Anda di halaman 1dari 6

Introduo

No mbito da disciplina de filosofia foi-me proposta a elaborao de um trabalho individual escrito mediante o tema racionalismo/empirismo. Dos filsofos que se debruaram sobre o conhecimento optei por trabalhar John Locke, um filosofo ingls tido como fundador do empirismo. Optei por um texto argumentativo onde Locke explicita a origem das ideias. Mediante o trabalho pedido analisarei o texto elucidando a sua tese, problema, principais conceitos e argumentos. Incluirei tambm no trabalho uma pequena biografia de John Locke.

As ideias e a sua Origem


Chamo ideia a tudo aquilo que o objecto da alma, ou que a ocupa, quando pensa. Ningum ter dificuldade em me conceder que o homem acha em si estas tais ideias; nem h pessoa que delas no tenha um sentimento interior e pelas palavras, e aces dos outros, no possa julgar que eles tm outras semelhantes. Assim a primeira questo, que se nos oferece, : como adquirem os homens as suas ideias? H muitas pessoas que esto persuadidas, como de uma verdade incontestvel, de que o homem tem certos princpios inatos; certas noes primitivas; certos caracteres, que logo no primeiro momento da sua existncia lhe so, por assim dizer, gravados. Porm esta opinio expusemos, e refutmos no primeiro livro desta obra. Os homens podem ter todos os conhecimentos, que possuem, e os podem ter acompanhados de uma perfeita certeza sem o auxlio de nenhum dos tais princpios, mas pelo s uso das faculdades que a natureza lhes concedeu. De facto seria absurdo dizer que Deus imprimiu a ideia de cor na alma de uma criatura, que dotou da faculdade de a receber pela impresso dos objectos exteriores sobre os seus olhos. E no ser ento demais que tiremos a mesma concluso no que diz respeito aos outros sentidos e demais conhecimentos? Porque assim o entendo passo a mostrar por que meios, e por que graus adquire a nossa alma todas as suas ideias; e de quanto disser tomo por testemunhas a experincia e observao de cada homem particular. Suponho portanto que a alma em princpio, uma tbua rasa sem ideias, sem caracteres; e que os conhecimentos, que depois adquire os adquire por meio da experincia; que se chama sensao, todas as vezes, que nos faz sentir a

impresso dos objectos externos e sensveis; e reflexo quando nos faz reflectir atentamente sobre as operaes da nossa alma. Pela reflexo nos vm as ideias de vontade, de raciocnio, de pensamento, de dvida, e de outras operaes do nosso esprito. Pela sensao recebemos as de frio, de quente; de doce, de amargo; de cor; e enfim de todas as qualidades chamadas sensveis; porque entram na alma pelos sentidos. E estas so as nicas fontes onde o esprito bebe todas as suas ideias, por mais numerosas e vrias que elas sejam. coisa bem clara, e evidente, que as crianas adquirem todas as ideias dos objectos com que familiarmente tratam. E se elas depois no se lembram do tempo em que pela primeira vez as receberam porque rodeados logo que nascem de muitos objectos, que actuam continuamente e por diferentes modos sobre os seus sentidos, todas tm livre entrada no seu esprito, onde se vo gravar, sem que ele para isso concorra a tempo que a sua memria no pode ainda notar o quando pela primeira vez as recebeu. Por isso daqueles to somente que adquirimos j numa idade mais crescida, ou que so menos comuns, que temos esta lembrana. Assim parece-me que se poderia criar uma criana de modo, que at chegar idade perfeita no tivesse mais que umas muito poucas ideias. Pode-se dizer que o homem ento comea a ter ideias quando comea a ter percepes, visto que no so coisas diversas. Por conseguinte nenhuma razo vejo para que a alma tenha de pensar antes de os objectos fornecerem por meio dos sentidos ideia sobre a qual pense. Antes pelo contrrio entendo muito bem que enquanto ela se exercita sobre as ideias que pelos sentidos recebeu, e a memria lhe conserva, por diferentes modos aperfeioa a faculdade, que tem de raciocinar: e como combinado depois estas mesmas ideias, e reflectindo sobre as suas operaes, aumenta os seus conhecimentos, e ganha o hbito de se lembrar, de imaginar, de raciocinar, e finalmente de produzir todas as outras espcies de cogitaes.
John Locke, in Ensaio Philosphico sobre o entendimento humano, Pub. Joaquim de Carvalho, Coimbra, Coimbra Editora, pp.88 a 91

Anlise do texto
Tese: A alma uma tbua rasa sem ideias, e que os conhecimentos que depois adquire os adquire por meio da experincia Tema: As ideias e a sua origem. Problema: Como so adquiridas as ideias.

