Anda di halaman 1dari 20

Brasileiros na fronteira

com o Paraguai
MARCIA ANITA SPRANDEL
preciso atravessar a tela das projees geralmente absurdas, s vezes odiosas, atrs das quais o mal-estar ou o sofrimento se escondem tanto quanto se expressam. (Bourdieu, 1997, p.735)

brasileiros que vivem em territrio paraguaio exige um exerccio constante de fuga de esteretipos e imagens midiatcas, repetidas ad nauseum.1 A construo de realidades pela mdia tem um poder imenso, que apenas se iguala ao das representaes polticas, especialmente aquelas referentes a populaes categorizados em algum momento como problemas ou a lugares ditos difceis (Bourdieu,1997, p.11). Um exerccio de pesquisa em notcias de jornais e revistas semanais brasileiros, nos ltimos vinte anos, mostra a tediosa repetio de uma mesma narrativa: os brasiguaios so apresentados como um grupo social formado por centenas de milhares de camponeses brasileiros (as estimativas mais razoveis variam de trezentas a quinhentas mil pessoas), que se transferiram para a fronteira leste do Paraguai na dcada de 1970, expulsos pela monocultura da soja e pela construo de Itaipu, num contexto de disputas geopolticas, e que no Paraguai (apesar de terem levado o progresso econmico ao campo) enfrentam srios problemas de documentao, titulao de terras e conitos com o movimento campons paraguaio. Essa mesma representao aparece nas audincias pblicas realizadas na Assemblia Legislativa do Estado do Paran ou no Congresso Nacional, nos inmeros seminrios realizados por instncias de governo dos dois pases para tratar do assunto e nos discursos de polticos e diplomatas. Se invertermos o olhar e pesquisarmos em jornais e revistas paraguaios, como bem demonstra Albuquerque (2005), teremos uma outra viso, tambm homogeneizadora, dos brasileiros que vivem no Paraguai: empresrios ricos, imperialistas, atrados pelos baixos preos das terras e pela abolio da proibio de compra de terras por estrangeiros (promovida por Stroessner, em 1967), introdutores da monocultura da soja, responsveis pela expanso da sola transgnica no pas, expulsores de camponeses sem terra e ndios e devastadores das orestas e do meio ambiente. Tentar fugir das representaes miditicas e politicamente dominantes, neste artigo, sem novo investimento em trabalho de campo,2 poderia levar a um relativismo subjetivista, quase cnico, no qual as superposies e espelhamentos
SCREVER SOBRE

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

137

de identidades e deslocamentos territoriais terminariam fatalmente conduzindo a uma viso desubstancializada da situao social de milhares de pessoas que vivem e transitam por territrios limtrofes do Brasil e do Paraguai. Recorri ento idia de cartograa, desenvolvida por autores como Deleuze, Guattari e Boaventura de Souza Santos. Diferentemente da percepo cartesiana de um mundo passvel de ser descoberto e revelado, a cartograa nos permite fugir da confuso entre conhecimento e mundo (Costa, 2005, p.46), onde cada mapa serve a funes diferentes e representa coisas diversas (ibidem). Os mapas que utilizo so algumas dissertaes, alguns relatrios, teses e artigos escritos desde os anos 1990, e que sero apresentados de forma a apontar para mltiplas perspectivas, fragmentos e possibilidades de compreenso. Obviamente, no se trata de uma cartograa completa. Existem muitos outros trabalhos de pesquisadores brasileiros, das mais diversas reas, sobre brasileiros no Paraguai. Tambm no inclui a produo de pesquisadores paraguaios, embora o tema seja analisado h muito tempo por intelectuais de renome como Ramn Fogel, Marcial Riquelme, Domingo Laino e Toms Palau, entre tantos outros.3 Trata-se, nesse sentido, de uma das tantas cartograas possveis, que deve ser ampliada e modicada.

Mapa 1 Brasileiros no Paraguai como camponeses em situao de injustia


Ccia Cortz autora de um dos principais trabalhos nessa perspectiva. Trata-se do livro Brasiguaios: os refugiados desconhecidos (1994?), no qual analisa o surgimento do fenmeno dos brasiguaios a partir do processo de concentrao de terras no Sul do pas, especialmente no Estado do Paran, e a transferncia desse processo para o Paraguai a partir de facilidades oferecidas pelo governo Stroessner a grandes proprietrios, companhias colonizadoras e grileiros brasileiros. Cortz mostra como se deu, a partir da, a abertura de uma frente de trabalho para milhares de famlias de arrendatrios, empregados rurais e pequenos proprietrios agrcolas brasileiros, sados das mais diversas regies do pas e com passagem obrigatria pelo oeste paranaense. O encerramento das atividades de consolidao dos grandes imveis e problemas de legalizao fundiria das pequenas propriedades levou, anos depois, a uma crise social que fez que mais de mil famlias voltassem de forma organizada ao Brasil, em dezembro de 1985, com o apoio poltico da Comisso Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A autora analisa todo o processo de organizao do retorno e o cotidiano nos acampamentos e no assentamento em Ivinhema (MS). Analisa tambm o processo de mobilizao do movimento campons paraguaio e os conitos que se seguiram com os brasileiros que permaneceram no pas vizinho, ao mesmo tempo que identica o cerco do Estado brasileiro s tentativas de retorno de novas famlias.
138

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

No captulo nal, Cortz denuncia os limites da categoria cidados do Mercosul, por no incluir pequenos agricultores e demais setores empobrecidos dos estados nacionais envolvidos. Denuncia igualmente o que chama de subimperialismo brasileiro em relao ao Paraguai, e encerra seu livro anunciando a criao do Movimento pelo Repatriamento dos Brasiguaios. Tal movimento foi o resultado da articulao de organizaes camponesas dos dois pases e propunha que os agricultores brasileiros sem terra que quisessem permanecer no Paraguai deveriam incorporar-se luta dos campesinos paraguaios, ao passo que aqueles que quisessem retornar deveriam ser considerados refugiados polticos e solicitar apoio internacional para reingressar no Brasil.4 Na mesma linha de reexo de Cortz, temos a dissertao de mestrado em Geograa Humana de Luiz Carlos Batista, intitulada Brasiguaios na fronteira: caminhos e lutas pela liberdade, defendida na Universidade de So Paulo em 1990. O trabalho se destaca pela acurada anlise do mercado de terras no oeste do Paran e na fronteira leste paraguaia. Diferentemente dos trabalhos de Cortz e Batista, resultantes de tempos longos de pesquisa de campo e de reexes, temos dois livros produzidos a partir de reportagens jornalsticas na Regio Leste paraguaia. Carlos Wagner (1990, p.9), reprter do jornal Zero Hora, escreveu Brasiguaios: homens sem ptria, no qual pretende
mostrar as entranhas do poder poltico, econmico e social paraguaio e sua relao com os 350 mil camponeses brasileiros, atrados at l pelas promessas de terras fartas e facilidades para o trabalho. Esta atrao no se deu por acaso, mas foi construda com muito carinho a partir de 1959, pelos governos do Paraguai e do Brasil. A este era interessante ter uma massa de brasileiros nas terras do pas vizinho. Uma espcie de segurana para fazer o governo daquele pas cumprir todos os acordos. Em especial os que envolvem a Hidreltrica de Itaipu. Ao Paraguai interessava reter mo-de-obra altamente especializada e preos baixssimos. E estes camponeses acabariam por colocar o Paraguai no mercado internacional de gros [...] E o que ganharam com isso? Nada, a no ser um apelido: brasiguaios homens, mulheres e crianas que vivem amedrontados diante da possibilidade de serem expulsos de uma hora para outra.

