Anda di halaman 1dari 25

A PLANIFICAO SOCIALISTA EM CUBA E O GRANDE DEBATE DOS ANOS SESSENTA.

Marcelo Dias Carcanholo Paulo Nakatani


RESUMO: Este artigo discute as relaes e as divergncias entre o mercado e a planificao socialista. Ele parte de uma crtica s teses da necessidade do mercado para a construo de uma economia socialista e discute duas formas diferentes de planificao, que foram confrontadas na experincia cubana, na primeira metade dos anos sessenta. Uma delas de inspirao sovitica, conhecida como o clculo econmico, implantada em todos os pases do leste europeu e a outra, criada por Che Guevara, chamada de sistema oramentrio de financiamento, foi utilizada parcialmente no perodo em que Che foi o Ministro das Indstrias. Palavras-chave: Socialismo de mercado, planificao socialista, sistema oramentrio de financiamento.

1 - Planificao socialista X mercado: impossibilidade "lgica" do socialismo de mercado. O problema das relaes entre a planificao socialista e o mercado tem incio com a revoluo russa em 1917. Desenvolve-se com a NEP (Nova Poltica Econmica)1 no incio dos anos vinte do sculo passado e continua at os dias atuais2. De qualquer modo, a questo continua em aberto, quase um sculo depois. Do ponto de vista terico, praticamente no h consenso sobre o papel da lei do valor no processo de transio ou durante a fase de transformao socialista. Em termos histricos, as diferentes experincias mostraram que a introduo e a manuteno das leis de mercado, junto com a planificao, conduziram a Unio Sovitica ao colapso e a sua reconverso ao capitalismo e, ao que tudo indica, o caminho que est sendo seguido pela China, Coria e Vietn. Pelo menos at o momento, segundo informaes que dispomos, Cuba o nico pas no qual o governo rejeitou formalmente o socialismo de mercado. Em 1926, Preobrajensky escrevia que pela lei do valor ... nosso passado nos pressiona, esforando-se obstinadamente em se manter no presente e de fazer girar para o passado a roda da histria (p. 209). Em 1964, Che defendia a posio, que era tambm a de Sweezy, de que a Iugoslvia caminhava cada vez mais em direo ao capitalismo e que:
Na Polnia se vai pelo mesmo caminho, anulando toda uma srie de medidas de coletivizao, voltando para a propriedade privada da terra, estabilizando uma srie de sistemas de cmbio, aumentando os contatos com os Estados Unidos.

Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlndia. Professor do departamento de economia da Universidade Federal do Esprito Santo. 1 Preobrajensky (1972), Bettelheim (1976, p. 430-459). 2 No nossa inteno reproduzir a discusso e nem pretendemos resolver o problema. Para mais detalhes, ver: Garaudy (1968), Pomar (1987), Amin et alii (2001), Perics (2004), Katz (2004).

amauta.lahaine.org

Tambm na Tchecoslovquia e na Alemanha se comea a estudar o sistema iugoslavo para tentar aplic-lo. Em resumo, estamos na presena de uma srie de pases que esto todos eles mudando o caminho. Diante de qu? Diante de uma realidade que no se pode desconhecer: que o bloco ocidental avana em ritmos produtivos superiores ao socialista das democracias populares. Por qu? Em vez de ir ao fundo, raiz disto, para tentar resolver o problema, d-se uma resposta superficial, volta-se teoria do mercado, recorre-se novamente lei do valor, e so reforados os incentivos materiais. (GUEVARA, 1987, p.70)

Posteriormente, referindo-se ao que observara na Unio Sovitica, em suas notas para a elaborao de um livro sobre economia, Che afirma que a superestrutura capitalista foi influenciando de forma cada vez mais marcada as relaes de produo e os conflitos provocados pelo hibridismo, que significou a NEP, hoje esto se resolvendo a favor da superestrutura: esto regressando ao capitalismo. (BORREGO DAZ, 2002, p. 381). Sobre a lei do valor diz mais adiante que a ao desta lei gera a diferenciao dos produtores e a pequena produo mercantil engendra capitalismo e burguesia constantemente, a cada dia, cada hora, espontaneamente e em massa. (BORREGO DAZ, 2002, p. 391). Nesse sentido, pode-se afirmar que as diferentes formas de mercado introduzidas nesses pases, comandadas pela lei do valor, esto reconduzindo-os inexoravelmente ao capitalismo, independentemente de vontades individuais ou projetos sociais. A histria do socialismo real tem mostrado e continua mostrando que a defesa do socialismo de mercado, em ltima instncia, acaba sendo uma postura reacionria e pr-restaurao do capitalismo. Por essa razo, torna-se urgente e fundamental retomar a discusso sobre a questo e defender a planificao socialista como forma essencial de substituio das leis cegas do mercado por uma forma racional de organizao da sociabilidade humana e contra o socialismo de mercado. No prximo item deste artigo discutimos os pontos de vista favorveis e contrrios ao socialismo de mercado, e procuramos demonstrar a impossibilidade lgica da construo de uma sociedade socialista atravs do mercado. Em seguida, fazemos uma comparao entre os dois sistemas de planificao que coexistiram em determinado momento em Cuba, o clculo econmico e o sistema oramentrio de financiamento. A partir disso, analisamos as principais questes de ordem terica e prtica que foram objeto do debate por parte dos defensores dos dois sistemas. Por ltimo, procuramos resgatar a discusso inicial sobre a relao entre socialismo e mercado, para apontar alguns posicionamentos em torno do debate.

amauta.lahaine.org

2 - A Defesa do Socialismo de Mercado Marx identificou a necessidade de manuteno de alguma forma de diviso do trabalho social em sociedades socialistas ou em transio entre o capitalismo e o socialismo. Isso fica claro quando ele afirma que:
... depois da abolio do modo de produo capitalista, mas com manuteno da produo social, a determinao do valor continuar predominante no sentido de que a regulamentao do tempo de servio e a distribuio do trabalho social entre os diferentes grupos de produo e, por fim, a contabilidade quanto a isso se tornaro mais essenciais do que nunca (MARX, 1988, vol. V, p.275).

Isso significa que, mesmo em sociedades ps-revolucionrias, dever existir alguma forma de distribuio do trabalho social, isto , algum mecanismo que defina as quantidades de trabalho empregadas na produo dos distintos produtos. Uma forma de obter isso atravs do planejamento central ex-ante, ou seja, atravs da construo social de um plano que levasse em conta as necessidades sociais dos diferentes produtos e as capacidades de produo das distintas unidades de produo. Esse plano indicaria as metas de produo conforme essas caractersticas e as estimativas de reproduo econmicas estabelecidas pela sociedade. A outra forma de obter essa diviso social do trabalho , antagnica, atravs do mercado e, em especfico, da lei do valor. Os produtos dos trabalhos particulares seriam trocados entre si no mercado de acordo com as quantidades sociais de trabalho requeridas para a sua produo, de forma que a sociabilidade dos trabalhos individuais e a compatibilizao entre as necessidades sociais e a capacidade de produo s seriam obtidas (ou no) a posteriori. Os defensores do socialismo de mercado, nas suas mais variadas formulaes, partem deste segundo princpio. Isso significa que, mesmo em uma sociedade pscapitalista, a diviso social do trabalho deveria ser realizada por intermdio do mercado e, conseqentemente, atravs da lei do valor. Alis, a prpria citao anterior de Marx aparentemente fornece subsdio para essa interpretao, na medida em que ele afirma que aps a abolio do modo de produo capitalista a determinao do valor continuaria predominante3. A partir de crticas formuladas ao planejamento central da economia e argumentos sobre a necessidade da regulao mercantil, mesmo em uma sociedade socialista, os defensores do socialismo de mercado efetuam suas anlises4.

