Anda di halaman 1dari 18

OBRIGAES QUANTO LIQUIDEZ DO OBJETO 1.

. OBRIGAO LQUIDA CONCEITO: A obrigao lquida aquela obrigao certa, quanto sua existncia, e determinada quanto ao seu objeto. Seu objeto certo e individuado; logo, sua prestao relativa a coisa determinada quanto espcie, quantidade qualidade. INADIMPLEMENTO: Pelo CC, art. 397, o inadimplemento de obrigao positiva e lquida, no seu termo, constitui de pleno direito o devedor em mora. No havendo prazo assinado, comea ela desde a interpelao judicial ou extrajudicial. JUROS: Pelo CC, art. 407, o termo inicial para contagem de juros, se se tratar de obrigao lquida, decorre de acordo entre as partes, arbitramento ou sentena judicial. 2. OBRIGAO ILQUIDA CONCEITO: A obrigao ilquida aquela incerta quanto sua quantidade e que se torna certa pela liquidao, que o ato de fixar o valor da prestao momentaneamente indeterminada, para que esta se possa cumprir; logo, sem liquidao dessa obrigao, o credor no ter possibilidade de cobrar seu crdito. OBRIGAES RELATIVAS AO MODO DE EXECUO 1. OBRIGAO SIMPLES CONCEITO: A obrigao simples aquela cuja prestao recai somente sobre uma coisa (certa ou incerta) ou sobre um ato (fazer ou no fazer). Destina-se, portanto, a produzir um nico efeito, liberando-se o devedor quando cumprir a prestao a que se obrigara, seja ela de dar, restituir, fazer ou no fazer. 2. OBRIGAO CUMULATIVA CONCEITO: A obrigao cumulativa ou conjuntiva uma relao obrigacional mltipla, por conter duas ou mais prestaes de dar, de fazer ou de no fazer, decorrentes da mesma causa ou do mesmo ttulo, que devero realizar-se totalmente, pois o inadimplemento de uma envolve o seu descumprimento total; assim, a oferta de uma delas origina um inadimplemento parcial, visto que o credor no est obrigado a receber uma sem a outra. O credor no pode ser obrigado a receber nem o devedor a pagar por partes, se assim no se convencionou (CC, art. 314). Mas o pagamento, se houve ajuste, poder ser simultneo ou sucessivo. Assim sendo, o devedor s se quitar fornecendo todas as prestaes. Consiste, portanto, num vnculo jurdico pelo qual o devedor se compromete a realizar diversas prestaes, de tal modo que no se considerar cumprida a obrigao at a execuo de todas as prestaes prometidas, sem excluso de uma s. Quem contrai esse tipo de obrigao ter de satisfazer as vrias prestaes como se fora uma s.

3. OBRIGAO ALTERNATIVA CONCEITO: A obrigao alternativa ou disjuntiva a que compreende dois ou mais objetos e extingue-se com a prestao de apenas um. Enquanto na obrigao cumulativa o sujeito passivo s alcana quitao oferecendo todas, na alternativa ele se quita fornecendo uma, dentre as vrias prestaes. CARACTERIZAO: Caracteriza-se, a obrigao alternativa, por: A. Haver dualidade ou multiplicidade de prestaes heterogneas; B. Operar a exonerao do devedor pela satisfao de uma nica prestao, escolhida para pagamento ao credor. DIFERENAS COM OUTRAS OBRIGAES: A. Com as de dar coisa incerta: Embora tenham um ponto comum, que a indeterminao do objeto, afastada pela escolha, em ambas necessria. A diferena que, nas alternativas, h vrios objetos, devendo a escolha recair em apenas um deles; Nas de dar coisa incerta, o objeto um s, apenas indeterminado quanto qualidade. B. Com a obrigao condicional : Nesta (condicional) o devedor no tem certeza se deve realizar a obrigao, pois pode liberar-se pelo no implemento da condio. A obrigao condicional incerta quanto ao vnculo obrigacional. A alternativa, entretanto, no ocorre dvida, quanto existncia do referido vnculo. Este j se aperfeioou, no dependendo a existncia do direito creditrio de qualquer acontecimento. Indeterminado apenas o objeto da prestao. C. Com obrigao com clusula penal : Esta (clusula penal) tem natureza subsidiria e se destina a forar o devedor a cumprir a obrigao, no existindo seno como acessrio para a hiptese de inadimplemento. No da sua essncia conferir ao credor direito de opo e torna-se nula, se nula for a obrigao principal. CONCENTRAO DO DBITO DIREITO DE ESCOLHA: A obrigao alternativa s estar em condies de ser cumprida depois de definido o objeto a ser prestado. Essa definio se d pelo ato de escolha. O ato de escolha, denominado concentrao, feito por quem tem o direito de faz-lo. O art. 252 do CC, d liberdade s partes para convencionarem a quem caber o direito de escolha, de modo que, se outra coisa no se estipular, a escolha ser direito do devedor. A escolha poder ser feita pelo devedor, pelo credor, por terceiro ou por sorteio (art. 817). IMPOSSIBILIDADE OU INEXEQUIBILIDADE DE UMA DAS PRESTAES 1. Impossibilidade originria ou superveniente em razo de perecimento ocasionado por fora maior ou caso fortuito. Se uma s das duas prestaes se impossibilitar sem culpa do devedor, operar-se- uma concentrao automtica, pois independentemente da vontade dos interessados, a obrigao subsistir quanto outra CC, art. 253. 2. Inexequibilidade por culpa do devedor Se a escolha competir ao credor e uma das prestaes se tornar impossvel por culpa do devedor, o credor ter o direito de exigir ou a prestao subsistente ou o valor da outra, com perdas e danos CC, art. 255, 1 parte.

