Anda di halaman 1dari 10

Histria do Windows

Destaques dos primeiros 25 anos


1975 - 1981: a Microsoft deslancha

Incio: Paul Allen ( esquerda) e Bill Gates, cofundadores da Microsoft

Estamos na dcada de 1970. No trabalho, usamos mquinas de escrever. Se ns precisarmos copiar um documento, provavelmente vamos usar um mimegrafo ou papel carbono. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, percebem que a computao pessoal o caminho para o futuro. Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft comea pequena, mas com uma grande viso - um computador em cada mesa e em cada casa. Nos anos seguintes, a Microsoft comea a mudar o jeito como trabalhamos.

O surgimento do MS-DOS
Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a cuidar da companhia. No ms seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e tambm serve para fazer a ligao entre o hardware e os programas, como processadores de texto. a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamaram o novo sistema operacional de "MS-DOS".

Quando o IBM PC com MS-DOS comeou a ser vendido, em 1981, ele apresentou uma linguagem totalmente nova para o pblico geral. Digitar C: e vrios outros comandos "enigmticos" gradualmente comeou a fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas descobriram a tecla da barra invertida (\).
O MS-DOS eficiente, mas ele tambm acaba sendo difcil de entender, para muitas pessoas. Tem que haver um jeito melhor de fazer um sistema operacional. Trvia geek: MS-DOS significa Sistema Operacional em Disco da Microsoft.

1982 - 1985: Apresentando o Windows 1.0

Microsoft trabalha na novo primeira verso de um sistema operacional. Interface Manager o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computao que so fundamentais para o novo sistema. O Windows anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os cticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).

A embalagem doWindows 1.0

Em 20 de novembro de 1985, dois anos aps o anncio inicial, a Microsoft comea a vender o Windows 1.0. Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que " um software nico, projetado para aqueles que realmente usam computador..." H menus suspensos, barras de rolagem, cones e caixas de dilogo que deixam os programas mais fceis de aprender e usar. Voc pode alternar entre vrios programas sem precisar sair e reiniciar cada um. O Windows 1.0 vem com vrios programas, incluindo o gerenciamento de arquivos MS-DOS, o Paint, o Windows Writer, o Bloco de Notas, a Calculadora, um calendrio, um arquivo de cartes e um relgio, para ajudar voc a gerenciar as atividades do dia a dia. Tem at um jogo - Reversi. Trvia geek: lembra-se dos discos flexveis e dos quilobytes? O Windows 1.0 requer um mnimo de 256 KB (quilobytes), duas unidades de disquete de dupla face e uma placa de adaptador grfico. Para executar vrios programas ou usar o DOS 3.0 ou superior, recomenda-se um disco rgido e 512 KB de memria.

1987 - 1992: Windows 2.02.11 Mais janelas, mais velocidade

Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lana o Windows 2.0 com cones de rea de trabalho e memria expandida. Com maior suporte a grficos, voc pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para agilizar o seu trabalho. Alguns desenvolvedores de software escrevem seus primeiros programas baseados em Windows para este lanamento.

Windows 2.0

Windows 2.0 O foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 lanado, o Windows/386 vem logo em seguida, para aproveitar os recursos de memria estendida. As verses subsequentes do Windows continuam a melhorar a velocidade, a confiabilidade e a usabilidade do PC. Em 1988, a Microsoft se torna a maior companhia de software para PCs do mundo, com base em suas vendas. Os computadores comeam a se tornar parte do cotidiano de alguns escritrios. Trvia geek: o Painel de Controle aparece pela primeira vez no Windows 2.0.

1990 - 1994: Windows 3.0 Windows NT chegam os elementos grficos

Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhes de cpias nos dois primeiros anos. O sistema operacional Windows passa a ser o mais usado at ento. Tamanho sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memria Virtual melhora os grficos. Em 1990, o Windows comea a se parecer com as verses que viriam depois. O Windows agora, tem um desempenho significativamente melhor, grficos avanados com 16 cores e cones aperfeioados. Uma nova onda de PCs 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas funcionam muito mais rpido. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impresso so apresentados no Windows 3.0.

Bill Gates mostra o recm-lanado Windows 3.0

O Windows instalado atravs de disquetes adquiridos em grandes caixas, com pesados manuais de instruo.

A popularidade do Windows 3.0 cresce com o lanamento de um novo kit para desenvolvimento de software (software development kit, SDK) para Windows, que ajuda os desenvolvedores a se concentrarem mais em escrever programas e menos em escrever drivers de dispositivo. O Windows cada vez mais usado em casa e no trabalho, e agora vem com jogos como Pacincia, Espadas e Campo Minado. Um anncio: Agora, voc pode usar o incrvel poder do Windows 3.0 para relaxar no trabalho. O Windows for Workgroups 3.11 vem com suporte a grupos de trabalho ponto a ponto e redes em domnio e, pela primeira vez, os PCs se tornam uma parte integrante da evoluo da computao cliente/servidor emergente.