Andreani, por exemplo, afirma que ...a leitura de Marx no contradiz de forma alguma a idia de que o socialismo de mercado uma transio necessria (2001, p. 224). A inconsistncia desta interpretao da afirmao de Marx ficar mais clara ao longo do trabalho. 4 Eu considero que, no momento atual, a nica alternativa verdadeira ao novo capitalismo, na virada deste sculo, se situa do lado de uma forma qualquer de socialismo de mercado... (ANDREANI, 2001, p. 224).

amauta.lahaine.org

Em tese, uma sociedade socialista apresentaria algumas caractersticas que seriam necessariamente contraditrias com o mercado. Essas seriam a igualdade social, a democracia real (e no meramente formal), a maior racionalidade econmica e o estabelecimento de laos comunitrios. A lgica mercantil, entretanto, traz consigo e aprofunda desigualdades, torna a democracia econmica impossvel, pressupe comportamentos individualistas e auto-centrados (tanto no processo de consumo como no produtivo) e leva anarquia da produo, instabilidades e crises, justamente por ser uma forma ex-post de coordenao entre a produo e as necessidades sociais. Mesmo admitindo estas contradies entre socialismo e lgica mercantil, os defensores do socialismo de mercado continuam afirmando a necessidade deste tipo de sociedade. Segundo eles, o planejamento central, ou socialismo de Estado, no seria adequado como forma de diviso do trabalho social, basicamente, por quatro razes. Em primeiro lugar, o planejamento central provocaria problemas na alocao, uma vez que a distribuio no seria efetuada por critrios de rentabilidade econmica5. Em segundo lugar, e relacionado com o anterior, o planejamento central no promoveria a motivao dos agentes, justamente porque, se a atividade produtiva no persecutria de uma rentabilidade econmico-financeira, a motivao dos agentes seria desestimulada. Em razo disso, o esprito empresarial e a busca ativa por inovaes ficariam restringidos. Este desincentivo ao aumento da produtividade (ao desenvolvimento das foras produtivas) constituiria uma terceira razo de crtica ao planejamento central. Por ltimo, os defensores do socialismo de mercado afirmam que este ltimo contraditrio com a autonomia das empresas, o que criaria problemas desde o ponto de vista gerencial-administrativo at dos resultados econmicos propriamente ditos. Por outro lado, o mercado traria vrias vantagens como forma de diviso social do trabalho no socialismo. Inicialmente, dada a infinidade de bens produzidos crescentemente pelo desenvolvimento das foras produtivas, o nmero de decises a tomar seria extremamente elevado, tanto no que se refere ao processo de produo, tecnologia, estimativa de necessidades sociais, etc. Esse crescente nmero de decises a tomar demasiado grande para ser efetuado por meio de um planejamento centralizado, ou por qualquer tipo de associao de produtores. Segundo os defensores do socialismo de mercado, somente o mercado, por suas caractersticas de descentralizao das decises e motivao individual, teria a capacidade de coordenar essa infinidade de decises.

amauta.lahaine.org

Um autor sovitico muito sarcstico, sem dvida alguma, observou: Os matemticos calcularam que, para fazer um plano acurado e completamente integrado para o fornecimento de matrias-primas durante um ano apenas para a Ucrnia, seria necessrio o trabalho de toda a populao mundial por dez milhes de anos. Claro, o plano para o ano seguinte estar pronto alguns milhes de anos antes disso, mas no ser acurado e totalmente integrado (NOVE, 1989, p. 62). Se preciso tomar milhares, ou mesmo milhes de decises interconectadas e interdependentes para garantir a produo e entrega dos bens que a sociedade necessita e isso deve ser precedido por um certo conjunto de decises operacionalmente significativas sobre o que necessrio , tem de existir uma mquina administrativa que garanta as necessrias responsabilidades e coordenao (NOVE, 1989, p. 63)6.

Alm disso, existiria uma srie de recursos (como terra, petrleo, etc.) que so escassos de forma absoluta, isto , que no seriam passveis de reproduo, independentemente do modo de produo vigente. Argumenta-se, portanto, que a introduo do mecanismo de mercado seria necessria para regular/controlar/alocar primordialmente os recursos escassos7. Por outro lado, o grau de desenvolvimento histrico das foras produtivas ainda seria insuficiente para produzir a abundncia necessria de produtos, definindo uma escassez relativa. A introduo dos mecanismos de mercado seria justificada, portanto, em uma sociedade socialista, pela existncia de escassez absoluta e relativa de recursos na economia. O que est implcito neste argumento e lhe daria um carter dinmico (processual) a idia de que as necessidades sociais so crescentes, no-finitas, independentemente do grau de desenvolvimento das foras produtivas ao menos no caso da escassez absoluta de forma que o problema da escassez e, portanto, a necessidade do mercado, seria sempre reposta8. Um outro argumento na defesa do socialismo de mercado o que relaciona os mecanismos de mercado com a democracia. Singer (2000) um explcito defensor do socialismo de mercado e o justifica, basicamente, em dois momentos9:
5

Alm disso, o Estado proprietrio cumpriria uma multiplicidade de papis, muitas vezes contraditrios com os resultados econmicos, entendendo estes como os resultados promovidos pela alocao de recursos segundo a lgica mercantil capitalista. 6 Para uma anlise da concepo de Alec Nove ver MARQUES, 1998, p. 124-125. 7 Alec Nove define primeiro o que ele considera que seria o fundamento de uma sociedade socialista, vamos definir abundncia como a suficincia de meios para satisfazer as necessidades a preo zero, sem deixar nenhuma pessoa insatisfeita ou querendo mais de qualquer coisa. (...) Este conceito desempenha um papel crucial na viso de Marx sobre o socialismo/comunismo. (p. 34). Depois, afirma que minha crena que a abundncia, nesse sentido, uma suposio inaceitvel (p.35). 8 Mandel (1991) faz uma excelente crtica do argumento da escassez como sustentculo de uma pretensa necessidade do mercado em uma sociedade socialista. 9 Ficaria difcil chamar a sociedade defendida por Singer (2000) at de socialista. O que ele prope est muito mais prximo de uma democracia radical e/ou de um cooperativismo auto-gestionado com carter de socialismo utpico, j que sua proposta joga para um parlamento representativo a soluo de todos os problemas originados no processo de distribuio via mercado, sendo que este seria impretervel

amauta.lahaine.org

Precisamos de mercado porque a forma de interao que conhecemos, que permite manter as diversas burocracias separadas, evitando que um poder total se aposse da economia. No haveria plano geral, do tipo sovitico, mas planos particulares de firmas, famlias e governos a serem conciliados em mercados e no plano geral, pelo parlamento econmico. Mercados so essenciais para possibilitar ao indivduo o direito de escolha, como trabalhador e como consumidor (SINGER, 2000, p. 3839).

O socialismo de mercado justificado neste argumento por ser pretensamente a nica forma de interao social no-coercitiva conhecida, ao menos no que se refere ao conhecimento do autor, e por possibilitar aos indivduos o exerccio e o poder da escolha10. Um outro argumento dos defensores do socialismo de mercado diz respeito permanncia ou no da lei do valor nas sociedades de transio do capitalismo para o socialismo. Nessas sociedades de transio existiriam diversas formas de propriedade (estatal, coletiva-cooperativas e, s vezes, privada). Dessa forma, seriam efetuadas trocas, atos de compra e venda, entre os diversos proprietrios dessa sociedade, e essas trocas seriam reguladas pela forma valor11. Esta ltima subsistiria nas sociedades de transio porque o carter social dos trabalhos realizados nas diversas unidades de produo (pertencentes a proprietrios distintos) seria realizado atravs do mercado, nas compras e vendas de produtos/mercadorias. Este argumento, antes de ser uma defesa da necessidade da esfera mercantil em uma sociedade socialista, pretende ser mais realista, pragmtico. Em sociedades de transio do capitalismo para o socialismo existiriam ainda vrias formas de propriedade e, portanto, a interao social ainda seria mediada, em maior ou menor grau, pelas trocas no mercado. A esfera mercantil no , neste argumento, defendida dentro de uma sociedade socialista, mas pretensamente constatada nos momentos de
na diviso social do trabalho. Est totalmente desconsiderado nesta argumentao de Singer o fato de que as esferas poltico-representativas esto impregnadas para dizer o mnimo da mesma lgica mercantilcapitalista e, portanto, das relaes sociais de produo prprias do capitalismo, caracterizadas pela luta de classes, pela hegemonia da classe capitalista e pela reproduo dessas mesmas relaes dentro da processualidade do modo de produo capitalista. 10 A falcia deste argumento exige uma resposta imediata, embora seu aprofundamento seja feito mais adiante. O mecanismo de sociabilidade pelo mercado possui apenas uma aparente liberdade de escolha por parte dos indivduos, uma vez que se estes no fornecerem ao mercado aquilo que demandado, seus trabalhos individuais no tm o seu carter social confirmado, de forma que a liberdade do indivduo na escolha do que produzir uma mera aparncia. Por outro lado, a liberdade de escolha est restrita pela capacidade de compra do indivduo e, portanto, pela sua participao na distribuio da propriedade dos meios de produo e bens de consumo da sociedade. 11 Esta parece ser a posio de Lange (1989, p.15) quando afirma que as razes pelas quais a produo em uma economia socialista produo de mercadorias (e, portanto submetida lei do valor) a existncia nessa economia de uma pluralidade de proprietrios dos produtos.

amauta.lahaine.org

transio rumo ao socialismo. A permanncia da lei do valor seria explicada pela diversidade nas formas de propriedade durante a transio. Dentro do debate sobre a relao entre socialismo e mercado, entretanto, o argumento mais comum o que relaciona este ltimo com o desenvolvimento das foras produtivas. No famoso Prefcio de Para a Crtica da Economia Poltica, Marx afirma que
... uma formao social nunca perece antes que estejam desenvolvidas todas as foras produtivas para as quais ela suficientemente desenvolvida, e novas relaes de produo mais adiantadas jamais tomaro o lugar, antes que suas condies materiais de existncia tenham sido geradas no seio mesmo da velha sociedade (MARX, 1982, p. 26).