Se a escolha couber ao devedor, a obrigao concentrar-se- na remanescente, cessando o jus variandi do devedor, pois este no pode forar o credor a receber o valor da que se perdeu, havendo ainda uma das prestaes, transformando-se, ento, a obrigao alternativa em simples. Se por culpa do devedor, no se puder cumprir nenhuma das prestaes, no competindo ao credor a escolha, ficar aquele obrigado a pagar o valor da que por ltimo se impossibilitou, porque nesta se concentrou a obrigao, mais as perdas e danos que o caso determinar - CC, ar. 254. Se a escolha couber ao credor e ambas as prestaes se tornarem inexeqveis por culpa do devedor, o credor poder reclamar o valor de qualquer das duas, alm da indenizao pelas perdas e danos CC, art. 255, 2 parte. 3. Perecimento por culpa do credor Tem-se entendido que se a escolha competir ao devedor e uma das prestaes se impossibilitar por ato culposo do credor, ficar o devedor liberado da obrigao, quando no preferir satisfazer a outra. Se ambas se perecerem por culpa do credor, o devedor, a quem cabia o direito de escolha, poder pleitear o equivalente de qualquer delas, mais perdas e danos. Se a escolha for do credor culposo, atingindo o perecimento uma s das prestaes, liberar-se o devedor, salvo se o credor preferir exigir a outra prestao ou ressarcir perdas e danos. Se houver perda, por culpa do credor, de ambas as prestaes, exonerar-se- o devedor, quer lhe caiba ou no o direito de escolha. 4. Impossibilidade da primeira prestao, por caso fortuito e fora maior, e da segunda, por culpa do devedor ou vice-versa. Havendo perecimento da primeira sem culpa do devedor e da outra por sua culpa, aplica-se os arts. 253 e 234, 2 parte, ou seja, subsistir a dvida quanto prestao remanescente, respondendo o devedor, em relao restante que se impossibilitou por culpa sua, pelo equivalente, com perdas e danos. Se perecer a primeira por culpa do devedor, e a segunda sem culpa sua, dever-se- atentar ao disposto no art. 255, 1 parte do CC, caso em que assistir ao credor o direito de optar entre a subsistente ou o valor da outra, com perdas e danos. 5. Perecimento, primeiro, de uma das prestaes, por caso fortuito ou fora maior, e depois da outra, por culpa do credor ou vice-versa Perdendo-se uma das prestaes por motivo alheio vontade dos interessados, a obrigao concentrar-se- na restante, e, se esta vier a desaparecer por culpa do credor, exonerar-se- o devedor. 6. Inexequibilidade de uma das prestaes por culpa do devedor e da outra por culpa do credor Havendo perecimento de uma das prestaes por culpa do devedor com direito de escolha, operar-se- a concentrao da remanescente; perecida esta por culpa do credor, este no poder pretender qualquer prestao; logo, exonerado estar o devedor.

3. OBRIGAO FACULTATIVA CONCEITO: A obrigao facultativa ou obrigao com faculdade alternativa, aquela que, no tendo por objeto seno uma s prestao, permite a lei ou o contrato ao devedor substitu-la por outra, para facilitar-lhe o pagamento. Assim, a obrigao facultativa aquela que, tendo por objeto uma s prestao, concede ao devedor a faculdade de substitu-la por outra, independentemente da vontade do credor. OBRIGAES EM RELAO PLURALIDADE DE SUJEITOS 1. OBRIGAO DIVISVEL CONCEITO: aquela cuja prestao suscetvel de cumprimento parcial, sem prejuzo de sua substncia e de seu valor. Trata-se de divisibilidade econmica e no material ou tcnica. Havendo multiplicidade de devedores ou de credores em obrigao divisvel, esta presumir-se- dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos forem os credores ou devedores (CC, art. 257). 2. OBRIGAO INDIVISVEL CONCEITO: aquela cuja prestao s pode ser cumprida por inteiro, no comportando, por sua natureza (ex: um animal), por motivo de ordem econmica (ex: uma pedra preciosa) ou dada a razo determinante do ato negocial (ex: reforma de prdio por vrios empreiteiros), sua ciso em vrias obrigaes parceladas distintas, pois, uma vez cumprida parcialmente a prestao, o credor no obtm nenhuma utilidade ou obtm a que no representa a parte exata da que resultaria do adimplemento integral. Se houver, na obrigao indivisvel, pluralidade de devedores, cada um ser obrigado pela dvida toda CC, art. 259. ESPCIES: A indivisibilidade da obrigao pode ser: 1. Fsica ou material: se a sua prestao for indivisvel fsica ou materialmente, por no poder ser fracionada em prestaes homogneas, cujo valor seja proporcional ao todo. 2. Legal ou jurdica, se a prestao for indivisvel em virtude de disposio legal, que, por motivos variveis, inclusive econmicos, impede sua diviso, embora seja naturalmente divisvel. 3. Convencional ou contratual, se a indivisibilidade de sua prestao advier da vontade das partes, apenas de ser materialmente divisvel. 4. Judicial, quando a indivisibilidade de sua prestao proclamada judicialmente. INDIVISIBILIDADE EM RELAO S VRIAS MODALIDADES DE OBRIGAES A divisibilidade ou indivisibilidade das vrias modalidades de obrigao depende da natureza de sua prestao, visto que a classificao aplicvel a qualquer espcie de relao obrigacional. Por se tratar de mera questo de fato, a definio se dar pela anlise da natureza do objeto da prestao.