Jos Luiz Alves (1990), jornalista com atuao no Estado do Mato Grosso do Sul, escreveu Brasiguaios: destino incerto, em cuja contracapa destaca-se a existncia de um projeto de lei em tramitao no Congresso paraguaio que delimita faixas de seguranas nas fronteiras, proibitivas a estrangeiros. Se aprovado, mais de 300 mil brasileiros, responsveis por 55% da economia agrcola do Paraguai podem vir a engrossar a leira dos sem-terra no Brasil. Prossegue o texto:
Durante as ditaduras brasileira e paraguaia, nossos trabalhadores rurais, enxotados de suas reas de produo, foram atravessando para o outro lado com vistos de permanncia com durao de 30 a 90 dias. Fiis a suas razes e sob vistas grossas da scalizao aduaneira, os brasileiros vm arrastando esses prazos ao

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

139

longo dos anos, sem a preocupao da legalidade da permanncia. Com a queda das duas ditaduras e com o esprito nacionalista dominante entre os guaranis, os brasiguaios, produtores majoritrios da cota de exportao de soja de um pas duas vezes menor que o Estado do Mato Grosso e dono de 4,5 milhes de cabeas de gado, encontram-se, agora, na total dependncia dos dois governos, podendo perder de uma hora para outra tudo que levaram 15, 20 anos para conquistar. (Alves, 1990, contracapa)

Trabalhos como os de Wagner e Alves ajudaram a construir a noo miditica de problema brasiguaio ou de questo brasiguaia. Como arma Champagne (1997, p.63), os mal-estares sociais apenas passam a ter uma existncia visvel quando falados na mdia. A partir desse momento, sofrem deformaes porque longe de se limitar a registr-los, o tratamento jornalstico f-los experimentar um verdadeiro trabalho de construo, que depende muito amplamente dos interesses prprios deste setor de atividade. Segundo o socilogo francs, as pesquisas jornalsticas, fruto de um breve trabalho de campo, acabam muito mais prximas de uma investigao policial ou judiciria do que de uma pesquisa sociolgica. A concorrncia, por sua vez, tende a estimular abordagens sensacionalistas. Muitos jornalistas que se sentem teis por denunciarem a violao de direitos de um determinado grupo social, paradoxalmente, correm o risco de contribuir para sua estigmatizao. E uma vez construda uma representao social pela mdia, ela tende a perdurar mesmo com desmentidos e correes posteriores, isso porque ela nada mais faz, na maioria das vezes, que reforar as interpretaes espontneas e mobiliza, portanto, os prejulgamentos e tende, por isso, a redobr-los (ibidem, p.64). Nessa viso miditica, em que os brasiguaios, entendidos como unidade de anlise, so tambm apresentados como vtimas de injustia, transparece um olhar extremamente elitista, etnocntrico e preconceituoso em relao ao povo e nao paraguaios, de tal forma naturalizado que persiste, sem constrangimentos, nos noticirios atuais.5

Mapa 2 Brasileiros no Paraguai como grupo tnico em situao de fronteira


Em minha dissertao de mestrado, intitulada Brasiguaios: conito e identidade em fronteiras internacionais (Sprandel, 1992), analisei o surgimento da identidade brasiguaios a partir da mobilizao poltica de famlias camponesas que retornaram organizadamente ao Brasil em 1985, no incio da Nova Repblica. Por meio das noes e dos conceitos de etnicidade e nao, analisei as relaes dos grupos familiares que assim se identicavam com os aparelhos de poder e com mediadores externos que intermediavam sua relao com a sociedade nacional. Optei pelo estudo da situao por meio de noes e conceitos referentes a grupos tnicos e suas fronteiras, uma vez que me pareceu que pens-la como imigrao ou como parte do processo de mobilizao camponesa que ocorria ento
140

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

em todo o Brasil no contemplaria sua complexidade. Mesmo para aqueles que optaram por uma estratgia de adaptao que implicava registro dos lhos como cidados paraguaios e aprendizado das lnguas ociais do pas, o Paraguai no foi exatamente um pas escolhido para emigrar. A opo pelo Paraguai parece ter se congurado antes como possibilidade de acesso a novas reas de terras agriculturveis, da melhor qualidade, pelas condies facilitadas. Essas terras situamse muito prximas ao Brasil, e esse se faz presente nas transmisses de rdio e televiso. Alm disso, permanente o contato social e econmico com cidades paranaenses e sul-mato-grossenses, limtrofes. Ao fazer presso, entretanto, sobre o territrio brasileiro, e no sobre um imvel rural especco, os grupos familiares que se identicaram como brasiguaios inseriram-se de forma distinta no conjunto de mobilizaes camponesas pela terra. Sua nfase na nacionalidade brasileira e na denncia de situaes de injustia vividas no Paraguai, embora no se caracterizassem como conitos tnicos com a populao paraguaia, revelava a utilizao de elementos e categorias tnicas na conduo das diversas etapas de uma mobilizao que cou registrada como um dos principais conitos pela posse da terra da poca. Em minha anlise, pude vericar que, sob a hegemonia que a identidade brasiguaios procurava traduzir, eram divisveis grupos familiares de naturalidades diferentes (unidades da federao) e de condies econmicas (pequenos proprietrios, arrendatrios, posseiros e assalariados rurais) diversas. A unidade era acionada a partir do momento que estavam mobilizados politicamente para fora. Teoricamente, trabalhei com os conceitos de grupo tnicos e fronteiras tnicas, estudados por Frederik Barth, que permitem que possamos diferenciar internamente o grupo em estudo sem descaracteriz-lo como tal, percebendo as diferentes estratgias de navegabilidade social que utilizam. Depois de discutir a construo da identidade brasiguaios a partir dos documentos que esses enviaram aos rgos ociais, incorporei anlise as histrias de vida e a etnograa do cotidiano de alguns grupos familiares ligados s lideranas do movimento. Meu trabalho de campo aconteceu cinco anos depois da mobilizao pela terra, quando j estavam assentados no Projeto de Assentamento Novo Horizonte, em Ivinhema (MS). Como resultado, coletei narrativas diversas sobre a deciso de transferir-se para o Paraguai e sobre os anos vividos naquele pas. Tais narrativas relativizam os documentos e depoimentos produzidos no tempo do acampamento. Da mesma forma, a observao da intensa movimentao entre o assentamento e cidades paraguaias relativiza a idia de terra prometida e aponta para uma percepo da mobilizao dos chamados brasiguaios como parte de estratgias familiares para reproduo econmica e social.6