Os defensores do socialismo de mercado se apiam em uma interpretao especfica deste trecho12. Segundo esta, a introduo de mecanismos de mercado, em uma sociedade de transio do capitalismo para o socialismo, permitiria acelerar o desenvolvimento das foras produtivas, por intermdio do incentivo produtividade e inovao tecnolgica. Como o prprio Marx teria afirmado nesse mesmo Prefcio, a revoluo adviria da contradio entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais de produo existentes. Assim, com a introduo de mecanismos mercantis, as foras produtivas teriam o seu desenvolvimento acelerado e seria intensificada a contradio entre estas e as relaes sociais capitalistas de produo, possibilitando a transformao socialista13.

2.1 - Incompatibilidade entre Socialismo e Mercado Em que pese todo o esforo de seus defensores, sociabilidade mercantil e sociedade socialista so inconciliveis, tanto histrica como logicamente. Inicialmente, advogar uma propriedade socialista dos meios de produo, ao mesmo tempo em que se defende o mecanismo de mercado como instncia distributiva, uma contradio sem soluo. As relaes de distribuio so produto e, ao mesmo tempo, correspondem a uma determinada forma (histrica e social) do processo de

12

Michael Lwy nos apresenta uma outra verso, para ele essa concepo ostenta como ttulo de ortodoxia uma citao de Marx (tirada de Misria da Filosofia, 1847), isolada do seu contexto citao que repetida incansavelmente e elevada categoria de quinta-essncia do materialismo histrico (...) (LWY, 2003, p. 60). 13 O inusitado do argumento est justamente na defesa de ampliao do espao mercantil (anti-socialista) como forma de aumentar a contradio entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais capitalistas, abrindo espao para a revoluo socialista! Ainda que o inusitado argumento intensifique a tentao crtica, deixamos para retom-lo mais adiante.

amauta.lahaine.org

produo e das relaes sociais do mesmo14. Abolir a propriedade capitalista dos meios de produo, at por uma revoluo que se pretenda socialista, e manter a instncia de distribuio caracterstica do modo de produo anterior (mercantil-capitalista), significa, no mximo, que essa revoluo transformadora se encontra em uma fase de transio rumo ao socialismo, que pode nem vir a se efetivar. O modo de produo capitalista ainda no estaria derrotado. Ele pressupe uma determinada configurao social das condies de produo (propriedade privada dos meios de produo e mercantilizao da fora de trabalho), ao mesmo tempo em que as reproduz, justamente por intermdio do processo de distribuio que feita no mercado. A distribuio dos rendimentos pressupe (e repe) uma distribuio prvia da propriedade. Logo, advogar o socialismo (na propriedade dos meios de produo) de mercado (como instncia de distribuio) um sonho inconcilivel que remonta aos tempos do mais utpico dos socialismos. Por outro lado, uma sociedade que se afirme socialista e, ao mesmo tempo, a lei do valor continue sendo o mecanismo de distribuio do trabalho social, uma sociedade logicamente impossvel. Se a lei do valor , em ltima anlise, o mecanismo de regulao da produo, do emprego, do consumo, etc., os seres humanos no detm o controle direto de sua sociabilidade, pois precisam se submeter aos ditames da lei do valor no mercado. Uma economia de mercado (prpria do capitalismo) se caracteriza pelo carter mediado da sua sociabilidade e pelo relacionamento impessoal (estranhado) entre as pessoas. A primeira caracterstica significa que as relaes sociais so estabelecidas de forma indireta. Os proprietrios individuais se relacionam uns com os outros quando vo ao mercado trocarem suas respectivas mercadorias. A sociabilidade feita por intermdio exclusivo das trocas no mercado. Em outras palavras, as pessoas passam a depender das mercadorias (produtos de seu trabalho) para serem reconhecidas, no mercado, como integrantes da sociedade, o que define a segunda caracterstica da economia mercantil. A relao social entre as pessoas feita por intermdio das mercadorias, de forma que estas passam a possuir um carter ativo, enquanto as pessoas adquirem um carter passivo (dependente, subordinado). o fetiche das mercadorias, o estranhamento, a alienao no domnio das mercadorias!

14

O carter histrico dessas relaes de distribuio o carter histrico das relaes de produo, das quais elas s expressam um lado. A distribuio capitalista diferente das formas de distribuio que se originam de outros modos de produo e cada forma de distribuio desaparece com a forma determinada de produo da qual ela se origina e qual ela corresponde (MARX, 1988, vol. V, p.296).

amauta.lahaine.org

Uma sociedade socialista no pode ter uma sociabilidade fundada na lgica mercantil, justamente porque sua sociabilidade pressupe que as pessoas se relacionem direta e imediatamente, sem o intermdio de qualquer forma estranhada (objetivada), por exemplo, a mercadoria. Na sociedade socialista o produto do trabalho dos seres humanos no pode ganhar independncia, uma lgica prpria, externa ao domnio dos seus produtores, ou seja, no pode ser estranho e independente da vontade e das decises deles15. Socialismo e Mercado so logicamente inconciliveis! Alm disso, uma economia (de sociabilidade) mercantil pressupe

produtores/proprietrios independentes que interagem (socialmente) no e pelo mercado, o que pressupe uma propriedade no-coletiva das mercadorias. Sendo assim, defender socialismo de mercado significa defender um socialismo onde a propriedade das mercadorias no coletiva! Esta contradio em termos, s faria algum sentido em uma sociedade de transio do capitalismo para o socialismo. Mas, ento, ainda no se trata de socialismo, embora possa ser o rumo, e, logo, Socialismo e Mercado (enquanto sociabilidade mercantil) continuam inconciliveis! Uma questo importante a confuso, no raramente cometida pelos defensores do socialismo de mercado, entre o mercado enquanto um locus de trocas fortuitas entre produtos e o mercado enquanto uma lgica e racionalidade mercantil que regule toda a sociedade. O problema no socialismo no se define se deve existir mercado ou no. O importante, dentro do debate sobre uma sociedade socialista, o tamanho/extenso do mercado, principalmente se a fora de trabalho mercadoria ou no, e se a sociabilidade mercantil ou no. A incompatibilidade lgica do socialismo se d com o mercado no segundo sentido, o que no impede de pensar em locais de troca (mercados) especficos, mesmo em uma sociedade socialista. Alguns autores identificam algumas condies que permitiriam a uma sociedade de transio rumo ao socialismo integrar alguns elementos mercantis, sempre entendendo estes como locais especficos de troca entre produtos, que no redundem em sociabilidade mercantil. Dentre essas condies podem ser destacadas: (i) privilgio do valor de uso em relao ao valor de troca (dando prioridade satisfao das necessidades reais, ao invs da rentabilidade); (ii) limitao da acumulao privada; (iii) aprofundar a socializao dos meios de produo (no necessariamente nas mos de um Estado isolado da populao); e, (iv) conservar um carter no-mercantil para setores da

15

A sociabilidade mercantil nega o carter diretamente social dos trabalhos individuais, o carter imediato (no intermediado por coisas, mercadorias) das relaes sociais, o carter no-alienado, noestranhado do ser humano, caractersticas da sociedade socialista.

amauta.lahaine.org

economia que correspondam a direitos humanos fundamentais (AMIN et alii, 2001, p. 47). Mandel (1967), por sua parte, afirma que na poca de transio podem existir categorias mercantis em razo do insuficiente desenvolvimento das foras produtivas em alguns setores16, basicamente na pequena produo mercantil que restaria do autoconsumo, nos meios de produo que o setor estatal vende ao setor privado ou cooperativo, e nos bens de consumo vendidos pelo setor socialista aos consumidores privados. De uma forma ou outra, o importante que, constatar a existncia de mercados em sociedades de transio do capitalismo ao socialismo no significa defender a existncia da lgica mercantil na sociedade, nem na de transio, nem muito menos no socialismo.

