Anda di halaman 1dari 3

Nome: Lucilene Andreia Gutierrez Rocha

RA: A166I-9

Data: 10/02/2013

FICHAMENTO

Histria da Terapia Cognitiva


BECK, J. S., Terapia Cognitiva Teoria e Prtica Porto Alegre: Ed. Artmed, 1997. A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron T. Beck, na Universidade da Pensilvnia no inicio da dcada de 60, como uma psicoterapia Breve, estruturada, orientada ao presente, para depresso, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais. [...] o modelo cognitivo prope que o pensamento distorcido ou disfuncional [...] seja comum a todos os distrbios psicolgicos. A avaliao realista e a modificao no pensamento produzem uma melhora no humor e no comportamento. A melhora duradoura resulta da modificao das crenas disfuncionais bsicas dos pacientes. (p. 17). A terapia cognitiva foi extensamente testada desde a publicao do primeiro estudo de resultado, em 1977 [...]. Estudos controlados demonstraram sua eficcia no tratamento do transtorno depressivo maior [...], transtorno de pnico [...], transtorno de ansiedade generalizada [...], fobia social [...], abuso de substancias [...], transtornos alimentares [...], problemas de casais [...] e depresso de pacientes internados [...]. (p. 18). [...] A terapia cognitiva efetiva para pacientes com diferentes nveis de educao, renda e background. Ela foi adaptada para trabalho com pacientes de todas as idades, da pr-escola [...] at os idosos [...], a terapia cognitiva tambm foi modificada para terapia de grupo [...] e para a terapia familiar [...]. (p. 18). [...] A terapia cognitiva se baseia em uma formulao em continuo desenvolvimento do pacientes e de seus problemas em termos cognitivos. [...] (p. 20). [...] A terapia cognitiva requer uma aliana teraputica segura. [...] (p.21). Outros pacientes, particularmente os com transtornos de personalidade, requerem uma nfase muito maior sobre o relacionamento teraputico para forjar uma boa aliana de trabalho [...]. (p. 21). [...] A terapia cognitiva enfatiza colaborao e participao ativa [...]. [...] A terapia cognitiva orientada em meta e focalizada em problemas [...] (p. 22). [...] o terapeuta presta ateno particular aos obstculos que impedem o paciente de resolver problemas e atingir metas por si mesmo. [...] (p. 22).

[...] A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente. O tratamento da maioria dos pacientes envolve um forte foco sobre problemas atuais e sobre situaes especficas que so aflitivas para o paciente. Resoluo e/ou uma avaliao mais realista das situaes que so, no momento, aflitivas usualmente conduzem reduo de sintomas. [...] o terapeuta cognitivo em geral tende a iniciar a terapia com exame de problemas no aqui-e-agora, independentemente do diagnstico. A ateno volta-se para o passado em trs circunstncias: quando o paciente expressa uma forte predileo a fazer isso; quando o trabalho voltado em direo a problemas atuais produz pouca ou nenhuma mudana cognitiva, comportamental e emocional ou quando o terapeuta julga que importante entender como e quando ideias disfuncionais importantes se originaram e como essas ideias afetam o paciente hoje. [...] (p. 22). [...] A terapia cognitiva educativa, visa ensinar o paciente a ser seu prprio terapeuta e enfatiza preveno da recada. [...] (p. 23). [...] A terapia cognitiva visa ter tempo limitado. A maioria dos pacientes honestos com sua depresso e seus transtornos de ansiedade so tratados em quatro a catorze sesses [...]. (p. 23). No entanto, nem todos os pacientes fazem progresso suficiente em apenas alguns meses. Alguns pacientes requerem um ou dois anos de terapia (ou possivelmente mais) para modificar as crenas disfuncionais muito rgidas e os padres de comportamento que contribuem para a sua angustia crnica. (p. 23). [...] As sesses de terapia cognitiva so estruturadas. No importa qual o diagnstico ou estgio do tratamento, o terapeuta cognitivo tende a aderir uma estrutura estabelecida em cada sesso. [...] (p. 23). [...] A terapia cognitiva ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenas disfuncionais. [...] (p. 24). [...] A terapia cognitiva utiliza uma variedade de tcnicas para mudar pensamento, humor e comportamento. Embora estratgias cognitivas como questionamento socrtico e descoberta orientada sejam centrais terapia cognitiva, tcnicas de outras orientaes [...] so tambm usadas dentro de uma estrutura cognitiva. O terapeuta seleciona tcnicas com base em sua formulao de caso e seus objetivos em sesses especificas. (p. 24). Esses princpios bsicos se aplicam a todos os pacientes. A terapia, no entanto, varia consideravelmente de acordo com o paciente individual, a natureza de suas dificuldades, suas metas, sua habilidade de formar um vinculo teraputico forte, sua motivao para mudar, sua experincia prvia com terapia e suas preferencias de tratamento. A nfase no tratamento depende do transtorno(s) particular do paciente. [...] (p.24).

Para o observador no treinado, a terapia cognitiva s vezes parece enganosamente simples. O modelo cognitivo de que os nossos pensamentos influenciam as nossas emoes e comportamento, bastante direto. Os terapeutas cognitivos experientes, no entanto, realizam muitas tarefas ao mesmo tempo: conceituar o caso, estabelecer rapport, socializar e educar o paciente, identificar problemas, colher dados, testar hipteses e resumi-las. O terapeuta cognitivo novato, em contraste, usualmente precisa ser mais ponderado e estruturado, concentrando-se em um elemento de cada vez. Embora a meta final seja entretecer os elementos e conduzir a terapia o mais efetiva e eficientemente possvel, os iniciantes devem primeiro dominar a tecnologia da terapia cognitiva, o que melhor realizado de uma forma direta. (p. 25). Desenvolver competncia como terapeuta cognitivo pode ser visto em trs estgios [...]. No estgio 1, os terapeutas aprendem a estruturar a sesso e a utilizar tcnicas bsicas. Igualmente importante, eles aprende habilidades bsicas de conceituar um caso em termos cognitivos com base em uma avaliao inicial e na obteno de informaes na sesso. (p. 25). No estgio 2, os terapeutas comeam a integrar sua conceituao com seu conhecimento das tcnicas. Eles fortalecem sua habilidade de entender o fluxo da terapia e so mais facilmente capazes de identificar metas criticas da terapia. Os terapeutas tornam-se mais hbeis em conceituar os pacientes, refinando sua conceituao durante a prpria sesso de terapia e usando a conceituao para tomar decises sobre intervenes. Expandem seu repertrio de tcnicas e tornam-se mais capacitados em selecionar, estabelecer a durao e implementar as tcnicas apropriadas. (p. 25). Os terapeutas, no estgio 3, integram mais automaticamente dados novos na conceituao. Refinam sua habilidade de formular hipteses para confirmar ou desconfirmar sua viso do paciente. Variam a estrutura e as tcnicas de terapia cognitiva bsica conforme apropriado, particularmente para casos difceis como transtornos de personalidade. (p. 25).

Anda mungkin juga menyukai