Anda di halaman 1dari 8

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS I Controle da constitucionalidade das leis 1.

Noes preliminares As normas constitucionais so dotadas de supremacia sobre todo o ordenamento jurdico, sendo assim, o controle da constitucionalidade das leis o mecanismo pelo qual as leis, ou atos normativos, so examinados visando excluir aqueles conflitantes com Constituio. 2. Mecanismos de controle O Brasil dispe de mecanismos judiciais de controle da constitucionalidade das leis tendendes a expelir do ordenamento jurdico as espcies normativas que no se ajustem determinao formal e material do legislador constituinte 1. Determinao formal, quando tais normas so produzidas por autoridades incompetentes ou em desacordo com formalidades ou procedimentos estabelecidos constitucionalmente. Materialmente inconstitucionais, quando ao seu contedo contraria preceito ou princpio constitucional. Cabe ao Poder Judicirio verificar a constitucionalidade das leis, dizendo se h ou no inconstitucionalidade na norma posta em prtica. A princpio, presume-se a constitucionalidade das espcies normativas, at prova em contrrio, ou seja, at o julgamento de sua inconstitucionalidade. 3. Controle preventivo e repressivo O controle preventivo da constitucionalidade aquele que incide sobre o texto legal antes de sua promulgao, durante o seu processo de elaborao 2. Esse controle exercido pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo, que, preventivamente, devem buscar no editar ou aplicar normas em desacordo com a Constituio. Exemplo desse controle o veto do Presidente da Repblica 3, quando este considera o projeto da norma inconstitucional, no todo ou em parte, ou, por razes de ordem poltica, quando considera o projeto contrrio ao interesse pblico.
"Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. 1 - Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto (Constituio Federal)".

Outro exemplo quando o prprio Congresso Nacional 4 veta projeto de lei a ele submetido aps anlise de uma de suas comisses, como a Comisso de Constituio e Justia.
"Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. (...) 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe :I discutir e votar projeto ... (Constituio Federal)".

O controle repressivo aquele que se exercita aps a promulgao da lei, quando a norma jurdica j entrou em vigor. Neste caso, somente o Judicirio competente para verificar a sua compatibilidade com o texto constitucional, podendo se realizar por via de exceo, ou de defesa, e por via de ao.

4. Controle jurisdicional Temos em nosso sistema jurdico dois critrios de controle da constitucionalidade: o controle difuso ou de jurisdio difusa (via de exceo ou via de defesa), e o controle concentrado, ou de jurisdio concentrada5. 4.1. Controle de jurisdio difusa O controle difuso, tambm chamado de via de defesa ou de exceo, verificase quando reconhecido o seu exerccio em qualquer juzo componente do Poder Judicirio, de forma desconcentrada. Esse controle ocorre incidentalmente dentro de um processo em curso, durante o exame de um caso concreto, no qual o demandado argi a inconstitucionalidade, quando da apresentao de seu defesa 6, isto , num processo proposto contra ele, por isso alguns autores o denominam de procedimento de controle concreto7. Assim, por esse procedimento, qualquer pessoa pode suscitar a questo da inconstitucionalidade, em qualquer processo, seja de que natureza for, qualquer que seja o juzo8. 4.2. Controle concentrado O controle de jurisdio concentrada o que ocorre por meio da ao direta de inconstitucionalidade para o exame de lei ou ato normativo, em tese, sem que para isso seja necessrio o estabelecimento de um caso concreto. Alm da ao direta de inconstitucionalidade, esse controle tambm pode ser exercitado atravs da ao de inconstitucionalidade por omisso e pela argio de preceito fundamental constitucional. A razo para dizer-se que se trata de um controle concentrado deriva do fato de que somente o Supremo Tribunal Federal competente para processar e julgar essas aes. 5. Modalidades A ao direta de inconstitucionalidade compreende trs modalidades: a interventiva; a genrica; e a supridora de omisso9. 5.1. Interventiva A modalidade interventiva pode ser federal, por proposta exclusiva do Procurador-Geral da Repblica e de competncia do Supremo Tribunal Federal10, ou estadual, por proposta do Procurador-Geral de Justia do Estado11. So chamadas interventivas porque so destinadas a promover a interveno federal em Estado ou do Estado em Municpio. 5.2. Genrica De competncia do Supremo Tribunal Federal, destinada a obter a decretao de inconstitucionalidade, em tese, de lei ou ato normativo, federal ou estadual, sem outro objetivo seno o de expurgar da ordem jurdica a incompatibilidade vertical. ao que visa exclusivamente a defesa do princpio da supremacia constitucional12. De competncia do Tribunal de Justia em cada Estado, visa a declarao de inconstitucionalidade, em tese, de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual13, dependendo de previso desta. 5.3. Supridora de omisso
2