Mapa 3 Brasileiros e paraguaios em situao de interao: a dinmica das identidades nacionais


A tese de doutorado em Sociologia Fronteiras em movimento e identidades nacionais a imigrao brasileira no Paraguai, de Jos Lindomar Coelho AlESTUDOS AVANADOS
141

20 (57), 2006

Foto Folha Imagem/Jlio Covelo - 12.9.2001

Manifestao a favor de mais vagas para paraguaios no comrcio da fronteira com o Brasil.

buquerque, defendida em 2005 na Universidade Federal do Cear, alm de um levantamento cuidadoso sobre o nmero de brasileiros no Paraguai, seus uxos migratrias e sua estraticao social, analisa o desenvolvimento econmico das reas de colonizao brasileira, o aumento do poder poltico dos brasileiros e a inuncia cultural brasileira na zona de fronteira. O autor tambm analisa os conitos de terra envolvendo campesinos e brasileiros e as disputas em torno da aprovao de uma nova lei de segurana nas fronteiras (com a verso de brasileiros e paraguaios sobre tais temas). anlise da importncia simblica das imagens do passado nos conitos do presente (percepo dos brasileiros como novos bandeirantes, representaes e verses da Guerra do Paraguai, a imigrao brasileira como herana de Stroessner etc.), Albuquerque acrescenta os conitos cotidianos entre brasileiros e paraguaios baseados sobretudo em distintas noes de trabalho. O autor realizou seu trabalho de campo nas cidades de Santa Rita, Santa Rosa, San Alberto, Mbaracayu (Departamento Alto Paran), Salto del Guayra (Canindeyu) e Pedro Juan Caballero (Amambay), e vericou como as identicaes nacionais e tnicas so estabelecidas e acionadas a todo o instante nas regies de fronteira: brasileiro, paraguaio, brasiguaio, imigrante, nativo, estrangeiro, cidado, colono brasileiro, descendente de alemo, paraguaio legtimo e puro etc. Nessa mesma linha de identicao de jogos identitrios na interao entre brasileiros e paraguaios na fronteira leste paraguaia, temos a dissertao de mestrado Des-caminhos brasileiros em terras paraguaias, de Marcelo Santa Brbara, defendida em 2005 no Departamento de Geograa da Universidade Federal
142

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

Foto Folha Imagem/Juca Varella

A fronteira do Brasil com o Paraguai demarcada por uma rua asfaltada. Do lado esquerdo da pista, ca a paraguaia Capitn Bado; do direito, Coronel Sapucaia (MS).

Fluminense. O trabalho de Santa Brbara (2005a) traz para nossa cartograa a idia de que existem diferentes nveis de territorializao entre o que chama de classes dominantes e imigrantes ilegais. Para o primeiro grupo, que tem sua
ESTUDOS AVANADOS
20 (57), 2006

143

situao migratria regularizada (muitos j sendo cidados paraguaios), haveria uma grande mobilidade transfronteiria, ligada sua insero a circuitos comerciais, nanceiros e polticos da regio e mesmo do Hemisfrio Norte.7

Mapa 4 A geograa e formao de um espao brasiguaio


Sylavain Souchard, doutor em Geograa pela Universit de Poitiers com a tese La formation dun espace brsiguayen dans lEst du Paraguay. Migrations pionnires brsiliennes et organisations socio-spatiales dans lOriente du Paraguay (2001), defende a existncia de um novo espao na Amrica do Sul, a fronteira paraguaia-brasileira. Segundo ele, na fronteira leste do Paraguai, os brasileiros estruturaram um espao original, chamado de brasiguaio: um espao que j no totalmente paraguaio, tampouco uma mera extenso do oeste do Brasil meridional, um territrio de contato entre estruturas territoriais locais, nacionais, macrorregionais e at mundiais. Sua tese foi publicada na Frana, em 2002, com o ttulo Pionniers brsiliens au Paraguay. Em seu trabalho, arma que a colonizao brasileira favorece a integrao econmica e poltica do Paraguai, ao mesmo tempo que aprofunda sua dependncia externa. Souchard entende que a regio de fronteira hoje o principal ponto de discusso sobre o lugar do Paraguai no Mercosul.

Mapa 5 Brasileiros no Paraguai como grupo lingstico


A lingstica tem estudado os brasileiros no Paraguai do ponto de vista dos contatos lingsticos. Destacam-se os artigos de Wolf Dietrich (Os brasiguaios no Brasil: aspectos fonticos e gramaticais), de Haralambos Symeonidis (Os brasiguaios no Brasil: o uso das preposies com o verbo ir) e de Harald Thun (Os brasiguaios no Paraguai: o comportamento lingstico dos brasileiros que vivem no Paraguai, segundo os materiais do Atlas Lingstico Guarani-Romnico). Esses artigos esto publicados no livro O portugus do Brasil. Perspectivas da pesquisa atual, organizado pelos pesquisadores da Universitt Mnster Wolf Dietrich e Volker Noll, publicado em 2004, na Europa. No Brasil, temos a tese de doutorado de Maria Elisa Pires Santos, O cenrio multilnge/multidialetal de fronteira e o processo identitrio de alunos brasiguaios no contexto escolar, defendida em 2004, na Unicamp. Os alunos estudados por Santos so lhos de brasileiros que migraram para o Paraguai e retornaram para o Brasil, xando-se em Foz do Iguau e cidades vizinhas. Esses alunos, que tm como primeira lngua o portugus (e/ou outra lngua como o alemo, italiano ou polons), foram alfabetizados no Paraguai na lngua espanhola e guarani. Ao retornarem, precisam dar conta da lngua portuguesa escrita, que no dominam. O objetivo desse trabalho foi investigar como a interao construda em atividades de letramento interfere no processo identitrio do aluno brasiguaio, em contexto escolar multilnge rural. Como resultado de sua abordagem, Santos pretendeu trazer tona a complexidade inerente denominao brasiguaio. Alm disso, seu trabalho permite ir alm da compreenso de que apenas as relaes desiguais de poder so reveladas nas prticas discursivas das
144

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

crianas. Existiriam tambm interstcios nos quais h espao para a resistncia e para o engendramento de novos modos de vida.

