Anda di halaman 1dari 6

Fsica e Qumica Ficha de Trabalho Estrutura atmica. Tabela peridica.

Ligao qumica Estrutura atmica


1. Faa a associao correta entre as letras da coluna I e os nmeros da coluna II. Coluna I A. Nmero de massa B. Nmero atmico C. Istopos D. Ncleo E. Eletres F. Neutres I. II. Coluna II Zona do tomo onde se encontra a maior parte da sua massa. Partculas sem carga eltrica.

III. Caracteriza o elemento qumico. IV. tomos do mesmo elemento qumico que diferem entre si no nmero de massa. V. Partculas atmicas de menor massa.

VI. Nmero de partculas no ncleo.

2. Considere um determinado tomo que possui 17 protes e 19 neutres. 2.1. Represente genericamente o tomo considerado representando-o pelo respetivo smbolo qumico. 2.2. Indique quantas partculas existem no ncleo do tomo 2.3. Indique a carga nuclear do tomo. 2.4. Indique o nmero de eletres que o tomo possui.

3. Selecione a opo que completa corretamente a seguinte afirmao. A massa atmica relativa de um tomo indica A. a massa que esse tomo possui quando comparado com o quilograma, a unidade de massa. B. a massa que esse tomo possui relativamente ao eletro. C. a massa desse tomo relativamente ao hidrognio. D. o nmero de vezes que a massa desse tomo superior massa do tomo que se toma por comparao. 4. Considere a tabela seguinte, que diz respeito a tomos de alguns elementos. Elemento N. atmico N. de massa N. de protes N. de eletres N. de neutres C 20 4

Azoto 7 14 A B Potssio D E 19 F Ltio 3 G H I Complete a tabela, substituindo as letras (de A a I) pelo respetivo valor numrico.

Pgina 1 de 6

5. Considere os tomos representados a seguir, cujas letras (A, B e C) no so smbolos qumicos dos elementos.
13 6

14 7

14 6

Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). A. Os tomos B e C so istopos. B. Os tomos A e C representam-se pelo mesmo smbolo qumico. C. Os tomos B e C tm o mesmo nmero de neutres. D. Os tomos B e C tm o mesmo nmero de nuclees. 6. Considere a representao dos seguintes ies. Cl O2 Ca2+

Responda corretamente s seguintes questes. 6.1. Sabendo que o tomo de cloro, Cl, tem 17 protes, indique o nmero de eletres do io Cl . 6.2. Sabendo que o tomo de oxignio tem 10 eletres, indique o nmero de protes do io O 2 . 6.3. Sabendo que o tomo de clcio tem 18 eletres, indique o nmero de protes do io Ca2+. 7. Considere o io Al3+ e responda s seguintes questes. 7.1. Este io trata-se de um catio ou de um anio. Justifique. 7.2. Este io tem excesso ou deficincia de eletres? Indique o nmero de eletres que o io tem em excesso ou em deficincia. 8. O oxignio que respiramos (dioxignio, O2) tem o mesmo nome do elemento que constitui as suas molculas. Na natureza existem trs istopos do oxignio (oxignio-16, oxignio-17 e oxignio-18). Considere a seguinte tabela onde constam os valores da massa isotpica relativa bem como a abundncia relativa de cada um dos istopos do elemento oxignio. Istopos
16 17 18

Abundncia relativa (%) 99,76 0,04 0,20

Massa isotpica relativa 16,0 17,0 18,0

O O O

Com base nos dados apresentados na tabela, determine a massa atmica relativa do oxignio.

Pgina 2 de 6

Tabela peridica
9. Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). Corrija as falsas. A. Os elementos esto dispostos na Tabela Peridica por ordem crescente do seu nmero atmico. B. Na Tabela Peridica, os elementos dispem-se por ordem crescente da sua massa atmica relativa. C. As colunas verticais da Tabela Peridica designam-se por perodos. D. As linhas horizontais da Tabela Peridica designam-se por grupos. E. A Tabela Peridica constituda por 8 grupos e 17 perodos. 10. Considere a seguinte tabela, que no se encontra totalmente preenchida.
Nome dos elementos Magnsio P Ltio Cl Na Alumnio N Enxofre rgon 16 7 32 40 2-8-8 12 27 15 3 16 7 35 17 2-8-1 2-8-3 2-5 ---------Smbolo qumico N. de protes N. de eletres N. de neutres N. de massa 25 N. atmico Distribuio eletrnica 2-8-2 Io provvel

Complete corretamente a tabela apresentada. 11. Considere as seguintes informaes referentes aos tomos X, Y e Z: X e Y tm o mesmo nmero de neutres. Y e Z tm o mesmo nmero atmico. X e Z tm o mesmo nmero de massa. O nmero de massa de Y 40. Z tem nmero atmico 19 e nmero de massa 39. Com base nestas informaes e consultando a Tabela Peridica responda s seguintes questes: 11.1. Localize na Tabela Peridica o elemento a que o tomo X pertence. 11.2. Identifique os elementos a que pertencem os tomos X, Y e Z.

