Anda di halaman 1dari 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Um pouco de histria

No ano de 1582, o Calendrio foi mudado ou introduzido (ou criado um novo) o qual levou o nome do papa que o autorizou ficando conhecido como Calendrio Gregoriano. Nessa poca, em plena Idade Mdia, havia tambm o temor do fim do mundo, previsto para o ano de 1584.

E foi nesse caldeiro, poca que a Igreja Catlica estava se deteriorando, em clima de perseguies, que apareceu um livro em forma de romance. Esse livro pos a descoberto, para alguns, conhecimentos hermticos atribudos a um lendrio Christian Rosencreutz, ou Cristiano Rosa-Cruz. Christian foi um personagem misterioso. Para algumas sociedades iniciticas, como a AMORC, apenas uma referencia ao nascimento de uma nova Ordem ou revelao de conhecimentos. Para outros, ele existiu, de fato.

Em 17 de agosto de 1581, nascia em Wuertenberg, Alemanha, JOHAN VALENTIN ANDREA, neto de um enrgico telogo de nome Jac Andra. Johan Andra estudou em Tbingen, Alemanha e viajou pelos lugares mais importantes da poca: Estrasburgo, Gnova, Paris, Zurique, Basilia e outros locais. Mais tarde viajou tambm para Viena, Veneza e Roma. Foi tambm pregador da Corte e sua importncia adveio de suas pregaes onde defendia uma renovao e uma nova ordem espiritual na vida.

Serge Hutin, em Histria da Alquimia, apresenta a hiptese de que Andra e outros alquimistas, teriam sido escolhidos, poca 1604 para exteriorizar os ensinamentos Rosa-Cruzes. Essa foi a data da descoberta simblica do tmulo de Christian Rosencreutz tido como o lendrio fundador da Fraternidade.

Muitos historiadores consideram o luterano Jean Valentin Andra como sendo o criador da Fraternidade Rosa-Cruz.

Andra escreveu um romance classificado por alguns como um romance satrico - com o nome de O Casamento Alqumico de Cristiano Rosa-Cruz um personagem que se punha a campo contra os malefcios dos alquimistas e as suas atividades secretas. O livro foi publicado em Strasburgo no sculo XVII.

1 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

O casamento Alqumico um dos trs grandes documentos da Fraternidade Rosa-Cruz. Para os Rosa-Cruzes independente da corrente - ele representa uma viagem inicitica em busca da Iluminao. uma viagem de sete dias e que se desenvolve num castelo misterioso onde deveriam ser celebradas as bodas de um rei e uma rainha.

Nessa caminhada o iniciado conduzido a uma unio entre sua Alma e Deus (Esposa e Marido).

Os estudiosos citam, como obras bsicas da Fraternidade Rosa-Cruz: - Fama Fraternitatis, - O casamento Alqumico de Christian Rosencreutz, - Confessio Fraternitatis, Echos de la Fraternit du Trs Louvable Ordre de la R-C (12 pginas) editado em Strasburg.

Fama Fraternitatis um documento dirigido s autoridades polticas, religiosas, intelectuais e cientistas. Esse documento revelava ao mundo a existncia da Fraternidade e fazia um balano da situao, do caos em que se encontrava o mundo Ocidental. Ao mesmo tempo revelav alegoricamente a figura de Christian Rosencreutz (1378-1484).

O documento Confessio Fraternitatis complementava o anterior e apresentava a Ordem como um caminho de regenerao, de Reforma Universal (O fato que entre 1614 e 1520 catalogaram mais de 400 ttulos sobre o assunto).

O romance O Casamento Alqumico... ao contar a histria da viagem do lendrio Christian Rosencreutz, relata as provas a que foi submetido, dos trabalhos que teve que realizar na sua caminhada com o fim de conquistar o Toso de Ouro, a Pedra Filosofal, da busca da perfeio e sua integrao com o Cosmos.

Um estudo aprofundado do livro segundo Serge Hutin- revela a espiritualidade e o ritualismo rosacruciano. Revela tambm que o adepto deve abandonar o egocentrismo e deixar de agir com interesse pessoal sob pena de fracassar no seu empreendimento.

2 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

O lendrio Cristiano Rosa-Cruz teria nascido em 1378 e falecido em 1484 e seu tmulo descoberto em 1604. Era um monge que teria adotado o cristianismo anti-papal.

