Anda di halaman 1dari 6

LNGUA PORTUGUESA - ESTUDOS SOBRE INTERPRETAO DE TEXTOS Prof.

Jos Carlos de Oliveira Moura - Captulo 2 - Denotao e Conotao

Consultando o dicionrio Houaiss, encontramos para a palavra joia as seguintes definies: 1objeto de metal precioso finamente trabalhado, em que muitas vezes se engastam pedras preciosas, prolas etc. ou a que aplicado esmalte, us. como acessrio de vesturio, adorno de cabea, pescoo, orelhas, braos, dedos etc. Pedra preciosa de grande valor. 3p. ext. qualquer objeto caro e trabalhado com arte (estatueta, relgio, cofre, vaso etc). As definies so claras, precisas. Todas giram em torno de um objeto de valor. A partir dessas definies, podemos criar frases com muita segurana. Ex.: Essa joia em seu pescoo est h vrias geraes em nossa famlia. O rubi uma joia que encanta meus olhos. Aquele vaso, provavelmente chins, uma joia de raro acabamento. A palavra joia, presente nas trs frases citadas, foi empregada em seus sentidos reais, primitivos. A isso se d o nome de denotao. II) Conotao

Voltando ao dicionrio citado, encontramos na sequncia da leitura o seguinte: 4fig. pessoa ou coisa muito boa e querida (sua sobrinha uma joia. O prprio dicionarista nos d um exemplo. Vejamos outras frases abaixo. Ela uma joia de menina. Que joia esse cachorrinho! Minha irm se tornou uma joia muito especial. Observe que, em todas as frases, a palavra joia extrapolou o sentido original de objeto caro. Ela est se referindo a pessoas e animais, que, na realidade, no podem ser joias, se levarmos em conta o sentido denotativo do termo. H uma comparao implcita em cada frase: bonito ou bonita como uma joia. Dizemos ento que se trata de conotao. Vamos comparar as duas frases abaixo: Comi uma fruta deliciosa. Ela escreveu uma frase deliciosa. Na primeira, o adjetivo deliciosa est empregado denotativamente, pois indica o gosto agradvel da fruta; trata-se do sentido real do termo. Na segunda, o adjetivo no pode ser entendido ao p da letra, uma vez que frase no tem gosto, no tem sabor. um emprego especial, estilstico da palavra deliciosa. Assim, ela est usada conotativamente. Muitas vezes, as perguntas de interpretao se voltam para o emprego denotativo ou conotativo dos vocbulos. E mais: o entendimento global do texto pode depender disso. Leia-o, pois, com ateno. A leitura atenta tudo.

III) Figuras de linguagem As figuras constituem um recurso especial de construo, valorizando e embelezando o texto. H questes de provas, inclusive em concursos pblicos, que cobram, direta ou indiretamente, o emprego adequado da linguagem figurada. Vejamos as mais importantes, que voc no pode desconhecer. Elas no sero, aqui, agrupadas de acordo com sua natureza: de palavras, de pensamento e de sintaxe.No h importncia nessa distino, para interpretarmos um texto. 1) Comparao ou simile Consiste, como o prprio nome indica, em comparar dois seres, fazendo uso de conectivos apropriados. Ex.: Esse liquido azedo como limo. A jovem estava branca qual uma vela. 2) Metfora Tipo de comparao em que no aparecem o conectivo nem o elemento comum aos seres comparados. Ex.: Minha vida era um palco iluminado... (Minha vida era alegre, bonita etc. como um palco iluminado.) Tuas mos so de veludo. (Entenda-se: mos macias como o veludo) A vida, manso lago azul... (Jlio Salusse) (Neste exemplo, nem o verbo aparece, mas clara a ideia da comparao: a vida suave, calma como um manso lago azul.) 3) Metonmia Troca de uma palavra por outra, havendo entre elas uma relao real, concreta, objetiva. H vrios tipos de metonmia. Ex.: Sempre li rico Verssimo, (o autor pela obra) Ele nunca teve o seu prprio teto. (a parte pelo todo) Cuidemos da infncia. (o abstrato pelo concreto: infncia / crianas) Comerei mais um prato. (o continente pelo contedo) Ganho a vida com meu suor. (o efeito pela causa) 4) Hiprbole Consiste em exagerar as coisas, extrapolando a realidade. Ex.: Tenho milhares de coisas para fazer. Estava quase estourando de tanto rir. Vive inundado de lgrimas. 5) Eufemismo

a suavizao de uma ideia desagradvel. Chamado de linguagem diplomtica. Ex.: Minha avozinha descansou. (morreu) Ele tem aquela doena. (cncer) Voc no foi feliz com suas palavras. (foi estpido, grosseiro) 6) Prosopopeia ou personificao Consiste em se atribuir a um ser inanimado ou a um animal aes prprias dos seres humanos. Ex. A areia chorava por causa do calor. As flores sorriam para ela. 7) Pleonasmo Repetio enftica de um termo ou de uma ideia. Ex.: O ptio, ningum pensou em lav-lo. (lo = O ptio) Vi o acidente com olhos bem atentos. (Ver s pode ser com os olhos.) 8) Anacoluto a quebra da estruturao sinttica, de que resulta ficar um termo sem funo sinttica no perodo. parecido com um dos tipos de pleonasmo. Ex.: O jovem, algum precisa falar com ele.