Mapa 6 Outras perspectivas acadmicas


Na Antropologia, temos o trabalho de Fernando Rabossi, fundamental para uma melhor compreenso do comrcio entre Foz do Iguau (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai), que resultou na tese de doutorado Nas ruas de Ciudad del Este: vidas e vendas num mercado de fronteira, defendida em 2005, no Museu Nacional. O autor analisa a fronteira em questo (especialmente no que se refere s dinmicas espaciais e temporais) como um espao de inter-relaes que se estrutura a partir de diferenas. Do mestrado em Integrao Latino-Americana, da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), temos a dissertao Uma anlise crtica da transferncia de presos entre o Brasil e o Para-guai (2003), de Donria Silvia de Camargo Sannazzaro Smith, que analisa o tratado de transferncia de presos entre o Brasil e o Paraguai, luz dos direitos humanos.

Mapa 7 Brasileiros no Paraguai como brasileiros no exterior


Na dcada de 1990, milhares de brasileiros deixam o pas em busca de trabalho no Hemisfrio Norte. Essa nova realidade levou ao surgimento das categorias brasileiros no exterior e emigrao brasileira, nas quais os brasileiros que vivem no Paraguai foram incorporados.8 Seus deslocamentos populacionais, no entanto, diferenciam-se daqueles realizados para os Estados Unidos, Europa, Japo e outros pases de alm-mar em, no mnimo, dois pontos: vm acontecendo h cerca de trinta anos para pases limtrofes e os emigrantes so basicamente agricultores ou pessoas que realizam atividades acessrias ao mundo campons. Estudar esse tipo de emigrao no contexto maior do fenmeno emigrao brasileira contempornea levou a uma ampliao dos elementos de reexo. realidade localizada das linhas, colnias, pueblos ou bairros dos brasileiros em pases limtrofes, foi preciso acrescentar dados sobre as reivindicaes e as mobilizaes de outras comunidades brasileiras no exterior (a maioria delas no Hemisfrio Norte) e incorporar toda a discusso sobre as migraes internacionais no sculo XXI.9 Pode-se dizer, entretanto, que os brasileiros no Paraguai (assim como aqueles que vivem ou transitam por territrios de pases limtrofes) conguram uma espcie de brasileiros no exterior de segunda categoria, cujo valor mais numrico (segundo o Itamaraty, o segundo maior grupo de brasileiros no exterior, suplantado apenas pelos brasileiros que vivem nos Estados Unidos) do que poltico.10 As poucas iniciativas de defesa de interesses de brasileiros no exterior ou de criao de polticas pblicas para o atendimento de suas necessidades so pensadas sobretudo tendo em vista os brasileiros no Hemisfrio Norte. Recentemente, em seminrios realizados com representantes de mais de trinta municpios do oeste paranaense (e um do Mato Grosso do Sul),11 veriquei que praticamente a totalidade desses municpios tinha moradores vivendo
145

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

no Paraguai, ao mesmo tempo que recebia demandas de brasileiros residentes no pas vizinho (especialmente nas reas de sade e assistncia social). A grande maioria desses municpios tambm tem registro de populao vivendo no Hemisfrio Norte. muito provvel que investimentos em trabalho de campo na regio encontrem grupos familiares com parte de seus integrantes vivendo no Paraguai e outros vivendo em Portugal, por exemplo. Avanar por essa linha de pesquisa poderia identicar se a emigrao para o Hemisfrio Norte representa uma forma de manuteno da condio camponesa de integrantes do grupo familiar que permaneceram no Brasil. Demonstra, de antemo, que a necessidade de sobrevivncia e os processos de atrao tm levado para muito mais longe uma populao que tradicionalmente seguia apenas as frentes de expanso ou as frentes pioneiras da regio.

Mapa 8 Brasileiros no Paraguai do ponto de vista de polticas pblicas


No artigo indito Polticas pblicas para o atendimento das demandas de cidados brasileiros no exterior primeiras observaes (Sprandel & Schelb, 2003), que escrevi com a colaborao do Procurador da Repblica Guilherme Zanina Schelb, percebe-se que os brasileiros no exterior tm demandado do governo brasileiro, em diversos momentos histricos, terras, documentao e regularizao da sua situao migratria, repatriamento, atendimento a presos e detidos, polticas pblicas e direito de representao poltica. Ao faz-lo, mobilizaram o Poder Executivo, seus rgos de segurana pblica, seus rgos fundirios, sua diplomacia e mais recentemente o Ministrio da Justia, o Ministrio Pblico e os rgos ociais ligados rea de direitos humanos. Tambm so demandados ou agem como mediadores o Poder Legislativo (federal e estaduais), as igrejas, os movimentos sociais e as entidades de defesa dos direitos humanos. Em relao aos brasileiros que vivem no Paraguai, nas dcadas de 1970 e 1980, seus problemas eram analisados luz de uma matriz militar. A geopoltica era padro de pensamento consagrado e servia de justicao para polticas pblicas, notadamente a de ocupao das fronteiras nacionais com populao civil. A ao do governo militar sobre os territrios brasileiros fronteirios, considerados de segurana nacional, foi intensa. Entre 1972 e 1975, apenas nos estados do Mato Grosso do Sul e Paran, atingiu 167.034 hectares, sob a forma de Projetos Integrados de Colonizao. Tais projetos, consoante documentos ociais, objetivavam resolver problemas de tenso social envolvendo agricultores, bem como propiciar a ocupao racional de reas estratgicas para o desenvolvimento nacional (Meaf, 1984, p.6). A construo de hidroeltricas, parte dessa estratgia geopoltica, acabou tendo papel importante na transferncia de milhares desses brasileiros para o Paraguai. Quando parte deles comeou a retornar, nos anos 1980, o que estava em questo era a necessidade de terras. Mas para resolver o problema foram acionadas, alm dos rgos fundirios, as foras de segurana. Mesmo a redemocrati146

