Anda di halaman 1dari 4

r

gua:,~ insumo finito


A gua -um recurso que necessita denianejo e uso consciente pois; na forma bruta - salobra e imprpria ao consumo humano -, encontra-se em abundnda no meio ambiente, mas, na forma potvel ou em condies de ser potabilizada, finita, restrita e limitada aos bolses telricos denominados aquferos (reservas subterrneas. de gua). O manejo sustentvel da gua urbana envolve as aes de economia (aparelhos economizadores), de reso (guas servidas), de aproveitamento eficiente (gua d chuva) e de conservao (recarga dos aquferos).

O bom uso da gua potvel oferecida pela concessionria, uti-lizando-se de equipamentos economizadores de gua como os vasos sanitrios com caixa acoplada, registro com sensor de presena, acionamentos de torneiras temporizados e vasos sanitrios a vcuo, a condio primordial para a eficincia e economia de todo sistema hidrulico de edificaes,

guas negras e cinzas


Padro tpico de pases industrializados Fonte de dados: (CLARKE, R.; KING, J.: 2005) ~ -Chuveiro e lavatrio 35% '~. Lavanderia 20% Vaso ,sanitrio 30%
','

Cozinha 10%

Limpeza 5%

As guas servidas so as guas provenientes da totalidade do esgoto do. mstico ou comercial, derivadas dos vasos sanitrios, chuveiros, lavatrios de banheiro, banheiras, tanques, mquinas de lavar roupas, pias de cozinha e lavaqernde automveis. Para fins de separao e reso, as guas servidas -, compem-se das guas negras (vasos sanitrios e pias de cozinha) e guas cinzas (chuveiros, lavatrios de banheiro, banheiras, tanques, mquinas de lavar roupas e lavaqern de automveis). Quando no' separadas, as guas servidas podem ser tratadas para o reso restrito ou lanadas no meio ambiente de trs maneir-as:

Edifcios Pblicos Sustentveis

-,

- pois, na -se em ies de omina-

No tratamento simples; o esgoto recolhido e centralizado. em uma fossa sptica de alto desempenho no qual se processa a decomposio' anaerbica, depois passa por um reator aerbico e uma filtragem de areia, sendo finalmente armazenado e bombeado para um sistema de irrigao subterrnea. . .
Saiba mais
Sobre a construo e 'operao de fossas spticas e reatores eerobicos nas' normas NBR 13969 e NBR 7229 da Associao Brasileira de Normas -Icnices.

. ando-s 'rios com _ ornelras ai para a

Reator eerobico O reator um tanque no qual se opera a decomposio , orgnica por parte das bactrias. Um reator simples composto ras: .
1) A primeira recebe

dam~tria trs cma-

gua

a ser

tratada e

injeo de ar por meio de um so-

predor;

.1

2) A segunda contm

o meio suporte para a fixao das colnias de bactrias; e 3) A terceira separa e armazena o lodo gerado-no processo.

Os reatores eerobicos podem ser de fluxo ascendente (a gua entra por baixo e sai por cima) ou descendente (a gua entra por cima e sai por baixo).

goto do-

- lavatrios
- e cozinha as servidas ' a} e guas quinas de ra o reso

No tratamentocompleto, 'o esgoto recolhido e centralizado em uma fossa sptica' de alto desempenho e segue para o reator aerbico. Apso trabalho bacteriano, segue para Ia esterilizao, decantao e filtragem de areia e carvo ativado (no obrigatoriamente nessa ordem). Aps o tratamento, a gua pode ser utilizada em irrigao superficial pr asperso ou gotejamen'to excluindo as hortas e frutferas rasteiras, Nesse processo, fundamental o controle da qualidade da gua para se evitar a proliferao de patognicos. Uma variao possvel, quando se dispe de reas maiores, , aps o t-rabalho bacteriano no reator, seguir com a gua para o chamado Tratamento por Zonas de Raizes, que se caracteriza, por um tanque com vrias camadas de argila expandida, areia e terra, no qual so cultivadas plantas aquticas quecompletam o trabalho bacteriano com' rnkroorqanismos eficientes localizados nas suas razes. As plantas aquticas vo tambm retirar o excesso de nitrognio presente na gua, que utilizado na sua prpria nutrio.
*" '_
,I

