Anda di halaman 1dari 11

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

Ol, Perfis I, U, T, H e L

Porosidade na solda? Nunca mais!


Mesmo que voc use um produto de qualidade, como o eletrodo revestido Gerdau, defeitos ligados operao de soldagem podem acontecer, e a porosidade uma delas. Fique muito atento a este defeito porque ele pode ocorrer internamente e no ser visvel, deixando a solda frgil e sem resistncia. Para que voc evite a porosidade, preparei uma listagem de possveis motivos e as suas solues. Corrente de soldagem incorreta Veja na embalagem do eletrodo a faixa de corrente adequada para a bitola que est usando e regule conforme a indicao. Distncia muito alta do eletrodo pea Solde com o eletrodo mais prximo pea, mantendo um arco curto. Eletrodo mido Seque o eletrodo em estufa ou forno. Pea suja, enferrujada ou mida Limpe a superfcie e use lixadeira ou escova de ao para remover a ferrugem ou solventes para remover leo ou graxa. Para eliminar a umidade da pea, aquea com maarico. Polaridade incorreta Verifique se a polaridade est correta conforme recomendao na embalagem do eletrodo. Velocidade de soldagem muito alta Mantenha a poa de solda fundida por mais tempo, permitindo que os gases escapem antes que a solda solidifique. Sr. Ferraz
Esse post foi publicado de quarta-feira, 5 de novembro de 2008 s 14:24, e arquivado em Solda.

31 comentrios para Porosidade na solda? Nunca mais!


1. marcelo disse:
17 de outubro de 2008 s 18:11

Ol estive ontem na feira e fiz meu cadastro e gostaria de saber qual o procedimento depois disso.

2.

Sr. Ferraz disse:


7 de novembro de 2008 s 16:58

Marcelo, Seja muito bem-vindo ao Programa Profissional do Ao. Aps o preenchimento do cadastro, a Central de Atendimento entrar em contato para validar os dados informados. A partir da, voc passa a ter acesso a todos os benefcios do Programa. Em breve, voc receber login e senha para acessar o contedo exclusivo do site, alm do seu carto de associado. Um abrao, Sr. Ferraz 3. Carlos disse:
2 de fevereiro de 2009 s 18:12

Fiz um cadastro no site h um ms e recebi somente um e-mail com os dados que havia cadastrado, e no tenho o nmero de associado. Como devo proceder?

1 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

4.

Sr. Ferraz disse:


19 de fevereiro de 2009 s 9:00

Oi Carlos, Entre em contato com a central de atendimento atravs do telefone 0800 77 11 830, de segunda a sexta-feira, das 08h00 s 18h00, e solicite o seu nmero de associado. Um abrao, Sr. Ferraz 5. Alexandre disse:
27 de setembro de 2011 s 22:10

Ol Sr. Ferraz!! Estou com uma dvida, a solda TIG ou MAG pode ser usada para soldar trelias, perfil I e outras estruturas pesadas? Sempre uso solda eltrica (soldagem a arco eltrico com eletrodo revestido). Qual a melhor opo? Muitssimo obrigado! Alexandre

6.

Sr. Ferraz disse:


