Anda di halaman 1dari 5

RESOLUO N 169, de 17 de MARO de 2005.

Altera a Resoluo n 168/04, de 14 de dezembro de 2004, publicada no Dirio Oficial da Unio n 245, Seco I, Pgina 73, de 22 de dezembro de 2004.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO CONTRAN usando da competncia que lhe confere o artigo 12, inciso I e artigo 141, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB e, conforme o Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, Resolve: Art. 1 Os artigos 12, 15;,23,24, 27, 34, 2 do artigo 16; alnea e do inciso II do artigo 20 e caput do artigo 42, da Resoluo n 168, de 14 de dezembro de 2004, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 12. O Exame de Direo Veicular previsto no art. 3 desta Resoluo ser realizado pelo rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal e aplicado pelos examinadores titulados no curso previsto em regulamentao especfica e devidamente designados. Pargrafo nico. Os examinadores respondero pelos atos decorrentes, no limite de suas responsabilidades. Art. 15. Para veculo de quatro ou mais rodas, o Exame de Direo Veicular dever ser realizado: I - em locais e horrios estabelecidos pelo rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, em acordo com a autoridade responsvel pela via; II - com veculo da categoria pretendida, com transmisso mecnica e duplo comando de freios; III com veculo identificado como apreendiz em exame quando no for veculo destinado formao de condutores. Pargrafo nico. Ao veculo adaptado para portador de deficincia fsica, a critrio mdico no se aplica o inciso II. Art. 16........................................ .............................................................. 2 Caber autoridade de trnsito do rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado e do Distrito Federal definir o tempo mximo para o estacionamento de veculos em espao delimitado por balizas, para trs tentativas, considerando as condies da via e respeitados os seguintes intervalos:

a) b) c)

para a categoria B: de dois a cinco minutos; para as categorias C e D: de trs a seis minutos; para a categoria E: de cinco a nove minutos.

Art. 20. .................................... I -..................................................... ........................................................ i) cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza gravssima. II - ................................................... ........................................................ e)cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza grave. Art. 23. Na Instruo e no Exame de Direo Veicular para candidatos s categorias B, C, D e E, devero ser atendidos os seguintes requisitos: I Categoria B veculo motorizado de quatro rodas, excetuando-se o quadriciclo; II Categoria C veculo motorizado utilizado no transporte de carga, registrado com Peso Bruto Total (PBT) de, no mnimo, 6.000 kg; III Categoria D veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, registrado com capacidade mnima de vinte lugares; IV Categoria E combinao de veculos, cujo caminho trator dever ser acoplado a um reboque ou semi-reboque, registrado com Peso Bruto Total (PBT) de, no mnimo, 6.000kg ou veculo articulado cuja lotao exceda a vinte lugares. Art. 24. Quando se tratar de candidato categoria "A", o Exame de Direo Veicular dever ser realizado em veculo de duas rodas com cilindrada acima de 120 (cento e vinte) centmetros cbicos. Art. 27. Os examinadores, para o exerccio de suas atividades, devero ser designados pelo dirigente do rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal para o perodo de, no mximo, um ano, permitida a reconduo por um perodo de igual durao, devendo comprovar na data da sua designao e da reconduo: I possuir CNH no mnimo h dois anos; II possuir certificado do curso especfico, registrado junto ao rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal; III no ter cometido nenhuma infrao de trnsito de natureza gravssima nos ltimos doze meses; IV no estar cumprindo pena de suspenso do direito de dirigir e, quando cumprida, ter decorrido doze meses; V no estar cumprindo pena de cassao do direito de dirigir e, quando cumprida, ter decorrido vinte e quatro meses de sua reabilitao.

