Anda di halaman 1dari 4

PUC-Rio Histria das Cidades Prof.

Ana Luiza Nobre


Fichamento 1 de 3 2012.2 - Beatriz Rodrigues F. Pereira

1. TEXTO ANALISADO Rolnik, Raquel. O que Cidade? p.11 a 29, S. Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

2. PALAVRAS-CHAVE definio cidade im escrita mercado poltica

3. PERFIL BIOGRAFICO DO AUTOR Raquel Rolnik, nascida em So Paulo em 1956, se graduou em Arquitetura e Urbanismo (1979) e fez ps-graduao em Filosofia, com foco em Sociologia Urbana, na FAU-USP. Concluindo tambm um doutorado em Historia Urbana na NYU em 1995. Foi diretora de planejamento da Secretaria de Planejamento do municpio de So Paulo e coordenadora de Plano Diretor da cidade. Desde ento tem combinado o trabalho como urbanista com a escrita, ensino e pesquisa. Atualmente professora da FAU-SP e relatora especial da Organizao das Naes Unidas para o direito moradia adequada.

4. RESUMO Nunca se est diante da cidade, mas quase sempre dentro dela. O espao urbano deixa de se restringir a um conjunto denso e definido de edificaes para significar, de maneira mais ampla, a predominncia da cidade sobre o campo. O movimento incessante da urbanizao transforma em urbana a sociedade como um todo. Cidade como im um campo magntico que atrai, rene e concentra as pessoas. A cidade antes de mais nada um im, antes mesmo de se tornar local permanente de trabalho e moradia. A garantia de domnio sobre este espao est na apropriao material e ritual do territrio. E assim, os templos se somam a canteiros de obras de irrigao para construir as primeiras marcas do desejo humano de modelar a natureza. embaralhar as lnguas era impossibilitar a comunicao entre os homens, fundamental para a existncia de um trabalho organizado, e com isso inviabilizar a realizao da obra coletiva." O mito de Babel expressa a luta do homem por seu espao vital, no momento de sedentarizaro. O final da alegoria a diviso irremedivel dos homens em naes aponta para a constituies da cidade propriamente dita. Construir cidade significa construir escrita. Na medida em que seus moradores so consumidores e no produtores agrcolas [...] na cidade que se registra acumulao de riquezas, de conhecimentos. Na cidade-escrita, habitar ganha uma nova dimenso completamente nova, uma vez que se fixa em uma memria que, ao contrrio da lembrana, no se dissipa com a morte. [...] a prpria arquitetura urbana cumpre esse papel.

por isso que as formas e tipologias arquitetnicas, desde quando se definiram enquanto habitat permanente, podem ser lidas e decifras, como se l um texto. A arquitetura da cidade ao mesmo tempo continente e registro da vida social: quando os cortiados transformam o palacete em maloca esto, ao mesmo tempo, ocupando e conferindo um novo significado para um territrio; esto escrevendo um novo texto. O que no algo ruim, importante conferir a cidade como vida, para que haja memoria e no lembrana. A cidade como poltica ordem e poder So regulamentos e organizaes que estabelecem certa ordem na cidade definindo movimentos permitidos. No importa qual no tempo ou espao, toda cidade possui um espao pblico, como pelo menos uma calada ou praa que de todos e no de ningum. h sempre na cidade uma dimenso pblica de vida coletiva, a ser organizada a diviso do trabalho produz e repe uma hierarquia que se expressa claramente em termos espaciais. A origem da cidade se confunde com a origem do binmio diferenciao social/centralizao do poder. Este se coloca tanto internamente [...] quanto externamente, na conquista e ordenao dos territrios sob seu poder A relao morador da cidade/poder urbano [...] desde a sua origem significa, ao mesmo tempo, uma maneira de organizar o territrio e uma relao poltica. Assim, ser habitante de cidade significa participar de algumas formas de vida pblica, mesmo que em muitos casos esta participao seja apenas a submisso a regras e regulamentos. Se no caso da polis ou da civitas o conceito no se referia dimenso espacial da cidade e sim sua dimenso poltica, o conceito de cidado no se refere ao morador da cidade, mas ao indivduo que, por direito, pode participar da vida poltica. A cidade como mercado troca e especializao Ao concentrar e aglomerar as pessoas, intensifica as possiblidades de troca e colaborao entre os homens, potencializando sua capacidade produtiva. [...] quando h a possibilidade de obter parte dos produtos necessrios sobrevivncia atravs da troca, configura-se a especializao do trabalho e instaura-se um mercado o atendimento aos mercados urbanos possibilitou a especializao dos ofcios e, consequentemente, o desenvolvimento das tcnicas.