EFEITOS DA OBRIGAO DIVISVEL E INDIVISVEL A obrigao divisvel no traz em seu bojo nenhum problema por ser um modo normal de soluo da prestao e pelo fato de a multiplicidade de devedores e de credores no alterar a relao obrigacional, visto que h presuno juris tantum de que est repartida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quanto forem os credores ou os devedores (CC, art. 257). Tal presuno juris tantum porque os contraentes podem dispor que seus respectivos quinhes no sejam equivalentes. Cada um dos devedores se libera do vnculo pagando sua parte, e cada um dos credores nada mais poder exigir, desde que receba sua quita na prestao da relao creditria, pois s pode reclamar sua frao no crdito. O credor que se recusar a receber sua quota por pretender a soluo integral da relao creditria poder ser constitudo em mora. Na hiptese de extino do dbito por remisso, transao, novao, compensao ou confuso, tal extino, limitado o direito do credor a receber pro rata, operar-se- to somente a cada quota-parte, subsistindo relativamente aos demais. A obrigao indivisvel produzir os seguintes efeitos jurdicos: 1. Havendo pluralidade de devedores: A. Cada um deles ser obrigado pela dvida toda, nenhum deles poder solv-la pro parte (CC, art. 259); B. O devedor que pagar a dvida sub-rogar-se- no direito do credor em relao aos outros coobrigados (CC, art. 259, nico) ver arts. 283 e 285. C. O credor no pode recusar o pagamento por inteiro, feito por um dos devedores, sob pena de ser constitudo em mora; D. A prescrio aproveita a todos os devedores, mesmo que seja reconhecida em favor de um deles. E. A nulidade, quanto a um dos devedores, estende-se a todos. 2. Havendo multiplicidade de credores: A. Cada credor poder exigir, judicial ou extrajudicialmente, o dbito por inteiro (CC, art. 260, caput); B. O devedor desobrigar-se- pagando a todos conjuntamente, mas nada obsta que se desonere pagando a dvida integralmente a um dos credores, desde que autorizado pelos demais, ou que, na falta dessa autorizao, d esse credor cauo de ratificao dos demais credores, em documento escrito com as devidas firmas reconhecidas (CC, art. 260, I e II); C. Cada cocredor ter direito de exigir em dinheiro, do que receber a prestao por inteiro, a parte que lhe caiba no total (CC, art. 261); D. A remisso da dvida por parte de um dos credores no atingir o direito dos demais, pois o dbito no se extinguir em relao aos outros; apenas o vnculo obrigacional sofrer uma diminuio em sua extenso, uma vez que se desconta em dinheiro a quota do credor remitente (CC, art. 262); E. A transao, a novao, a compensao e a confuso, em relao a um dos credores, no operam a extino do dbito para com os outros cocredores, que s podero exigir, descontada a quota daquele (CC, art. 262, nico); F. A anulabilidade quanto a um dos cocredores estende-se a todos (CC, art. 177). PERDA DA INDIVISIBILIDADE Se a obrigao indivisvel em razo da natureza de sua prestao, que indivisvel por motivo material, legal, convencional ou judicial, enquanto perdurar a indivisibilidade, no desaparecendo a causa que lhe deu origem, subsistir tal relao obrigacional. Desse modo, desaparecido o motivo da indivisibilidade, no mais sobreviver a obrigao perdas e danos.

3. OBRIGAO SOLIDRIA CONCEITO: aquela em que, havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou de uns e outros, cada credor ter direito totalidade da prestao, como se fosse o nico credor, ou cada devedor estar obrigado pelo dbito todo, como se fosse o nico devedor (CC, art. 264). CARACTERSTICAS: 1. Pluralidade de sujeitos ativos ou passivos, pois imprescindvel a concorrncia de mais de um credor ou de mais de um devedor ou de vrios credores e vrios devedores simultaneamente; 2. Multiplicidade de vnculos, sendo distinto ou independente o que une o credor a cada um dos codevedores solidrios e vice-versa; 3. Unidade de prestao, visto que cada devedor responde pelo dbito todo e cada credor pode exigi-lo por inteiro. 4. Corresponsabilidade dos interessados, j que o pagamento da prestao efetuado por um dos devedores extingue a obrigao dos demais, embora o que tenha pago possa reaver dos outros as quotas de cada um; e o recebimento por parte de um dos cocredores extingue o direitos dos demais, embora o que o tenha embolsado fique obrigado, perante os demais, pelas parcelas de cada um. PLURALIDADE DE SUJEITOS 1. Ativa: Se houver multiplicidade de credores, que, em tese, s tem direito a uma quota da prestao, mas, em razo da solidariedade, podem reclam-la por inteiro do devedor comum; 2. Passiva: quando, havendo vrios devedores, o credor estiver autorizado a exigir e a receber de um deles a dvida toda. 3. Recproca ou mista: se houver pluralidade subjetiva ativa e passiva simultaneamente, isto , presena concomitante de credores e devedores. PRINCPIOS COMUNS SOLIDARIEDADE 1. Variabilidade do modo de ser da obrigao na solidariedade : A solidariedade diz respeito prestao e no ao modo pelo qual devida CC, art. 266; 2. No presuno da solidariedade : No existe solidariedade presumida, mas apenas a prevista na lei ou por conveno das partes. DISTINO ENTRE A OBRIGAO SOLIDRIA E A INDIVISVEL 1. A fonte Da solidariedade o prprio ttulo em razo do qual as partes esto obrigadas. Da sua ndole subjetiva, visto que reside nas prprias pessoas e oriunda de lei ou de negcio jurdico (CC, art. 265); J a da indivisibilidade , em regra, a natureza da prestao, que no comporta execuo fracionada, donde se infere sua feio objetiva, uma vez que visa assegurar a unidade da prestao; 2. A solidariedade se extingue com o falecimento de um dos cocredores e de um dos codevedores (CC, art. 270), exceto se a obrigao for indivisvel. J na indivisibilidade o bito de um dos cocredores ou de um dos codevedores no tem o condo de alterar a situao jurdica; logo, a obrigao indivisvel continuar como tal, havendo transmisso hereditria, pois o herdeiro do cocredor poder exigir o dbito por inteiro.

