Anda di halaman 1dari 11

A sua revista eletrnica _________________________________________________________

A ANLISE SEMIOLINGISTICA DO DISCURSO DE INFORMAO MIDIATICO Giani David Silva1

A distino entre lngua e discurso pode ser vista j em Benveniste (1966; p. 35) quando ele distingue a lngua, vista sob o ngulo das formas gramaticais (langue), da lngua em uso (parole):
As condies de emprego da forma no so, em nosso modo de entender, idnticas s condies de emprego da lngua. So em realidade dois mundos diferentes, e pode ser til insistir nesta diferena, a qual implica uma outra maneira de ver as mesmas coisas, uma outra maneira de descrev-las e de . interpret-las

Benveniste chama a ateno para essa diferena para poder definir enunciao. Enunciao a lngua em funcionamento, o ato mesmo de produzir um enunciado. Benveniste introduz uma perspectiva que vai definir da em diante todo e qualquer estudo da enunciao : a alteridade : Toda enunciao , explicita ou implicitamente, uma alocuo , ela postula um alocutrio. Dessa forma, analisar uma situao enunciativa analisar a relao eu-tu estabelecida na enunciao. Benveniste (1966), ainda, vislumbra novas perspectivas de estudo da enunciao que partiriam do quadro formal que ele prope , mas que iriam, com certeza, bem adiante:
Muitos outros desdobramentos deveriam ser estudados no contexto da enunciao. (...). Amplas perspectivas se abrem para anlise das formas complexas do discurso....

Doutora em Estudos Lingsticos Faculdade de Letras da UFMG e professora do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais - CEFET/MG, em Belo Horizonte.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Realmente Benveniste tinha razo, a distino primeira entre lngua-forma e lngua em uso permitiu novas perspectivas de estudos lingsticos, ou estudos discursivos.

Essas novas perspectivas de estudos lingsticos propiciaram a apario da Anlise do Discurso, ou das Anlises do Discurso que variam de acordo com os conceitos utilizados , as perspectivas de anlise, ou at mesmo, os objetivos de pesquisa. Antes de prosseguirmos, seria interessante esclarecer como vemos o discurso. Primeiramente teceremos algumas consideraes que podero facilitar a compreenso da perspectiva pela qual vislumbramos o discurso baseando-nos em Charaudeau, 1992 :

1- Discurso no deve ser reduzido manifestao verbal de uma lngua. 2- Discurso no deve ser confundido com texto. Esse ltimo representa a materializao do ato
de linguagem. Ele produto de um processo que depende de um sujeito falante particular e de circunstncias particulares de produo.

3- Discurso no tambm uma unidade que ultrapassa a frase. Um conjunto de frases no faz
em si um discurso.

4- Discurso no visto aqui no sentido usado por Benveniste que o ope histria, como dois
planos de enunciao diferentes. O discurso compreende a unio do componente enunciativo (discurso) e do componente enuncivo (histria). Considerando essas distines levantadas acima, o termo discurso pode ser utilizado em dois sentidos:

Primeiramente , discurso est relacionado encenao do ato de linguagem.

Essa encenao deve ser analisada pela sua insero em dois circuitos : um externo que representa o espao do FAZER, espao psicossocial , tambm chamado de Situacional, e um espao interno , que representa o espao de organizao do DIZER. O termo discurso estar reservado para o domnio do Dizer. Ser feita, mais adiante, uma distino entre encenao discursiva e encenao de linguagem . importante ressaltar que a encenao discursiva no se realiza independentemente da outra , no entanto, possui dispositivos prprios que lhe conferem certa autonomia. Pode-se assim ,

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

estudar estratgias discursivas do discurso poltico em outras situaes como, por exemplo, a miditica. Em segundo lugar, o discurso pode estar referido a um conjunto de savoirs

partags (saberes partilhados), construdo por indivduos de um grupo social. Esses discursos sociais, ou imaginrios sociais, so testemunhos das representaes de prticas sociais em um determinado contexto sociocultural .