Principais Conceitos: Ideias; alma; princpios inatos; sentidos; experincia; percepes. John Locke parte da noo geral de ideia, aquilo que ocupa a alma quando pensa, para levantar o problema do texto: a origem das ideias. Critica a tese racionalista que defende que o homem nasce com ideias implcitas. John Locke considera absurdo que Deus tenha imprimido a ideia de cor na alma humana e por isso no ter decerto imprimido as outras ideias. A tese empirista defende que a alma uma tbua rasa, sem ideias, e os conhecimentos que adquire adquiri-os por meio da experincia e da sensao, sendo assim as nicas fontes de conhecimento. Relativamente s ideias de vontade, raciocnio, pensamentos, duvidas, entre outras, estas so reflexes de alma. Enquanto crianas adquirimos enumeras ideias, tantas que a memria incapaz de as armazenar a todas e sendo assim s os conhecimentos que adquirimos j mais crescidos que temos recordao de como o adquirimos. O Homem comea ento a ter ideias aquando comea a ter percepes, sendo uma percepo algo compreensvel, ou seja: as ideias e as percepes so aquilo que o homem capaz de compreender. A alma no tem que pensar antes que os objectos lhe fornea a ideia sobre a qual pense, pelo contrrio, aceitvel que ao pensar sobre os objectos recebidos atravs dos sentidos e guardados na memria a capacidade de raciocinar seja aguada. E assim, juntando todas as ideias que lhe so transmitidas e realizando operaes mentais Locke conclui que a alma aumenta os seus conhecimentos, ganhando o habito de se lembrar, de imaginar, de raciocinar e de produzir assim todas as outras consideraes necessrias. O empirismo a teoria segundo a qual todo o conhecimento provm da experincia. Segundo esta corrente no existem ideias, conhecimentos ou princpios inatos. O conhecimento assemelha-se a uma pgina em branco, onde, antes de qualquer experincia, nada se encontra escrito. As ideias podem ser simples ou complexas, derivando as complexas da combinao das simples. O conhecimento resultar da ligao de ideias simples adquiridas pela experincia. As ideias mais complexas e abstractas podem ser decompostas nas mais simples e associarem-se formando ideias mais complexas, esta combinao e associao de ideias so uma anlise de natureza psicolgica, o psicologismo.

A experincia seja ela externa (a sensao) ou interna (a reflexo) marca os limites do conhecimento. O conhecimento encontra-se duplamente limitado pela experincia que pela sua extenso, sendo o entendimento incapaz de ultrapassar os limites impostos pela experincia (que a nica fonte de conhecimento), e pela certeza, sendo as certezas disponveis referentes quilo que se encontra dentro dos limites da experincia. Concluindo o empirismo baseia-se em trs aspectos fundamentais: . a experincia a origem de todo o conhecimento; . todas as ideias tm uma base emprica, mesmo as mais complexas; . o objecto impe-se ao sujeito. Se o empirismo admite a experincia como origem de todo o conhecimento, o racionalismo considera a razo a fonte principal do conhecimento, sendo a nica fonte do conhecimento verdadeiro. O conhecimento verdadeiro s existe quando logicamente necessrio e universalmente valido. Por exemplo, afirmar que 2 + 2 = 4 apresentar um conhecimento com essas caractersticas: logicamente necessrio pois tem de ser assim, caso contrrio entraria em contradio e universalmente vlido pois vale sempre, em todo o lado e para todos os seres humanos. Este modelo de conhecimento verdadeiro -nos dado pela matemtica, que valida para todos e nos obriga sua aceitao, caso contrrio entraremos em contradio lgica. Para os racionalistas o conhecimento emprico existe mas no pode ser considerado verdadeiro precisamente porque no se conforma necessidade racional. Uma das filosofias representativas do racionalismo a filosofia platnica, que defende a existncia de dois mundos: o mundo sensvel, acessvel atravs dos sentidos, caracterizado pela mudana, pela instabilidade, pela aparncia, pela imperfeio e o mundo inteligvel, a que acedemos atravs da razo, e que constitui a verdadeira realidade, formando-se nas ideias, essncias, formas imutveis, das quais as coisas sensveis participam. Concluindo, o racionalismo baseia-se em trs aspectos fundamentais: . a razo a origem do conhecimento verdadeiro (universal e necessrio); . as ideias fundamentais dos conhecimentos so inatas; . o sujeito impe-se ao objecto atravs das noes que traz em si.

John Locke
John Locke nasceu em 1632 numa pequena aldeia inglesa, filho de um pequeno proprietrio de terras. Estudou na escola de Westminister e Oxford. Foi admitido na Sociedade Real de Londres para estudar medicina. Locke o fundador do empirismo a qual prope que todo conhecimento humano pode ser obtido por meio da percepo sensorial ao longo da vida, a mente do ser humano ao nascer seria como uma folha em branco e tudo que se sabe aprendido depois. Afirmava que o mal no era parte de um plano de Deus, e sim produzido por um sistema social criado pelos indivduos, sendo assim tambm possivelmente modificado por eles. Ensaios, a sua obra, constitui um grande contributo para a filosofia, debruando-se sobre temas como: a natureza do ser, o mundo, Deus e nveis de conhecimento. Foi escritor de economia, activista poltico e revolucionrio dando ideias que levaram vitria da revoluo Gloriosa contra o absolutismo. Na poltica, defende que o Estado deve ter por principal objectivo a garantia dos direitos naturais do povo como a proteco da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Se o governo no respeitar esses direitos a oposio dever derrub-lo e substitu-lo por outro mais competente. Locke exerceu uma enorme influncia sobre todos os pensadores de seu tempo e foi uma das principais referncias tericas para os lderes das revolues que, a partir do final do sculo XVIII, transformaram a sociedade ocidental.

Concluso

Com este trabalho posso concluir que John Locke um filsofo que defende que as ideias so da origem da experincia e ele vai contra a tese racionalista em que as ideias so inatas. John Locke defende que a alma uma tbua rasa e que esta s preenchida atravs de experincias, sendo assim o conhecimento limitado.

Anda mungkin juga menyukai