3. A solidariedade perdurar, mesmo que a obrigao se converta em perdas e danos (CC, art. 271); J na indivisibilidade tal no ocorrer, que cessar se houver tal transformao (CC, art. 263). 4. Na obrigao solidria, havendo inadimplemento, todos os codevedores respondero pelos juros moratrios, mesmo que a ao tenha sido proposta apenas contra um deles, embora o culpado tenha de responder aos outros pela obrigao acrescida (CC, art. 280); Na obrigao indivisvel, sendo a culpa de um s dos devedores, os outros, segundo o CC, art. 263, 2, ficaro exonerados, respondendo s aquele pelas perdas e danos. 5. Na solidariedade, a interrupo da prescrio aberta por um dos credores aproveitar aos demais, assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolver os outros e seus herdeiros (CC, art. 204, 1) e a suspenso da prescrio em favor de um dos credores solidrios s aproveitar aos demais se a prestao for indivisvel (CC, art. 201); Na indivisibilidade, a interrupo da prescrio por um credor no aproveitar aos demais; semelhantemente, a interrupo operada contra o codevedor ou seu herdeiro no prejudica os demais coobrigados (CC, art. 204, 2)

MODOS DE EXTINO DAS OBRIGAES PELO PAGAMENTO DIRETO ou execuo voluntria da obrigao pelo devedor, que, conforme a natureza da relao obrigacional, entrega certo bem, pratica uma ao ou se abstm de determinado ato. PELO PAGAMENTO INDIRETO, mediante consignao, sub-rogao, imputao do pagamento, dao em pagamento, novao, compensao, transao, compromisso, confuso e remisso da dvida. PELA PRESCRIO, PELA IMPOSSIBILIDADE DE EXECUO SEM CULPA DO DEVEDOR E PELO IMPLEMENTO DE CONDIO OU TERMO EXTINTIVO , casos em que se ter a extino da obrigao sem pagamento. Extinguir-se- o vnculo obrigacional, nessas hipteses, sem que o devedor cumpra a prestao. PELA EXECUO FORADA, seja sob forma especfica, seja pela converso da coisa devida no seu equivalente. DO PAGAMENTO CONCEITO: o cumprimento ou adimplemento da obrigao. PRINCPIOS: So aplicveis ao cumprimento da obrigao dois princpios:

BOA-F ou diligncia normal: Se exige que as partes se comportem de forma correta no s durante as tratativas, como tambm durante a formao e o cumprimento do contrato. Agir de boa-f significa comportar-se como homem correto na execuo da obrigao. PONTUALIDADE: Exige no s que a prestao seja cumprida em tempo, no momento aprazado, mas de forma integral, no lugar e modos devidos. S a prestao devida, cumprida integralmente, desonera o obrigado, salvo no caso de onerosidade excessiva reconhecida em sentena.

REQUISITOS ESSENCIAIS AO EXATO CUMPRIMENTO DA OBRIGAO EXISTNCIA DE VNCULO OBRIGACIONAL oriundo de lei ou de negcio jurdico que o justifique. INTENO DE SOLVER TAL VNCULO ou ANIMUS SOLVENDI, pois o pagamento execuo voluntria da prestao. SATISFAO EXATA DA PRESTAO que constitui o objeto da obrigao.

PRINCPIOS RELACIONADOS A SATISFAO EXATA DA PRESTAO

O DEVEDOR SOMENTE SE DESVINCULAR SE SATISFAZER EXATAMENTE A PRESTAO DEVIDA. O DEVEDOR NO PODER EXIGIR QUE O CREDOR RECEBA POR PARTES UM DBITO QUE, POR CONVENO, DEVE SER PAGO POR INTEIRO .

O DEVEDOR DEVER SATISFAZER A PRESTAO PELO MODO DEVIDO, PONTUALMENTE, NO LUGAR DETERMINADO. PRESENA DA PESSOA QUE EFETUA O PAGAMENTO (solvens) imprescindvel saber quem deve pagar. PRESENA DA PESSOA QUE RECEBE O PAGAMENTO ( accipiens) preciso saber a quem se deve pagar, sob pena de se pagar mal. ELEMENTOS (ou requisitos essenciais de validade) : a) um vnculo obrigacional que o justifique; b) a presena de uma pessoa que recebe, o solvens; c) a presena de uma pessoa que recebe, o accipiens; d) o cumprimento da prestao. QUEM DEVE PAGAR CC, arts. 304 a 307 : a) pagamento efetuado por pessoa interessada; b) pagamento efetuado por terceiro no interessado; c) pagamento efetuado pela transmisso da propriedade.

