Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE CATLICA PORTUGUESA Metodologias de Investigao em Educao

Elaborao da proposta de projecto de investigao


A utilizao das novas tecnologias na aprendizagem da leitura e da escrita

Mestrado em Cincias de Educao Especializao em Informtica Educacional Mestranda:

Susana Fernandes Alentejano


Maro de 2011

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

Proposta de projecto de investigao 0. Escolher um domnio e dentro deste domnio um assunto.


Domnio: A utilizao das novas tecnologias na aprendizagem da leitura e da escrita. Assunto: A eficcia da utilizao das novas tecnologias na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1. ano. pertinente e urgente compreender o papel e as mudanas que as novas tecnologias proporcionadas pelo computador imprimem no meio educativo no mbito da aprendizagem da leitura e da escrita. Existem tambm poucas investigaes cientficas neste domnio, motivo que torna esta investigao relevante e pertinente.

I. Definir a problemtica ou problema(s) em estudo.


Considera-se como objectivo de partida para este trabalho, tentar perceber como as novas tecnologias de informao e comunicao (TIC) podem influenciar a aprendizagem da leitura e da escrita, nomeadamente aprofundar estudos para apurar o potencial das novas tecnologias de informao e comunicao. Tem sido visvel nas ltimas dcadas um crescente avano tecnolgico e a Educao est integrada nesse processo de informao e construo do conhecimento, no se pode ignorar os recursos media. importante que os docentes reflictam nas diversas possibilidades de mudana. Segundo Lagarto (2007) caminhamos, cada vez mais, para a designada Sociedade de Informao sendo esta uma sociedade onde a produo e o acesso informao e ao tratamento e utilizao se democratizou e facilitou de um modo nunca antes imaginado. Deste modo, o projecto de estudo dever procurar ser capaz de contemplar uma leitura de como a aprendizagem da leitura e da escrita tem sido implementada nos ltimos anos. Abordar-se-o os resultados da implementao de um mtodo diferente de leitura e de escrita do usado anteriormente, desta vez com recurso s novas tecnologias, bem como dever ser apreciado o grau de satisfao dos alunos face s novas metodologias utilizadas. Por ltimo, ser crucial definir indicadores de impacto que possam apontar para os resultados, e aferir, ou no, da eficcia da implementao das novas tecnologias na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1. ano.
1

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

II. Redigir a(s) questo(es) que guiaro a investigao.


Como podem as novas tecnologias influenciar o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita? Porque podem as tecnologias de informao e comunicao contribuir para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para uma mudana nas estratgias de ensino-aprendizagem implementadas pelos professores? Hipteses: As novas tecnologias facilitam a aprendizagem da leitura e da escrita. A utilizao das tecnologias de informao motivam as crianas para a aprendizagem da leitura e da escrita. III. Metodologia(s) a privilegiar. O problema em estudo insere-se no mbito educativo, sendo este um campo propcio adopo de metodologias qualitativas devido natureza singular dos fenmenos, complexidade envolvida e s mltiplas interaces que proporciona entre os diferentes participantes nos ambientes naturais em que se desenvolve. Dado, tambm, que as questes colocadas apontam para um objecto de estudo que abrange preferencialmente uma natureza descritiva e interpretativa, a metodologia qualitativa mais adequada, pois segundo Bogdan e Biklen (1994) consideram a abordagem qualitativa como uma metodologia de investigao que enfatiza a descrio, a induo, a teoria fundamentada e o estudo das percepes pessoais. Ao optar pela pesquisa qualitativa e envolvendo a obteno de dados descritivos, ser dada mais relevncia ao processo do que ao produto, havendo preocupao em retratar a perspectiva dos participantes. Alm disso, Bogdan e Biklen (1994) identificam caractersticas que uma investigao qualitativa poder possuir: (a) o ambiente natural a fonte directa dos dados, constituindo o investigador o instrumento principal; (b) os dados recolhidos so na sua essncia descritivos; (c) os investigadores qualitativos interessam-se mais pelos processos do que pelos resultados ou produtos; (d) os investigadores qualitativos tendem a analisar os dados de forma indutiva; (e) dada especial importncia ao ponto de vista dos participantes. O mtodo de investigao a adoptar ser o estudo de caso pois tal como Macnealy (1997) refere deve ser usado quando existe necessidade de explorar uma situao que no est bem definida. Tendo em conta, tambm, que as questes que guiaro a
2

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

investigao tm como perguntas centrais "como" e "porqu", Yin (1994) refere tambm que o mtodo referenciado anteriormente o mais indicado pois permite responder s questes explorando, descrevendo ou explicando o assunto. Segundo Guba & Lincoln (1994) o objectivo do estudo de caso adequa-se a esta investigao pois pretende-se relatar os factos como sucederam, descrever situaes ou factos, proporcionar conhecimento acerca do fenmeno estudado e comprovar ou contrastar efeitos e relaes presentes no caso.

