Anda di halaman 1dari 3

DOENAS CAUSADAS POR PROTOZOARIOS

Doena: Doena do Sono (Tripanossomase africana humana) Agente transmissor: causada por um protozorio Trypanosoma brucei que possui duas subespcies Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense. Sintomas: Sintomas como febre, leses cutneas, nas vsceras, dor nas articulaes, meningoencefalite, confuso mental, perturbaes neurolgicas, como perda da coordenao e sonolncia, so comuns a depender do estgio em que a pessoa se encontra. Tambm so verificados fadiga, dor de cabea e inchao dos ndulos linfticos. Inicialmente a doena no causa sintomas. Se no tratada, leva o enfermo a bito. Tratamento: O tratamento das pessoas doentes caro e difcil, mas deve ser efetuado aps anlise mdica. Profilaxia: Podem ser medidas profilticas o tratamento do gado, combate mosca tsts e a unio dos diferentes profissionais para uma ao mais efetiva no controle da doena.

Doena: Leishmaniose Tegumentar Agente transmissor: causada por protozorios do gnero Leishmania, como o L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonensis: parasitas de vertebrados mamferos. Sintomas: feridas indolores na pele ou mucosas do indivduo afetado. Na forma cutnea, esta se inicia pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Na forma cutneomucosa, evoluo desta primeira, h a presena de feridas no nariz, boca ou garganta cujo aumento pode comprometer essas estruturas. Na cutneodifusa, surgem ndulos em vrias regies do corpo, principalmente nos membros. Tratamento: feito no s visando a cura clnica, mas tambm o impedimento de que a doena evolua para as outras formas mais graves e, tambm, para evitar recidivas. Como aloptico, pode ser receitado um antimonial pentavalente. Quando o tratamento com este no apresenta resultados satisfatrios, imunoterapia e imunoprofilaxia podem ser requeridos. Profilaxia: Utilizao de roupas adequadas e uso de repelente quando estiver em ambiente de mata, visitar o mdico em casos de feridas, destinar adequadamente o lixo, evitar banho de rio ao entardecer e, alm de evitar animais domsticos com feridas

caractersticas, procurar a prefeitura a fim de que o sangue destes seja recolhido para anlise,

Doena: Giardase (Lambliose) Agente transmissor: protozorio flagelado Giardia lamblia. Sintomas: Pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoto, sendo que a primeira a responsvel por causar diarreia crnica com cheiro forte, fraqueza e clicas abdominais no hospedeiro (co, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graas s toxinas que libera. Tratamento: Pode ser feito com uso de frmacos receitados pelo mdico. Adultos que tm contato mais prximo com crianas e pessoas que trabalham no setor alimentcio devem se afastar de suas funes at a cura total. Profilaxia: adotar hbitos de higiene, como lavar as mos aps ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente gua tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes.

Doena: Toxoplasmose Congnita. Agente transmissor: Protozorio esporozorio parasita, o Toxoplasma gondii. Sintomas: Geralmente uma doena assintomtica e benigna, com sintomas muito variados dependendo da imunidade do paciente, contudo pode causar leses oculares, ocasionando a perda parcial da viso ou mesmo a cegueira. Tratamento: indicado nos casos de doena em rgos como corao, olhos ou durante a gravidez. Em pacientes com AIDS o tratamento obrigatrio e por tempo indeterminado para evitar a progresso da doena. Profilaxia: cuidados bsicos de higiene pessoal e manejo adequado de animais domsticos e seus excrementos.

Doena: Doena de Chagas. Agente transmissor: Protozorios do gnero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso pas e so mais frequentes na regio amaznica.

Sintomas: Os principais sintomas so: febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansao, falta de apetite e dores na cabea e em outras regies do corpo. Tratamento: Feito com o uso de frmacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possvel, para evitar complicaes como anemia, ictercia e mau funcionamento dos rgos vitais, alm dos riscos que um indivduo acometido pelo P. falciparum pode estar sujeito. Profilaxia: Consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calas e camisas de manga longa, principalmente no perodo de fim da tarde e incio da noite. Evitar o acmulo de gua parada a fim de impedir a ovoposio e nascimento de novos mosquitos outra forma de evitar a malria.

Anda mungkin juga menyukai