PAGAMENTO EFETUADO POR PESSOA INTERESSADA

S se considera interessado quem tem interesse jurdico na extino da dvida, isto , quem est vinculado ao contrato, como o fiador, o avalista, o solidariamente obrigado, o herdeiro, o adquirente do imvel hipotecado, o sublocatrio etc., que podem ter seu patrimnio afetado caso no ocorra o pagamento. O pagamento levado a efeito por outro interessado que no o prprio devedor gera, por conseqncia, a sub-rogao.

PAGAMENTO EFETUADO POR TERCEIRO NO INTERESSADO

A lei admite que mesmo terceiros no interessados (CC, art. 304, nico) promovam o pagamento, sem que possa o credor rejeit-lo, desde que o faa em nome e conta do devedor, salvo oposio deste. O artigo 305 do CC s d direito a reembolso ao terceiro no interessado que paga a dvida em seu prprio nome, conclui-se, interpretando-se o dispositivo a contrario sensu, que no desfruta desse direito o que a paga em nome e conta do devedor . Entende-se que, neste caso, quis fazer uma liberalidade, uma doao, sem qualquer direito a reembolso.

PAGAMENTO EFETUADO AO CREDOR CUJO CRDITO FOI PENHORADO

Nem sempre o pagamento consiste na entrega de dinheiro ao credor. Conforme autoriza o CC, art. 307, o cumprimento ou adimplemento da obrigao pode consistir na entrega de algum objeto, seja porque assim foi estipulado, seja porque o credor concordou com a dao em pagamento proposta pelo devedor. Segundo preceitua o CC, art. 307, o pagamento s ter eficcia, nesses casos, quando feito por quem tinha capacidade especfica para alienar.

A QUEM SE DEVE PAGAR CC, arts. 308 a 312:

Para que o pagamento exonere o devedor da obrigao, mister seja feito ao credor, ou a quem de direito o represente (CC, art. 308). Se a obrigao for ao portador, quem apresentar o ttulo credor. PAGAMENTO EFETUADO DIRETAMENTE AO CREDOR

O credor , ordinariamente, a pessoa indicada para receber a prestao. O credor no somente aquele a quem foi, originariamente, constitudo o crdito, mas igualmente os seus sucessores causa mortis ou inter vivos, a ttulo particular ou universal. A lei equipara ao pagamento realizado na pessoa do credor o efetuado a quem de direito o represente, considerando-o tambm vlido. H trs espcies de representantes do credor: legal, judicial e convencional. Legal o que decorre da lei, como os pais; judicial o nomeado pelo juiz, como o inventariante; convencional o que recebe mandato outorgado pelo credor, com poderes especiais para receber e dar quitao.

PAGAMENTO AO CREDOR PUTATIVO CC, art. 309

Credor putativo aquele que se apresenta aos olhos de todos como o verdadeiro credor. Para que seja aceito o pagamento, deve-se conjugar a boa-f e a verificao de erro inescusvel.

PAGAMENTO AO CREDOR INCAPAZ CC, art. 310

Em princpio, o pagamento efetivado a pessoa absolutamente incapaz nulo e o realizado em mos de relativamente pode ser confirmado pelo representante legal ou pelo prprio credor se cessada a sua incapacidade. Entretanto, necessrio distinguir duas situaes: 1. Se o solvens tinha cincia da incapacidade, o cumprimento invlido; 2. Se o solvens desconhecia, sem culpa, a incapacidade do credor, o cumprimento ser vlido, ainda que o accipiens tenha dissipado ou malbaratado a prestao, ou seja, ser vlido independentemente de comprovao de que trouxe proveito ao incapaz.

PAGAMENTO EFETUADO AO CREDOR CUJO CRDITO FOI PENHORADO CC, art. 312 Quando a penhora recai sobre um crdito, o devedor notificado a no pagar ao credor, mas a depositar em juzo o valor devido. Se mesmo assim pagar ao credor, o pagamento no valer contra o terceiro exeqente ou embargante.

OBJETO DO PAGAMENTO

No tocante s condies objetivas do pagamento, pode-se dizer que este no poder existir se no houver uma dvida. A preexistncia de um dbito corresponde prestao qualifica o ato como verdadeiro pagamento e como fato extintivo da obrigao. O objeto do pagamento dever ser o contedo da prestao obrigatria. O objeto do pagamento , pois, a prestao. O devedor no estar obrigado a dar qualquer coisa distinta da que constitui o contedo da prestao. E no poder liberar-se cumprindo uma prestao de contedo diverso (CC, art. 313). Assim, o devedor s se libera entregando ao credor exatamente o objeto que prometeu dar (obligatio dandi), ou realizando o ato a que se obrigou (obligatio faciendi) ou, ainda, abstendose do fato nas obrigaes negativas ( obligatio non faciendi), sob pena de a obrigao converterse em perdas e danos.

