Anda di halaman 1dari 54

This is a photographic template your photograph should fit precisely within this rectangle.

Pain

Eng Erick Valladares


Diretor Tcnico 21 8499-0499

Romulo Padotzke
Diretor Comercial 21 7830-7483 8*23553

21 7780-0882
erick@asapeletrica.com.br
2008 Eaton Corporation. All rights reserved.

romulo@asapeletrica.com.br

This is a photographic template your photograph should fit precisely within this rectangle.

Pain

Painis Totalmente Testados (TTA)

2008 Eaton Corporation. All rights reserved.

Treinamento xEnergy
1. Conceito TTA
Entendendo a Norma ABNT NBR IEC 60439-1:2003 Entendendo a Norma ABNT NBR IEC 60439-3:2004 Entendendo a Norma ABNT NBR IEC 62208:2003

Conceito TTA / PTTA


Compartimentao Testes de Tipo (Conceito)

Testes de Rotina (Conceito)

Normas NBR IEC


Painis de distribuio e controle so equipamentos destinados a fornecer, distribuir, controlar e proteger a energia necessria ao funcionamento de uma instalao. O conjunto destes equipamentos incluindo o seu invlucro atendem normas especficas que regulamentam e determinam regras para garantir a segurana das pessoas e dos equipamentos envolvidos na instalao. As normas citadas so chamadas de NBR IEC pois so equivalentes a IEC original aps traduo e consulta pblica de seu contedo, ABNT considera uma norma Brasileira como equivalente quando esta idntica norma internacional, caso contrario, considerada como tendo sido baseada.

NBR IEC 60439-1


Conjuntos de manobra e controle de baixa tenso Parte 1 Conjuntos com ensaio de tipo totalmente testados (TTA) e parcialmente testados (PTTA). Esta norma foi publicada em 30/05/2003, substituindo a antiga NBR 6808 que deixou de vigorar.

NBR IEC 60439-3


Conjuntos de manobra e controle de baixa tenso Parte 3 Requisitos Particulares para montagem de acessrios de baixa tenso destinados a instalao em locais acessveis pessoas no qualificadas durante sua utilizao Quadros de Distribuio. Esta norma foi publicada em 31/05/2004 em adio a NBR IEC 60439-1 (Norma aplicvel xBoard/CI).

Definies-Painel Totalmente Testado (TTA)


considerado TTA o conjunto em conformidade com um tipo ou sistema estabelecido, sem desvios capazes de o afastar do comportamento tpico verificado de acordo com a norma. O conjunto com partes montadas fora da fbrica do fornecedor pode ser considerado um TTA desde que a montagem tenha sido feita de acordo com instrues e manuais elaborados pelo fabricante de modo que sejam satisfeitas todas as condies do conjunto ensaiado e de acordo com a norma, incluindo a realizao dos ensaios.

Definies-Painel Parcialmente Testado (PTTA)


Conjunto de manobra e comando de baixa tenso contendo disposies de tipo ensaiado e disposies de tipo no ensaiado, contanto que o ltimo derivado (por exemplo, por meio de clculo) de disposies de tipo ensaiado que satisfizeram os ensaios pertinentes. (Extrado da ABNT NBR IEC 60439-1)
So conjuntos construdos de acordo com um projeto eltrico e mecnico padro, onde a performance do mesmo garantida atravs de testes ou clculo, a partir de resultados dos testes de componentes e conjuntos similares. Os conjuntos PTTA so definidos devido dificuldade de se testar todas as variaes possveis que podem ser implementadas nos conjuntos. Estas variaes so necessrias devido s necessidades das diversas aplicaes, onde muitas vezes a mesma aplicao apresenta requisitos distintos para diferentes usurios.
9
9

Compartimentao
Forma 1
No h separao entre os componentes e o barramento.

Forma 2a
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, porm os componentes podem estar juntos e os terminais de conexo externos no precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.

