Anda di halaman 1dari 14

3 SUJEITOS DA RELAO DE EMPREGO 3.1 - EMPREGADO A CLT, em seu art.

. 3, dispe o seguinte: considera-se empregado toda pessoa fsica Que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. (conceito) Salientando que, nossa doutrina ptria acrescenta a essa definio um outro requisito: a prestao pessoal do servio. Para a caracterizao do empregado necessita-se da presena de 05 (cinco) reQuisitos (elementos), sendo:
Pessoa fsica: o empregado sempre pessoa fsica ou natural. Pessoalidade: o empregado um trabalhador que presta pessoalmente os servios ao empregador.

O contrato de trabalho ajustado em funo de determinada pessoa, razo porque considerado intuitu personae. Habitualidade: tambm chamada de no-eventualidade, pois o empregado um trabalhador no eventual, que presta seus servios de forma contnua e habitual. Subordinao: o empregado deve ser subordinado (dependente) em relao ao empregador. Salrio: ou onerosidade, empregado um trabalhador assalariado, portanto, algum que, pelo servio que presta, recebe uma retribuio. Caso os servios sejam prestados gratuitamente pela sua prpria natureza (voluntrio, de finalidade cvica, assistencial, religioso, etc.) no se configurar a relao de emprego. 3.2 - EMPREGADOR

A CLT dispe que considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, Que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios (art. 2). (conceito) A empresa comumente conceituada como uma atividade organizada para a produo ou circulao de bens ou servios destinados ao mercado, com objetivo de lucro. No mbito do Direito do Trabalho, a CLT expressamente estabelece a exigncia de que ela assuma os riscos do negcio. Assim, a empresa deve assumir tanto os resultados positivos quanto os negativos do empreendimento, no podendo estes ltimos ser transferidos ao empregado. Salienta-se que, h o empregador em geral, a EMPRESA, e o empregador POR EQUIPARAO, prevista no art. 2, 1/CLT que so: os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas outras instituies sem fins lucrativos, Que admitem trabalhadores como empregados. A pessoalidade no elemento essencial da definio de empregador, mesmo sendo imprescindvel para conceituar empregado. Tanto verdade, que o empregador pode ser substitudo normalmente no comando dos negcios, sem que sejam afetadas em qualquer aspecto as relaes de emprego existentes com os trabalhadores da empresa. O empregado, ao contrrio no pode se fazer substituir livremente. A CLT no art. 2, 2 prev a responsabilidade solidria dos grupos de empresa (tambm chamado de grupo econmico), in verbis: Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. O instituto da sucesso de empresas significa mudana na propriedade da empresa; designa todo acontecimento em virtude do qual uma empresa absorvida por outra, o que ocorre nos casos de incorporao, transformao e fuso. 3.3 - TRABALHADORES COM REGULAMENTAO PRPRIA
TRABALHADOR AUTNOMO: O elemento fundamental que os distingue a subordinao;

empregado trabalhador subordinado; autnomo trabalha sem subordinao; para alguns, autnomo quem trabalha por conta prpria e subordinado quem trabalha por conta alheia; outros sustentam que a distino ser efetuada verificando-se quem suporta os riscos da atividade; se os riscos forem suportados pelo trabalhador, ele ser autnomo. Obs: A prestao de servio do profissional autnomo regida pelo Cdigo Civil. O pagamento ao autnomo realizado mediante uma RPA (Recibo de Pagamento de Autnomo), o qual emitido pelo prestador de servio sofre tributao do IR e do INSS.
TRABALAHDOR EVENTUAL: o trabalhador ocasional, espordico, que presta servios de

natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego.
TRABALHADOR AVULSO: So caractersticas do trabalho avulso a intermediao do sindicato do

trabalhador na colocao da mo-de-obra, a curta durao do servio prestado a um beneficiado e a remunerao paga basicamente em forma de rateio procedido pelo sindicato; pela CF/88, art. 7 XXXIV, foi igualado ao trabalhador com vnculo empregatcio. Ex: prestador de servio na orla martima.
TRABALHADOR TEMPORRIO: aquele que prestado por pessoa fsica a uma empresa, para

atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios (art. 2, da Lei 6.019/74); completa-se com outro conceito da mesma lei (art. 4), que diz: compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. OBS: A prestao de servios no poder exceder a trs meses, salvo autorizao do Ministrio do Trabalho. regido pela Lei n 6.019/74 e regulamentado pelo Decreto n 73.841/74.
EMPREGADO DOMSTICO: qualquer pessoa fsica que presta servios contnuos a um ou mais