PAGAMENTO EM DINHEIRO CC, art. 315

Dvida em dinheiro a que se representa pela moeda considerada em seu valor nominal, ou seja, pelo importe econmico nela consignado. Dvida de valor aquela em que o dinheiro no constitui o objeto da prestao, mas apenas representa seu valor. No primeiro caso, o objeto o prprio dinheiro (contrato de mtuo, por exemplo); no segundo, o dinheiro valora o objeto (indenizao por dano causado). Princpio do nominalismo o que considera como valor da moeda o valor nominal que lhe atribui o Estado, no ato da emisso ou cunhagem. De acordo com este princpio, o devedor de uma quantia em dinheiro libera-se entregando a quantidade de moeda mencionada no contrato ou ttulo da dvida, e em curso no lugar do pagamento, ainda que desvalorizada pela inflao, ou seja, mesmo que a referida quantidade no seja suficiente para a compra dos mesmos bens que podiam ser adquiridos, quando contrada a obrigao. CC, art. 315. Clusula de escala mvel prescreve que o valor da prestao deve variar segundo os ndices de custo de vida. Arnoldo Wald a define como sendo aquela que estabelece uma reviso, preconvencionada pelas partes, dos pagamentos que devero ser feitos de acordo com as variaes do preo de determinadas mercadorias ou servios ou do ndice geral do custo de vida ou dos salrios. CC, art. 316. Teoria da impreviso aquela aplicada pelo magistrado nas hipteses em que fatos extraordinrios e imprevisveis tornem excessivamente onerosa, para um dos contratantes, o cumprimento do contrato e recomendam a sua reviso. CC, art. 317. rebus sic stantibus Enfatiza o Enunciado 17, aprovado na I Jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal que a interpretao da expresso motivos imprevisveis constante do art. 317 do novo Cdigo Civil deve abarcar tanto causas de desproporo no previsveis como tambm causas previsveis, mas de resultado imprevisveis. Estipulao de pagamento em moeda estrangeira : A lei 10.192/2001 estabelece que: As estipulaes de pagamento de obrigaes pecunirias exeqveis no territrio nacional devero ser feitas em Real, pelo seu valor nominal.

So vedadas, sob pena de nulidade, quaisquer estipulaes de: I - pagamento expressas em, ou vinculadas a ouro ou moeda estrangeira, ressalvado o disposto nos arts. 2o e 3o do Decreto-Lei no 857, de 11 de setembro de 1969, 1969, e na parte final do art. 6o da Lei no 8.880, de 27 de maio de 1994; II - reajuste ou correo monetria expressas em, ou vinculadas a unidade monetria de conta de qualquer natureza; III - correo monetria ou de reajuste por ndices de preos gerais, setoriais ou que reflitam a variao dos custos de produo ou dos insumos utilizados, ressalvado o disposto no artigo seguinte. As excees previstas em lei especial, portanto, so as seguintes: a) contratos de exportao e importao em geral, bem como os acordos resultantes de sua resciso; b) contratos de compra e venda de cmbio; c) contratos celebrados com pessoa residente e domiciliada no exterior, excetuados os contratos de locaes de imveis situados no territrio nacional, bem como a sua transferncia ou modificao a qualquer ttulo, ainda que ambas as partes j estejam nessa oportunidade residindo no Pas.

DA PROVA DO PAGAMENTO

Se o devedor no pagar a dvida, ficar sujeito s conseqncias do inadimplemento da obrigao; da a necessidade de se provar o cumprimento da prestao. Por essa razo, realizando a prestao devida, o devedor tem o direito de exigir do credor a quitao da dvida. Esta a prova do pagamento. CC, art. 319. Assim, quitao consiste em um escrito no qual o credor, reconhecendo ter recebido o que lhe era devido, libera o devedor, at o montante do que lhe foi pago . Todo aquele que solver dvida dever obter do credor a necessria quitao, uma vez que em juzo no se admitir comprovao de pagamento por via testemunhal, se exceder a taxa legal (CC, art. 227). Se o credor ser recusar a fornecer o recibo, o devedor pode legitimamente reter o objeto da prestao e consign-lo CC, art. 335, I. A quitao valer, desde que cumpra os requisitos do art. 320.

Presunes de pagamento juris tantum: Quando a dvida representada por ttulo de crdito, que se encontra na posse do

a) devedor;

A quitao poder ser dada no s pelo recibo, que o meio normal, mas tambm pela devoluo do ttulo, se se tratar, bvio, de dbitos certificados por um ttulo de crdito. Uma vez paga tal dvida, sua quitao consistir to somente na devoluo do ttulo de crdito, pois se o devedor o tiver em mos, o credor no mais poder cobrar a prestao devida, exceto se provar que o devedor o conseguiu ilicitamente. b) Quando o pagamento feito em quotas sucessivas, existindo quitao da ltima; c) Quando j quitao do capital, sem reserva dos juros, que se presumem pagos.

DO LUGAR DO PAGAMENTO

Para se efetuar o pagamento importa saber o local de cumprimento da obrigao. Como regra geral, o pagamento efetuar-se- no domiclio do devedor CC, art. 327. Quesvel (qurable): devedor. Portvel (portable): credor. O dbito deve ser cobrado, pelo credor, no domiclio do A prestao deve ser entregue pelo devedor, no domiclio do

possvel que o pagamento se de em local diverso do contratado ou fixado na lei CC, art. 329. Se o pagamento estiver vinculado a um imvel, como na hiptese de consistir na sua tradio ou em prestaes a ele relativas, o pagamento dar-se- aonde o mesmo situado CC, art. 328.