28 de setembro de 2011 s 12:36

Ol Alexandre, Obrigado pelo contato! Seu questionamento muito interessante para os profissionais que lidam com os processos de soldagem no dia a dia. Assim, seguem alguns comentrios em relao a soldagem com processo TIG, MIG/MAG, Eletrodo revestido. Os trs processos permitem a soldagem de trelias, perfis e estruturas pesadas, porm, utilizam equipamentos diferentes e tambm apresentam uma produtividade diferente, conforme apresentado a seguir: SOLDA TIG processo de soldagem manual, utiliza uma mquina de solda (retificadora) com alta frequncia para abertura do arco, gs de proteo (argnio) e tocha. Clique aqui para ver o esquema. Importante: em funo da utilizao do gs de proteo para proteger a poa de fuso contra contaminao do oxignio, o processo s pode ser realizado em local fechado. Processo pouco produtivo, utilizado principalmente para a soldagem de tubulaes. Material: vareta TIG especificao ER70S-3 conforme norma AWS A5.18. SOLDA MIG/MAG processo semiautomtico que pode ser facilmente automatizado e tambm robotizado, tambm utiliza uma mquina de solda retificadora, um cabeote de alimentao do arame e gs de proteo. Clique aqui para ver o esquema. Importante: em funo da utilizao do gs de proteo para proteger a poa de fuso contra contaminao do oxignio, o processo s pode ser realizado em local fechado. Processo apresenta alta produtividade em funo da alimentao contnua do arame e no h necessidade de parar o processo de solda (como no processo com eletrodo revestido para troca do eletrodo). Em funo das bitolas dos arames, possvel soldar material de vrias espessuras com qualidade e alta produtividade. Material: arame especificao ER70S-6 conforme norma AWS A5.18. SOLDA ELETRODO REVESTIDO processo manual, utiliza mquina de solda (transformador para eletrodo E-6013) e retificador (para eletrodos E-6010, E-7018). Clique aqui para ver o esquema. Importante: pode ser utilizado em qualquer ambiente. Processo apresenta baixa produtividade em funo da necessidade de paralisao do processo de soldagem para troca do eletrodo. Qual a melhor opo? Depende da necessidade:

2 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

- Processo TIG no aconselhvel em funo da produtividade e custo do equipamento. - Processo MIG/MAG vai apresentar um aumento da produtividade, porm, maior dificuldade de locomoo dos equipamentos e realizao de soldagem em locais externos. - Eletrodo Revestido, mais indicado onde existe a necessidade de locomoo dos equipamentos e soldagem em locais externos. Em relao a qualidade da solda os dois processos, TIG e MIG/MAG, devem atender a solicitao. Clique aqui para fazer o download do catlogo de produtos para solda. Um abrao, Sr. Ferraz 7. Alexandre disse:
28 de setembro de 2011 s 20:04

Muitssimo obrigado Sr. Ferraz pelo esclarecimento da dvida. Foi muito bom contar com um profissional como o sr., tenho certeza que isso vai ajudar muitos soldadores!! Valeu um grande abrao Alexandre

8.

Sr. Ferraz disse:


29 de setembro de 2011 s 9:29

Oi Alexandre, Obrigado pelas palavras! Fico contente em saber que pude ajudar o senhor e demais soldadores. Tenho um enorme prazer em auxiliar os profissionais do ao no desenvolvimento dos servios prestados. Conte sempre com a equipe do Programa Profissional do Ao. Abrao, Sr. Ferraz 9. Jacira Ribeiro disse:
24 de outubro de 2011 s 17:43

Como fao as escamas de peixe? 10. Jacira Ribeiro disse:


24 de outubro de 2011 s 17:48

H algum tempo estou tentando ser uma soldadora mais ainda no consegui a perfeio dos soldadores Descobri um grupo que estava precisando fazer um telhado e como eles no podiam pagar me ofereci pra fazer Ainda com algumas dvidas, mas terminei esta semana o feito O telhado tem 9,50 x 13,0m. Dvidas: Escoria na formao da solda. Ser que a posio do eletrodo com relao pea? Comprei uma mquina rotativa mais ainda no coloquei em servio Qual a diferena dela para o transformador?

11.

Sr. Ferraz disse:


28 de outubro de 2011 s 12:30

Boa tarde Sra. Jacira, Acompanhei atentamente as suas dvidas e deixo aqui algumas consideraes. - Solda escama de peixe: depende da tcnica de soldagem utilizada e tambm da habilidade do soldador (voc vai adquirir treinando). Segue abaixo tcnica para a soldagem:

