Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN

Planalto Norte

3.2. Distribuio de Probabilidades Discretas Em muitos problemas aplicados, o que nos interessa a probabilidade de um evento ocorrer x vezes em n provas. 3.2.1. DISTRIBUIAO BINOMIAL Definio: Um experimento binomial uma experincia probabilstica que precisa preencher os seguintes requisitos: 1. O experimento repetido por um nmero fixo de tentativas, sendo uma independente de todas as outras; 2. H somente dois resultados possveis de interesse em cada tentativa. Os resultados podem ser classificados como sucesso ou um fracasso. 3. A probabilidade de um sucesso a mesma em cada tentativa; 4. A varivel aleatria x conta o nmero de tentativas com sucesso. Notao para experimentos binomiais: n o nmero de tentativas; p a probabilidade do sucesso; q a probabilidade de fracasso q = (1 - p); x a varivel aleatria que representa a contagem do nmero de sucesso em n tentativas; C Combinao; ! Fatorial;
n! x ! ( n x )! o nmero de combinaes. Cn, x =

P(x) = Cn,x . px . q(n x)


Exemplo: H uma probabilidade de 0,30 de que uma pessoa, ao fazer compras em um supermercado, se beneficie de uma promoo especial de sorvete. Determine as probabilidades de que, dentre seis pessoas que esto fazendo compras no supermercado, haja 0, 1, 2, 3, 4, 5, ou 6 que se beneficiem da promoo. Soluo: (Desenvolver na sala)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

Histograma: Distribuio Binomial


0,35 0,3 0,25 0,2 0,15 0,1 0,05 0 Probabilidade do sucesso 0,303 0,324

0,185 0,118 0,06 0,01 0 1 2 3 4 5 0,001 6

Quantidade de pessoas beneficiadas

Curva Binomial
0,35 0,3 0,25 0,2 0,15 0,1 0,05 0 0 1 2 3 4 5 6 Quantidade de pessoas beneficiadas Probabilidade do sucesso

Exemplo: Uma pesquisa indica que 41% das mulheres consideram a leitura sua atividade favorita de lazer. Voc seleciona ao acaso quatro mulheres e pergunta a elas se a leitura sua atividade favorita de lazer. Obtenha a probabilidade de que: a) exatamente duas delas respondam sim; b) pelo menos duas delas respondam sim. c) construa um histograma da distribuio binomial. Soluo: (Desenvolver na sala)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

3.2.2. DISTRIBUIO MULTINOMIAL Definio: Um experimento multinomial uma experincia probabilstica que satisfaz as seguintes condies: 1. O experimento repetido um nmero fixo de vezes n e cada tentativa independente das outras; 2. Cada tentativa tem k resultados possveis exclusivos; 3. Cada resultado tem uma probabilidade fixa. A soma das probabilidades de todos os resultados 1 ou 100%. (p1 + p2 + p3 + ... + pk) = 1 4. x o nmero de vezes que cada evento ir ocorrer; 5. A varivel aleatria discreta x a contagem do nmero de vezes que os eventos acontecem em n tentativas. (x1 + x2 + x3 + ... + xk) = n Notao para experimentos multinomiais: n nmero total de tentativas ou observaes; p probabilidade de cada evento; x a varivel aleatria que representa a contagem do nmero de observaes em n tentativas.; ! Fatorial. .
P ( x) = n! xk x1 x2 . p1 . p2 ... . p k x1! x2 ! ... xk !

Exemplo: So as seguintes as probabilidades de um automvel submetido inspeo em um departamento de trnsito: 20% de no passar no teste de emisso, mas passar no teste freio; 10% de passar no teste de emisso, mas no passar no teste de freio; 10% de no passar em nenhum dos dois testes; 60% de passar em ambos os testes. Determine a probabilidade de que, em 12 carros inspecionados, 3 seja reprovados apenas no teste de emisso, 2 sejam reprovados apenas no teste de freios, 1 seja reprovados em ambos os testes, 6 sejam aprovados em ambos os testes.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

3.2.3. DISTRIBUIO DE POISSON Frmula Geral


Em homenagem ao matemtico e fsico francs S. D. Poisson (1781-1840).

Definio: A distribuio de Poisson uma distribuio discreta de probabilidade de uma varivel aleatria x que satisfaz s seguintes condies: 1. O experimento consiste na contagem do nmero de vezes, x, que um evento ocorre em um determinado intervalo. O intervalo pode ser de tempo, rea ou volume; 2. A probabilidade de que o evento ocorra a mesma para cada intervalo; 3. O nmero de ocorrncias em um intervalo independe do nmero de ocorrncias em outros intervalos.
x . e
x!

P ( x) =

Onde:

Exemplo:

o nmero de ocorrncias; a base exponencial ( 2,71828); (l-se: mi) o nmero mdio de ocorrncias por intervalo.

1) O nmero mdio de acidentes mensais em um determinado cruzamento trs. Qual a probabilidade de que em um determinado ms ocorram quatro acidentes no cruzamento? 2) Se um banco recebe em mdia 6 cheques sem cobertura por dia, qual a probabilidade de receber quatro cheques sem cobertura em um dia qualquer?

