Anda di halaman 1dari 33

PROCEDIMENTOS PARA TRANSMISSO DE VDEO AO VIVO E GRAVADO VIA WEBTV A PARTIR DE UM COMPUTADOR

Este um manual (v 2.0) simplificado do uso das tecnologias necessrias para realizao de transmisso ao vivo de Webtv. Trata-se de um documento que no apresenta os por menores de todos os processos porque visa ser um manual de rpido uso. Caso precise de maiores detalhes sobre o uso dos sistemas aqui mencionados, por favor, entre em contato com o nosso suporte, com o qual sempre poder contar. Abaixo voc tem um ndice de contedo para rapidamente acessar os passos mostrados. Transmisso de Vdeo ao Vivo Consideraes Quanto Transmisso de Streaming Passo 1 - Baixando o encoder Passo 2 - Usando o Encoder Passo 3 - Iniciando a transmisso Passo 4 - Inserindo o cdigo para publicao do vdeo Passo 5 - Conferindo a transmisso Passo 6 - Encerrando a transmisso Passos Avanados Passo 7 - Acessando o painel de controle Passo 8 - Monitoramento e controle da transmisso Passo 9 - Obtendo o cdigo de embutir Passo 10 - Preview e cdigo Passo 11 - Estatsticas Transmitindo a Tela do Computador Transmisso ao Vivo via iPhone/iPad Passo 1 - Baixe e instale Livu Passo 2 - Configure o Livu Passo 3 - Inicie a transmisso usando Livu Passo 4 - Inserindo o cdigo para publicao do vdeo Passo 5 - Conferindo a transmisso Passo 6 - Altere e/ou encerre a transmisso Transmisso ao Vivo via Celulares Android Gravaes da Transmisso ao Vivo Transmisso de Vdeo Gravado Passo 1 - Gerando e enviando o vdeo para o servidor Passo 2 - Acessando o painel Passo 3 - Obtendo o cdigo de embutir Passo 4 - Preview e cdigo Passo 5 - Estatsticas Passo 6 - Ativando/desativando o(s) vdeo(s) para transmisso Usando Players

Transmisso de Vdeo ao Vivo


Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados. 1

Os passos para a transmisso de vdeo ao vivo via WebTV se resumem nos seguintes passos aqui apresentados. Tanto na transmisso de vdeo atravs de computador quanto atravs de iPhone/iPad, ns sugerimos programas de codificao de vdeo, chamados encoders. Sobre isso, temos duas importantes observaes: 1. No prestamos suporte a qualquer software instalado localmente. Apenas passamos instrues bsicas aqui. O cliente deve ter conhecimento suficiente, ou contar com pessoal capacitado para instalar e configurar os softwares locais sem nosso suporte. 2. Os softwares que sugerimos no necessariamente so os nicos que podem ser usados. Porm, deixamos totalmente critrio do cliente a escolha das tecnologias que sero utilizadas localmente. Pois no nos responsabilizamos pelo desempenho de tais softwares.