3 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

- Escria na formao da solda: a caracterstica do processo de soldagem com eletrodo revestido a formao da escria em funo do revestimento. Como resultado da soldagem, a escria deve recobrir todo o cordo de solda. Importante no sobrepor a escria durante a operao de soldagem para no gerar problema na solda. Para soldagem na posio vertical descendente, pode ocorrer o escorrimento da escria em cima da poa de fuso. Quando isso acontece, pode ser em funo de uma regulagem inadequada da corrente de solda ou problema com revestimento do eletrodo. - Mquina de solda: Transformador Transforma as tenses e correntes da rede eltrica para os valores adequados para soldagem. Como resultado, temos corrente alternada CA utilizada somente para soldagem com eletrodo E-6013. Retificadores Consiste em um transformador + um conjunto de retificao com diodos ou tiristores de silcio, que fornecem corrente contnua CC. Equipamento maior que pode ser utilizado para soldagem com eletrodo E-7018; E-6010 etc. Tambm separei para voc, o guia de solues para soldagem com eletrodo revestido. Para efetuar o download clique aqui. Espero que lhe auxilie. Qualquer dvida, s entrar em contato. Um grande abrao, Sr. Ferraz 12. Marcio Zangrossi disse:
5 de janeiro de 2012 s 22:30

4 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

Oi, Trabalho na manuteno de colhedeira de cana, onde se fazem muitos reparos na estrutura do chassi da mquina, nos quais envolvem capas com deformidades (corroso). De algumas dicas. Obrigado

13.

Sr. Ferraz disse:


6 de janeiro de 2012 s 10:54

Ol Mrcio, Obrigada pelo contato! Informo que, o site do Programa Profissional do Ao atualizado semanalmente com dicas, notcias e matrias sobre o setor. Assim, peo que acompanhe as novidades no site, pois irei repassar para o departamento especfico seu pedido de dicas sobre corroso e deformidades. Abrao, Sr. Ferraz 14. Rivo Lopes disse:
24 de julho de 2012 s 20:14

Sr. Ferraz, Sou novato nesse ramo. Comprei uma mquina bambozzi pequena e simples para pequenos reparos. Acontece que quando vou treinar a soldagem, os eletrodos ficam grudados no metal e isso se repete muitas vezes e na maioria delas eu no consigo fazer a soldagem. Gostaria de umas informaes para a correo do problema: so os eletrodos? Sujeira no metal e ferrugem? Oleosidade nas peas? Amperagem errada? Aterramento mal feito? Me d uma luz. Um abrao.

15.

Sr. Ferraz disse:


26 de julho de 2012 s 16:16

Rivo, Boa tarde!! Seguem algumas orientaes em relao as suas dificuldades de soldagem: - Mquina de solda para eletrodo pequena Bambozzi: normalmente estas mquinas so para corrente de at 250 Amperes transformador. Como este aparelho trabalha em corrente alternada, voc s vai conseguir trabalhar com eletrodo (especificao E-6013) nas bitolas de 2,50mm e 3,25mm. Corrente de solda em funo da bitola: bit. 2,50mm (60 at 100 A). bit. 3,25mm (80 at 150 A). Na mquina de solda deve ter uma graduao para as faixas de corrente. - Eletrodo grudando na pea: normalmente, quando o eletrodo gruda na pea, o motivo principal a utilizao de uma corrente muita baixa, o uso de eletrodo inadequado para o tipo de mquina de solda ou a tcnica de soldagem incorreta (forma de soldagem). Se voc estiver utilizando o eletrodo adequado, a corrente indicada para a bitola do eletrodo e mesmo assim continuar tendo problemas, verifique os seguinte pontos:

5 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

- o cabo terra est bem fixado bancada / pea que voc est soldando? - a ponta de pega do eletrodo est bem presa ao alicate? - na ponta do eletrodo, a vareta deve estar aparente e no recoberta com o revestimento do eletrodo. Se os pontos acima estiverem corretos, provavelmente a soldagem no deve estar sendo realizada da forma correta. Forma correta: para o incio da soldagem, voc deve riscar o eletrodo na pea como se estivesse riscando um fsforo. Desta forma o eletrodo no ir grudar na pea. Em seguida, voc deve manter a mo firme para manter o arco de solda aberto. Com estas dicas, espero ter ajudado e, qualquer dvida, no deixe de enviar uma nova mensagem. Abrao, Sr. Ferraz 16. Alexsandro Ferreira disse:
7 de novembro de 2012 s 23:07

Ol, Sou Alexsandro e moro em Ourinhos-SP, gostaria de saber qual a cidade mais prxima que pode me oferecer o curso de soldador aquatico.

17.

