Anda di halaman 1dari 5

PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO N. 000510854.2011.2.00.

0000 RELATOR : CONSELHEIRO JEFFERSON KRAVCHYCHYN REQUERENTE : CENTRO DE ESTUDOS E DISTRIBUIO DE TTULOS E DOCUMENTOS DE SO PAULO REQUERIDO : CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO - SP

Vistos, Trata-se de Procedimento de Controle Administrativo instaurado pelo Centro de Estudos e Distribuio de Ttulos e Documentos de So Paulo, em face da Corregedoria Geral da Justia de So Paulo SP (CGJSP), em que pretende, liminarmente, que sejam sustados os efeitos jurdicos do Provimento CG n 19/2011 da requerida, que modificou o item 7.2, Captulo XIX das Normas de Servios da Corregedoria Geral da Justia, firmada pelo Provimento CG n 29/2001 do mesmo rgo Corregedor. Informa que pessoa jurdica constituda com o objetivo primordial de [...] orientar e dar suporte instalao e operao de central prpria para a recepo e distribuio de ttulos e documentos atribudos aos servios de Registro de Ttulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica na Comarca da Capital de So Paulo, ficando certo que os atos de registro sero praticados pessoalmente pelos respectivos Oficiais e seus prepostos. Expe que sua criao se deu em atendimento ao estabelecido na original redao do Provimento CG n 29/2001, da CGJSP, que no item 7.2, Captulo XIX, determinava, in verbis:

7.2. Todos os Registros de atribuio de Ttulos e Documentos sero feitos independentemente de prvia distribuio, salvo quando, diante da unnime aquiescncia dos titulares de delegao for estabelecida, em cada comarca, uma central de atendimento e distribuio, mantida, direta e pessoalmente, por todos os registradores, mediante a aprovao e a superviso do MM. Juiz Corregedor Permanente respectivo. Aduz que tem funcionado por cerca de 10 (dez) anos, sem que quaisquer irregularidades ou desvios funcionais tivessem sido denunciados por usurios do servio, ou mesmo pelos prprios rgos judicirios responsveis pela sua fiscalizao. Discorre que, em 06/04/11, a Associao dos Advogados de So Paulo (AASP), alegando reclamaes de vrios associados (sem que tenha apresentado tais reclamaes) encaminhou pedido ao Corregedor Geral da Justia do Estado, solicitando, em carter de urgncia, a reviso da disciplina [...] dos servios dos Cartrios de Registro de Ttulos e Documentos e de Registro Civil do Estado de So Paulo, com o objetivo de assegurar [...] ao usurio dos servios o seu direito de apresentar documentos ou requerimentos diretamente junto a serventia da sua livre escolha, na conformidade do definido pelo Provimento n 29/2001 daquele rgo (item 7.2, do Captulo XIX). Afirma que se insurgiu a referida Associao contra o fato de que o citado Provimento da Corregedoria admitia a possibilidade de que os registros de atribuio do Registro de Ttulos e Documentos pudessem ser distribudos, em cada Comarca, desde que atendidas s condies estabelecidas, por uma Central de Atendimento e Distribuio, elencando vrios argumentos que a associao teria utilizado. Pontua que o Corregedor Geral da Justia, acolhendo como motivao essa manifestao opinativa da AASP, determinou a alterao da redao do subitem 7.2 das Normas de Servios da Corregedoria Geral da Justia, por meio do Provimento CG n 10/2001, publicado no Dirio Oficial da Justia em 09/08/11. Na analise do pleito liminar, posicionei-me pelo indeferimento da mesma, entendendo que na observao dos elementos trazidos aos autos, no havia