3 O grande debate em Cuba nos anos 1963-1964. A experincia de planificao em Cuba inicia-se nos anos 60, logo aps a vitria da Revoluo e ao bloqueio econmico iniciado pelos Estados Unidos. Ela ocorre, tambm, sob graves agresses externas como a invaso da Baa dos Porcos, em 1962, e crise dos msseis, tambm em 1962. Em 1961, uma misso do comit estatal de planificao tcheco discutiu com os tcnicos cubanos o estabelecimento das bases de uma metodologia de planificao que, se bem que tivesse algumas limitaes, tornou possvel a formulao dos primeiros planos anuais de desenvolvimento econmico. (GUEVARA, 1963, p. 268). Apesar do Sistema Oramentrio estar implementado e em funcionamento, a lei 1122 foi sancionada somente em 1963, ela estabeleceu que todas as atividades econmicas das empresas submetidas ao Sistema Oramentrio de Financiamento fossem incorporadas ao Oramento Nacional (ESCALONA, 1964, p. 243). Assim, durante a primeira metade dos anos sessenta, conviveram

simultaneamente dois sistemas de planificao distintos, que expressavam diferentes vises sobre o papel da planificao na construo do socialismo e que geraram o que ficou conhecido como o grande debate sobre a economia em Cuba. A principal distino entre esses dois sistemas estava na concepo sobre a gesto das empresas.

16

Isto no permite a generalizao do argumento, de forma a defender o mecanismo de mercado como a forma de garantir a acelerao do desenvolvimento das foras produtivas. Mandel contrrio a essa generalizao. Talvez, de forma a tornar mais precisa sua idia, Mandel no devesse utilizar o termo categorias mercantis, mas apenas mercados, no sentido puro e simples de locais de compra e venda fortuitas.

amauta.lahaine.org

10

No sistema de autogesto financeira ou clculo econmico, as empresas eram unidades autnomas, financiadas e controladas pelo sistema bancrio, sob a direo da Junta Central de Planificao (JUCEPLAN). O critrio de desempenho dessas empresas era a lucratividade que obtinham. Essas empresas eram fundamentalmente as empresas e unidades de produo agrcolas que ficaram sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Reforma Agrria (INRA), aps a criao do Ministrio das Indstrias17. No sistema oramentrio de financiamento, as empresas foram consolidadas por ramos de produo e afinidades de produtos, eram financiadas pelo Oramento Nacional e no tinham financiamento bancrio. Cada empresa consolidada funcionava como um grande monoplio estatal e tinha um Diretor que respondia diretamente aos viceministros do Ministrio das Indstrias, esses diretores tinham a obrigao de apresentar relatrios contbeis do desempenho das empresas e o critrio de avaliao era o aumento da produo e da produtividade do trabalho.

3.1 O clculo econmico. A autogesto financeira das empresas ou clculo econmico era a forma em que era realizada a planificao na Unio Sovitica e em outros pases socialistas. Esse sistema deveria respeitar alguns princpios como a gesto planificada, a disponibilidade de fundos para os gastos com a produo e suas obrigaes com o oramento, serem rentveis, receber do Estado meios mnimos para cumprimento dos planos, utilizar crditos bancrios, efetuar investimentos descentralizados e utilizar em propores adequadas os estmulos materiais e morais18. Segundo a interpretao do Che, as principais diferenas esto na definio de empresa, na forma de utilizao do dinheiro, na existncia de fundos prprios e nas normas de trabalho. Para o clculo econmico, cada empresa uma unidade com personalidade jurdica prpria, o dinheiro, alm de unidade de conta, tambm meio de pagamento e as relaes entre as empresas e os bancos so similares s de um produtor privado com os bancos capitalistas. As empresas tomam emprstimos bancrios e pagam juros, para tanto devem explicar [para os bancos] exaustivamente seus planos e demonstrar sua solvncia (GUEVARA, 1964b, p. 88-89). No sistema de autogesto financeira, as empresas eram autorizadas a abrirem contas bancrias para depsito, saques, pagamentos e transferncia para o Oramento
17

Segundo Infante (1964) as empresas no funcionavam segundo o sistema de autofinanciamento antes de 1963, pois ainda eram regidas pelo sistema oramentrio de financiamento (p. 149). 18 Joaqun Infante (1964) apresenta as principais caractersticas para o funcionamento desse sistema em Cuba, tomando como referncia o sistema de planificao da Unio Sovitica.

amauta.lahaine.org

11

Nacional a ttulo de lucro, depreciao e reduo dos meios de rotao (insumos e estoques). Poderiam ainda manter outras contas para fins especficos como investimentos descentralizados ou Fundos da Empresa. Os investimentos especficos deveriam constar nos planos aprovados pela JUCEPLAN e se referiam a reparaes bsicas ou gerais, ampliao e modernizao dos meios bsicos de produo (meios de produo, exceto insumos) e construo e reparaes de habitaes ou edificaes scio-culturais. Eles deveriam ser financiados pelos Fundos criados para essa finalidade e eram constitudos por recursos provenientes de parte das reservas para depreciao, das receitas decorrentes da venda de meios de produo bsicos ociosos, das receitas pela venda de dejetos e sucatas, recursos do Fundo da Empresa e contribuies do Organismo Central (INFANTE, 1964, p. 133). A primeira condio para o funcionamento das empresas que elas deviam ser rentveis. O lucro dessas empresas, na medida em que garantem a acumulao em dinheiro, que a principal fonte de receita do Oramento Nacional, era utilizado como critrio para medir a eficincia de sua gesto econmica. (INFANTE, 1964, p. 127). Para o seu funcionamento, as empresas recebiam do Estado os meios bsicos e os meios de rotao, segundo as normas de produo, poderiam recorrer ao crdito bancrio e tinham personalidade jurdica prpria. Assim, as operaes entre as empresas efetuavam-se obrigatoriamente como compras e vendas de produtos e servios, que deviam ser pagos como em qualquer sociedade capitalista. O controle da gesto econmica entre as empresas funcionava exatamente como entre empresas capitalistas, pois elas no deviam aceitar, ou deviam exigir descontos, para produtos fora das especificaes contratuais ou de qualidade inferior. Os salrios eram compostos de uma parte fixa, segundo as normas de produo, e uma varivel, prmios segundo a quantidade produzida alm da norma. No havia nenhuma restrio nem limite s remuneraes pagas aos trabalhadores pela produo efetuada alm da norma. Os preos poderiam seguir os critrios utilizados na URSS e outros pases socialistas. Primeiro, os preos por atacado eram compostos pelos custos de produo e uma margem de lucro, para a empresa; adicionando-se um imposto de circulao, obtinha-se o preo segundo o ramo de produo. Em seguida, os preos no varejo eram os resultados dos preos no atacado mais as despesas com administrao e distribuio comercial e a margem de lucro do comrcio. (INFANTE, 1964, p. 140143). As empresas eram submetidas a controles financeiros pelos Organismos centrais s quais eram subordinadas, pelo Banco Nacional de Cuba e pelo Ministrio da amauta.lahaine.org 12

Fazenda. Os primeiros encarregavam-se de controlar a elaborao e cumprimento dos planos, a reduo de custos, o cumprimento de obrigaes contratuais, a utilizao racional dos meios de produo e o cumprimento em geral da disciplina financeira. Ao Banco Nacional, cumpria fiscalizar todos os aspectos financeiros da gesto econmica, como a utilizao dos recursos para os fins que foram destinados, o uso do crdito, os gastos com investimentos, garantir o cumprimento dos pagamentos e recebimentos, a utilizao do fundo de salrios planificados e a ordem de preferncia dos pagamentos no caso de insuficincia de recursos. Finalmente, ao Ministrio da Fazenda cabia a exigncia do cumprimento de todas as disposies legais e regulamentares em matria financeira, tanto das empresas quanto dos rgos centrais, garantir o cumprimento recproco das obrigaes entre as empresas e o Oramento Nacional, vigiar o cumprimentos dos planos financeiros, e cobrar as responsabilidades administrativas pelo no cumprimento das disposies legais. (INFANTE, 1964, p. 146).