Sr. Ferraz disse:


8 de novembro de 2012 s 8:21

Ol Alexsandro, Agradeo o seu contato e aproveito para dizer que fiquei muito contente com o seu interesse por cursos para aperfeioar o seu conhecimento. Infelizmente, no tenho nenhuma informao sobre curso de soldador aqutico. Porm, no site do Programa Profissional do Ao, no link Acontece, h uma agenda de cursos e eventos do setor que atualizada sempre que necessrio. Por isso, no deixe de acompanhar as novidades no site. Abrao, Sr. Ferraz 18. Anderson Girardi Martins disse:
28 de dezembro de 2012 s 13:58

Ol, sou tecnlogo em segurana no trabalho e tenho vrios anos de soldador. Ser que posso fazer ps em engenharia de soldagem e pedir licena de inspetor nvel 2?

19.

Sr. Ferraz disse:


4 de janeiro de 2013 s 8:37

Ol Anderson, Segundo a enciclopdia digital Wikipdia: No Brasil, o tecnlogo o profissional, de nvel superior formado em um curso superior de tecnologia. Essa modalidade de graduao visa formar profissionais para atender campos especficos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com durao em alguns casos menor que a dos cursos de graduao tradicionais. Por ser um profissional de nvel superior, os tecnlogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a ps-graduao Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especializao). Alm disso, podem se candidatar a cargos pblicos e privados em que a exigncia seja ter o nvel superior completo. A designao atual da profisso foi estabelecida pelo Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997 (revogado pelo Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004). Apesar dessa definio, entendo que a aceitao vai depender da Instituio de Ensino na qual voc vai se candidatar. Quanto a licena de inspetor nvel 2, sugiro que acesse o site da FBTS (www.fbts.org.br). L esto os detalhes sobre os

6 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

requisitos. O Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Inspetores de Soldagem oferece dois nveis de qualificaes (Nveis 1 e 2) que visam atender diversos segmentos industriais: petrleo-petroqumico, naval, metal-mecnico entre outros. O processo de certificao compreende basicamente o atendimento aos requisitos de escolaridade, experincia profissional, treinamento e um exame de qualificao composto de provas tericas e prticas, conforme especificada na norma NBR 14842 - Critrios para a qualificao e certificao de Inspetores de Soldagem. Abrao, Sr. Ferraz 20. Eduardo Braun disse:
4 de janeiro de 2013 s 17:29

Ol Sr.ferraz, Tenho algumas dvidas em solda glp e oxg. Estou abrindo uma oficina de concerto de radiadores, comprei o maarico e extenso 9 e 2, mas no consegui soldar com nenhuma delas. Vou utilizar vareta de alumnio e barra de estanho. Vi em vrias pesquisas e oficina em minha cidade que eles utilizam o mesmo material que eu, mas o fogo no da presso, o que o senhor me recomenda? Preciso de ajuda urgentemente, desde j agradeo a sua ateno e muito obrigado.

21.

Sr. Ferraz disse:


7 de janeiro de 2013 s 14:37

Ol Eduardo, Para efetuar a soldagem em radiadores de alumnio, podem ser utilizados os processos de soldagem MIG, OXI e TIG, e para que tenha um timo resultado, recomendamos que faa um treinamento de acordo com o processo desejado, e muita prtica para garantir uma boa qualidade no seu servio, pois para este tipo de solda necessrio habilidade e prtica. Um ponto muito importante garantir a limpeza da regio a ser soldada, que deve estar isento de qualquer resduo, caso contrrio a soldagem poder apresentar falhas e possveis vazamentos durante a utilizao do radiador. Conforme sua dvida, a utilizao do GLP + OXI a melhor para esta aplicao e a extenso ideal a 2, porm a mistura dos dois gases requer um pouco de habilidade e prtica para conseguir a mistura correta e proporcionar o aquecimento ideal, caso contrrio voc no conseguir atingir a temperatura para efetuar a fuso das varetas ou efetuar o aquecimento excessivo podendo causar danos ao radiador. preciso verificar se as vlvulas esto funcionando corretamente (vazo e presso), pois estas que podero proporcionar a regulagem ideal da mistura/chama. Abrao, Sr. Ferraz 22. Robson disse:
16 de janeiro de 2013 s 1:51

Sr. Ferraz, fao curso no SENAI de solda eltrica e oxi. Tenho muita dificuldade em soldar MIG/MAG na posio 3G ascendente (subindo), tenho dificuldades tanto na raiz como no 2 e 3 passo, que no caso ambos seriam o passo tranado. Alguma dica?? Obrigado

23.

