Anda di halaman 1dari 3

Biografia de Cames

Cames viveu durante o sculo XVI, um sculo marcado por grandes alteraes socioculturais. Embora no seja possvel apresentar os seus dados biogrficos com exatido, pensa-se que ter nascido por volta de 1524. A sua formao acadmica foi realizada em Coimbra. A sua vida foi especialmente marcada por duas atividades: as armas, nos combates em que participou no Norte de Africa e onde perdeu um dos seus olhos, e as letras, na obra sublime e diversificada que produziu da qual possvel extrair dados biogrficos do poeta. Como passou 15 anos na India e tambm algum tempo em Moambique adquiriu experiencia para relatar como maior rigor as viagens dos Portugueses. Ter sido precisamente na India que o poeta iniciou a escrita do primeiro canto d'os Lusadas. Mais tarde em Macau ter composto mais 6 cantos. Conta-se que, durante uma viagem para Goa, o barco em que Cames seguia naufragou e poeta salvou o seu poema pico nadando apenas com um brao e erguendo o outro fora de gua. Pensa-se que foi em Moambique que terminou a epopeia, que veio a ser publicada pela primeira vez em 1572, com o apoio do rei D.

Sebastio. Esta obra , hoje mundialmente conhecida e Cames tornou-se um dos escritores portugueses mais celebres. Apesar da sua grandiosidade, Cames viveu sempre com muitas dificuldades e desiluses, porque as pessoas do seu tempo no souberam valorizar a sua obra. Aps vrios anos amargurados pela doena e pela misria, morre em 1580 no dia 10 de Junho.

Os Lusadas so uma obra do Seculo XVI, seculo que reflete o grande movimento cultural de renovao cientifica, literria e artstica. H 3 conceitos que caracterizam esta mudana: humanismo, renascimento e classicismo. Os lusadas so uma epopeia, ou seja uma forma prpria da antiguidade clssica que se define como uma narrativa, estruturada em verso, atravs de uma linguagem cuidada, os feitos grandiosos de um heri, com interesse para toda a humanidade.

Biografia de Joo de Barros


Joo de Barros nasceu na Figueira da Foz a 4 de fevereiro de 1881 e faleceu em Lisboa a 25 de outubro de 1960. Foi escritor, pedagogo e poltico. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Durante a Primeira Repblica (1910 a 1926) exerceu vrios cargos pblicos nomeadamente os de diretor do Ensino Primrio, diretor do Ensino Secundrio, secretrio-geral do Ministrio da Instruo e ministro dos Negcios Estrangeiros. Foi um grande impulsionador das relaes luso-brasileiras. Dirigiu a revista Atlntida, que contou com a colaborao dos principais escritores lusfonos da dcada 1910-1920. Foi membro da Academia das Cincias de Lisboa e scio da Academia Brasileira de Letras. Recebeu a gr-cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul em 1945. Foi dedicado s letras, deixando uma obra importante, na sua maioria dispersa por vrias publicaes. Nos ltimos anos de vida dedicou-se a adaptar em prosa, para os

mais jovens, alguns dos mais importantes clssicos da literatura como, por exemplo, Os Lusadas, de Lus Vaz de Cames, e A Odisseia de Homero.

Joo de Barros adaptou, usando uma prosa corrente e fcil, a epopeia maravilhosa de Cames com uma finalidade educativa e patritica. Em Os Lusadas de Lus Vaz de Cames contados s Crianas e Lembrados ao Povo, o autor condensa e simplifica a leitura deste livro, tornando-a acessvel a um pblico mais jovem, mas interessado em conhecer a sua Histria e as suas Origens. Nele encontramos uma lio sobre os feitos heroicos dos portugueses .

Anda mungkin juga menyukai