O discurso de informao miditico

O papel das mdias de informao poderia ser definido como a difuso de informaes relativas aos acontecimentos do espao pblico valendo-se para tal de suportes tecnolgicos como rdio, imprensa escrita ou televiso.(CHARAUDEAU, 1997). A informao transmitida pelas mdias, no entanto, no deve ser vista como a realidade. Fruto da linguagem, a informao constri um espao pblico atravs dos recortes que estabelece nos fatos do mundo referencial que, de certa forma, passa por um processo de recriao atravs dos recursos miditicos especficos de cada tipo de mdia. Assim, a escolha do que deve ser noticiado, a forma como faz-lo, a escolha de testemunhas, de ngulos, de falas a reportar, de perspectivas a abordar, demonstra o quanto essa viso da realidade parcial . As mdias de informao funcionam segundo uma dupla lgica de ao, que vai ser fator determinante na transmisso de informaes:

Econmica- O rgo de informao uma empresa e como tal tem por finalidade

a fabricao de um produto competitivo no mercado. Semiolgica- Todo rgo de informao deve ser considerado como uma

mquina produtora de signos (formas e sentidos). Essa dupla lgica faz nascer uma srie de questionamentos -ou mesmo dvidas- em relao ao que transmitido pelas mdias : Em que pode interferir o fator econmico sobre a transmisso de uma informao? Como garantir que a informao no est sendo manipulada por

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

interesses de ordem econmica ou ideolgica?

Os efeitos buscados pelas mdias so os

mesmos produzidos no pblico? A manipulao de informao eticamente correta?

Esses questionamentos e muitos outros que podem ser feitos fornecem objetos de estudos para diversas reas do conhecimento como a antropologia, a filosofia, a sociologia, a economia, a psicologia, obviamente a comunicao e por que no a lingstica em uma abordagem discursiva. Na tentativa de melhor precisar esse lugar onde se situa a anlise discursiva da informao, faremos a seguir uma exposio dos lugares pertinentes mquina miditica.

Lugares pertinentes mquina miditica

Considerando o ato de comunicao como o produto da troca entre uma instncia de enunciao e uma de recepo, e que o sentido produzido depende da relao de intencionalidade estabelecida entre elas, podemos determinar trs lugares de pertinncia:

Lugar das condies de produo Lugar das condies de interpretao Lugar das condies de construo o discurso

Lugar das condies de produo

Esse lugar se compe de dois espaos: um externo-externo e o outro externo-interno.

O primeiro desses espaos compreende as condies socioeconmicas da mquina miditica, como uma empresa, que vai determinar a qualidade de produo das mensagens veiculadas. Nesse espao os efeitos visados pela instncia de produo esto ligados aos efeitos econmicos.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Nesse lugar todas as preocupaes so de ordem socioeconmica, ou seja, o problema colocar o produto-informao diante do maior nmero possvel de consumidores (leitores, ouvintes, telespectadores). Nesse sentido o importante seduzir os consumidores , garantindo, assim, o constante consumo do produto ofertado. O segundo desses espaos, o externo-interno, compreende as condies semiolgicas de produo da produo, ou seja, nesse espao conceitualizado o que vai ser colocado em discurso segundo as condies tcnicas disponveis. No adianta, por exemplo, querer colocar um ao vivo para retratar a guerra civil no Egito, se no existe um correspondente e condies tecnolgicas para tal. A intencionalidade aqui se adapta as condies existentes, e est ligada aos efeitos visados, sem , no entanto, a garantia de que eles sero realmente produzidos no consumidor. A problemtica aqui de ordem scio-discursiva, e consiste em analisar as prticas de produo da mquina miditica assim como o discurso de justificao dessa prtica.

O lugar de construo do discurso

Nesse lugar o discurso se configura segundo uma formao semio-discursiva. Nesse espao se instaura a problemtica discursiva em si. Seres de linguagem so criados : emissor e destinatrio. Nessa instncia so vislumbrados os efeitos possveis, que est em sintonia com os efeitos visados pela instncia de enunciao e representam possibilidades interpretativas pela instncia de recepo. Uma problemtica que nasce desse espao a relao da organizao semntica das formas com as hipteses de co-intencionalidade que faz com que a instncia produtora tente responder a perguntas sobre a instncia-alvo, tais como: O que leva os indivduos a se interessarem por informao fornecida pela mdia?; Pode-se determinar a natureza de seu interesse ou desejo?; Como agradar a pblicos-alvos diferentes?. Assim sendo, ao se estudar o discurso miditico, deve-se levar em considerao a estruturao semio-discursiva do produto acabado e os discursos de representao que circulam por um lado na instncia de produo, e por outro no contexto socio-cultural no qual est inserida a

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

instncia de recepo. Esses discursos de representao , ou imaginrios socio-discursivos, so fundamentais para o funcionamento da mquina miditica.