Sr. Ferraz disse:


17 de janeiro de 2013 s 13:31

Ol Robson, Segue abaixo orientao referente o procedimento de soldagem para realizao da solda na posio 3G vertical. Realizao do cordo de solda de acordo com a figura e parmetros de soldagem na tabela.

7 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

Obs.: realizando a tcnica de soldagem conforme a figura, controlando os parmetros e velocidade de soldagem, com um pouco de treino, o cordo deve ficar perfeito. Abrao, Sr. Ferraz 24. GERALDO CORDEIRO disse:
3 de maro de 2013 s 19:36

Ol, Muito bom este site. Gostaria de orientao para aquisio de uma mquina, tenho um transformador 250A, nunca consigo soldas bonitas, bom acabamento, dai estou pensando em comprar uma mquina melhor. Minha dvida : TIG ou MIG, para hobby e pequenos reparos, qual potncia, mquina mig sem gs presta? Gostaria que o senhor me indicasse a mquina mais barata que preste - desde j, muito obrigado.

25.

Sr. Ferraz disse:


4 de maro de 2013 s 10:31

Ol Geraldo, Para que possa esclarecer bem as suas dvidas, o ideal seria solicitar o apoio de um consultor de vendas voltado para o fornecimento de equipamentos de solda. O Grupo Gerdau produz e vende alguns insumos de solda e no equipamentos, porm, vou tentar auxiliar respondendo aos seus questionamentos para facilitar a sua deciso no momento de compra. Cada processo de soldagem utiliza equipamento diferente, os transformadores so os equipamentos mais baratos existentes no mercado, e nem por isso so ruins, que o processo de soldagem com eletrodo no exige equipamentos complexos, reduzindo o custo de fabricao dos mesmos, porm este processo requer muita prtica e habilidade para se conseguir um cordo de solda bonito, lembrando que nem sempre um cordo de solda bonito significa uma solda confivel. Quanto a dvida entre mquina de solda TIG ou MIG, ambos necessitam de maior investimento, pois estes equipamentos so mais complexos e conseqentemente podem apresentar mais problemas durante a utilizao. Os insumos utilizados em geral, so vendidos em maior quantidade, se comparado ao eletrodo. Existem equipamentos que soldam MIG, TIG e at mesmo eletrodo. A utilizao de mquinas no processo MIG sem gs, requer a utilizao de arame mig diferente do utilizado normalmente, pois este deve ser tubular e no macio, onde dentre deste arame existem partculas que ao serem fundidas geram o gs de proteo, semelhante ao que ocorre com o eletrodo. Existem tambm equipamentos menores e portteis para o processo de eletrodo e equipamento para mig sem gs, que so mais caros que os tradicionais transformadores e mais baratos que os equipamentos de MIG, e apresentam timo desempenho. O ideal que o senhor procure uma casa especializada em mquinas e verifique a possibilidade de realizar testes nestas diferentes mquinas para encontrar a que melhor atende a sua necessidade, pois o trabalho eventual e o hobby em geral so trabalhos mais prazerosos e que provavelmente procure um diferencial, e este diferencial est em sua percepo e sendo assim nada melhor do que testar cada um dos processos e equipamentos e identificar o que mais satisfaz. Espero ter contribudo com suas duvidas e que consiga identificar o melhor processo e melhor mquina para o atingir

8 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

seus resultados. Abrao, Sr. Ferraz 26. GERALDO CORDEIRO disse:


4 de maro de 2013 s 11:00

Senhor Ferraz, Meu muito obrigado pela sua ateno, vou ver se consigo testar os equipamentos conforme sugesto do senhor, se eu no conseguir com algum fornecedor, vou tentar at conseguir em uma serralheria ou indstria. Muito obrigado, Geraldo Tadeu 27. Tadeu disse:
18 de maro de 2013 s 23:50

Senhor Ferraz, Estou iniciando a prtica da soldagem com eletrodo revestido e as dicas dadas aos colegas tambm iniciantes me sero de grande valia. Muito obrigado e boa sorte.

