Anda di halaman 1dari 5

Cq133 GRUPO 14

Exerccios propostos 1) Descreva as formas de ocorrncia dos elementos do grupo 14 e os mtodos de obteno. 2) Quais os altropos do carbono? Desenhe as estruturas do diamante e da grafita. Explique as diferenas nas ligaes qumicas, na densidade, resistncia mecnica e na condutividade eltrica. 3) Compare o comportamento metlico dos elementos do grupo. 4) Explique por que comum a ocorrncia de sais de Pb2+ enquanto o estado de oxidao mais comum dos demais elementos do grupo 14 o 4+? 5) Qual a geometria das molculas de CO e CO2? Qual a hibridizao do tomo de carbono em cada caso? 6) Quais as principais aplicaes do CO e do CO2? Descreva o carter cido base. 7) Escreva as equaes qumicas das reaes que ocorrem quando os seguintes compostos so aquecidos: a) CaCO3; b) CaCO3 + C; c) CaC2 + N2 8) O que acontece quando CO2 borbulhado em uma soluo de Ca(OH) 2? E quando um excesso de CO2 borbulhado? 9) Escreva as equaes qumicas das reaes de CO com: a) O2; b) S; c) Cl2; d) Ni; e) Fe; f) Fe2O3. 10) Por que CO2 um gs e SiO2 um slido? 11) Justifique a tendncia de o carbono fazer cadeias com vrios tomos. 12) Escreva as frmulas de Lewis e diga qual a geometria das molculas CO3 2- e CCl4. 13) Descreva como os silicatos so classificados. 14) Como se prepara os silicones e quais as principais aplicaes? 15) Explique a diferena de reatividade dos alcanos e silanos. 16) Quais as principais aplicaes dos freons e por que o seu uso vem sendo reduzido?

RESPOSTAS 1-Ocorrncia e Obteno: CARBONO: Altropos minerados: Diamante e Grafite (puras) Altropos impuros: Coque (pirlise do carvo); Negro de Fumo (combusto imcompleta de HCs). Altropo mais recente: C60 (Buckminsterfullereno). Outros compostos: CO2 (atmosfera e dissolvido nas guas) CO32- (carbonatos insolveis de clcio e magnsio).

SILCIO: Constitui 26% em massa da Crosta Terrestre. Diversas formas minerais: Areia, quartzo, ametista, gata, opala, asbestos, feldspatos, micas e argilas. Produzido por reduo da slica: SiO2 (s) + 2 C (s) Si (s) + 2 CO (g) GERMNIO: Baixa abundncia e no se encontra concentrado na natureza. Obtido por reduo de GeO2 por CO ou H2. ESTANHO: Minrio: Cassiterita (SnO2). Obteno: Reduo com coque em forno eltrico. CHUMBO: Minrio: Galena (PbS). Obteno: Converso em xido e posterior reduo com carbono em alto forno.

2 Alotropos do carbono

Altropo

Frmula

Estrutura

Negro de fumo

Cn (estrutura aleatria, com predominncia de carbono sp2)

Grafite

Cn (folhas paralelas de anis aromticos unidos)

Diamante

Cn (cristais com carbono sp3)

Fulerenos

C60 o mais comum, mas existem dezenas de outras molculas, como C20 e C70.

Nanotubos de carbono

Cn, so tubos com estrutura semelhante s folhas de grafite.