empregadores, em suas residncias, de forma no-eventual, contnua, subordinada, individual e mediante remunerao, sem fins lucrativos; a Lei 5.589/72 fixou como seus direitos, a anotao da CTPS, frias anuais de 20 dias e previdncia social; a Lei 7.195/84 prev a responsabilidade civil da agncia de colocao de empregado domstico, pelos danos que este acarretar aos patres; a CF/88 em seu art. 7 ampliou os direitos atribudos por lei ordinria, sendo os seguintes: salrio mnimo; irredutibilidade da remunerao; 13 salrio; repouso semanal remunerado; licena maternidade (120 dias); licena paternidade; frias com remunerao acrescida em 1/3 (300 dias); aposentadoria. OBS: facultada a incluso do empregado domstico no Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), mediante requerimento do empregador (Lei n 10.208, de 23/3/2001)
EMPREGADO RURAL: o trabalhador que presta servios em propriedade rural, continuadamente

e mediante subordinao ao empregador, assim entendida, toda pessoa que exerce atividade agroeconmica; o contrato de trabalho rural pode ter durao determinada e indeterminada; so admitidos contratos de safra; seus direitos que j eram praticamente igualados aos do urbano, pela Lei 5.889/73, foram pela CF/88 totalmente equiparados. OBS: O trabalhador de indstria situado em propriedade rural considerado industririo e regido pela CLT e no pela lei do trabalho rural (TST, Enunciado n 57).
COOPERATIVAS DE TRABALHO: Celebram contrato de cooperativa as pessoas que

reciprocadamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum, sem objetivo de lucro (art. 3, Lei n 5.764/71). Obs: Inexiste vnculo empregatcio. Art. 442, pargrafo nico/CLT: Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre eles e os tomadores de servios daquela.
TERCEIRIZAO: um processo que consiste em repassar as tarefas secundrias para empresas

especializadas no intuito de realizarem suas atividades principais. Os requisitos bsicos estipulado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) so: a) No atingir a atividade-fim da empresa, ou seja, atividades no ligadas diretamente ao produto da empresa; b) Ter caracterstica de impessoalidade, ou seja, evitar que a empresa terceirizada empregue exfuncionrios da empresa contratante, com remunerao menor pelo mesmo trabalho realizado;

c) No ter subordinao direta do contratante, isto , manter no local de trabalho em supervisor que seja da empresa terceirizada para conduzir as atividades. Responsabilidade: a) Subsidiria: Pela Smula 331/TST, inciso IV, o inadimplemento das obrigaes trabalhistas por parte do empregador implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios. b) Solidria (empreitada): Responder o subempreteiro pelas obrigaes derivadas do contrato de trabalho para celebrar (art. 455/CLT).

11 - RESCISO CONTRATUAL 11.1 TIPOS DE RESCISO Os tipos de resciso de contrato de trabalho como so: a) Sem justa causa: tanto por iniciativa do empregado quanto do trabalhador. b) Com justa causa: tanto por iniciativa do empregador (art. 482 da CLT) quanto por iniciativa do trabalhador (dispensa indireta art. 483 da CLT). c) Antecipada do contrato de experincia por iniciativa do empregador: empregador decide interromper o contrato de experincia. d) Antecipada do contrato de experincia por iniciativa do trabalhador: trabalhador decide interromper o contrato de experincia. e) Trmino do contrato de experincia: empregador decide interromper o contrato de experincia no seu prazo final. f) Por prazo determinado: contrato interrompido no seu prazo previsto de trmino. g) Morte do trabalhador. h) Aposentadoria: no necessariamente implica numa resciso do contrato de trabalho. i) Extino da Empresa: empresa deixa de existir juridicamente. 11.2 DIREITOS DO TRABALHADOR 11.2.1 AVISO PRVIO a comunicao da resciso do contrato de trabalho pela parte que decide extingui-lo, com a antecedncia a que estiver obrigada e com o dever de manter o contrato aps essa comunicao at o decurso do prazo nela previsto, sob pena de pagamento de uma quantia substitutiva, o caso de ruptura do contrato. O cabimento do aviso prvio relaciona-se com o tipo de contrato e com a existncia ou no de justa causa; a CLT o exige nos contratos por prazo indeterminado; por prazo determinado inexigvel; cabvel apenas na dispensa sem justa causa e no pedido de demisso; cabvel ser na dispensa indireta (art. 487, 4/CLT) e quando a resciso se opera em decorrncia de culpa recproca (Enunciado n 14/TST). A concesso do aviso prvio produz como principal efeito a projeo do contrato de trabalho pelo tempo correspondente ao seu perodo. E da no concesso resultam efeitos sobre as partes; se do empregado que se omitiu, o empregador ter o direito de reter o saldo do seu salrio (art. 487, 2/CLT) no valor correspondente ao nmero de dias do aviso prvio no concedido; se do empregador, ter de pagar os salrios dos dias referentes ao tempo entre o aviso que devia ser dado e o fim do 37 contrato (art. 1/CLT).