28.

Sr. Ferraz disse:


19 de maro de 2013 s 9:13

Ol Tadeu, Obrigado pelo contato! Desejo que voc tenha muito sucesso no seu trabalho. E que, este canal lhe traga muito aprendizado e conhecimento sobre o setor. Abrao, Sr. Ferraz 29. GERALDO CORDEIRO disse:
2 de abril de 2013 s 22:13

Sr. Ferraz, Acabei comprando uma mig que dizem ser flex (solda com gs e sem gs), mas achei que soldar sem gs uma balela, da mais respingo que solda, dai, comprei o gs (ainda no chegou), minha pergunta que como comprei o arame para soldar sem gs, se o mesmo pode ser usado para soldar com gs, ou se vai dar algum problema. Desde j, meu muito obrigado.

30.

Sr. Ferraz disse:


3 de abril de 2013 s 17:42

Ol Geraldo, Tendo como base a sua dvida enviada em maro/13 em relao a compra do equipamento para utilizao como hobby e pequenos reparos, segue abaixo algumas consideraes: - os arames para soldagem sem gs de proteo so tubulares. Existe o arame tubular autoprotegido (no necessita gs de proteo no processo) e os arames tubulares para soldagem com gs de proteo. Qual classe de arame que voc adquiriu?

9 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

- a caracterstica dos arames autoprotegidos e a formao de escria no cordo de solda. - qual o dimetro do arame que voc est utilizando? O dimetro do arame tem relao direta a espessura do material que est soldando, aos parmetros de soldagem e conseqentemente a estabilidade do processo (a estabilidade no processo de soldagem tem relao direta a quantidade de respingo). Os parmetros de soldagem que o Sr. est utilizando esto adequados ao dimetro do arame? - a sua aplicao requer a utilizao deste tipo de arame? (normalmente estes arames so indicados para soldagem de espessuras maiores, para trabalho em campo ou ainda para alguma aplicao especfica com adies de ligas para melhorar a propriedade mecnica da solda ou solda de revestimento. Respondendo as suas dvidas: - no normal o arame tubular para soldagem sem gs de proteo apresentar respingo. Talvez este arame no seja o indicado para soldar sem gs de proteo ou ento pode estar relacionado com a posio de soldagem. Dependendo da especificao, o arame pode ser indicado para soldagem somente na posio plana / horizontal e quando utilizado para outras posies o material apresenta instabilidade e respingo. - Em relao a utilizao de gs de proteo para soldar com arame autoprotegido, este arame tem como caracterstica a emisso de gases em uma quantidade suficiente para proteger a poa de fuso e evitar a entrada de oxignio. Com base neste fator a utilizao de um gs de proteo no teria efeito no processo. Se estas caractersticas no esto ocorrendo no processo, talvez o arame que o Sr. est utilizando j necessite de gs. Abrao, Sr. Ferraz 31. GERALDO CORDEIRO disse:
11 de abril de 2013 s 21:07

Sr. Ferraz, Antes de mais nada, muito obrigado pela sua ateno. Testei diferentes potncias, com diferentes velocidades do arame, fixava um e ia variando o outro, no obtive sucesso, solda, mas da respingo demais. Comprei o arame com a mquina e disseram ser para solda sem gs, e da cor prata, parece que o que necessita de gs cor cobre?!! Vou continuar tentando, meu muito obrigado mais uma vez.

Deixe um comentrio
Nome (obrigatrio) Email (no ser publicado) (obrigatrio) Site

10 de 11

15/04/2013 23:45

Bate-papo do Sr. Ferraz Arquivo do Blog Porosidade na solda? Nun...

http://www.acaogerdau.com.br/profissionaldoaco/blog/?p=14

Este site foi desenvolvido com WordPress | Login Posts (RSS) e Comentrios (RSS).

11 de 11

15/04/2013 23:45