. Senado Verde

Para o descarte na terra, as guas servidas devem 'passar pela fossa sptica e por uma caixa debrita e areia. Aps esse pr-tratamento, podem ser aplicadas no terreno por um sumidouro ou vala de infiltrao na forma de espinha de peixe. .
Saiba mais
Sobre conservao e reso da gua em Agncia Nacional das guas, disponvel' em: www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquvosI20061127112009 Con-

servao %20e%20reso.pdf
Sobre tratamentos e reso, aproveitamento de gua-da chuva e aparelhos economizadores em GONALVES, 2006, disponvel em: www.finep.com.br/pro-

sab/produtos.htm

As guas cinzas so aquelas derivadas dos chuveiros, lavatrios de banheiro.banheiras, tanques, mquinas de lavar roupas e lavagem de automveis,' sejam de uso domstico' ou' comercial. , recomendado que as guas cinzas/tratadas sejam utilizadas prioritariamente na irrigao e na lavagem de pisos e caladas. Ouando o sistema permitir o contato humano com a gua de reso, a mesma dever ser desinfetada com cloro ou por meio de raios ultravioleta. Quando utilizadas na lavagem de automveis, as gU5ls cinzas devem ser tratadaspor um processo que, alm da filtraqern, promova a retirada dos .produtos saponceos agregados e leo, e proceda' tambm a uma desinfeco final. . O reso das guas cinzas com lanamento direto no vaso sanitrio s recomendado quando a gua a ser reusada venha exclusivamente das mquinas de lavar roupa, em.circuito fechado, e seja devidamente tratada para se retirar o excesso de saponceos. .
/

Para se'montar um sistema eficiente de reso das guas cinzas para irrigao, necessrio: 1) Na fonte do insumo, separar as guas cinzas das guas negras por tubulaes independentes; 2) Definir einstalar o equipamento de tratamento para as guas cinzas; 3) Prever um sistema de irrigao adequado; e 4) Direcionar as guas cinzas tratadas para o sistema de irrigao. O reso das quas cinzas pode ser feito de trs maneiras:

Edifcios Pblicos Sustentveis

.-

- a fossa sptio, podem ser - na forma de

No reso direto, as guas cinzas passam por um retentor de slidos e so armazenadas em reservatrio especfico. O uso feito diretamente mediante bombeamento direcionando a gua para a irrigao subterrnea.

bsico das guas 'cinzas consiste em reteno de sabo, reteno de slidos e gorduras corporais, reao aerbica bacteriana, filtragem com areia e filtragem com carvo ativado. A gua armazenada em um reservatrio pode ser _usadana irrigao superficial, com exceo das reas de cultivo de alimentos. -

o tratamento

prioritariao o sistema ver ser de-

O tratamento completo, devido ao seu elevado custo, s aconselhvel quando se dispe de um grande volume de guas cinzas para o reso, como o caso dos postos de lavagem de automveis. Nesses casos, necessrio eliminarda gua os saponceos e O leo, que podero prejudicar o enxque final da pintura dos automveis. O processo envolve trs passos: a aplica- , o de produtos qumicos dosados (carbonato de sdio, sulfato de alumnio e cloro), floculao e filtraqens em vrias gradaes.
Tratamento para guas cinzas
Parmetro de anlise . da qualidade da gua
Coliformes fecais gua de reso - classe 2

zas devem ser


retirada dos a desinfecsanitrio s te das matada para

Processo ietratamento
- Reao aerbica

Lavagem de pisos e caladas, irrigao dos jardins, manteno dos lagos e ca. nais paisagsticos (exceto chafarizes) < 500 NPMl100 mL
<5NTU

Turbidez Cloro residual DBO

-.

,~

> 0,5 mg/L


~30mg/L

Reao aerbica

Fonte dos dados: ABNT. NBR 73969, AGNCIA NAcioN~L DAS GUAS.

Si~a mais sobre guas cinzas em: LlTTLE,2001, 'disponvel em: www.water.ca.gov/wateruseefficiencVldocs/graywater Departartment of Water guide book.pdf

Resources, disponvel em:

~. watercasa.org/gravwaterguidelines.phpVIGGIANo, 2008, disponvel-em: http://issuu;comlmarioviggia.no/docs/aguascinzas2010

Senado Verde

Anda mungkin juga menyukai