O lugar das condies de interpretao

Esse lugar se constri em dois espaos: interno- externo e externo-externo. No primeiro se encontra o destinatrio ideal, que imaginado pela instncia miditica como suscetvel de perceber os efeitos visados por ela. No segundo se encontra o receptor real, ou pblico. o lugar dos efeitos produzidos. Para estudo desse espao, so necessrios mtodos especficos que no caso dos efeitos produzidos, partiro, provavelmente, de estudos de sondagem, enqute, ndices de satisfao etc. J no caso do espao interno-externo os estudos correspondem a processos psico-socio-cognitivos de percepo, de compreenso, de memorizao, de reteno, de avaliao do que percebido.

A Teoria Semiolingstica e o Ato de Linguagem

Todo discurso social produto no da representao transparente do real na linguagem mas da articulao da linguagem com as condies e as relaes reais. (HALL,1980).

nessa perspectiva que se situa o quadro terico-metodolgico de Patrick CHARAUDEAU quando postula que todo ato de comunicao interacional e contratual (CHARAUDEAU, 1983). Dessa forma, o ato de comunicao resulta da articulao entre dois circuitos interativos : um situacional e um linguageiro que pode ser assim representado:

Ato de Linguagem

Circuito interno (linguageiro)

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Euc............................EUe--------------------Tud.....................................TUi Circuito externo (situacional)

No circuito externo se encontram os parceiros empricos do ato de linguagem seres psicossociais : o EU -comunicante, instncia de emisso-produo do ato e o TU-interpretante, instncia de recepo-interpretao do mesmo. No circuito interno esses sujeitos tornam-se protagonistas, seres de fala, criados e encenados de acordo com o projeto de fala do EU - comunicante. nessa relao de ao e reao entre interlocutores que nasce a significao discursiva. O sentido fruto tanto da identidade dos parceiros inseridos num espao social de interao quanto dos papis de linguagem dos protagonistas encenados no interior da mensagem.(SOULAGES, 1995). Esse modelo terico permite uma anlise mais ampla do espao comunicacional que se articula a partir de dois contratos:

Um contrato situacional (espao do Fazer) que determina as relaes entre os parceiros do ato de comunicao. (Estamos aqui para fazer o qu? E em que tipo de situao?). Um contrato comunicacional, que articula os elementos linguageiros ou discursivos do ato de comunicao. (Como devemos falar?) Com base nestes contratos que se constri, segundo Patrick Charaudeau, o projeto de fala que vai se formar atravs de um dispositivo miditico determinado.

O Dispositivo da informao miditica

Transposto o quadro anterior para a comunicao miditica pode-se afirmar que essa se realiza de acordo com um duplo dispositivo, no qual h um espao de transformao do acontecimento ou seja: esse passa de fato (estado bruto) a notcia (construo). H tambm um espao de

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

transao no qual as duas instncias (instncia miditica e instncia receptora) se relacionam obedecendo a quatro princpios bsicos: Princpio de pertinncia (o que pode e deve ser dito) Princpio de regulao (como deve ser dito) Princpio de influncia (todo ato visa agir sobre o outro) Princpio de alteridade (o Outro co-construtor do ato de comunicao). Princpio de Pertinncia

No contrato miditico, o princpio de pertinncia vai determinar o que deve ser dito, ser noticiado. Nesse caso especfico, a deciso cabe to somente a um dos parceiros da comunicao, que detm o acesso ao acontecimento. Toda a competncia cabe, ento instncia produtora. Princpio de Regulao

O princpio de regulao permite ao sujeito comunicante usar certas estratgias que venham lembrar o contrato no qual esto inseridos os parceiros do ato de comunicao. No caso da comunicao miditica, a utilizao, por exemplo, de estratgias de legitimao da fala atravs de citao de fontes, vai lembrar ao leitor, ouvinte ou telespectador o seu carter informativo e srio . Ele procura, tambm, ajustar o princpio de informao com o princpio do prazer, no permitindo que o objetivo de captar, seduzir o telespectador sobrepuje o objetivo de informar. Princpio de influncia Visa fazer com que o parceiro da comunicao entre no universo de discurso do sujeito comunicante. O princpio de influncia base de todas as prticas de captao do destinatrio. Como a comunicao miditica se faz de forma monolocutiva,ou seja, sem troca direta entre os parceiros do ato de comunicao, essa captao se realiza atravs dos rituais de abordagem, dos fenmenos retricos, da imagem, entre outros. Princpio de Alteridade