3.2 O sistema oramentrio de financiamento. Aps a vitria da revoluo Che foi nomeado, inicialmente, para o Departamento de Indstrias do Instituto Nacional de Reforma Agrria (INRA), em seguida, assumiu o cargo de Presidente do Banco Nacional de Cuba e saiu da para o posto de Ministro das Indstrias. Podemos dizer que o sistema oramentrio de financiamento surgiu durante o perodo em que as empresas privadas foram sendo expropriadas e as estrangeiras foram nacionalizadas e incorporadas ao Departamento de Indstrias. As dificuldades de administrao e financiamento decorrentes da fuga macia de tcnicos e engenheiros para o exterior19 e do abandono de empresas por parte de seus proprietrios conduziram o Che a idealizar, de incio, o sistema de direo oramentria. O primeiro passo foi a criao de uma conta bancria nica, na qual todas as fbricas depositavam os recursos de seu faturamento. Em seguida, tratou-se de estabelecer uma estratgia para a utilizao desses recursos, de determinar as normas para sua redistribuio. (SAENZ, 2004, p. 108). Segundo a concepo do sistema oramentrio de financiamento, as empresas sob comando do Ministrio das Indstrias eram consideradas unidades produtivas de

19

Na poca da revoluo, havia, em Cuba, aproximadamente seis mil mdicos; desses, mais de trs mil abandonaram o pas nos dois ou trs primeiros anos. A situao na rea da engenharia foi ainda mais grave. O pas s contava com cerca de 2.700 engenheiros de diferentes especialidades (...). Aps a Revoluo, o xodo foi enorme e somente ficaram no pas uns setecentos engenheiros (SAENZ, 2004, p. 59-60).

amauta.lahaine.org

13

uma nica empresa estatal20, em termos prticos diversas empresas foram agrupadas nas empresas consolidadas, foram criadas cerca de 25 empresas consolidadas, como as do Acar, Eletricidade, Petrleo, Produtos farmacuticos, Confeces e Txteis e Tecidos Planos, entre outras. (SAENZ, 2004, p. 105). As transaes entre elas eram simples transferncias entre as unidades, no eram mercadorias compradas e vendidas, pois no ocorria transferncia de propriedade. Nessas transaes o dinheiro era considerado apenas como unidade de conta e os preos eram fixados segundo determinados critrios baseado nos custos de produo21. Toda a produo seria financiada atravs do oramento, segundo um plano previamente aprovado, que alocaria recursos para a aquisio de matrias primas e pagamento de salrios, em contas bancrias distintas. As empresas no disporiam de fundos prprios, no tomariam emprstimos bancrios e no teriam lucros. Assim, o excedente entre a receita e a despesa seria automaticamente apropriado pelo Estado. Os preos aos consumidores seriam fixados pelo Ministrio de Comrcio Interior, considerando sempre que toda uma srie de artigos de carter fundamental para a vida do homem devem ser oferecidos a preos baixos, ainda que, para os outros menos importantes, se cobre muito mais caro com o explcito desconhecimento da lei do valor em cada caso concreto. (GUEVARA, 1964b, p. 100). O Ministrio das Indstrias, que era responsvel por mais de 80% da produo industrial, foi dividido em quatro vice-ministrios e os diretores das empresas consolidadas foram subordinados aos vice-ministros das indstrias bsicas ou das indstrias leves. Foi criado um Conselho de Direo, rgo coletivo mximo da direo do ministrio (...). Dele participavam os vice-ministros e os diretores do ministrio, alm de convidados da Junta Central de Planejamento, do Ministrio do Comrcio Exterior, do Ministrio do Trabalho e da Central de Trabalhadores de Cuba. (SAENZ, 2004, p. 111). Esse era o grupo responsvel pelo acompanhamento das

20

Para ns uma empresa um conglomerado de fbricas ou unidades que tm uma base tecnolgica parecida, um destino comum para a sua produo e, em algum caso, uma localizao geogrfica limitada; para o Sistema de Clculo Econmico, uma empresa uma unidade de produo com uma personalidade jurdica prpria. (GUEVARA, 1964, p.88) 21 Para a fixao de preos, Che propunha a criao de um ndice da seguinte forma, todas as matrias primas teriam um preo fixo estvel, baseado em uma medida do mercado internacional mais alguns pontos pelo custo de transporte e pelo aparelho de comrcio exterior. Todas as matrias primas cubanas teriam o preo de custo real em termos monetrios. A ambos se agregariam os gastos de trabalho planificados mais o desgaste dos meios bsicos para elabor-las e esse seria o preo dos produtos entregues entre empresas e para o comrcio exterior, mas estariam constantemente afetados pelos ndices que refletiro os preos dessa mercadoria no mercado mundial mais o ndice de custo de transporte e de comrcio exterior. (GUEVARA, 1964, p.101).

amauta.lahaine.org

14

empresas, controle e estmulo produo e soluo dos gigantescos problemas colocados pela necessidade de reconverso das indstrias cubanas22. O desempenho das empresas era acompanhado e avaliado atravs de reunies semanais de anlise do balano das empresas a partir de um cronograma anual de apresentao de relatrios das empresas. Esses relatrios eram analisados por trs membros do Conselho de Direo que tambm faziam visitas s empresas e entrevistavam seus dirigentes. Alm disso, eram realizadas reunies de controle da produo dos principais produtos das empresas, representando 60% da produo industrial de Cuba, visando a solucionar os principais problemas detectados. Delas participavam os vice-ministros e diretores de ramos produtivos (SAENZ, 2004, p. 113115). Alm disso, cada dirigente do ministrio, inclusive o Che, devia fazer a cada ms uma visita a uma fbrica indicada pelo Conselho de Direo, a partir da visita, deveria ser elaborado um relatrio para o Conselho de Direo.

4 O debate em 1963-1964. Embora os dois sistemas tenham coexistido durante um certo tempo em Cuba, no incio dos anos 60, o debate entre os seus defensores foi bastante intenso. Segundo Mandel,
O debate econmico de 1963-1964 em Cuba referiu-se a quatro questes principais, alm de algumas questes subsidirias. Duas questes so de ordem prtica, versam sobre os problemas de poltica econmica do governo revolucionrio: a organizao das empresas industriais; a importncia relativa dos estmulos materiais na construo do socialismo. As outras duas questes so de ordem terica: o papel exato da lei do valor na poca de transio do capitalismo ao socialismo; a natureza estrita dos meios de produo estatizados nessa poca (so mercadorias ou no?) (MANDEL, 1967, p. 347).

Do nosso ponto de vista, as questes de ordem prtica ainda devem ser acrescidas de dois pontos fundamentais no debate: o papel dos bancos e a formao dos preos em cada uma das concepes. Alm disso, existe uma questo que permeia todas as outras e, portanto, est no cerne do debate, que a interpretao especfica sobre a dialtica entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais de produo nos processos de transio de um modo de produo para outro.