IV. Campo onde ir desenvolver a investigao.


De acordo com Fernandes (1991) na investigao qualitativa no h, em geral, qualquer preocupao com a dimenso das amostras nem com a generalizao de resultados. Almeida e Freire (2008, p.123) referem, tambm, que quando no se tem como objectivo abarcar as caractersticas de uma populao ou generalizao de resultados recorre-se muitas vezes ao estudo de grupos e no de amostras. Bravo (1998) refere que num estudo de caso a escolha da amostra adquire um sentido muito particular, apesar da seleco da amostra ser extremamente importante, no entanto, Stake (1995) adverte que a investigao, num estudo de caso, no baseada em amostragem. Desta forma, a investigao focar-se- numa escola localizada no concelho de Loures em que a populao do estudo compreende uma turma com cerca de 25 alunos do 1. ano - 1 Ciclo do Ensino Bsico.

V. Tcnicas de recolha de dados a privilegiar.


Os instrumentos de recolha de dados que irei privilegiar neste estudo centrar-se-o em entrevistas, dirio de bordo, observao participante, bem como registos udio, vdeo e fotogrficos, estudos de campo, conversas informais e ainda as produes dos alunos. Pretende-se recolher informao a partir de mltiplas fontes, que permitam realizar a triangulao de dados (Bogdan e Biklen, 1994). As entrevistas sero utilizadas com o propsito de proporcionar o contacto directo com os sujeitos, na tentativa de explorar determinadas ideias, testar respostas, investigar motivos e sentimentos (Bell, 2004: 137). Preferencialmente iro ser aplicadas entrevistas do tipo semi-estruturadas ou, como designa Bell (p.141, ibidem), entrevista guiada ou focalizada em que um conjunto de tpicos principais
3

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

a serem indagados foi estabelecido num guio previamente estabelecido (Bodgan e Biklen, 1994), sujeito a sofrer alteraes, de forma que, seguindo um percurso escolhido, se dar liberdade aos entrevistados para exprimir as suas opinies sobre o assunto em estudo (Bell, 2004: 141). Os dados resultantes da observao participante, sero compilados num dirio de bordo que segundo Bogdan e Biklen (1994) constitui um dos principais instrumentos do estudo de caso na medida em que tem como objectivo ser um instrumento em que o investigador vai registando as notas retiradas das suas observaes no campo. Os mesmos autores referem que essas notas so o relato escrito daquilo que o investigador ouve, v, experincia e pensa no decurso da recolha e reflectindo sobre os dados de um estudo qualitativo(p.150, ibidem). O dirio de bordo representa, no s, uma fonte importante de dados, mas tambm pode apoiar o investigador a acompanhar o desenvolvimento do estudo e ser tambm um suplemento importante a outros mtodos de recolha de dados que iro ser utilizados (Bogdan e Biklen, 1994).

VI. Tcnicas de anlise de dados.


Conforme o descrito no Ponto III - Metodologias a privilegiar e tendo em conta as tcnicas de recolha de dados referidas no ponto anterior, irei centrar-me na tcnica da anlise de contedo. Denscombe (1998) caracteriza genericamente este instrumento como um recurso que ajuda o investigador a analisar o contedo de documentos, podendo ser aplicado em qualquer contedo de comunicao, reproduzida atravs de escrita, som ou imagem. Com base nos autores Bardin (2004) e Carmo & Ferreira (1998) a Anlise de Contedo deve ser realizada atravs de uma srie de etapas: (i). Definio de categorias para separar os dados observveis; (ii). Definio de unidades de anlise; (iii). Distribuio das unidades de anlise pelas categorias anteriormente estabelecidas; (iv). Interpretao dos resultados obtidos nas perspectivas qualitativas. A anlise de contedo apresenta-se como uma tcnica muito til para analisar os dados das entrevistas e observaes realizadas. Segundo Fraenkel & Wallen (2008), a principal vantagem da anlise de contedo a inexistncia de intromisso. Como o
4

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

investigador interage com materiais (documentos, som, imagem), pode observar sem ser observado pois no h influncia da presena do investigador. A informao que pode ser difcil, ou mesmo impossvel de se obter atravs de observao, pode ser analisada sem que o seu autor tenha conscincia de que esteja a ser analisado.

