Anda di halaman 1dari 14

SEQENCMETRO MFA-860

MANUAL DE INSTRUES

NDICE

NOTAS DE SEGURANA ....................................................... 02 CARACTERSTICAS .............................................................. 03 ESPECIFICAES .................................................................. 04 ACESSRIOS .......................................................................... 04 DESCRIO DO PAINEL FRONTAL ...................................... 05 Painel Frontal ..................................................................... 05 OPERAO ............................................................................. 06 Seqencmetro .................................................................. 06 Teste do Sentido de Rotao do Motor ............................ 07 MANUTENO ....................................................................... 09 Troca de Bateria ............................................................... 09 Troca de Fusvel ............................................................... 10 Limpeza e Manuteno ..................................................... 10 GARANTIA .............................................................................. 11 Cadastramento do Certificado de Garantia ...................... 12

NOTAS DE SEGURANA Leia atentamente as informaes deste Manual de Instrues antes de utilizar o instrumento. Nunca efetue medidas com o instrumento nos seguintes casos: o seqencmetro ou as pontas de prova apresentarem defeitos; as pontas de prova ou suas mos estiverem midas; aps o armazenamento ou acondicionamento do instrumento em condies anormais; ou com o instrumento aberto. Ao efetuar as medidas, mantenha suas mos na parte isolada das pontas de prova e evite estar em contato com o potencial terra, ou seja, mantenha seu corpo isolado usando, por exemplo calados com solados de borracha. Nunca ultrapasse os limites de medidas do instrumento. Nunca conecte os terminais de entrada do teste do sentido de rotao do motor a pontos energizados. Siga as seguintes condies ambientais de operao: - Classe III de instalao, Norma de Poluio tipo 2. - Mxima altitude de medida de 2000 metros. - Temperatura Ambiente de 0C ~ 40C, RH < 80%. Os reparos, as trocas de peas e as calibraes devem ser executadas apenas por pessoas qualificadas. Observe os smbolos indicados no painel do seqencmetro: o instrumento protegido atravs de dupla isolao ou uma isolao reforada. Advertncia! Risco de choque eltrico.

Precauo! Verifique o manual antes de usar o instrumento. - ~ Corrente Alternada. Quando for armazenar o instrumento por perodos maiores que 60 dias, retire a bateria.

CARACTERSTICAS Este instrumento foi projetado e testado de acordo com a norma IEC-1010 (segurana necessria para instrumentos de medio eletrnica). Uma unidade com 3 funes: Este instrumento foi projetado para verificar a seqncia de fase, indicar a fase aberta e o sentido de rotao do motor. Garras Jacar Grande: Pode facilmente envolver os terminais do painel de controle a ser testado. Altamente Confivel: Lacrado contra poeira, o instrumento garante alta confiabilidade e desempenho. Projeto Funcional: Pequeno, leve e porttil. Projetado para facilitar ao mximo a operao.

ESPECIFICAES Tenso de Entrada: 100V ~ 600V AC (mx.). Faixa de Freqncia: 45 ~ 70Hz. Estrutura do Circuito: Eletrnica. Categoria de Instalao: Categoria III, 600V de acordo com a norma IEC1010. Alimentao: Uma bateria de 9V. Consumo: Aprox. 14mA para o teste do sentido de rotao do motor. Aprox. 7mA por fase no seqencmetro. Dimenses: 153(A) x 72(L) x 35(P)mm. Peso: Aprox. 182g (incluindo a bateria).

ACESSRIOS Manual de Instrues Pontas de Prova Bateria

DESCRIO DO PAINEL FRONTAL Painel Frontal 1. Terminais de Entrada do Seqencmetro. 2. LEDs de Indicao de Fase Aberta. 3. Indicador da Seqncia de Fase. 4. Boto de Teste. 5. LED Indicador do Teste do Motor. 6. LED Indicador do Sentido de Rotao do Motor. 7. Terminais de Entrada do Teste de Direo de Rotao de Motor (L1, L2, L3).

Figura 1 5

\OPERAO Antes de efetuar qualquer medida, leia com ateno o item NOTAS DE SEGURANA e esteja ciente sobre todas as advertncias. Sempre examine o instrumento a respeito de danos, contaminao (sujeira excessiva, graxa, ...) e defeitos. Examine as pontas de prova contra rachaduras ou defeitos na isolao. Caso alguma condio anormal seja detectada, no efetuar nenhum tipo de medida. Seqencmetro 1. Caso seja possvel, para efeito de segurana, desligue a alimentao da fonte trifsica antes de conectar as pontas de prova. Quando for conectar as pontas de prova a pontos energizados, tome extremo cuidado e mantenha suas mos apenas na parte isolada das pontas de prova para evitar possveis choques eltricos. 2. Conecte as pontas de prova jacar coloridas nos terminais da fonte trifsica onde a mquina eltrica rotativa, tal como um motor, ser conectada. A ordem da conexo das pontas opcional. 3. Assegure-se que todos os LEDs para verificao de fase aberta estejam acesos, quando a fonte trifsica alimentada. Neste caso no teremos nenhuma fase aberta. Caso tenhamos algum dos LED apagados, teremos fase aberta. Caso o LED R de fase no acenda: o terminal onde a garra jacar vermelha est conectada est com a fase aberta.

