Anda di halaman 1dari 7

TEMA: Protegendo o casamento dos ataques malignos.

TEXTOS BBLICOS: 1 Pe. 3:7.Igualmente vs, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra mulher, como vaso mais frgil, e como sendo elas herdeiras convosco da graa da vida, para que no sejam impedidas as vossas oraes. Prov. 14:1. Toda mulher sbia edifica a sua casa; a insensata, porm, derruba-a com as suas mos. INTRODUO: Este estudo de suma importncia para os dias atuais, tendo em vista os inmeros ataques e ingerncias do maligno contra o casamento. Houve uma poca em que o inimigo da famlia atacava de forma descarada e explcita, mas ultimamente ele tem-se camuflado de forma muito sutil em diversas situaes, objetos, negcios, pessoas, ambientes, discusses, programas de TV, piadas, msicas etc. Dessa forma, ele fica sorrateiramente infiltrando-se no meio do convvio familiar e destruindo aos poucos o casamento de muitos, sem que eles o percebam. Temos percebido que muitas pessoas e lares so vtimas de obras de bruxarias ou que esto sofrendo contra ataques terrveis do inimigo e no sabem. No so poucos os lares pelos quais temos orado, onde a presena do mal uma constncia. Casais que atravessam uma grande crise conjugal por conta desses fatores.

I. OS INIMIGOS DA RELAO CONJUGAL: 1. Interferncia negativa de familiares. Sabemos que no so poucos os casos de casais
que se divorciaram por causa de interferncia negativa de seus familiares.

2. Excesso de trabalho que desencadeia a ausncia demasiada do lar. Lembre-se: No h sucesso na vida que compense o fracasso de um lar.

3. Quando ambies pessoais ocupam a primazia da relao conjugal. Isso significa que as
ambies pessoais devem passar pelo crivo do acordo conjugal para no ser motivo de discrdia entre os cnjuges. Porque h um provrbio que diz: No adianta fazer coisas certas em cima de

princpios errados
Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz sobre isso: Eclesiastes. 9: 8. Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o leo sobre a tua cabea. 9. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida v, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida v; porque este o teu quinho nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol. 10. Tudo quanto te vier mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras; porque para a sepultura, para onde tu vais, no h obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. 1 Timteo. 9. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentao e em lao, e em muitas concupiscncias loucas e nocivas, as quais submergem os homens na runa e na perdio.10.Porque o amor ao dinheiro raiz de todos os males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11.Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a constncia, a mansido.

4. Outro fator a interferncia da ex ou do ex-namorado ou ex-cnjuge. Isso parece algo absurdo,


mas tem acontecido com muitos casais. Cuidado para que isso no se torne um pesadelo em seu casamento.

5. Inverso de valores: Quando os bens materiais, amigos etc., ocupam o lugar do seu cnjuge. Isso certamente
desgasta e destri o matrimnio. Um casamento est a caminho do fracasso quando os valores materiais tomam o lugar dos valores conjugais e espirituais 6. Ausncia de viso espiritual. H pessoas que agem como se estivessem cegas pelo inimigo. 7. Jugo desigual. Isso tambm acontece quando um dos cnjuges espiritual e o outro carnal. Quando um ama as coisas de Deus e o outro as coisas pecaminosas do mundo.

8. OS EMPECILHOS DA INTIMIDADE CONJUGAL.


8.1. Contendas constantes; O fato de os cnjuges viverem frequentemente em contendas tem acabado com as colunas do respeito e do amor na relao conjugal. H um provrbio popular que diz: quando os cnjuges vivem agredindo-se, acabam caindo na tentao de uma relao extraconjugal.
8.2.

Desconfiana excessiva; H pessoas que devido aos traumas do passado so muito desconfiadas
em tudo que fazem e no do voto de confiana a ningum.

8.3. Picuinhas insignificantes; H pessoas que por qualquer motivo emburram, magoam-se e arrumam brigas desnecessrias; porque impossvel uma relao sem que haja algum erro ou conflito; 8.4. Mgoas no saradas; Sabemos que um corao ferido um campo minado e imprevisvel. Portanto se no houver cura interior o cnjuge poder se tornar espinhoso e sem dvidas essa relao ter entraves serissimos...