Pgina 3 de 6

12. Na Tabela Peridica esquematizada a seguir, esto inscritos alguns elementos representados por letras que no so os seus verdadeiros smbolos qumicos.

De acordo com a informao que se pode retirar da Tabela Peridica esquematizada, indique: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) O nmero atmico do elemento D. O nmero de eletres do tomo do elemento E. Um gs inerte. Um metal alcalino. Um metal alcalino-terroso. Um halogneo. Um elemento no metlico. Um metal de transio. Dois elementos do mesmo perodo. Dois elementos do mesmo grupo. Dois elementos com propriedades qumicas semelhantes. O grupo e perodo do elemento I.

m) A configurao eletrnica dos elementos G e B.

13. Ordene os seguintes elementos por ordem crescente de energia de ionizao. Justifique a sua resposta.
3Li 5B 6C 9F

Pgina 4 de 6

Ligao qumica
14. Usando os termos maior, menor ou igual, complete as frases seguintes, de modo a obter afirmaes corretas. a) O nmero de eletres partilhados __________ ao nmero de eletres ligantes. b) Quanto maior o nmero de eletres partilhados __________ a ordem de ligao e __________ a fora de ligao. c) Quanto __________ o comprimento de ligao, menor a energia de ligao. d) Quanto maior a energia de ligao __________ a estabilidade da molcula e __________ a sua reatividade qumica. 15. Considere a molcula de cloro, Cl2, representada segundo a notao de Lewis.

Indique: a) O que representam os pontos volta de cada tomo de cloro. b) O nmero de eletres ligantes na molcula. c) e) O nmero de eletres no-ligantes. A frmula de estrutura da molcula. d) O tipo de ligao que se estabelece entre os ncleos dos tomos.

16. Considere as seguintes molculas N2; F2; O2. 16.1. Escreva a frmula de estrutura para cada um dos tomos apresentados. 16.2. Indique, justificando, qual a molcula com maior comprimento de ligao. 16.3. Coloque as molculas referidas por ordem crescente de energia de ligao. 17. Considere as molculas N2; N2H4; N2H4 17.1. Faa a correspondncia correta entre os tipos de ligao da coluna I e as energias de ligao da coluna da coluna II
Coluna I (tipo de ligao) Coluna II Energia de ligao (kJ mol-1)

1) N N (N2H4) 2) N = N (N2H2) 3) N N (N2) 17.2. Indique, justificando, qual das ligaes: a) b) Tem maior comprimento de ligao. mais forte.

A) 941 B) 418 C) 193

Pgina 5 de 6

18. Com base nos dados da tabela seguinte, indique: Molcula O2 N2 H2 18.1. 18.2. 18.3. 18.4. 18.5. 18.6. Ligao O=O NN HH Energia de ligao (kJ mol-1) 499 941 436

O nmero de eletres ligantes para cada molcula. A ordem de ligao de cada molcula. A ligao de maior comprimento ligao. A ligao de menor comprimento de ligao. A molcula mais estvel. A molcula mais reativa.

19. A molcula de iodo (I2) tem 2 eletres ligantes e 12 eletres no-ligantes. 19.1. Represente a estrutura desta molcula, usando a notao de Lewis. 19.2. Indique a ordem de ligao entre os tomos de iodo, nesta molcula. 19.3. Compare a fora de ligao desta molcula com a que se estabelece na molcula de dioxignio (O2). 20. Indique a geometria das seguintes molculas. a) BH3 b) C2H2 c) CBr4

d) HBr 21. Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). Corrija as falsas. A. A ligao covalente consiste na captura de eletres pelo tomo de maior tamanho. B. Uma ligao covalente tripla envolve a partilha de trs eletres. C. Os eletres partilhados pelos tomos que se encontram unidos por uma ligao covalente provm do ltimo nvel de energia. D. Numa molcula, um tomo adquire mxima estabilidade quando tem no ltimo nvel de energia 8 eletres, no caso dos tomos maiores, ou 2 eletres, no caso dos tomos menores.

Pgina 6 de 6

Anda mungkin juga menyukai