DO TEMPO DO PAGAMENTO

No basta saber onde a obrigao deve ser cumprida, mas em que momento deve ser. Tal situao interessa, tanto ao credor como ao devedor, porque no pode este ser exigido antes, salvo nos casos em que a lei determina o vencimento antecipado da dvida, como, por exemplo, nas hipteses previstas no art. 333 do CC. A respeito da data do pagamento de um dbito, preciso verificar: a) Se h determinao negocial a respeito, pois a norma jurdica deixa ao arbtrio das partes a fixao do momento em que a relao obrigacional poder ser reclamada. b) Se h omisso do vencimento, isto , se as partes no ajustaram data para o pagamento da dvida, no havendo disposio legal em contrrio, o credor, pelo art. 331 do CC, poder exigi-lo imediatamente. A regra de que a obrigao deve ser cumprida no vencimento sofre, entretanto, duas excees: a) b) Antecipao do vencimento CC, art. 333, entre outros; Pagamento antecipado. PAGAMENTO EM CONSIGNAO Arts. 334 a 345 CONCEITO: Modo indireto de libertar-se o devedor da sua obrigao, consistente no depsito judicial ou extrajudicial da coisa devida. CABIMENTO: Art. 335. A consignao tem lugar: I - se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II - se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos; III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil; IV - se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento;

V - se pender litgio sobre o objeto do pagamento. PRESTAES SUSCETVEIS DE SEREM CONSIGNADAS: Somente as obrigaes de dar podem ser objeto de consignao.

PAGAMENTO COM SUB-ROGAO Arts. 346 a 351 CONCEITO: aquela operao pela qual a dvida se transfere ao terceiro que a pagou, com todos os acessrios e garantias que a guarneciam. PECULIARIDADE: A circunstncia de um pagamento no extingue a dvida.

NATUREZA JURDICA: Trata-se de um instituto autnomo, mediante o qual o crdito, com o pagamento feito por terceiro, se extingue ante o credor satisfeito, mas no em relao ao devedor, tendo-se apenas uma substituio legal ou convencional do sujeito ativo. A subrogao , pois, uma forma de pagamento que mantm a obrigao, apesar de haver a satisfao do primitivo credor.

SUB-ROGAO LEGAL Art. 346. A sub-rogao opera-se, de pleno direito, em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum;

II - do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel; III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.

SUB-ROGAO CONVENCIONAL Art. 347. A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito.

EFEITOS:

Art. 349. A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores. Art. 350. Na sub-rogao legal o sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. Art. 351. O credor originrio, s em parte reembolsado, ter preferncia ao sub-rogado, na cobrana da dvida restante, se os bens do devedor no chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever. IMPUTAO DO PAGAMENTO Arts. 352 a 355 CONCEITO: a operao pela qual o devedor de vrios dbitos da mesma natureza, a um s credor, declara qual deles quer extinguir. PECULIARIDADE: A preferncia na escolha da dvida a ser adimplida do devedor. Se o devedor se mantiver em silncio e no se manifestar oportunamente, o direito de escolha passa ao credor, a menos que ele aja com violncia ou dolo. REQUISITOS: 1. Existncia de dualidade ou pluralidade de dvidas; 2. Identidade de devedor e credor. 3. Igual natureza dos dbitos. 4. Suficincia do pagamento para resgatar qualquer das dvidas.

ESPCIES: 1. Imputao do pagamento feita por vontade do devedor

Art. 352. A pessoa obrigada por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem lquidos e vencidos. Se houver capital e juros, salvo disposio em contrrio, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos (CC, art. 354). 2. Imputao do pagamento feita por vontade do credor Art. 353. No tendo o devedor declarado em qual das dvidas lquidas e vencidas quer imputar o pagamento, se aceitar a quitao de uma delas, no ter direito a reclamar contra a imputao feita pelo credor, salvo provando haver ele cometido violncia ou dolo. 3. Imputao do pagamento feita pela lei Art. 355. Se o devedor no fizer a indicao do art. 352, e a quitao for omissa quanto imputao, esta se far nas dvidas lquidas e vencidas em primeiro lugar. Se as dvidas forem todas lquidas e vencidas ao mesmo tempo, a imputao far-se- na mais onerosa. DA DAO EM PAGAMENTO Arts. 356 a 359

CONCEITO: Vem a ser um acordo liberatrio, feito entre credor e devedor, em que o credor consente na entrega de uma coisa diversa da avenada. D-se algo em pagamento, que no estava originalmente na obrigao ( datio in solutum). Art. 356. O credor pode consentir em receber prestao diversa da que lhe devida. REQUISITOS: 1. Uma obrigao previamente criada; 2. Um acordo posterior, em que o credor concorda em aceitar coisa diversa; 3. A entrega da coisa diversa com a finalidade de extinguir a obrigao.

PECULIARIDADES: 1. Na dao em pagamento, no h necessidade de equivalncia de valor na substituio. No h nem mesmo necessidade de que as partes expressem um valor. To s que manifestem sua inteno de extinguir a dvida com a entrega. 2. Ela pode ser parcial, 3. No existe dao em pagamento com ttulos de crdito, porque, no caso, haver cesso de crdito. O pagamento com cheque ou carto de crdito pagamento e no dao. 4. Havendo a evico do objeto dado em pagamento, sofre a perda o solvens, ressuscitando a obrigao que se havia extinguido pela dao. 5. O efeito da dao em pagamento produzir a extino da dvida, qualquer que seja o valor do objeto ofertado em lugar do convencionado. O ARTIGO 357

Art. 357. Determinado o preo da coisa dada em pagamento, as relaes entre as partes regular-se-o pelas normas do contrato de compra e venda. COMPENSAO Arts. 368 a 380 CONCEITO: o meio de extino de obrigao entre pessoas que so, ao mesmo tempo, credor e devedor uma da outra. a extino de obrigaes recprocas, que se pagam um por outra, at concorrncia de seus respectivos valores, entre pessoas que so devedoras uma da outra. ESPCIES: So trs as espcies de compensao: a) a legal, prevista no CC, cujos efeitos operam de pleno direito; b) a convencional ou voluntria, oriunda de acordo entre as partes, que podem dispensar qualquer um de seus requisitos; e c) a judicial, decorrente de sentena que conheceu do crdito alegado pelo ru contra o autor, em reconveno. Compensao legal 1. Conceito: a que, baseada nos pressupostos exigidos por lei, produz os seus efeitos ipso iure, ou seja, independe da vontade das partes e se realiza ainda que uma delas se oponha. Opera-se automaticamente, de pleno direito.

