenda no sujeito, efeitos da presena, no mundo contemporneo, dos mecanismos de servido que produzem transcendncia, castrao e negatividade. Capitalismo e excluso do negativo Muitos tericos contemporneos da psicanlise, como Maria Rita Kehl, Vladmir Safatle e Slavoj Zizek, entre outros, diagnosticam o capitalismo a partir da excluso do ncleo de negatividade essencial ao homem, e do consequente imperativo do gozo, que emerge como mandamento (irrealizvel) de satisfao libidinal plena. Estes autores se apiam, essencialmente, nas obras de Sigmund Freud (1921/2006; 1927/2006; 1930/2006; 1939/2006) e Jaques Lacan (1985), ao investigar o que afirmam ser uma mutao significativa nos processos de subjetivao contemporneos. Para Safatle (2008), esta mutao pode ser encontrada nas duas caracterizaes distintas do superego, formuladas por Freud e Lacan em suas obras. Como instncia proveniente da internalizao psquica dos imperativos sociais vigentes, o superego, em Freud (1923/2006), conceituado como agente repressor, pautado

64

Dois desejos, dois capitalismos

na renncia ao gozo, na adequao s normas coercitivas de convvio social, e na culpabilidade, como preo cobrado transgresso das demandas comunitrias. Safatle aponta que este superego, conforme o encontramos em Freud, seria caracterstico da fase industrial da acumulao capitalista. Esta, centrada na tica protestante do trabalho (WEBER, 1905/2004) e na renncia ao gozo consumista, acionava processos de socializao explicitamente repressivos, produtores dos sujeitos neurticos que aportavam clnica freudiana, em busca da soluo para o mal estar do qual padeciam. Segundo Safatle,
(...) esse supereu que articula uma conscincia moral fundada na represso de moes pulsionais teve (...) uma funo preciosa no desenvolvimento do capitalismo como sociedade de produo (...). Isto nos permite afirmar que a economia libidinal da sociedade de produo teria alimentado uma instncia psquica como supereu repressor (...) (SAFATLE, 2008, p. 120).

A socializao repressiva, caracterstica do superego conceituado por Freud (1923/2006), pode, ento, ser relacionada ao que tericos como David Harvey (1989) e Fredrik Jameson (1997) descrevem como o perodo moderno de acumulao capitalista. De fato, para estes autores, a modernidade remete ao momento histrico em que as ideias de universalidade e unificao coletiva ainda eram valorizadas, em detrimento do puramente individual, ou local. Perodo em que submeter os particulares em proveito do Todo constitua, portanto, pressuposto do progresso social28. Mas Safatle, assim como Kehl (2002) e Zizek (2006), apontam, no pensamento de Jaques Lacan, uma nova figura do superego, mais prxima da subjetividade ps-moderna e do atual estgio do capitalismo. O que emerge, no mundo contemporneo um superego que, ao invs de demandar a renncia ao gozo, incita a gozar. De fato, para Lacan: Nada fora ningum a gozar, seno o superego. O superego o imperativo do gozo goza! (LACAN, 1985, p. 11). Este imperativo superegico , segundo Lacan, uma forma vazia, abstrada de qualquer contedo determinado no qual possa ser efetivada. Frmula, portanto, essencialmente a-moralista e cnica, j que no precisa de legitimao para se efetuar, pretendendo dispensar qualquer mediao moral ou simblica.
28 David Harvey, afirma, por exemplo, quando se refere ao iluminismo como fenmeno essencialmente moderno: O projeto do Iluminismo, (...) considerava axiomtica a existncia de uma nica resposta possvel a qualquer pergunta. Seguia-se disso que o mundo poderia ser controlado e organizado de modo racional (...). Mas isso presumia a existncia de um nico modo correto de representao (...) (HARVEY, 1989, p. 35-6).

