Anda di halaman 1dari 20

31FLS. AG. INST.

CONTRA DECISO QUE ANTECIPA OS EFEITOS DA SENTENA

Agravo

de

Instrumento

contra deciso

que

antecipa

os

efeitos

da

sentena

(31

pginas)

EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO PAULO, j qualificado, por seus advogados constitudos, inconformado com a r. despacho publicado em 21 de outubrobro p.p. (doc.) que deferiu a estrao de carta de sentena a fim de iniciar a execuo provisria da respeitvel sentena de fls. nos autos da ao ordinria de resciso contratual que lhe move M EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA, a qual tramita na 30 Vara Cvel do Foro Central da Comarca da Capital sob o nmero 000/98, vem, mui respeitosamente, presena deste Egrgio Tribunal interpor o presente: AGRAVO DE INSTRUMENTO COM REQUERIMENTO DE CONCESSO DE LIMINAR EFEITO SUSPENSIVO a cujos termos devero responder o requerente na ao ordinria, qual seja, M.. Empreendimentos Imobilirios Ltda., com fundamento nos artigos 522, 524, 525 e seguintes c/c o art. 558, todos do Cdigo de Processo Civil, a tramitar perante uma das Cmaras deste E. Tribunal, pelas razes expostas na minuta em anexo. Termos Requer o processamento do Agravo So Paulo, 29 de outubro de 1999 AGRAVANTE: AGRAVADOS: M.. EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA. EGRGIO COLENDA NOBRES JULGADORES MINUTA DO AGRAVO RAZES Preliminarmente: requer o agravante, neste ato, sejam todas as publicaes e intimaes referentes ao presente Agravo enviadas ao seu Advogado, infra-assinado, Dr. A. P., OAB/SP n ., com escritrio Rua .., CEP: 00000-000, Higienpolis, So Paulo Capital. I OS FATOS A DECISO AGRAVADA DA AUSNCIA DE FUNDAMENTAO 1. = Traz a baila, o ora agravante, a ntegra da r. deciso proferida pelo rgo monocrtico, que deferiu a extrao da Carta de Sentena para a efetivao da tutela antecipada sentena de fls. TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO CMARA PAULO em que,

Ao ingressar nos autos com novos procuradores a r j teve plena cincia da sentena e haveria, pois, de Ter apresentado seu(s) recurso(s) se esse era o seu intento.

Defiro a extrao de carta de sentena pedida pela autora. Intime-se. 2. = Estabelece o artigo 93, inciso IX, da Constituio Federal de I988, que todos os julgamentos e decises emanados por rgos do Poder Judicirio, devero ser fundamentados. Seno vejamos: Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: IX todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as suas decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes; 3. = O texto constitucional, Nobres Julgadores, claro e preciso; todas as decises judiciais precisam ser fundamentadas. Neste sentido se firma a moderna jurisprudncia. Vejamos: A ofensa ao dever constitucional de fundamentar as decises judiciais gera a nulidade do julgamento efetuado por qualquer rgo do Poder Judicirio. Os magistrados e Tribunais esto vinculados, no desempenho da funo jurisdicional, a essa imposio fixada pela Lei Fundamental da Repblica . (STF 1 Turma, Processo HC n 68.571-DF, Relator Ministro Celso de Mello) A motivao das decises judiciais, elevada a cnone constitucional, apresenta -se como uma das caractersticas incisivas do processo contemporneo, calcado no due process of law representando uma garantia inerente ao estado de direito (STJ 4 Turma, Processo REsp n 67.514-RJ, Relator Ministro Slvio de Figueiredo) 4. = Com efeito, nclitos Desembargadores, o MM. Juzo ad quem, em que pese seu notvel saber jurdico, ao proferir seu despacho (doc. 01) de fls. 202, em, data venia, na parte em que se lesa o direito do agravante em econmicas duas linhas, no atendeu o preceito constitucional, acima transcrito. 5. = A exegese da Lei Maior, nos induz ao entendimento de que por fundamentao no basta apenas uma parca e lacnica declarao de que se pode (defere) a extrao de uma Carta de Sentena num processo ao qual se apresentou recurso de apelao recebido em seu duplo efeito (suspensivo e devolutivo); necessrio que isto seja feito de uma maneira exaustiva a fim de que se demonstre, como e porque, ao revs do que entende o patrono do autor, o efeito suspensivo emprestado ao recurso, quando de sua interposio, no suspendia por completo o curso do processo. 6. = Na realidade, uma interpretao lxico-gramatical, do vocbulo fundamentar suficiente para nos mostrar o complexo trabalho que deve ser feito pelo Magistrado antes de proferir uma deciso. Vejamos:

fundamentar, v. 1. Tr. Dir. Lanar os fundamentos ou alicerces de. 2. Tr. Dir. Assentar em bases slidas; estabelecer, firmar. 3. Tr. Dir. Documentar, justificar com provas ou razes. 4. Pron. Estar fundado; apoiar-se. (in Dicionrio Melhoramentos da Lngua Portuguesa Edio Especial para a Revista Veja) 7. = A deciso atacada, Nobres Magistrados, conforme anotamos acima, no foi fundamentada. Limitouse o Meritssimo Juzo de Primeira Instncia, a, no curtssimo espao de duas linhas proferir deciso que, dentre outras conseqncias, alm de violar direito lquido e certo do agravante de se manter na posse do imvel cuja resciso contratual judicialmente discutida, tumultua desnecessariamente o feito, vez que, em termos prticos, anula o efeito suspensivo que fora concedido apelao apresentada pelo agravante. 7.1 = Data maxima venia, acredita o agravante que, nos moldes em que foi proferido o deve o nclito Magistrado de Primeira Instncia, o Excelentssimo Doutor Juiz de Direito Dimas Borelli Thomaz Junior , haver se olvidado de que concedera EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO DE APELAO interposto pelo Agravante. Este fato, per si, inadimissvel. Olvidou-se o nclito Juiz de Primeira Instncia, ao proferir sua r. deciso que no momento em despachava um pedido o da agravada dessa maneira , para dizer o menos, sucinta, h uma pessoa, um ser humano, na ponta do processo que se v angustiada com a teratologia do despacho guerreado, e que se preocupa com a possibilidade de ser desapossada de maneira completamente arbitrria de seu imvel. 7.2 = Na realidade, o despacho de fls. 202, nos moldes em que foi prolatado, at mesmo dificulta as atividades dos Advogados do agravante, vez, por no se lastrear em articulao jurdica alguma, dificulta a redao do presente recurso.