Consideraes quanto transmisso de streaming


1) O streaming de vdeo Ao Vivo ser melhor transmitido se o emissor estiver utilizando conexo de banda larga com a internet, hoje em dia, para este servio recomendvel o link mnimo de 2MBbps no compartilhado ou de 5-10Mbps compartilhado mas sem utilizao simultnea de downloads/uploads de arquivos enquanto o streaming est sendo realizado; 2) Muitos clientes utilizam notebooks/laptops e at netbooks para participarem como espectadores ou como fontes emissoras do sinal de streaming e para tal utilizam-se de conexes wireless com roteadores de suas instituies ou de sua residncia. Em particular, para aquele que realiza a emisso do sinal recomendvel utilizar um cabo de rede conectado rede fsica pois diminue a influncia de sinais de outras fontes de rdio/redes wireless prncipalmente em regies onde hajam muitas antenas de transmisso como rdios AM/FM e provedores de acesso wireless internet; 3) A transmisso do evento deve ser realizada em um ambiente com menor influencia de rudos quanto for possvel (inclua-se tambm rudos criados pelo condicionador de ar "soprando" prximo ao microfone); Em caso de ambientes externos, considere avaliao prvia (como um roteiro) do que ir transmitir Ao vivo ou mesmo vdeo gravado sob demanda. 4) Reprogramar/reagendar eventos como "verificao automtica a procura de vrus no computador" por software de antivrus o que consome processador e memria RAM do computador do emissor do sinal de streaming ou mesmo a realizao de downloads/uploads enquanto participa da transmisso, influenciando indiretamente e principalmente para o emissor do sinal de streaming. 5) bastante til considerar utilizar de equipamentos adequados transmisso de streaming Ao Vivo, pois como trata-se de um processo que quanto melhor for o equipamento e as condies de transmisso do sinal melhor ser a qualidade de apresentao do vdeo vale pena investir em equipamentos de qualidade. A seguir existe uma tabela com algumas especificaes referenciais que podem ajudar no processo decisrio de aquisio.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

TABELA de ESPECIFICAES de ALGUMAS WEBCAMERAS no MERCADO

Fabricantes
CARACTERSTICAS

Logitech C270 HD 720 pixels Sim Sim

Microsoft HD3000 HD 720 pixels Sim Sim

New Link Webcam Easy VGA No Sim

Genrico Web camera VGA No Sim

Qualidade de vdeo Microfone antirudo Correo automtica de luz Tipo de foco Tipo de produto

Automtico Sofisticado

Automtico Sofisticado

Fixo Bsico

Manual Bsico

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Passo 1 - Baixando o encoder


Acesse o endereo: http://www.adobe.com/products/flash-media-encoder.edu.html e clique no boto abaixo indicado para fazer o download do programa Flash Media Live Encoder. Assim que baixar o programa, instale-o em seu computador. O Flash Media Live Encoder pode ser instalado em Windows e Macintosh. Para sistema Linux, favor nos consultar.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Passo 2 - Usando o Encoder


Execute o programa Flash Media Live Encoder, que se mostrar como apresentado abaixo. Todas as configuraes devem estar de acordo com o que apresentado abaixo, com exceo das variveis indicadas pelas setas abaixo.

(Os rostos sorridentes acima simbolizam o que a webcam ou cmera est transmitindo.)

As variveis abaixo so dados nicos, fornecidos para cada um dos nossos clientes. Caso ainda no tenha recebido seus dados personalizados, solicite atravs do nosso helpdesk: FMS (URL) Stream Save to File somente se quiser gravar a transmissao no computador local Portanto, desconsidere os dados que envolvem informao com xyz acima.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Uma vez configurado o encoder como indicado acima, clique no boto Connect, indicado abaixo no retngulo vermelho. Ao fazer isso, aparecer a janela pop-up indicada no centro da imagem abaixo. Nesta janela voc deve inserir Username e Password tambm fornecidos por ns, clicando OK em seguida.

Quando clicar OK, voc acessar o servidor de webtv, e estar a um passo de iniciar a transmisso de vdeo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Passo 3 - Iniciando a transmisso


Note que, ao acessar o servidor de webtv, o boto indicado pela seta vermelha abaixo passa a se chamar Disconnect. Ou seja, clicando nele que voc poder desconectar-se do servidor. Mas agora o importante voc iniciar a transmisso. Para isso, clique no boto Start, destacado pelo retngulo vermelho abaixo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Passo 4 - Inserindo o cdigo para publicao do vdeo


Insira o cdigo abaixo em uma pgina HTML na qual deseja publicar seu vdeo, que j est sendo transmitido. Voc poder alterar os valores destacados por cor abaixo: tamanho da janela do vdeo (vermelho) e os cdigos a serem fornecidos para sua transmisso (roxo). <object> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed src="http://fpdownload.adobe.com/strobe/FlashMediaPlayback_101.swf" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="400" height="240" flashvars="src=http://campa.tv:1935/xyz/xyz/manifest.f4m"> </embed> </object>

Passo 5 - Conferindo a transmisso


Acesse a pgina e constate o que est sendo transmitido, como indicado abaixo.

