Anda di halaman 1dari 2

R. Foi um mdico neurologista, austraco e judeu, fundador da Psicanlise. Nasceu em 06 de Maio de 1856 e morreu em 23 de Setembr de 1939.

R. Recebeu uma educao judaica no tradicionalista e aberta a filosofia iluminista. Entre 1865 e 1873 frequentou o Realgymnasium e depois o Obergymnasium e no outono de 1873 comeou os estudos em Medicina, cuja diligncia nos estudos foi menos do que deveria ter sido. Em 1875 recebeu uma bolsa de estudos que permitiu sua ida a Trieste estudar a vida das enguias (machos) de rio. A sua primeira obra publicada se deu em 1877 Sobre a Origem das Razes Nervosas Posteriores da Medula Espinhal dos Amocetas. Depois da experincia em Zoologia, passou a estudar a Fisiologia, tornando-se aluno de Ernest W. Von Brucke. Entre 1879 a 1880 forado a uma licensa para cumprir servio militar obrigatrio, preenchia o tempo traduzindo os 04 ensaios de John Stuart Mill (1806-1873). No incio da dcada de 1880, Freud se encontrava na posio de neurofisiologista. Por razes financeiras, renunciou carreira de pesquisador e tornou-se clnico, trabalhando por 03 anos no Hospital de Viena. Foi nesse perodo que seu amigo Bruer lhe trouxe detalhes do caso Anna O. Nessa poca tambm, Freud fez seus estudos sobre a cocana, publicados de 1884 a 1887. Em 1887 foi nomeado Privatdozent de Neurologia, Freud ganhou uma bolsa de estudos em Paris, tendo um encontro determinante na Salptrire, com Charcot. Quando voltou para Viena trabalhanca como mdico particular e em trs tardes da semana como neurologista no 1 Instituto Pblco de Pedriatria . Como clnico tratava essencialmente mulheres da burguesia vienense qualificadas como doente dos nervos e sofrendo de distrbios histricos. So estes os 1s atendimentos que vo permiti-lo trilhar os primeiros caminhos em direo a Psicanlise. No perodo pr-psicanaltico, Freud publicou 21 artigos sobre temas diversos (neurologia, medicina, histologia, cocana, etc.). R. Freud almejava ser reconhecido por suas pesquisas e em 1884 a 1887 publicou seus trabalhos sobre a cocana, que, no entanto, no obteve notoriedade. Pensando em tornar-se clebre e livrar-se da pobreza , acreditava ter descoberto as virtudes da cocana, chegando a administrar a um amigo. Porm, desconhecia a dependncia qumica causada pela droga.A lembrana desse

fracasso vai ser um dos elementos que originaram a elaborao de um sonho de Freud, a monografia botnica. R. A Sociedade Psicanaltica foi a mquina propulsora do Movimento Psicanalitico, servindo para aprofundar discurses e experiencias clnicas na rea. Com a fundao da IPV e posteriormente IPA tambm contribuiu para que o anti-semitismo judaizasse, considerando uma cincia-judaica.

Anda mungkin juga menyukai