8. = Isto posto, ante a teratologia, sob o aspecto formal e material, da deciso guerreada, entende o agravante deva ela ser, in totum, reformada pelos motivos a seguir expostos. II OS FATOS BREVE HISTRICO DO PROCESSO 9. = A agravada, em 21 de outubro de I998 entrou com ao ordinria de resciso contratual cumulada com pedido de tutela antecipada em face do agravante e de sua ex-esposa a Sra. Maringela , co-r naquele processo. 10. = Em seu pedido de antecipao de tutela, pretendia, em sntese, o agravante fosse expedido mandado de reintegrao de posse em seu favor, a fim de que fosse o agravante e a co-r Maringela, liminarmente esbulhados da posse do referido bem. 11. = Em deciso excepcionalmente bem fundamentada, entendeu o Meritssimo Juiz a quo que pelo perigo do dano que a concesso da medida comportava ao agravante e a co-r seria invivel a concesso da medida; razo pela qual fora indeferida. 11.1 = Inconformada, quele momento processual, interps a agravada agravo de instrumento dirigido a este Egrgio Tribunal, sendo certo que fora indeferida concesso da liminar.

11.2 = No mrito, tambm no se deu provimento quele Agravo de Instrumento, uma vez que entendeu este Egrgio Tribunal que este caso, dado s suas prprias peculiaridades, no comportaria a antecipao de tutela. 12. = Citados os rus por hora certa houve contestao de ambos. 13. = O agravante, em sua contestao, argiu, em sntese, que haveria pago 90% (Noventa porcento) do valor do imvel, sendo que, no seu entender estaria cobrando, a agravada valores abusivos, e que se propunha a pagar a valor que julgasse correto pelo mesmo. 13.1 = Pugnou, ainda, pela purgao da mora, dentro dos patamares jurdico-ftico aceitveis; ou seja, o afastamento da multa de 10% (Dez por cento) mencionada na clusula 6 (Sexta) do contrato firmado, nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor, e que fosse considerado que j havia sido pago 80% (Oitenta porcento) do valor do imvel. 13.2 = Com a contestao juntou procurao e demais documentos. 14. = Contestado o feito pela co-r Maringela, com procurao anteriormente acostada aos autos, esta aduziu em sntese que a agravada, agindo de m-f, procurava tirar vantagem da rusga do casal para se locupletar. De resto, em sua pea defensiva, reportou-se a Sra. Maringela , Defesa apresentada pelo agravante. 15. = Replicadas as defesas pelo agravado, quele momento autor, reiterou os termos da exordial, requerendo, novamente fosse concedida pelo Meritssimo Juzo a quo, a tutela antecipada pretendida na exordial. 16. = Em dois de junho de I999, ingressou o agravante com novos Advogados em Juzo. 17. = No dia 22 de junho do corrente ano, em audincia de tentativa de conciliao, nos termos do artigo 331 do Cdigo de Processo Civil, requereram as partes, de comum acordo, visando tentativa de COMPOSIO AMIGVEL, a suspenso do processo pelo prazo de 15 (Quinze) dias; o que fora deferido pelo nclito Magistrado a quo. 18. = s fls. 143 dos autos, o agravante, restando prejudicada a proposta de acordo, requereu o prosseguimento do feito. 18.1 = Tambm por esta razo, Nobres Julgadores, h de se concluir pela inaplicabilidade do instituto da tutela antecipada no caso em tela. Com efeito, conditio sine qua non para a concesso da medida que se evidencie o manifesto propsito protelatrio do ru (agravante no momento) nos termos do artigo 273, inciso II, do Cdigo de Processo Civil.

18.2 = Ora, Nobres Julgadores ser que correto afirmar-se que a parte que no processo, qualquer que seja sua natureza, em no sendo firmado o pretendido acordo, antes do prazo estipulado para o mesmo, que procede com extrema lealdade processual pode ser acusada de tentar procrastinar o feito? 19. = Em 07 de julho de I999 (fls. 145/148) dos autos, proferiu o nclito Magistrado a quo, sentena de mrito julgando procedente o pedido da autora, sendo que conforme consta da sentena, deveria devolver os valores pagos pelos autores nos termos da clusula II.6.8 do contrato firmado, a qual, conforme se aborda na apelao viola frontalmente nosso Ordenamento Jurdico, mormente o Cdigo de Defesa do Consumidor. 19.1 = Pior, no antepenltimo pargrafo da respeitvel sentena de fls. 145/148, concedeu o Meritssimo Juzo de Primeira Instncia, a antecipao de tutela a favor da agravada a fim de que se reintegrasse na posse do imvel, desde que efetuasse a devoluo dos valores pagos, nos termos da clusula II.6.8., do contrato firmado com o agravante e a co-r Maringela . 20. = vista da teratologia da deciso proferida, e da prpria confuso causada pela mesma, interps o agravante, em 30 de julho de 1999, Embargos Declaratrios a fim de que se sanasse eventual contradio contida no bojo da sentena; qual seria: a concesso da antecipao de tutela na prpria deciso que define o mrito do processo. 21. = Em 06 de agosto de I999, em resposta (fls. 164) aos Embargos de Declarao interpostos pelo Sr. Paulo , ora agravante, informou o Respeitvel Juiz da 30 Vara Cvel do Foro Central da Comarca da Capital, que no obstante a lio indicada nos embargos, de meu (do MM. Juzo) entendimento ser possvel o deferimento da tutela como consignei na sentena, mesmo porque ela favorece os rus, pois a reintegrao de posse s se dar se e quando a autora devolver a eles os valores indicados na mesma sentena que fica mantida tal qual lanada. 22. = Irresignado com a respeitvel sentena, ratificada pelos EMBARGOS DECLARATRIOS, interps (fls. 165/181) o agravante RECURSO DE APELAO dirigido a este EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA. 22.1 = Pugnou o agravante na apelao interposta, pela nulidade total da clusula II.6.8, vez que por se tratar de contrato de adeso (o firmado pelo Agravante, a Co-R Maringela , e a Agravada), e implicar ntida desvantagem ao direito dos contratantes deveria ser grafada no Instrumento Particular em caracteres destacados no corpo do texto. 22.2 = A previso de nulidade para esta espcie de clusula contratual, como sabemos, tem uma razo de ser, Excelncias: comum Instituies Financeiras e/ou Construtoras, como o agravado, aproveitarem-se da ansiedade comum a quem est comprando o primeiro imvel e impingirem ao contratante (no caso o Agravante e a co-r Maringela ) uma srie de clusulas abusivas e sem destaque algum no texto; freqentemente estas clusulas sequer so lidas no momento da assinatura do contrato. 22.3 = por esta razo, que o 4, do artigo 54 do Cdigo de Defesa do Consumidor, ao tratar dos contratos de adeso, que o caso deste, ora discutido judicialmente, assevera que as clusulas que