Observe que o termo O jovem pode ser retirado do texto. Ele no se encaixa sintaticamente no perodo. Caso dissssemos Com o jovem, teramos um pleonasmo: com o jovem = com ele. 9) Anttese Emprego de palavras ou expresses de sentido oposto. Ex.: Era cedo para alguns e tarde para outros. No s bom, nem s mau: s triste e humano. (Olavo Bilac) 10) Sinestesia Consiste numa fuso de sentidos. Ex.: Despertou-me um som colorido. (audio e viso) Era uma beleza fria. (viso e tato) 11) Catacrese a extenso de sentido que sofrem determinadas palavras na falta ou desconhecimento do termo apropriado. Essa extenso ocorre com base na analogia. Por isso, ela uma variao da metfora. Ex.: Leito do rio. Dente de alho. Barriga da perna. Cu da boca. Curiosas so as catacreses constitudas por verbos: embarcar num trem, enterrar uma agulha

no dedo etc. Embarcar entrar no barco, no no trem; enterrar entrar na terra, no no dedo. 12) Hiplage Adjetivao de um termo em vez de outro. Ex.: O nado branco dos cisnes o fascinou, (brancos so os cisnes) Acompanhava o voo negro dos urubus, (negros so os urubus) 13) Quiasmo Ao mesmo tempo repetio e inverso de termos, podendo haver algumas alteraes. Ex.: No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho (C. D. Andrade) Vinhas fatigada e triste, e triste e fatigado eu vinha. (Olavo Bilac) 14) Silepse Concordncia anormal feita com a ideia que se faz do termo e no com o prprio termo. Pode ser: a) de gnero Ex.: V Sa bondoso. A concordncia normal seria bondosa, j que V. Sa do gnero feminino. Fez-se a concordncia com a ideia que se possui, ou seja, trata-se de um homem. b) de nmero Ex.: O grupo chegou apressado e conversavam em voz alta. O segundo verbo do perodo deveria concordar com grupo. Mas a ideia de plural contida no coletivo leva o falante a botar o verbo no plural: conversavam. Tal concordncia anormal no deve ser feita com o primeiro verbo. c) de pessoa. Ex.: Os brasileiros somos otimistas. Em princpio, dir-se-ia so, pois o sujeito de terceira pessoa do plural. Mas, por estar includo entre os brasileiros, possvel colocar o verbo na primeira pessoa: somos. 15) Perfrase Emprego de vrias palavras no lugar de poucas ou de uma s. Ex.: Se l no assento etreo onde subiste... (Cames) assento etreo = cu. Morei na Veneza brasileira. Veneza brasileira = Recife No provoque o rei dos animais.

rei dos animais = leo. Obs.: Questes que envolvem perfrase pedem, frequentemente, conhecimento independente do texto. 16) Assndeto Ausncia de conectivo. um tipo especial de elipse, que a omisso de qualquer termo. Ex.: Entrei, peguei o livro, fui para a rede. Ligando as duas ltimas oraes, deveria aparecer a conjuno e. 17) Polissndeto Repetio da conjuno, geralmente e. Ex.: Trejeita, e canta, e ri nervosamente. (Padre Antnio Toms) E treme, e cresce, e brilha, e afia o ouvido, e escuta. (Olavo Bilac) 18) Zeugma Omisso de um termo, geralmente verbo, empregado anteriormente. Variao da elipse. Ex.: A moral legisla para o homem; o direito, para o cidado. (Toms Ribeiro) So estas as tradies das nossas linhagens; estes os exemplos de nossos avs. (Herculano) Obs.:Na primeira frase, est subentendida a forma verballegisla; na segunda, so. 19) Apstrofe Chamamento, invocao de algum ou algo, presente ou ausente. Corresponde ao vocativo da anlise sinttica. Ex.: Deus! Deus! onde ests que no respondes?! (Castro Alves) Erguei-vos, menestris, das prpuras do leito! (Guerra Junqueiro) 20) Ironia Consiste em dizer-se o contrrio do que se quer. figura muito importante para a interpretao de textos. Ex.: Moa linda bem tratada, trs sculos de famlia, burra como uma porta, um amor. (Mrio de Andrade) Observe que, aps chamar a moa de burra, o poeta encerra a estrofe com uma parente elogio: um amor. 21) Hiprbato a inverso da ordem dos termos na orao ou das oraes no perodo. Ex.: Aberta em par estava a porta. (Almeida Garrett)

Essas que ao vento vm Belas chuvas de junho! (Joaquim Cardozo) 22) Anstrofe Variante do hiprbato. Consiste em se inverter a ordem natural existente entre o termo determinado (principal) e o determinante (acessrio). Ex.: Sentimos do vento a carcia. Determinado: a carcia Determinante: do vento Obs.: Nem sempre simples a distino entre hiprbato e anstrofe. H certa discordncia entre os especialistas do assunto. 23) Onomatopeia Palavra que imita sons da natureza. Ex.: O ribombar dos canhes nos assustava. No aguentava mais aquele tique-taque insistente. No se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. (Machado de Assis) 24) Aliterao Repetio de fonemas consonantais. Ex.: Nem toda tarefa to tranquila. Ruem por terra as emperradas portas. (Bocage) Os teus grilhes estrdulos estalam. (Raimundo Correia) Obs.: Nos dois ltimos exemplos, as aliteraes procuram reproduzir, sons naturais, constituindo-se tambm em onomatopeias. 25) Enlage Troca de tempos verbais. Ex.: Se voc viesse, ganhava minha vida mais entusiasmo, Agora que murcharam teus loureiros Fora doce em teu seio amar de novo. (lvares de Azevedo) Obs.: Na primeira frase,ganhava est no lugar de ganharia; na segunda,fora substitui seria.

Anda mungkin juga menyukai