Anda di halaman 1dari 6

ANATOMIA DO PERIODONTO Introduo O conhecimento da arquitetura e da biologia do tecido normal um prrequisito para a compreenso do tecido doente.

. Divergncias distintivas das caractersticas normais so consideraes necessrias ao diagnstico, e o conhecimento do estado normal essencial para a definio das metas de tratamento. O periodonto uma estrutura dinmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o lig periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e nervosos tambm so vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais. A estrutura e a funo dos tecidos componentes do periodonto so mutuamente dependentes, seus processos biolgicos dinmicos de renovao e adaptao mantm uma relao harmoniosa sob condies normais. Gengiva Anatomia macroscpica:

A mucosa oral contnua com a pele dos lbios e com a mucosa do palato mole e faringe. A mucosa oral compreende: 1) a mucosa mastigatria (gengiva e o revestimento do palato duro); 2) a mucosa especializada (dorso da lngua) e 3) a mucosa de revestimento (a parte restante). A gengiva recobre o processo alveolar e o nicos dos tec periodontais diretamente visvel inspeo. Quando saudvel tem colorao rosa-plida, mas vairaes so comuns dependendo da densidade e queratinizao epitelial, vascularizao e pigmentao. Acmulos de pigmentao de melanina so normais, mais frequentemente observados nos africanos e caucasianos com aparncia de pele escura. A pigmentao pode variar desde o marrom claro ao preto, sendo regular o irregularmente depositada. A borda coronal festonada a margem gengival livre e situa-se levemente coronal juno cemento-esmalte. A gengiva inserida estende-se apicalmente da gengiva livre at a linha ou juno mucogengival, onde a gengiva funde-se com a mucosa alveolar. Esta demarcao bem visvel nos aspectos vestibulares do maxilares e tambm pode ocorrer ligualmente. Entretanto, no h nenhuma demarcao no palato, porque a mucosa palatina, como a gengiva, queratinizada e firmemente inserida no peristeo subjacente contnuo gengiva inserida. A gengiva livre se estende da margem gengival em direo apical at o sulco gengival livre, que uma ranhura situada de acordo com a maioria das fibras do ligamento periodontal inseridas ao nvel da juno cemento-esmalte. A gengiva livre tambm inclui a papila interdental. A largura apicocoronal da gengiva inserida mostra variaes, sendo mais larga nas regies de incisivo e caninos ao passo que mais estreita nas regies de pr-molares e molares. Na mandbula, mais larga na regio de molar e mais estreita nas reas de incisivos. A textura saudvel firme e sua superfcie

pontilhada semelhante a uma casca de laranja, presente em variados graus nas superfcies vestibulares. Em indivduos jovens, a papila interdental preenche os espaos interproximais, e a altura da papila encontra-se apical rea de contato dos dentes adjacentes. A papila intedental mostra uma concavidade, chamada rea de col, determinada pela rea de contato dos dentes vizinhos, sendo mais proeminente nos dentes posteriores e revestida por um epitlio delgado no queratinizado. Nos anteriores, a papila mostra-se de forma piramidal. A mucosa alveolar, em contraste com a gengiva, no queratinizada, est frouxamente conectada aos tecidos subjacentes e deslocavel. Tem cor vermelha mas escura do que a gengiva e superfcie lisa. A diferena na cor resulta de diferenas no padro de queratinizao e proximidade superfcie dos vasos sanguneos subjacente, que podem ser visveis. Anatomia microscpica:

EPITLIO: A gengiva coberta por epitlio escamoso estratificado com caract arquitetnicas especficas para as reas relacionadas ao dente. Baseado nestas caract o epitlio pode ser dividido em: epitlio oral, sulcular e juncional. Epitlio oral: O epitlio que cobre a gengiva livre pode ser dividido da seguinte maneira: epitlio oral, que fica voltado para a cavidade oral, epitlio do sulco, que fica voltado para o dente sem estar aderido a superfcie do dente e epitlio juncional, que promove a unio da gengiva com o dente. O limite entre o epitlio oral e o tec conjuntivo subjacente segue um curso ondulado. As partes do tec conjuntivo que se projetam no epitlio so chamadas papilas do tec conjuntivo e so separadas entre si pelas cristas epiteliais. Esse aspecto morfolgico caract do epitlio oral e do epitlio do sulco, enqto no epitlio juncional no esto presentes. Na gengiva inserida, a sup do epitlio mostra depresses diminutas, correspondentes aos locais de fuso entre as cristas epiteliais da subsuperfcie do epitlio. Isso confere a gengiva inserida sua caract pontilhada com aspecto de casca de laranja. O epitlio oral pavimentoso estratificado ceratinizado divido em 4 camadas de acordo com o grau de diferenciao das cls produtoras de ceratina: camada basal, espinhosa, granulosa e ceratinizada. Quando o ncleo das cls esto ausentes chama-se ortoceratinizado e quando esto presentes chama-se paraceratinizado. Alm das cls produtoras de ceratina, o epitlio oral tem os seguintes tipos de cls: melancitos, cl de Langerhans e cls inespecficas. Epitlio dentogengival: Os componentes do epitlio dentogengival atingem suas caract estruturais definitivas em associao com a erupo dos dentes. dividido em epitlio do sulco e epitlio juncional. O juncional difere do oral e do sulco, qnto esses 2 so muito semelhantes.