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

Foto Folha Imagem/Christian Rizzi - 1.8.2004

Vista area da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai (ao fundo).

zao do pas, iniciada em 1985, no signicou o abandono de velhos padres. A novidade foi a valorizao da diplomacia para a resoluo dos conitos. A via diplomtica, ao atuar na mediao com o governo paraguaio, s pde avanar no sentido de defender a necessidade de cadastramento de brasileiros em territrio paraguaio e da regularizao de sua documentao pessoal e situao migratria. Quando aos brasileiros no Paraguai se somaram milhares de outros que emigraram para o Hemisfrio Norte, o governo brasileiro, por intermdio do Itamaraty, decidiu investir na assistncia e proteo ao cidado brasileiro no exterior. Para tanto, o Ministrio das Relaes Exteriores implantou um conjunto de medidas: a criao de Conselhos de Cidados; a instituio de consulados itinerantes; a modernizao e extenso da rede consular brasileira; o treinamento de pessoal e a edio de cartilhas consulares. Tais medidas pouco afetaram os brasileiros que vivem no Paraguai. Tambm foram consideradas insucientes pelas comunidades organizadas de brasileiros no exterior, como a Casa do Brasil de Lisboa, que exigem do Estado brasileiro polticas mais amplas para o atendimento de suas demandas nas reas de negcio, sade, trabalho, previdncia social, representao poltica etc. Os brasileiros que vivem no Paraguai, no entanto, no tm participado dessa mobilizao. No estavam presentes no I Simpsio Internacional sobre Emigrao Brasileira (promovido pela Casa do Brasil de Lisboa, em 1997) nem no I Encontro Ibrico da Comunidade de Brasileiros no Exterior (em 2002, tambm em Lisboa, com o apoio do Ministrio Pblico Federal). Foi deliberao desse ltimo evento que o Estado brasileiro deveria garantir aos emigrantes direitos de cidadania, por meio de polticas pblicas voltadas para sua defesa.
ESTUDOS AVANADOS
20 (57), 2006

147

No momento, a comunidade organizada de brasileiros no exterior ainda aguarda a denio de uma instncia governamental para atender s suas demandas. Uma vez criada, essa instncia ocial dever ter a sensibilidade para entender as diferenas regionais, para que os brasileiros que vivem no Paraguai ou outros pases limtrofes recebam um tratamento especco.

Mapa 9 Os brasileiros que vivem no Paraguai e os organismos internacionais


O fato de viverem na trplice fronteira complexica ainda mais as j multifacetadas representaes sobre os brasileiros que esto no Paraguai. Para comear, trata-se de uma regio que vem sendo insistentemente acusada de acobertar ou nanciar terroristas internacionais. Nela, organismos internacionais como a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef) e a Organizao Internacional para as Migraes (OIM) tm investido em projetos de combate explorao sexual comercial de crianas e adolescentes, ao trco de seres humanos e em diagnsticos da situao de crianas e adolescentes nos mais diversos aspectos.12 Em tais estudos, ca evidente a intensa circulao de pessoas na regio:
Faz parte da estratgia de sobrevivncia de muitas famlias, que vivem na regio em estudo, a procura por servios ou trabalho no outro lado da fronteira, sempre que consideram que ali tero melhores possibilidades de assistncia social bsica ou melhores empregos. Como exemplo, pode-se citar o caso de brasileiros que trabalham no comrcio de Ciudad del Este ou nas reas agrcolas dos departamentos paraguaios e argentinos selecionados. H o registro, igualmente, de brasileiros que procuram em Misiones remdios ambulatoriais gratuitos oferecidos pelo Plan Remediar. Inversamente, verica-se a procura, por paraguaios e argentinos, de testagem e tratamento gratuito para Aids no Brasil. So inmeras as situaes de brasileiros que vivem na Argentina ou no Paraguai e que matriculam seus lhos em escolas brasileiras ou que procuram no Brasil servios gratuitos de sade. Todas essas situaes, como veremos mais adiante, apontam para uma grande circulao de pessoas (inclusive crianas e adolescentes) entre os trs pases, que precisa ser melhor estudada. (Unicef, 2005, p.17-8)

O estudo do Unicef demonstra que a construo de polticas pblicas ecientes nas reas socioeconmica ou de segurana precisa levar em considerao que a trplice fronteira uma regio formada por pessoas que pertencem a diferentes nacionalidades, etnias e culturas e que esto permanentemente envolvidas em movimentos migratrios:
Paraguai e Argentina tm presena signicativa de crianas e adolescentes que migram com suas famlias de pases limtrofes (brasileiros e argentinos no Paraguai e paraguaios e brasileiros na Argentina) [...] Nos municpios brasileiros selecionados [...] grande a demanda de brasileiros que vivem no Paraguai, os chamados brasiguaios, residentes principalmente nos departamentos de Alto Paran e Canindey. Famlias de brasiguaios, muitas vezes acompanhadas de crianas e adolescentes, procuram no Brasil atendimento nos servios pblicos

148

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

de sade (inclusive atendimento neonatal), educao e assistncia social. Tambm comum a procura por assistncia jurdica, documentao (inclusive registro de nascimento) e aposentadoria, alm da procura por empregos, comrcio, terras e moradia. Na regio tambm se vericam deslocamentos sazonais de famlias para outras regies agrcolas do pas, para plos industriais regionais e para pases do hemisfrio norte, especialmente Estados Unidos, Inglaterra, Japo e Portugal [...] Nos departamentos paraguaios selecionados, alm de considervel populao de migrantes internos, vivem muitos estrangeiros. Esses so majoritariamente brasileiros e esto distribudos por vrios municpios, especialmente Santa Rita, Santa Rosa del Monday, Hernandarias, Ciudad del Este, Minga Por, Mbaracay e Salto del Guair. (ibidem, p.20-1)