(A barra de controle acima se recolhe automaticamente, deixando o vdeo sem obstruo alguma.)

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Passo 6 - Encerrando a transmisso


Quando voc quiser encerrar a transmisso, basta clicar no boto Stop, como destacado pelo retngulo verde abaixo. Feito isso a transmisso cessa imediatamente.

No esquea de desconectar a transmisso do servidor, clicando no boto destacado abaixo. No se preocupe pelo fato de sua imagem continuar aparecendo no programa, no este fato que determina que a imagem est sendo ou no transmitida.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

Dica: O uso avanado de encoders/hardware permite o uso simultneo de vrias cmeras para transmisso de diferentes vdeos alternadamente controlados atravs do software.

Passos Avanados
Note que at agora no foi exigido nada da parte do emissor seno o uso do encoder. Agora vamos adicionar passos ao processo de modo a sofisticar o uso da transmisso ao vivo de vdeo. Isso envolve o acesso e uso de um painel de controle, bem simples mas bastante til para o gerenciamento do processo de difuso do vdeo.

Passo 7 - Acessando o painel de controle


Ao acessar o endereo www.campa.tv/xyz/admin, onde xyz o cdigo peculiar a cada cliente, voc ter acesso ao seu painel de controle, como indicado abaixo. Resta clicar no link Admin, como mostrado abaixo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

10

Passo 8 - Monitoramento e controle da transmisso


Como pode ser visto abaixo, voc tem como monitorar as variveis de transmisso como os recursos que esto disponveis para voc (seta laranja), os tipos de transmisso que pode fazer (seta azul) e quem est assistindo o seu vdeo naquele momento (seta vermelha).

Na rea indicada pela seta vermelha acima, voc pode expulsar algum da audincia clicando no link Kick correspondente. Isso alm de poder verificar a quanto tempo cada usurio est conectado ao seu vdeo (em segundos), o tipo de conexo que est usando (RTMP para web, HLS para iPhone, por exemplo) e a taxa de transmisso (bitrate). Ao clicar no boto Generate Players, na rea indicada pela seta azul, poder obter o cdigo necessrio para inserir em pginas HTML onde deseja que o vdeo seja exposto. Como explicado em seguida.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

11

Passo 9 - Obtendo o cdigo de embutir


Ao clicar no boto Generate Players, indicado no passo anterior, voc acessa uma janela com a interface abaixo. Nela voc obtm os links para inserir em pgina HTML para exibir o vdeo em iPhones e iPads (vide HLS), computadores quaisquer (vide FlashHTTP) e em contedo Flash. O mais comum obter o cdigo para computadores em geral, indicado pela seta abaixo.

Passo 10 - Preview e cdigo


Ao clicar no link indicado pela seta acima voc acessar esta pgina abaixo, onde poder ver o vdeo que est sendo transmitido, bem como obter o cdigo de embutimento. O mesmo mostrado no passo 4.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

12

Passo 11 - Estatsticas
Ao clicar no boto Application Statistics, localizado na rea indicado pela seta laranda mostrada no passo 7, voc ter acesso a estatsticas bsicas de acesso, como mostrado abaixo.

Assim, voc saber como seu vdeo est sendo assistido, com uso de qual tecnologia, em que perodo de tempo, com quantas conexes simultneas, etc. Note que os perodos de tempo disponveis so bem amplos. Isso se deve ao fato de que o mesmo grfico pode ser usado para vdeo gravado, que pode passar meses sendo publicado via webtv. No caso de vdeo ao vivo, as faixas de tempo at 1h e 4h so as que fazem sentido de uso. IMPORTANTE: Na contratao do servio voc deve especificar se quer o vdeo ao vivo transmitido seja gravado ou no. Se for gravado, voc deve constantemente baixar o arquivo resultante da gravao para que no lote a sua rea de armazenamento e impea futuras transmisses.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