O Heri do romance havia viajando pelo Oriente, no sculo XIV e ali aprendido a Sublime Cincia. Em 1384, teria tomando conhecimento, de artes secretas na Arbia e, entre elas, a de prolongamento da vida. Havia retornado a Alemanha e, na provecta idade de 105 anos, enfastiado da vida, voluntariamente se extinguiu.

Uma caracterstica marcante do rosacrucianismo uma aliana na BUSCA DE ILUMINAO interior e a adoo de um ritualismo complexo. Trata-se, desde essa poca, de uma sociedade acessvel aos dois sexos.

Assim, pode-se definir a Fraternidade como sendo uma Sociedade Secreta, ocultista, cabalstica, teosfica e que se considera herdeira da sabedoria esotrica ligada ao mundo antigo.

A Fraternidade tem como smbolo uma Cruz e uma Rosa no entroncamento das duas hastes. uma sociedade herdeira de conhecimentos secretos Orientais.

Em 1614 a palavra Rosa-Cruz alcanou fora, ganhou espao e apareceu um escrito annimo de nome Transfigurao Geral do Mundo que podia incluir nela Fama Fraternitatis R-C ou seja, Rosae Crucis ou Rosa-Cruz sem necessidade de escrever por extenso porque j era bastante conhecida.

A obra, Confessio colocava em destaque os fins a que se propunha a Ordem. Segundo esse documento, a Ordem seria uma ordem de alquimia de alto quilate na qual, em lugar de pesquisas sem perspectiva da Pedra Filosofal, entraria um fim superior: Um abrir de olhos pelo qual o individuo ficasse aparelhado a ver o mundo e seus segredos com mais profundidade. A claridade interior e a absoro em si levariam ento ao verdadeiro reconhecimento.

Andra ficou surpreso com a repercusso que teve seu romance. Em conseqncia, viajou a muitos lugares e ocorreram muitas entrevistas com nobres para fundar Lojas Rosa-Cruzes que,

3 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

no inicio, s aceitavam protestantes. Foram fundadas vrias Lojas nos principais pases europeus. O movimento cresceu tanto que, em contrapartida, o papa fundou a Ordem da Cruz Azul para fazer frente a outra predominantemente de protestantes.

Na ustria as sociedades secretas foram fechadas por ordem do imperador com exceo, apenas, das Lojas Manicas e, foi por essa razo, que muitos membros da Fraternidade se refugiaram nas Lojas Manicas e que deste ento, tornaram-se inseparveis.

Entre alguns nomes vinculados Fraternidade Rosa-Cruz, citamos Robert Flud que tambm mencionado como sendo o primeiro RosaCruz na Inglaterra (1574 / 1637). Robert Flud foi mdico e amigo de Maier alm de ser um dos alquimistas e astrlogo de seu tempo.

Michel Maier (1568 1622), foi mdico do imperador Rodofo II em Praga. Maier, em um de seus textos afirma: E que ningum creia que todas as coisas ocultas possam ser reveladas, e que um progresso possa ser feito pelas cincias e artes a tal ponto que se no possa descobrir mais nada porque a abundncia da natureza tal, que os crculos da natureza acham-se conexos entre eles e se ligam com o os anis de uma cadeia a qual no terminar nunca, enquanto o mundo existir.

Citam-se, ainda, outros membros da Fraternidade: Michel Poiter, francs, Francis Bacon (h quem afirme ser ele o autor de O Casamento Alqumico), Willian Shakespeare ( uma hiptese a partir de suas obras), Henry e Thomas Vaughan; Paracelso, Jacob Boheme, Elias Ashmole e outros tantos nomes famosos.

Cavaleiros Medievais

A primeira referncia feita aos cavaleiros ocorreu no sculo XI, com relao a RAUL DE BEAUMONT (1087-1110). A Sagrao do Cavaleiro seguia uma cerimnia prpria que

4 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

implicava em entrar em estado de viglia, oraes e, em geral, a sagrao era feita com o patrocnio da igreja crist. Depois de Sagrado, o cavaleiro podia: Participar de torneios. Usar cores simblicas. Buscar a permanncia de seus feitos na memria do povo. Lutar pelos seus monarcas (protetores). Lutar pelos mais fracos e indefesos. Lutar pela mulher dos seus sonhos e assim por diante.