implicarem em limitao de direito do consumidor devero ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fcil compreenso. 22.4 = Com efeito, Nobres Julgadores, nada disso ocorreu, a inqua clusula de n II.6.8, que impinge, ainda que indiretamente, aos contratantes a ridcula situao de, na hiptese de resciso do contrato, em termos prticos, a perda de todos os valores pagos pelo imvel no mereceu destaque algum no contrato agora discutido. 22.5 = Nos caberia perguntar, Emrito Julgadores: ser que a agravada desconhece a Lei? Ser que a agravada, no sabe que uma Lei promulgada 04 (Quatro) anos antes da assinatura do contrato que se discute, a ele (contrato)? Ser que a agravada, no sabe que toda e qualquer clusula que implique em limitao ao direito dos contratantes deve ser escrita com destaque no corpo do contrato? Ser que a agravada entende que o Cdigo de Defesa do Consumidor, e o Ordenamento Jurdico Nacional como um todo no se lhe aplica?!! 22.6 = Com efeito, Excelncias, o abuso que pretende praticar no pode ser tolerado. Por esta razo, interps o agravante, em 25 de agosto de 1999 recurso de apelao para cassar o dispositivo da sentena que validava a clusula de n II.6.8 do contrato firmado; bem como para que anulasse a, data maxima venia, teratolgica tutela antecipada concedida na sentena. 23. = Em 27 de agosto de 1998, fora recebida (fls. 182 dos autos) a apelao interposta pelo agravante em seus ambos e regulares efeitos, isto : suspensivo e devolutivo. Transcrevemos abaixo o, supracitado, despacho em sua ntegra: Registro n 2.977/98 Recebo Vista o recurso de apelao de fls. 165/181, em seus ambos para e regulares efeitos. resposta.

parte

contrria

Com as contra-razes ou o decurso de prazo, subam ao Egrgio Tribunal competente, com as homenagens Intime-se. 24. = Em 16 de setembro de I999, apresentou a agravada (fls. 187/193) contra-razes ao recurso de apelao interposto pelo agravante. 25. = Frise-se que que a co-r Maringela no apresentou recurso contra a respeitvel sentena de fls. que ps fim ao processo julgando o seu mrito. 26. = Ainda, no ofereceu, at o momento a co-r Maringela recurso algum contra a sentena sendo certo que, j se consumou a precluso da co-r para que o faa. 27. = Em 08 de outubro de I999, apresentou a agravada petio (fls. 198/200), requerendo, tendo em vista um entendimento no mnimo equivocado do direito,. que se baseava na premissa de teria o deste Juzo.

agravante precludo em seu direito de ofertar agravo de instrumento, do tpico da sentena que concedeu a antecipao de tutela, a imediata formao de carta de sentena para a sua reintegrao na posse do imvel. 28. = A petio, lastreada num eloqente sofisma sobre o que natureza jurdica de decises judiciais e os recursos a elas (decises judiciais) aplicveis, chegou ao, data maxima venia, absurdo, beirando o ridculo de afirmar, no lacnico espao de um pargrafo, que devido ao longo tempo de permanncia que quedouse no imvel o agravado, no haveria quantia alguma a ser devolvida ao Sr. Paulo e Sra. Maringela. 28.1 = Tal argumentao, a qual, ao nosso ver caracteriza a litigncia de m-f da agravada, o que ser abordado em tpico prprio, no poder ser agasalhada pelo Poder Judicirio; como, certamente, no o ser. 29. = s folhas 202 dos autos do processo principal, deferiu o Meritssimo Magistrado de Primeira Instncia a antecipao de tutela deferida pela agravante, o que, fatalmente culminaria no esbulho do imvel do qual j pagou, aproximadamente, 80% (Oitenta porcento) do valor. 30. = Permissa venia, Excelncia, esta deciso lastimvel e em nada se coaduna com o notvel saber jurdico muitas vezes j apresentado pelo nclito Magistrado a quo merecendo integral reforma por parte deste Egrgio Tribunal. III DA DECISO GUERREADA BREVES CONSIDERAES SOBRE O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DAS CLUSULAS ABUSIVAS DA MELHOR INTERPRETAO DA CLUSULA II.6.8 (SE VLIDA FOSSE) LUZ DO ARTIGO 47 DA LEI 8.078/90 BREVES COMENTRIOS SOBRE ESTA LEI & SOBRE O PRINCPIO GERAL DE DIREITO DA VEDAO AO ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA Na eles e De E no dizemos nada. Na j pisam matam e no dizemos nada. At o entra rouba-nos conhecendo que mais sozinho a nosso em lua um frgil nossa dia, deles casa, e, medo, no as nosso segunda se noite, escondem: flores, co, colhem nosso primeira se uma noite aproximam flor jardim.

arranca-nos E porque

a no

voz

da dissemos

garganta. nada,

j no podemos fazer nada. Eduardo Alves da Costa, in, No Caminho, com Maiakovsky 30.1 = Apesar de sabermos que este no o momento processual adequado para que se discuta as clusulas contratuais (do contrato firmado entre o agravante, a agravada e a c-r), pede vnia este Advogado para tecer breves consideraes sobre o contrato firmado, o qual objeto do processo, e a Lei 8.078/90. 31. = Apenas para que tenhamos, Nobres Julgadores, uma pequena noo da teratologia da deciso guerreada, faremos uma breve exposio a respeito da clusula II.6.8., do contrato em epgrafe. 32. = Estabelece a, supracitada, clusula II.6.8, uma srie de parmetros absurdos, anti-jurdicos e imorais a serem observados no caso de retomada do imvel por parte da Construtora, ora agravada. So eles: 32.1 = juros moratrios e multa de mora, pagos quando de eventual purga de mora; 32.2 = despesas do valor de 10% (Dez porcento do valor total da alienao); 32.3 = contribuio ao PIS (0,65%) do preo de venda corrigido; 32.4 = Cofins dois por cento do valor de venda corrigido; 32.5 = condomnio de utilizao; 32.6 = IPTU; 32.7 = reparos necessrios; 32.8 = taxa diria de ocupao fixada em 0,1% sobre o preo de venda;

32.9 = todos os tributos e Leis sociais pagos em decorrncia das parcelas do preo. 33. = Esta clusula acima transcrita no mereceria prosperar por uma srie de fatores. Seno vejamos: III.1 DA VIOLAO AO ARTIGO 54, 4 DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 34. = Conforme se j anotou alhures, mais especificamente no recurso de apelao, a clusula de n II.6.8 do Contrato Firmado entre o agravante, a agravada e a co-r Maringela da Costa, deve ser considerada nula de pleno direito, uma vez no obedece critrio formal estabelecido pela Lei 8.078/90, em seu artigo 54, 4, qual seja: no fora, conforme determina a Lei, rerdigida com destaque no corpo do contrato.