4.1 - A discusso sobre a lei do valor e a propriedade dos meios de produo

22

Aps o incio do bloqueio, a manuteno de mquinas e equipamentos, reposio de peas e os insumos importados tiveram que ser redirecionados para o bloco socialista.

amauta.lahaine.org

15

Assim como feito pelos proponentes do socialismo de mercado, os defensores do Clculo Econmico consideram que a lei do valor necessria para que a troca seja efetuada segundo o tempo de trabalho socialmente necessrio, que a alocao dos fatores de produo seja tima e para impulsionar o desenvolvimento das foras produtivas. Para Mora (1963), Quando se assinala que a Lei do Valor funciona, se expressa o fato de que, como critrio econmico, a produo regulada pelo valor. Que os produtos so trocados de acordo com o valor de cada um. Enfim, que a Lei do Valor , economicamente, um regulador da produo. (p. 23). Bettelheim (1964) considerava que o grau de desenvolvimento das foras produtivas, at nos pases socialistas mais desenvolvidos, no permitia o pleno conhecimento das necessidades sociais. Por isso, era impossvel distribuir de maneira eficaz os meios de produo, os produtos em geral. Da decorre
... o papel da lei do valor e um sistema de preos que deve refletir no somente o custo social dos diferentes produtos, mas tambm expressar as relaes entre a oferta e a demanda destes produtos e assegurar, eventualmente, o equilbrio entre esta oferta e esta demanda quando o plano no possa assegur-lo a priori e quando o emprego de medidas administrativas para realizar este equilbrio comprometeria o desenvolvimento das foras produtivas. (p. 204)

Os defensores do Clculo Econmico afirmaram que os proponentes do Sistema Oramentrio de Financiamento refutam a vigncia da lei do valor na economia cubana da poca, e que esta continuaria existindo em razo da diversidade de formas de propriedade. Trocas seriam realizadas entres esses diversos proprietrios, e essas continuariam regidas pela forma valor. A forma valor subsistiria porque o carter social dos trabalhos realizados nas diversas unidades de produo (pertencentes a proprietrios distintos) era realizado atravs do mercado, nos atos de compra e venda. Produo para consumo de outro que no o produtor garantiria a existncia da lei do valor. A resposta de Che, em primeiro lugar, resgata Marx para mostrar que um produto passa a ser mercadoria quando produzido (trabalhado) para o consumo de outro e a transferncia de propriedade ocorre pelo ato da troca. Ou seja, produo para o consumo de outro condio necessria mas no suficiente para que o produto seja mercadoria23.

23

Alguns defensores do Clculo Econmico afirmaram que seria uma condio suficiente para a permanncia da forma valor a produo para consumo alheio. Assumindo isto seriamos obrigados a identificar a vigncia da forma valor mesmo no feudalismo (e em outras pocas tambm) quando a produo no consumida pelo seu produtor, embora essa apropriao no seja efetuada pela troca.

amauta.lahaine.org

16

Especificamente sobre o funcionamento da lei do valor em uma sociedade socialista Che foi categrico:
Negamos a possibilidade de uso consciente da lei do valor baseado na inexistncia de um mercado livre que expresse automaticamente a contradio entre produtores e consumidores; negamos a existncia da categoria mercadoria na relao entre empresas estatais, e consideramos todos os estabelecimentos como parte da nica grande empresa que o Estado (ainda que, na prtica, ainda no ocorre em nosso pas). (GUEVARA, 1964b, p. 99).

Ele respondia assim a idia segundo a qual a lei do valor continuaria existindo mas, de conhecimento por parte dos planejadores, poderia ser utilizada pelo homem no planejamento. Planejamento e lei do valor seriam contraditrios pelo simples fato de que esta ltima s se manifesta ex-post no ato da troca, enquanto o primeiro tem um carter de antecipao das decises de produo, consumo e acumulao, isto , antes delas serem realizadas. Como seria possvel utilizar-se de algo (lei do valor) que ainda no ocorreu, ainda no se manifestou24? Alm disso, deve-se considerar que a troca no efetuada segundo o tempo de trabalho socialmente necessrio nem nas economias capitalistas. Na transformao dos valores em preo de produo Marx j havia demonstrado que pela tendncia equalizao na taxa de lucro, ocorrem transferncias de mais valia dos setores menos desenvolvidos para os mais desenvolvidos. No mercado capitalista, os preos tambm no so fixados segundo o tempo de trabalho socialmente necessrio25. A troca segundo o tempo de trabalho socialmente necessrio, pressupondo que o trabalhador receberia de acordo com a sua contribuio para a produo, tambm no correta; a retribuio ao trabalhador deveria ser efetuada por outros critrios. Tomando como referncia a Crtica ao Programa de Gotha, de Marx, Che defende que a repartio do produto deve ser efetuada aps a deduo de uma parte para repor os meios de produo consumidos. (...) Uma parte suplementar para ampliar a produo e um fundo de reserva. Alm disso, devem ainda ser deduzidos da produo os gastos gerais de administrao (...) a parte que se destina a satisfazer necessidades coletivas, (...) os fundos de manuteno das pessoas incapacitadas para o trabalho. (GUEVARA, 1964b, p. 95).

Isso s seria possvel se as condies complexas e dinmicas que regulam uma determinada diviso social do trabalho se mantenham ao longo do tempo, possibilitando a projeo do passado para os acontecimentos futuros. 25 O valor de troca aparece, de incio, como a relao quantitativa, a proporo na qual valores de uso de uma espcie se trocam contra valores de uso de outra espcie, uma relao que muda constantemente no tempo e no espao. O valor de troca parece, portanto, algo casual e puramente relativo; um valor de troca imanente, intrnseco mercadoria, portanto uma contradictio in adjecto. (MARX, 1985, p. 46)

24

amauta.lahaine.org

17

Dentro do Sistema Oramentrio de Financiamento no negada a existncia da forma valor. Ao considerar o Estado como uma grande empresa, com um s proprietrio, nega-se a existncia da forma mercadoria (valor) na transferncia dos produtos entre as unidades e, portanto, a necessidade de pagamentos em dinheiro por essa transferncia. Assim, dentro do socialismo, quando toda a propriedade for socializada, seria extinta a forma mercadoria e a lei do valor perderia completamente a vigncia. Em sociedades de transio para o socialismo como a cubana, entretanto, a lei do valor seria parcialmente existente, como resto da antiga sociedade, dentro da economia cubana e, principalmente, nas suas relaes com o exterior (mercado capitalista mundial). Isso se manifestaria internamente quando o produto fosse vendido para o consumo final e/ou para o setor privado, ainda existente durante a transio, ou ainda quando as empresas estatais necessitassem adquirir algo produzido pelo setor privado. Em termos externos, as vendas e compras no mercado mundial seguiriam as normas da lgica mundial capitalista e, portanto, da lei do valor em escala mundial. medida que o processo de socializao da propriedade fosse avanando, a vigncia da lei do valor iria diminuindo. Quando, em uma sociedade socialista, toda a propriedade fosse coletiva, a forma valor seria extinta, ao menos no mbito interno. No que se refere lei do valor, portanto, os defensores do Clculo Econmico advogam a sua existncia e a possibilidade de utiliza-la para a formulao do planejamento. No Sistema Oramentrio de Financiamento, o Che no desconhece a permanncia da forma valor nas sociedades de transio, mas no concorda com sua vigncia quando as transferncias de produto so realizadas dentro da grande empresa estatal, uma vez que no ocorreria transferncia de propriedade intermediada pela troca, pelo valor, pelo dinheiro. Alm disso, o aprofundamento do carter socialista da revoluo implicaria no aprofundamento do grau de coletivizao da propriedade e, portanto, na diminuio da abrangncia das categorias mercantis-capitalistas (valor, mercadoria, dinheiro, etc.). A construo do socialismo um processo e no fadado ao sucesso. Manter ou aprofundar as categorias prprias da sociedade mercantil-capitalista em um processo revolucionrio de construo do socialismo no algo que contribua para este processo; ao menos para o Che.

4.2 O papel das questes de ordem prtica no debate Segundo Mandel (1967), alm dessas questes tericas, o debate cubano ainda esteve assentado em questes de ordem prtica, ou seja, questes que diziam respeito ao amauta.lahaine.org 18

funcionamento cotidiano dos sistemas de planejamento, a problemas de poltica econmica. Dentre essas questes est a organizao das empresas industriais. Para os defensores do Clculo Econmico, o conceito de empresa era idntico ao de unidade de produo, analogamente ao conceito capitalista de empresa. A empresa seria assim uma unidade de produo com personalidade jurdica prpria, autonomia de deciso e gesto de suas atividades, com o objetivo final de obteno de rentabilidade econmica (lucro), atravs da venda final de mercadorias produzidas por um preo (valor) superior quele pago pelas mercadorias-insumos. Em tese, essa autonomia estaria subordinada aos planos e metas estabelecidos no planejamento estatal. Por outro lado, no Sistema Oramentrio de Financiamento, a empresa era um conglomerado de fbricas ou unidades produtivas com mesma base tecnolgica, destino comum para produo e localizao geogrfica similar (PERICS, 2004, p.116). Assim,
Nossa concepo, que no est implantada seno em determinados ramos da economia, considera o produto com um largo processo de fluxo interno durante o transcurso de todos os passos que deve dar no setor socialista at sua transformao em mercadoria, o que ocorre apenas quando h uma mudana de propriedade. Esta mudana se realiza no momento em que sai do setor estatal e passa a ser propriedade de algum usurio. O caminho de um produto de uma empresa [estatal] a outra, de um mesmo Ministrio ou de outro distinto, no deveria ser considerado seno como uma parte do processo de produo que vai agregando valores ao produto... (GUEVARA, 1963a, p. 71).