Salientando, a natural extino do contrato aps o decurso do prazo, ressalvado s partes de comum acordo reconsider-lo, caso em que o contrato ter seu curso normal (art. 489/CLT); haver reduo da jornada de trabalho, que ser de 2 (duas) horas dirias ou em 7 (sete) dias corridos (art. 488, nico/CLT); a durao proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de 30 (trinta) dias; a proporo matria de lei ordinria. Observaes: Arts. 487 a 491 da CLT. 11.2.2 SALDO DE SALRIO Trata-se do saldo dos dias trabalhados at o dia do desligamento, no ms da resciso. No caso de trabalhador horista, multiplicar 18 dias pelo nmero de horas correspondentes no perodo e considerar tambm o DSR para clculo. 11.2.3 SALRIO-FAMLIA Trata-se dos dias trabalhados no ms da resciso, proporcional ao valor da cota mensal e multiplicado pelo nmero de cotas s quais o trabalhador tem direito. 11.2.4 HORAS EXTRAS (HE) Trata-se das horas extras trabalhadas no ms da resciso e seu respectivo adicional (art. 59, 1/CLT). 11.2.5 ADICINAL NOTURNO Trata-se dos adicionais das horas trabalhadas no perodo noturno (art. 73/CLT). 11.2.6 - 13 SALRIO PROPORCIONAL E INDENIZADO Trata-se da proporcionalidade da remunerao do trabalhador, no perodo compreendido ente os dias trabalhados no ms de janeiro at o ltimo dia de aviso prvio, no ano que ocorreu o desligamento. Salientando que, somente o trabalhador faz jus 1/12 avos no ms, no qual laborou um nmero igual ou superior a 15 (quinze) dias. 11.2.7 FRIAS VENCIDAS E PROPORCIONAIS As frias vencidas tratam-se do direito adquirido do trabalhador, correspondente a 12 (doze) meses de labor consecutivos, sem que o empregador tenha quitado at o ltimo dia do aviso prvio. Assim sendo, o trabalhador faz jus o valor correspondente a sua ltima remunerao (salrio + HE + outros adicionais que integram o salrio durante o ano at a resciso) a ttulo de frias vencidas acrescida de 1/3 constitucional. As frias proporcionais nada mais so do que a proporcionalidade de frias at o ltimo dia de aviso prvio, acrescida de 1/3 constitucional. Salientando que, somente o trabalhador faz jus 1/12 avos no ms, no qual laborou um nmero igual ou superior a 15 (quinze) dias. 11.2.8 INDENIZAO a) Indenizao Complementar: O art. 479/CLT preceitua que o trabalhador que for dispensado sem justa causa, antes do trmino previsto do contrato de experincia (90 dias) faz jus ao recebimento de metade da remunerao a que tem direito at o seu trmino, sob o ttulo de indenizao complementar na resciso do contrato de trabalho. 38

b) Indenizao adicional: O art. 9 da Lei n 6.708/79 preceitua que o trabalhador que for dispensado sem justa causa a 30 (trinta) dias da data antecedente ao acordo coletivo da categoria profissional tem direito a um valor correspondente a um salrio nominal (ltimo salrio-base), acrescido na resciso do contrato de trabalho, desde que se considere at o ltimo dia do aviso prvio, sob ttulo de indenizao adicional. 11.3 - VERBAS RESCISRIAS DEVIDAS 11.3.1 - CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO

11.4 - PRAZOS DE PAGAMENTO (art. 477, 6/CLT) O pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso dever ser efetuado nos seguintes prazos: at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato; ou at o dcimo dia, contado da data da notificao da demisso, quando da ausncia do aviso prvio, indenizao do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