Havia vrias ordens de cavalaria que comearam a surgir no sculo XI e a primeira ordem de cavaleiros que se teve notcias foi a Ordem Hospital de So Joo de Jerusalm (Hoje a Cruz de Malta), criada em 1099. A segunda a dos Cavaleiros Templrios, surgida em 1118. A terceira, a dos Cavaleiros Teutnios, criada em 1190.

Ainda sobre a Fraternidade Rosa-Cruz, citam-se os traos mais tradicionais, entre eles:

a) Sujeitar-se autoridade de um chefe R-C.

b) Viver na clandestinidade.

c) No serem destacados pelo uniforme.

d) Adaptar-se aos costumes do pas.

e) Serem enterrados em sepulturas secretas.

f) Indicar o seu sucessor.

5 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Os membros da Fraternidade Rosa-Cruz reuniam-se em um local denominado Morada do Esprito Santo. E, tinham como principais objetivos: No aspirar a subverso da ordem. Professar a religio Luterana. Respeitar as leis do pas. Considerar como inimigos os fazedores de ouro e os herticos.

Entendemos que o Grau Rosa-Cruz nos Altos Graus da Maonaria tenha surgido de uma matriz formada pelos traos gerais das Ordens de Cavalaria e da Fraternidade Rosa-Cruz. O primeiro, no nvel terreno. O segundo, estimulando a busca da integrao dom o Eu superior ou o Cosmos.

Fraternidade Rosa-Cruz e a Maonaria- FontesComuns

H uma lenda, citada no Manual Rosa-Cruz da AMORC, que diz que o simbolismo da Cruz teria tido origem nos primrdios da civilizao, oriundos talvez da Atlntida, quando o homem em p, de braos abertos, olhando para o SOL. Depois, volta-se para o ocidente, para saudar onde ser o fim do dia e v a sua sobra, em forma de uma cruz, a sua sombra de braos abertos.

Alguns autores afirma que a Cruz teve origem na Cruz Ansata, da tradio do Antigo Egito e que a rosa, representa os ciclos da vida: fragrncia, ciclo de florescimento vida, amadurecimento, at uma completa exuberncia para depois desfolhar-se e transformar-se em terra e nela encontrar a oportunidade de renascer. (Manual Rosa-Cruz AMORC). Sob ponto de vista hermtico, a Rosa representa Segredo e Evoluo. A Cruz representa o fardo, o carma de nossas vidas. (Manual Rosa-Cruz).

Segundo, Serge Hutin, Robert Flud lembra o nome da liga por meio de uma aluso ao Sangue de Cristo na Cruz, no Glgota. A cor da rosa lembra o sangue de Cristo e os espinhos, a coroa. H outras hipteses.

6 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Para Sege Hutin, os smbolos da cruz e a rosa so anteriores ao cristianismo. Assim, o smbolo cristo da cruz e a rosa na interseco so bem mais antigos que o cristianismo. O sentido principal desse smbolo refere-se a obteno da perfeio humana com a passagem do adepto acima das limitaes naturais de tempo e espao.

Como se sabe, nessa poca, a Maonaria deixava de ser operativa para ser especulativa. Haviam Lojas isoladas pelos principais pases e cidades europias. Somente mais tarde, em 1717, mais precisamente em 24 de junho, no dia do solstcio de vero na Europa, foram reunidas quatro Lojas em Londres, que funcionavam em tabernas para formar a primeira obedincia passando, assim, a ter procedimentos comuns dentro do mesmo territrio de poder. A seguir, foram colecionados os Landmarks (marcos de divisa de terra) e, como de conhecimento geral do mundo manico, foi escrita uma constituio conhecida como a Constituio de Anderson, ou do pastor Anderson, que foi o coordenador do que se chamaria hoje do Grupo de Trabalho.

Mais tarde foram sendo elaborados os ritos e, no Rito Escocs Antigo e Aceito, o grau 18, nos Altos Graus, ou Graus Filosficos para diferenciar dos trs graus iniciais que so os graus simblicos, foi associado ao Grau Rosa-Cruz pelas suas caractersticas. O grau de CAVALEIRO Rosa-Cruz, tem os seguintes pontos bsicos que devem ser observados: - O Cavaleiro Rosa-Cruz tem por dever o exerccio da CARIDADE. - Levar conforto e amizade ao seu companheiro. - Evitar a maledicncia, a inveja, calnia e a lisonja. - Ser patriota. - Participar da cerimnia, com seus pares, na Quinta feira Santa. - Ao entrar numa sesso j comeada, depois das saudaes de praxe, sentar no ltimo banco a espera de ser chamado. - O Ir.. que ocupar o cargo de outro que veio a falecer, dever usar a jia envolta em crepre, durante um ano como sinal de luto. - Os postos de guarda devero ser preenchidos com os Cavaleiros mais novos. - Todos os anos celebraro, por uma refeio, a Fraternidade dos IIr. do Quadro.

