Anda di halaman 1dari 2

Resumo do Livro: SILVA, Angela Carrancho da. Ouvindo o silncio: educao, linguagem e surdez.

In: SILVA, Angela Carrancho da; NEMBRI, Armando Guimares. Porto Alegre: Mediao, 2008.1 Bruno Fonteles de Arruda2 O surdo vivendo em sociedade: a incluso da diferena. O livro Ouvindo o silencio surdez, linguagem e educao, traz um relato de vida de um surdo, chamado Armando Guimares Nembri, que tambm autor do livro junto de ngela Carrancho da Silva, uma professora altamente envolvida nos estudos atuais sobre surdez, onde ganhou vrios prmios nacionais e internacionais, alm disso tem sua tese de doutorado voltada para o processo de aprendizagem do individuo surdo e os aparatos tecnolgicos modernos que os ajudam no seu aprendizado. J no inicio do livro ele vem relatar, com ajuda de seus pais, como foi seu nascimento e seus primeiros passos nessa sua caminhada pelo mundo dos ouvintes. J em seu nascimento constatou-se a surdez, porem ainda havia a desconfiana da criana ter mais problemas, um cirurgio vem com a afirmao que muitas vezes pode ser traumatizante, seu filho no normal. Diante dos fatos, o livro nos deixa uma pergunta O que ser normal?. Mais a frente o Autor fala como foi sua infncia, como ele era notadamente diferente, e o medo de seus pais do seu sofrimento, e o fato dele ser surdo no tira o seu mrito de saber ouvir, pois como ele diz: conheo muitos ouvintes que na minha opinio no sabem ouvir(p.17). Mais a frente ele conta que seu processo de escolarizao dependeu muito de sua famlia, que o ensinou com pacincia e com amor. Em sua fase de adolescncia, que como ele relata foi muito difcil, porem cheia de aprendizado e percepes, ele sofreu com: discriminao, desconfiana, insegurana e isolamento(p.24), isso fez co m que ele aprendesse a conviver com a tristeza, porem valorizar seus momentos de felicidade. Em sua caminhada ele destaca a meditao como forma de se manter calmo e atento, ele estudou em uma escola de ouvintes, e por se tratarem de crianas pequenas eram muito curiosas, e consequente mente sua diferena logo foi notada e falada, ele comea a aguar sua leitura labial e sofrer com o que chamamos hoje de bullying. Ele pode se acostumar e aceitar sua diferena, quando no teve mais vergonha dela, assim pode se tornar bilngue, pois aprendeu a falar e a escrever o portugus. A ajuda dos amigos, deu uma ajuda fundamental em sua passagem pela adolescncia, que pode compreender melhor sua diferena e assim conviver melhor com os ouvintes, a excluso nem passava pela sua cabea, ele queria ser um cidado ativo e participar e exercer sua cidadania. Ele foi morar sozinho, precisou arranjar um emprego, se destacou com outros surdos em seus empregos, se
1 2

Resumo apresentado na disciplina de Libras, que tem como professora Erlinda Maria Bittencourt. Aluno de Licenciatura plena em Histria, do Centro de Estudos Superiores de Caxias CESC UEMA.

formou em administrao, e com ajuda de seu ingls mais afrente fez mestrado, e pode ter um bom emprego, tinha uma esposa, e logo teve uma filha, ele teve uma vida normal, contrariando a ideia de que ele era diferente e deficiente um coitadinho, porem mostrou com esforo que os diferentes podem se destacar basta querer. Nesse sentido, o livro afirma que o surdo deve ser encarado como um sujeito diferente, mais no deficiente , pois a prpria assimilao de que o surdo deficiente, j o exclui do processo de aprendizagem, afinal de contas, as escolas tem um padro normal de ensino, e sendo o surdo deficiente, ou seja, algum que no se enquadra dentro daquela realidade de maneira completa, j estria fadado ao fracasso, e privado do processo de ensino, principalmente pelo fato de considerar que o aprendizado advm do processo de oralizao da comunicao, algo que o surdo no desenvolve em virtude de sua j comentada diferena, porem a autora enfatiza que o processo de aprendizagem no advm completamente desse processo de oralizao, portanto a surdez no exclui o individuo surdo, e tampouco o isola do desenvolvimento, a partir da interao do individuo com o ambiente, ele pode muito bem se destacar socialmente. Ela aprendeu a ouvir o silencio com a convivncia com seu orientando, em seus projetos e suas vivencias, mais ainda ela pode notar como esse universo tem difcil aceitao por parte de um mundo que se acha normal e consequente mente acaba excluindo os chamados deficientes, uma forma pejorativa de designar essas pessoas, por vezes excludas. O livro pode trazer uma melhor compreenso de como um surdo tem dificuldade de aceitao no mundo e o trabalho pode ajudar a poder ajudar e saber um pouco como se sente esse individuo em suas vivencias em sociedade onde preciso haver a incluso. Incluso esta que se apresenta dentro do sistema atravs de resultados acadmicos que so maquiados a despeito das diferenas individuais, levando em considerao apenas dados estatsticos que apresentam o quantitativo educacional e dando pouca ou nenhuma relevncia aos dados qualitativos que demonstram como essa educao vem sendo desenvolvida. Sendo cada vez mais forte a necessidade de iniciativas que possibilitem a incluso de pessoas com necessidades especiais, todavia as escolas esto organizadas para conviver com a excluso sutil que ainda assola o ensino regular.

Anda mungkin juga menyukai