35. = Com efeito, Nobres Julgadores, conforme se j anotou neste processo, o simples fato de um requisito formal de uma clusula contratual no ser seguido a torna, por completo, nula, razo pela qual dever-se- entender nula de pleno direito todo o dispositivo referente s multas e perdas de parcelas pagas contidos na clusula de n 54, 4, do, supramencionado, contrato. 36. = E lgico que assim seja, Excelncias. A Lei no pode ter simplesmente um valor de conselho pois se assim fosse, poderia ser tudo, menos Lei. Conseguintemente, lgico pressupor-se que os atos praticados ao arrepio da Lei devem, a fim de que se garanta a efetividade desta ltima e a Prevalncia do Estado Democrtico de Direito, ser considerados nulos de pleno direito. Com efeito, Nobres Magistrados, acessorium sequitor principale: se nula, por uma aspecto formal, uma determinada clusula contratual, nula tambm o sero suas conseqncias. 37. = E no venha a agravada alegar que desconhecia amide o Cdigo de Defesa do Consumidor. 37.1 = uma, porque a ningum facultado a possibilidade de alegao de desconhecimento da Lei, como escusa por no faz-lo; 37.2 = duas, Emritos Desembargadores, porque estamos a falar de uma grande construtora e no de uma loja de carros usados na periferia. Talvez, com uma empresa de menor porte, por um motivo bvio que dispensa maiores explicaes, fossa compreensvel que houvesse uma certa dose de complacncia por parte de Poder Judicirio, uma vez que tratar as pessoas com igualdade, inclusive no plano processual, equivale a tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual 37.2.1 = No nos esqueamos, Nobres Julgadores, de quem representa a parte hipossuficiente no presente processo: o agravante e a co-r Maringela . 37.3 = E, finalmente, trs, Excelncias, no poderia a agravada, em hiptese alguma, alegar no conhecer por completo a Lei, uma vez que seus assessores jurdicos talvez sejam o maior (pelos menos um dos maiores) escritrios de advocacia no ramo de direito imobilirio. 38. = Com efeito, Excelncias, ser que aceitvel que uma empresa que possua tamanho know-how (advogados de primeirssima linha e anos de tradio e solidez no mercado) cometa erro to primrio? A resposta s pode ser uma, Nobres Julgadores: NO!!! 39. = Nos cabe agora, outra pergunta, ser possvel que a agravada age com malcia, com argcia, ao inserir no contrato uma clusula que, para dizer o menos, implica em profunda restrio ao direito do consumidor, sem incremento grfico algum que a diferencie das restantes do contrato. 40. = A resposta agora tambm nos parece clara, Excelencias: SIM!!! 41. = Francamente, um contrato que tem uma clusula dessa natureza, que no esteja devidamente mimetizada em seu bojo, sofre um srio risco de no ser assinado por possveis compradores (no caso, o agravante e a co-r Maringela da Costa).

42. = E normal, como sabemos, que a agravada tudo faa em nome do lucro, assim como outras empresas vendedoras de produtos e/ou servios, inclusive omitir informaes de grande relevo ao contrato atravs da camuflagem dessas clusulas em seu bojo. 43. = Conforme anotamos alhures, valeu-se a construtora, poca da assinatura do contrato da ansiedade prpria daqueles que pretendem comprar o primeiro imvel. 44. = Assim, pelo simples fato de no respeitar, um pr-requisito formal essencial sua validade, dever ser declarada nula de pleno direito a clusula de n II.6.8 do referido contrato. 45. = Todavia, tem cincia o agravante de que esta uma questo que dever ser oportunamente abordada em sede de apelao. III.2 DO CONTRATO FIRMADO ENTRE O AGRAVADO, O AGRAVANTE E A CO-R DA ABUSIVIDADE DA CLUSULA II.6.8, LUZ DO ARTIGO 51, INCISO 2, DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 46. = Ainda que superssemos a questo da violao do artigo 54, 4 do Cdigo de Defesa do Consumidor, hiptese que somente admitimos ad argumentandum tantum, teramos que de qualquer maneira seria nula a clusula de n II.6.8, do Contrato firmado entre as partes. 47. = que o artigo 51, em seu inciso II, do Cdigo de Defesa do Consumidor, estabelece, como bem asseveramos no recurso de apelao, serem nulas quaisquer clusulas que subtraam do consumidor a possibilidade de reembolso pelas parcelas j pagas. 48. = E agora se v, que a clusula II.6.8., na realidade constitui uma verdadeira simulao vedada pelo Cdigo Civil no artigo 147 vez que procura, atravs de uma construo artificiosa subtrair dos contratantes (agravante e co-r) o total das parcelas pagas no contrato de financiamento do imvel. 49. = E assim , Nobres Julgadores, mo tpico final da petio de fls 199/200, dos advogados da agravada corroboram nossa assertiva. Transcrevmo-lo abaixo: () 5. Apresenta tambm clculo demonstrativo de que, devido ao longo perodo de ocupao do imvel pelo co-Ru Paulo , j no h quantia a devolver aos Rus. 6. Pelo exposto, requer se digne V. Exa., autuar as anexas cpias e a presente petio em carta de sentena e, nesta, determinar seja expedido mandado de reintegrao da Autora na posse da unidade autnoma ocupada pelo co-Ru Paulo . () 50. = Com efeito, Excelncias, atravs de verdadeiro ato simulatrio a agravada fez inserir no contrato clusula (a II.6.8) que tirava, em termos prticos, dos contratantes (bem como de seus demais clientes os da Munir . Ltda. ) o direito ao reembolso das parcelas j pagas.