Aos interessados Bibliografias: 1) Estatstica Aplicada Economia, Administrao e Contbeis. John E. Freund & Gary A. Simon. Ed. Bookman. 2) Estatstica Aplicada administrao. William J. Stevenson. Ed. Harbra.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

EXERCCIOS Distribuio Discretas 1) Dos estudantes de um colgio, 41% fumam cigarro. Escolhem-se seis ao acaso para darem sua opinio sobre o fumo. a) Determine a probabilidade de nenhum dos seis ser fumante. b) Determine a probabilidade de todos os seis fumarem. 2) Um fabricante de lajotas suspeita que 2% de seu produto apresenta algum defeito. Se tal suspeita correta, determine a probabilidade de que, numa amostra de nove lajotas: a) Haja ao menos uma defeituosa. b) No haja nenhuma defeituosa. 3) Sabe-se que, dos 30 alunos de uma classe, 25 no esto satisfeitos com o livro texto adotado. Se for tomada uma amostra de 5 alunos, qual a probabilidade de que estejam insatisfeitos: a) 4 alunos; b) no mnimo 2; c) no mximo 3 alunos; d) entre 2 e 5 alunos. 4) H uma probabilidade de 0,30 de que uma pessoa, ao fazer compras em um supermercado, se beneficie de uma promoo especial de sorvete. Determine as probabilidades de que, dentre seis pessoas que esto fazendo compras no supermercado, haja 5, que se beneficie da promoo. 5) De acordo com uma teoria gentica, se plantas altas e coloridas forem cruzadas com plantas pequenas e sem cor, os resultados sero quatro tipos de plantas: 56,25% a probabilidade das plantas serem altas e coloridas, 18,75% a probabilidade de serem altas e sem cor, 18,75% a probabilidade de serem pequenas e coloridas e 6,25% de serem pequenas sem cor. Dez plantas so selecionadas. Obtenha a probabilidade de que 5 sejam altas e coloridas, duas sejam altas e sem cor, duas sejam pequenas e coloridas e uma seja pequena e sem cor. 6) As probabilidades de uma declarao de imposto de renda ser preenchida corretamente, conter apenas erros que favoream o contribuinte, conter apenas erros que favoream o governo e conter ambos os tipos de erro so 60%, 20%, 10% e 10%, respectivamente. Qual a probabilidade de que, em 10 declaraes selecionadas aleatoriamente para verificao, sete tenham sido preenchidas corretamente, uma contenha apenas erros a favor do contribuinte, uma contenha apenas erros a favor do governo, e uma contenha ambos os tipos de erro? 7) As lmpadas coloridas produzidas por uma companhia so 50% vermelhas, 30% azuis e 20% verdes. Em uma amostra de 5 lmpadas, encontre a probabilidade de 2 serem vermelhas, 1 verde e 2 azuis.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

8) Uma caixa contm 5 bolas vermelhas, 3 brancas e 2 azuis. Uma amostra de seis bolas retirada com reposio, isto , cada bola recolocada antes da seguinte ser retirada. Encontre a probabilidade de: (i) 3 serem vermelhas, 2 brancas e 1 azul; (ii) 2 vermelhas, 3 brancas e 1 azul; (iii) 2 de cada cor aparecerem. 9) Em uma grande cidade, a REDE TV tem 40% dos espectadores nas noites de sexta-feira, o SBT com 20%, a TV a cabo tem 30%, e 10% assistem a DVDs. Qual a probabilidade de que, entre 7 espectadores de televiso selecionados aleatoriamente naquela cidade em uma noite de sexta-feira, 2 estejam assistindo rede TV, 1 esteja assistindo ao SBT, 3 estejam vendo TV a cabo e 1 assistindo a um DVD ? 10) Em um escritrio, o nmero mdio de falncias nos negcios por hora era de oito. Obtenha a probabilidade de que ocorram: a) Exatamente quatro falncias em uma determinada hora; b) Pelo menos quatro falncias em uma determinada hora. 11) Um grande furaco aquele no qual a velocidade dos ventos de 111 milhas por hora ou mais. De 1900 a 1999, o nmero mdio de grandes furaces que atingiram anualmente a poro continental dos Estados Unidos foi de cerca de 0,6. Obtenha a probabilidade de que em um determinado ano: a) Exatamente um grande furaco chegue a poro continental dos Estados Unidos; b) No mximo um grande furao atinja a poro continental dos Estados Unidos. 12) O nmero mdio de consultas que uma pessoa recebe em resposta a um anncio em um jornal, colocando um carro venda 4,4. Quais so as probabilidades de que, em resposta a tal anncio, uma pessoa receba: a) Apenas duas consultas; b) Apenas trs consultas; c) No mximo trs consultas?

Respostas: 1) a. P(x) = 4,22% b. P(x) = 0,48% 2) a. P(x) = 16,63% b. P(x) = 83,37% 3) a. P(x) =40,34% b. P(x) = 99,64% c. P(x) = 20,26% d. P(x) = 56,86% 4) ? 5) ? 6) P(x) = 4,03% 7) P(x) = 13,50% 8) a. P(x) = 13,50% b. P(x) = 8,10% c. P(x) = 8,10% 9) P(x) = 3,63% 10) a. P(x)=5,7% b. P(x)=95,77% 11) a. P(x) = 32,93% b. P(x) = 87,81% 12) a. P(x) = 11,9% b. P(x) = 17,4% c. P(x) = 35,9%

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN


Planalto Norte

Anda mungkin juga menyukai