O epitlio sulcular estende-se do epitlio oral para dentro do sulco, ladeando o dente. Forma a parede externa do sulco gengival. Apicalmente, a borda do epitlio sulcula a sup do juncional. O epitlio juncional parte da insero entre dente e gengiva e por isso desempenha um papel importante. Ele mais delgado e tem uma interface plana com o tec conjuntivo. mais espesso coronalmente. CONJUNTIVO: o componente predominante da gengiva e do ligamento periodontal. Esto presentes os diferentes tipos de cl: fibroblastos (predominante), mastcitos, macrfagos, neutrfilos, linfcitos e plasmcitos. As fibras so produzidas pelos fibroblastos e so divididas em: colgenas, reticulares, oxitalnicas e elsticas. As fibras colgenas esto bem definidas em grupos, e so divididas de acordo com com sua trajetria e insero: Circulares; Dentogengivais; Dentoperisteas; Transeptais. Ligamento periodontal O ligamento periodontal um tecido frouxo, ricamente vascularizado e celular que circunda as razes dos dentes e une o cemento radicular lmina dura ou ao osso radicular prop dito, estando situado no estreito espao entre esses dois, e se comunica atravs de canais vasculares (canais de Volkmann) com o osso alveolar. O espao do ligamento periodontal, que normalmente de 0,1 a 0,25 mm, visvel na radiografia como uma linha radiolcida que circunda a raiz. O ligamento mais largo perto da juno cemento-esmalte e prximo ao pice ao passo que mais estreito no meio da raiz (forma de ampulheta). Essa largura depende da idade e da funcionalidade do dente, sendo mais larga em dentes com funo pesada ao contrrio dos dentes no erupcionados ou sem antagonista. A presena do lig periodontal torna possvel a distribuio e absoro de foras produzidas durante a funo mastigatria, no processo alveolar, atravs do osso alveolar propriamente dito. O lig periodontal tambm essencial para a mobilidade dos dentes. A mobilidade em grande parte determinada pela altura, largura e qualidade do lig periodontal. O dente unido ao osso por feixes de fibras que podem ser divididas nos seguintes grupos: - fibras da crista alveolar; - fibras horizontais; - fibras oblquas; - fibras apicais. O ligamento periodontal e o cemento radicular desenvolvem-se a partir do tec conjuntivo (folculo) que envolve o germe dentrio e se forma concomitantemente com o desenvolvimento da raiz e a erupo do dente.

Cemento O cemento radicular um tecido calcificado especializado que recobre as superfcies radiculares dos dentes. Possui caractersticas comuns ao tecido sseo. Todavia, o cemento no contm vasos sanguneos e linfticos, no tem inervao, no sofre remodelao e reabsoro fisiolgicas, porm se caracteriza pela deposio contnua ao longo da vida, aumentado sua espessura. O cemento desempenha vrias funes: insere fibras do lig periodontal raiz e contribui para o processo de reparo aps danos superfcie radicular. Existem dois tipos: - cemento primrio (acelular): formado em associao com a formao da raiz e a erupo dos dentes; - cemento secundrio (celular): se forma aps a erupo do dente e em resposta a demandas funcionais reas da superfcie radicular podem ser alternadas com cemento celular e acelular. As pores das fibras principais que esto embutidas no cemento radicular e no osso alveolar so chamadas de fibras de sharpey. So uma continuao das fibras principais colgenas e formam o sistema extrnseco de fibras do cemento e so produzidas pelos fibroblastos do lig periodontal. Osso Alveolar Os processos alveolares so as partes da maxila e mandbula que formam e do suporte aos alvolos dos dentes e so dependentes da existncia desses, se desenvolvendo de acordo com a formao e erupo dental, e estando sujeitos a atrofia se os dentes forem perdidos. Consiste no aparelho de insero dos dentes e a funo principal distribuir e absorver as foras geradas na mastigao e outros contatos. As margem coronal dos processos alveolares mostra uma configurao ondulada que corresponde ao curso das junes cemento-esmalte dos dentes, estando situada de 1 a 1,5 mm destas. Os processos alveolares so cobertos por osso compacto, como revestimento da estrutura de osso trabecular, e dentro da estrutura trabecular os alvolos esto situados com suas paredes de 0,1 a 0,4 mm de espessura de lmina de osso compacto (osso alveolar), que visto na radiografia como lmina dura. As paredes alveolares ancoram as fibras do ligamento periodontal e so perfuradas com numerosos pequenos canais que permitem que vasos e nervos entrem no espao do lig periodontal. A densidade do osso cortical compacto nos processos alveolares varia. Nas regies de incisivo, canino e pr-molar, o osso cortical delgado e as vezes ausente na parte vestibular das razes. Nos molares, mais espesso na superfcie vestibular do que na lingual. A morfologia dos processos alveolares intimamente dependente dos dentes. Nos casos de inclinao vestibular, o osso cortical vestibular com frequncia torna-se delgado ao passo que o osso cortical lingual torna-se volumoso. A inclinao est frequentemente associada a fenestraes e deiscncias da lmina de osso cortical. Esse osso recoberto por um peristeo. O osso compacto, que na radiografia aparece como lmina dura, reveste o alvolo e perfurado por numerosos canais de Volkmann, atravs do qual vasos sanguneos, linfticos e fibras nervosas passam do osso alveolar para o ligamento periodontal. O osso alveolar renova-se constantemente em resposta as