Supridora de omisso do legislador, que deixa de criar lei necessria eficcia e aplicabilidade de normas constitucionais, especialmente nos casos em que a lei requerida pela Constituio, ou, supridora de omisso do administrador, que no adote as providncias necessrias para tornar efetiva norma constitucional14 6. Ao indireta de inconstitucionalidade O controle indireto da constitucionalidade dos atos normativos, tambm chamado de controle difuso, via de exceo, ou ainda, de via de defesa, aquele que a apreciao da inconstitucionalidade se dilui por muitos rgos, ou seja, vrios rgos so competentes para receber, julgar e processar a ao, trata-se de um ato de defesa intraprocessual. Caracteriza essa modalidade de controle a existncia de um processo em curso, a partir do qual a parte interessada, incidentalmente, questiona a constitucionalidade da norma aplicada ao caso concreto. O objetivo final da via de exceo de inconstitucionalidade no retirar do ordenamento jurdico a norma inconstitucional e sim impedir a incidncia da norma no caso concreto, fazendo coisa julgada somente entre as partes litigantes 15. A deciso dada no controle por via de exceo s vale para o processo em que foi proferida, continuando em vigor a lei declarada inconstitucional. Todavia, eventualmente, seus efeitos sero erga omnes 16, quando o processo, atravs de recurso extraordinrio, chegar ao Supremo Tribunal Federal e esse resolve em deciso definitiva pela inconstitucionalidade da espcie normativa questionada. Isso ocorrendo, o Tribunal comunicar ao Senado Federal para que edite resoluo objetivando a suspenso da eficcia daquela norma 17, se for o caso.
Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: (...) X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; ... (Constituio Federal)".

7. Ao direta de inconstitucionalidade o controle feito da lei ou ato normativo federal ou estadual em face do texto constitucional. O fundamento da ao o confronto do texto infraconstitucional com a Constituio. Ao Supremo Tribunal Federal cabe processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade.
"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal" (Constituio Federal)".

Dessa forma, a ao direta de inconstitucionalidade 18 um mtodo de controle concentrado, pois um nico rgo competente para receber, julgar e processar a ao, o Supremo Tribunal Federal. As partes legitimadas 19 no processo, autoridades e entidades, so as elencadas no texto Constitucional, e a Lei n 9.868, de 10.11.1999, dispe sobre o procedimento adequado.
"Art. 103. Podem propor a ao de inconstitucionalidade: I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Cmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assemblia Legislativa; V - o Governador de Estado; VI - o ProcuradorGeral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. 1 - O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 3

3 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado. 4 - A ao declaratria de constitucionalidade poder ser proposta pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Cmara dos Deputados ou pelo Procurador Geral da Repblica (Constituio Federal)".

Atendidas as exigncias de quorum20 mnimo, julgada procedente a representao e declarada21 a inconstitucionalidade, total ou parcial, de lei ou ato normativo federal ou estadual de autoridade da administrao direta ou indireta, ser feito comunicado autoridade ou rgo responsvel pela expedio do ato normativo impugnado, uma vez que a revogao ato que somente compete ao emissor da norma.
"Art. 25. Julgada a ao, far-se- a comunicao autoridade ou ao rgo responsvel pela expedio do ato (Constituio Federal)". "Art. 6 O relator pedir informaes aos rgos ou s autoridades das quais emanou a lei ou o ato normativo impugnado. Pargrafo nico. As informaes sero prestadas no prazo de trinta dias contado do recebimento do pedido (Lei n9.868, de 10.11.1999)". "Art. 7 No se admitir interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade. (...) 2 O relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes, poder por despacho irrecorrvel, admitir, observado o prazo fixado no pargrafo anterior, a manifestao de outros rgos ou entidades (Lei n9.868, de 10.11.1999)". "Art. 8 Decorrido o prazo das informaes, sero ouvidos, sucessivamente, o Advogado-Geral da Unio e o Procurador-Geral da Repblica, que devero manifestar-se, cada qual, no prazo de quinze dias (Lei n9.868, de 10.11.1999)".