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

65

De fato, se Franois Lyotard (1979) caracteriza a passagem da modernidade ps-modernidade como aquela da crise das legitimaes meta-narrativas, e da emergncia do pragmatismo baseado no critrio de eficincia performtica29, podemos dizer que o superego ps-moderno pretende dispensar qualquer mediao meta-narrativa, qualquer fundamentao simblica, apresentando-se como relao imediata do sujeito com o gozo. Entretanto, para Lacan, esta ausncia de mediao, ou de legitimao, aponta para o ocultamento da nica mediao essencial, impossvel de ser contornada pelo desejo humano: a do negativo, ou da castrao. Segundo Kehl,
(...) a exigncia de perfeio do supereu mantm-se em funo do evitamento da falta, de algo que j se produziu, mas do qual o sujeito no quer saber. O supereu atormenta o sujeito em torno de uma eterna demanda de gozo (...). O evitamento da castrao o que nos torna moralmente covardes (...) (KEHL, 2002, p.33)

Assim como Safatle, portanto, Kehl tambm no lamenta a falncia do superego repressivo e sim a denegao contempornea de qualquer mediao com a lei simblica. Lei que, entretanto, funda o homem como ser social, alienado no Outro, posto que barrado em seu acesso ao gozo absoluto. O sujeito ps-moderno no apenas busca destituir (idealmente) qualquer instncia que ocupe imaginariamente o lugar da Lei, mas, mais profundamente, nega a funo de uma lei primordial que funda o homem como ser de cultura:
Ao aludir ao aspecto da crise tica contempornea, ligado ao reconhecimento da lei, no me refiro letra das leis impressas na constituio de cada pas, mas nica lei universal que funda nossa prpria condio de seres da cultura: a que impe a renncia ao excesso de gozo (KEHL, 2002, p.13)

Por isso, a injuno ao gozo em detrimento de qualquer lei, caracterstica do superego ps-moderno, vem alimentar o fetiche prprio subjetividade capitalista. Ela a coloca em uma dimenso impossvel, de satisfao narcsica, que, longe de significar a ausncia de proibio ou de culpa, as intensifica, na medida em que probe exatamente aquilo que no sujeito constitui o seu ser essencial, seu gesto fundamental: o negativo. Segundo Zizek (1999), este fenmeno constitui

29 (...) Nossa vida foi reduzida ao aumento do poder. Sua legitimao em matria de justia social e de verdade cientfica seria a de otimizar as performances do sistema, sua eficcia (LYOTARD, 1979, p. XVI).

66

Dois desejos, dois capitalismos

(...) o paradoxo necessariamente inverso pelo qual o prazer, numa sociedade supostamente permissiva, se transforma em dever. Os sujeitos se sentem na obrigao de se divertir, de curtir a vida, como se isso fosse uma espcie de dever, e, consequentemente, se sentem culpados quando no so felizes (...) (ZIZEK, 1999)

Nestas condies, o superego contemporneo, como nova forma de coero social seria caracterstico da passagem de uma sociedade repressiva para uma permissiva. Sociedade centrada no na produo, mas no consumo; no na moral actica de abnegao e renncia, mas num hedonismo generalizado, cujo imperativo o consumo ininterrupto de mercadorias; e, finalmente, uma sociedade que no pretende se pautar na submisso do indivduo s normas sociais, mas na transgresso ininterrupta das normas, promovida em nome do gozo individual. O indivduo estaria ento ao menos na ideologia vinculada pelo superego permissivo livre para gozar, em detrimento de qualquer ordenamento social. Como se v, no em nome da sociedade repressiva, aquela em que Freud pde conceituar o papel de um superego produtor de sofrimento psquico, que Zizek, Kehl e Safatle fazem sua crtica ao capitalismo contemporneo, na esteira do pensamento lacaniano. , antes, contra a atual sociedade do consumo, onde o imperativo do gozo aponta para a denegao da castrao denegao da negatividade constituinte do homem como ser social que estes autores formulam suas crticas. Partindo do pressuposto da noo de negatividade, ou de castrao, como fundamental para o homem enquanto ser da cultura, estes autores procuram pensar o capitalismo como lugar de denegao desta negatividade ontolgica. Nestes termos, o pensamento crtico, no mundo contemporneo, deve, ento, insistir (...) na castrao como condio do desejo e do prazer (KEHL, 2002, p.189), permitindo ao sujeito livrar-se do fardo do superego hedonista, da culpabilizao por um gozo perdido ao qual, entretanto, no pode aceder. O modelo de sujeito capaz de destituir o individualismo possessivo capitalista e seu imperativo do gozo ser, portanto, aquele que, no mais enredado na busca de uma satisfao libidinal plena, de uma completude narcsica imaginria, possa assumir a castrao, tornando-se capaz de novas formas de sociabilidade. Capitalismo e produo do negativo Entretanto, parece-nos que outra perspectiva se abre para a compreenso da sociedade capitalista contempornea, conforme estudamos as obras referidas a outra constelao terica, aquela de Deleuze, Guattari, Michel Foucault, Antonio Negri e Michael Hardt.

