Anda di halaman 1dari 3

Curso : segunda Licenciatura em Artes-turma 13 Disciplina :Artes visuais :Linguagem bidimensional e tridimensional Data da aula : 19 de janeiro de 2013 Professora:

Fuviane Galdino Moreira Aluna: Glria das Graas Schmitel da Penha Lemos

Atividade : Fazer uma anlise descritiva de uma obra de arte,utilizando os conceitos tcnicos de comunicao visual discutidos em sala de aula, a partir dos texto Arte e Percepo visual,de Rudolf Arnheim,e do texto Sintaxe da Linguagem visual,de Donis A.Dondis.

Wassily Kandinsky nasceu em Moscou 04 de dezembro em 1866 e faleceu em Nuil-ly-Sur-Sei,em 1944.Estudou Direito e Economia Poltica em Moscou.Ao participar de uma misso etnogrfica ao norte da Rssia ,encontrou-se com a riqueza das decoraes dos interiores das aldeias .Em

Fazer uma anlise descritiva de uma obra de arte, utilizando os conceitos tcnicos de comunicao visual discutidos em sala de aula, a partir do texto Arte e Percepo Visual, de Rudolf Arnheim, e do texto Sintaxe da Linguagem Visual, de Donis A. Dondis.

1885,visitou uma exposio de artistas franceses em Moscou,na qual descobriu a pintura de Claude Monet. Encantado com Monet,abandonou a carreira jurdica para se dedicar inteiramente pintura.Em 1901,fundou o grupofalange,tornando-se presidente e abrindo sua prpria a escola de pintura e desenho.Depois de vrias viagens Holanda, Tunsia, Itlia,instalou-se em Svres,perto de Paris. Teve um perodo de sua carreira impressionista,sucedido de um perodo de fauvismo.Em 1920 encontrou-se com Franz Marc,August Macke e Paul Klee e deu incio sua fase de trabalhos abstratos. Escreveu livros descrevendo o abstracionismo,dizendo:compreendi ento que os objetos me prejudicam e no a obra.Em 1920,tornou-se professor em Bauhaus,onde realizou importantes trabalhos sobre ponto,linha e planos. Kandinsky trabalhou obras circulares concntricas,pontos,quadrados,tringulos e retngulos,feixes de linha retas e quebradas,que ele denominou de Perodo Romntico Concreto.Abandonou qualquer referncia do mundo real e se lanou ao abstracionismo. Nos ltimos anos de sua vida,comeou a estudar cientificamente os mecanismos da pintura com a finalidade de descobrir leis quase matemticas para o emprego e a significao das cores. Quanto mais rigorosa se tornava a tcnica ,mais Kandinsky liberava sua imaginao. A obra Acento em rosa de 1926 encontra-se no Centro Georges Pompidou,Paris,com 100,5cmX80,5cm feito a leo sobre tela nota-se ao centro um dos conceitos tcnicos mostrando que um ponto de maior estabilidade e equilbrio ,sua formas tem uma diversidade dando um outro conceito tcnico que a variao .Com base nas pesquisas Kandinsky foi um msico talentoso e associava fortemente a msica com a arte.Kandinsky nomeava seus trabalhos com expresses musicais,por isso esta obra tem uma variao como se representasse tons ou timbres musicais.

Anda mungkin juga menyukai