Essa concepo da empresa estatal como um fluxo interno de produo provoca uma diferena tambm na questo da formao dos preos. Enquanto no sistema do Clculo Econmico os preos so formados de acordo com as condies de oferta e demanda no estabelecimento dos preos, independentemente da transao ser realizada entre duas empresas estatais ou no, atendendo, segundo seus defensores, lei do valor, a determinao dos preos no Sistema Oramentrio de Financiamento seria feita de acordo com os custos de produo. Os custos de produo incluiriam as matrias primas26, materiais indiretos, a fora de trabalho27, o desgaste dos meios de produo e um aporte das empresas estatais

Para as matrias primas importadas seria considerado um preo fixo (estvel) baseado em uma medida do mercado internacional adicionado do custo de transporte. As matrias primas nacionais seriam consideradas de acordo com o custo real de produo em termos monetrios. 27 GUEVARA (1963a) usa a nomenclatura fora de trabalho. de se perguntar se faz sentido utilizar essa nomenclatura que diz respeito mercadoria fora de trabalho no sistema mercantil-capitalista. Em GUEVARA (1964), o Che j utiliza com mais rigor a terminologia gastos com trabalho planificado.

26

amauta.lahaine.org

19

para a previdncia social medido em funo do fundo de salrios28. Os eventuais lucros obtidos com a venda final para o setor privado seriam incorporados ao oramento nacional ao invs de acumulados individualmente pelas empresas. Os preos para a populao estariam fixados independentemente desses ajustes, atendendo demanda e a necessidade vital de cada produto, podendo at, de acordo com a necessidade social e o caso especfico, oferecer produtos a preos inferiores ao total dos custos. Um outro ponto do debate, embora seja de ordem prtica por se associar natureza da organizao das empresas, est ligado discusso terica, que a questo dos bancos. Font (1964), presidente do Banco Nacional de Cuba na poca, enumerou sete funes econmicas de um banco em um sistema socialista. Para ele o Banco Nacional deveria: (i) regular a circulao monetria; (ii) ser o centro de ajuste e pagamentos do pas; (iii) conceder crditos; (iv) financiar o investimento; (v) administrar as divisas e operaes internacionais; (vi) organizar a poupana da populao; e, (vii) manter o controle econmico bancrio em funo do planejamento. Guevara (1964c) responde ressaltando que o papel do dinheiro em uma sociedade de transio deve cumprir apenas as funes de unidade de conta e meio de circulao, e esta ltima apenas nas transaes entre o setor socialista e o no-socialista, que incluiria o setor privado e os consumidores finais. Em uma sociedade socialista, o dinheiro como meio de pagamento e, desenvolvido, como capital portador de juros, seria um contra-senso. No Sistema Oramentrio de Financiamento, e em uma sociedade socialista, o banco deve fornecer s empresas as quantidades de dinheiro estipuladas pelo oramento. Considerando a empresa como um fluxo interno de produo, no existindo trocas ao longo do processo, o banco funcionaria como uma simples caixa contbil que registraria os movimentos, uma vez que as unidades de produo no possuem fundos prprios e as suas receitas so reintegradas ao oramento nacional. No haveria espao, portanto, para a existncia de juros, uma vez que o Banco Nacional no funcionaria como uma entidade bancria capitalista, que comercializa a mercadoria-capital com o objetivo de acumulao privada dos juros cobrados. Este Banco serviria apenas para contabilizar os recursos repassados s empresas, de um lado, e por outro, as receitas auferidas por estas na venda final de seus produtos. O excedente que porventura fosse auferido seria

28

O Che afirma que esse aporte tende a ser desconsiderado com o aprofundamento do processo socialista, j que o Estado passaria a incluir um captulo em seu oramento especificamente para isso.

amauta.lahaine.org

20

incorporado diretamente ao oramento nacional, e seria utilizado de acordo com as deliberaes coletivas da sociedade para os prximos perodos. Sendo assim, o Che critica primordialmente as funes (iii), (iv), (vi) e (vii) enumeradas anteriormente. Conceder crditos, cobrando juros por isso, ainda que para financiar investimento produtivo seria um absurdo no socialismo, pois implicaria na acumulao privada, dentro dos bancos, de uma parcela de excedente, uma caracterstica do modo de produo capitalista. Para o Che, as empresas dentro do Sistema Oramentrio de Financiamento estariam vinculadas, por intermdio do banco (de forma meramente contbil) ao oramento estatal, o que nega a autonomia financeira e de gesto das unidades produtivas, ponto importante na defesa do Clculo Econmico. O outro ponto de discusso que diz respeito s questes de ordem prtica, embora tambm tenha um forte peso terico29, a relao entre os estmulos materiais e os estmulos morais dentro de uma sociedade de transio para o socialismo. Os defensores do Clculo Econmico afirmavam que o estmulo material, isto , a recompensa econmica, na maior parte das vezes monetria, seria a melhor forma de estimular o trabalho e propiciar o aumento de produtividade no processo produtivo. Alm de afirmar a necessidade do estmulo material, estes autores sustentaram que este tipo de estmulo no se contrapunha ao desenvolvimento da conscincia socialista. Por outro lado, o Sistema Oramentrio de Financiamento no negava a necessidade objetiva de estmulos materiais, mas afirmava categoricamente que eles no poderiam ser utilizados como estmulos fundamentais30, e deveriam ser minorados conforme aumentasse o grau de educao e conscincia socialista propiciados pelo crescimento dos estmulos morais. Dessa forma, o sistema de incentivos dentro de uma sociedade de transio deveria combinar os estmulos materiais com os estmulos morais, incentivando com o aprofundamento do processo a diminuio dos primeiros e a expanso dos ltimos, dentro de uma evoluo da conscincia coletiva socialista, obtida no apenas por esforos de educao, mas tambm de comprometimento social, emulao socialista e trabalho voluntrio. A idia defendida dentro do sistema de Clculo Econmico de que o motor fundamental sempre o estmulo material est assentada numa idia antropolgica de cunho liberal, segundo a qual existiria uma natureza humana de

competio/concorrncia individual, independente do modo de produo e impossvel


29

Principalmente no que diz respeito ao papel do Homem Novo na construo da Nova Sociedade Socialista, assunto tratado a seguir.

amauta.lahaine.org

21

de ser transformada pela educao e desenvolvimento da conscincia coletiva. Isto significa que, nesta concepo, a natureza humana definida a priori como de natureza hedonista e de autopromoo individual em razo do estmulo material31. Por isso este teria que estar presente em uma sociedade de transio, e tambm no socialismo. Mais uma vez, defende-se a manuteno, quando no o aprofundamento, de categorias mercantis-capitalistas em sociedades de transio, e at dentro do socialismo.

5. Notas sobre Socialismo, Planejamento, Mercado e Conscincia A discusso a respeito do papel do estmulo material em sociedades de transio e no socialismo nos permite resgatar a questo inicial, dentro do debate a respeito do socialismo de mercado. A relao entre desenvolvimento das foras produtivas, mercado, lei do valor, autogesto das empresas e Clculo Econmico explicitamente defendida pelo principal oponente do Che no debate. Bettelheim (1964) sustenta que, dado o nvel atual insuficiente de desenvolvimento das foras produtivas e de integrao dos processos produtivos, o trabalho realizado na produo ainda no poderia ser, para o caso cubano, inteiramente um trabalho diretamente social. Disso decorreria a necessidade do mercado, uma vez que, com o insuficiente desenvolvimento das foras produtivas, o Estado no teria como conhecer ex-ante as necessidades sociais. Isso, obviamente, traz consigo a necessidade do dinheiro, da atuao da lei do valor e de um sistema de preos que expresse as relaes de oferta e demanda de forma a equilibrar a produo com as necessidades sociais. Para tanto, fundamental a liberdade de ao/gesto para cada unidade de produo, inclusive no estabelecimento de seus objetivos de rentabilidade econmica. Para Bettelheim, a defesa do sistema de Clculo Econmico seria decorrncia necessria do anterior:
a combinao da manuteno durante um perodo histrico das categorias mercantis no interior mesmo do setor socialista, e da liberdade de ao com que deve ser agraciada, at certos limites [dados pelo planejamento], cada unidade de produo, o que d sentido autonomia contbil de cada uma dessas unidades, ao Clculo Econmico no nvel de cada unidade e s possibilidades de autofinanciamento de que cada uma delas deve dispor. (1964, p. 105).