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

67

Podemos apontar que, em todos estes autores, trata-se de outra concepo de subjetividade, diversa daquela presente nas teorias psicanalticas lacaniana e freudiana. No que no haja espaos para convergncias e aproximaes, ou que as diferenas tenham que se tornar oposies fixas. A questo de uma contribuio no mutuamente exclusiva entre os pensamentos deleuziano e o lacaniano ainda carece de uma maior sistematizao, para alm das oposies doutrinais30. Mas interessa-nos, agora, apontar um ponto de divergncia significativo: com a ontologia da diferena criada por Deleuze, a analtica do poder de Foucault, a esquizoanlise de Guattari e a multido de Negri e Hardt, adentramos novo terreno terico que responde de forma diferente s questes levantadas pelo capitalismo contemporneo e pela ps-modernidade. de se destacar que a concepo deleuziana de subjetividade liga-se estreitamente ontologia desenvolvida pelo autor a partir das obras de Spinoza, Nietzsche e Bergson, dentre outros. Esta ontologia repousa sobre alguns postulados fundamentais, dentre os quais selecionamos trs para marcar melhor a diferena entre Deleuze e a psicanlise freudolacaniana: a positivao da multiplicidade substantiva, a univocidade do ser infinito e a vontade de potncia como prova tica do eterno retorno. De Bergson, Deleuze (2004) retira a ideia de uma multiplicidade substantiva, ou seja, uma multiplicidade no predicada a nenhum sujeito ou objeto, mas afirmada enquanto tal, sob a frmula n-1. Nesta frmula o sinal de menos no indica qualquer negatividade ontolgica, mas uma operao pragmtica, construtivista, que permite depurar daquilo que difere a presena do negativo, de Deus e do Sujeito. Nenhum plano de organizao transcendente, no importa se revelado ou oculto, adiciona dimenses suplementares ao plano de imanncia das multiplicidades puras. O plano de consistncia, quando construdo, revela-se como superfcie produtiva, j que o que qualifica seu regime um dinamismo ativo de movimento e repouso remetendo a um estado afetivo dessubjetivado como grau de potncia (DELEUZE e GUATTARI, 1980b). Atividade e afeto, ento, sem sujeito, constituindo multiplicidades lineares a n-dimenses (...) do qual o uno sempre subtrado (n-1) (DELEUZE e GUATTARI, 1980a, p.32). De Spinoza (2007), Deleuze toma a concepo ontolgica da imanncia absoluta, segundo o postulado da univocidade do ser: o ser se diz de muitas ma30 Cf., por exemplo, VIDAL, E. Heterogeneidade Lacan-Deleuze. In: Deleuze: uma vida filosfica (2000). Ver tambm o artigo O dispositivo de gozo na sociedade de controle (2010), de DANZINATO, L. J. B, embora o autor no se concentre sobre as diferenas que animam as respectivas obras.