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Como o dispositivo interacional no caso das mdias, no permite contato direto entre os interlocutores, o sujeito comunicante vai tentar atingir o seu parceiro atravs da postulao de um sujeito alvo (Tud). Essa situao monolocutiva vai permitir s mdias que se consagrem como um espao pblico, uma vez que o Eu - enunciador, detentor da informao, fala com um Tud que todo mundo. O dispositivo miditico pode ser assim representado:

Contrato de comunicao miditica

instncia Acontecimento Acontecimento Bruto miditica

Notcia

instncia receptora interpretado

Espao de Transformao

Espao de Transao

Considerando esse dispositivo, as pesquisas discursivas tm duplo enfoque: analisar como se configura o espao de transao (contratual) da mdia de informao televisiva, as regras e restries do contrato informativo que coloca todas as emissoras de rdio, de televiso e a imprensa escrita em um mesmo nvel: ambos so veculos de informao; e analisar como cada meio transita no espao de transformao, quais as estratgias discursivas utilizadas por cada um na tentativa de evocar efeitos de credibilidade e captao. Enfim , a pergunta que se procura responder a seguinte: qual o grau de semelhana (constantes) e de contraste (variantes), apreendidos atravs da comparao de configuraes discursivas, entre determinados veculos de informao? Um dos primeiros problemas que se coloca ao estudar as mdias de informao o seguinte: Como reportar os acontecimentos? Para tentar responder a essa pergunta necessrio

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

centralizar a ateno no espao que faz mediao entre o fato acontecido e a sua transformao em notcia. nesse espao que so articuladas estratgias que podem fazer com que um mesmo fato d lugar a diferentes notcias.O discurso informativo miditico vai sempre, independente do suporte utilizado, jogar com estratgias que visam garantir de um lado, a credibilidade (fazer-crer)- fator fundamental em um contrato de comunicao de informao- de outro a captao (provocar o interesse) e conseqente fidelizao do pblico alvo. Considerando esses dois objetivos, o de credibilidade e o de captao, v-se que o discurso de informao miditica inscreve-se em um paradoxo, oscilando entre o tornar a informao mais confivel, o que exige um maior grau de objetividade, de neutralidade e o de tornar a informao mais atraente, o que pode comprometer a neutralidade da mesma. Essas estratgias de captao vm romper com a imagem de um jornalismo fundado sob premissas como a objetividade, a neutralidade, a imparcialidade, abrindo ao mesmo tempo um espao de emoo e polemizao na informao, o que no deve ser visto como algo a ser questionado, mas sim como parte constitutiva do discurso de informao miditica. A pergunta que fica e que cabe a ns, pesquisadores, respondermos, como que cada meio estabelece seus limites, conciliando captao e credibilidade, e atravs de quais estratgias discursivas isso alcanado (e se alcanado). A anlise proposta pela Semiolingstica permite ao pesquisador se desvincular de idias preconcebidas sobre a mdia e evidencia que, para se chegar a concluses sobre os pontos positivos e negativos da mdia de informao, preciso comparar. Comparar o tratamento da informao em diferentes meios, em diferentes pocas, em diferentes contextos sociais para, dessa forma, compreendermos como cada rgo de informao se distingue dos demais e estabelece a sua identidade discursiva.

REFERNCIAS

BENVENISTE, E. Problmes de Linguistique Gnrale. Paris:1966. CHARAUDEAU,P. Langage et Discours. Paris : Hachette, 1983

10

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

____________. Grammaire du Sens et de lExpression. Paris:Hachette, 1992. ____________. Le discours dinformation mdiatique. Paris:Natan, 1997. HALL, S. Culture, Media, Langage. Hutchinson : London, 1980. LANDOWSKI. A sociedade refletida. So Paulo: Educ, 1992. LOCHARD, G. e BOYER, H. Notre cran quotidien. Paris: Dunot, 1995. MNCH, B. Les constructions rfrentielles dans les actualits tlvises. Berne: Peter Lange,1992. SILVA,G.D. Anlise semiolingstica dos efeitos discursivos em telejornais brasileiros (a notcia entre a realidade e a fico)- dissertao de mestrado-FALE:UFMG,1998

11

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Anda mungkin juga menyukai