30

Consideramos que, em economia, este tipo de alavanca [o estmulo material] adquire rapidamente status de categoria per se e logo impe sua prpria fora nas relaes entre os homens. No se pode esquecer que vem do capitalismo e est destinada a morrer no socialismo (GUEVARA, 1964b, 90). 31 O ser humano eminentemente competitivo (SILVA, 2000, p.72). Esta prola foi pronunciada pelo atual presidente do Brasil em um debate sobre socialismo. Talvez sua concepo da natureza humana explique um pouco de suas atitudes prticas no governo.

amauta.lahaine.org

22

O insuficiente desenvolvimento das foras produtivas seria a razo da manuteno de categorias antagnicas ao socialismo dentro de uma sociedade de transio. A acelerao do progresso dessas foras produtivas levaria ao aumento da contradio entre estas e as relaes sociais de produo, possibilitando a ruptura socialista. Essa insuficincia de desenvolvimento das foras produtivas colocaria uma situao de insuficincia material que provoca o aparecimento da natureza humana egosta e auto-motivada, dando sentido aos estmulos materiais como forma de elevar a produtividade. Por isso que o Socialismo/Comunismo s seriam possveis com um determinado patamar de desenvolvimento das foras produtivas que conseguisse a abundncia de produtos, perdendo sentido o estmulo material; no porque a conscincia coletiva socialista tenha sido construda, mas porque esta seria decorrncia daquela abundncia. Esta concepo se baseia em uma interpretao tosca e vulgar do famoso Prefcio de Para a Crtica da Economia Poltica, onde Marx analisa a dialtica entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais de produo. Dessa dialtica e justamente por ser dialtica, e no uma lei inexorvel, determinstica ou de constatao meramente emprica no decorre que, em determinadas circunstncias, novas relaes sociais de produo, dentro de um processo revolucionrio, e, portanto, uma nova conscincia (socialista), possam ajudar no desenvolvimento das foras produtivas que aceleraro o processo de transformao socialista. Alis, se a revoluo socialista j est ocorrendo, como o caso cubano em discusso no Grande Debate, porque a contradio entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais de produo j a possibilitou! O que ocorre que uma revoluo socialista no um momento, mas um processo, que requer, para sua continuidade, um maior desenvolvimento das foras produtivas. A proposta do Che com o Sistema Oramentrio de Financiamento procurou reconhecer isso e aprofundar o processo de revoluo socialista em Cuba atravs da extino processual das categorias herdadas do antigo modo de produo, ao invs de aprofunda-las sob o falso pretexto de que elas impulsionariam a contradio que explica as transformaes sociais. Mandel resume bem isso quando afirma:
de fato uma utopia crer que ela [a conscincia] poderia surgir j pronta, mediante um esforo de pura vontade subjetiva, de uma situao material inadequada. Mas tambm utpico crer que esta conscincia socialista possa nascer bruscamente, como por encanto, apenas do fato de que sua infraestrutura material tenha nascido, se ao mesmo tempo o clima social permanece dominado pelos estmulos materiais (o desejo de cada indivduo de melhorar sua sorte individual). (1967, p.354).

amauta.lahaine.org

23

Contribuir com essa infraestrutura material necessria com a ajuda da transformao das relaes sociais de produo, aprofundando a conscincia e a propriedade coletiva-socialista, o trabalho voluntrio, enfim, procurar construir o Homem Novo pari passo transformao material, esta era a proposta implcita no Sistema Oramentrio de Financiamento do Che.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMIN, Samir et alii. Socialisme et march: Chine, Vietnam, Cuba. Paris: lHarmattan; Louvain la Neuve: Centre Tricontinental, 2001. ANDREANI, Tony. Le Socialisme de March: problmes et modlisations. In: BIDET, Jacques. & KOUVLAKIS, Eustache. (Org.) Dictionnaire Marx Contemporain. Paris: PUF, 2001. BETTELHEIM, Charles (1964). Formas y mtodos de la planificacin socialista y nvel de desarrollo de las fuerzas productivas. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 183-213. BETTELHEIM, Charles. A luta de classes na Unio Sovitica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. BORREGO DAZ, Orlando. Che. El camino del fuego. Buenos Aires: Hombre Nuevo, 2002. DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. ESCALONA, Mrio Rodriguez. La concepcin general de las finanzas em la historia y el Sistema Presupuestario em el perodo de transicin. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 19631964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 214-255. FONT, Marcelo Fernandez (1964) Desarrollo y funciones de la banca en Cuba. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 305-323. GARAUDY, Roger. O problema chins. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. GUEVARA, Ernesto Che (1963). A planificao e seus problemas na luta contra o imperialismo. In: GUEVARA, Che. Textos econmicos para a transformao do socialismo. So Paulo: Edies populares, 1987. Obras Ernesto Che Guevara, vol. 8, 10 ed. p.9-16. GUEVARA, Ernesto Che (1963a). Consideraciones sobre los costos de produccin como base del anlisis econmico de las empresas sujetas a sistema presupuestario. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 69-78. GUEVARA, Ernesto Che (1987). O plano e o homem. In: GUEVARA, Ernesto Che. Textos Econmicos. So Paulo: Edies Populares, 1987, 10ed. p. 57-74. GUEVARA, Ernesto Che (1964b). Sobre el sistema presupuestrio de financiamiento. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 79-110. GUEVARA, Ernesto Che (1964a). La planificacin socialista, su significado. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 111-122.

amauta.lahaine.org

24

GUEVARA, Ernesto Che (1964c). La banca, el crdito y el socialismo. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 324-343. INFANTE, Joaqun. Caractersticas del funcionamiento de la empresa autofinanciada. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 122-152. KATZ, Claudio. El Porvenir del Socialismo. Imago Mundi-Herramienta, Buenos Aires, 2004. LANGE, Oskar. Economa Poltica del Socialismo. In: LANGE, Oskar (Comp.) Problemas de Economa Poltica del Socialismo. 2. reimpresso, Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1989. LWY, Michael. O pensamento de Che Guevara. So Paulo: Expresso Popular, 2003. 5ed. MANDEL, Ernest (1967). El debate econmico em Cuba durante el perodo 1963-1964. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 347-357. MANDEL, Ernest. Socialismo X Mercado. 2ed., So Paulo: Ensaio, 1991. MARQUES, Rosa Maria. O papel do mercado na economia socialista: a leitura de Nove, Mandel e Elson. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Poltica, no. 2. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998. MARX, Karl. O Capital. Crtica da economia poltica. Livro 1, vol. 1. So Paulo: Nova Cultural, 1985. MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. 5 volumes, terceira edio, So Paulo: Nova Cultural, 1988. MARX, Karl. Para a Crtica da Economia Poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1982. MSZROS, Iztvn. O sculo XXI. Socialismo ou barbrie? Rio de Janeiro: Boitempo, 2003. MORA, Alberto (1963). En torno a la cuestin del funcionamento de la ley del valor en la economia cubana en los actuales momentos. In: DEUTSCHMANN, David e SALADO, Javier (Orgs.) Gran debate sobre la economa en Cuba 1963-1964. La Habana: Ocean Press, 2003. p. 23-35. NOVE, Alec. A economia do socialismo possvel lanado o desafio: socialismo com mercado. So Paulo: tica, 1989. PERICS, Luiz Bernardo. Che Guevara e o debate econmico em Cuba. So Paulo: Xam, 2004. POMAR, Wladimir. O enigma chins. Capitalismo ou socialismo. So Paulo: AlfaOmega, 1987. PREOBRAJENSKY, Eugne. La nouvelle conomique. Paris: EDI, 1972 SAENZ, Tirso W. O Ministro Che Guevara. Testemunho de um colaborador. Rio de janeiro: Garamond, 2004. SILVA, Luiz Incio Lula da. (2000) Intervenes do Pblico. In: Economia Socialista socialismo em discusso. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. SINGER, Paul. Economia Socialista. In: Economia Socialista socialismo em discusso. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000.

amauta.lahaine.org

25

Anda mungkin juga menyukai