Anda di halaman 1dari 4

L D E JU NA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

RCF N 70044179620 2011/CVEL ATOS INFRACIONAIS EQUIPARADOS A TRFICO ILCITO DE ENTORPECENTES E ASSOCIAO PARA O TRFICO DE ENTORPECENTES . EXCLUSO DA CULPABILIDADE CONSISTENTE NA COAO MORAL IRRESISTVEL.CABIMENTO. determinada pelo cp, art. 22, sustenta a causa de excluso da culpabilidade diante de uma coao moral (embora a lei no defina desse modo), onde o coator, para alcanar o resultado ilcito desejado, ameaa o coagido, que, por medo, age conforme o tipo penal.Sentena mantida. APELAO DESPROVIDA.

APELAO CVEL N 70044179620 M.P. .. S.S.R.C. ..

STIMA CMARA CVEL COMARCA DE GENERAL CMARA APELANTE APELADO

DECISO MONOCRTICA
Vistos. Trata-se de recurso de apelao interposto pelo MINISTRIO PBLICO contra a sentena de fls. 174/178 do Juizado da Infncia e Juventude da Comarca de General Cmara que, nos autos do procedimento para apurao de atos infracionais equiparados a trfico ilcito de entorpecentes e associao para o trfico de entorpecentes, julgou improcedente a representao e absolveu a menor, STEPHANE SHAIANE R. DA C., com base na excluso da culpabilidade consistente na coao moral irresistvel. Em suas razes, em sntese, o rgo ministerial sustenta que, no caso dos autos, inexistiu ameaa de um dano grave, injusto e atual, extraordinariamente difcil de ser suportado (fl. 183) pela adolescente e que 1

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

RCF N 70044179620 2011/CVEL

o simples fato de [sic] ser sido ameaada pelo tio Ricardo de que caso no vendesse as drogas para ele, o imputvel contaria para sua me o que estaria aprontando na escola e na rua de modo algum [ sic] configurada dano grave, injusto e atual, extraordinariamente de ser suportado pela representada, ainda que analisadas as circunstncias do caso concreto (fl. 184 in fls. 180/199). Recebido o recurso no efeito devolutivo (fl. 221). Apresentadas as contrarrazes pelo desprovimento do recurso. (fls. 223/226). Mantida a deciso (fl. 227). A douta Procuradoria de Justia opinou pelo conhecimento e provimento do recurso (fls. 229/230).

o relatrio.

ESTOU DESACOLHENDO A PRETENSO RECURSAL A sentena a quo julgou presente, no caso da menor 13 anos poca do fato a excludente da culpabilidade da coao moral irresistvel. Com relao a tal instituto, os ensinamentos de Delmanto 1:
[...] Coao a utilizao de fora fsica (coao fsica) ou grave ameaa (coao moral) contra algum, a fim de que esse faa ou deixe de fazer alguma coisa. O art. 22 do CP cuida da coao moral [...]. Deve tratar-se de coao moral irresistvel, que leva no-exigibilidade de conduta diversa. Se for resistvel, s beneficiar o agente com atenuante (CP, art. 65, III, c, 1 parte).

Ora, em tal caso, que refere no se tratar de dano grave, injusto e atual, extraordinariamente difcil de ser suportado absolutamente
DELMANTO, Celso et al. Cdigo penal comentado. 6 ed. atual. e ampl. Rio de Janeiro, Ed. Renovar, 2002. pgina 42.
1

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

RCF N 70044179620 2011/CVEL

resistvel a mera ameaa do tio da menor de que iria contar me da adolescente o que ela andava aprontando na rua e na escola se ela no traficasse. Tanto mais em se tratando de me ainda que tendo de submeter-se hemodilise etc. com histrico de envolvimento em crimes (fls. 201/209). De mais a mais, com relao a suposto medo ou desumanidade, como a sentena a quo colocou, que o tio traficante impingiria sobrinha e irm, onde a psicloga que avaliou a menor que, textualmente, no laudo, fl. 141, stimo pargrafo, refere que a adolescente afirmou que ele sempre foi legal com ela, assim como com sua me. Tanto que a adolescente, indagada acerca da sua prtica da traficncia, demonstrou vergonha. Determinada pelo CP, art. 22, sustenta a causa de excluso da culpabilidade diante de uma coao moral (embora a lei no defina desse modo), onde o coator, para alcanar o resultado ilcito desejado, ameaa o coagido, que, por medo, age conforme o tipo penal. A intimidao recai sobre a vontade do agente, viciando-a, de modo a retirar a exigncia legal de agir de maneira diversa. Diante da inexigibilidade de conduta diversa, resta excluda a culpabilidade, isentando de pena o coagido. No caso dos autos no inclui a coao fsica, uma vez que essa retira por completo a vontade do coagido. Seu aspecto volitivo no meramente viciado, mas suprimido, passando o coagido a ser um instrumento do crime. Assim, diante da inexistncia de dolo ou culpa, retirase a conduta e, consequentemente, a tipicidade do fato. Portanto a sentena deve ser mantida. O relato da adolescente em juzo digno de crdito, porque quando respeitadas em sua plenitude as garantias do devido processo legal, ainda, as palavras da adolescente e dos policiais Paulo e Emerson so 3

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

RCF N 70044179620 2011/CVEL

unssonos, j que estes participaram da investigao que culminou com a priso do tio da apelada. Ademais a maioria das testemunhas so formadas por usurios de crack, sendo que sequer admitem ter recebido alguma vez entorpecentes de Stephane. A coao moral irresistvel afasta a culpabilidade do coagido. Contudo, subsiste a responsabilidade pela prtica do fato tpico e ilcito, que recai na pessoa do coator, foi o que aconteceu nos autos. O fato de que Stephane entregava eventualmente a usurios entorpecentes ou ter jogado pela janela parte da droga posteriormente apreendida, sob influencia do tio, no se conclui que esta e o tio estivessem associados traficncia. Isto Posto nego provimento ao recurso. Intimem-se. Diligencias legais. Porto Alegre, 19 de junho de 2012.

DR. ROBERTO CARVALHO FRAGA, Relator.

Anda mungkin juga menyukai