Forma 2b
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, porm os componentes podem estar juntos e os terminais de conexo externos precisam estar separados do barramento.

10

10

Compartimentao
Forma 3a
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexo externos no precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.

Forma 3 Separao entre barramentos e unidades funcionais e separao entre todas as unidades funcionais entre si, com exceo dos terminais de sada que so colocados no mesmo compartimento.

Forma 3b
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexo externos precisam estar separados do barramento, mais podem estar juntos entre si.

11

11

Compartimentao
Forma 4a
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexo externos esto no interior do mesmo compartimento do componente.

Forma 4 Idntico forma 3, entretanto inclui a separao entre todos os terminais de sada.

Forma 4b
O compartimento dos componentes est fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexo externos no esto no interior do mesmo compartimento do componente, devendo tambm estar separados entre si.

12

12

Ensaios de Tipo
Os ensaios de tipo so destinados a verificar a conformidade com os requisitos colocados pela norma IEC 60439-1, para um determinado tipo de CONJUNTO.
Estes ensaios devem ser realizados em uma amostra definida do CONJUNTO, mencionando equipamentos e detalhes de montagem que posteriormente sero reproduzidos por um terceiro, na sua totalidade ou em partes do CONJUNTO, fabricadas com base no prprio projeto. realizado por iniciativa do fabricante.

13

13

Ensaios de Tipo
Os ensaios de tipo (7), de obrigao do fabricante original do conjunto, so, ao todo, sete; conforme listados abaixo:
1. 2. 3. 4. Limites de elevao da temperatura Propriedades dieltricas Corrente suportvel de curto circuito Eficcia do circuito de proteo

1.
2. 5. 6. 7.

4.1 Conexo eficaz entre as partes condutoras do CONJUNTO e o circuito de proteo"


4.2 Corrente suportvel de curto circuito do circuito de proteo

Distncias de isolao e de escoamento Funcionamento mecnico Grau de proteo

14

14

Ensaio de Elevao de Temperatura


Item 7.3
Temperatura do ar ambiente durante o ensaio deve estar entre +10C e +40C. Item 8.2.1

Ensaio em corrente nominal com os dispositivos instalados no conjunto.


Item 8.2.1.3 Na entrada utiliza-se a corrente nominal. Nas sadas utiliza-se a corrente nominal multiplicado pelo fator de diversidade nominal (tabela 1). O ensaio deve ser realizado por tempo suficiente para que a elevao de temperatura atinja valor constante (normalmente no excedendo 8h com variao inferior a 1 K/h).

15

15

Ensaio de Elevao de Temperatura


Os ensaios tambm podem ser executados em conjuntos com circuitos principais e auxiliares que tem correntes nominais relativamente baixas. Item 8.2.1.4 Com resistores de aquecimento com potncia dissipada equivalente aos

equipamentos e que produzam a mesma quantidade de calor deste sob


corrente nominal.

16

16

Ensaio de Propriedades Dieltricas


Ensaios de Distncias de isolao e de Escoamento
Item 7.3

Temperatura do ar ambiente durante o ensaio deve estar entre +10C e +40C.


As distncias de isolao e escoamento encontradas na construo fsica de um conjunto definem os nveis de tenso a que este conjunto pode ser submetido, sem apresentar falhas como uma descarga no intencional. Este tem a funo de assegurar que o conjunto foi projetado e construdo de acordo com as tenses nominais de isolao declaradas pelo fabricante.

17

17

Distncias de isolao e de escoamento


Distncia de isolao Distncia entre duas partes condutoras em linha reta, o menor caminho entre estas partes condutoras. Est relacionado com a Tenso Nominal de Impulso (Uimp) a que o conjunto pode ser submetido. Distncia de escoamento Menor distncia ao longo da superfcie de um material isolante entre duas partes condutoras. Uma juno entre duas partes de material isolante considerada como parte da superfcie. Est relacionado Tenso Nominal de Isolao do conjunto.