No se admite a desistncia das aes, e as decises so irrecorrveis, salvo embargos declaratrios:


"Art. 5 Proposta a ao direta, no se admitir desistncia (Lei n9.868, de 10.11.1999)". "Art. 26. A deciso que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ao direta ou em ao declaratria irrecorrvel, ressalvada a interposio de embargos declaratrios22, no podendo, igualmente, ser objeto de ao rescisria (Lei n9.868, de 10.11.1999)"23.

A deciso final tem eficcia contra todos os efeitos vinculantes em relao ao Judicirio e rgos da Administrao Pblica, no podendo, aps a deciso do Supremo Tribunal Federal, haver qualquer outra deciso em contrrio, de instncia inferior.
"Art. 28. Dentro do prazo de dez dias aps o trnsito em julgado da deciso, o Supremo Tribunal Federal far publicar em seo especial do Dirio da Justia e do Dirio Oficial da Unio a parte dispositiva do acrdo. - Pargrafo nico. A declarao de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, inclusive a interpretao conforme a Constituio e a declarao parcial de inconstitucionalidade sem reduo de texto, tm eficcia contra todos e efeito vinculante em relao aos rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica federal, estadual e municipal (Lei n9.868, de 10.11.1999)".

No obstante, como medida cautelar, pode o Supremo Tribunal Federal determinar, a pedido, que os juzes e os tribunais suspendam o julgamento dos processos que envolvam a questo em pauta.
"Art. 21. O Supremo Tribunal Federal, por deciso da maioria absoluta de seus membros, poder deferir pedido de medida cautelar na ao declaratria de constitucionalidade, consistente na determinao de que os juizes e os Tribunais suspendam o julgamento dos processo que envolvam a aplicao da lei ou do ato normativo objeto da ao at seu julgamento definitivo. Pargrafo nico. Concedida a medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal far publicar em seo especial do Dirio Oficial da Unio a parte dispositiva da deciso, no prazo de dez dias, devendo o Tribunal proceder ao julgamento da ao no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de perda de sua eficcia (Lei n9.868, de 10.11.1999)"24.

Nessas aes, portanto pode ocorrer uma espcie de avocatria indireta, mediante o cruzamento da suspenso cautelar de julgamentos nos processos em andamento com efeito vinculante da deciso nica superior.
4

8. Inconstitucionalidade por omisso A inconstitucionalidade por omisso ocorre quando Poder Pblico se mantm inerte quando a Constituio determina que ele tenha uma conduta positiva, objetivando garantir a aplicabilidade e eficcia da norma constitucional 25. Os efeitos relativos sentena tm natureza mandamental.
"Art. 103. Podem propor a ao de inconstitucionalidade: (...) 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias (Constituio Federal)".

Exemplos desse tipo de omisso so aqueles em que o poder normativo do Legislativo ou o regulamentador do Executivo no so exercidos ou executados, impedindo a aplicao prtica de uma norma constitucional. Essas omisses, referem-se, notadamente, no que tange s normas de eficincia limitada, de princpio instituitivo ou programtico, que necessitam de lei complementar ou ordinria, ainda no editada, para alcanar efetividade. 9. Ao declaratria de inconstitucionalidade A ao declaratria de constitucionalidade pode ser proposta pelo Poder Pblico perante o Supremo Tribunal Federal para obter a declarao de constitucionalidade de lei ou ato normativo. Sua finalidade pressupe controvrsia a respeito da constitucionalidade da lei, diante da possibilidade da ocorrncia de um grande nmero de aes onde a constitucionalidade da lei possa ser impugnada26
"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) (...) a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal (Constituio Federal)". "Art. 103. Podem propor a ao de inconstitucionalidade: (...) 4 A ao declaratria de constitucionalidade poder ser proposta pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Cmara dos Deputados ou pelo Procurador Geral da Repblica (Constituio Federal)"