68

Dois desejos, dois capitalismos

neiras, mas ele o mesmo daquilo que se diz. Do ponto de vista da substncia nica spinozista, no existe transcendncia, analogia ou eminncia na ordem dos seres. Este ponto de vista designa uma espcie de ascese imanente, uma operao de afirmao da potncia (conatus) de agir e de pensar que destitui as figuras do negativo e da falta, justamente porque se realiza fora de qualquer considerao pelos modos, ou seres particulares, enquanto estes so concebidos abstratamente, isto , individualmente. A potncia potncia do encontro, da composio de blocos sempre complexos, que exprimem uma essncia particular da substncia infinitamente infinita. No h contradio nem degradao ontolgicas entre o finito e o infinito, e nada a se resolver ou reconciliar numa suposta exasperao dos seres finitos, privados de participao junto ao absoluto: O ser no apenas igual em si mesmo, mas est igualmente presente em todos os seres (HARDT, 1996, p.173). J a vontade de potncia nietzschiana (NIETZSCHE, 2000) torna-se, na obra do filsofo francs (DELEUZE, 1962), a afirmao tica do eterno retorno como retorno daquilo que difere. A vontade de potncia no propriedade de um sujeito que se afirma, mas a afirmao conjunta de todo o ser como diferena pura, num universo infinito e relacional aonde a diferena no mediada por qualquer negatividade ou transcendncia. Percebemos ento como, dentro desta filosofia, nos encontramos de certa maneira distantes da psicanlise que descrevemos no comeo deste trabalho. A concepo ontolgica de Deleuze destitui a negatividade de qualquer lugar fundamental, apresentando-a, antes, como pura impotncia do pensamento e da prtica, parada no processo de diferenciao infinita do ser. No h contradio entre o processo de individuao, por um lado, e o plano de diferenas puras, por outro. O dinamismo do par virtual e atual (que Deleuze toma obra de Bergson), em que o virtual o campo intensivo do no efetuado, e o atual o plano extensivo das causas e efeitos entre os seres constitudos, no exprime qualquer contradio ou oposio. Segundo Hardt, a atualizao do virtual (...) apresenta uma multiplicidade dinmica na qual o processo de diferenciao cria o arranjo original ou a coerncia do ser atual (HARDT, 1996, p. 50) Sendo assim, no verdade, como querem alguns autores (JAMESON, 2000), que Deleuze restitua um dualismo no momento em que pretendia aboli-lo, j que ope as subjetividades nmades aos poderes dos Estados e das instituies molares; o que este autor afirma, mais fundamentalmente, que, no plano do desejo, plano que sempre deve ser construdo social e politicamente, no h contradio entre virtual e atual, entre diferena e repetio. A nica repetio

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

69

a da diferena; o virtual no nega o atual, nem o atual o virtual, mas ambos se afirmam numa mesma voz que permite a constituio de um pensamento e de uma prtica criacionistas sem transcendncia, Deus ou Sujeito. O paradoxo deleuziano destitui a dialtica, inserindo produzir no produto, virtualidade na atualidade, imediatamente, sem qualquer mediao pelo negativo. Trata-se de um pensamento instituinte que, reivindicando um processo de revoluo permanente, destitui as dicotomias entre caos e ordem, lei e desejo, natureza e cultura, pblico e privado, etc. Certamente, Deleuze no nega a concreo social destas abstraes dicotmicas, atravs de instituies como os Estados e mercados, entre outras. Ao contrrio do que se poderia depreender de um deleuzianismo ingnuo que procedesse por slogans (Imanncia!, Devir!), no se trata de recusar a existncia dos ordenamentos representativo-repressivos do desejo. Pelo contrrio: ao destitu-los de qualquer fundamento ontolgico, Deleuze abre caminho para a sua crtica radical, apresentando-os como puros agentes de separao da fora social daquilo que ela pode31. Em O anti-dipo (2010 [1973]), a distncia entre a subjetividade imanente deleuze-guattariana e o sujeito barrado lacaniano (ou freudiano) levada ao paroxismo. Deleuze e Guattari reprovam psicanlise ter suposto um inconsciente teolgico, irremediavelmente preso s figuras imaginrias do pai e da me, ou as operaes estruturais do Nome-do-pai e do Grande Outro. Reprova-se Freud e Lacan tratarem o desejo ainda sob o esquema hegeliano da completude absoluta, da reconciliao do particular e do geral atravs do trabalho do negativo32. verdade que, neste esquema, a novidade trazida por Freud, e justamente ressaltada por Lacan, que qualquer reconciliao barrada. O negativo que, em Hegel, constitua o trabalho de sntese entre o particular e o geral no sujeito Racional, torna-se, contraditoriamente, a instncia de um afastamento inalienvel entre particularidade e universalidade. A castrao opera como lei fundamental, inscrevendo a contradio insupervel entre as aspiraes do desejo humano e
31 Neste sentido, interessante remeter concepo negriana e hardtiana de uma negao no dialtica como crtica total ao poder. Cf., por exemplo, Hardt, Deleuze: um aprendizado em filosofia (1996). 32 Cf. PEIXOTO JUNIOR, Singularidade e subjetivao: ensaios sobre clnica e cultura, 2008, p. 90. O desejo [em Lacan] indica, no propriamente um paradoxo, mas o domnio de uma contradio irreparvel. Com isto, a teoria lacaniana se mantm aprisionada ao discurso de Hegel; e p. 91: De qualquer forma, parece que o desejo em Lacan continua em busca do Absoluto (...). Embora ele entenda que refutou a possibilidade da busca dialtica pela plenitude, a crena nesse tipo de estado evidente na nostalgia pela qual sua teoria do simblico caracteriza todos os desejos humanos.