18

18

Grau de proteo do conjunto


O grau IP determinado pelo tamanho do acesso de corpos estranhos ao interior do invlucro.
Penetrao de corpos slidos

Proteo contra entrada de poeira


Proteo contra entrada de lquidos Proteo das pessoas contra acesso s partes vivas Se aplicam a equipamentos eltricos destinados a utilizao em at 72,5kV, a identificao determinada conforme descrito nos slides a seguir.

19

19

Grau de proteo do conjunto


1. Numeral caracterstico (0 a 6, ou a letra X)
Corpos slidos com dimetros superiores a:

0.No protegido
1.Maior ou Igual a 50mm 2.Maior ou Igual a 12.5mm

3.Maior ou Igual a 2.5mm


4.Maior ou Igual a 1mm 5.Contra poeira

6.Totalmente protegido contra poeira

20

20

Grau de proteo do conjunto


2.Numeral caracterstico (0 a 6, ou a letra X)
Efeitos nocivos do ingresso de gua 0.No protegido

1.Queda vertical de gotas


2.Queda vertical de gotas a 15 de inclinao 3.gua aspergida 4.gua projetada em qualquer direo 5.Jatos de gua 6.Ondas do mar 7.Protegido contra imerso por tempo e condies limitadas

8.Protegido contra submerso contnua e sob condies especficas

21

21

Corrente Suportvel de Curto Circuito


Conjuntos devem ser construdos de maneira a resistir aos esforos trmicos e dinmicos, resultantes de correntes de curto-circuito at os valores nominais. A corrente de curto-circuito pode ser reduzida pelo uso de dispositivos limitadores de corrente (indutncias, fusveis limitadores de corrente ou outros dispositivos de manobra limitadores de corrente). Conjuntos devem ser protegidos contra correntes de curto-circuito por meio de, por exemplo, disjuntores, fusveis ou combinao de ambos, que podem ser incorporados no conjunto ou podem ser dispostos fora dele.

22

22

Eficcia do Circuito de Proteo


Verificao da conexo eficaz entre as partes condutoras do conjunto e o circuito de proteo por inspeo ou por medio da resistncia.
Deve ser verificado que as diferentes partes condutoras expostas do CONJUNTO esto conectadas eficazmente ao circuito de proteo e a sua resistncia entre o condutor de proteo de entrada e a parte condutora exposta pertinente no exceda 0,1 . Deve ser feita a verificao empregando um instrumento de medio de resistncia ou uma montagem capaz de conduzir uma corrente de pelo menos 10 A CA ou CC em uma impedncia de 0,1 entre os pontos de medio da resistncia. NOTA Pode ser necessrio limitar a durao do ensaio para 5 s quando os equipamentos de baixa corrente podem ser afetados adversamente pelo ensaio.
23
23

Funcionamento Mecnico
Este ensaio de tipo no deve ser realizado em dispositivos do CONJUNTO que j foram submetidos aos ensaios de tipo, desde que o seu funcionamento mecnico no seja prejudicado pela montagem deles.
Para essas partes que precisam de um ensaio de tipo, o funcionamento mecnico satisfatrio deve ser verificado depois da instalao no CONJUNTO. O nmero de ciclos de operao deve ser 50. NOTA No caso de unidades funcionais extraveis, o ciclo da posio conectada para a posio desconectada e de volta para a posio conectada.

Ao mesmo tempo, o funcionamento dos mecanismos de intertravamento associados com estes movimentos devem ser conferidos. O ensaio considerado como satisfeito se as condies de funcionamento do dispositivo, do intertravamento etc., no tenham sido prejudicados e se o esforo requerido para o funcionamento praticamente o mesmo que antes do ensaio.