41

Associao Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena - Faculdade de Cincias Contbeis e de Administrao do Vale do Juruena Ps-Graduao Lato Sensu

As verbas devidas ao empregado, cujo contrato tem previso de extino, por ter lhe sido concedido o aviso prvio ou por estar subordinado a um contrato de trabalho por prazo determinado, so devidas no dia til imediato ao fim do contrato. O prazo se estender at o 10 (dcimo) dia, na hiptese de ausncia de aviso prvio (dispensa por justa causa ou aviso prvio indenizado). 11.5 - MULTAS (art. 477, 8/CLT) Se houver atraso no pagamento, isto , se o empregador no cumprir os prazos previstos no 6 do art. 477, ficar sujeito a multa administrativa, devida ao Ministrio do Trabalho e Emprego, bem como ao pagamento de multa em favor do empregado, em valor equivalente ao seu salrio. Todavia, se foi o empregado que deu causa ao atraso no pagamento das verbas rescisrias, o empregador fica isento do pagamento de multa. 11.6 - HOMOLOGAES DAS RESCISES CONTRATUAIS (art. 477, 1/CLT) Qualquer resciso de contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de servio, s ser vlida quando feita com a assistncia do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministrio do Trabalho e Emprego. A exigncia de homologao imposta pela lei no leva em considerao o tipo de resciso, se foi demisso com ou sem justa causa, se foi pedido de demisso, etc, o que realmente importa o tempo de servio. Assim, se o empregado tem at 1 (um) ano de contrato, o acerto de contas poder ser feito na prpria empresa, sem assistncia, valendo como quitao o recibo elaborado pela empresa. Todavia, se o empregado tem mais de 1 (um) ano de contrato, o recibo de quitao s ser vlido se houver assistncia do rgo competente. 11.7 - DOCUMENTOS NECESRIOS PARA HOMOLOGAO No ato da homologao, seja ela na empresa, ou no sindicato ou na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), existem documentos legais necessrios para esta formalizao, sendo: CTPS devidamente registrada com a data do ltimo dia trabalhado pelo trabalhador; Atualizao da ficha ou livro de registro de empregados com a respectiva data de desligamento do trabalhador; Aviso prvio da resciso; Carta de pedido de demisso por parte do trabalhador; Termo de Resciso de Contrato de Trabalho (TRCT) preenchido em 4 (quatro) vias; Guia de Recolhimento Rescisrio do FGTS e da Contribuio Social (GRFC) devidamente autenticada pela Caixa Econmica Federal; Chave de identificao do trabalhador na Caixa Econmica Federal para movimentao dos depsitos na conta vinculada do FGTS; Extrato atualizado dos depsitos na conta vinculada do FGTS; Atestado mdico demissional (ASO); Comunicao de dispensa com o requerimento do seguro desemprego devidamente preenchido cujo nmero deve ser anotado na CTPS do trabalhador

Prof. Nadima Vasconcelos de Figueiredo

Av. Integrao Jaime Campos n 145 Modulo 01 Juina MT CEP 78320-000 www.ajes.edu.br ajes@ajes.edu.br Todos os direitos reservados aos autores dos artigos contidos neste material didtico. De acordo com a Lei dos Direitos Autorais 9610/98

42

Associao Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena - Faculdade de Cincias Contbeis e de Administrao do Vale do Juruena Ps-Graduao Lato Sensu