E os propsitos do Cavaleiro Rosa-Cruz, na Maonaria, foram definidos pelos ritualistas como sendo:

7 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

- Observncia no cumprimento de seus deveres. - Ser conservadores de seus pensamentos e de suas tradies seculares. - Ter muita confiana entre si. - Ter como dever ESTUDAR a histria e os ensinamentos da Maonaria, e, em particular, do grau e no cumprimento de sua misso. - Honrar esposa e filhas de maons. - Manter o compromisso de s ouvir a Conscincia e de s aceitar a verdade.

A Maonaria enlaou a lembrana de Jesus antiga associao dos IIr.. Rosa-Cruzes. Esses IIr.. foram intrpidos naturalistas que sob as aparncias mais ou menos sinceras da Alquimia, promoveram pesquisas cientficas por meio da observao. Sob pretexto da medicina, percorreram durante dois sculos todo o Ocidente da Europa, recolhendo elementos que outros deveriam fazer frutificar, par refundir o mtodo cientfico. Inmeros livros foram escritos pr e contra eles. uma histria que deveremos estudar pois a sua histria se funde com a histria da Maonaria. E ns os reconhecemos como nossos antepassados.

Assim como os Rosa-Cruzes foram ardorosos livres pensadores do sculo XV e XVI e os audaciosos defensores das cincias naturais puras, assim JESUS foi o livre pensador da moral. Ningum, como ele, pregou resolutamente a moral Ideal, fundada sobre os sentimentos, a nica possvel naquele tempo. Ningum feriu com mais vigor e sucesso a hipocrisia e a tirania sacerdotal da poca.

A doutrina de Jesus Cristo repousa na intuio de Deus, como providncia, e da Alma Humana como sendo imortal. A antiga maonaria sempre proclamou os mesmos princpios mas com um corretivo: LIBERDADE DE ESPIRITO E OBRIGAO DO TRABALHO, isto , com indagao da VERDADE.

Identificando-se com a obra dos Rosa-Cruzes, a Maonaria proclamou o estudo da Natureza, como base de todo o progresso, porm, com este aditivo: A NATUREZA NO EST SOMENTE NA MATRIA MAS, TAMBM, NAS LEIS MORAIS, cuja sede a Conscincia e cuja realidade est demonstrada pela formao da sociedade humana.

De uma forma geral, entendemos que a Fraternidade Rosa-Cruz tem uma forte ligao com os conhecimentos do Oriente e tambm com os Templrios que buscaram no Oriente parte de seus ensinamentos. No podemos confundir Maonaria com Rosacrucianismo e nem com a tradio dos Templrios mas, indiretamente, incorporamos parte de seus ensinamentos o que

8 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

nos torna parciais herdeiros dessas duas grandes correntes mstico-filosficas fortemente ligados aos ensinamentos orientais.

Referncias Bibliogrficas
1. Histria e Mistrios das Sociedades Secretas, de Hermann Schreiber e Georg Schreiber. IBRSA, SP.

2. Nicola Aslan em Grande Dicionrio de Maonaria e Simbologia, Editora A Trolha.

3. Manual Rosa-Cruz, AMORC

4. Histria da Alquimia, Serge Hutin, Edies MM,

5. Ritual do Grau 18 do REAA, Supremo Conselho de SC para o REAA.

6. A Bblia dos Rosa_Cruzes, de Bernard Gorceix, Editora O Pensamento.

Origem da Ceia Mstica

Fonte: O Cavaleiro Rosa-Cruz. Jos Castellani.

9 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Aps sucessivas ocupaes da Palestina e, em particular de Jerusalm, ao tempo de Jesus Cristo, havia em Israel trs correntes do judaicas: Os Saduceus, os Fariseus e os Essnios.

OS SADUCEUS, representavam os sacerdotes seguidores rgidos da Tora, que consideravam que a supremacia do povo de Israel decorria da F de seu povo.