70

Dois desejos, dois capitalismos

sua realizao completa, o sonho de retorno mtico identidade perdida. Ou seja, o desejo imediato do sujeito aquele do egosmo absoluto que se identificaria ao infinito, ao mesmo tempo em que , entretanto, castrado, devendo interiorizar, aceitar sua fundamental incompletude, a qual, em Freud, representada pela lei de proibio do incesto. Garcia-Roza destaca este parentesco/subverso da concepo hegeliana de desejo na obra de Freud (e de Lacan), apontando que, nestes autores
O desejo desliza por contiguidade numa serie interminvel na qual cada objeto funciona como significante para outro significado, que, ao ser atingido, transforma-se em novo significante e assim por diante, numa procura que nunca ter fim porque o objeto a ser encontrado um objeto perdido para sempre (GARCIA-ROZA, 2000, p.145)

Deleuze e Guattari qualificam este modo de pensar com uma expresso tomada Nietzsche: niilismo do homem civilizado. E por civilizado, leiamos: capitalista. A internalizao da lei, como pura negatividade, no um pressuposto ontolgico que d conta da emergncia do homem como ser da cultura, mas caracterstica especfica da modernidade capitalista. Por qu? Deleuze e Guattari (2010 [1973]) afirmam que a emergncia do capitalismo traz consigo a progressiva derrocada das leis simblicas universalizantes, a desestabilizao das representaes sociais estveis, num movimento indito em escala e intensidade de desterritorializao (fluxos de trabalhadores desapropriados dos meios de produo) e descodificao do socius (fluxos de capital-dinheiro desvinculado da regulao dos Estados absolutistas, subordinando-os). Por outro lado, esta crescente fragmentao do campo social contrabalanada pelo movimento oposto, atravs de uma nova enunciao da lei que, ao invs de operar como plano transcendente regulando o campo social se apresenta como negatividade que deve ser retomada por cada sujeito particular: emergncia do trabalhador e do capitalista individuais, privatizao generalizada do socius. Reterritorializao e recodificao sobre o indivduo privado nas quais a lei internalizada. Mais, ainda: a emergncia da categoria de indivduo decorrente da internalizao da lei transcendental no h indivduo prvio sobre o qual a lei incida. Anunciar que este indivduo castrado em seu desejo de coerncia egica e mestria autoconsciente muito pouco para que se faa a crtica radical da categoria de indivduo. O sujeito castrado , ainda, para estes autores, uma produo do capitalismo. O trabalhador nu, proprietrio de sua fora de trabalho, e o capitalista, proprietrio dos meios de produo, formam as duas linhas de subjetivao que, para