51. = Isto um abuso, Nobres Julgadores!!! O Judicirio, dentro da Nobilssima funo que lhe atribuda no pode servir de Circo para avalizar, para dizer o menos, a m-f negocial do agravado. Se espera, neste caso que se venha a fazer justia; e no que atravs de uma elucubrao contbil-jurdica se viole literalmente o texto insculpido no artigo 51, inciso II, da Lei (Complementar Constituio Federal de I988) a fim de que se subtraa do agravante e da co-r Maringela da Costa todos os valores pagos pelo imvel, que remontam no mnimo, nos clculos da prpria agravada em 73,55% (SETENTA E TRS VRGULA CINCOENTA E CINCO POR CENTO). 51.1 = Conforme se j anotou, o fim precpuo da clusula II.6.8., subtrair dos contratantes, no caso o agravante e a co-r, o direito ao reembolso pelas parcelas pagas. No importa o nome que se d a isto (perdas e danos, multa ou outros) o fim a que se colima nesta clusula a ilegal e arbitrria perda do que j fora pago no apartamento; e isso no pode ser admitido. No nos esqueamos das palavras de W. Shakeaspere: () se a rosa no se chamasse rosa, teria menos perfume? () . 52. = Assim, tambm com fulcro no artigo 51, inciso II, da Lei 8.078/90, entende o agravante, ratificando os termos da apelao, ser nula de pleno direito a, supracitada, clusula II.6.8., do contrato firmado. III.2.1 O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BREVE EXPOSIO SOBRE OS PRINCPIOS GERAIS DE DIREITO A VEDAO AO ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA 53. = Princpios Gerais de Direito (), nos dizeres de ACQUAVIVA, () so o s princpios que decorrem do prprio fundamento da legislao positiva, que, embora no se mostrando expressos, constituem os pressupostos lgicos necessrios das normas legislativas. () 54. = Por outras palavras, pode-se dizer que o binmio Princpio Geral de Direito-Norma a fora centrpeta em torno do qual deve gravitar todo o Ordenamento Jurdico. (Normalmente esta lio aprendida, nas aulas de I.E.D., no Primeiro Ano de qualquer curso de bacharelado em Direito.) 55. = considerado, em nosso ordenamento filosfico-jurdico, Princpio Geral de Direito, a vedao ao enriquecimento sem causa. O locupletamento ilcito, pode ser definido pelo aumento no patrimnio de algum, motivado pelo empobrecimento injusto de outrem. 56. = Ora Exas., ainda que desconsiderssemos todos os textos legais, j apontados ao longo desta pea, no h maneira de considerarmos reintegrao de posse pretendida pela agravada, com certeza constituir fonte de enriquecimento sem causa para si. 57 = O Judicirio, dentro da Nobre Competncia que lhe fora atribuda, a de fazer JUSTIA (dar a cada um o que seu) no pode calar-se ante o abuso pretendido pela agravada. 58. = Apenas para melhor exemplificarmos, Nobres Desembargadores, se considerarmos que o imvel tem um valor de mercado de R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais), e 73,55% corresponderiam a, aproximadamente R$ 294.200,00 (Duzentos e noventa e quatro mil e duzentos reais); e que a agravada pode, novamente revend-lo pelo seu valor de mercado de R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais)

chegaremos concluso de que ela ter auferido sobre este imvel uma quantia de R$ 694.200,00 (Seiscentos e noventa e quatro mil e duzentos reais). 59. = Com efeito, se se permitir este verdadeiro absurdo, chegaremos concluso de que um timo negcio para a agravada no seus contratos pagos, para, aps, retom-los em Juzo e auferir novamente o valor de mercado do referido bem. 60. = Isto posto, no apenas pelos textos legais acima citados, mas tambm em obedincia ao princpio geral de direito da vedao ao enriquecimento sem causa (e para que no caso em tela isto no ocorra), entende o agravante deva ser considerada nula de pleno direito a clusula de n II.6.8. do contrato firmado entre as partes (agravante, agravada e co-r). III.3 DO DIREITO DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA APLICABILIDADE SE FOR O CASO DO ARTIGO 47 DESTE DIPLOMA LEGAL, AO CASO EM TELA 61. = Ainda que a clusula de n II.6.8, do contrato firmado, pelos motivos j expostos neste processo (tanto na Apelao; quanto no presente Agravo de Instrumento), no fosse de pleno direito nula, hiptese que somente se admite por profundo apreo dialtica, entende que melhor interpretao da norma, e da quantia que deveria ser devolvida ao agravante e co-r, se deveria fazer com fundamentao no artigo 47 do Cdigo de Defesa do Consumidor. 62. = Estabelece este artigo o artigo 47 do, supracitado, Diploma Legal, que todas as clusulas contratuais sero interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor. 63. = Ora, Exas., se a Lei estabelece esta condio para a interpretao de clusulas contratuais, e se a (clusula de n) II.6.8., o que entendemos que no , esta dever-se ia subordinar ao ditame legal supramencionado. 64. = Logo, se fosse esta clusula vlida, o valor da multa e descontos a serem feitos, assim como ocorre em contratos de locao, deveria se dar, no pelo valor total do imvel, mas sim sobre o valor inadimplido pelo agravante e a co-r Maringela . 65. = Francamente, Nobres Julgadores, no h razo lgica ou jurdica que explique o porqu dos contratantes (agravante e co-r) em razo do inadimplemento terem que pagar multa sobre o valor total do imvel; uma vez que, no mnimo 73,55% deste valor j foi pago. 66. = Isto posto, entende o agravante que, se no for de plano afastada a clusula de n II.6.8. daquele contrato, dada a sua antijuridicidade, o que certamente ocorrer, esta, se for validada, o que no acreditamos, por este Egrgio Tribunal ser analisada luz do artigo 47 do Cdigo de Defesa do Consumidor, determinando-se, dessarte, a cobrana de valores e multas por parte da agravada, apenas em relao s parcelas inadimplidas pelo agravante e a co-r.

66.1 = At mesmo por esse motivo, entende o agravante inadmissvel a antecipao de tutela e reintegrao de posse pretendida pela agravada. 67. = Terminadas as breves consideraes sobre o Cdigo de Defesa do Consumidor, discutiremos agora o mrito deste agravo, ou seja, a arbitrariedade contida no respeitvel despacho guerreado. IV DO DIREITO DA DECISO GUERREADA AS ARBITRARIEDADES QUE EIVAM O PRESENTE DESPACHO 68. = Quando de sua respeitvel sentena de mrito, o Meritssimo Juzo da 30 Vara Cvel concedeu agravada a tutela antecipada pretendida. 69. = Inconformado com a respeitvel sentena, primeiro interps embargos de declarao e em seguida ( resposta dos Embargos) apresentou Recurso de Apelao, O QUAL FORA RECEBIDO EM SEUS AMBOS E REGULARES EFEITOS, QUAIS SEJAM: SUSPENSIVO E DEVOLUTIVO. 70. = Isto posto, causou espcie ao autor, ver publicado despacho deferindo extrao de carta de sentena, a qual tem a finalidade nica de reintegrar a agravada na posse do imvel objeto desta lide para que assim possa comercializ-lo. 71. = Incabvel, conforme sustentamos nos Embargos Declaratrios e na Apelao o deferimento de tutela antecipada na sentena, o que ser melhor abordado a seguir. IV.1 DA DECISO GUERREADA A SENTENA QUE A ORIGINOU DA IMPOSSIBILIDADE DA CONCESSO DA TUTELA ANTECIPADA NA SENTENA DO PRINCPIO DA UNIRECORRIBILIDADE DO RECURSO 72. = A respeitvel sentena, fls., (da qual j se apelou) houve por bem deferir a tutela antecipada naquele ato, deciso que para ns, Estudiosos do Direito , dmv, teratolgica.