13

Transmitindo a Tela do Computador


A webtv, a princpio, transmite o que captado pela cmera ou webcam. Porm, possvel fazer uso de programas instalados no computador a partir do qual feita a transmisso, de modo que seja possvel, alm da imagem captada pela webcam, tambm poder ser transmitida o contedo da tela do computador, ou parte dela. Alguns exemplos destes programas so: ManyCam (Win/Mac), WebcamMax (Win) e WebcamStudio (Linux). Abaixo vemos a figura de do programa ManyCam fazendo a captura em vdeo de uma rea da tela (no retngulo vermelho) e gerando vdeo que pode ser usado como fonte de transmisso. Note que para trabalhar confortavelmente, voc precisa de ter disponvel um grande monitor, em alta resoluo, de modo a permitir abrir diferentes programas na mesma tela.

Uma vez que voc transmite parte da tela como se fosse o vdeo de uma webcam, no encoder, podemos escolher aquela fonte especfica para transmisso. Veja abaixo como fica a transmisso da rea da tela acima, que no caso transmite a janela do Skype, e note que a fonte de transmisso no a webcam, mas sim o que transmitido pelo ManyCam.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

14

Desta forma, possvel transmitir uma apresentao em PowerPoint, uma manipulao de planilha de clculo, uma tratamento de imagem no Photoshop, enfim, qualquer procedimento de uso de um programa instalado no seu computador. Como pode se notar no exemplo dado, onde se usa o Skype, possvel transmitir um processo interativo entre pessoas totalmente dispersas geograficamente, atravs do Skype, que tem sua tela capturada e retransmitida pela webtv. Enfim, uma vez que voc consegue transmitir sua tela, ou parte dela, via WebTV, a sua criatividade em usar tais programas que substituem a webcam passa a ser o limitador do uso de tal recurso. Alm do mais, possvel tambm, dependendo do software, transmitir imagem de arquivos de fotos, captura de telas e at mesmo vdeos cujos arquivos estejam estocados em seu computador. interessante afirmar que voc pode, dependendo do programa gerador de vdeo de tela (como o ManyCam), ficar alterando entre a imagem da webcam, do que capturado na tela, vdeos de arquivos gravados, e ainda outros recursos ofertados pelo programa. Veja ao lado e abaixo que temos tanto no encoder quanto no ManyCam possibilidade de alternar fontes de informao de vdeo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

15

Esta soluo pode ser uma boa alternativa webconferncia para realizao de webinrios para grandes pblicos, j que a webtv uma ferramenta muito mais robusta e suporta um nmero bem maior de visualizadores. IMPORTANTE: A orientao sobre a existncia de tais softwares meramente ttulo informativo. No damos suporte na aquisio, instalao, configurao e uso destes programas. To pouco nos responsabilizamos pelo seu correto funcionamento. No temos qualquer relao formal ou informal com os fornecedores dos softwares aqui citados.

Transmisso ao Vivo via iPhone/iPad

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

16

Voc pode usar um iPhone ou um iPod para transmitir vdeo ao vivo pela internet usando nosso servio. Pode at transmitir via conexo 3G*, o que permite ter a liberdade de transmitir vdeo por onde tiver cobertura 3G de boa qualidade. A sofisticao pode ser incrementada se voc tiver um trip apropriado para fixar iPhone ou iPad, tal como ocorre com cmeras fotogrficas profissionais ou cmeras de vdeo, o que permite dar estabilidade sua imagem. Vejamos agora como fazer isso.
*Lembre-se que receber ou transmitir vdeo via 3G pode custar caro, j que um tipo de dado que consome muito trfego de dados.

Passo 1 - Baixe e instale Livu


Usando iPhone ou iPad, acesse o iTunes, busque, adquira, baixe e instale o app Livu, como ilustrado abaixo.

Nota: O Livu no um software gratuito. Quando preparamos este tutorial, o mesmo custava cerca de US$ 3.00.

Quando instalar o Livu, o mesmo ocupar a rea de apps do iPhone ou iPad (ilustrado abaixo).