8.5. Falta de higiene fsica. Aqui est uma questo que tem contribudo para incendiar ou apagar a intimidade sexual do casal. H cnjuges que no entendem a importncia da higiene fsica e bucal na hora das relaes ntimas, causando assim um desestimulo no seu companheiro... Obs.: No vergonhoso ou pecado buscar informaes sobre tal assunto, mas cuidado com os exageros ou com orientaes de pessoas pervertidas. Sl. 1:1. 8.6. Fazer sexo em vez de fazer amor. Os maridos devem tomar cuidado com relaes sexuais pervertidas ou promscuas e no tratar suas esposas como se fossem prostitutas. Ou seja, s as procuram quando querem satisfizer-se e aps as trata como se fossem um objeto descartvel. Conhecemos alguns casos de cnjuges que barganham a relao sexual com seu cnjuge em troca de algo almejado ou presentes e o pior o outro que aceita. J outros vivem uma relao galo e galinha. Onde um se satisfaz sem se importar em dar prazer ao outro...

8.7. Sensualidade na forma de se trajar (vestir) para outras pessoas... 8.8. Preocupaes ou ansiedades...
8.9. Levar problemas externos para a cama, como: problemas financeiros, da empresa, da famlia, de conhecidos etc.; quem faz isso necessitado de maturidade e sabedoria, porque na cama no lugar para se resolver problema algum. 8.10. Baixa autoestima. Quando um dos cnjuges est atravessando alguma faze ruim na vida de desemprego, enfermidade grave, perda de um ente querido, frustrao profissional, dvidas, depresso ou at mesmo conflitos conjugais no resolvidos, a tendncia que a sua autoestima caia consideravelmente a ponto de atingir sua aptido sexual e a pessoa ficar sem nimo para nada. O que perfeitamente natural. Principalmente a mulher que para ter xito na intimidade sexual precisa est bem psicologicamente...

8.11. Traumas da relao passada... 9. OS EMPECILHOS DA COMUNICAO CONJUGAL: 1. Uso exagerado da TV, vdeo games, internet...
2. Falta de transparncia nas atitudes e sentimentos; Por exemplo: Fazer amor estando chateado e ainda fingir o prazer; Ou se negar ao outro inventando desculpas de enfermidades.

3. Falta de acordo nas decises e objetivos de vida... Veja a pergunta que Deus Faz ao profeta Ams: Ams. 3:3. Acaso andaro dois juntos, se no estiverem de acordo? 4. Acreditar mais nas pessoas de fora que na palavra de seu cnjuge; principalmente quando surge algum boato... 5. alta de vigilncia. H cnjuge que vigia o cnjuge dos outros e no o seu. Olha tanto para a vida
alheia e no percebe o maligno entrando na sua relao. Vigie o que seu e no o que dos outros!

6. "Alfinetar o cnjuge. Ou seja, fazer insinuaes irnicas em vez de conversar como pessoa
adulta e madura. Salmos 32.9. No sejais como o cavalo, nem como a mula, que no tm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma no se sujeitaro.

7. Pronomes possessivos usados de forma errada. Por exemplo: quando um dos cnjuges vive dizendo: Meu carro, minha conta bancria, minha casa; em vez de dizer: Nosso carro, nossa casa...

8. Ausncia de sabedoria no falar ou agir (a forma com que se fala ou faz algo faz toda a diferena)...
9. Cutucar a ona com vara curta. o caso de um dos cnjuges que conhece os limites de pacincia do outro e mesmo assim provoca situaes que causam confuses e contendas e depois quando a discusso pega fogo fica pelos cantos chorando e tentando passar-se por coitadinho. 10. Provocar contendas a fim de arrumar pretextos para se separar e se entregar aos assdios de uma relao extraconjugal; a famosa estratgia sutil chamada de CAVAR MOTIVOS. E depois sair como vtima, deixando o outro como vilo.
Malaquias 2:16. Pois eu detesto o divrcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violncia o seu vestido; portanto cuidai de vs mesmos, diz o Senhor dos exrcitos; e no sejais infiis.

Salmos. 89:34. No violarei a minha aliana, nem modificarei o que os meus lbios proferiram.
11. Cime doentio; H pessoas que so possessivas na relao afetiva. A ponto de MATAR por amor; Outros so to possessivos que o MESMO PODER QUE TEM PARA AMAR, TEM PARA ODIAR. Cuidado com isso!
1 Co 13: 4. O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no se vangloria, no se ensoberbece, 5 no se porta inconvenientemente, no busca os seus prprios interesses, no se irrita, no suspeita mal; 6 no se regozija com a injustia, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.

12. Hipersensibilidade emocional; Sabemos que no errado ser sensvel, mas a hipersensibilidade uma doena destruidora. Procure curar seu lado emotivo e fortalecer seu corao. Porque isso bblico:
Salmos. 27:14. Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu corao; espera, pois, pelo Senhor.