2. Requisitos: A lei estabelece os pressupostos essenciais da compensao legal, que so, a) reciprocidade dos crditos; b) liquidez das dvidas; c) exigibilidade das prestaes; d) fungibilidade dos dbitos. a) RECIPROCIDADE DOS CRDITOS: pois ser necessrio que duas pessoas sejam, ao mesmo tempo, credora e devedora uma da outra. a.1. o terceiro no interessado poder pagar, se o fizer em nome e por conta do devedor, salvo oposio deste, porm no poder compensar; a.2. pessoa que se obriga por terceiro no poder compensar essa dvida com que o credor lhe dever (CC, art. 376); a.3. o devedor notificado que no se ops cesso de crdito no poder levantar contra o cessionrio a compensao que teria podido articular contra o cedente (CC, art. 377). b) LIQUIDEZ DAS DVIDAS: que devem ser certas quanto existncia e determinadas quanto ao objeto, pois no se pode conceber compensao que opere ipso iure sem que haja certeza quanto ao montante de um dos dbitos. c) EXIGIBILIDADE ATUAL DAS PRESTAES: isto , devero estar vencidas. d) FUNGIBILIDADE DOS DBITOS: porque as prestaes devero ser homogneas entre si e da mesma natureza. e) HOMOGENEIDADE OU IDENTIDADE DE QUALIDADE DAS DVIDAS: quando especificada em contrato (CC, art. 370), pois se os objetos, embora da mesma espcie, forem de qualidade diversa, no haver compensao. f) DIVERSIDADE OU DIFERENA DE CAUSA: CC, art. 373. g) FALTA DE ESTIPULAO ENTRE AS PARTES, EXCLUINDO A POSSIBILIDADE DE COMPENSAO: CC, art. 375, 1 parte. h) OBSERVNCIA DAS NORMAS SOBRE IMPUTAO DO PAGAMENTO: havendo vrios dbitos compensveis, indicando o devedor qual a dvida que pretende compensar. Se omitir tal indicao, a escolha competir ao credor, constando na quitao o dbito compensado. Compensao convencional ou voluntria Conceito: a que resulta de um acordo de vontades, incidindo em hipteses que no se enquadram nas de compensao legal. As partes, de comum acordo, passam a aceit-la, dispensando alguns de seus requisitos, como, por exemplo, a identidade de natureza ou a liquidez das dvidas. Compensao judicial ou processual Conceito: a determinada pelo juiz, nos casos em que se acham presentes os pressupostos legais. Entretanto, ser necessrio que cada uma das partes alegue o seu direito de crdito contra a outra. CONFUSO

Arts. 381 a 384 CONCEITO: No direito obrigacional, a aglutinao, em uma nica pessoa e relativamente mesma relao jurdica, das qualidades de credor e devedor, por ato inter vivos ou causa mortis, operando a extino do crdito CC, art. 381. ESPCIES: So duas as espcies de confuso: a) total ou prpria; b) parcial ou imprpria. Confuso total ou prpria: Se se realizar relativamente a toda a dvida ou crdito. Confuso parcial ou imprpria: Se se efetivar apenas em relao a uma parte do dbito ou crdito. EFEITOS: Extinguir no s a obrigao principal, desde que na mesma pessoa se renam as qualidades de credor e devedor, mas tambm a acessria, ante o princpio acessorium sequitur principale. EXTINO: Cessar a confuso, operando-se a restaurao da obrigao com todos os seus acessrios, se ela decorrer de uma situao jurdica transitria ou de uma relao jurdica ineficaz CC, art. 384. REMISSO DE DVIDAS Arts. 385 a 388 CONCEITO: Remisso das dvidas a liberao graciosa do devedor pelo credor, que voluntariamente abre mo de seus direitos creditrios, com o escopo de extinguir a obrigao, mediante o consentimento expresso ou tcito do devedor, desde que no haja prejuzo a terceiro. Remisso perdo. ESPCIES: A remisso poder ser: a) total ou parcial; b) expressa ou tcita. EFEITOS: O principal efeito da remisso da dvida a extino do crdito. CONSIDERAES:

1. A remisso feita a um dos devedores quando existirem outros s extingue a divida do devedor apontado na parte que a ele corresponder; 2. Quando se perdoa a dvida a um dos devedores, a remisso proporcional ao remido, no se estendendo aos demais a liberao total da obrigao. O perdo pode operar-se in rem (extingue a obrigao por inteiro) ou in persanan ( restrito ao devedor especificado). 3. Para que a remisso seja considerada efetivada e voluntria, exige-se que a entrega do ttulo seja feita pelo credor, pois no se admite que um terceiro o faa.

Anda mungkin juga menyukai