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

17

Passo 2 - Configure o Livu


Ao executar o Livu, a interface mostrada abaixo aparece. Voc deve configurar o app tal como est indicado abaixo, com exceo dos dados em destaque de vermelho, j que os dados destacados devero ser informados para voc. Ao final, clique em SAVE.

Passo 3 - Inicie a transmisso usando Livu


Ao clicar em SAVE (passo anterior), passar a ver a imagem a ser transmitida, como indicado abaixo. O destaque vermelho mostra o dado sobre o bit rate ento utilizado. O destaque verde corresponde ao boto a ser clicado para iniciar a transmisso. Clique neste boto (cone de uma antena).

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

18

Ao iniciar a transmisso, o cone da antena fica amarelo, como mostrado abaixo, e o cone ao lado (roda dentada) fica desabilitado. este cone que d acesso s configuraes mostradas no passo 2. Alm disso, surgem dois novos botes (cones de lmpada e cmera).

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

19

Passo 4 - Inserindo o cdigo para publicao do vdeo


Da mesma forma que foi apresentada para transmisso usando um encoder de computador, iInsira o cdigo abaixo em uma pgina HTML na qual deseja publicar seu vdeo, que j est sendo transmitido. Voc poder alterar os valores destacados por cor abaixo: tamanho da janela do vdeo (vermelho) e os cdigos a serem fornecidos para sua transmisso (roxo). <object> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed src="http://fpdownload.adobe.com/strobe/FlashMediaPlayback_101.swf" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="400" height="240" flashvars="src=http://campa.tv:1935/xyz/xyz/manifest.f4m"> </embed> </object>

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

20

Passo 5 - Conferindo a transmisso


Acesse a pgina e constate o que est sendo transmitido, como indicado abaixo.

(A barra de controle acima se recolhe automaticamente, deixando o vdeo sem obstruo alguma.)

Passo 6 - Altere e/ou encerre a transmisso


O cone da lmpada (terceiro da esquerda para a direita) serve para ativar ajuste automtico de contraste/foco. Enquanto o quarto cone, da cmera, apenas comuta a fonte de vdeo para a cmera frontal do iPhone ou iPad (no demonstrado aqui).

Para parar a transmisso, basta clicar no primeiro cone acima, da antena amarela. Isso cessar a transmisso do vdeo imediatamente. A interface passa a ser mostrada abaixo, com o cone da roda dentada ativado, de modo que ao ser clicado leva voc at a pgina de configurao mostrada no passo 2. Para encerrar completamente o processo, feche o app Livu.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

21

IMPORTANTE: Sempre faa testes antes de uma transmisso ao vivo. Embora quando voc faz um teste, as configuraes no mudam e voc pode, em tese, contar que o servio sempre estar pronto para ser executado, sempre prudente testar com antecedncia o suficiente para corrigir algum problema caso necessrio. Sempre contando com nosso suporte.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

22

Transmisso Ao Vivo via celulares Android


Do mesmo modo em que utilizamos um celular da Apple (iOS), podemos utilizar um celular com o sistema operacional Android (verso 4.0.1 ou superior) e utilizar programas que possibilitam a captao e envio dos sinais de vdeo e udio via Wi-Fi ou conexo 3G de boa qualidade (entenda-se velocidade igual ou superior a 1MBps) para o nosso servidor de streaming.

Passo 1 - Baixe e instale o OS Broadcaster


No seu aparelho celular acesse a Play Store da Google e faa uma procura e instale o aplicativo OS Broadcaster ( a verso atual a 1.1.0).

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

23

Passo 2 - Configure o OS Broadcaster


Ao executar o OS Broadcaster, a interface mostrada abaixo aparece. Voc deve configurar o aplicativo tal como est indicado abaixo, com exceo dos dados xyz, j que estes devero ser informados para voc pela nossa equipe. Ao final, clique em APPLY.