1 So consideradas infraes do examinador, punveis pelo dirigente do rgo ou entidade executivo de trnsito dos Estados ou do Distrito Federal: a) induzir o candidato a erro quanto s regras de circulao e conduta; b) faltar com o devido respeito ao candidato; c) praticar atos de improbidade contra a f pblica, contra o patrimnio ou contra a administrao pblica ou privada. 2 As infraes constantes do 1 sero apuradas em procedimentos administrativos, sendo assegurado o direito constitucional da ampla defesa e do contraditrio que determinaro em funo da sua gravidade e independentemente da ordem seqencial, as seguintes penalidades: a) advertncia por escrito; b) suspenso das atividades por at 30 (trinta) dias; c) revogao da designao. Art. 34. A ACC e a CNH sero expedidas pelo rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, em nome do rgo mximo executivo de trnsito da Unio, ao condutor considerado apto nos termos desta resoluo. 1 Ao candidato considerado apto nas categorias A, B ou A e B, ser conferida Permisso para Dirigir com validade de 01(um) ano e ao trmino desta, o condutor poder solicitar a CNH definitiva, que lhe ser concedida desde que tenha cumprido o disposto no 3 do art. 148 do CTB. 2 Ao candidato considerado apto para conduzir ciclomotores ser conferida ACC provisria com validade de 01(um) ano e, ao trmino desta, o condutor poder solicitar a Autorizao definitiva, que lhe ser concedida desde que tenha cumprido o disposto no 3 do art. 148 do CTB. 3 A CNH conter as condies e especializaes de cada condutor e ter validade em todo o Territrio Nacional, equivalendo ao documento de identidade, produzindo seus efeitos quando apresentada no original e dentro do prazo de validade. 4 Quando o condutor possuir CNH, a ACC ser inserida em campo especfico da mesma, utilizando-se para ambas, um nico registro conforme dispe o 7o do art.159 do CTB. 5. Para efeito de fiscalizao, fica concedido ao condutor portador de Permisso para Dirigir, prazo idntico ao estabelecido no art. 162, inciso V, do CTB, aplicando-se a mesma penalidade e medida administrativa, caso este prazo seja excedido Art. 42. O condutor que tiver a CNH cassada poder requerer sua reabilitao, aps decorrido o prazo de dois anos da cassao. 3

Art. 2. Acrescer alnea i ao inciso I do artigo 20, artigo 31A, pargrafo nico ao artigo 36 e artigos 40 A, 41A, 42A, 43A e 43B Resoluo n 168, de 2004: Art. 20. .................................. ..................................... a)............................................. ................................................ i) cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza gravssima. Art. 31A. O Brasileiro habilitado no exterior, para conduzir veiculo automotor no Territrio Nacional, dever cumprir o disposto no 3 do artigo 29 desta Resoluo. Art. 36. ........................................................................................................... Pargrafo nico. Nos processos de adio, mudana de categoria ou renovao, estando ainda vlida a CNH do condutor, o rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou do Distrito Federal, dever entregar a nova CNH, mediante devoluo da anterior para inutilizao. Art 40 A. O CONTRAN definir, no prazo mximo de noventa dias da data publicao desta resoluo, regulamentao especificando modelo nico do documento de ACC, Permisso para Dirigir e CNH. Art. 41A. Para efeito desta resoluo, os dados requeridos para o processo de habilitao e os constantes do RENACH so de propriedade do rgo mximo executivo de trnsito da Unio. Art. 42A. A reabilitao de que trata o artigo anterior dar-se- aps o condutor ser aprovado no curso de reciclagem e nos exames necessrios obteno de CNH da categoria que possua, ou de categoria inferior, preservada a data da primeira habilitao. Art. 43A. O processo de habilitao de candidato que procedeu ao requerimento de sua abertura anterior vigncia desta norma, permanecer ativo no rgo ou entidade executivo de trnsito do Estado ou Distrito Federal, pelo prazo de doze meses a partir da data de publicao desta resoluo. Art. 43B. Fica o rgo mximo executivo de trnsito da Unio autorizado a baixar as instrues necessrias para o pleno funcionamento do disposto nesta resoluo, objetivando sempre a praticidade e a agilidade das operaes, em benefcio do cidado.

Art. 3 Revoga os artigos 37 e 38, da Resoluo n 168, de 2004. Art. 4. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

AILTON BRASILIENSE PIRES Presidente

RENATO ARAUJO JUNIOR Ministrio da Cincia e Tecnologia Titular

JUSCELINO CUNHA Ministrio da Educao Titular

JOS CARLOS DE NARDI Ministrio da Defesa Titular

CARLOS ALBERTO F. DOS SANTOS Ministrio do Meio Ambiente Suplente

EUGENIA MARIA SILVEIRA RODRIGUES Ministrio da Sade Suplente

EDSON DIAS GONALVES Ministrio dos Transportes Titular

Anda mungkin juga menyukai