OS FARISEUS, mais liberais, iam alm da Tora e a tradio judaica. Permitiam a interpretao da LEI. Era quase uma seita religiosa dentro do judasmo. Acreditavam na justia de DEUS, na liberdade do homem, no julgamento aps a morte, no paraso e no purgatrio e... na ressurreio. Mais tarde, foi utilizado por PAULO da religio crist.

ESSENIOS, uma comunidade citada por vrios autores, entre eles Flavio Josephus, mas que ficaram mais famosos aps as descobertas do Mar Morto, em 1947 e a decifrao de mais de 800 pergaminhos sobre os ESSENIOS, na comunidade de Kumram, prximo a Jeric, s margens do Mar Morto. Os ESSENIOS viviam numa comunidade religiosa segundo seus ideais. Os Essnios praticavam o SILENCIO, o Amor Universal e viviam sob a lei mosaica: PRECES, OBEDINCIA, PUREZA DE CARATER e SUBMISSO A VONTADE DO CRIADOR. Adotavam, tambm, rituais tradicionais, tais como: Purificao pela GUA, comunicao com os Irmos no VINHO CONSAGRADO e no PO, dividido no curso das refeies numa cerimnia denominada de KIDUSH.

O KIDUSH (Kodesh que significa santo, sagrado, santificao) designava vrios ritos e, em especial, a do PAO e do VINHO.

O KIDUSH precedia os dias de festa religiosa e os SHABATs (Sbados) quando reunidos em torno de uma mesa os membros da confraria. (Shabur).

Nessa cerimnia, a principal figura dos convivas lana a sua beno sobre o PO e o VINHO, distribuindo aos demais.

O KADISH era realizado antes da PASCOA (Passach) passagem, que lembra a sada dos

10 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

hebreus do Egito.

O KADISH era antecipado para a QUINTA FEIRA SANTA j que a SEXTA era dedicada a preparao da Pscoa.

Assim, a Santa Ceia, realizada por Jesus com os seus companheiros, segundo os ritos judaicos, seguia a tradio ESSENICA.

Segundo Castellani, essa a origem da Ceia dos Cavaleiros Rosa-Cruzes.

FAQs sobre a Ceia Mstica

1. De onde vem a palavra CEIA?

R A palavra ceia vem de COENA que era a refeio principal que se fazia em torno das 4 horas da tarde.

2. Em linhas gerais, o que e Ceia representa ou comemora?

R A ceia mstica para os Cavaleiros Rosa-Cruzes comemora a ltima ceia, a CEIA de Jesus Cristo com os seus apstolos e relembra tambm a Pscoa Judaica.

11 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

3. Toda Cavaleiro Rosa-Cruz deve comparecer a ceia mstica?

R Sim, a presena obrigatria para todos Cavaleiro Rosa-Cruz. Se ele no puder faz-lo tem que o fazer, pelo menos, em esprito.

4. E quem no puder comparecer ceia num Captulo Rosa-Cruz?

R Neste caso, o Cavaleiro Rosa-Cruz deve reunir-se com outros Cavaleiros Rosa-Cruzes e realizar uma cerimnia. Se estiver s, mesmo assim, deve reunir-se em esprito ao seus Irmos.

5. O que servido na Ceia Mstica?

R Tradicionalmente, na Ceia Mstica, servido po, vinho e cordeiro assado.

6. Qual o dia da FESTA DA ORDEM onde servida a Ceia Mstica?

R A Festa da Ordem, onde servida a Ceia Mstica, deve ser realizada na Quinta feira Santa de cada ano.

7. Qual o carter do grau, sob ponto de vista filosfico, de acordo com a tradio?

R O carter do grau Cavaleiro Rosa-Cruz um grau cristo e mstico. Trata-se de uma tradio secreta que preserva a pureza do cristianismo primitivo.

8. O que representa o simbolismo da ltima ceia?

12 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

R A ltima refeio de JC com os 12 Apstolos, seus discpulos, representa as etapas da PAIXO, e RESSUREIO.

9. O grau Rosa-Cruz cristo?

R - Sim, um grau cristo. Vrios autores afirmam que no sculo XVIII era ainda mais cristo.

10. A Ceia Mstica sempre foi praticada na Quinta Feira Santa?

R - No, nem sempre. Segundo R. de Forestier, (citado por Nicola Aslan), os antigos praticavam a ceia mstica quatro vezes por ano, nas festas dos solstcios. Entre elas: Dia de So Joo Batista, dia de So Joo Evangelista ....