13. Falta de controle emocional (domnio prprio) para discutir um assunto ou a relao sem chantagear ou ameaar o cnjuge. 14. Falta de educao nas palavras e aes. H pessoas que so muito educadas com os de fora, mas dentro de sua casa so grosseiras e mal-educadas. 15. O Fator stress. H pessoas que esto atravessando uma fase muito estressante na vida e por isso ficam alfinetando (agredindo) todos a sua volta, principalmente os filhos e seu cnjuge. Agora estudaremos os vrus que combatem contra o casamento: 10. VRUS QUE DESGASTAM OU DESTROEM O MATRIMNIO: A. Vcios em geral (futebol, jogos eletrnicos, alcoolismo, drogas), etc. J conhecemos alguns casos de casais onde um dos cnjuges passava horas aps horas brincando com o vdeo games ou em jogos da internet sem se preocupar com os afazeres domsticos ou dar ateno a sua famlia e qual foi o resultado? Dissoluo do lar e divrcio. Isso muito srio!

B. Uso demasiado e inconsequente das redes sociais da internet; (brechas pecaminosas). Geralmente quando um dos cnjuges envereda por esse caminho a tendncia se tornar um vcio pecaminoso e destrutivo para o convvio conjugal. Conhecemos casos de maridos

que se envolveram pecaminosamente com outras pessoas por esse meio. J outros se viciaram em sites porns a ponto de masturbarem-se diante do computador e perder seu casamento... Veja o a Palavra de Deus nos diz:
Mateus. 5:27 Ouvistes que foi dito: No adulterars.28. Eu, porm, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiar, j em seu corao cometeu adultrio com ela. 29. Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lanado no inferno. 30. E, se a tua mo direita te faz tropear, corta-a e lana-a de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que v todo o teu corpo para o inferno. Joo. 3:3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se algum no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus.

C. Mentiras constantes. Quando um dos cnjuges ou ambos mentem um para o outro a tendncia que o casamento desa pelo ralo. H um provrbio popular que diz: A mentira tem pernas curtas. Ou seja, logo ser descoberta e a confuso certa. Devemos aprender que a mentira na relao conjugal um vrus destrutivo, porque quem vai confiar num mentiroso (a). Nosso Senhor diz que os mentirosos so filhos do diabo. Confira: Joo. 8:44. D. Masturbao. H cnjuges que so to viciados em masturbaes que no conseguem satisfazer (dar prazer) a seu cnjuge. Outros preferem a masturbao a se satisfazer com seu cnjuge. Conhecemos casos de casais que se divorciaram por conta desse vcio. Vejamos o que a Palavra de Deus nos diz:
1 Co. 7:4 [2]. A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas sim o marido; e tambm da mesma sorte o marido no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas sim a mulher.

11. ESTRATGIAS QUE O INIMIGO MAIS FREQUENTEMENTE USA PARA DESTRUIR O CASAMENTO: A. Carncia afetiva; Uma pessoa carente e sem o domnio prprio se torna uma presa fcil dos laos do maligno... Poucas pessoas tm o discernimento que o diabo se aproveita dos momentos de fraquezas para abrir portas do pecado!

B. Cegueira espiritual. H pessoas que esto to cegas pelo maligno que no percebem. Pessoas que esto indo de mal a pior ou descendo ao fundo do poo, mas no conseguem enxergar ou no querem admitir... 2 Co. 4:4. C. Falta de discernimento espiritual; Principalmente quando o maligno arma algo para separar o casal ou prejudicar a relao conjugal. Tais como: suscitar sentimentos de ira contra o outro; hospedar algum na sua casa etc...

D. Obras

de feitiarias/simpatias por meio de fotos, fios de cabelo, comida e bebidas enfeitiadas; presentes de pessoas suspeitas, peas de roupa ntima, p de cemitrio, p do encantamento da pomba gira etc. Devemos tomar cuidado com as obras do maligno que muitas vezes se camuflam por meio de pessoas invejosas e/ou vingativas. Por exemplo:...
Paulo disse que no podemos ignorar os ardis (maquinaes) do diabo. 2 Co. 2:11.

E. Ausncia de amor e carinho; Aqui esto duas das principais colunas que sustentam o casamento, isso significa que sem elas a casa tende a cair.

F. Ressuscitar

os erros ou pecados do passado do cnjuge e os jogar em sua

cara...
G. Descontrole financeiro por parte de um dos cnjuges. So pessoas que sofrem de compulso para gastos...