Apreciada a ao, o Supremo Tribunal Federal se manifesta declarando sua procedncia, passando a sentena a produz efeitos 27 sobre todos os rgos do Poder Executivo e do Poder Judicirio. O seu procedimento, o previsto na Lei n 9.868, de 10.11.1999.
"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, (...) 2 As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes declaratrias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e ao Poder Executivo (Constituio Federal)".

10. Argio de descumprimento de preceito fundamental Essa argio tem por objetivo evitar ou reparar leso a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Pblico, tornando-se cabvel quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal. Compete ao Supremo Tribunal Federal deliberar sobre a restrio dos efeitos da declarao ou decidir que a deciso s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou, ainda, indicar outro momento. A matria regulada pela Lei n 9.882, de 03.012.199.
"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: (...) 1 A argio de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta 5

Constituio, ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei (Constituio Federal)".

A argio de descumprimento de preceito fundamental constitucional coloca-se paralelamente ao direta de inconstitucionalidade e ao declaratria de constitucionalidade. Embora tenha por objeto somente os preceitos fundamentais, sua aplicao abrange atos comissivos ou omissivos do Poder Pblico e tambm processos administrativos e judiciais, podendo incidir sobre estes em pleno andamento. A argio de descumprimento subsidiria ou residual, ou seja, no cabvel quando houver outros remdios constitucionais, como o mandado de segurana:
"Art. 4 A petio inicial ser indeferida liminarmente, pelo relator, quando no for o caso de argio de descumprimento de preceito fundamental, faltar algum dos requisitos prescritos nesta Lei ou for inepta. 1 No ser admitida argio de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade (Lei n 9.882, de 03.012.199)."

Como preceitos fundamentais, entendemos no somente os princpios fundamentais, dos arts. 1 a 4 da Constituio Federal, mas tambm todas as prescries que do o sentido bsico do regime constitucional, como so, por exemplo, as que apontam para a autonomia dos Estados, do Distrito Federal e especialmente as designativas de direitos e garantias fundamentais (Ttulo II)28. Podem propor argio de descumprimento os legitimados para a ao direta de inconstitucionalidade.
"Art. 2 Podem propor argio de descumprimento de preceito fundamental: I os legitimados para a ao direta de inconstitucionalidade. (Lei n 9.882, de 03.012.199)." "Art. 103. Podem propor a ao de inconstitucionalidade: I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Cmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assemblia Legislativa; V - o Governador de Estado; VI - o Procurador-Geral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. 1 - O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 3 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado. 4 - A ao declaratria de constitucionalidade poder ser proposta pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Cmara dos Deputados ou pelo Procurador Geral da Repblica (Constituio Federal)".

A competncia do Supremo Tribunal Federal, funcionando o Ministrio Pblico como custos legis. A deciso irrecorrvel, e no pode ser objeto de ao rescisria 29.

