Anda di halaman 1dari 3

Dogmtica jurdica e a cientificidade do Direito

A polemicidade inerente, como o tema bem sugere. Ao l-lo, deparamo-nos com uma questo problematizada j h muito tempo: dogmtica jurdica deve ser analisada no sentido etimolgico ou relativizado? A completa cientificidade do Direito possvel, juntamente com uma neutralidade axiolgica?

A Dogmtica Jurdica, segundo Reale, alvo de confuso dos chamados 'leigos' desse sistema de conhecimento. O principal motivo a atitude de ligar a palavra 'dogma' a uma imposio inteligncia, uma afronta ao conhecimento crtico, um entender esttico. Para Reale, essa unio errnea e baseada na observao da aparncia verbal. A Dogmtica Jurdica tem a explicao no fato: um jurista no pode ignorar as leis. Elas so normas usadas como ponto de partida, referencial. Portanto, nesse sentido, so equivalentes a dogmas. No podem, pois, ser ignoradas ou contestadas, mas, como sabemos, as leis no so estticas, tendo condio de, atravs das mudanas da prpria sociedade, modelar-se.

A cientificidade do Direito ou Cincia do Direito em outras palavras, nos traz a ideia do raciocinar jurdico como um processo cientfico. Essa opinio ganhou fora logo aps o rompimento do conhecimento limitado do mundo religioso com o surgimento do pensamento possibilista francs. A ideia de 'cincia' ganhou espao e relevncia, adquirindo abrangncia imediata e notria. No entanto, o termo 'cientificidade', nos moldes Aristotlicos, nos garante uma total anulao axiolgica do sujeito grande ponto de controvrsia nos parmetros do conhecimento jurdico.

Seria razovel afirmar que a dogmaticidade do Direito vai de encontro aos pressupostos da cientificidade? Sim e no. Como justificao da primeira resposta, atravs da viso de Hugo de Brito Machado Segundo, a contrariedade de conceitos como teoria e dogma (j destrinchado acima) um ponto saliente. O primeiro,

encontra-se desprovido de 'mximas' e proposies autoritrias, dinmico por natureza, passvel a progresso. O segundo, basificado na autoridade, anaggico por definio, conservador. Como justificao da segunda, mais cabvel ao contexto, enxergamos uma certa complementao, onde, por exemplo, o jurista, como bem afirma Reale: [...] encontra [...] um sistema de normas e que essas normas so dogmas, no sentido j esclarecido. Realiza, a partir da, um trabalho cientfico, onde a sua investigao consiste na interpretao, aplicao e integrao das normas, obedecendo a princpios lgicos, para que elas possam satisfazer s exigncias sociais sem que haja contradies internas no sistema [...].

H defensores tanto da primeira viso quanto da segunda. Para Pedro Lessa, a Dogmtica Jurdica no uma cincia, mas sim uma arte. Ou seja, varivel segundo a capacidade de acepo de cada sujeito, no possuindo, assim, a certeza e estabilidade do conhecimento cientfico. Para Reale, entretanto, a Dogmtica Jurdica no um simples processo artstico, tampouco uma complementao secundria da Cincia do Direito. [...] a Dogmtica o momento em que a Cincia Jurdica
atinge a sua expresso culminante e prpria.. Para ele, essencial entender a diferena

da aplicao das leis, no mundo das cincias exatas, e a aplicao das regras jurdicas. O fenmeno jurdico aperfeioa-se quando surge o momento normativo. Portanto, no papel do jurista reduzir a Cincia do Direito a nmeros. Deve, acima de tudo, ter a certeza compatvel com a complexidade dos fatos sociais.

Outrossim, a escola exegtica apoiava um modelo racional para a aplicao do direito, ou seja, o ato do aplicador se resumiria na identificao do fato em si, em soma com a norma, para verificar a consequncia jurdica, repudiando qualquer mediao da subjetividade caracterstica vista tambm, mais tarde, na corrente positivista. No entanto, no seria errado acreditar num observar-sem-interferir totalizado das cincias naturais? Essa indagao corroborada pela certeza de que o universo observado e interpretado pelo homem, chegando ao remate de que o sujeito forja a realidade.

Conclumos, ento, que a atitude pesquisadora do jurista imersa num contexto social, munido de uma pr-compreenso da realidade inerente a si mesmo , forma o raciocinar cientfico do Direito. Desde a escolha do objeto a ser estudado, bem como a elaborao da concluso, subjaz uma valorao absorta numa perspectiva finita, no-absoluta. Entendemos tambm que a Dogmtica, em moldes clssicos, por se interessar no que est escrito em juno da exceo do carter valorativo caracterstica essa que muito assemelha-se com as particularidades positivistas acha na cientificidade o ponto mximo de sua aplicao. Por consequncia, observamos que a Dogmtica Jurdica no pode

confundir-se com a cientificidade do Direito, pois o momento essencial deste, da mesma forma que uma no pode ser reduzida outra.

Anda mungkin juga menyukai