VII. Fases da investigao e sua distribuio ao longo do tempo.


A investigao que pretendo desenvolver realizar-se- no ano lectivo 2011/2012, estando previstas as seguintes fases, de acordo com Quivy & Campenhoudt (1988): Fase 1 - Pesquisa / Planeamento / Enquadramento Leitura de textos, seleco e resumo de textos apontados na bibliografia e de textos de enquadramento/historial a incorporar no trabalho. Planeamento detalhado do estudo a realizar. Fase 2 Entrevistas exploratrias a interlocutores privilegiados Realizao de entrevistas a docentes, investigadores e peritos no domnio da investigao (pessoas que conhecem o tema e que tm experincia de investigao), visando a melhoria da investigao e das leituras, bem como a identificao de conceitos e possveis indicadores de anlise. Fase 3 - Anlise e problematizao dos dados recolhidos Fazer o balano das entrevistas e elucidar as problemticas possveis, definio da problemtica do estudo com vista a uma possvel reformulao das perguntas de partida. Fase 4 - Construo do modelo de anlise Construo das hipteses e do modelo, precisando as relaes entre os conceitos, as suas dimenses e indicadores. Nesta etapa procurar-se- construir os instrumentos de observao capazes de fornecer as informaes adequadas para testar as hipteses de partida, como por exemplo guies de entrevista, questionrios, grelhas de observao, etc. Fase 5 - Observao e recolha de dados Antes de se efectuar a recolha de dados, os instrumentos de observao sero testados de modo a assegurar a sua fiabilidade, grau de adequao e de preciso. Depois deste passo inicial proceder-se- recolha das informaes.

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

Fase 6 - Anlise e tratamento de dados Nesta etapa procurar-se- descrever, preparar os dados para a anlise de contedo e medir as relaes entre as variveis. Efectuar-se-o comparaes dos resultados esperados com os resultados observados, procurando-se um significado para as possveis divergncias. Fase 7 Redaco da dissertao Redaco da dissertao incluindo possveis reformulaes e concluses. Fase 8 Concluses e recomendaes Elaborao das concluses, apresentao dos resultados e das possveis recomendaes, pondo em evidncia os novos conhecimentos e as consequncias prticas.

Proposta de Cronograma
2011 2012
Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago

Fases
1 - Pesquisa/ planeamento/ Enquadramento 2 Entrevistas exploratrias a interlocutores privilegiados 3 -Anlise e problematizao dos dados recolhidos 4 -Construo do modelo de anlise 5 - Observao e recolha de dados 6 -Anlise e tratamento de dados 7 - Redaco da dissertao 8 - Concluses e recomendaes

Set

Out

Nov

A entrega do Projecto de Investigao ser feita at 31 de Janeiro de 2012.

Metodologias de Investigao em Educao- Maro de 2011 UCP

Susana Alentejano

VIII. Referncias bibliogrficas


Almeida, L., Freire, T. (2008). Metodologia da Investigao em Psicologia e Educao. 5. Edio, Psiquilbrios Edies, Braga. Bardin (2004). Anlise de Contedo. 3 Ed. Lisboa: Edies 70. Bell, J. (2004). Como realizar um projecto de investigao. 3. Edio. Lisboa: Gravida. Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigao Qualitativa em Educao. Uma Introduo Teoria e aos Mtodos. Coleco Cincias da Educao. Porto: Porto Editora. Bravo, M Pilar Cols; Eisman, Leonor Buendia (1998). Investigacin Educativa, 3 Ed. Sevilha: Ediciones Alfar.
Carmo, H., Ferreira, M. (1998). Metodologia da Investigao: Guia para auto-

aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. Denscombe, M. (1998). The Good Research Guide for small-scale social research projects. Philadelphia: Open University press. Consultado em 26-03-2011 de: www.valsci-edu.weebly.com/uploads/2/7/9/1/.../the_good_research_guide.pdf Fernandes, Domingos (1991). Notas sobre os paradigmas de investigao em educao. Noesis (18) 64-66. Consultado em 26-03-2011 de: www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/Fernandes.pdf Fraenkel, J., Wallen, N. (2008). How to Design and Evaluate Research in Education. 7th Ed. New York: McGraw-Hill International Edition. Guba, Egon, Lincoln, Yvonna (1994). Competing paradigms in qualitative research In Denzin, Norman; Lincoln, Yvonna (Ed) (1994) Handbook of Qualitative Research, Thousand Oaks, CA: Sage Publications, pp. 105-117. Lagarto, J., Andrade, A. (2010). A Escola XXI : Aprender com TIC. Universidade Catlica Editora, Lisboa. Macnealy, M. S. (1997). Toward better case study research. IEEE Transactions on professional Communication, v. 40, n. 3, p. 182-195. Consultado em 26-03-2011 de: www.faculty.english.ttu.edu/rickly/5363/Better%20Case%20Studies.pdf Quivy, R., Campenhoudt, L. (1988). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Gradiva. Stake, Robert E (1995). The Art of Case Study Research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Yin, Robert (1994). Case Study Research: Design and Methods (2 Ed) Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
7

Anda mungkin juga menyukai