Passo 3 - Inicie a transmisso usando OS Broadcaster


Ao clicar em APPLY (passo anterior), passar a ver a imagem a ser transmitida, como indicado abaixo. Basta clicar no boto circular na cor verde e o aplicativo ir conectar-se e realizar o envio do sinal de video e udio automaticamente para o nosso servidor de streaming.

O passos seguintes so idnticos ao j citados para celulares iPhone e iPAD, assim siga as instrues contidas no Passo 4 anteriormente mostrado neste documento.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

24

Gravaes da Transmisso ao Vivo


Voc pode gravar o que transmitivo ao vivo a partir do computador, do iPhone/iPad ou de um celular Android 4.0.x. Antes de mais nada importante que voc contrate o servio de transmisso ao vivo Quando voc contrata a transmisso de vdeos ao vivo com gravao, implica em cada sesso de transmisso ter arquivos de vdeo gerados a partir do que foi transmitido ao vivo e guardados na sua rea de armazenamento. Para voc poder resgatar estes vdeos para uso posterior, necessrio acessar sua rea de armazenamento atravs de protocolo FTP. IMPORTANTE: Sempre que puder, esvazie sua rea de armazenamento de arquivos gravados de transmisses ao vivo, pois voc tem direito a uma cota de espao em disco. Ao chegar nesta cota, o vdeo transmitido ao vivo no mais ser gravado.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

25

Transmisso de Vdeo Gravado


O processo de transmisso de vdeo gravado at certo ponto mais simples que o vdeo ao vivo. A seguir voc tem uma sequncia de passos a serem seguidos para que voc transmita um ou mais vdeos gravados espalhados por diversas pginas na Internet. Porm, antes importante voc entender o que ilustrado abaixo.

Passo 1 - Gerando e enviando o vdeo para o servidor


Produza os vdeos em formato mp4, para posterior envio para sua rea de armazenamento no servidor. Para tanto, precisar de um programa cliente de FTP, como o Filezilla. Os dados de acesso sero fornecidos por ns, e constituem de: endereo FTP, login e senha. Abaixo voc tem uma imagem da janela de configurao do Filezilla, que deve ser usada como referncia para uso do servio de FTP. As setas indicam dados particulares a cada cliente.

Uma vez feito o acesso rea de armazenamento, voc entrar logo na pasta onde deve depositar os arquivos de vdeo. Portanto, no h complicaes em achar o repositrio. A figura abaixo mostra o acesso rea feita pelo Filezilla.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

26

Uma vez feito o acesso, basta enviar o arquivo. Quando concluir o envio, acesse sua rea de controle de transmisso que ele j ser citado na lista de arquivos disponveis.

Passo 2 - Acessando o painel


O painel de controle igual ao que j foi apresentado para transmisso ao vivo, como mostrado abaixo.

Basta clicar em Admin para acessar os dados, com login e senha de painel por ns fornecidos. Abaixo voc v o painel j aberto, com destaque para o arquivo jn.mp4, enviado via FTP, j listado como vdeo para ser disponibilizado.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

27

Note que, ao selecionar o arquivo, ter acesso s mesmas informaes que foram demonstradas para a transmisso ao vivo: estatsticas, geradores de players e desconectar usurios, como indicados abaixo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

28

Passo 3 - Obtendo o cdigo de embutir


Ao clicar no boto Generate Players, indicado no passo anterior, voc acessa uma janela com a interface abaixo. Nela voc obtm os links para inserir em pgina HTML para exibir o vdeo em iPhones e iPads (vide HLS), computadores quaisquer (vide FlashHTTP) e em contedo Flash. O mais comum obter o cdigo para computadores em geral, indicado pela seta abaixo.

Passo 4 - Preview e cdigo


Ao clicar no link indicado pela seta acima voc acessar esta pgina abaixo, onde poder ver o vdeo que est sendo transmitido, bem como obter o cdigo de embutimento. O mesmo mostrado no passo 4.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

29

Passo 5 - Estatsticas
Ao clicar no boto Application Statistics, localizado na rea indicado pela seta laranda mostrada no passo 7, voc ter acesso a estatsticas bsicas de acesso, como mostrado abaixo.