11.8 - RGOS COMPETENTES PARA HOMOLOGAR AS RESCISES (art. 477, 1 e 3/CLT) De acordo com o pargrafo primeiro os rgos competentes para homologao de resciso contratual so: Sindicato Profissional, ou Ministrio do Trabalho e Emprego. Entretanto dispe o pargrafo terceiro que quando no existir na localidade nenhum dos rgos previstos neste artigo, a assistncia ser prestada pelo representante do Ministrio Pblico, ou, onde houver pelo Defensor Pblico e, na falta ou impedimento destes, pelo Juiz de Paz. 11.9 - FORMAS DE PAGAMENTO (art. 477, 4/CLT) O pagamento a que tiver direito o empregado deve ser feito vista, em dinheiro ou em cheque visado. Caso o empregado seja analfabeto ou menor de 18 (dezoito) anos, o pagamento s poder ser feito em dinheiro. 11.10 - SITUAO DO MENOR Dispe o art. 439 da CLT: Tratando-se, porm, de resciso do contrato de trabalho, vedado ao menor de 18 anos d sem assistncia dos seus responsveis legais, quitao ao empregador pelo recebimento da indenizao que lhe for devida. Desta forma, o menor no ato da resciso deve estar acompanhado do seu responsvel. 11.11 - PRESCRIO O prazo prescricional aps a extino do vnculo empregatcio de 2 (dois) anos, isto , o trabalhador ter at 2 (dois) anos, contados a partir da data da dispensa, para ajuizar reclamao trabalhista pleiteando direitos que julgue ser merecedor. No esquecendo que os crditos trabalhistas prescrevem em 5 (cinco anos) anos. Com exceo do FGTS que prescreve em 30 anos, respeitando os 2 (dois) anos da dispensa. Ressalte-se que contra os menores de 18 anos no corre nenhum prazo de prescrio (art. 440/CLT). 11.12 RESCISO POR JUSTA CAUSA 11.12.1 - POR CULPA DO EMPREGADO Considera-se justa causa o comportamento culposo do trabalhador que, pela sua gravidade e conseqncias, torne imediata e praticamente impossvel a subsistncia da relao de trabalho. A estrutura da justa causa, possui como elemento subjetivo a CULPA do empregado, j que no ser admissvel responsabiliz-lo como o nus que suporta se no agiu com impreviso ou dolo; e os elementos objetivos so a GRAVIDADE do comportamento; porque no h justa causa se a ao ou a omisso no representem nada; o IMEDIATISMO da resciso; a CASUALIDADE, que o nexo de causa e efeito entre a justa causa e a dispensa; e a SINGULARIDADE, para significar que vedada a

Prof. Nadima Vasconcelos de Figueiredo

Av. Integrao Jaime Campos n 145 Modulo 01 Juina MT CEP 78320-000 www.ajes.edu.br ajes@ajes.edu.br Todos os direitos reservados aos autores dos artigos contidos neste material didtico. De acordo com a Lei dos Direitos Autorais 9610/98

43

Associao Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena - Faculdade de Cincias Contbeis e de Administrao do Vale do Juruena Ps-Graduao Lato Sensu

dupla punio pela mesma justa causa; h justa causa decorrente de ato instantneo e de ato habitual. O art. 482 da CLT dispe os motivos que constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador, sendo: a) Ato de improbidade: o ato lesivo contra o patrimnio da empresa, ou de terceiro, relacionado com o trabalho; ex: furto, roubo, falsificao de documentos, etc. b) conduta: traduz-se pelo comportamento irregular do empregado, Incontinncia moral sexual; apenas ato de natureza sexual ou mau de comportamento irregular do empregado, incompatvel com as incompatvel com senso comum do homem mdio; qualquer ato infringente da a procedimento: o normas exigidas pelo norma tica. c) Negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e Quando constituir ato de concorrncia empresa para a Qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio: o ato de concorrncia desleal ao empregador ou o inadequado exerccio paralelo do comrcio a sua causa. d) Condenao criminal do empregado, passado em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena: quando ao ru no concedido o sursis, em virtude do cumprimento da pena privativa da sua liberdade de locomoo, no poder continuar no emprego, podendo ser despedido, por justa causa. e) Desdia no desempenho das respectivas funes: desempenhar as funes com desdia faz-lo com negligncia. f) Embriaguez habitual ou em servio: justa causa para o despedimento; configurase em 2 formas; pela embriaguez habitual, fora do servio e na vida privada do empregado, mas desde que transpaream no ambiente de trabalho os efeitos da ebridade; pela embriaguez no servio, instantnea e que se consuma num s ato, mediante a sua simples apresentao no local de trabalho em estado de embriaguez. g) Violao de segredo da empresa: a divulgao no autorizada das patentes de inveno, mtodos de execuo, frmulas, escrita comercial e, enfim, de todo fato, ato ou coisa que, de uso ou conhecimento exclusivo da empresa, no possa ou no deva ser tornado pblico, sob pena de causar prejuzo remoto, provvel ou imediato empresa. h) Ato de indisciplina: o descumprimento de ordens gerais de servio; a desobedincia s determinaes contidas em circulares, portarias, instrues gerais da empresa, escritas ou verbais ou de insubordinao: o descumprimento de ordens pessoais de servio; a norma infringida no tem carter de generalidade mas sim de pessoalidade. i) Abandono de emprego: configura-se mediante a ausncia continuada do empregado com o nimo de no mais trabalhar. J e K) Ato lesivo da honra: a ofensa honra, do empregador ou terceiro, nesse caso relacionada com o servio, mediante injria, calnia ou difamao, ou ofensa fsica: a