H. Falta de maturidade e sabedoria na criao ou relao com os filhos. Principalmente com os filhos da relao anterior...

J dizia um provrbio: O conflito dos pais atinge a mente dos filhos que se reflete no comportamento.
I. Sonhos em que o diabo sugere que seu cnjuge est lhe traindo...

J. Espritos familiares de maldies hereditrias. Talvez a maioria das pessoas no saiba


disso, mas h pessoas que vivem de forma devassa e profana ou at mesmo que no conseguem viver feliz no amor por conta de espritos de maldies que so herdados dos pais... K. Sociedade pecaminosa ou ms amizades. Conhecemos alguns casos de pessoas que eram uma beno na presena de Deus e que viviam bem com sua famlia, at o dia que entraram

em sociedade e comearam a se atolar num lamaal de pecados, de drogas e prostituies; tendo como resultado a perda de suas famlias e comunho com Deus... .
L.

Desejos pecaminosos da velha natureza; Coisas que o inimigo tenta ressuscitar por meio de
filmes, programas ou msicas profanas...

M. Sonhos erticos com outras pessoas. Isso no passa de uma artimanha usada pelo inimigo para preparar uma pessoa para o que ele planeja. Isto , quando no fruto de um desejo j acampado no corao. Cuidado com isso! Veja o que diz o Livro de Ec. 5:3. Porque, da multido das ocupaes vm os sonhos, e da multido de
palavras, a voz do tolo. N. Jogar

setas e laos simultaneamente... OU SEJA, O DIABO ATACA DOS DOIS

LADOS.
Mateus.12:25. Jesus, porm, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma no subsistir.

O. ESPRITO DE FOFOCA (maledicncia); Refiro-me ao fato do casal que vive bem, at o dia em que o diabo usa a boca de algum para trazer discrdia na relao por meio de um fofoqueiro maldoso.
Pv. 26.20. Faltando lenha, apaga-se o fogo; e no havendo difamador, cessa a contenda.

P. O CICLO VICIOSO DO PECADO DE PROSTITUIO E/OU ADULTRIO. H pessoas que so terrivelmente perseguidas pela pomba gira na rea dos pecados sexuais. (parecem que tm um chama para se envolverem com pessoas ou coisas erradas); Outras acham que vcios so somente de embriaguez alcolica ou cigarros e drogas, mas os pecados sexuais tambm viciam. Como o caso de muitos que esto presos nas garras do diabo por esse meio. H pessoas que no do certo com ningum ou no ficam com algum por causa disso; porm o diabo o cega a tal ponto que no consegue enxergar isso. Algum comparou o pecado da prostituio e/ou adultrio COM O SAPO que foi colocado dentro de uma panela de gua morna e foi esquentando aos pouco at ferver e mat-lo. Devemos entender que Deus abomina o pecado de adultrio e de prostituio. PORQUE ELE SANTO E EXIGE DE SEUS FILHOS SANTIDADE NO MATRIMNIO. Note bem isso! Vejamos alguns versculos da Palavra de Deus que tratam desse assunto:
Provrbio. 6:20. Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e no abandones a instruo de tua me; 22. Quando caminhares, isso te guiar; quando te deitares, te guardar; quando acordares, falar contigo. 23. Porque o mandamento uma lmpada, e a instruo uma luz; e as repreenses da disciplina so o caminho da vida, 24 para te guardarem da mulher m, e das lisonjas da lngua da adltera. 25. No cobices no teu corao a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. 26. Porque o preo da prostituta apenas um bocado de po, mas a adltera anda caa da prpria vida do homem. 32. O que adultera com uma mulher falta de entendimento; destri-se a si mesmo quem assim procede. Malaquias 3.5. E chegar-me-ei a vs para juzo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salrio, a viva, e o rfo, e que pervertem o direito do estrangeiro, e no me temem, diz o Senhor dos exrcitos. Corntios 6.9. No sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas , 10. nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus. 18 Fugi da prostituio. Qualquer outro pecado que o homem comete, fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo. 19 Ou no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que habita em vs, o qual possus da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos?

Hebreus 13.4. Honrado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; pois aos devassos e adlteros, Deus os julgar.
2 Pedro. 2:20. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupes do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o ltimo estado pior que o primeiro. 21.Porque melhor lhes fora no terem conhecido o caminho da justia, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provrbio verdadeiro; Volta o co ao seu vmito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaal. Apocalipse 21.8. Mas, quanto aos covardes, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos

adlteros, e aos feiticeiros, e aos idlatras, e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago ardente de fogo e enxofre, que a segunda morte.

Anda mungkin juga menyukai