A Organizao Internacional do Trabalho (OIT), por meio do Programa de Eliminao do Trabalho Infantil, selecionou a trplice fronteira para implementar um de seus programas mundiais de combate explorao sexual comercial de crianas e adolescentes. Um dos motivos para isso foi o entendimento de que se tratava de regio marcada pela presena do crime organizado e do trco internacional de drogas, armas e seres humanos. De setembro de 2001 a meados de 2005, com o nanciamento do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a OIT implementou nos municpios de Puerto Iguaz (Argentina), Foz do Iguau (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) o Programa de Preveno e Eliminao da Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes na Fronteira Argentina/Brasil/Paraguai. O programa identicou lacunas legais e props harmonizaes entre os trs pases; contribuir na obteno e anlise de informaes conveis e relevantes sobre a explorao sexual comercial de crianas e adolescentes; fortalecer as instituies pblicas e privadas na formulao e implementao de aes para eliminar o problema; proporcionar ateno nas reas de sade, educao, apoio psicossocial e jurdico a crianas e adolescentes sexualmente exploradas e contribuiu na formulao de polticas e mecanismos de preveno. Numa avaliao nal do Programa, ca claro o quanto a sociedade local foi contaminada e respondeu positivamente s demandas de transformao de uma realidade apresentada de forma extremamente negativa:
O Programa de Preveno e Eliminao da Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes na Fronteira Argentina/Brasil/Paraguai teve repercusses locais, nacionais e internacionais [...] Sobretudo, o projeto da Trplice Fronteira passou a ser visto como uma forma de se trabalhar em fronteira, com outros pases [...] Para as populaes locais, houve o reconhecimento da fora da mobilizao, como no ato de ocupao da Ponte da Amizade [...] A articulao entre operadores de direito foi fundamental para que a discusso sobre explorao sexual comercial de crianas e adolescentes e trco de seres humanos passasse a incorporar a percepo da migrao como um direito. A partir das avaliaes feitas pelos prprios atores nos relatrios lidos e nas entrevistas, acrescidas de nossas reexes, entendemos que a grande lio aprendida foi a conscientizao de que possvel deslocar o Estado de sua centralidade para que a sociedade possa atuar considerando os recursos disponveis, atuais e potenciais. A ttulo de

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

149

concluso, possvel armar que a Regio da Trplice Fronteira, em Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguau (Brasil) e Puerto Iguaz (Argentina) tem hoje um marco de humanidade, solidariedade e desenvolvimento na direo de um futuro melhor, mais justo e harmnico para estas e para as futuras geraes de crianas e adolescentes. (Guimares & Sprandel, 2005, p.161-4)
Foto Folha Imagem/Jorge Arajo - 27.4.2001

Vista area da Ponte Presidente Vargas, que liga Paso de Los Libres a Uruguaiana (RS), fronteira do Brasil com a Argentina.

No livro La trata de personas en el Paraguay, a OIM (2005) identicou um uxo de trco proveniente de Foz de Iguau, tendo como destino Ciudad del Este e as colnias agrcolas brasileiras prximas. O documento faz referncia a vrios casos de adolescentes brasileiras procedentes do Paran e do Rio Grande do Sul, encontradas em prostbulos das colnias brasileiras de San Alberto, Santa Rita, Katuet e outras. O estudo da OIM constatou que das cidades de Caaguaz, Ciudad del Este e Hernandarias tambm saem crianas e adolescentes para as colnias brasileiras de Santa Rita, San Alberto, Katuet, Mbaracay e outras zonas de agricultura extensiva . Embora as organizaes citadas percebam os brasileiros que vivem no Paraguai e transitam pela trplice fronteira sob uma perspectiva humanitria, na qual prevalece a valorizao de atores e programas locais, o cenrio internacional aponta para outra direo. A migrao internacional tem sido tratada preferencialmente no mbito dos acordos de segurana pblica. A Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Internacional (Conveno de Palermo), de 2000, e seus protocolos adicionais sobre Trco de Migrantes e Trco de Seres Humanos foram raticados por dezenas de pases. A Conveno de Palermo entrou em vigor em 20 de setembro de 2003, o Protocolo sobre Trco de Mi150

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

grantes, em 28 de janeiro de 2004, e sobre Trco de Seres Humanos, em 25 de dezembro de 2003. Enquanto isso, a Conveno Internacional sobre Trabalhadores Migrantes e suas Famlias, de 1990, que defende os direitos humanos dos migrantes, entrou em vigor apenas em 1 de julho de 2003 e foi raticada por somente 22 pases. Essa tendncia de criminalizao das migraes em geral, e da regio da trplice fronteira, em particular, um dos aspectos mais preocupantes e de mais difcil anlise desse lugar difcil onde vivem milhares de brasileiros e seus descendentes.13 Nesse sentido, a atuao de organismos internacionais como a OIT e o Unicef, que trabalharam diretamente com governantes locais e com a sociedade civil organizada, tem sido fundamental para estabelecer processos mtuos de conhecimento, trocas de experincias e aes conjuntas. Ao faz-lo, retiram argumentos daqueles que insistem em demonizar a regio.

Observaes nais
Da anlise dessa pequena cartograa aqui apresentada, surgem mais questes do que respostas. Quais as possibilidades para resoluo de um problema brasiguaio? Quais os desdobramentos da questo brasiguaia? Ser uma reforma agrria no Brasil? Ser uma reforma agrria no Paraguai? Ser um aumento no controle das fronteiras? Ser a transnacionalizao de programas sociais que beneciem os milhares de brasiguaios empobrecidos e explorados? Ser um acordo bilateral de regularizao migratria? Seria a ampliao dos direitos polticos dos brasileiros no exterior, com a possibilidade de elegerem seus representantes para a Cmara dos Deputados? Ser a entrada em vigor da livre-circulao prevista nos acordos do Mercosul? Ser o desenvolvimento de um sentimento nacional paraguaio entre os descendentes de brasileiros que vivem no pas vizinho? A busca de respostas ou o renamento de perguntas est presente em cada um dos trabalhos aqui citados ou analisados. Como desao, talvez precisemos saber identicar melhor o signicado de certos silenciamentos. Diante de to fragmentada situao social, no se percebe claramente qual a posio de setores importantes dos governos dos dois pases. Tampouco ca claro o que pensam setores inuentes da comunidade de brasileiros no Paraguai e de empresrios e grandes comerciantes paraguaios. O que pensam os comerciantes e as autoridades locais de municpios brasileiros limtrofes? O que pensam os desempregados que perambulam pelas fronteiras atrs de trabalhos informais? Em que situao esto os pequenos proprietrios e arrendatrios? O que tm dito as lideranas do movimento campesino paraguaio? E os ambientalistas do pas vizinho? Tambm precisamos identicar melhor o signicado das insistentes, montonas e pouco brilhantes referncias aos brasileiros no Paraguai em locais de deciso poltica. Recentemente, no Senado Federal, em Braslia, o chanceler brasileiro Celso Amorim falava sobre a nacionalizao dos hidrocarburetos na Bolvia e o anncio de uma reforma agrria nos departamentos fronteirios de Pando e Santa Cruz, onde esto produtores de soja brasileiros.
ESTUDOS AVANADOS
151