3 Os elementos desse grupo variam desde o carbono (no metal) at o estanho e o chumbo (metais) com os elementos intermedirios apresentando carter semi-metlico. O chumbo sempre metlico e um dos metais mais densos e txicos. Os elementos mostram carter metlico crescente para baixo no grupo. 4- Por que ele sofre efeito do par inerte, que Quando os eltrons s permanecem emparelhados, o estado de oxidao observado ser sempre duas unidades menor que o estado de oxidao normal para os elementos do grupo. Tipicamente, o estado de oxidao inferior mais estabilizado nos elementos mais pesados do grupo. Assim, comparando-se Sn e Pb, o Sn2+ um agente redutor, enquanto o Pb2+ um on estvel. 5- Linear. Para os dois compostos e o CO2 ligaes do tipo (1 sigma e 1Pi) hibridizzao Sp2 e o CO ligao (1 sigma e 2 P) hibridizao Sp3 6- Monxido de carbono 1. C(s) + 1/2O2(g) CO(g) 2. C(s) + H2O(g) CO(g) + H2(g) gs dgua 3. 2C(s) + O2(g) + 4N2(g) 2CO(g) + 4N2(g) gasognio 4. H2SO4HCOOH(l) CO(g) + H2O(l) laboratrio Principais xidos do carbono. muito txico, incolor e inodoro, bastante reativo, um combustvel Agente redudor na indstria metalrgica. Base de Lewis forte 7- a) CaCO3(aq)+ CaO(s) + CO2(g) b) C) CaC2(aq) + N2(g) CaCN2(aq) + C

8) O que acontece quando CO2 borbulhado em uma soluo de Ca(OH)2? E quando um excesso de CO2 borbulhado? H a formao de carbonato de clcio 9-Escreva as equaes qumicas das reaes de CO com: a) O2; b) S; c) Cl2; d) Ni; e) Fe; f) Fe2O3. a) CO(g) + O2(g) CO2(g) b) CO(g) + S2-(g) c) CO(g) + Cl2(g) d) CO(g) + Ni e) CO(g) + Fe f) CO(g) + Fe2O3 10- Por que o carbono tm um raio menor e peso molecular menor que o silcio. 11-O carbono difere dos demais elementos do grupo por vrios motivos. O principal deles a sua capacidade de se ligar a vrios outros tomos de carbono, formando enormes cadeias (catenao). Isso porque as ligaes C-C so fortes, e as ligaes Si-Si, Ge-Ge e Sn-Sn diminuem progressivamente de energia. Alm disso, o carbono o nico capaz de formar ligaes mltiplas (duplas e triplas ligaes). Os demais elementos do grupo dificilmente formam ligaes mltiplas, principalmente porque seus orbitais atmicos so muito grandes e difusos para permitir uma interao efetiva. Entretanto, eles podem utilizar orbitais d para formar estas ligaes, principalmente entre Si e N e entre Si e O.

13) Descreva como os silicatos so classificados.


Ortossilicato,SiO44-, onde M2II[SiO4] ou MIV[SiO4] onde M = Be, Mg, Fe, Mn, Zn Pirossilicatos Si2O76-, Ac2[Si2O7], Ln2[SiO7] Silicatos em cadeia simples (piroxnios), (SiO3)n2nEx. Espodumnio LiAl(SiO3)2 Silicatos em cadeia dupla (anfiblios) composio varivel: (Si2O5)n2n-, (Si4O11)n6n-, (Si6O17)n10n Silicatos cclicos, (SiO3)n2nEx. Berilo Be3Al2(Si6O18) Silicatos lamelares (em camadas) ou filossilicatos, (Si2O5)n2n, Ex Mica Silicatos tridimensionais (SiO2)Ex. Zelitas 14-Como se prepara os silicones e quais as principais aplicaes?

Suas aplicaes so diversas entre elas esto: fluidos, leos, graxas, elastmeros(borrachas), resinas isolantes eltricos e Implantes. 15- Explique a diferena de reatividade dos alcanos e silanos.

Os silanos so compostos mais reativos do que os alcanos devido eletronegatividade e tem orbitais d de baixa energia que podem ser usados para formar intermedirios de reaes.

16- Quais as principais aplicaes dos freons e por que o seu uso vem sendo

reduzido?

Os clorofluorocarbonos (CFCs, Freons) j foram muito utilizados como propelentes de aerossis e gases refrigerantes de geladeiras e condicionadores de ar, todavia, devido ao fato de serem um dos responsveis pelo buraco de oznio, esto sendo substitudos pelos hidrogeno-fluorocarbonos -HFCs 17- Faa a correlao entre os compostos abaixo e suas aplicaes:

Anda mungkin juga menyukai