Assim, voc saber como seu vdeo est sendo assistido, com uso de qual tecnologia, em que perodo de tempo, com quantas conexes simultneas, etc. Note que os perodos de tempo disponveis so bem amplos. Isso se deve ao fato de que o mesmo grfico pode ser usado para vdeo gravado, que pode passar meses sendo publicado via webtv. No caso de vdeo ao vivo, as faixas de tempo at 1h e 4h so as que fazem sentido de uso. Passo 3 - Inserindo o vdeo em uma pgina HTML

Passo 6 - Ativando/desativando o(s) vdeo(s) para transmisso


importante entender que ativar ou desativar a transmisso significa colocar ou tirar o arquivo da rea de hospedagem, via FTP; ou, controlar o acesso de usurios s pginas HTML onde o vdeo ser exibido, liberando ou retirando o acesso do pblico ao mesmo atravs de sistemas que controlam as pginas onde o vdeo exibido. Voc pode ter diversos vdeos armazenados, e cada um deles sendo exibido em diversas pginas diferentes, com o uso dos cdigos de embutir. Em geral, voc deposita um vdeo no repositrio, embute o cdigo do mesmo em alguma pgina de exibio, e pronto. Aguarda o pblico assistir atravs dos mais diversos dispositivos: smartphones, tablets e computadores, alm de acompanhar as estatsticas de acesso da audincia de cada vdeo em separado.

Usando Players
Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados. 30

At agora foi mostrado apenas o uso de Webtv suportado pelo encoder para transmisso e painel de controle do servidor para monitoramento e controle da exibio do vdeo, o qual baseado na insero do mesmo em pginas html. Trata-se de um processo simples embora limitado, pois o acesso ao vdeo via computador e via iPhone, por exemplo, deve ocorrer em pginas diferentes (ou pelo menos em reas diferentes da mesma pgina). Temos como unificar a visualizao a partir de diferentes tecnologias (MS-Windows, Mac, iOS, Android...). Isso possvel com o uso de uma tecnologia de visualizao fornecida por terceiros: players de streaming. A tecnologia que indicamos a fornecida pela HDWebplayer (www.hdwebplayer.com). Com esta tecnologia, voc insere o vdeo transmitido, indicado nos passos 1 a 5 acima, em seu site para ser exibido na mesma caixa, independente se a audincia acessar via computador, iPhone, smartphone, etc. Isso possvel porque o HDwebplayer identifica a tecnologia de acesso (computador, iPhone, etc.) e entrega o vdeo no formato apropriado para cada usurio. Isso facilita a publicao de vdeos ao vivo e gravados, pois tira do autor do vdeo a preocupao sobre a tecnologia usada para assistir o vdeo.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

31

A janela de exibio mostrada abaixo.

A transmisso pode ser feita standalone, ou seja, via pgina HTML simples, sem suporte de outras tecnologias. Mas tambm pode ser feita de forma integrada ao Joomla ou ao Wordpress. Isso permite a sofisticao de exibio dos vdeos, como no caso do uso do Joomla, mostrado abaixo. Nele, possvel apresentar mais de um vdeo em uma mesma janela. Inclusive misturar vdeos ao vivo e gravados no mesmo grupo de vdeos relacionados.

A sofisticao O software precisa ser instalado no domnio onde ser utilizado. gratuito, porm exibe a marca d'gua do HDwebplayer. Caso voc queira usar o player com sua prpria marca possvel tambm, basta adiquirir diretamente com o HDwebplayer a licena de uso relacionada ao domnio desejado (US$ 99.00).
Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados. 32

O uso do HDwebplayer integrado ao Joomla ou ao Wordpress no to trivial, mas voc conta com o nosso suporte para tratar das aes necessrias para o uso: instalao, configurao e gesto. Para maiores detalhes, entre em contato conosco.

Copyright GFarias Educao Ltda - Todos os direitos reservados.

33

Anda mungkin juga menyukai