20 (57), 2006

Mais de um dos senadores presentes aventou a hiptese de que o mesmo poderia acontecer no Paraguai, com a nacionalizao de Itaipu e a expulso dos brasiguaios. Embora se tratasse de um argumento sobretudo ideolgico (uma crtica poltica externa do governo), chama a ateno que os brasiguaios sejam mais uma vez acionados de forma homognea, quase como um bloco opaco de pessoas que poderia ser deslocado de um lado para o outro do tabuleiro geopoltico do Cone Sul. O que est por trs desse renascimento (ou retorno superfcie) da percepo dos brasileiros no Paraguai como questo de segurana nacional? O que h em comum entre os sojeros brasileiros no Paraguai e na Bolvia? Quais seus interesses e quais seus compromissos com os pases onde se instalam? Que relaes constroem com as populaes locais? Que elementos tnicos e nacionais esto envolvidos nas nossas percepes em relao ao Paraguai e Bolvia? Para Bourdieu (1997), os lugares difceis, como a fronteira Paraguai/Brasil, so antes de tudo difceis de descrever e difceis de pensar. Diante de imagens simplistas e unilaterais sobre estes lugares, sugere sua substituio por uma representao complexa e mltipla, fundada na expresso das mesmas realidades em discursos diferentes, s vezes inconciliveis (ibidem, p.11). Procurei, neste artigo, identicar alguns dos pesquisadores que esto envolvidos na difcil tarefa de escutar (e traduzir) a pluralidade de perspectivas em jogo. Cada um, com seus pequenos mapas, ajuda a compor uma cartograa que busca corresponder pluralidade de pontos de vista coexistentes na regio e que so, muitas vezes, diretamente concorrentes. Todos, sua maneira, buscaram ir alm das aparncias para remontar aos verdadeiros determinantes econmicos e sociais que esto por trs dos malestares sociais e da construo de lugares difceis. Por trs de tantas tarefas e tantos desaos, a esperana no que Bourdieu via como uma possibilidade da reexo sociolgica: levar conscincia os mecanismos que tornam a vida dolorosa. O que o mundo social faz, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer (Bourdieu, 1997, p.735).
Notas
1 Note-se que a prpria categoria brasileiros no Paraguai, que uso de forma naturalizada neste artigo, deve ser relativizada, pois inclui lhos e netos de cidados brasileiros que j nasceram em territrio paraguaio e foram registrados naquele pas. 2 Realizei trabalho de campo entre brasileiros que vivem ou viveram no Paraguai no comeo da dcada de 1990, como parte de meu mestrado em antropologia social (Sprandel, 1992). 3 So exemplos da valiosa contribuio paraguaia ao tema publicaes como Paraguai: fronteiras e penetrao brasileira, de Domingo Laino (1979); o artigo Brasiguaios, de Toms Palau, publicado em Migraes Internacionais, contribuies para polticas (2001) e Enclave sojero: merma de soberania y pobreza, organizado por Fogel & Riquelme (2005).

152

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

4 O movimento teria vida curta, atropelado pelas pautas e urgncias dos movimentos camponeses dos dois pases e prejudicado pela fora da questo nacional na mobilizao paraguaia. 5 Esse mesmo tipo de representao reapareceu recentemente, com toda a fora, nas reportagens, editoriais e artigos jornalsticos que analisaram a nacionalizao dos hidrocarburetos na Bolvia. Sobre a percepo do Brasil em relao ao Paraguai, ver Sprandel (1997). 6 Considero esse aspecto da dissertao minha melhor contribuio para o entendimento dos deslocamentos fronteirios na regio. Para uma anlise resumida do tema, ver Sprandel (2004). 7 As principais linhas analticas da dissertao foram publicadas no artigo Brasiguaios: territrios e jogos de identidades (Santa Brbara, 2005b). 8 A Comisso Nacional de Populao e Desenvolvimento publicou, em 2001, o livro Migraes Internacionais Contribuies para polticas. Nele, os brasileiros no Paraguai so analisados no captulo Brasileiros no exterior, pelo socilogo paraguaio Toms Palau (2001). 9 Analiso essa mudana de enfoque no artigo A terra estrangeira, mas a da minha roa igual: terras e territrios no cotidiano de camponeses brasileiros emigrantes (Sprandel, 1998). 10 Embora no contexto local e regional seja distinto. Os brasileiros que vivem em Santa Rita, no Paraguai, por exemplo, tm maior poder de presso poltica sobre instncias decisrias (governos municipais/ estaduais e parlamentares) do que os brasileiros que esto em Boston ou Lisboa. Isso pode ser explicado por dois motivos: a proximidade fsica e a potencial capacidade de participao nos processos eleitorais, uma vez que muitos mantm seus ttulos de eleitor brasileiros. 11 Os seminrios foram realizados no segundo semestre de 2005 nas cidades paranaenses de Toledo e Foz do Iguau, como parte integrante de um diagnstico da situao da criana e do adolescente na Trplice Fronteira, promovido pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef). 12 Alguns dos resultados desses investimentos dos organismos internacionais na regio podem ser consultados em: <http://www.oit.org.pe/ipec/esci/documentos/esci_ 3ple_por_armonizacion_legislativa.pdf>; <http://www.oit.org.pe/ipec/boletin/documentos/sensi_for_instir_por.pdf>; <http://www.oit.org.pe/ipec/documentos/ unicef_triplefrontera.pdf>; e <www.oimconosur.org/docs/pdf/340.pdf>. 13 A regio de fronteira entre o Brasil e o Paraguai invariavelmente apresentada pela mdia como uma regio marcada pela violncia e por diversas modalidades de atividades criminosas (trco de armas, drogas e seres humanos, explorao sexual comercial de crianas e adolescentes, presena de quadrilhas especializadas em roubo de carros e contrabando etc.). Um exemplo dessa representao o livro O pas-bandido, escrito pelo jornalista Carlos Wagner (2003), a partir de uma srie de reportagens publicadas no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS).

