Anda di halaman 1dari 11

2/20/13

DIREITO E LEGISLAO

Elementos de Teoria Geral do Estado e do Direito Constitucional

Teoria Geral do Estado Conceitos: Soberania e Cidadania


Profa. Karina Jankovic

2/20/13

Conceitos e Generalidades
Na definio de Nelson Palaia: TGE a sistematizao perfeita e preciso dadas ao estudo da organizao do Estado. O homem, sendo social, s poder viver em sociedade, ento no h sociedade sem Governo, pois ele quem d ao Estado a sua conotao jurdica.

Conceitos e Generalidades
Relembrando: O Direito Constitucional o ramo do Direito Pblico que regula a estrutura bsica do Estado. Necessidade de estudo do Estado e seus elementos, sua composio.

Conceitos e Generalidades
O Direito Constitucional abrange a parte geral, que a Teoria do Estado, e a parte especial, que o estudo do Direito Constitucional. A Constituio fixa a estrutura fundamental do Estado em suas funes e organizao.

2/20/13

Conceitos

Elementos do Estado
- Governo - Povo - Territrio

Nao
- Ideia de bem comum - Imprio da ideia

Territrio
- Elemento indispensvel para a existncia do Estado

Soberania e Cidadania
Soberania Poder de comando e de governo para dentro e para fora.

Cidadania Conscincia de Direitos e Obrigaes.

Teoria Geral do Estado Formas, Regimes de Governo e Federao

2/20/13

Formas de Governo
Antes de iniciar as explanaes, convido voc a assistir ao povo fala e entrevista - de tomada externa II
Monarquia Formas de Governo

Repblica

Absolutista

Constitucional

Oposio Monarquia

Pura

Parlamentar

Regimes de Governo
Regimes de Governo

Presidencialismo

Parlamentarismo

Chefe de Estado Presidente

Chefe de Governo Presidente

No regime Monrquico, o Rei chefe de Estado, e o chefe de Governo o primeiro Ministro. Se for Democrtico, os chefes sero a mesma pessoa.

Federao
Aliana Estado Federal Estados Federados

2/20/13

Direito Constitucional Origem, Conceito, Objetivo e Classificaes

Origem
O surgimento das constituies est ligado ao constitucionalismo, movimento que se originou na luta pela liberdade diante de governos absolutistas e por um conjunto mnimo de preceitos asseguradores da tripartio das funes estatais (executiva, legislativa e judiciria) e dos direitos individuais a serem respeitados no s pelos governos, mas tambm pelos demais cidados.

Conceito
Palaia (2010) Direito Constitucional o ramo do Direito Pblico que tem por objeto estudar de forma sistematizada os princpios e a norma fundamental da ordenao jurdica do pas.

2/20/13

Objeto e Objetivo
Objeto O objeto de estudo do Direito Constitucional constitudo pelas normas fundamentais do Estado, isto , pelas normas relativas estrutura do Estado, forma de governo, modo de aquisio e exerccio do poder, estabelecimento de seus rgos , limites de sua atuao , direitos fundamentais do homem e respectivas garantias e regras bsicas de ordem econmica e social. (Jos Afonso da Silva)

Objeto e Objetivo
Objetivo Estrutura do Estado. Garantia do Constitucionalismo Social.

Classificaes

Quanto forma

Quanto origem

Quanto ao modo de elaborao

Quanto estabilidade

Quanto aplicabilidade

Escritas

Promulgadas

Dogmtica

Rgida

Eficcia plena

No escritas

Histrica Outorgadas

Flexvel

Eficcia contida

Semirrgid a

Eficcia limitada

2/20/13

Direito Constitucional Prembulo, Recepo e Fundamentos

Prembulo
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

Prembulo

2/20/13

Recepo
Pela teoria da recepo, toda legislao existente anteriormente nova ordem constitucional, se com ela for compatvel, ser recepcionada; se incompatvel, ser revogada. Assim, toda legislao promulgada aps a nova ordem constitucional, se com ela for compatvel, ser constitucional; se incompatvel, ser inconstitucional.

Fundamentos
Os fundamentos da RFB so: Soberania. Cidadania. Dignidade da pessoa humana. Valores sociais do trabalho e a livre iniciativa. Pluralismo poltico. Os objetivos fundamentais da RFB so: Construir uma sociedade livre, justa e solidria. Garantir o desenvolvimento nacional. Erradicar a pobreza, a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer ouras formas de discriminao.

Direito Constitucional Diviso de Poderes, Poder Constituinte e Interveno

2/20/13

Diviso de Poderes
Artigo 2: So Poderes da Unio, Independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Princpio da Separao de Poderes como forma de limitao do Poder.

Diviso de Poderes

Poder Constituinte
S egundo Marcelo Segal: a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. Em outras palavras, pode-se dizer que poder constituinte o poder de instituio (criao) ou reforma (alterao) da Constituio. Classificao: Originrio. Derivado.

2/20/13

Direitos e Garantias Fundamentais

Artigo 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade...

Interveno
A Unio poder intervir nos Estados para: Manter a integridade nacional. Repelir a invaso estrangeira. Garantir o exerccio dos poderes. Reorganizar as finanas.

Interveno
Estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores na natureza. Estado de stio decreta-se nos casos de: I-comoo grave de repercusso nacional ou ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa; II- declarao de estado de guerra ou resposta agresso armada estrangeira.

10

2/20/13

Saiba Mais
Dica de livro: IHERING, Rudolf Von. A Luta pelo Direito.

Dica de Filme: Estado de Guerra, dirigido por Kathryn Bigelow.

11

Anda mungkin juga menyukai