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

71

os autores, opem-se dentro de uma mesma classe universal: a classe burguesa una (DELEUZE e GUATTARI, 2010 [1973]). Classe definida por uma falta comum, ao interiorizar a dvida infinita para com o movimento expansivo do capital. A modernidade capitalista, portanto, no significa o encontro do sujeito com seu desamparo fundamental frente desestabilizao progressiva dos ocupantes tradicionais da Lei simblica. Ela representa a emergncia mesma da categoria de indivduo (e, num segundo momento, de sujeito) atravs da interiorizao da Lei simblica. Sabemos que o afeto primordial que preside a essa interiorizao da lei justamente aquele privilegiado por Freud (1926/2006) e Lacan (1962/1963) na descrio do psiquismo: a angstia. Ela o conversor afetivo que, ante ao desmembramento da normatividade transcendente, erige como lei nica a negatividade nua, barrando o acesso do indivduo ao absoluto. num mesmo movimento que o indivduo nasce e v barrada a sua pretensa completude. A crescente fragilidade das leis, caracterstica da falncia dos esquemas representativos repartindo o bem e o mal, o justo e o injusto, o civilizado e o primitivo, etc., retomada, ento, como negatividade pura inscrita no desejo. E esta espcie de negatividade interior justamente aquilo que Nietzsche chama de nada de vontade, ou niilismo passivo: a runa da interpretao moral do mundo, que no tem mais nenhuma sano (...) termina em niilismo (...) aspirao pelo nada (NIETZSCHE, 2000 [1884-1888], p. 429). Ora, o diagnstico do capitalismo contemporneo, conforme formulado por de Deleuze, muda de figura, quando comparado quele que apresentamos na primeira parte deste trabalho, a partir das obras lacaniana e freudiana. A castrao no o que nos salva da ordem positiva e mltipla do consumo generalizado; muito pelo contrrio, a castrao o efeito de um mundo que ainda no liberal, ou seja, de um mundo que ressuscita constantemente as figuras da transcendncia e da representao, no mesmo instante em que pretendia aboli-las. Ela captura a potncia da diferena em inditos mecanismos de sujeio social, que Deleuze, na esteira da obra de Foucault (2005), denomina controle (DELEUZE, 1992 [1972-1990]). Assim, a esquizofrenia do capitalismo contemporneo, a crise do lao social no efeito de uma denegao da castrao, de um ocultamento fetichista da ferida fundamental do sujeito como ser finito e incompleto, mas, ao contrrio, constitui o rebatimento da potncia de um desejo diferencial, positivo e mltiplo, nos mecanismos de representao que so constantemente ressuscitados pela dinmica contraditria do capital. Por um lado, o sistema depende da produtividade do desejo para sobreviver; por outro, ele deve reintegrar, modular, esta produtividade, injetando transcendncia, servido e controle no plano de imanncia.

72

Dois desejos, dois capitalismos

Podemos imaginar que, fundamentalmente, Deleuze e Guattari reprovariam, s anlises que criticam a sociedade contempornea como hedonista e permissiva, darem crdito excessivo imagem que o poder faz de si mesmo. Deleuze, desde o incio de sua interlocuo com a psicanlise apontava para esta ambiguidade na obra freudiana: nesta, a sada do principio do prazer-desprazer somente se colocava atravs da pulso de morte. O Mais alm do principio de prazer (FREUD, 1921/2006) relacionava-se morte como limiar absoluto da busca de satisfao, como, ao mesmo tempo, seu princpio transcendental e seu limite interno. Para Deleuze, pelo contrrio, somente a partir de uma nova concepo de desejo que se pode fazer frente ao duplo impasse do princpio hedonista do prazer-desprazer, por um lado, e da pulso de morte, por outro. Ou seja, no atravs da negatividade e da proibio que se faz frente ao mandamento superegico do gozo. Ns, ps-modernos, no precisamos do reforo da lei simblica que autoriza o sujeito a no gozar, mas sim de novas construes imanentes do desejo: construes artsticas, clnicas, polticas e subjetivas. O que temos hoje, ento, no o enfraquecimento da lei universal cuja funo barrar os indivduos de seu acesso ao gozo, mas, pelo contrrio, a presena de uma lei a lei da produo capitalista que se oculta e interioriza com maior eficcia ao se anunciar como liberal, permissiva e democrtica, introduzindo, no mesmo gesto, transcendncia, obedincia e culpa. Deleuzianismo de mercado? Modulao da diferena Partindo destas consideraes, podemos compreender que, para Deleuze e Guattari, no existe capitalismo universal (DELEUZE e GUATTARI, 1995, p. 31). Justamente porque o capital uma forma de poder que deve incidir diretamente sobre o campo de diferena do desejo, sobre o plano de imanncia absoluta, ele no pode prescindir dele, devendo, ao invs de neg-lo, modul-lo. Se existisse capitalismo universal, ele prprio se aboliria, tornando-se soberania pura, e no capitalismo. O capital no opera como universal transcendente repartindo e julgando o socius, mas como modulador infinito que captura a potncia disruptiva do desejo: ele necessita do desejo, de sua produo, para prosperar. Nele,
O campo social no remete mais, como nos Imprios, a um limite exterior que o limita de cima, mas a limites interiores imanentes, que no cessam de se deslocar, alargando o sistema, e que se constituem deslocando-se. (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p.127).