24

24

Laboratrios e Responsabilidades
Os painis xEnergy so testados na Alemanha em Bonn (Europa) em laboratrios prprio (Prflaboratorium Bonn of the Moeller Group) que certificado pela ALPHA membro da LOVAG (Low Voltage Agreement Group).
O propsito da LOVAG promover a harmonizao dos testes e certificao de equipamentos eltricos onde as normas IEC, Normas Europias (EN) e e diretrizes Europias como a Diretriz de Baixa Tenso (LVD), a Diretriz de Compatibilidade Eletromagntica (EMC) e a Diretriz de Mquinas Seguras (MSD) so aplicveis. O foco est em Equipamentos de Baixa Tenso Industriais e similares (incluindo Equipamentos para Prdios Comerciais e Pblicos). Atravs da participao na LOVAG o fabricante pode fazer seus testes em laboratrio prprio e receber a certificao atravs de Organizaes Certificadoras. LOVAG foi concebida em 1989 e o primeiro acordo foi assinado por 4 membros em 1991, atualmente so 7 membros com sede na Blgica, Frana, Alemanha, Hungria, Itlia, Espanha e Sucia.
25
25

Laboratrios e Responsabilidades
ACAE
Itlia

ALPHA at VDE
Alemanha

Intertek Semko AB
Sucia

Applus+ CTC
Espanha

SGS Belgium NV Division SGS CEBEC


Blgica

ASEFA
Frana

VEIKI-VNL
Hungria

26

26

Ensaios de Tipo Data Sheet/Certificado

27

27

Ensaios de Rotina
Inspeo do CONJUNTO compreendendo inspeo das ligaes eltricas e, se necessrio, ensaio de funcionamento eltrico, bem como verificao das conexes.
A eficcia dos elementos de atuao mecnica, intertravamentos, cadeados etc., deve ser conferida. Os condutores devem ser conferidos quanto adequao de assentamento e os dispositivos para montagem correta. Uma inspeo visual tambm necessria, para assegurar que o grau de proteo, as distncias de escoamento e as distncias de isolao prescritos so mantidos. Alm disso, deve ser verificado se a informao e a marcao especificadas esto completas e que o CONJUNTO corresponda a isto. necessrio realizar ou repetir este ensaio no local, no momento de efetuar a instalao, em que o CONJUNTO destinado a operar. Eles devem ser realizados sob a iniciativa do montador.
28

28

Ensaios de Rotina
Os ensaios de rotina so destinados a detectar falhas em materiais e mo de obra. Eles so executados em cada novo sistema aps ter sido montado, no sendo necessrio um novo teste no local de instalao.

So executados sob responsabilidade do montador.


Testes de rotina incluem: 1. 2. 3. 4. Conexes dos condutores, funcionamento eltrico Isolao Medidas de proteo Resistncia de isolao
29

29

TTA ASAP + EATON


Eaton
Produtos + Ensaios de Tipo

ASAP

Treinamento de Montagem

www.xenergy-partner.com

Montagem + Ensaios de Rotina Rotina

Cliente Final

- Chaparia - Componentes
30

TTA
30

Conceito xEnergy

31

31

Posicionamento
Mdia Tenso Alta Tenso

Gerao xEnergy Residencial / Comercial Baixa Tenso 400 690 V Indstria

Sistema de Proteo e chaveamento de Baixa Tenso


32

32

xEnergy Dados Tcnicos


Normas Testes Montagem Parties Internas Tenso de Operao - Ue Corrente Mxima - Ie Corrente de Curto Circuito - Icw Condies de Temperatura Grau de Proteo Configuraes de aterramento Cor Standard Dimenses (A x L x P) NBR IEC 60439-1 TTA / PTTA Forma 1 a Forma 4 690V / 50 - 60Hz at 5000 A at 100 kA/1srms 35 C at 50 C IP 31 / IP 55 TN-C / TN-C-S / TN-S / IT RAL7035 (outras cores sob consulta) A 2000 mm sem base soleira (100 ou 200mm) L 425 / 600 / 800 / 1000 / 1200 mm P 400 / 600 / 800 mm Espessura da chapa Teto/base/portas 2 mm (14msg)