1 2

MARSHALL, Carla C.. Curso de Direito Constitucional, Rio de Janeiro, Editora Forense Universitria, 2000, pg. 69. CRETELLA Jr., Jos. Elementos de Direto Constitucional, So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2000. 3 CONSTITUIO FEDERAL: "Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. 1 - Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 3 - Decorrido o prazo de quinze dias, o silncio do Presidente da Repblica importar sano. 4 - O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. 5 - Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da Repblica. 6 - Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final, ressalvadas as matrias de que trata o art. 62, pargrafo nico. 7 - Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos dos 3 e 5, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. - Art. 67. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional". 4 CONSTITUIO FEDERAL: "Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 1 - Na constituio das Mesas e de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe :I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa; II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 4 - Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, cuja composio reproduzir, quanto possvel, a proporcionalidade da representao partidria." 5 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 49. 6 Exemplo dessa defesa incidental, o habeas corpus e o mandado de segurana. 7 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 50. 8 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 51. 9 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 51-52. 10 CONSTITUIO FEDERAL: Arts. 36, III; 102, I, a; e 129, IV. 11 CONSTITUIO FEDERAL: Arts. 36, IV; e 129, IV. 12 CONSTITUIO FEDERAL: Arts. 102, I, a; e 103, incisos e 3. 13 CONSTITUIO FEDERAL: Art. 125, 2. 14 CONSTITUIO FEDERAL: Art. 103, 2. 15 Seus efeitos so inter partes e in casu. 16 Genrica, obrigatria para todos. 17 MARSHALL, Carla C.. Curso de Direito Constitucional, Rio de Janeiro, Editora Forense Universitria, 2000. 18 CONSTITUIO FEDERAL: "Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; b) nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o VicePresidente- Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica; c) nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente; d) o "habeas-corpus", sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alneas anteriores; o mandado de segurana e o "habeas-data" contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal; e) o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio; f) as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta; g) a extradio solicitada por Estado estrangeiro; h) a homologao das sentenas estrangeiras e a concesso do "exequatur" s cartas rogatrias, que podem ser conferidas pelo regimento interno a seu Presidente; i) o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito mesma jurisdio em uma nica instncia; j) a reviso criminal e a ao rescisria de seus julgados; l) a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; m) a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; n) a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados; o) os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal; p) o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade; q) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio Supremo Tribunal Federal; II - julgar, em recurso ordinrio: a) o "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; b) o crime poltico;III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei

federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. 1 A argio de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituio, ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei. 2 As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes declaratrias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e ao Poder Executivo. - Art. 103. Podem propor a ao de inconstitucionalidade: I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal;III - a Mesa da Cmara dos Deputados;IV - a Mesa de Assemblia Legislativa;V - o Governador de Estado;VI - o Procurador-Geral da Repblica;VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. 1 - O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 2 - Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 3 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado. 4 - A ao declaratria de constitucionalidade poder ser proposta pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Cmara dos Deputados ou pelo Procurador Geral da Repblica". 19 O Procurador-Geral da Repblica, acumula a funo de rgo interveniente, uma vez que tem que ser ouvido. O Advogado-Geral da Unio, por sua vez, atuar na defesa da ordem jurdica. 20 CONSTITUIO FEDERAL: "Art. 22. A deciso sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo somente ser tomada se presentes na sesso pelo menos oito Ministros. - Art. 23. Efetuado o julgamento, proclamar-se- a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da disposio ou da norma impugnada se num ou noutro sentido se tiverem manifestado pelo menos seis Ministros, quer se trate de ao direta de inconstitucionalidade ou de ao declaratria de constitucionalidade. Pargrafo nico. Se no for alcanada a maioria necessria declarao constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, estando ausentes Ministros em nmero que possa influir no julgamento, este ser suspenso a fim de aguardar-se o comparecimento dos Ministros ausentes, at que se atinja o nmero necessrio para prolao da deciso num ou noutro sentido". 21 Vide Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, art. 169, 1 e 2. 22 Embargos declaratrios: Recurso processual, por meio de simples petio e sem audincia da parte contrria, deciso em que haja obscuridade, contradio ou omisso no pronunciamento. 23 Ao rescisria: Remdio processual, por meio de simples petio e sem audincia da parte contrria, deciso em que haja obscuridade, contradio ou omisso no pronunciamento. 24 Medida cautelar: Constitui medida acessria, preventiva e assecuratria, cabvel, de modo geral, quando houver fundado receio de que uma parte, antes da propositura ou do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao. 25 So exemplos: a participao dos trabalhadores nos lucros e na gesto das empresas; e sade e educao que so direitos de todos e dever do Estado (arts. 196 e 205 da Constituio Federal). 26 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 57. 27 Ex tunc, erga omnes e vinculantes. 28 SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19 edio, So Paulo, Malheiros Editores Ltda., 01.2001, pg. 561. 29 Ao rescisria: aquela que tem por escopo a decretao da resciso de uma deciso judicial transitada em julgado e sua substituio por outra, que reapreciar a espcie objeto da ao anterior, se for o caso.

Anda mungkin juga menyukai