demandas funcionais. A ostelise decomposio do osso e um processo celular iniciado pelos osteoclastos, que se aderem a sup ssea produzindoo lacunas chamadas de lacunas de Howship. A forma os alvolos segue as razes dos dentes. Os septos interdentais so as partes de osso que separam os alolos adjacentes, e a forma dos septos interdentais seguem o alinhamento das junes cemento-esmalte adjacentes. Quando dentes vizinhos esto em ntima aproximao, o septo intedental estreito ou mesmo inexistente. A progresso da doena periodontal em tais reas pode dar lugar rpida destruio das estruturas de suporte dental. Na regio anterior, as partes coronais dos septos formam cristas e o osso trabecular pequeno, e na regio posterior so largos e contm mais osso trabecular. Suprimento Vascular do Periodonto O suprimento aterial mais importante para o osso alveolar, ligamento periodontal e gengiva provido pelas artrias alveolares superiores anteriores e posteriores, a artria infra-orbital e a artria palatina. Na mandbula provida principalmente pela artria alveolar inferior e suas ramificaes, inclusive a artria mentoniana e as artrias sublingual, bucal e facial. A artria dental uma ramificao das artrias alveolar superior ou inferior e libera as artrias intraseptais, que novamente se ramificam penetrando no osso e entrando no alvolo. Estas ramificaes so os ramos perfurantes, que formas uma densa cadeia de anastomose no ligamento periodontal. importante ressaltar que existem numerosas anastomoses entre as artrias mencionadas. Por conseguinte, em lugar de nicas art;erias que suprem apenas certas regies, os vasos sanguneos forma uma extensa cadeia que supre os tecidos moles e duros. Essa cadeia assegura um suprimento sanguneo suficiente mesmo quando alguns vasos so bloqueados ou cortados cirurgicamente. O curso dos vasos venosos e linfticos assemelham-se ao do suprimeito arterial. A linfa dos tec periodontais atravessa linfonodos antes de retornar corrente sangunea. Os linfonodos submandibulares drenam os tecidos periodontais, com exceo do seguinte: 1) gengiva palatina (drenada pelos linfonodos cervicais profundos), 2) tec periodontais dos 3 molares (drenado pelos linfonodos lugulodigstrico) e ) tec periodontais dos incisivos inferiores (drenados pelos linfonodos submentonianos). Suprimento Nervoso Todas as ramificaes nervosas que suprem o periodonto so ramificaes do nervo trigmeo, e os nervos dos tec periodontais seguem um curso que se assemelha ao dos vasos sanguneos. Os nervos registram presso, toque, temperatura e dor (mecanoreceptores). Alm disso, o ligamento periodontal tambm abriga proprioceptores que registram posio e movimento, que so muito importantes para regulao de foras da mastigao. Os lig periodontais da mandbula so todos supridos pelo nervo alveolar inferior, enquanto que os da maxila so supridos pelas ramificaes dos nervos

alveolares superior anterior, mdio e posterior. A gengiva maxilar alm dos citados inervada pelo infra-orbital, palatino maior e nasopalatino. A gengiva mandibular vestibular suprida pelos nervos mentoniano e bucal ao passo que a gengiva lingual da mandbula suprida pelo nervo lingual.

Anda mungkin juga menyukai