suporte ftico-jurdico ensejador para a concesso de medida liminar. Pontuei ainda que nos atos administrativos incide o princpio da presuno de legitimidade, razo que torna excepcional a concesso da medida urgente sem que sequer tenha-se cincia das informaes que sero trazidas pela Corregedoria requerida. Face o indeferimento da medida liminar, a parte requerente veio novamente aos autos buscando a reconsiderao da deciso proferida, argumentando, em suma, que a iminncia do trmino do prazo no foi ocasionada pela requerente, vez que buscou anteriormente a soluo junto Corregedoria Geral de Justia de So Paulo. Aduz que a no sustao do Provimento at o prximo dia 10 de outubro, acarretar prejuzo ao bom funcionamento do servio pblico delegado e conseqentemente ao jurisdicionado. Pontua a possibilidade de danos irreversveis na prestao do servio pblico e a possvel ineficcia do provimento final, no caso de ocorrerem alteraes no funcionamento da central de distribuio nesse momento. Ressalta que a existncia de um servio de distribuio confere maior publicidade e segurana ao sistema, tornando mais fcil o acesso informao por parte dos usurios. Requer ao fim a reconsiderao da deciso que indeferiu o pedido liminar, para suspender os efeitos do Provimento CG n 19/2011. Decido: A criao e funcionamento do Centro de Estudos e Distribuio de Ttulos e Documentos CDT, se deu de acordo com o estabelecido no Provimento CG n 29/2001, da Corregedoria Geral da Justia do Estado de So Paulo (item 7.2, do Captulo XIX, das Normas de Servios da Corregedoria Geral da Justia), que assim dispunha: 7.2. Todos os Registros de atribuio de Ttulos e Documentos sero feitos independentemente de prvia distribuio, salvo quando, diante da unnime aquiescncia dos titulares de delegao for estabelecida, em cada comarca, uma central de atendimento e distribuio, mantida, direta e pessoalmente, por todos os registradores, mediante a aprovao e a superviso do MM. Juiz Corregedor Permanente respectivo.

Porm, em recente alterao, publicada em 09/08/2011, o Provimento CG n 19/2011, alterou a redao acima destacada, a qual passou a ter a seguinte redao: 7.2. Os registros e documentos sero feitos independentemente de prvia distribuio, salvo quando os titulares de delegao, por consenso unnime e mediante autorizao do Corregedor Permanente, estabelecerem central de atendimento e distribuio, mantida direta e pessoalmente pelos registradores da comarca, mas facultando-se ao usurio a escolha do registrador e a apresentao do ttulo diretamente na unidade escolhida, vedada a compensao. Nas dependncias da central e no respectivo endereo eletrnico sero afixadas informaes claras sobre a liberdade de escolha e apresentao do ttulo diretamente ao registrador.

A nova redao dada ao item 7.2, Captulo XIX, das Normas de Servios da Corregedoria Geral de Justia, no revela em uma anlise inicial qualquer ilegalidade, sequer h previso legal que preveja a necessidade do centro de distribuio ora requerente. Alis, a disposio questionada limitou-se a desobrigar o usurio de passar pela central de distribuio, no impondo, no entanto, como faz crer o requerente, que a mesma ser extinta ou desconstituda. Resta claro no contedo do provimento que se oportunizar a faculdade do usurio de escolher o registrador e apresentar o ttulo na unidade escolhida. Desse modo, a meu ver, no pode ser alterado, em sede liminar, o Provimento CG n 19/2011, pois no resta demonstrada ilegalidade evidente, capaz de macular sua edio e validade. A Corregedoria Geral da Justia do Estado de So Paulo, ao que parece, agiu dentro dos preceitos administrativos que o norteia, no cabendo falar-se em fumaa do bom direito do requerente. Somente patente ilegalidade seria capaz de ensejar a imediata suspenso do Provimento ora questionado, o que no se evidencia no caso presente. A argumentao trazida, ainda que se apresente relevante e motivo de analise mais acurada no exame de mrito, no expe razo para que ocorra nessa fase o controle de legalidade exercido pelo Conselho Nacional de Justia.

Assim, mantenho o indeferimento do pleito liminar pelas razes acima delineadas, ressaltando que a anlise de mrito ocorrer em momento oportuno, com as informaes trazidas pela Corregedoria requerente. Secretaria processual para que inclua o presente feito na pauta da 137 Sesso Ordinria a realizar-se no dia 25/10/2011.

Cpia do presente servir como ofcio.

Braslia, 06 de outubro de 2011.

Conselheiro JEFFERSON KRAVCHYCHYN Relator

Anda mungkin juga menyukai