Windows NT
Quando o Windows NT lanado, em 27 de julho de 1993, a Microsoft alcana um importante marco: a concluso de um projeto iniciado no final da dcada de 1980, para construir um novo e avanado sistema operacional a partir do zero. "O Windows NT representa nada menos do que uma mudana fundamental no jeito como as empresas podem cuidar de suas necessidades de computao comercial", afirma Bill Gates no lanamento. Diferente do Windows 3.1 Windows NT, entretanto, o 3.1 um sistema operacional de 32 bits, o que faz dele uma plataforma de negcios estratgica que suporta os mais avanados programas tcnicos e cientficos. Trvia geek: o grupo que desenvolve o Windows NT era originalmente chamado de equipe de "Sistemas Portteis".

1995 - 2001: Windows 95 o computador atinge a maioridade (e no se esquea da Internet)

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lana o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhes de cpias vendidas nas primeiras cinco semanas. o lanamento da Microsoft com mais publicidade, at ento. Os comerciais de televiso trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo boto Iniciar (em ingls, "Start"). O press release comea simplesmente dizendo: Chegou.

Dia de lanamento: Bill Gates apresenta o Windows 95

a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incrveis jogos multimdia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado Internet, rede de conexo discada e a novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits tambm oferece multimdia aperfeioada, mais recursos para computao mvel e redes integradas. Quando o Windows 95 foi lanado, os sistemas operacionais Windows e MS-DOS anteriores estavam presentes em cerca de 80% dos computadores do mundo. O Windows 95 a atualizao desses sistemas operacionais. Para usar o Windows 95, voc precisa de um PC com um processador 386DX ou superior (recomenda-se um 486) e, pelo menos, 4 MB de RAM (recomendam-se 8 MB de RAM). As verses para atualizao esto disponveis tanto em disquete quanto em CD-ROM. O sistema est disponvel em 12 idiomas. O Windows 95 marca a primeira apario do menu Iniciar, da barra de tarefas e dos botes minimizar, maximizar e fechar em cada janela.

Windows 95

Pegando a onda da Internet


No incio dos anos 90, o pessoal que entendia mais de tecnologia estava falando sobre a Internet - uma rede de redes que poderia conectar computadores por todo o mundo. Em 1995, Bill Gates escreve um memorando chamado "The Internet Tidal Wave" ("A Gigantesca Onda da Internet", em que declara que a Internet "o mais importante avano desde o advento do PC." No segundo semestre de 1995, lanada a primeira verso do Internet Explorer . O navegador se junta queles que competiam por espao na Internet. Trvia geek: em 1996, a Microsoft lana o Flight Simulator para Windows 95, pela primeira vez, em seus 14 anos, disponibilizado para o Windows.

1998 - 2000: Windows 98, Windows 2000, Windows Me


Windows 98

Lanado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 a primeira verso do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores j imperam no trabalho e nas residncias, e as cafeterias, onde se pode usar a Internet, comeam a surgir. O Windows 98 descrito como um sistema operacional que funciona melhor.

Com o Windows 98, voc pode achar informaes mais facilmente, tanto no seu PC quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente e suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa verso a barra de Incio rpido, que permite que voc execute programas sem ter que navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na rea de trabalho. Trvia geek: o Windows 98 a ltima verso baseada em MS-DOS.

Windows 98

Windows Me

Projetado para uso domstico, o Windows Me vem com vrios aperfeioamentos em msica, vdeo e rede domstica, alm de melhorias em confiabilidade, quando comparado com as verses anteriores. Primeiras aparies: a Restaurao do Sistema, um recurso que permite reverter a configurao de software do computador para uma data ou hora anterior a um problema ocorrido. O Movie Maker oferece, aos usurios, as ferramentas para editar, salvar e compartilhar digitalmente vdeos domsticos. E, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, voc pode localizar, organizar e reproduzir mdia digital. Trvia geek: tecnicamente falando, o Windows Me foi o ltimo sistema operacional da Microsoft a ser feito em cima do cdigo-base do Windows 95. A Microsoft anuncia que todos os futuros produtos de sistema operacional seriam baseados no kernel do Windows NT e do Windows 2000.

Windows 2000 Professional

Windows 2000Professional

Mais do que apenas uma atualizao para o Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi feito para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e laptops comerciais. Feito em cima do confivel cdigo-base do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes

aperfeioamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte a computao mvel. Dentre outros aperfeioamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalao de hardware, adicionando suporte a uma vasta gama de novo hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avanados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos. Trvia geek: o teste de estresse noturno executado no Windows 2000 durante o desenvolvimento equivale a trs meses de tempo de execuo em at 1.500 computadores.