72. = Com efeito, como a prpria tutela (sentena) pode se antecipar a ela mesma, com a concesso da medida. 73. = Por esta razo sustentamos pela impossibilidade desta medida quando da concesso da sentena. 74. = Com efeito, conforme se demonstrar, entendemos haver errado o Meritssimo Juiz a quo ao proferir aquela deciso. 75. = Da irreversibilidade da medida: Conforme se anotou na apelao, o provimento pleiteado na antecipao de tutela irreversvel, vez que em estando a autora na posse e domnio do imvel, se julgada improcedente a ao principal, o se se der provimento ao recurso, pelo fato de a autora comercializar imveis, este o seu negcio, no poder, certamente restitu-lo ao apelante.

76. = Impende anotarmos que o imvel , na realidade, um bem infungvel, vez que, at mesmo pelo valor afetivo que agrega, no pode, na hiptese de improcedncia (para a agravada) da demanda ser substitudo por outro de igual qualidade e espcie. 77. = Da transgresso ao Venerando Aresto proferido em Agravo de Instrumento: Impende anotarmos que a Colenda Quarta Cmara deste Tribunal posicionou-se no sentido de que, neste caso, por no se encontrarem preenchidos os requisitos do artigo 273 do Cdigo de Processo Civil, ser incabvel a concesso da tutela antecipada antes do trnsito em julgado da demanda. 78. = Na realidade, em sendo o caso, o que no acreditamos a antecipao dos efeitos da sentena deve ser concedida no curso do processo; e nunca na sentena. Neste sentido firma-se a Doutrina: A medida pode ser concedida, tanto no incio da lide quanto no curso do processo, mas sempre antes da sentena. Normalmente, no caso do inciso II, dever ser concedida no curso do processo, pois depois da contestao que se pode mais facilmente aferir a existncia de abuso de direito ou manifesto propsito protelatrio do ru. (Nelson Nery Junior CDIGO DE PROCESSO CIVIL COMENTADO) 79. = Neste sentido tambm a jurisprudncia: Antecipao de tutela sentena final fere princpio do duplo grau de jurisdio A medida liminar no pode ser concedida como antecipao de tutela na sentena final, sendo procedimento acautelador do possvel direito na ao a evitar leso irreparvel. Se concedida a final, fere o princpio do duplo grau de jurisdio () (TJRO Cmara Cvel; Porto Velho RO; Relator Desembargador Sebastio T. Chaves; j. 20.04.1999; v.u; ementa) 80. = Na realidade, data venia, o MM. Juzo recorrido, numa interpretao livre, em ltima instncia, ao conceder a tutela, tentaria emprestar, o nclito Magistrado a quo apenas efeito devolutivo ao recurso (de apelao) interposto pelo autor, violando literalmente o disposto no artigo 520 do Cdigo de Processo Civil. 81. = Ademais, se prevalecesse este entendimento se estaria, com efeito, a violar o direito do ru ampla defesa e ao contraditrio, vez que foi impugnado na apelao o item II.6.8 do contrato. 82. = NA REALIDADE, ATRAVS DA COBRANA PRETENDIDA TENCIONA A AGRAVADA IMPOR UMA PERDA, CONFORME SE DEPREENDE DE SUA PETIO, A QUAL DEU AZO AO PRESENTE AGRAVO DE INSTRUMENTO, DA TOTALIDADE DOS VALORES PAGOS PELO AGRAVANTE E A CO-R MARINGELA DA COSTA, O QUE NO S ANTI-JURDICO, MAS SOBRETUDO IMORAL, POIS VIOLA, CONFORME J SE ANOTOU NESTE AGRAVO, O PRINCPIO GERAL DE DIREITO DA VEDAO AO ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA. 81.1 = ADEMAIS, IMPORTANTE QUE SE FRISE, NOS TERMOS DO ARTIGO 1 DO DECRETO 745/69, REQUEREU O AGRAVANTE A PURGAO DA MORA, OBSERVANDO-SE AS DISPOSIES LEGAIS DO

CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, A FIM DE QUE FOSSEM EXCLUDAS DO CONTRATO AS CLUSULAS ABUSIVAS (MORMENTE A II.6.8). 82. = Com efeito, incabvel, conforme se anotou a concesso da antecipao da tutela na prpria sentena. Neste sentido citamos abaixo valiosa lio doutrinria. A antecipao no pode ser concedida na sentena no s porque o recurso de apelao ser recebido no efeito suspensivo, mas principalmente porque o recurso adequado para a impugnao da antecipao o agravo de instrumento. Admitir a antecipao na sentena seria dar recursos diferentes para hipteses iguais e retirar do ru, em caso de antecipao da sentena, o direito ao recurso adequado. A antecipao, portanto, deve ser concedida em deciso interlocutria no mesmo momento em que proferidada a sentena. 83. = Como bem aponta o Ilustre Jurista, ao conceder a tutela antecipada na sentena o Meritssimo Juzo de Primeira Instncia priva o agravante do direito AMPLA DEFESA E AO DEVIDO PROCESSO LEGAL, CERCEANDO DESSARTE SEU CAMPO DE DEFESA. 84. = Na realidade, entende o agravante que o recurso hbil a atacar aquela sentena e o comando antecipatrio nela contido o de apelao. 85. = Isto porque o princpio da unicidade do recurso estabelece que uma mesma sentena de Primeiro Grau de Jurisdio no pode ser objeto de recursos simultneos. 86. = Neste esteio, ademais, firma-se a jurisprudncia: A mesma sentena de 1 Grau de Jurisdio no pode ser objeto de dois recursos simultneos. (RT 645/74) 87. = Com efeito, se assim no o fosse, cada processo se perderia num emaranhado de recursos e aes (como o Mandado de Segurana, p.e.) que podem nascer de cada deciso juducial. 88. = A finalidade do princpio, acima citado, da unirrecorribilidade do recurso , em ltima instncia, o aceleramento (brevidade) do processo, garantindo-se, de um lado que no se negara a defesa a qualquer uma das partes se no recorrer especificamente de determinada alnea de uma deciso apresentando-se nica e to-somente um recurso para a mesma; e, de outro, que o processo seja abreviado, vez que, se assim no o fosse, Cmaras diferentes de um mesmo Tribunal no decidam de maneira diversa a mesma questo; o que atrasaria mais ainda a pretendida prestao jurisdicional requerida pela agravada. 89. = Isto posto, pareceu juridicamente lgico ao agravante que da sentena no poderiam nascer dois recursos; e por certo ocorrendo a interposio do recurso de apelao a referida tutela antecipada no ter qualquer efeito, porque impedida de nascer pelo efeito suspensivo emprestado ao recurso de apelao.