Referncias bibliogrcas
ALBUQUERQUE, J. L. C. Fronteiras em movimento e identidades nacionais. A imi-

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

153

grao brasileira no Paraguai. Fortaleza, 2005. Tese (Doutorado) Programa de PsGraduao em Sociologia, Universidade Federal do Cear. ALVES, J. L. Brasiguaios: destino incerto. So Paulo: Global, 1990. BATISTA, L. C. Brasiguaios na fronteira: caminhos e lutas pela liberdade. So Paulo, 1990. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Filosoa, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. BOURDIEU, P. A misria do mundo. Petrpolis: Vozes, 1997. CARVALHO, H.; ROMERO, A.; SPRANDEL, M. A. (Coord.) A explorao sexual comercial de crianas e adolescentes nas legislaes da Argentina, Brasil e Paraguai: alternativas de harmonizao para o Mercosul. Assuno: OIT/Programa IPEC Sudamrica, 2004. CHAMPAGNE, P. A viso meditica. In: BOURDIEU, P. A misria do mundo. Petrpolis: Vozes, 1997. CORTZ, C. Brasiguaios: os refugiados desconhecidos. s. l.. Brasil Agora, 1994? COSTA, A. A. Cartograa da racionalidade moderna. In: MILOVIC, M.; SPRANDEL, M. (Org.) Sociedade e diferena. Braslia: Casa das Musas, 2005. DIETRICH, W.; NOLL, V. O portugus do Brasil. Perspectivas da pesquisa atual. Madrid, Frankfurt: Iberoamericana, Vervuert, 2004. FOGEL, R.; RIQUELME, M. Enclave sojero: merma de soberania y pobreza. Asuncin: Ceri, 2005. GUIMARES, A. O.; SPRANDEL, M. A. Coleo de boas prticas e lies aprendidas em preveno e erradicao da explorao sexual comercial (ESC) de meninas, meninos e adolescentes: sensibilizao e fortalecimento institucional. Asuncin: OIT, 2005. LAINO, D. Paraguai: fronteiras e penetrao brasileira. So Paulo: Global, 1979. MEAF Ministrio Extraordinrio de Assuntos Fundirios. Diagnstico fundirio/ Estado do MS. Coordenadoria Geral do MS-CR 16/ Departamento de Terras e Colonizao de MS Terrasul, 1984. ORGANIZAO INTERNACIONAL para as Migraes (OIM). La trata de personas en el Paraguay, diagnstico exploratrio sobre el traco y/o trata de personas con nes de explotacin sexual. Asuncin: OIM/Luna Nueva, 2005. PALAU, T. Brasiguaios. In: Migraes Internacionais Contribuies para polticas. Braslia: CNPD, 2001. RABOSSI, F. Nas ruas de Ciudad del Este: vidas e vendas num mercado de fronteira. Rio de Janeiro, 2005. Tese (Doutorado) PPGAS, Museu Nacional, 2005. SANTA BRBARA, M. Des-caminhos brasileiros em terras paraguaias. Rio de Janeiro, 2005a. Dissertao (Mestrado) Departamento de Geograa, Universidade Federal Fluminense. _______. Brasiguaios: territrio e logos de identidades. In: NETO, H. P.; FERREIRA, A. P (Org.) Cruzando fronteiras disciplinares Um panorama dos estudos migratrios. Rio de Janeiro: Revan, 2005b. SANTOS, M. E. P. O cenrio multilnge/multidialetal de fronteira e o processo identitrio de alunos brasiguaios no contexto escolar. Campinas, 2004. Tese (Doutorado) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
154

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

SMITH, D. S. de C. S. Uma anlise crtica da transferncia de presos entre o Brasil e o Paraguai. Santa Maria, 2003. Dissertao (Mestrado em Integrao Latino-Americana) Universidade Federal de Santa Maria. SOUCHARD, S. La formation dun espace brsiguayen dans lEst du Paraguay. Migrations pionnires brsiliennes et organisations socio-spatiales dans lOriente du Paraguay. Potiers, 2001. Thse (Doctorat en Gographie) Universit de Poitiers. _______. Pionniers brsiliens au Paraguay. Paris: Kaethala, 2002. SPRANDEL, M. A. Brasiguaios: conito e identidade em fronteiras internacionais. Rio de Janeiro, 1992. Dissertao (Mestrado) PPGAS, Museu Nacional. _______. O Brasil olha o Paraguai: nossos pobres textos culturais sobre outro pas latino-americano. Braslia, 1997. (Mimeogr.) _______. A terra estrangeira, mas a da minha roa igual. In: XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. Caxambu, 1998. _______. Remando por este mundo de Deus terras e territrios nas estratgias de reproduo camponesa. In: WOORTMANN, E. F. (Org.) Signicados da terra. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2004. SPRANDEL, M. A.; SCHELB, G. Z. Polticas pblicas para o atendimento das demandas de cidados brasileiros no exterior primeiras observaes. Braslia, 2003. (Mimeogr.). UNICEF FUNDO DAS NAES UNIDAS PARA A INFNCIA Ocina Regional do Unicef para a Amrica Latina e o Caribe (Tacro). Situao das crianas e dos adolescentes na trplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai: desaos e recomendaes. Marcia Anita Sprandel (Coord.). Curitiba, Itaipu Binacional, 2005. WAGNER, C. Brasiguaios: homens sem ptria. Petrpolis: Vozes, 1990. _______. Pas-bandido: crime tipo exportao. Porto Alegre: RBN, 2003.

RESUMO

O ARTIGO apresenta uma cartograa da situao social dos brasileiros e seus descendentes que vivem no Paraguai. Os distintos mapas (artigos, dissertaes, teses e relatrios), com suas mltiplas perspectivas, permitem que se relativizem as narrativas miditicas e a concepo da regio como lugar difcil. Ao discorrer sobre trabalhos de diversos autores, de distintas reas acadmicas, o artigo aponta para a mportncia de cada um deles na construo de uma anlise que traduza a pluralidade de pontos de vista coexistentes na regio e que so, muitas vezes, inconciliveis. Emigrao brasileira, Fronteira, Mdia, Paraguai, Brasiguaios.

PALAVRAS-CHAVE: ABSTRACT

THE ARTICLE presents a cartography of the social situation of the Brazilians and its descendants who live in Paraguay. The distinct maps (articles, these and reports) deconstruct the medias narratives and the conception of the region as a difcult

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

155

place. Works of diverse authors, of distinct academic areas, demonstrate the importance of each one of them in the construction of an analysis that translates the plurality of points of view.
KEYWORDS:

Brazilian emigration, Frontier, Paraguay, Brasiguaios.

Marcia Anita Sprandel bacharel em Histria (IFCS/UFRJ) e doutora em Antropologia social (UnB). Faz parte da Comisso de Relaes tnicas e Raciais da Associao Brasileira de Antropologia e pesquisadora do Instituto Pensamento Social, de Braslia. @ marciasprandel@uol.com.br Recebido em 12.6.2006 e aceito em 18.5.2006.

156

ESTUDOS AVANADOS

20 (57), 2006

Anda mungkin juga menyukai