11. Onde teve origem a cerimnia da Ceia Mstica?

R - Parece ter sido inspirado na comunho eucarstica nas comunidades crists do sculo II de nossa Era. (Ver pg. 117).

12. A sua prtica limita-se ao tempo do cristianismo primitivo?

R - No. Estudiosos afastam suas origens para outros povos e culturas da antiguidade.

13. O que servido na Ceia Mstica na Quinta Feira Santa.

R - Como j disse, servido po e vinho, recordando a fraternidade inicial dos iniciados na Quinta Feira Santa, comemorando a Ceia de Cristo com os seus apstolos e tambm a

13 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

PASCOA JUDAICA onde era servido um Cordeiro Assado.

14. A comunho alimentar e os festins sagrados so recentes?

R - No, a cerimnia da comunho alimentar e os festins remonta a mais remota antiguidade.

15. Onde, por exemplo?

R - No antigo Egito. Consta que a esttua de AMON era levada aos confins do Egito e da Etipia e, nessa ocasio, os sacerdotes ofereciam sacrifcios celebrando o triunfo da Luz sobre as Trevas. A cerimnia terminava num festim sagrado, chamado, pelos gregos, de HELIOTROPOS.

16. A quem essa homenagem era prestada?

R - Essa homenagem era prestada indiretamente ao SOL, considerado como smbolo da VIDA a qual, ns, mortais, somos devedores.

17. E os fencios? Tambm tinham a mesma tradio?

R - Sim, para os fencios, AMON (Sol em fencio), era representado com os chifres de CORDEIRO (Amon R, R como chamam os egpcios), considerado como uma das encarnaes do DEUS SUPREMO.

18. O que representa o SOL?

14 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

R - O SOL, como fonte de vida, est ligado a todas as religies da antiguidade.

19. Porque se mantinha o ritual da comensalidade?

R - A busca do alimento, para os povos primitivos, era difcil de ser conseguido e consistia a principal preocupao do homem antigo. Contudo, quando oferecido aos seres SOBRENATURAIS, que julgavam viviam ao seu redor, consistia motivo de satisfao para quem os oferecia.

20. O que era oferecido?

R - Bebidas, alimentos, insenso e vinho.

21. Por que o CORDEIRO?

R - O CORDEIRO (ries) era o smbolo da DIVINDADE SUPREMA do Sol e da Humanidade. Sendo o cordeiro como o primeiro signo zodiacal, o SOL marcava o equincio da primavera (para o Hemisfrio Norte) quando estava no signo de Cordeiro (do carneiro, de ries) que era a poca que comeava o novo ano.

22. Como que os antigos perpetuavam na memria do povo?

R - Envolvendo o evento em ALEGORIAS, personificando-as. (O nascimento do SOL era festejado sob o nome de AGNI, MITRA, OSRIS, ADONIAS .... e sua morte dramatizada.

23. Como que entra a tradio astrolgica?

15 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

R - O animal que simbolizava o heri o signo do Zodaco que o Sol atinge no equincio da Primavera. A festa da primavera dos egpcios foi transformada por Moiss e se tornou a maior das festas judaicas, a PASCOA. Ex- Osris ->> Cordeiro Jesus Cordeiro de Deus

24. Como que os judeus comemoram a PASCOA?

R - Cada famlia imola um cordeiro comendo-o a noite com po de AZIMO comemorando a PASSAHH ou passagem. Para os judeus, a passagem de Israel do cativeiro egpcio para a liberdade.

25. Princpios do Cavaleiro R+C - O Cavaleiro Rosa-Cruz tem por dever o exerccio da CARIDADE. - Levar conforto e amizade ao seu companheiro. - Evitar a maledicncia, a inveja, calnia e a lisonja. - Ser patriota. - Participar da cerimnia, com seus pares, na Quinta feira Santa. - Ao entrar numa sesso j comeada, depois das saudaes de praxe, sentar no ltimo banco a espera de ser chamado. - O Ir.. que ocupar o cargo de outro que veio a falecer, dever usar a jia envolta em crepre, durante um ano como sinal de luto. - Os postos de guarda devero ser preenchidos com os Cavaleiros mais novos. - Todos os anos celebraro, por uma refeio, a Fraternidade dos IIr. do Quadro.