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

73

O limite exterior, transcendente, o limite do prprio capital, j que, pretendendo subjugar e reduzir a diferena a uma norma transcendental que valeria na eternidade, o capital terminaria por destituir aquilo mesmo que o alimenta: o desejo. No que o sistema no tenha, para os autores, necessidade de reinvestir o plo desptico do poder. De fato, se as linhas de diferenciao infinita do desejo escapam a seus mecanismos de regulao imanente, o sistema procura ressuscitar a presena da soberania, colmatando as linhas de fuga que ameaam a reproduo da estrutura social. Neste caso, o capitalismo acordou o Urstaat, e lhe d novas foras (DELEUZE e GUATTARI, 1997 [1980c], p.160): vide as alianas histricas entre capitalismo e fascismo. Mas esta aliana revela-se, no limite, suicida para o prprio capital, j que destitui a matria que lhe d consistncia: o trabalho vivo da produo desejante. Por isto, na citao acima, Deleuze e Guattari utilizam-se do termo limites interiores: introduzir o negativo no seio da abundncia, restaurando a servido e a represso quando todo o socius se arrasta para o campo de imanncia, perdendo suas hierarquias e servides, prprio do funcionamento contraditrio da mquina capitalista como mecanismo de captura do desejo. Tambm em Antonio Negri e Michael Hardt, cujas anlises do capitalismo ps-moderno so fortemente influenciadas pelo pensamento de Deleuze e Guattari, encontramos, retirada da obra de Marx, a mesma caracterizao do capitalismo:
O capital precisa do trabalho assim como o trabalho precisa do capital. Marx identificou aqui uma contradio fundamental. O trabalho antagnico ao capital e representa constantemente uma ameaa a produo, atravs das greves, da sabotagem, e de outros subterfgios, mas o capital no pode dispensar o trabalho. obrigado a coabitar intimamente com o inimigo. Em outras palavras, o capital deve explorar a fora de trabalho dos trabalhadores, mas no pode realmente oprimi-los, reprimi-los ou exclu-los. Nada pode sem sua produtividade. (NEGRI e HARDT, 2004, p. 417)

A premissa ontolgica aqui clara, e permite que nos desfaamos de toda ambiguidade dialtica: desejo e capitalismo se opem, mas o dualismo s existe do ponto de vista do capital - este que deve resolver, sintetizar a potncia constituinte do trabalho vivo em novas formas de servido e transcendncia (o controle deleuziano e o Imprio negriano e hardtiano). A presena da castrao e do negativo no interior ao desejo, mas um efeito das instituies sociais que, no capitalismo contemporneo, ainda buscam negar a afirmao desejante da qual elas mesmas dependem, entretanto, para existir.

74

Dois desejos, dois capitalismos

A apropriao pelo mercado de alguns dos temas do ps-estruturalismo, fenmeno que pode ser observado no culto ps-moderno diferena, deve ser lida como parte desta domesticao que o capitalismo deve impor potncia coletiva das subjetividades. Peter Pl Pelbart chama este novo capitalismo de capitalismo rizomtico, onde
[u]m certo desejo de autenticidade foi transformado em mercadoria. A crtica massificao, o desejo de singularidade, de diferenciao, foi endogeneizado, mercantilizado (...). Mercantilizao da diferena, da originalidade que, claro, logo se perde (...) (PELBART, 2003, p.104).