5. INTERLUCUO Em seu livro a autora aponta alguns outros autores que esto relacionados a outras formas de ler a cidade: Para uma visita geral da histria das cidades, o livro de Lewis Mumford, A Cidade na Histria, [...] Uma viso um pouco mais focalizada no desenho e arquitetura urbanos propriamente ditos est na obra de Leonardo Benevolo, Historia da Cidade. Para uma analise do desenvolvimento e transformao das cidades do ponto de vista econmico, o livro de Paul Singer, Economia Poltica de Urbanizao. [...] Tambm a obra de Milton Santos, Espao e Sociedade.. Ela sugere tambm a leitura de romances do sculo XIX, onde a cidade que passa por sua exploso urbana e industrial, vira o grande tema de muitos autores como Edgard Allan Poe, Charles Dickens, Victor Hugo, Georg Simmel, Friedrich Engels e Karl Marx. E ainda os escritos da Escola de Chicago, a partir dos anos 30 com Louis Wirth, Robert Park, Redfield e posteriormente Herbert Gans.

6. CONTEXTUALIZAO Publicado pela primeira vez em 1988, poca de renovao de pensamento sobre sociedade e cidade no Brasil, pois o regime militar tinha acabado (1885). na dcada de 80 tambm que comea a surgir a corrente (por mais que internacional) ps-modernista com, por exemplo, Aldo Rossi na Itlia e Robert Venturi nos Estados Unidos. Esta pode ter sido influente no texto por suas novas vises sobre o fenmeno que constitui a cidade, sobre ela mesma e como deve se projetar nela.

7. TRECHOS ESPECIALMENTE SIGNIFICATIVOS O espao urbano deixa de se restringir a um conjunto denso e definido de edificaes para significar, de maneira mais ampla, a predominncia da cidade sobre o campo. Periferias, subrbios, distritos industriais, estradas e vias expressas recobrem e absorvem zonas agrcolas num movimento incessante de urbanizao. No limite, este movimento tende a devorar todo o espao, transformando em urbana a sociedade como um todo. p. 12 A garantia de domnio sobre este espao est na apropriao material e ritual do territrio. E assim, os templos se somam a canteiros de obras de irrigao para construir as primeiras marcas do desejo humano de modelar a natureza. p. 13 Na cidade-escrita, habitar ganha uma nova dimenso completamente nova, uma vez que se fixa em uma memria que, ao contrrio da lembrana, no se dissipa com a morte. p.16 por isso que as formas e tipologias arquitetnicas, desde quando se definiram enquanto habitat permanente, podem ser lidas e decifras, como se l um texto. p. 17 Se no caso da polis ou da civitas o conceito no se referia dimenso espacial da cidade e sim sua dimenso poltica, o conceito de cidado no se refere ao morador da cidade, mas ao indivduo que, por direito, pode participar da vida poltica. p. 22

8. QUESTES A autora estabelece tais principais conceitos: A cidade como um im um polo de atrao do homem; seja nas cidades primitivas pela religio e a subsistncia, e mais modernamente pelo trabalho e moradia. Mas mais importante, ela a vontade humana de dominar a natureza e territrio. A cidade como escrita a partir das construes e essa dominao de espao, construir cidades significa tambm uma forma de escrita. Na cidade-escrita, habitar se fixa como uma memria que dura para sempre. A cidade como poltica em favor da ordem e organizao da grande massa que vem a viver nas cidades que surge a centralizao do poder, e por seguinte, a diferenciao social. Viver na cidade significa participar de alguma forma poltica, por mais que em casos essa signifique apenas submisso a regulamentos. A cidade como mercado Ao concentrar pessoas, a cidade intensifica as possibilidades de troca e colaborao entre os homens, potencializando suas capacidade produtiva. Isso se d porque havendo a possibilidade de obteno de produtos por troca,

configura-se o trabalho especializado e consequentemente o desenvolvimento da tcnica. De certa forma, pela necessidade de artigos que no podem ser produzidos na cidade, o campo tem de existir porque a cidade precisa. Pode parecer uma questo apenas burocrtica definir o conceito de cidade, mas entende-la na sua essncia desenvolve uma srie de reflexes sobre como devemos, como arquitetos, estarmos de acordo com ela. A meu ver, aquele que a melhor entende vir a projetar com mais qualidade e riqueza. A partir da viso de Raquel Rolnik, vejo com mais clareza a cidade como um espao essencialmente coletivo onde a civilizao deixa suas marcas mais ntidas sem deixar se estagnar sempre como um organismo vivo, criando seus contrates.

9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA http://raquelrolnik.wordpress.com/ Acesso em 01/10/2012 Benevolo, Leonardo. Histria da Cidade, S. Paulo: Perspectiva, 2005 Rossi, Aldo. A Arquitetura da Cidade, Martins Fontes

Anda mungkin juga menyukai