Demais tampas/fechamentos 1,5 mm (16msg)


33
33

xEnergy Parties Internas


B F B: rea de Barramentos Barramento principal Barramento de Distribuio F: Unidade Funcional rea de Componentes

B
F Q

Q: Conexo de Sada para cabos externos

Forma 2

Forma 4

Todos os disjuntores no esto no mesmo nvel Todos os disjuntores esto no mesmo nvel Sempre com tampa de cobertura Sempre sem tampa de cobertura IP 31 com tampas de cobertura ou e IP55 Porta integral IP31/IP55 com porta adicional
34
34

Sistema de Plataforma Inteligente


Coluna Power XP - Alimentadores / Sadas / Conexes
Disjuntores abertos
3 ou 4 plos Fixos Extraveis
NRX 630 - 1600A
Magnum Narrow 800 - 2000A Magnum Standard 800 - 3200A Magnum Double Size 5000A
35
35

Sistema de Plataforma Inteligente


Coluna Power XP - Alimentadores / Sadas / Conexes
Disjuntores Compactos
3 ou 4 plos Fixos Extraveis
NZM4 / LZM4 315 - 1600A

NZM3 / LZM3 125 - 630A

36

36

Sistema de Plataforma Inteligente


Seo de Sada XF - Fixa at 630A
Sadas de Potncia 3 e 4 plos Fixas Plug-in/extravel
NZM 3 / LZM3 125 630A

PKZM0,01,2,4 NZM 1 / LZM1 15 160A 0.1 65A

NZM 2 / LZM2 15 300A

GSTA00-160 10 160A

GSTA1 50 250A

GSTA2 100 400A


37

GSTA3 250 630A

37

Sistema de Plataforma Inteligente


Seo Livre XG - Caixa de Instalao at 630A
Sistema de Instalao Xboard Profi+

Dispositivos montados em trilho DIN


38
38

Sistema de Plataforma Inteligente


Sees Livres XG Correo de Fator de Potncia
Utilizao otimizada para sistemas eltricos Reduo do custo de operaes

Type-tested (TTA) com mdulos de capacitores para correo das empresas


Frako e KBR

39

39

Overview da Linha xBoard


Overview

Quadro de Sobrepor

Quadro de Embutir

Quadro Auto-portante
40
40

xBoard Profi+ Benefcios


Design Multi Camadas Montagem modular para IP31

Muitas possibilidades de montagem


Economia de espao Alta flexibilidade devido ao grande nmero de mtodos de cabeamento Espao generoso para cabos Cabeamento possvel atravs de eletrocalhas Altura dos trilhos ajustvel

Eletrocalha

Espelho

SASY 60i

RMQ

41

41

Dados Tcnicos xBoard


Dados Tcnicos Grau de Proteo IP30, IP54

Construo
Corrente Nominal Tenso Nominal Classe de Proteo Material

EN60439-1/3, IEC 62208


at 630A 415 VAC/50Hz I Placa de ao, pintura a p RAL7035

Resistncia Choque

IK 07
42
42

Referncias Eaton

43

43

Referncias Eaton

44

44

Referncias Eaton

45

45

Referncias Eaton

46

46

Referncias Eaton

47

47

Detalhes do Produto

48

48

Detalhes do Produto
Painis de Proteo, Medio e Controle Petrobras - Edise

49

49

Outros Produtos ASAP


Painis de Proteo, Medio e Controle
Barras 138kV SE Santander

50

50

Acabamentos
Painis de Proteo, Medio e Controle Barras 138kV

51

51

Produtos ASAP
Painis de Proteo, Medio e Controle
Barras 138kV SE So Martinho

52

52

Produtos ASAP
Painis de Proteo e Controle de Rotao Ip 67 - Ativa

53

53

Produtos ASAP
Quadros de Proteo e Controle de Motores

Sistema de gua Gelada


Petrobras

54

54

www.asapeletrica.com.br

55

55

Anda mungkin juga menyukai