Desde o discurso do marketing, promovendo imagens de alegria, desapego e criao subjetiva, s novas tcnicas de administrao empresarial, centradas em torno da flexibilizao das hierarquias, da abertura para novas conexes e do uso da sociabilidade e da diferena como parte indissocivel do processo produtivo, o tema da diferena e da pluralidade parece se impor no mundo contemporneo. Entretanto, no nos parece, assim como para Pelbart, que o recurso ao negativo e castrao seja um caminho eficaz para resistir a este novo capitalismo flexvel. Ao invs de pregar a presena denegada do negativo, talvez seja preciso, antes de tudo, apostar que possamos ir mais longe, acelerar o processo (...), pois a esse respeito, ns ainda no vimos nada (DELEUZE e GUATTARI, 2010 [1973], p.318). Diferenciais, hbridos, o que no somos, ainda. Referncias
FREUD, S. Alm do princpio do prazer. In: Obras completas- Edio Standard Brasileira. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, [1920] 2006. ______ Psicologia do grupo e a anlise do ego. In: Obras completas- Edio Standard Brasileira. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, [1921] 2006. ______ O Ego e o Id. In: Obras completas- Edio Standard Brasileira. Vol. XX. Rio de Janeiro: Imago, [1923] 2006. ______ Inibies, sintomas e angstia In: Obras completas, Edio Standard Brasileira. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, [1926] 2006. ______ O mal estar na civilizao. In: Obras completas- Edio Standard Brasileira. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, [1930] 2006. ______ Moiss e monotesmo. In: Obras completas- Edio Standard Brasileira. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, [1939] 2006.

Carlos Augusto Peixoto Junior e Pedro Sobrino Laureano

75

DANZINATO, L. J. B. O dispositivo de gozo na sociedade do controle. Psicologia & Sociedade, 22(3), 430-437, 2010. DELEUZE, G. Nietzsche et la philosofie. Paris: PUF, 2007. ______ Le Bergsonisme, Paris: PUF, 2004. ______ Conversaes. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. ______ Deux rgimes de fous. Paris: Les Editions de Minuit, 2003. DELEUZE, G.;GUATTARI, F. O anti-dipo- capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010. ______ Mil Plats-capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1 Rio de Janeiro: Editora 34, [1980a] 1995. ______ Mil Plats-capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Editora 34, [1980b] 1997. ______ Mil Plats-capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Editora 34, [1980c] 1997. ______ O que a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. ESPINOSA, B. tica. Belo Horizonte: Autentica Editora, [1677] 2007. GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2000. HARVEY, D. A condio da ps-modernidade, Edies Loyola, So Paulo, 1989. HARDT, M. Gilles Deleuze um aprendizado em filosofia. So Paulo: Editora 34, 1996. JAMESON, F. Ps-modernismo. A lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo: Editora tica, 1997. ______ Os dualismos hoje em dia. In: Gilles Deleuze: uma vida filosfica. So Paulo: Editora 34, 2000. FOUCAULT, M. Histria da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. ______ Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2005. LACAN, J. O Seminrio, livro 10: A Angstia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2005. ______ O seminrio, livro 20: Mais, ainda... Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. LYOTARD, J.-F. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1979. KELH, M. R. Sobre tica e psicanlise. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. NEGRI, A.; HARDT, M. Multido. Guerra e democracia na era do Imprio. Rio de Janeiro: Record, 2004.

76

Dois desejos, dois capitalismos

NIETSZCHE, F. Obras incompletas. In: Os pensadores. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2000. PEIXOTO JUNIOR, C. Singularidade e subjetivao: ensaios sobre clnica e cultura. Rio de Janeiro: 7 letras/Editora PUC-Rio, 2008. PELBART, P. P. Vida Capital: ensaios de biopoltica. So Paulo: Editora Iluminuras, 2003. SAFATLE, V. Cinismo e falncia da crtica. So Paulo: Boitempo, 2008. VIDAL, E. Heterogeneidade Lacan-Deleuze. In: Deleuze: uma vida filosfica. So Paulo: Editora 34, 2000. WEBER, M. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Cia. das Letras. ZIZEK, S. O super-ego ps-moderno, 1999. Disponvel em: <http://www.scribd.com/ doc/19133295/Zizek-O-superego-posmoderno> Acesso em: 1 de setembro de 2010.

Carlos Augusto Peixoto Jr. psicanalista e doutor em Sade Coletiva pelo IMS-UERJ. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica da PUC-Rio e autor de Metamorfoses entre o sexual e o social (Civilizao Brasileira) e de Singularidade e subjetivao (PUC-Rio-7Letras). Pedro Sobrino Laureano psicanalista. Mestre em psicolgica clnica pela PUC-RJ e doutorando em psicologia clnica pela PUC-RJ. Membro da SPID-Sociedade de psicanlise Iraci Doyle.

Anda mungkin juga menyukai