2001 - 2005: Windows XP estvel, utilizvel e rpido

Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP lanado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de servios de Ajuda e Suporte unificado. O sistema est disponvel em 25 idiomas. Desde o meio da dcada de 1970 at o lanamento do Windows XP, cerca de 1 bilho de computadores foram vendidos no mundo todo. Para a Microsoft, o Windows XP se tornar um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele rpido e estvel. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle mais intuitivo. As pessoas esto mais conscientes sobre vrus de computador e hackers, mas, at certo ponto, os medos so acalmados com a entrega online de atualizaes de segurana. Os clientes comeam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vrus. H mais nfase na Ajuda e Suporte.

Embale-o: o Windows XP Professional parte para as lojas

O Windows XP Home Edition oferece um visual mais limpo, simplificado que deixa os recursos mais usados facilmente acessveis. Projetado para uso domstico, o Windows XP oferece aperfeioamentos como o Assistente para Configurao de Rede, o Windows Media Player, o Windows Movie Maker e recursos aperfeioados para fotos digitais. O Windows XP Windows 2000 Professional traz as bases slidas do aos desktops, aperfeioando a confiabilidade, a segurana e o desempenho. Com um visual novo, o Windows XP Professional inclui recursos para empresas e computao domstica avanada, incluindo suporte a rea de trabalho remota, um sistema de arquivos com

criptografia e recursos de restaurao do sistema e redes avanadas. Os principais aperfeioamentos para os usurios mveis incluem suporte a redes sem fio 802.1x, o Windows Messenger e a Assistncia Remota. O Windows XP teve vrias edies, nesses anos todos: O Windows XP Microsoft 64-bit Edition (2001) o primeiro sistema operacional para processadores de 64 bits, projetado para trabalhar com grandes quantidades de memria e projetos como efeitos especiais para filmes, animaes 3D, engenharia e programas cientficos. O Windows XP Media Center Edition (2002) foi feito para computao e entretenimento domsticos. Voc pode navegar pela Internet, assistir a televiso ao vivo, curtir msicas e vdeos digitais e assistir a DVDs. O Windows XP Tablet PC Edition (2002) traz a viso da computao baseada em caneta. Os Tablet PCs vm com uma caneta digital, para reconhecimento de manuscrito, mas voc pode usar o mouse e o teclado, tambm. Trvia geek: o Windows XP foi compilado de 45 milhes de linhas de cdigo.

2006 - 2008: Windows Vista segurana inteligente

O Windows Vista foi lanado em 2006 como sistema de segurana mais forte j visto. O Controle de Conta de Usurio ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos faam alteraes no seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteo de dados para seu computador, medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurana aumentam. O Windows Vista tambm apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como local central de mdia digital. Nele, voc pode assistir televiso, exibir e enviar fotos e editar vdeos.

Windows Vista Ultimate

O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as margens das janelas ganham um visual novo em folha. A pesquisa ganha nova nfase e ajuda as pessoas a encontrarem arquivos em seus computadores mais rpido. O Windows Vista apresenta novas edies, cada qual com diferentes combinaes de recursos. O sistema est disponvel em 35 idiomas. O boto Iniciar redesenhado aparece pela primeira vez no Windows Vista. Trvia geek: mais de 1,5 milho de dispositivos eram compatveis com o Windows Vista no lanamento.

2009: Windows 7

O Windows 7 foi criado para o mundo sem fio, que chega no final do ano 2000. Quando o novo sistema operacional foi lanado, os notebooks vendiam mais do que os desktops. Est na moda usar a Internet em pontos pblicos de acesso sem fio, como as cafeterias, e em redes privadas sem fio nas residncias. O Windows 7 inclua novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulao, que melhoravam a funcionalidade e tornavam o uso da interface mais divertido. Ele tambm marcou o incio do Windows Touch, que permitia aos usurios com tela sensvel ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.

Os aperfeioamentos do Windows 7 incluem visualizaes em miniatura dinmicas

Trvia geek: antes de ser lanado, o Windows 7 foi avaliado por 8 milhes de beta testers no mundo todo.

2012: Windows 8

O Windows 8 o Windows reinventado, desde o chipset at a experincia do usurio. Ele funciona como tablet, para diverso, e como computador totalmente equipado, para maior produtividade. Ele apresenta uma interface totalmente nova, para toque e para uso com mouse e teclado. O Windows 8 tambm inclui melhorias na familiar rea de trabalho do Windows, com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.

O Windows 8 apresenta uma tela inicial com blocos que conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos so o destaque. Existe um novo local onde se pode baix-los, a Windows Store, posicionada logo na tela inicial. Com o Windows 8, a Microsoft tambm lanou o Windows RT, que roda em alguns tablets e computadores. O Windows RT foi projetado para dispositivos elegantes, com bateria de longa durao, e s executa aplicativos da Windows Store. Ele tambm vem com uma verso integrada do Office, otimizada para telas sensveis ao toque. Trvia geek: usurios avanados percebero que o Windows 8 tornou a deteco e a correo de erros do sistema de arquivos mais transparentes e menos intrusivas.

Anda mungkin juga menyukai