Prof. Nadima Vasconcelos de Figueiredo

agresso, tentada ou consumada, contra o superior hierrquico, empregadores, colegas ou terceiros, no local de trabalho ou em estreita relao com o servio. l) Prtica constante de jogos de azar As verbas rescisrias devidas em caso de justa causa so:
Av. Integrao Jaime Campos n 145 Modulo 01 Juina MT CEP 78320-000 www.ajes.edu.br ajes@ajes.edu.br Todos os direitos reservados aos autores dos artigos contidos neste material didtico. De acordo com a Lei dos Direitos Autorais 9610/98

44

Associao Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena - Faculdade de Cincias Contbeis e de Administrao do Vale do Juruena Ps-Graduao Lato Sensu

Prof. Nadima Vasconcelos de Figueiredo

Saldo de salrio; Frias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; FGTS (a cota de 8% recolhida mensalmente), o Qual no liberado ao empregado. 11.12.2 POR CULPA DO EMPREGADOR A legislao trabalhista vigente faculta ao empregado rescindir o contrato de trabalho e pleitear a devida indenizao, em caso de inexecuo pelo empregador das obrigaes legais ou contratuais assumidas. por deciso empreg ador necessid ade prev forma Assim sendo, a resciso indireta nada mais do que a resciso do contrato do empregado tendo em vista justa causa que o atingiu praticada pelo (art. 483/CLT); impe-se a imediata ruptura do vnculo, o que equivale de cessar o trabalho por ato do empregado. Salientando que; a CLT no para esse ato.

O art. 483 da CLT dispe as faltas ensejadoras da resciso indireta, quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato: Servios superiores s foras do empregado so aqueles impossveis de ser realizados com os seus recursos fsicos, psicolgicos ou tcnicos. Defesos por lei so aqueles proibidos pela legislao vigente. Contrrios aos bons costumes os que ferem a moral e, alheios ao contrato, aqueles que o empregado no esteja obrigado a executar em razo de no estar previsto no contrato de trabalho que foi celebrado entre as partes. b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrQuicos com rigor excessivo: Haver despedida indireta quando o rigor dispensado no tratamento do empregado exceder os limites normais respeitados no trato dos subalternos, ou seja, este rigor dever ser excessivo. c) correr perigo manifesto de mal considervel: necessrio ser esse perigo claro e evidente e que cause ao empregado mal considervel. No obstante, a despedida indireta s ter lugar quando o risco no for essencial profisso do trabalhador. d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato: O empregador deve absoluta fidelidade s obrigaes contradas ajustadas no contrato de trabalho com seu empregado. O descumprimento dessas obrigaes seja quanto ao salrio, funo, horrio de servio, ou qualquer outra, motivo suficiente para que pleiteie o empregado a resciso indireta do contrato. e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama: Atos lesivos boa fama so quaisquer gestos ou palavras que exponham outrem ao desprezo de terceiros, e atos lesivos contra a honra tudo o que possa mago-lo em sua dignidade pessoal. f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem: Ofensas fsicas no so apenas as leses corporais causadas ao trabalhador, mas tambm a simples agresses e suas tentativas.

Cumpre observar que somente se caracteriza a despedida indireta quando a agresso fsica no ocorra em legtima defesa. De acordo com o Direito Penal, age em legtima defesa todo aquele que, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
Av. Integrao Jaime Campos n 145 Modulo 01 Juina MT CEP 78320-000 www.ajes.edu.br ajes@ajes.edu.br Todos os direitos reservados aos autores dos artigos contidos neste material didtico. De acordo com a Lei dos Direitos Autorais 9610/98

45

Associao Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena - Faculdade de Cincias Contbeis e de Administrao do Vale do Juruena Ps-Graduao Lato Sensu

g) o empregador reduzir seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios: A reduo do trabalho do tarefeiro ou peceiro, reduzindo-lhe sensivelmente a remunerao habitual, considera-se alterao contratual injustificada, uma vez que traz prejuzos ao empregado. Assim, o que caracteriza a resciso indireta justamente essa alterao contratual irregular. As verbas rescisrias devidas na resciso indireta so as mesmas devidas na resciso por dispensa sem justa causa.

Prof. Nadima Vasconcelos de Figueiredo

Anda mungkin juga menyukai