90. = Assim, ainda que fosse conceptvel a concesso da tutela antecipada na sentena, o que se entende que no , pelos motivos acima expostos, a discusso se encerraria com o recebimento da apelao em seus ambos e regulares efeitos pelo nclito Juzo a quo. 91. = Todavia, conforme se mostra no presente agravo no foi exatamente isto que ocorreu. Conforme abaixo ser demonstrado. V O DUPLO EFEITO NO QUAL SE RECEBEU O RECURSO DE APELAO O CONCEITO DE EFEITO SUSPENSIVO 92. = O recurso de apelao de fls. 165/181, interposto pelo agravante foi recebido em seus ambos e regulares efeitos, isto : devolutivo e suspensivo. Transcrevemos abaixo o despacho de fls. 182, no qual o MM. Juzo a quo recebe o recurso: Recebo Vista o recurso de apelao parte de fls. 165/181 em seus ambos para e regulares efeitos. resposta.

contrria

Com as contra-razes ou decurso do prazo, subam ao Egrgio Tribunal competente com as homenagens deste Juzo. 93. = Em primeiro lugar, deve-se frisar que o caso em tela no daqueles elencados no rol do artigo 520 do Cdigo de Processo Civil, razo pela qual o recurso deveria ser, como o foi, recebido nos dois efeitos que lhe so inerentes: suspensivo e devolutivo. 94. = Citemos abaixo, breve exposio doutrinria sobre o que vem a ser efeito suspensivo de um recurso: () O efeito suspensivo impede a execuo provisria da sentena condenatria, at que o recurso seja decidido; suspende a eficcia do ato decisrio impugnado at que o recurso seja decidido. () 95. = A lio acima ensinada , por demais simples, Nobres Julgadores por esta razo pede vnia o agravante por citar to singelo conceito a este Ilustre Tribunal todavia, olvidou-se de lembr-la, o Meritssimo Juzo recorrido ao proferir dmv, teratolgica deciso guerreada. 96. = Com efeito, o recurso suspensivo no qual fora recebido o recurso suspende toda a execuo da sentena, inclusive a malfadada tutela antecipada, errnea e equivocadamente nela inserida. (Caberia no caso, o Recurso de Agravo de Instrumento, para a agravada, se quisesse do despacho que recebeu a apelao em seus ambos e regulares efeitos, a sim houve precluso o que abordaremos adiante.) 97. = Isto posto, entende o agravante deva in limine ser cassada a respeitvel deciso que deferiu a Extrao de Carta de Sentena, uma vez que o feito encontra-se suspenso em decorrncia do duplo efeito emprestado apelao.

VI. DO DIREITO DO CONCEITO EXATO DO TERMO PRECLUSO DA PERDA DE PRAZO POR PARTE DA AGRAVADA PARA A INTERPOSIO DE RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO DA DECISO QUE RECEBEU A APELAO EM SEU DUPLO EFEITO ( DEVOLUTIVO E SUSPENSIVO) 98. = Estabelece o artigo 183 do Cdigo de Processo Civil, que decorrido o prazo, independentemente de declarao judicial, extingue-se o direito de praticar o ato, ficando salvo porm parte provar que no o realizou por justa causa. 99. = Aduz o DOUTO E CULTO ADVOGADO da agravada em petio de fls.198/200, que o agravante, em razo de no haver interposto apelao e agravo de instrumento (???) contra a sentena de fls., teria perdido o prazo para impugnar a tutela antecipada concedida, operando-se, no caso a precluso. 100. = Olvidou-se este CULTO ADVOGADO, contudo, do PRINCPIO DA UNICIDADE DO RECURSO, o qual estabelece, conforme anotamos alhures, que uma mesma deciso no pode comportar mais de um recurso. 101. = Ainda que houvesse se operado, contra o agravante a precluso, hiptese que somente admitiramos por amor ao argumento, o recebimento do recurso de apelao em seu duplo efeito tornaria incua a discusso, posto que o comando que defere a antecipao da tutela se sobrestaria at o julgamento da apelao, SE A PRECLUSO TIVESSE SE OPERADO; O QUE NO OCORREU. 102. = Ou melhor, ocorreu sim a precluso consumativa para a interposio de recurso de Agravo de Instrumento. Para a agravada. Seno vejamos: 103. = Da deciso que recebeu o recurso de apelao em seu duplo efeito, caberia, se a agravada julgasse adequado, recurso de Agravo de Instrumento, ao qual com fulcro no artigo 558 do Cdigo de Processo Civil, se poderia emprestar efeito suspensivo ativo. 104. = Em 01 de setembro de 1999, fora publicado despacho recebendo o recurso de apelao no efeito devolutivo e suspensivo. 105. = Se julgasse adequado, a agravada poderia, especificamente contra esta deciso, interpor agravo de instrumento at a data de (prazo fatal) 11 de setembro de 1999. Todavia no o fez, limitando-se a contra-arrazoar o recurso de apelao interposto pelo agravante em 16 de setembro de 1999. 105.1 = Em 08 de outubro de 1999, protocola em cartrio, petio informando da perda de prazo do agravante e requerendo, num procedimento extremamente temerrio, a extrao de Carta de Sentena a fim de que se reintegre na posse do imvel objeto da lide. 106. = Logo, Nobres Julgadores, nos cabe perguntar: Quem perdeu o prazo para a interposio do Agravo de Instrumento? vista do acima exposto, Excelncias, a resposta clara: A prpria agravada, que agora, procedendo de maneira temerria e confusa procura tumultuar o feito e esbulhar, com o Permissa Venia,