Caso o LED S de verificao de fase no acenda: o terminal onde a garra jacar amarela est conectada est com a fase aberta. Caso o LED T de verificao de fase no acenda: o terminal onde a garra jacar azul est conectada est com a fase aberta. 4. Se o LED que indica a rotao no sentido anti-horrio acender, altere a conexo de duas das trs garras jacar. 5. Se o LED que indica a rotao no sentido horrio acender, a seqncia de fase R, S e T respectivamente para as fases conectadas nas pontas de prova vermelha, amarela e azul.

Teste do Sentido de Rotao do Motor 1. Assegure-se de que no existe tenso nos pontos de teste. 2. Conecte uma das extremidades das pontas de prova nos terminais L1-L2-L3 e a outra nos terminais de entrada do motor. Pressione o boto de teste (de acordo com a Figura 2). O LED indicador POWER dever acender. Se os LEDs indicadores vermelho acenderem antes do eixo ser movido, significa que existe tenso nos pontos. Ento, imediatamente retire as pontas de prova e desligue a tenso externa. 3. Caso o LED vermelho do sentido horrio de rotao do motor acenda quando o eixo do motor girado manualmente no sentido horrio, significa que se a conexo do motor fonte trifsica for L1-L2-L3(R-S-T), o motor trifsico deve girar no sentido horrio.

4. Caso O LED vermelho do sentido anti-horrio de rotao do motor acenda quando o eixo do motor girado manualmente no sentido anti-horrio, significa que se a conexo do motor fonte trifsica for L1-L2-L3(R-S-T), o motor trifsico deve girar no sentido horrio. 5. Caso queira que o motor gire no sentido anti-horrio, altere a conexo do motor para L2-L1-L3(R-S-T).

Figura 2

MANUTENO Advertncia Remova as pontas de prova antes de efetuar a troca de bateria, fusvel ou qualquer reparo. Troca de Bateria. O seqencmetro alimentado por uma bateria de 9V. Quando houver necessidade de troca de bateria o LED verde POWER ficar fraco. Remova os parafusos do gabinete inferior (conforme a Figura 3) e remova-o. Retire a bateria, substituindo-a por uma nova com as mesmas especificaes. Recoloque o gabinete e parafuse-o novamente.

Figura 3

Troca de Fusvel Ser necessrio quando os indicadores R e T no detectarem a conexo, mesmo quando as conexes R-S-T forem alteradas. Remova o parafuso do gabinete inferior e remova-o. Troque o fusvel somente por outro com as mesmas especificaes (200mA/250V).

Limpeza e Armazenamento Para evitar choque eltrico ou danos ao instrumento, no jogue gua dentro do instrumento. Periodicamente limpe o instrumento com um algodo e detergente. No use nenhum tipo de solvente ou abrasivo.

10

GARANTIA O instrumento foi cuidadosamente ajustado e inspecionado. Se apresentar problemas durante o uso normal, ser reparado de acordo com os termos da garantia.
GARANTIA SRIE N MODELO MFA-860

1- Este certificado vlido por 12 (doze) meses a partir da data da aquisio. 2- Ser reparado gratuitamente nos seguintes casos: A) Defeitos de fabricao ou danos que se verificar, por uso correto do aparelho no prazo acima estipulado. B) Os servios de reparao sero efetuados somente no departamento de assistncia tcnica por ns autorizado. C) Aquisio for feita em um posto de venda credenciado da Minipa. 3- A garantia perde a validade nos seguintes casos: A) Mau uso, alterado, negligenciado ou danificado por acidente ou condies anormais de operao ou manuseio. B) O aparelho foi violado por tcnico no autorizado. 4- Esta garantia no abrange fusveis, pilhas, baterias e acessrios tais como pontas de prova, bolsa para transporte, termopar, etc. 5- Caso o instrumento contenha software, a Minipa garante que o software funcionar realmente de acordo com suas especificaes funcionais por 90 dias. A Minipa no garante que o software no contenha algum erro, ou de que venha a funcionar sem interrupo. 6- A Minipa no assume despesas de frete e riscos de transporte. 7- A garantia s ser vlida mediante o cadastramento deste certificado devidamente preenchido e sem rasuras. Nome: Endereo: Estado: Nota Fiscal N: N Srie: Nome do Revendedor:

Cidade: Fone: Data:

11

Cadastramento do Certificado de Garantia O cadastramento pode ser feito atravs de um dos meios a seguir: - Correio: Envie uma cpia do certificado de garantia devidamente preenchido pelo correio para o endereo. Minipa Indstria e Comrcio Ltda. At: Servio de Atendimento ao Cliente Alameda dos Tupins, 33 - Planalto Paulista CEP: 04069-000 - So Paulo - SP - Fax: Envie uma cpia do certificado de garantia devidamente preenchido atravs do fax 0xx11-577-4766. - e-mail: Envie os dados de cadastramento do certificado de garantia atravs do endereo sac@minipa.com.br. - Site: Cadastre o certificado de garantia atravs do endereo http://www.minipa.com.br/sac. IMPORTANTE Os termos da garantia s sero vlidos para produtos cujos certificados forem devidamente cadastrados. Caso contrrio ser exigido uma cpia da nota fiscal de compra do produto.

Manual sujeito a alteraes sem aviso prvio. Reviso: 03 Data Emisso: 17/12/2003

12

Minipa Indstria e Comrcio Ltda.


Al. dos Tupins, 33 - Planalto Paulista - So Paulo - CEP: 04069-000 CGC: 43.743.749/0001-31 Site: http://www.minipa.com.br

Anda mungkin juga menyukai