Fonte:

1. O Livro do Cavaleiro Rosa-cruz, Nicola Aslan, A Trolha

16 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Cronologia de Fatos ligados ao Grau Rosa Cruz

1087- Registro Histrico do primeiro Cavaleiro sagrado pela Igreja.

1090- Nascimento da Ordem dos Cavaleiros Teutnios.

1099 Nasce a Ordem de So Joo de Jerusalm.

1118- Nascimento da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo Templrios.

(266 anos mais tarde...)

1534 Suposto nascimento do lendrio Christian Rosencreutz (Cristiano Rosacruz);

1581 Nasce Johan Valentim Andra, na cidade de Wuertenberg, Alemanha, neto de um telogo enrgico de nome Jac Andra; Valentim Andra viajou por muitos lugares. Era um iniciado.SUPOSTO autor do romance Casamento Alqumico. Muitos autores o consideram como o pai do Movimento Rosa+Cruz. O romance conta a histria do suposto iniciado Cristiano Rosacruz. Uma caracterstica geral da Fraternidade a BUSCA DA ILUMINAO.Outras obras que vieram aps:

CONFESSIO (Que coloca os fins da Ordem).

Mudana do Calendrio (Calendrio Gregoriano).

Previso do Fim do Mundo era o clima que o mundo estava vivendo poca.

17 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

1604 A Fraternidade Rosa-cruz vem ao Mundo.

1614 O mundo toma conhecimento dos primeiros sinais da Fraternidade Rosa-cruz.

Sobre SimbolismoRosa-Cruz

Na leitura dos vrios tratados sobre o grau Rosa-Cruz nos graus filosficos do REAA, o estudante encontra uma faixa enorme de consideraes que parece levar o grau Rosa-Cruz do REAA a uma espcie de consolidao de todos os graus envolvendo hermetismo, cristianismo e, enfim a sntese do conhecimento humano (rosa do conhecimento humano), envolvendo uma simbologia muito profunda para expor os ideais da doutrina manica.

um grau abrangente que envolve histria, conceitos alqumicos e iniciticos ligando s religies e antiguidade.

O smbolo do FOGO aparece de forma marcante no ritual do grau. s analisar um pouco o mistrio do tetragrama INRI. A interpretao mais conhecida, como sabemos pela cultura crist, Jesus de Nazaret Rei dos Judeus. Todavia o termo j era conhecido dos gnsticos e sabe-se que parte da tradio da Fraternidade Rosa-Cruz tem origem no movimento gnstico onde teve origem o tetragrama Igne Natura Renovatur Integra.

Sabe-se que na natureza tudo se destri e turo regenera e esse tetragrama lembra bem esse principio universal.

Qual a ligao entre INRI e I He V He to conhecido entre os maons?

18 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Vejamos inicialmente a relao entre os quatro elementos.

Iammin (gua)

Nour (Fogo)

Rowath (Ar)

Iabesch (Terra)

INRY ->> Yod Nur Rosh ,

Yod), cujos correspondents sao: Vigo (Virgem), Scorpio (Escorpio), Sol e Virgo.

Virgem est associada a ISIS, a me regenerante, a me de todas as coisas.

Scorpio, associado a Apophis, o destriidor, a morte.

O SOL, associado a OSIRIS, morto e erguido,

CONTINUANDO.....

O smbolo da R+C sob ponto de vista alqumico:

19 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Rosa, smbolo do fogo

Cruz, smbolo do cadinho.

Para Fulcanelli,

A pedra a rosa vermelha e a flor do cadinho.

A Rosa-Cruz o sangue de Cristo pelo qual os nosso pecados foram lavados.

A CRUZ representa a dor humana porque atravs da DOR que podemos sublimar a suprema beleza.

A ROSA o smbolo do AMOR no sentido crstico da palavra.

A JIA DO GRAU 18

A jia do grau 18

PELICANO, representa a FILANTROPIA. Aparece picando o peito para alimentar os seus SETE filhos.

A CRUZ, representa a Justia e Imortalidade

20 / 21

Sobre o Grau Rosa-cruz

Rosa representa o Segredo.

Compasso, representa a VERDADE, a razo, a virtude, a intelectualidade, a moderao e a justia.

(Base de uma diretriz de vida).

Fonte: Euclides Lacerda de Almeida. Paulo G. Dias.

Hamilton Savi

21 / 21

Anda mungkin juga menyukai