aval do Meritssimo Juzo recorrido. Este modus operandi da agravada constitui, ademais, litigncia de m-f, o que ser adiante abordado. VII O DIREITO O EFEITO ATIVO A INTELIGNCIA DO ARTIGO 558 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL 107. = Estabelece o artigo 558 do Cdigo de Processo Civil que o relator poder, a requerimento do agravante, suspender o cumprimento da deciso at pronunciamento definitivo da turma ou cmara. Citamos abaixo o, retrocitado, Texto Legal: Art. 558. O relator poder, a requerimento do agravante, nos casos de priso civil, adjudicao, remio de bens, levantamento de dinheiro sem cauo idnea e em outros casos dos quais possa resultar leso grave e de difcil reparao, sendo relevante a fundamentao, suspender o cumprimento da deciso at o pronunciamento definitivo da turma ou cmara. Pargrafo nico. Aplicar-se- o disposto neste artigo s hiptese do artigo 520. 108. = Teceremos agora, algumas consideraes sobre o Texto Processual acima apontado. 109 = E perfeitamente cabvel, em nosso Ordenamento Jurdico, concesso da medida liminar de antecipao da tutela, em sede de agravo, perfeitamente possvel, uma vez que a disposio do art. 558 do Cdigo de Processo Civil permite que o Relator possa atribuir efeito suspensivo ao instrumento de agravo. 110. = Com efeito, seria despicienda a existncia do recurso de agravo de instrumento se no houvesse a previso, ainda que implcita, da concesso de liminar, nos casos em que se fizesse presente o iminente ameaa a direito do agravante. 111. = Frise-se, que anteriormente mudana do Cdigo de Processo Civil de 1995, era comum, por parte dos Advogados, a utilizao do Mandado de Segurana para que se emprestasse efeito suspensivo e/ou ativo ao Agravo de Instrumento. 112. = Ressalte-se, que se faz urgente a concesso da liminar no caso em tela, vez que o agravada pode ser esbulhado da posse de seu imvel e a agravada, em conseguindo este desiderato poder negoci-lo com outrem podendo causar, no s ao agravante, mas tambm a terceiro boa f leso grave e de difcil reparao. O Provimento que se requer 113. = Assim, ante todo o exposto o presente para requerer seja dado total provimento ao Recurso apresentado, a fim de que seja cassada, in totum, a r. deciso atacada, bem como seja concedido o efeito suspensivo, ao presente AGRAVO DE INSTRUMENTO a fim de que se suspenda o comando do despacho

de fls (deciso atacada) at ulterior julgamento da apelao, vez que se deu efeito suspensivo a este recurso e a agravada no o impugnou. 114. = Seja concedido, LIMINARMENTE, nos termos do artigo 558 do Cdigo de Processo Civil, efeito suspensivo ao presente agravo a fim de que se garanta a posse do agravante no imvel at o julgamento do Agravo de Instrumento e da Apelao, a qual certamente modificar por completo a respeitvel sentena de fls., declarando nula de pleno direito a clusula de n II.6.8. do Contrato Objeto da presente lide. 115. = A reforma total do respeitvel despacho atacado, sendo determinado por este Tribunal a suspenso do comando que defere a extrao de Carta de Sentena at o julgamento da apelao interposta. 116. = Seja a agravada intimada a, em querendo, no prazo de 10 (Dez) dias a se manifestar sobre os termos do presente Agravo de Instrumento, na pessoa de seu Advogado, o Dr. Antonio , OAB/SP n ., com escritrio Rua , So Paulo SP. 117. = Seja tambm intimada a, em querendo, manifestar-se a co-r Maringela , na pessoa de seu Advogado, o Dr. Simes, OAB/SP n ., com escritrio Rua , So Paulo, Capital. 118. = Informa o agravante que, no prazo legal estabelecido no artigo 526 do Cdigo de Processo Civil, protocolizar petio dirigida ao Meritssimo Juzo de Primeira Instncia para que este, em querendo, exera o Juzo de retratao e/ou preste informaes a este Egrgio Tribunal. 119. = Assim, ante todo o exposto requer o agravante seja dado total provimento ao presente agravo, inclusive com a concesso da liminar requerida, como medida da mais ldima J Ita sperator Nestes termos, requer provimento. U S T I T I A!!!

So Paulo, 01 de outubro de 1999 Peas juntadas no presente instrumento: Doc Doc. Doc. Doc. Doc. .01: 02: 03: 04: 05: Petio Procurao Cpia Cpia Cpia inicial outorgada do das do apresentada aos contrato notificaes Contrato Advogados objeto enviadas Social pelo do da ao da agravado; Agravado; demanda; agravante; Agravada;

Doc. 06: Cpia de notificaes enviadas pela agravada ao agravante e co-r Maringela ; Doc. 07: Cpia de despacho do Juiz de Primeira Instncia solicitando informaes;

Doc. 08: Cpia do despacho de 09 de novembro de 1998 que denega a concesso da tutela antecipada;

Doc. 09: Cpia de petio de interposio (CPC 526) de Agravo de Instrumento daquela deciso; Doc Doc. Doc. 12: 10: 11: Cpia Cpia Cpia da do, retrocitado, da procurao Agravo de ofertada pelo co-r aos Instrumento pelo seus interposto; agravante; Advogados;

contestao outorgada

Doc. 13: Cpia de Ofcio deste Egrgio Tribunal, informando que denegara o pedido de liminar requerida pelo agravado(no AI que interps);

Doc. 14: Cpia do ofcio, atinente quele AGRAVO, do MM. Juzo de 1 Instncia para este Tribunal; Doc. Doc. Doc.17: Doc. Doc. Doc. Doc. Doc. Doc. Doc. 21: 22: 18: 19: 20: Cpia Cpia 23: 24: Cpia 15: 16: Cpia Cpia Cpia Cpia Cpias de de da contestao de da despacho peties da petio do ofertada por Maringela pela pela a especificarem pelas da Costa; agravada; agravada; provas; partes; processo; sentena; agravante; embargos; agravante;

substabelecimento rplica intimando de mero as

juntado ofertada partes

expediente de mrito

juntadas deste

Cpia de dos

sentena agravado de da da apelao

requerendo

seja

proferida pelo

embargos Cpia

declarao resposta

apresentados aos

interposta

pelo

Doc. 25: Cpia do despacho do MM. Juzo de Primeira Instncia que recebe a apelao em ambos os efeitos; Doc. Doc.27: Doc. Doc. Doc. 28: 26: Cpia Cpia Cpia de de Cpia Cpia das contra-razes da agravada da co-r agravada requerendo extrao da no apelao devoluo de carta 30 de de Vara interposta; prazo; sentena; Cvel; agravo;

petio petio de da da

requerendo do

29: 30:

certido Deciso

cartrio Atacada

presente

Doc. 30 v: Cpia da Certido da publicao da deciso no Dirio Oficial do Estado de So Paulo. So Paulo

Anda mungkin juga menyukai